Sonorização Profissional com Hilarion Vianna
+19
Thales_Sr
patrickqueres
URSOBHZ
Alê
Gomba
Amagomes
Ricardo
SILVIAO
dibass
NETOULTRA
Jackson
João Marcel
Hil
Binão
Lapetina
Cantão
GusVCD
Ivanov_br
allexcosta
23 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Sonorização Profissional com Hilarion Vianna
Caros colegas,
É com prazer que criamos mais um tópico fixo no fórum Contrabaixo BR, dessa vez o colaborador é o Hilarion Vianna, também conhecido como Hil.
Aqui está um pequeno resumo do que ele já fez no ramo de sonorização:
"Desde pequeno tive interesse e curiosidade pela engenharia sonora. Fiz meu primeiro curso de som automotivo em 2001 com apenas 12 anos, período no qual já me arriscava a projetar e construir caixas para carros de competição sonora de amigos e familiares.
Aos 15 anos resolvi entrar para uma escola técnica onde estudei 4 anos no curso de mecatrônica. Durante este período sempre aplicava no áudio todo conhecimento que adquiria no curso técnico. Após me formar como técnico em mecatrônica me filiei ao CREA-RJ no ano de 2006.
Em 2007 entrei para faculdade de engenharia elétrica, mas por vontade de atuar na área de áudio acabei trancando o curso de engenharia e ingressei na faculdade de produção fonográfica, período no qual foi marcado por diversos cursos de áudio, como por exemplo, Alinhamento de sistemas e analise de Comb filtering ministrado pela Meyer Sound, Dimensionamento de sistemas pela IATEC, entre outros pela StudioR e Selenium.
Atualmente sou formado em Produção Fonográfica e membro da Audio Engineering Society (AES Brazil). Trabalho atuando como projetista de sonorização, técnico de PA, técnico de gravações em estúdio e arrisco como musico contrabaixista."
Portanto galera, temos um profissional de áudio disposto a atender as dúvidas de vocês. Construção de caixas, recomendação de potência, sistemas profissionais de PA, últimas notícias do mercado, é com ele mesmo...
Obrigado Hil!
É com prazer que criamos mais um tópico fixo no fórum Contrabaixo BR, dessa vez o colaborador é o Hilarion Vianna, também conhecido como Hil.
Aqui está um pequeno resumo do que ele já fez no ramo de sonorização:
"Desde pequeno tive interesse e curiosidade pela engenharia sonora. Fiz meu primeiro curso de som automotivo em 2001 com apenas 12 anos, período no qual já me arriscava a projetar e construir caixas para carros de competição sonora de amigos e familiares.
Aos 15 anos resolvi entrar para uma escola técnica onde estudei 4 anos no curso de mecatrônica. Durante este período sempre aplicava no áudio todo conhecimento que adquiria no curso técnico. Após me formar como técnico em mecatrônica me filiei ao CREA-RJ no ano de 2006.
Em 2007 entrei para faculdade de engenharia elétrica, mas por vontade de atuar na área de áudio acabei trancando o curso de engenharia e ingressei na faculdade de produção fonográfica, período no qual foi marcado por diversos cursos de áudio, como por exemplo, Alinhamento de sistemas e analise de Comb filtering ministrado pela Meyer Sound, Dimensionamento de sistemas pela IATEC, entre outros pela StudioR e Selenium.
Atualmente sou formado em Produção Fonográfica e membro da Audio Engineering Society (AES Brazil). Trabalho atuando como projetista de sonorização, técnico de PA, técnico de gravações em estúdio e arrisco como musico contrabaixista."
Portanto galera, temos um profissional de áudio disposto a atender as dúvidas de vocês. Construção de caixas, recomendação de potência, sistemas profissionais de PA, últimas notícias do mercado, é com ele mesmo...
Obrigado Hil!
Última edição por allexcosta em Qua Nov 23, 2011 8:19 pm, editado 1 vez(es)
Re: Sonorização Profissional com Hilarion Vianna
Hil, seja bem vindo a este espaço. Obrigado pela contribuição!
A minha primeira pergunta é sobre tipos de auto-falantes. tem tantos materiais por aí, papelão, aluminio, hibrido. Poderia esclarecer mais pros leigos de plantão?! Quais seriam as relaçãoes com Graves, médios e agudos?
A minha primeira pergunta é sobre tipos de auto-falantes. tem tantos materiais por aí, papelão, aluminio, hibrido. Poderia esclarecer mais pros leigos de plantão?! Quais seriam as relaçãoes com Graves, médios e agudos?
Eu tinha pensado em mandar uma MP pro pessoal da moderação e sugerir isso, depois de tanto q ele partilhou em um tópico especifico, e me deu mó força em refazer a acústica do meu amplificador Marshall...
Só não postei mais onfos, porque não tive como testa-lo de verdade ainda... em casa é osso, mas creio q pelo pouco q utilizei, ficou bala o ampli!
