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Dúvida básica em escalas menores.

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Mensagem por fma Ter Set 27, 2011 9:41 am

Vale lembrar que bons músicos e gente fácil de trabalhar junto existem independente da formação.
Já toquei com gente que tem mestrado e gente que não sabia o que era sustenido ou bemol, só tocava de ouvido e, acreditem, nunca toquei com alguém marrento a ponto de parar o ensaio pra falar de escala, como disse o colela ou que achasse um "big deal" o nome de alguma escala menor.
Mas sei lá, talvez eu tenha tido sorte em não trabalhar com gente cretina nesse ponto.
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Mensagem por bodhan Ter Set 27, 2011 9:48 am

Já que o assunto do tópico deu uma pequena desviada, aproveito aqui para dar um pequeno pitaco, se me permitem.
... sabe eu comecei a estudar pelos modos ...CLAM 1979. Me parecia aula de química! Fiquei com esse assunto nos estudos por alguns anos. Modos e todas suas relações ... nunca compreendi de fato. Foi um caminho que não funcionou para mim. Nunca consegui ter uma compreensão musical dos modos. Minha compreensão iniciou quando passei a analisar as músicas. Há uns anos conheci o guitarrista Jimmy Bruno que em sua forma de ensinar não usa modos. Uma visão bem simples. Centro tonal e "outside notes". Como foi dito anteriormente, muito harpejo. Observar os acordes e suas eventuais alterações e usa-las nos improvisos. Como disse o Sá, escutar os acordes.
Outra coisa muito importante que foi comentado pela guitarrista Emily Remler em uma de suas vídeo aulas, é que ninguém improvisa 100% do tempo. É um mito. O que se improvisa são estruturas já pre configuradas e estudadas. O bom improvisador talvez improvise realmente uns 30%. O resto do tempo fica alternando e re combinando frases desenvolvidas previamente em estudo. Ou seja, improvisar a combinação de estruturas existentes na sua cabeça.
Hoje, se fosse levar a música como um estudo de forma mais aprofundada, sem dúvida seguiria pelo caminho dito pelo amigo Sá de usar o piano. Você que é jovem, por favor, fuja da receita de bolo, da "formulinha" que usando esta escala funciona, sem ter compreensão do que está fazendo. Eu caí nessa, e só me fez ser um péssimo improvisador, e consequentemente músico medíocre. Claro que segui outra carreira! Agora já fiquei velho e fica muito difícil aprender de fato alguma coisa! O cérebro muda, mas bem aos poucos tenho alguns pequenos "insights" de compreensão musical, o que traz uma satisfação profunda, bem diferente dos tempos da adolescência e o estudo dos modos. Prefiro fazer algo bem simples, simplista que seja, mas que tenha um sentido musical.
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Mensagem por webercar Ter Set 27, 2011 11:37 am

^ bobhan, parabéns pelo seu depoimento. Eu no início tbm caí nesta de estudar escalas igual a doido, sem saber direito como aplicar. Então, depois de um tempo despertei para este outro caminho. O estudo aprofundado dos acordes, arpejos e harmonia, então percebi a necessidade de estudar tbm violão q é um custo bem mais em conta do q comprar um teclado ou piano.
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Mensagem por pedrohrnh Ter Set 27, 2011 11:45 am

Estudei violão flamenco em Sevilla - Espanha. Fiz cursos técnicos de piano erudito, matemática e música, aulas de citara de mesa na Alemanha, aulas de bateria com meu amigo Gelson que na época estudava com um velho que se não me engano havia sido maestro na orquestra sinfônica de poa, já dei aula na Argentina (e mesmo assim continuei dando aulas de graça em um centro comunitário no bairro guarani em Novo Hamburgo para crianças carentes) e atualmente estou tentando ir para os EUA fazer aula de blues e jazz com um professor que conheci pela internet...
Nunca quis ofender ninguém aqui, e pelas confusões geradas apenas por uma simples correção estou saindo do fórum, pois tem muitos "músicos" arrogantes aqui que acham já saber de tudo e ainda não se ligaram que (como diria meu primeiro professor) a música é um eterno aprender.

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Mensagem por Tonante Ter Set 27, 2011 11:51 am

Dúvida básica em escalas menores. - Página 3 Tchau

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 27, 2011 11:52 am

^ pois é Webercar e mais amigável. Tive que estudar um ano de piano complementar na faculdade mas confesso que achava chato pacas. Mesmo aplicando em pop e etc não é minha praia teclas.

