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Dúvida básica em escalas menores.

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Mensagem por pedrohrnh Sex Set 23, 2011 8:38 pm

Sá Reston vlw pela dica, vo da uma olhada aqui..

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 24, 2011 12:48 am

pedrohrnh escreveu:bom amigo Sá Reston, depende quais livros de teoria musical vc le.. pelo visto é qualquer um q acha na net, ou livros escritos por grande genios musicais, como os caras do restart ou o chimbinha uahsuhausahsuahsu... quando eu leio coisas como "Como o Allex disse, o termo se tornou corrente, e ao se falar escala menor natural, todo mundo sabe o que é. Perdeu (se é que um dia teve) essa relação com notas naturais ou não" entendo o porque o brasil é um grande produtor de lixo musical... se tu falasse isso no conservatório iriam ri da tu cara, mas como eu sou gente boa posso te manda um livros de teoria musical se vc quizer... Laughing

Ô amigão, acabou de chegar no fórum e já vem cheio de marra assim? Aí complica né?

Pra seu governo, Chimbinha é um guitarrista bastante respeitado em um estilo riquíssimo da região Norte do Brasil chamado "Guitarradas".

Aí você arrota CONSERVATÓRIO com pulmões cheios pra na linha seguinte escrever o infinitivo de mandar sem o "r" e quiser com "z"?

Como se diz na minha terra "Assa a cana que eu quero beber garapa."

Daqui a pouco você vai recomendar que a gente evite quintas paralelas. Todo mundo respeita música erudita e tal, mas você chegar por essas bandas querendo humilhar assim vai dar certo não, viu?

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Mensagem por pedrohrnh Sáb Set 24, 2011 3:09 am

aff, allexcosta naum queria ofender ninguem, eu falei brincando aquilo pro Sá Reston e se ele acha q me alterei foi mau.. e sobre meus erros de portuga, acho q vc deveria se preocupar mais cm erros em relação a teoria musical.. fica dica

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Set 24, 2011 3:16 am

pedrohrnh escreveu:...e sobre meus erros de portuga, acho q vc deveria se preocupar mais cm erros em relação a teoria musical.. fica dica


Mas Maestro, ele não só se preocupou como ainda te alertou qual era:

allexcosta escreveu:

A expressão "escala menor natural" é amplamente usada e aceita mundo afora. Com certeza bem mais usada que "escala menor primitiva".


Aqui é barba , cabelo e bigode meu velho.Vai portuga e vai batuta junto.
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Mensagem por malka_aff Sáb Set 24, 2011 3:19 am

pedro, tu estuda/estudou na est??

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Mensagem por Raul S. Sáb Set 24, 2011 3:30 am

pedrohrnh escreveu:aff, allexcosta naum queria ofender ninguem, eu falei brincando aquilo pro Sá Reston e se ele acha q me alterei foi mau.. e sobre meus erros de portuga, acho q vc deveria se preocupar mais cm erros em relação a teoria musical.. fica dica
Pedrohrnh, quando escrevemos, temos que tomar muito cuidado com o tipo de linguagem que estamos utilizando. Muitas vezes podemos ser mal interpretados porque, de modo geral, escrevemos como se estivéssemos falando; mas falando, passamos as emoções, e o interlocutor recebe a mensagem de um modo mais próximo do que foi realmente tentado ser transmitido. Deste modo, não julgando sobre seu evidente descaso com a língua portuguesa, seus comentários sobre nosso colega Sá Reston soaram um pouco agressivos, independente de ter colocado um emoticon depois do texto. Peço que preste um pouco mais de atenção no modo como posta no fórum para evitar esse tipo de mal entendido, que acontece com quase todo mundo.
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Mensagem por Yngway Sáb Set 24, 2011 3:34 am

pedrohrnh escreveu:aff, allexcosta naum queria ofender ninguem, eu falei brincando aquilo pro Sá Reston e se ele acha q me alterei foi mau.. e sobre meus erros de portuga, acho q vc deveria se preocupar mais cm erros em relação a teoria musical.. fica dica

Cara, música é linguagem. Acha que português pode ser falado de qualquer jeito mas discute uma palavra que tem o mesmo sentido da outra?