Grande Hil...domina o espaço ai brother...
Cantão- Moderador
Parabéns Hil!!! mais um profissa pra somar ao forum!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Jamais imaginaria que Hill era Hilarion....
Parabéns cara.... ganhou um tópico só seu...
Parabéns cara.... ganhou um tópico só seu...
Muito obrigado a todos!! Gostaria de agradecer a moderação por me ceder esta maravilhosa oportunidade, principalmente ao Alex que teve a brilhante idéia de criar este tópico fixo.
Com este tópico espero sanar dúvidas, desmistificar crenças errôneas em relação ao sistema de alto-falantes e caixas acústicas, e claro aperfeiçoar cada vez mais meu conhecimento neste eterno aprendizado.
Com este tópico espero sanar dúvidas, desmistificar crenças errôneas em relação ao sistema de alto-falantes e caixas acústicas, e claro aperfeiçoar cada vez mais meu conhecimento neste eterno aprendizado.
Hil- Membro
Ivanov_br escreveu:A minha primeira pergunta é sobre tipos de auto-falantes. tem tantos materiais por aí, papelão, aluminio, hibrido. Poderia esclarecer mais pros leigos de plantão?! Quais seriam as relaçãoes com Graves, médios e agudos?
Tentarei ser o mais breve possível...
Em principio diferentes tipos de cone influenciam na resposta da banda passante. Materiais leves melhoram a eficiência em altas frequências, o diâmetro do cone também influencia muito, pois quanto maior o diâmetro maior a massa movel e mais difícil será vibrar em altas frequências.
Este fenômeno de deficiência é chamado de cone "break up" e é causado por "flutuações" que podem se chocar e cancelar quando estão defasadas travando o movimento do cone. Este colapso acontece quando o cone do falante não consegue acompanhar o movimento da bobina da seguinte maneira; a região central do cone por estar próxima a bobina acompanha rapidamente o movimento e transmite para a borda em forma de onda radial e concêntrica levando algum tempo para a região da borda acompanhar o movimento. O impulso provocado pela bobina propaga-se como uma onda pelo cone, cuja velocidade depende do material de que este é feito.
Quanto mais alta for a freqüência mais difícil será do cone acompanhar este movimento gerado pela bobina. Todo falante possui este fenômeno que é mais acentuado em cones rígidos como polipropileno e alumínio que por vantagem possuem seu breakup em frequencias mais altas, mas este fenômeno aparece com picos elevados causando anomalias na resposta. Já cones de celulose possuem um colapso em frequencias mais baixas, mas muito naturais em relação aos rigidos, tanto que é largamente usado para reprodução de voz em sistemas ao vivo e de referencia.
Comentei em outro tópico da utilização de uma camada de PVA no cone. Isto melhora a rigidez do cone e aumenta alguns KHz o fenômeno breakup em cones de celulose, melhorando a resposta de altas e mantendo a naturalidade.
Esta introdução toda foi para chegarmos a sua pergunta. Cones de alumínio, polipropileno, poliamida, kevlar, entre outros materiais rigidos, possuem uma "melhor" resposta em alta freqüência, mas o efeito de cone breakup causa um timbre metálico e estridente próximo a região de corte natural do falante.
Os cones híbridos acredito que seriam interessante se a parte de alumínio estivesse posicionada nas bordas para dar maior rigidez na região e amenizar os efeitos das ressonâncias, mas só tenho visto um anel de alumínio no centro do cone que pode até ser vantajoso para dissipação de calor da bobina.
Na minha opinião sistemas com cones de celulose soam muito melhores e mais naturais, tanto que só uso deste tipo.
Em relação aos graves pouco se nota com a mudança dos materiais, neste caso outros fatores influenciam na resposta de baixas freqüências.
Hil- Membro
Hil,
Parabéns...
Com certeza uma grande conquista para nosso Fórum...
Um abraço!
Parabéns...
Com certeza uma grande conquista para nosso Fórum...
Um abraço!
João Marcel- Membro
Hil, tenho um pequeno PA ativo com 2 subs KV2 EX2.2 de 1000W cada e dois tops RCF300A de 350W cada. Além de alguns monitores ativos. Cada um dos subs puxa cerca de 10A, e cada um dos tops e dos monitores puxa entre 4 e 6A. Às vezes é difícil achar um lugar que tenha mais do que 2 ou 3 tomadas de 15A no palco e falta energia pra o sistema. Estou pensando em comprar um distro, mas qual seria e como usá-lo em um ambiente de bar normal.
Grato,
Alex.
Grato,
Alex.
Muito obrigado João. Estarei às ordens para responder quais quer dúvidas.
Retornando ao assunto anterior sobre cone "breakup", gostaria de acrescentar algo mais.
De acordo com o texto sabemos que quanto maior o diâmetro do cone, pior será a resposta de altas freqüências. Na pratica diria que um cone de celulose de 15 polegadas tem seu "breakup" compreendido em torno de 500Hz, de 12" em 800Hz e de 10" em 1kHz. Sabemos também que em cones de material rígido como metal ou kevlar possuem este fenômeno acentuado só que em freqüências mais altas.