Alguém aqui disse o contrário Pedro?
O problema é só se prender em certos rótulos e não entender que os vários pontos de vista são possíveis. Tem americano que chama a escala pentatônica de escala blues e outros de pentatônica com blue note apenas. Outros chama a escala melódica de jazz minor...
O importante é saber a escala e conhecer o som o resto é só rótulo e seja qual deles fizer você entender o que esta estudando tá valendo.
Só uma dica final: tem muito cara fera de blues e jazz aqui foi-se o tempo que era necessário sair daqui pra estudar. Diz ai o instrumento que te indico uma meia dúzia bacana.
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Mensagem por webercar Ter Set 27, 2011 11:55 am

^ Q isso pedrohrnh, discordâncias vão existir em qualquer área. Estamos aqui para aprender um com o outro. Se não chegaram a um denominador comum, cada um fica com a sua maneira de pensar. Sua experiência é boa para o forum. Mas se quiser ir embora, é o seu direito.
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Mensagem por malka_aff Ter Set 27, 2011 12:04 pm

eu nunca sai do meue stado pra estudar Crying or Very sad

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Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2011 12:15 pm

pedrohrnh escreveu:Nunca quis ofender ninguém aqui, e pelas confusões geradas apenas por uma simples correção estou saindo do fórum, pois tem muitos "músicos" arrogantes aqui que acham já saber de tudo e ainda não se ligaram que (como diria meu primeiro professor) a música é um eterno aprender.

Não houve nada disso. O que fica claro depois de tudo que você escreveu é que você só estava esperando o momento certo pra arrotar isso aqui:

pedrohrnh escreveu:Estudei violão flamenco em Sevilla - Espanha. Fiz cursos técnicos de piano erudito, matemática e música, aulas de citara de mesa na Alemanha, aulas de bateria com meu amigo Gelson que na época estudava com um velho que se não me engano havia sido maestro na orquestra sinfônica de poa, já dei aula na Argentina (e mesmo assim continuei dando aulas de graça em um centro comunitário no bairro guarani em Novo Hamburgo para crianças carentes) e atualmente estou tentando ir para os EUA fazer aula de blues e jazz com um professor que conheci pela internet...

Sinceramente, era mais fácil ter feito isso logo de cara no tópico de apresentações. O que aconteceu foi que você se atrelou a um conceito arcaico para defender a tese de que sabe mais do que alguém, ou é mais músico que alguém. Parabéns pelo currículo, mas há várias maneiras de se dizer a mesma coisa, umas ofensivas e arrogantes, outras não. E a cereja do bolo das suas mensagens foi o total descaso com a língua Portuguesa, o que (mesmo que não seja verdade), denota uma formação acadêmica duvidosa. Enfim, boa sorte nos seus projetos futuros.



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Mensagem por thorian-maskier Ter Set 27, 2011 12:22 pm

malka_aff escreveu:eu nunca sai do meue stado pra estudar Crying or Very sad

E eu que nem saí da zona norte de Porto Alegre para estudar música

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Mensagem por thorian-maskier Ter Set 27, 2011 12:28 pm

Aliás, eu entrei aqui só para ver o rostinho da AmandaShasta e descubro que ela não freqüenta mais o fórum desde Novembro do ano passado.

No mesmo dia descubro que existe um cara superior ao fórum inteiro e a gata mais linda do fórum não freqüenta mais ele...êta mundo injusto

u.u

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Mensagem por malka_aff Ter Set 27, 2011 12:40 pm

Eu só sai de canoas por que fui estudar em são leopoldo kkkk

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Mensagem por bodhan Ter Set 27, 2011 1:26 pm

Fernando Zadá escreveu:Só uma dica final: tem muito cara fera de blues e jazz aqui foi-se o tempo que era necessário sair daqui pra estudar. Diz ai o instrumento que te indico uma meia dúzia bacana.

Concordo com você, Zadá, realmente tem muita gente boa. Só que sair do país tem um outro sabor. É uma viagem interior também. Morei fora por um ano, para estudar engenharia de som. Isso foi há mais de 20 anos quando não existiam cursos aqui no Brasil. Acabei descobrindo coisas interessantíssimas, como por exemplo, uma "brasilidade" que achava que não tinha. O convívio com pessoas de outras culturas, coloca o artista sob outra perspectiva. Sob este ponto de vista, que não estritamente educacional, acho positiva a experiência de estudar fora.
Sou um pouco radical, me desculpe, mas acho que a música que um artista produz, amador ou profissional, tem tudo a ver com o entorno, o local onde estamos, com toda a cultura que nos cerca. O jazz que um brasileiro faz é de brasileiro. O blues de um paulista é um blues paulista e assim em diante. O axé de um brasileiro que toca na europa, provavelmente se transmuta, não a ponto de se modificar na sua forma musical, mas na sua alma. É diferente.
Por isso sempre que perguntado, sempre dou a maior força para qualquer um estudar fora do país por um tempo. Ou mesmo fora da sua cidade. Com certeza descobertas, mesmo que pequenas, vão acontecer fora do âmbito do assunto em foco, o que engrandece a alma.
Desculpe pelo papo "cabeça", maluco ...
Abração!
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Mensagem por Binão Ter Set 27, 2011 1:44 pm

O Cara diz que ser musico é aprender eternamente e se prende a um conceito sem sequer procurar entender que cada um aprende de uma maneira.