Tua preocupação no tópico não foi nem teoria musical, foi semântica...

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Mensagem por ct.colela Sáb Set 24, 2011 4:27 am

Como é chato tocar com musico que para um ensaio para falar que o acorde esta na escala menor com junçao harmonica na escala reversa diatonica composta por bobagem de coservaotario
Cada vez mais o musico orelha esta escasso ,aquele que escuta os outros instrumentos e se encaixa fazendo o seu papel


LuCaSbass escreveu:Cara, esse fórum me surpreende... Um dia eu aprendo que não devo afinar as oitavas de um fretless para me tornar experiente... Outro que não existe potênciometro paramétrico... e agora que se fala escala menor primitiva

O dia em que voce me mostrar que um potencimetro concentrico é um parametrico
Eu vou comprar um baixo de 9 cordas e tirar todas as linhas de baixo do Nico pastorius para ver se eu aprendo alguma coisa sobre eletronica em instrumentos musicais

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 8:30 am

Colela, vc não entendeu até agora, mas o Lucas tava tirando um sarro com isso o tempo todo... Ele fingiu que não sabia o que é paramétrico lá no outro tópico pra brincar com outro user e vc apareceu tentando explicar hehehehehe

ct.colela escreveu:Eu vou comprar um baixo de 9 cordas e tirar todas as linhas de baixo do Nico pastorius para ver se eu aprendo alguma coisa sobre eletronica em instrumentos musicais

Vai instalar um captador pra cada corda nesse, né?

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Mensagem por Binão Sáb Set 24, 2011 8:55 am

Onde é mesmo que o Nando Mora?

Bom... Raramente fico puto. A unica exceção é quando alguém tenta dar um "toque" sem sequer saber com quem está falando.

A Teoria musical é NADA sem a musica. Ela não é a lei do universo musical. Aliás os grandes musicos sequer se preocupam em saber se o que estão fazendo está de acordo com a tal teoria.

É importante? sim.
O Problema é quando ela passa a ser mais importante do que a própria musica.

Erudição demais é chato.


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Mensagem por allexcosta Sáb Set 24, 2011 9:18 am

Yngway escreveu:Cara, música é linguagem. Acha que português pode ser falado de qualquer jeito mas discute uma palavra que tem o mesmo sentido da outra?

Tua preocupação no tópico não foi nem teoria musical, foi semântica...

Binão escreveu:Erudição demais é chato.

Possa crê... up

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 9:25 am

Binão escreveu:A Teoria musical é NADA sem a musica. Ela não é a lei do universo musical. Aliás os grandes musicos sequer se preocupam em saber se o que estão fazendo está de acordo com a tal teoria.

É importante? sim.
O Problema é quando ela passa a ser mais importante do que a própria musica.

Erudição demais é chato.


Bicho, tu acordou inspirado hoje, hein? Tá perfeito isso aí que você escreveu... Obrigado.

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Set 24, 2011 9:45 am

Sá Reston escreveu:Colela, vc não entendeu até agora, mas o Lucas tava tirando um sarro com isso o tempo todo... Ele fingiu que não sabia o que é paramétrico lá no outro tópico pra brincar com outro user e vc apareceu tentando explicar hehehehehe
:curti2:

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Mensagem por LFBruschi Sáb Set 24, 2011 9:46 am

Ta matrículado no Conservatório do Sonny Carson?
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Mensagem por Cris Simões Sáb Set 24, 2011 11:36 am

AmandaShasta escreveu:Poxa, valeu pelos comentários! Mas agora eu estou com mais dúvidas.

Os modos gregos (Jônio, Dórico, Frígio, etc...) são da escala maior e menor natural. Certo?

Quais são os modos da escala menor harmônica?