Notem que o acoplamento de falantes somente aumenta o nível de pressão sonora e melhora a resposta em baixas freqüências. Com 4 alto-falantes de 15 polegadas não consigo uma melhor definição de médio-agudos, mas já com 4 de 10 polegadas terei uma melhor definição dos médio-agudos e devido ao acoplamento uma boa resposta de graves.
Para um caso de conjunto compacto acredito muito na combinação de um falante de 12" com driver titânio ou até mesmo 2 falantes de 10 polegadas (com ou sem driver Ti).
Retornando ao assunto anterior sobre cone "breakup", gostaria de acrescentar algo mais.
De acordo com o texto sabemos que quanto maior o diâmetro do cone, pior será a resposta de altas freqüências. Na pratica diria que um cone de celulose de 15 polegadas tem seu "breakup" compreendido em torno de 500Hz, de 12" em 800Hz e de 10" em 1kHz. Sabemos também que em cones de material rígido como metal ou kevlar possuem este fenômeno acentuado só que em freqüências mais altas.
Notem que o acoplamento de falantes somente aumenta o nível de pressão sonora e melhora a resposta em baixas freqüências. Com 4 alto-falantes de 15 polegadas não consigo uma melhor definição de médio-agudos, mas já com 4 de 10 polegadas terei uma melhor definição dos médio-agudos e devido ao acoplamento uma boa resposta de graves.
Para um caso de conjunto compacto acredito muito na combinação de um falante de 12" com driver titânio ou até mesmo 2 falantes de 10 polegadas (com ou sem driver Ti).
Hil- Membro
allexcosta escreveu:Estou pensando em comprar um distro, mas qual seria e como usá-lo em um ambiente de bar normal.
Situação complicada! Normalmente em sistemas pequenos que opero o pessoal tem uma régua de produção própria com um cabo robusto. Eu levo até a caixa de luz do local e uso duas fases para fechar em 220v. Neste seu caso seria ideal trabalhar com 220v para reduzir o aquecimento das conexões pela alta amperagem.
Para algo mais seguro realmente é muito importante utilizar distribuidores, se a casa lhe oferecer uma tomada com conector de quatro pólos (o mesmo usado em forno elétrico e geladeira industrial) te indico este modelo da marca Pentacustica: http://www.pentacustica.com.br/produtos.asp?ID=47
Hil- Membro
Hil,
Primeiramente, parabéns pelo tópico!
Primeira dúvida: falantes com ímã de neodímio se diferenciam dos falantes tradicionais, no caso de caixas para contrabaixo?
Primeiramente, parabéns pelo tópico!
Primeira dúvida: falantes com ímã de neodímio se diferenciam dos falantes tradicionais, no caso de caixas para contrabaixo?
Jackson- Membro
O Hill, só não recomenda filtros da Furman pro Allex!
Saca só o debate:
http://bass.forumeiros.com/cordas-acessorios-f23/filtro-de-linha-qual-t3147.htm?highlight=filtro
Ri muito nesse tópico... o Korg quase tendo um ataque cardíaco! KKKKK
Saca só o debate:
http://bass.forumeiros.com/cordas-acessorios-f23/filtro-de-linha-qual-t3147.htm?highlight=filtro
Ri muito nesse tópico... o Korg quase tendo um ataque cardíaco! KKKKK
Hill, fiz o trampo no cubo e ficou jóia!
Algumas fotos:
<embed src="http://img101.imageshack.us/slideshow/smilplayer.swf" width="426" height="320" name="smilplayer" id="smilplayer" bgcolor="FFFFFF" menu="false" wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" flashvars="id=img101/dsc01275c.jpg"/>
Tem fotos do ampli sem nada, com a primeira camada de feltro com breu, e a segunda camada com o feltro grampeado... vê ai e ve se fiz corretamente...
Qq coisa, link direto com as fotos: https://2img.net/r/ihimizer/g/dsc01275c.jpg/
Passar a cola no falante eu ainda não fiz, pois naum tive como testar ele somente com o tratamento acústico... Vc acha q o lance da cola melhoraria diretamente em q mesmo após mexer na acústica?
Um abração e MUITO obrigado!
Algumas fotos:
<embed src="http://img101.imageshack.us/slideshow/smilplayer.swf" width="426" height="320" name="smilplayer" id="smilplayer" bgcolor="FFFFFF" menu="false" wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" flashvars="id=img101/dsc01275c.jpg"/>
Tem fotos do ampli sem nada, com a primeira camada de feltro com breu, e a segunda camada com o feltro grampeado... vê ai e ve se fiz corretamente...