Não existem formulas na musica. Elas foram criadas apenas para facilitar mais não são o holy Grail.
cada ser humano aprende de uma forma e tem uns que simplesmente não "aprendem". Simplesmente o Fazem.

Enfim... tava na cara que uma hora ou outra ele sairia jogando na cara todo este curriculum(?). pequenes total.

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Mensagem por thorian-maskier Ter Set 27, 2011 1:46 pm

faz curso no estrangeiro mas não sabe falar português...parabéns amigão auishaisha

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Mensagem por webercar Ter Set 27, 2011 1:56 pm

Desculpem me galera, mas acho melhor a gente parar por aqui. Porque o tópico tá començando a se disvirtuar. Se o cara q sair do forum problema é dele, pois aqui é uma fonte riquissima de conhecimento para todos.

Não é sermão, nem puxão de orelhas. Mas apenas um toque. Ok.

abraços a todos...


Última edição por webercar em Ter Set 27, 2011 2:43 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por pedrohrnh Ter Set 27, 2011 2:10 pm

allexcosta Nunca falei aqui que eu era melhor ou pior por ter estudado, conheço muitos músicos que moram no interior e nunca estudaram, porém tocam muito bem. Mas você sempre foi contra tudo que falei, não me respeitando apenas por eu ser novo no fórum.
E mesmo que a maioria aqui não vá com á minha cara tem que concordar com o que digo, pois é a mais completa verdade, você que sempre foi o grande arrogante. Só falei que o termo usado estava errado e todo mundo ficou contra mim.
Sei que eu não sou o único musico que estudou aqui do fórum, e qualquer um que tiver estudado um pouco sabe que o que digo está certo.
A todos que eu ofendi (mesmo sem querer) peço desculpas.
P.s: Sempre fui péssimo em português, mas nunca cometi erros toscos em relação á música.

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Mensagem por malka_aff Ter Set 27, 2011 2:14 pm

No

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Mensagem por pedrohrnh Ter Set 27, 2011 2:20 pm

bodhan Tu tens que ver americanos tocando bossa nova. Hehehehe...
Concordo com você, a música tem tudo a ver com o local onde ela é feita. Claro que existem ótimos guitarristas aqui que com certeza mandam muito bem no jazz, mas cada local tem seu estilo.

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Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Set 27, 2011 2:36 pm

Yngway escreveu:Juro que depois dessa eu paro, mas como conhecimento nunca é demais...

Teoria da Música - Bohumil Med - 4ªed., começa na página 135 (estou com o livro na mão):


---------------------------------------------------------------------------------------
Escala menor - forma primitiva (ou natural) é a escala formada a partir do modelo "lá menor", que é constituído somente por notas naturais.

(partitura aqui da escala de lá menor, não vou desenhar)

A escala menor - forma primtiva tem dois semitons, entre os graus II-III e V-VI. O grau VII é subtônica (um tom abaixo da tônica).

(partitura aqui de novo)

Obs.: A escala menor - forma primitiva é a forma mais antiga da escala menor. Por isso é, às vezes, também chamada de arcaica.

---------------------------------------------------------------------------------------




Quem é Bohumil Med Pergunta

Tirado do próprio livro:


-----------------------------------------------------------------------------
Nasceu na Tchecoslováquia em 24 de setembro de 1939. Graduou-se pelo Conservatório de Música de Praga. Pós-graduado pela Academia de Artes de Janácek - Brno, Tchecoslováquia, atuou como primeiro trompista em várias orquestras e conjuntos de música de câmera (sic) na Tchecoslováquia.

De 1968 a 1974 fi trompista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. Nesse mesmo período foi professor de trompa e de matérias teóricas no Instituto Villa-Lobos, atual UniRio.

De 1974 até hoje ocupa o cargo de professor de trompa e de matérias teóricas na Universidade de Brasília - UnB. Foi ainda trompista de quinteto de sopros da UnB e da Orquestra do Teatro Nacional, em Brasília, realizando várias turnês pela Europa, América do Norte e América do Sul.





Pagode Alto Astral escreveu:Conclusão : o Sá e o Bohumil possuem duas coisas em comum .

1) Uso de nomenclatura idêntica na questão aqui corrente.

2) O ínfimo currículo.


notme




allexcosta escreveu:
pedrohrnh escreveu:Nunca quis ofender ninguém aqui, e pelas confusões geradas apenas por uma simples correção estou saindo do fórum, pois tem muitos "músicos" arrogantes aqui que acham já saber de tudo e ainda não se ligaram que (como diria meu primeiro professor) a música é um eterno aprender.