E quais são os modos da escala menor melódica?
No Campo Harmônico Menor "Harmônico" (apresenta a sétima aumentada para criar a idéia de tensão) os modos gregorianos ficam assim:
- Eólio 7+: Tônica, 2ª Maior, 3ª menor, 4ª Justa, 5ª Justa, 6ª menor, 7ª Maior
- Lócrio 6: T, 2ªm, 3ªm, 4ªJ, 5ª Diminuta, 6ªM, 7ªm
- Jônio (#5): T, 2ªM, 3ªM, 4ª J, 5ª Aumentada, 6ª M, 7ª M.
- Dórico (#4): T, 2ª M, 3ªm, 4ª aumentada, 5ªJ, 6ªM, 7ªm
- Mixolidio (6b, 9b)(Sexta bemol, nona bemol): T, 2ªm, 3ªM, 4ª J, 5ª J, 6ªm, 7ªm
- Lidio (#9): T, 2ª aumentada, 3ªM, 4ª aumentada, 5ª J, 6ªM, 7ªM
- Diminuto: T, 2ªm, 3ªm, 4ª diminuta, 5ª diminuta, 6ª m, 7ª diminuta

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 11:51 am

Fala Cris, teu post está corretíssimo...

Eu poderia escrever horas aqui o sobre o quanto discordo dessa forma de tratar o estudo da improvisação (enchendo de nomes, estruturas), mas aqui não é tópico pra isso.

Não estou te criticando ou discordando de vc de forma alguma, minha crítica seria mais à toda a escola escalas X acordes que começou com a Berklee e se espalhou pelo mundo.

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Mensagem por Cris Simões Sáb Set 24, 2011 12:13 pm

Na verdade estou apenas postando o que a garota pediu hehehehe... Como a galera vai "transfomar" isso tudo em musica boa para os ouvidos é outra história. Wink

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 12:18 pm

^^^Sim eu sei!! hehehehe

Por isso quis deixar claro que não tava criando caso com o teu post. up

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Mensagem por LFBruschi Sáb Set 24, 2011 12:46 pm

Cris Simões escreveu:
AmandaShasta escreveu:Poxa, valeu pelos comentários! Mas agora eu estou com mais dúvidas.

Os modos gregos (Jônio, Dórico, Frígio, etc...) são da escala maior e menor natural. Certo?

Quais são os modos da escala menor harmônica?

E quais são os modos da escala menor melódica?
No Campo Harmônico Menor "Harmônico" (apresenta a sétima aumentada para criar a idéia de tensão) os modos gregorianos ficam assim:
- Eólio 7+: Tônica, 2ª Maior, 3ª menor, 4ª Justa, 5ª Justa, 6ª menor, 7ª Maior
- Lócrio 6: T, 2ªm, 3ªm, 4ªJ, 5ª Diminuta, 6ªM, 7ªm
- Jônio (#5): T, 2ªM, 3ªM, 4ª J, 5ª Aumentada, 6ª M, 7ª M.
- Dórico (#4): T, 2ª M, 3ªm, 4ª aumentada, 5ªJ, 6ªM, 7ªm
- Mixolidio (6b, 9b)(Sexta bemol, nona bemol): T, 2ªm, 3ªM, 4ª J, 5ª J, 6ªm, 7ªm
- Lidio (#9): T, 2ª aumentada, 3ªM, 4ª aumentada, 5ª J, 6ªM, 7ªM
- Diminuto: T, 2ªm, 3ªm, 4ª diminuta, 5ª diminuta, 6ª m, 7ª diminuta
Pessoal desculpem a ignorância, como posso entender isto de forma simple e objetiva?
abraços
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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 1:23 pm

^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. Aprendendo o som deles e a "enxergar" as formações em algum instrumento harmonico, de preferencia piano. abraços


Última edição por Sá Reston em Sáb Set 24, 2011 1:27 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por LFBruschi Sáb Set 24, 2011 1:26 pm

Sá Reston escreveu:^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. abraços
Valeu Sá!!
abraço
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Mensagem por Lucas94 Sáb Set 24, 2011 2:10 pm

Por que você discorda do uso dos modos Sá ? Meu professor de Teoria Musical disse que aprendeu os modos quando estavam iniciando na música mas depois nunca mais usou. Então eu fiquei meio confuso se vale a pena tentar aprender todos os modos.