Qq coisa, link direto com as fotos: https://2img.net/r/ihimizer/g/dsc01275c.jpg/
Passar a cola no falante eu ainda não fiz, pois naum tive como testar ele somente com o tratamento acústico... Vc acha q o lance da cola melhoraria diretamente em q mesmo após mexer na acústica?
GusVCD escreveu:Hill, fiz o trampo no cubo e ficou jóia!
Gus, excelente trabalho!!
No caso o tratamento acústico foi para "secar" reverberações excessivas e acrescentar mais graves na caixa, e o PVA no cone é para melhorar a resposta de altas freqüências do falante.
E os resultados sonoros, já tem algum comentário??
Hil- Membro
Jackson escreveu:Falantes com ímã de neodímio se diferenciam dos falantes tradicionais, no caso de caixas para contrabaixo?
Falantes com imã de neodímio no geral possuem um melhor campo magnético. O neodímio é um material muito mais forte e isso faz com que falantes utilizem imãs menores para alcançar os mesmos valores de fluxo magnético dos imãs de ferrite. Esta tecnologia existe há décadas, mas ultimamente vem sido fabricado em maior escala devido ao mercado de line array onde falantes menores e mais leves são exigidos.
Na pratica um imã menor e mais concentrado melhora a linearidade do falante, principalmente quando o falante é submetido a altas excursões.
Diria que a diferença entre imãs esta ligada ao tamanho, peso e fluxo magnético, grosseiramente falando.
Hil- Membro
Beleza Hil !
Então, pretendo montar um set com duas caixas 1x10", assim posso usar uma em casa e as duas juntas quando for tocar com a turma.
Estou preocupado com o peso das caixas, por isso perguntei anteriormente sobre os falantes de neodímio.
O falante que me interessou até agora foi o Eminence Basslite S2010, que pesa apenas 1,6kg!
http://www.eminence.com/bassguitar_speaker_detail.asp?model=BASSLITES2010&speaker_size=10&SUB_CAT_ID=5
Você teria alguma observação a cerca deste falante?
Tenho uma caixa com falante selenium 10pw3 que pesa 10kg, sendo que só o falante pesa 3,7Kg. O objetivo seria fazer uma nova caixa com peso total inferior a 8kg. Será que rola?
Edit:
Mais uma dúvida, um drive de titânio numa caixa dessa pode deixá-la muito aguda né?
Então, pretendo montar um set com duas caixas 1x10", assim posso usar uma em casa e as duas juntas quando for tocar com a turma.
Estou preocupado com o peso das caixas, por isso perguntei anteriormente sobre os falantes de neodímio.
O falante que me interessou até agora foi o Eminence Basslite S2010, que pesa apenas 1,6kg!
http://www.eminence.com/bassguitar_speaker_detail.asp?model=BASSLITES2010&speaker_size=10&SUB_CAT_ID=5
Você teria alguma observação a cerca deste falante?
Tenho uma caixa com falante selenium 10pw3 que pesa 10kg, sendo que só o falante pesa 3,7Kg. O objetivo seria fazer uma nova caixa com peso total inferior a 8kg. Será que rola?
Edit:
Mais uma dúvida, um drive de titânio numa caixa dessa pode deixá-la muito aguda né?
Jackson- Membro
Hil escreveu:Falantes com imã de neodímio no geral possuem um melhor campo magnético. O neodímio é um material muito mais forte e isso faz com que falantes utilizem imãs menores para alcançar os mesmos valores de fluxo magnético dos imãs de ferrite.
E a história de que o NEO perde a força magnética mais facilmente que ferrite? Procede?
Jackson escreveu:Tenho uma caixa com falante selenium 10pw3 que pesa 10kg, sendo que só o falante pesa 3,7Kg. O objetivo seria fazer uma nova caixa com peso total inferior a 8kg. Será que rola?
Edit: Mais uma dúvida, um drive de titânio numa caixa dessa pode deixá-la muito aguda né?
Rolar, rola! Depende só do projetista e do projeto!
Drivers de compressão em geral possuem uma sensibilidade muito alta então para uma resposta equilibrada é ideal atenuar cerca de -9dB no divisor de freqüência para igualar o conjunto.
Hil- Membro
allexcosta escreveu:Hil escreveu:Falantes com imã de neodímio no geral possuem um melhor campo magnético. O neodímio é um material muito mais forte e isso faz com que falantes utilizem imãs menores para alcançar os mesmos valores de fluxo magnético dos imãs de ferrite.
E a história de que o NEO perde a força magnética mais facilmente que ferrite? Procede?
Sinceramente não tirei minhas próprias conclusões quanto a isso. Ouço falar que imãs de NEO perdem suas propriedades magnéticas acima de 120°C, mas me informaram que este problema já foi contornado com o avanço de novas ligas que suportam ate aproximadamente 200°C sem problemas. Note que muitos fabricantes acoplam dissipadores nos imãs para evitar este fenômeno.
