Neck dive em Jazz Bass
+6
Cantão
G. Kanazawa
Lapetina
Pedroswaldo
allexcosta
heitor_pg
10 participantes
Página 1 de 1
Neck dive em Jazz Bass
Allex, já li algo a respeito no forum mas não encontrei nada pela busca. Colocar uma ponte BadassII num jazz bass chega a causar diminuição numa certa tendência a neck dive? O baixo não chega a escorregar, mas da para sentir uma leve tendência... troca a ponte por uma mais pesada já ajudaria?
heitor_pg- Membro
Re: Neck dive em Jazz Bass
Ajuda sim, mas trocar as tarraxas pra Ultralights é a solução mais recomendada. Em geral, você deve primeiro tentar deixar o sistema todo mais leve, e não o contrário. Se quiser uma solução barata tente um pedacinho de chumbo dentro da cavidade de eletrônica, ou simplesmente trocar o furo da correia de lugar.
Realmente deixar o conjunto todo mais leve é mais interessante. Existe tarraxas naquele modelo JB Ultralights?
heitor_pg- Membro
heitor_pg escreveu:Realmente deixar o conjunto todo mais leve é mais interessante. Existe tarraxas naquele modelo JB Ultralights?
http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=324
Idéia:
Muda um pouco a estética, mas é barato. Não sei se tem contra indicação. Também não sei se funciona, embora fisicamente pareça correto. Inspirei na solução do Thunderbird.
Mover o pino de fixação da correia mais próximo da ponte um pouco para cima, conforme figura:
Assim mudaria o centro de equilíbrio e diminuiria ou eliminaria o neck dive. Mas como disse, não sei se tem contra indicação, nem nunca fiz. Mas não aumentaria nem o peso, nem o custo...
Muda um pouco a estética, mas é barato. Não sei se tem contra indicação. Também não sei se funciona, embora fisicamente pareça correto. Inspirei na solução do Thunderbird.
Mover o pino de fixação da correia mais próximo da ponte um pouco para cima, conforme figura:
Assim mudaria o centro de equilíbrio e diminuiria ou eliminaria o neck dive. Mas como disse, não sei se tem contra indicação, nem nunca fiz. Mas não aumentaria nem o peso, nem o custo...
só recomendo mandar prum luthier fazer o novo furo e fechar o antigo
não me arrisco furar o baixo, vai que eu racho a madeira!
rs
não me arrisco furar o baixo, vai que eu racho a madeira!
rs
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
*Bozo mode on*
Bate um prego então, hahahahahahahahahahaha
*Bozo mode off*
Bate um prego então, hahahahahahahahahahaha
*Bozo mode off*
Muda o lugar da fixação da correia resolve metade do problema, pois se vc estiver tocando sentando ele vai continuar na mesma.
Todo instrumento tende a "cair" tocando sentado e sem correia, mas quanto menos melhor, vai ser necessário um menor esforço da mão esquerda para segurar o baixo.
Todo instrumento tende a "cair" tocando sentado e sem correia, mas quanto menos melhor, vai ser necessário um menor esforço da mão esquerda para segurar o baixo.
heitor_pg- Membro
não entendi muito bem esse neck dive... é como se o braço tivesse puxando instrumento para baixo?
^Exato...como nos Gibson thunderbird antigos...
Cantão- Moderador
Quanto deve ta custando hoje e dia uma badass II? Ainda fabricam ela? Existe facil no mercado?
heitor_pg- Membro
heitor_pg escreveu:Quanto deve ta custando hoje e dia uma badass II? Ainda fabricam ela? Existe facil no mercado?
Em estoque: http://www.bestbassgear.com/badass-bridge.htm
Jazz bass com neck-dive? tive um por mais de dez anos e nuca tive esse problema, nem nunca ouvi falar de alguém que tivesse
drews- Membro
Para nao criar outro topico, vou postar aqui.
Acabei de comprar um SX jazz, e a primeira coisa que senti foi o neck dive. Um pouquinho só... mas ele esta lá...
Me parece que o corpo é bem leve (estranho... pensei que ash iria pesar muito..). Parece que corpo é mais fino, e isso pode estar desbalanceando o peso do baixo.
Isso é normal nos SX, ou eu que dei azar? Não to afim de gastar dinheiro nele (trocando as tarraxas). De qualquer forma vou fazer um teste retirando as tarraxas pra ver se o neck dive termina.
Posso tentar a solução do chumbo. Nao tenho a minima ideia de onde comprar um chumbo hehehe. Vou procurar.
Acabei de comprar um SX jazz, e a primeira coisa que senti foi o neck dive. Um pouquinho só... mas ele esta lá...
Me parece que o corpo é bem leve (estranho... pensei que ash iria pesar muito..). Parece que corpo é mais fino, e isso pode estar desbalanceando o peso do baixo.
Isso é normal nos SX, ou eu que dei azar? Não to afim de gastar dinheiro nele (trocando as tarraxas). De qualquer forma vou fazer um teste retirando as tarraxas pra ver se o neck dive termina.
Posso tentar a solução do chumbo. Nao tenho a minima ideia de onde comprar um chumbo hehehe. Vou procurar.
G. Kanazawa escreveu:não entendi muito bem esse neck dive... é como se o braço tivesse puxando instrumento para baixo?
olha ai o que é neck dive https://www.contrabaixobr.com/t17668-gianini-formigao-ae04b-demonstracao-de-neck-drive?highlight=neck+dive
RodrigoBorges- Membro