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Mensagem por filipinhow Sáb Set 24, 2011 2:16 pm

Sá Reston escreveu:^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. Aprendendo o som deles e a "enxergar" as formações em algum instrumento harmonico, de preferencia piano. abraços

Sá, o quão importante vc acredita que essa noção de piano auxilie nos estudos no baixo? Sempre fui um grande fã de piano e hj penso muito em começar a tentar estudar algo no teclado. Lendo agora que isso pode me ajudar também no contrabaixo me traz uma motivação maior ainda..
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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 2:19 pm

Lucas, no meu entender, de nada adianta vc saber que o 3o modo da menor melódica é um lídio com 5a aumentada, se vc não sabe que existe o acorde C7M(#5), e qual é o som dele... Ficar se preocupando em decorar sua construção, sua relação com uma escala mãe, antes disso, no meu entender é perda de tempo.

Se conhece e sabe bem o som dele, não precisa saber que ele é terceiro grau de escala nenhuma, nem que o nome que foi dado por alguém ao grupo de notas que compõe a sua estrutura é "Lídio (Toledo) com 5a Aumentada" até porque na vida real isso tem pouco uso.

Então acho mais importante vc fazer um estudo a partir dos acordes individualmente, e a partir deles se vai conectando as coisas. Cada modo com sua própria identidade... Sem se ligar muito em nomes e sempre partindo de um acorde, partindo da harmonia. Tudo que acontece melodicamente vem dela e presta contas a ela hehehe


Última edição por Sá Reston em Sáb Set 24, 2011 2:31 pm, editado 4 vez(es)

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 2:23 pm

filipinhow escreveu:
Sá Reston escreveu:^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. Aprendendo o som deles e a "enxergar" as formações em algum instrumento harmonico, de preferencia piano. abraços

Sá, o quão importante vc acredita que essa noção de piano auxilie nos estudos no baixo? Sempre fui um grande fã de piano e hj penso muito em começar a tentar estudar algo no teclado. Lendo agora que isso pode me ajudar também no contrabaixo me traz uma motivação maior ainda..

Acho fundamental... Não precisa virar pianista nem estudar técnica de piano... É conhecer um pouco sobre a montagem dos acordes e das proprias montagens no piano. Faz uma diferença muito grande. Tanto pra vizualização quanto pra absorver o som dos acordes.

Um dos melhores métodos de baixo que já estudei é o do Rufus Reid (The Evolving Bassist) e ele na hora de falar em improvisação, mostra algumas montagens de piano pra vários tipos de acorde... Dedica algumas páginas ao assunto... Acho que isso devia ser obrigatório em métodos dedicados a improviso.


Última edição por Sá Reston em Sáb Set 24, 2011 2:24 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Set 24, 2011 2:24 pm

Perdão a todos por esta invason em meio a explanação do grande Sá Reston mas aqui se faz necessária uma explicação desnecessária:

Cris Simões escreveu:Na verdade estou apenas postando o que a garota pediu hehehehe...


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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 2:25 pm

^^^ehehehehe na verdade a nossa discussão aqui já virou outro tópico, é bom dar um corte mesmo.


Última edição por Sá Reston em Sáb Set 24, 2011 2:27 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Set 24, 2011 2:26 pm

Sá Reston escreveu:^^^ehehehehe na verdade a nossa discussão aqui já virou outro tópico.


Siga ela Sá ( a discussão , não a Amanda ) , bem interessante o tema. Perdão novamente pela minha intromissão. Segue o barco.
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Mensagem por Lucas94 Sáb Set 24, 2011 2:28 pm

Valeu Sá pela explicação, achei interessante essa história de estudar cada acorde individualmente , vou tentar olhar por esse jeito na hora de estudar harmonia valeu Sá. up

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Mensagem por filipinhow Sáb Set 24, 2011 2:32 pm

Sá Reston escreveu:
filipinhow escreveu:
Sá Reston escreveu:^ Deixando isso de lado, estudando intervalos e a formação de cada tipo de acorde. Aprendendo o som deles e a "enxergar" as formações em algum instrumento harmonico, de preferencia piano. abraços

Sá, o quão importante vc acredita que essa noção de piano auxilie nos estudos no baixo? Sempre fui um grande fã de piano e hj penso muito em começar a tentar estudar algo no teclado. Lendo agora que isso pode me ajudar também no contrabaixo me traz uma motivação maior ainda..