Hil- Membro
^bom, se não tirou sua conclusão ja é um bom sinal, pelo menos, se tem esse defeito, não é tão comum, senão tu ja teria visto isso a rodo né!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Hill,
Seguinte: Lá na igreja usamos uma mesa digital Yamaha igual a essa
O nosso operador de áudio não sabe mexer nela direito, então chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias", entao eu vos pergunto: Que tipo de processador é esse? Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
Seguinte: Lá na igreja usamos uma mesa digital Yamaha igual a essa
O nosso operador de áudio não sabe mexer nela direito, então chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias", entao eu vos pergunto: Que tipo de processador é esse? Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
NETOULTRA- Membro
NETOULTRA escreveu:chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias".
Sinceramente só poderei dar uma resposta precisa analisando o caso pessoalmente.
Esta mesa é um processador de frequencias, ou melhor, tudo que recebe um sinal e modifica o resultado é um processador de efeito (freqüências), podendo ser um equalizador, compressor, limitador... mas levando para o lado técnico acho que neste caso ele estava se referindo a algum periférico externo!
Pode ser um processador de sinais entre vias, como no caso aplicar um Delay para alinhar a via de subs com as altas.. Sinceramente só terei certeza vendo de perto.
Hil- Membro
^Entendo, mas assim pelo que o técnico falou é que essa periférico seria usado para cortar as frequencias que estão sobrando, aí eu te pergunto não tem como fazer isso na própria mesa, sem ter que comprar mais nada?
NETOULTRA- Membro
NETOULTRA escreveu:^Entendo, mas assim pelo que o técnico falou é que essa periférico seria usado para cortar as freqüências que estão sobrando, aí eu te pergunto não tem como fazer isso na própria mesa, sem ter que comprar mais nada?
Tem sim! Tanto que eu tenho ultimamente feito pequenos eventos com uma 01v96 e na ausência de um EQ externo eu uso o EQ do canal Master para atenuar ou dar ganho em algumas freqüências.
Neste caso o ideal seria um EQ de 31 bandas ou 1/3 de oitava e estéreo.
Hil- Membro
Hill
sei que ja tivemos alguns topico sobre isso mas qual sua opiniao sobre direct boxes ? (ativos, passivos marcas modelos etc...)
sei que ja tivemos alguns topico sobre isso mas qual sua opiniao sobre direct boxes ? (ativos, passivos marcas modelos etc...)
dibass- Membro
Parabens Hil!!Respondendo ao outro tópico em que voce nos ajudou , ainda não fiz o teste com a cola PVA!Hora extra todo dia é barra!!Pretendo sim adiante montar uma caixa 2x12 e como gosto de slaps me preocupo com a resposta de medios e agudos,e fuçando na Net vi um tipo de auto falante específico para mediso e agudos de 5" e 6", porém não é comum o uso deles em caixas para contrabaixo?O que voce acha?e quanto ao uso de tweeter piezoeletrico em caixas para contrabaixo?
SILVIAO- Membro
Hil escreveu:Gus, excelente trabalho!!
No caso o tratamento acústico foi para "secar" reverberações excessivas e acrescentar mais graves na caixa, e o PVA no cone é para melhorar a resposta de altas freqüências do falante.
E os resultados sonoros, já tem algum comentário??
Cara, ainda estou só brincando com ela no quarto... mas uma coisa é certa: o grave tá lindo (com o eq do ampli em flat)...
Sempre me disseram q esse ampli tinha um timbre diferenciado, e já me perguntaram algumas vezes até se ele era valvulado pelo timbre... na sexta feira liguei o meu recém adquirido Fender 78 nele e abri até o volume 4...
Cara, dboa? Não sei o q rolou, mas eu me senti tocando numa cabeça valvulada all tube... com um grave demais, o timbre roncadão, e muito Warm... creio q era uma caracteristica do ampli, q ficou muito acentuada agora com o tratamento acústico...
Tive vontade de levar ele no estudio, meter um SM57 e gravar o CD da minha banda inteiro com aquele timbre... MUITO BOM!
Mas ainda não testei em ambientes maiores... vamos ver... mas a satizfação já está garantia... qt ao PVA, creio q vou deixar assim por equanto, pois não sou muito fã de frequencias mais altas mesmo, e as q já consigo no sistema (em flat mesmo) me satizfazem!
Mais uma vez obrigado amigo!
SILVIAO escreveu:...fuçando na Net vi um tipo de auto falante específico para mediso e agudos de 5" e 6", porém não é comum o uso deles em caixas para contrabaixo?O que você acha?e quanto ao uso de tweeter piezelétrico em caixas para contrabaixo?
Se não me engano a caixa Roland CB-100 Bass utiliza um tweeter de 4" ou 5" para reforço de altas. Já ouvi esta caixa e achei muito natural a resposta.
Tweeters piezo só funcionam bem a partir de 6kHz, isso deixaria um buraco nos médio-agudos e também eles não se adequariam a esta aplicação. Você pode experimentar, mas desde já digo que não ficará bom. O ideal seria algo que respondesse bem a partir de 2kHz, como por exemplo, um driver Titanium.