Não houve nada disso. O que fica claro depois de tudo que você escreveu é que você só estava esperando o momento certo pra arrotar isso aqui:

pedrohrnh escreveu:Estudei violão flamenco em Sevilla - Espanha. Fiz cursos técnicos de piano erudito, matemática e música, aulas de citara de mesa na Alemanha, aulas de bateria com meu amigo Gelson que na época estudava com um velho que se não me engano havia sido maestro na orquestra sinfônica de poa, já dei aula na Argentina (e mesmo assim continuei dando aulas de graça em um centro comunitário no bairro guarani em Novo Hamburgo para crianças carentes) e atualmente estou tentando ir para os EUA fazer aula de blues e jazz com um professor que conheci pela internet...







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Mensagem por Yngway Ter Set 27, 2011 2:41 pm

pedrohrnh escreveu:E mesmo que a maioria aqui não vá com á minha cara tem que concordar com o que digo, pois é a mais completa verdade, você que sempre foi o grande arrogante

Seria alguém famoso, como o saudoso Palito, ressurgindo das cinzas? Pergunta

Uma dúvida: você toca baixo?

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Mensagem por bodhan Ter Set 27, 2011 3:05 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2011 6:03 pm

pedrohrnh escreveu:allexcosta Nunca falei aqui que eu era melhor ou pior por ter estudado, conheço muitos músicos que moram no interior e nunca estudaram, porém tocam muito bem. Mas você sempre foi contra tudo que falei, não me respeitando apenas por eu ser novo no fórum.
E mesmo que a maioria aqui não vá com á minha cara tem que concordar com o que digo, pois é a mais completa verdade, você que sempre foi o grande arrogante. Só falei que o termo usado estava errado e todo mundo ficou contra mim.
Sei que eu não sou o único musico que estudou aqui do fórum, e qualquer um que tiver estudado um pouco sabe que o que digo está certo.
A todos que eu ofendi (mesmo sem querer) peço desculpas.
P.s: Sempre fui péssimo em português, mas nunca cometi erros toscos em relação á música.

Eu disse o que percebi das suas respostas. E te garanto que outros perceberam algo similar.

Não tenho nada contra você até porque não te conheço e o fato de você ser novo no fórum não influencia em nada minhas respostas, aliás o que eu mais faço é ter desavença com veteranos.

O negócio do Português é só um toque mesmo. Em geral, quando se vê uma pessoa falando sobre coisas cultas se espera que ela use pelo menos uma grafia correta. Talvez um exemplo seja melhor:

Digamos que eu entre em um fórum de arqueologia e diga:

"Olha jente, o fócil encontrado na Nijera não era de um Neamdertau, e sim de um Homen de Java. Eu çou formado na Suíssa, mestradu no Canadá, doutoradu no Japão e esto fasendu um cursu especiau de arqiolojia em Marti. "

Será que alguém me levaria a sério? Pense nisso... Wink

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Mensagem por LFBruschi Qui Set 29, 2011 10:41 am

Sá Reston escreveu:
filipinhow escreveu:
Sá Reston escreveu:^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. Aprendendo o som deles e a "enxergar" as formações em algum instrumento harmonico, de preferencia piano. abraços

Sá, o quão importante vc acredita que essa noção de piano auxilie nos estudos no baixo? Sempre fui um grande fã de piano e hj penso muito em começar a tentar estudar algo no teclado. Lendo agora que isso pode me ajudar também no contrabaixo me traz uma motivação maior ainda..

Acho fundamental... Não precisa virar pianista nem estudar técnica de piano... É conhecer um pouco sobre a montagem dos acordes e das proprias montagens no piano. Faz uma diferença muito grande. Tanto pra vizualização quanto pra absorver o som dos acordes.

Um dos melhores métodos de baixo que já estudei é o do Rufus Reid (The Evolving Bassist) e ele na hora de falar em improvisação, mostra algumas montagens de piano pra vários tipos de acorde... Dedica algumas páginas ao assunto... Acho que isso devia ser obrigatório em métodos dedicados a improviso.
Sá, você já assistiu o DVD do Rufus Reid (The Evolving Bassist)?
abraços
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Mensagem por Convidado Sex Set 30, 2011 11:45 am

^^ Já vi sim, no DVD ele trabalha algumas coisas do livre e é bem legal.

Mas o lance é adquirir o livro mesmo.

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Mensagem por LFBruschi Sex Set 30, 2011 11:59 am

Sá Reston escreveu:^^ Já vi sim, no DVD ele trabalha algumas coisas do livre e é bem legal.

Mas o lance é adquirir o livro mesmo.
Depois dos teus depoimentos me interessei muito em adquirir o livro e estudar bastante, inclusive treinamento auditivo.
Muito obrigado, grande abraço
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