Acho fundamental... Não precisa virar pianista nem estudar técnica de piano... É conhecer um pouco sobre a montagem dos acordes e das proprias montagens no piano. Faz uma diferença muito grande. Tanto pra vizualização quanto pra absorver o som dos acordes.

Um dos melhores métodos de baixo que já estudei é o do Rufus Reid (The Evolving Bassist) e ele na hora de falar em improvisação, mostra algumas montagens de piano pra vários tipos de acorde... Dedica algumas páginas ao assunto... Acho que isso devia ser obrigatório em métodos dedicados a improviso.

Entendi.. a minha vontade de começar a pegar algo no teclado começou justamente por, depois de ter estudado um pouco sobre formação de acordes, ao parar na frente de um teclado ter conseguido montar o básico dos acordes ali. E uma vez conversando com um amigo que toca piano, ele me dizia que o piano passava realmente uma noção absurda de harmonia devido também ao nº de oitavas que tem, a frase que ele usou foi até de que com essa noção de explorar as oitavas vc conseguiria passar uma maior emoção para a música.

Vou tentar achar este método que vc citou pra estudar! Valeu, Sá!
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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 2:33 pm

Bons estudos pra todos nós, galera...

Mas não esqueçam, eu não sou autoridade nenhuma em assunto nenhum e nem estudo em conservatório!! É só a minha visão...

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Mensagem por Gomba Sáb Set 24, 2011 2:38 pm

^

ou audição, que é mais importante que qualquer conservatório Wink
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Mensagem por pedrohrnh Sáb Set 24, 2011 2:46 pm

Yngway amigo, "mas discute uma palavra que tem o mesmo sentido da outra?"
Por mais que você ache minha correção um pouco obsoleta acho que você foi o unico que não entendeu o que quiz dizer. O termo "Escala diatônica menor primitiva" é qualquer escala com intervalo de t,st,t,t,st,t,t ja o termo "escala menor natural" é usado para designar uma escala que mesmo tendo a mesma estrutura das outras menores primitivas só possui notas naturais, sendo assim só a de la menor. Só quis ajudar.
Meu objetivo não era ofender ninguém aqui..

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Mensagem por pedrohrnh Sáb Set 24, 2011 2:47 pm

Alguem sabe onde posso encontar cordas pra citara?

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Mensagem por Cantão Sáb Set 24, 2011 2:52 pm

^Abra um tópico lá em Cordas & Acessórios , sabe como é né Brother... Pra não desvirtuar aqui... up

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Dúvida básica em escalas menores. - Página 2 Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 2:52 pm

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 24, 2011 3:02 pm

pedrohrnh escreveu:O termo "Escala diatônica menor primitiva" é qualquer escala com intervalo de t,st,t,t,st,t,t ja o termo "escala menor natural" é usado para designar uma escala que mesmo tendo a mesma estrutura das outras menores primitivas só possui notas naturais, sendo assim só a de la menor.

Na verdade, sem entrar no mérito do "certo/errado" ou do "obsoleto/moderno", o termo "escala menor natural" é amplamente usado pra designar qualquer escala com essa estrutura, inclusive por autores respeitados, não necessariamente respeitados no mundo erudito, mas respeitados...

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Set 24, 2011 3:02 pm

pedrohrnh escreveu:Alguem sabe onde posso encontar cordas pra citara?

Provavelmente no mesmo local onde eu encontrei um chato de galochas. A diferença é que as cordas vc terá de pagar e o chato eu consegui de graça.
Mas melhor não desvirtuarmos mais por aqui.