Hil- Membro
dibass escreveu:Hill
Basicamente Direct Box funciona como casador de impedâncias apenas balanceando a linha, protegendo-a melhor contra a captação de ruídos externos.
DI’s passivas possuem um trafo casador de impedâncias. A qualidade do sinal se dá pela linearidade do transformador. Quanto mais linear mais caro será o equipamento. DI’s passivas de baixo custo possuem grande perda de altas freqüências e ruídos harmônicos em baixas freqüências. Neste caso seu belíssimo circuito pré ou seu set caríssimo de captadores será estragado com DI’s “descartáveis”.
DI's ativas possuem alimentação através de Phantom Power, de baterias 9v ou fonte externa podendo ser transistorizadas, valvuladas, ou com Fets. Recomendo as duas ultimas para uma sonoridade "transparente".
Passivas: EAM, Whirlwind, BSS.
Valvuladas: Demeter, Tube Works, Altec Vintage.
Mosfets: Countryman Type 85 FET.
Recomendo a leitura deste texto para melhor compreensão: http://www.music-center.com.br/direct-box.htm
Hil- Membro
GusVCD escreveu:Cara, ainda estou só brincando com ela no quarto... mas uma coisa é certa: o grave tá lindo (com o eq do ampli em flat)...
Tive vontade de levar ele no estudio, meter um SM57 e gravar o CD da minha banda inteiro com aquele timbre... MUITO BOM!
Muito animador saber que teve um resultado satisfatório. Já ha algum tempo faço este tipo de modificação em cubos e caixas de instrumentos, mas pelos seus comentários a sua ficou melhor do que esperava! Se puder faça isto, coloque um sm57 e poste o áudio para ouvirmos.
Grande abraço
Hilarion Vianna
Hil- Membro
dibass- Membro
SILVIAO- Membro
Hill, gostaria de sugestões sobre potências.
Tenho dois pedais que empurram uma potência como prés. O Aguilar Tone Hammer e o Samsamp VT Bass, os dois são bem diferentes um do outro, me oferencendo uma gama de timbres que me agradam muito.
Portanto, mais para frente penso em comprar uma potência ao invés de um cabeçote de baixo para tocar.
Estive dando uma pesquisada na net e gostaria de algo parecido com as especificações, por exemplo, do Ciclotron DBL 4000, custa pouco menos de 1.500,00 e fornece 300 WRMS por canal a 8 ohms, 500 Wrms por canal a 4 ohms. É uma boa escolha?
Você sugere alguma outra marca ou modelo similar?
Obrigado pela força!
Tenho dois pedais que empurram uma potência como prés. O Aguilar Tone Hammer e o Samsamp VT Bass, os dois são bem diferentes um do outro, me oferencendo uma gama de timbres que me agradam muito.
Portanto, mais para frente penso em comprar uma potência ao invés de um cabeçote de baixo para tocar.
Estive dando uma pesquisada na net e gostaria de algo parecido com as especificações, por exemplo, do Ciclotron DBL 4000, custa pouco menos de 1.500,00 e fornece 300 WRMS por canal a 8 ohms, 500 Wrms por canal a 4 ohms. É uma boa escolha?
Você sugere alguma outra marca ou modelo similar?
Obrigado pela força!
Hil qual valor é mais importante na hora de escolher um alto falante para caixa de contrabaixo, a Sensibilidade ou o Xmax?
SILVIAO- Membro
Hil escreveu:Muito animador saber que teve um resultado satisfatório. Já ha algum tempo faço este tipo de modificação em cubos e caixas de instrumentos, mas pelos seus comentários a sua ficou melhor do que esperava! Se puder faça isto, coloque um sm57 e poste o áudio para ouvirmos.
Não deu pra gravar, mas levei ela no Encontro Sp e os amigos Foristas falaram muito bem dela... não deu pra abrir muito por causa do espaço e tal, mas curti muito o resultado.
Hj levei ela pra igreja pela primeira vez e toquei nela no volume 8 com Fender 78 e usando o MesaBoogie V-Twin (pre valvulado), a nave da igreja cabem umas 400 pessoas sentadas e segundo o outro baixista, eu consegui tremer a igreja com a Marshalzinho de 30Watts...
Realmente ficou um belo ampli... creio q ele está batendo tanto qt um ampli de 60W pelomenos...
Satizfação garantida!
Ricardo escreveu:Você sugere alguma outra marca ou modelo similar?
Da ciclotron/techvox eu acho interessante apenas os da linha Tip... Procure por StudioR, Nashville, Machine, Times One, Hot Sound...
Se possível escolha o que tiver o maior Damping/Fator de Amortecimento. Alguns modelos são um pouco mais caros, mas em compensação já possuem limiter e Xover para proteção dos falantes!
Compre o Amp com a potência maior que suas caixas e configure o pré para ficar em um valor de -6dB a -3dB rms no Vu do amplificador.