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Mensagem por Yngway Sáb Set 24, 2011 3:15 pm

pedrohrnh escreveu:Yngway amigo, "mas discute uma palavra que tem o mesmo sentido da outra?"
Por mais que você ache minha correção um pouco obsoleta acho que você foi o unico que não entendeu o que quiz dizer. O termo "Escala diatônica menor primitiva" é qualquer escala com intervalo de t,st,t,t,st,t,t ja o termo "escala menor natural" é usado para designar uma escala que mesmo tendo a mesma estrutura das outras menores primitivas só possui notas naturais, sendo assim só a de la menor. Só quis ajudar.
Meu objetivo não era ofender ninguém aqui..

Eu entendi, você entendeu. Não aceitamos.

"o termo "escala menor natural" é usado" - Por quem? Por todo mundo ou por músicos do conservatório? Ao que me parece o termo escala primitiva é tão primitiva quanto ela.

Música evolui, termos musicais evoluem junto com ela. Você apenas não quer dar o braço a torcer que esse é um termo que caiu em desuso entre a maioria dos músicos (já que músicos eruditos compõe uma parcela minórica).

Mas eu te entendo até certo ponto, ainda escrevo "idéia" ou "vôo" com acento. Sou old school na língua portuguesa e tenho problemas em aceitar que a língua evoluiu.

PS: Não sou seu amigo. up

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Mensagem por LFBruschi Sáb Set 24, 2011 3:22 pm

Pagode Alto Astral escreveu:
Sá Reston escreveu:^^^ehehehehe na verdade a nossa discussão aqui já virou outro tópico.


Siga ela Sá ( a discussão , não a Amanda ) , bem interessante o tema. Perdão novamente pela minha intromissão. Segue o barco.
Verdade, to aprendendo muito sobre o que devo aprender hehehehehe
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Mensagem por Cris Simões Sáb Set 24, 2011 3:42 pm

Galera alguém já tocou a musica "Smooth" com Carlos Santana e Rob Thomas? Qual é a escala usada lá e quais acordes?
Abraços.

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Mensagem por Convidado Sáb Set 24, 2011 5:30 pm

Nunca toquei, mas pelo que tenho na cabeça é um montuno menor convencional, algo do tipo:

Am7 | Dm7 E7(b9) || ou | Am7 | Bm7(b5) E7(b9) ||

Am harmônica seria a escala, mas eu iria nos arpejos de cada acorde, pra começar...


Última edição por Sá Reston em Sáb Set 24, 2011 7:03 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Yngway Sáb Set 24, 2011 7:01 pm

Juro que depois dessa eu paro, mas como conhecimento nunca é demais...

Teoria da Música - Bohumil Med - 4ªed., começa na página 135 (estou com o livro na mão):


---------------------------------------------------------------------------------------
Escala menor - forma primitiva (ou natural) é a escala formada a partir do modelo "lá menor", que é constituído somente por notas naturais.

(partitura aqui da escala de lá menor, não vou desenhar)

A escala menor - forma primtiva tem dois semitons, entre os graus II-III e V-VI. O grau VII é subtônica (um tom abaixo da tônica).

(partitura aqui de novo)

Obs.: A escala menor - forma primitiva é a forma mais antiga da escala menor. Por isso é, às vezes, também chamada de arcaica.

---------------------------------------------------------------------------------------




Quem é Bohumil Med Pergunta

Tirado do próprio livro:


-----------------------------------------------------------------------------
Nasceu na Tchecoslováquia em 24 de setembro de 1939. Graduou-se pelo Conservatório de Música de Praga. Pós-graduado pela Academia de Artes de Janácek - Brno, Tchecoslováquia, atuou como primeiro trompista em várias orquestras e conjuntos de música de câmera (sic) na Tchecoslováquia.

De 1968 a 1974 fi trompista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. Nesse mesmo período foi professor de trompa e de matérias teóricas no Instituto Villa-Lobos, atual UniRio.

De 1974 até hoje ocupa o cargo de professor de trompa e de matérias teóricas na Universidade de Brasília - UnB. Foi ainda trompista de quinteto de sopros da UnB e da Orquestra do Teatro Nacional, em Brasília, realizando várias turnês pela Europa, América do Norte e América do Sul.