Hil- Membro
Silvião,SILVIAO escreveu:Hil qual valor é mais importante na hora de escolher um alto falante para caixa de contrabaixo, a Sensibilidade ou o Xmax?
Como cada fabricante possui uma maneira de medir a sensibilidade fica complicado comparar com eficiência modelos de marcas diferentes. Escolha um AF que possua Xmax de aproximadamente 4mm e sensibilidade em 98dB para trabalhar em Full Range. Evite Xmax abaixo de 2mm se for trabalhar com frequências graves!
Este assunto é complexo, pretendo escrever um guia de como escolher um alto-falante explicando cada parâmetros e sua função no projeto...
Hil- Membro
GusVCD escreveu:Hj levei ela pra igreja pela primeira vez e toquei nela no volume 8 com Fender 78 e usando o MesaBoogie V-Twin (pre valvulado), a nave da igreja cabem umas 400 pessoas sentadas e segundo o outro baixista, eu consegui tremer a igreja com a Marshalzinho de 30Watts...
Realmente ficou um belo ampli... creio q ele está batendo tanto qt um ampli de 60W pelomenos...
Satisfação garantida!
Os resultados positivos me animam e me incentivam persistir em minhas pesquisas e estudos.
Viva a Física!!
Hil- Membro
Hil escreveu:Ricardo escreveu:Você sugere alguma outra marca ou modelo similar?
Da ciclotron/techvox eu acho interessante apenas os da linha Tip... Procure por StudioR, Nashville, Machine, Times One, Hot Sound...
Se possível escolha o que tiver o maior Damping/Fator de Amortecimento. Alguns modelos são um pouco mais caros, mas em compensação já possuem limiter e Xover para proteção dos falantes!
Compre o Amp com a potência maior que suas caixas e configure o pré para ficar em um valor de -6dB a -3dB rms no Vu do amplificador.
Muito obrigado!
Vou continuar a pesquisa e volto a consultá-lo.
Abraços.
Parabéns pelo tópico !!
E assim o nível do fórum vai melhorando a cada dia!!
E assim o nível do fórum vai melhorando a cada dia!!
Amagomes- Membro
Hil.
To fazendo o projeto sonoro de um teatro pra 150 pessoas.
Vou usar monitores e caixas ativas. Provavelmente antera.
De P.A vai ser 2x Antera com falante de 12" + 1x sub de 15"
E os monitores, também Antera com falande de 12".
Meu sogro, que trabalha com audio tem alguns 30 anos, disse que, por eu usar tudo da mesma marca e também da mesma linha, eu nao preciso de equalizadores, porque o alinhamento que eu precisar, dá pra fazer nas caixas, que tem alguns cortes e na mesa de som.
Mas eu sei que dependendo do ambiente (meu irmão é arquiteto e tem algumas boas noções de acusticas, que tá fazendo o projeto disse que vai pesquisar ao maximo, pra deixar a acustica o mais 'flat' possível) algumas frequencias sobram e outras faltam.
O que meu sogro falou sobre a não necessidade dos equalizadores procede?
Ou é legal ter, pelo menos pros monitores, pra evitar que algumas frequencias rodem?
To fazendo o projeto sonoro de um teatro pra 150 pessoas.
Vou usar monitores e caixas ativas. Provavelmente antera.
Meu sogro, que trabalha com audio tem alguns 30 anos, disse que, por eu usar tudo da mesma marca e também da mesma linha, eu nao preciso de equalizadores, porque o alinhamento que eu precisar, dá pra fazer nas caixas, que tem alguns cortes e na mesa de som.
Mas eu sei que dependendo do ambiente (meu irmão é arquiteto e tem algumas boas noções de acusticas, que tá fazendo o projeto disse que vai pesquisar ao maximo, pra deixar a acustica o mais 'flat' possível) algumas frequencias sobram e outras faltam.
Ou é legal ter, pelo menos pros monitores, pra evitar que algumas frequencias rodem?
Última edição por Gomba em Seg Jun 07, 2010 7:31 pm, editado 1 vez(es)
Gomba escreveu:Vou usar monitores e caixas ativas. Provavelmente antera.
O ideal é ter um equalizador de 1/3 de oitava pro PA e outro pro Monitor! Os filtros da caixa ativa possuem um "fator Q" que abrange muitas frequências e isso para alinhamento não é recomendável. Para uma opção mais economica pode utilizar um EQ apenas no monitor e o alinhamento do PA pode ser feito através da mesa ou dos filtros da caixa. Cuidado para não aplicar os mesmos filtros na mesa e na caixa e prejudicar a fase do sinal.
Hil- Membro
Mas, podendo gastar, pegar equalizadores pra todas as 4 vias de minitor e pro P.A é o recomendável?
O meu medo é que a gente nao deve ter alguém contratado pra pilotar o P.A, e se eu deixar os equalizadores lá, nego vai mexer e desalinhar tudo.