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Set 24, 2011 9:50 pm

Conclusão : o Sá e o Bohumil possuem duas coisas em comum .

1) Uso de nomenclatura idêntica na questão aqui corrente.

2) O ínfimo currículo.


notme
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Mensagem por allexcosta Sáb Set 24, 2011 9:58 pm

Cris Simões escreveu:Galera alguém já tocou a musica "Smooth" com Carlos Santana e Rob Thomas? Qual é a escala usada lá e quais acordes?
Abraços.

Cromáticas, menor harmônica, Dório, etc...

A Harmonia base é bem típica. Am F / E Ddim mas há outros acordes, todos bastante óbvios dentro do campo harmônico e do estilo Guajira.

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Mensagem por pedrohrnh Ter Set 27, 2011 1:34 am

Yngway não entendi no que isso vai contra oque eu falei...
"Escala menor - forma primitiva (ou natural) é a escala formada a partir do modelo "lá menor", que é constituído somente por notas naturais."
Ele escreve isso por serem os dois nomes que ela tem, primeiro o primitiva que são as ecalas feitas apartir do modelo de "la menor" ("é a escala formada a partir do modelo "lá menor...") e depois natural fazendo referencia ao propro la menor ( "...lá menor", que é constituído somente por notas naturais.")
Eu tenho esse livro, e tenho a completa ceteza que ele não colocaria o "natural" mas como muitos musicos não entenderiam outros nomes ele colocou para facilitar a compreenção.

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Mensagem por pedrohrnh Ter Set 27, 2011 1:37 am

bom, de qualquer forma cada um chame do geito que quiser...

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Mensagem por Yngway Ter Set 27, 2011 1:49 am

pedrohrnh escreveu:e tenho a completa ceteza que ele não colocaria o "natural" mas como muitos musicos não entenderiam outros nomes ele colocou para facilitar a compreenção.

facepalm

Não dá nem pra começar a responder uma coisa dessas... desisto.

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Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2011 8:21 am

pedrohrnh escreveu:Eu tenho esse livro, e tenho a completa ceteza que ele não colocaria o "natural" mas como muitos musicos não entenderiam outros nomes ele colocou para facilitar a compreenção.

pedrohrnh escreveu:bom, de qualquer forma cada um chame do geito que quiser...

Na boa, não só aqui, mas em qualquer lugar, quando for argumentar alguma coisa tenta escrever um Português mais ou menos certinho, pois só o fato de alguém ler compreensão com "ç" e jeito com "g" já perde totalmente o respeito pelo seu argumento. E não, não vou me importar primeiro com a teoria musical do que com a língua Portuguesa. Escrever sua língua mãe corretamente te abre portas, te proporciona empregos, interação com seus compatriotas, etc... Discutir sobre uma nomenclatura usada no Século XVI só faz a pessoa parecer pedante...

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 27, 2011 8:49 am

O sujeito fazendo maior auê aqui por causa de uma coisa que escrevi e ninguém me avisa? Muy amigos hein!!Rsssss
Bom nem vou gastar muito tempo escrevendo porque muita gente já respondeu aqui o que eu iria responder.
Pra informação já estudei violão erudito na Escola Municipal de SP e o que mais me abismava lá era a quantidade de gente que sabia tudo de teoria, nomes bonitos e etc mas não sabiam passar isso para o instrumento e no instrumento se dedicavam a tocar músicas escritas e somente ao estudo da interpretação. Muitos lá me falavam que tinham inveja de quem improvisava e entendia a linguagem popular. Lembro até hoje o dia em que toquei uma música do Tom Jobim aplicando a técnica que estava estudando e o professor ficou fascinado e me pediu pra levar o arranjo pra ele sendo que tinha feito ele um dia antes lendo a melodia e a cifra no Real Book.
Não considere conservatório uma instituição sagrada porque assim como as universidades de música e as escolas livres todas tem seus problemas, vícios e limitações.
Seja bem vindo!
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