E depois vai dar uma trabalheira realinhar tudo.
E Behringer dá pro gasto ou é melhor correr atrás de um dbx ou yamaha?
O meu medo é que a gente nao deve ter alguém contratado pra pilotar o P.A, e se eu deixar os equalizadores lá, nego vai mexer e desalinhar tudo.
E depois vai dar uma trabalheira realinhar tudo.
Hil obrigado pelas dicas!!Tenho aprendido muito com suas dicas!!Na duvida acima seria entre dois falantes da oversound um com 99 Db de sensibilidade com Xmas de 2 mm e outro de 96 Db com Xmax de 4 mm;como é para contrabaixo acho que a segunda opção é a melhor!!
Uma outra duvida , em outro tópico voce me indicou o uso de 2 modelos diferentes de driver , sendo um fenólico e um de titanio.Qual na sua opinião seria o ideal para o tipo de timbre que gosto, minha referencia é o MArcus Miller!obrigado!
Uma outra duvida , em outro tópico voce me indicou o uso de 2 modelos diferentes de driver , sendo um fenólico e um de titanio.Qual na sua opinião seria o ideal para o tipo de timbre que gosto, minha referencia é o MArcus Miller!obrigado!
SILVIAO- Membro
Gomba escreveu:Mas, podendo gastar, pegar equalizadores pra todas as 4 vias de monitor e pro P.A é o recomendável?
Somente um EQ estéreo para os monitores e um para o PA já resolve. Se tiver muitos EQs aumentam as possibilidades de desalinhamentos.. Melhor não correr o risco!
Quanto a marca/modelo, procure comprar algo confiável, que possua um timbre agradável e que com o tempo os potenciometros não ficaram "arranhando"!
Hil- Membro
Hil escreveu:Gomba escreveu:Mas, podendo gastar, pegar equalizadores pra todas as 4 vias de monitor e pro P.A é o recomendável?
Somente um EQ estéreo para os monitores e um para o PA já resolve. Se tiver muitos EQs aumentam as possibilidades de desalinhamentos.. Melhor não correr o risco!
Quanto a marca/modelo, procure comprar algo confiável, que possua um timbre agradável e que com o tempo os potenciometros não ficaram "arranhando"!
Mas são 4 vias de monitor. Vou precisar de 4 canais de equalização, não? = 2 equalizadores stereo.
O que você me recomenda, que seja bom o suficiente, mas nao tão caro, de forma que o Pe. aprove o orçamento?
SILVIAO escreveu:Na duvida acima seria entre dois falantes da oversound um com 99 Db de sensibilidade com Xmas de 2 mm e outro de 96 Db com Xmax de 4 mm;como é para contrabaixo acho que a segunda opção é a melhor!!
Sim, comparando estes alto-falantes por esses dois parametros o segundo seria mais dedicado a aplicação do contrabaixo, mas existem outros parametros que precisam ser analizados.
Os drivers Fenólicos possuem diafragma móvel feitos de fenolite, uma espécie de tecido impregnado em resina fenólica. O material é resistente porém pesado e pouco flexível. São utilizados para médias frequências e devido ao peso do diafragma não possuem eficiência em altas frequências. Na pratica o timbre destes drivers de compressão são mais agradáveis comparados aos de titânio, mas precisam de tweeter para reforço de altas.
Já os drivers Titânio possuem diafragma mais leve e muito mais rígido e resistente. Possuem resposta mais ampla e eficiente em altas frequências, mas não toleram frequências abaixo de 1,2 kHz e por serem rígidos e finos podem partir-se prematuramente. O timbre é mais "metálico" e agressivo, mas existem maneiras de contornar esta situação fazendo cortes através de filtros corretos e utilizando cornetas dedicadas a este tipo de driver de compressão.
No seu caso utilize driver titânio com a corneta de diretividade constante indicada pelo fabricante. Experimente cortar a frequência inferior entre 2,2 e 3,15kHz (proximo ao roll-off dos falantes de 10" ou 12") até alcançar o timbre que mais lhe agrada.
Hil- Membro
Gomba escreveu:Mas são 4 vias de monitor. Vou precisar de 4 canais de equalização, não? = 2 equalizadores stereo.
O que você me recomenda, que seja bom o suficiente, mas não tão caro, de forma que o Pe. aprove o orçamento?
Dê mais detalhes.. cada caixa vai responder um tipo de sinal isolado (mix propria) ou todas elas vão responder o mesmo sinal simultaneamente?
Minhas indicações seriam o DBX 1231 ou 2231, HotSound 2031 ou o Ciclotron 2313X. Este ultimo já usei e aprovei! Muito bom, brasileiro e custo acessível.
No PA poderia usar também um Processador DCX2496, alem de ter EQ corretiva para alinhamento possui Delay e Limiter, muito importante para casamento de fase e proteção do sistema.
Hil- Membro
Página 1 de 3 • 1, 2, 3