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Braço em Marfim ou Cedro

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Mensagem por dudamir Seg maio 24, 2010 5:06 pm

Pessoal,

Tenho uma dúvida muito básica, de leigo das madeiras, mas dei uma busca rápida debaixo de luthieria mas não achei nenhum tópico sobre este assunto especificamente.

Um luthier me deu a opção de fazer o braço em Marfim ou em Cedro, com longarinas em Marfim. Segundo ele, a segunda opcão fica bem mais leve.

Minha dúvida é quais seriam as variações de timbres entre estas duas opções. O corpo do baixo seria em cedro, e o fretboard em Marfim.

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Mensagem por allexcosta Seg maio 24, 2010 6:32 pm

Marfim timbra bem e é bastante resistente. Usado com sucesso há décadas.

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Mensagem por AlexandreL Seg maio 24, 2010 8:33 pm

Eu faria de marfim. Não acho o peso nada exagerado e me parece bem mais resistente que o cedro, mesmo com as longarinas.
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Mensagem por Mayo Pamplona Seg maio 24, 2010 9:31 pm

De fato, marfim é mais resistente e mais pesado que o cedro. Acho que vale a pena usar marfim. Se preferir um braço mais leve eu usaria mogno ao invés de cedro, pois acho uma madeira mais sonora e mais resistente em comparação.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 24, 2010 9:58 pm

Raramente se usa essa combinação que o luthier sugeriu.
Marfim: Estabilidade.
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Mensagem por Mayo Pamplona Seg maio 24, 2010 10:02 pm

Eu usei uma vez marfim e mogno num braço de um violão de 7 cordas, alternando 5 faixas. No centro e nas bordas em mogno. Achei bacana. Esteticamente interessante e muito resistente.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 24, 2010 10:06 pm

Já usei peroba clara, sucupira e ipê para escala (muito bom!) e roxinho para longarinas.
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Mensagem por guerra_luthier Ter maio 25, 2010 8:27 am

Já usei marfim, o resultado todos já conhecem.
Já usei e ainda uso cedro com longarina em anjico preto, dá um resultado legal também.

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Mensagem por SILVIAO Ter maio 25, 2010 8:51 am

aproveitando o tópico , que madeira usar para fazer uma ponte de jazz bass?
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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 8:53 am

nossa, nunca vi ponte de madeira!

ps: não estou dizendo que não existe! só não conheço! up

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Mensagem por guerra_luthier Ter maio 25, 2010 8:57 am

Silviao, creio que nenhuma madeira tenha resistência mecânica o suficiente para ser uma ponte do tipo padrão.

Contudo, imaginando que seu projeto terá algo inovador e a madeira será espessa, eu recomendaria o jacarandá, o anjico preto e talvez a gombeira (estou conhecendo esta madeira ainda).

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Mensagem por allexcosta Ter maio 25, 2010 8:57 am

SILVIAO escreveu:aproveitando o tópico , que madeira usar para fazer uma ponte de jazz bass?

Não entendo bem o motivo, mas pau-ferro deve funcionar...

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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 8:59 am

guerra_luthier escreveu:... Silviao, creio que nenhuma madeira tenha resistência mecânica o suficiente para ser uma ponte do tipo padrão....

guerra, se as cordas forem thru-body a madeira aguentaria de boa né?

mas não teria regulagem de oitavas, estou certo?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 25, 2010 9:05 am

Caras...Outro dia estava conversando com o Hill aqui do fórum e ele tem um baixo com ponte de madeira....Definitivamente não acho que seja uma boa idéia.......
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Mensagem por guerra_luthier Ter maio 25, 2010 9:09 am

Então Lapetina, o projeto deve ser avaliado.

Não descarto a possibilidade logo de cara mas também não acho muito plausível se pensarmos na forma tradicional como as pontes atuam.

Silviao, você tem alguma idéia do que fazer, ou mesmo algum modelo?

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Mensagem por SILVIAO Ter maio 25, 2010 9:17 am

Eu vi este tipo de ponte no FBASS do Alain Caron :Handmade Gabon Ebony;
Achei interessante , bem diferente, mas a duvida é se isso mudaria a personalidade sonora de um jazz bass?
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Mensagem por allexcosta Ter maio 25, 2010 9:20 am

SILVIAO escreveu:A duvida é se isso mudaria a personalidade sonora de um jazz bass?

Sim, bastante, assim como mudar o material do nut...

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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 9:23 am

allex e luthiers,
ha uma definição ou descrição de como seria mais ou menos as características do som de cada tipo de nut?

Ps: sei que é BEM subjetivo isso, mas se houver um modo de explicar eu gostaria de saber.

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Mensagem por guerra_luthier Ter maio 25, 2010 9:25 am

Generalizando, quando mais forjado/rígido for o material, maior será a resposta, consequentemente maior ataque e presença.

O metal é mais rígido que o osso que por sua vez é mais rígido que o plástico e etc.

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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 9:26 am

valeu guerra!
aumenta o sustain tb?

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Mensagem por allexcosta Ter maio 25, 2010 9:28 am

Lapetina escreveu:ha uma definição ou descrição de como seria mais ou menos as características do som de cada tipo de nut?

Pra mim:

- Metal dá aquele timbre piano, tipo Anthony Jackson.
- Osso é bem equilibrado e quente, tipo J ou P bass.
- Madeira corta agudo e puxa pro som de acústico.
- Polímeros variam.

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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 9:31 am

^valeu allex!

up

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 25, 2010 9:32 am

Eu uso duralumínio algumas vezes. Un intermediário entre latão e osso.
Alguns colegas não gostam, mas como tenho fácil acesso....
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Mensagem por guerra_luthier Ter maio 25, 2010 9:37 am

Sim, consequentemente.

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Mensagem por Lapetina Ter maio 25, 2010 9:39 am

Desculpa Dudamir,
o Silviao e eu desvirtuamos seu tópico!

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Mensagem por dudamir Ter maio 25, 2010 1:25 pm

Lapetina escreveu:Desculpa Dudamir,
o Silviao e eu desvirtuamos seu tópico!

Sem problemas, já tive a resposta, praticamente unanimidade a favor do Marfim é com ele que eu vou.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Já usei peroba clara, sucupira e ipê para escala (muito bom!) e roxinho para longarinas.

Bertola, bom saber que você gosta de Ipê, esta é opção dele para escala escura. Ainda não decidi, até hj sou fã confesso dos braços escuros, mas talvez mude um pouco e vá de Marfim.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 25, 2010 2:07 pm

Outra boa opção para escalas é a muiracatiara (acho que é assim que se escreve), e o Tauarí-branco.
Ipê é bem legal mesmo, bem densa e dura.
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Mensagem por SILVIAO Dom Jun 20, 2010 2:44 pm

Uma duvida aos amigos que conhecem , tenho uma GAS por Jazz bass com escala de jacaranda, mas ao ver pela web algumas fotos percebi que existe muita variação nas madeiras e que a maioria das escalas não tem aquele tom escuro, como por exemplo os Fender 70 Classic Séries.Isso é normal ou seria apenas impressão causada pelas fotos(iluminação,reflexos ,etc)?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 20, 2010 4:10 pm

SILVIAO escreveu:Uma duvida aos amigos que conhecem , tenho uma GAS por Jazz bass com escala de jacaranda, mas ao ver pela web algumas fotos percebi que existe muita variação nas madeiras e que a maioria das escalas não tem aquele tom escuro, como por exemplo os Fender 70 Classic Séries.Isso é normal ou seria apenas impressão causada pelas fotos(iluminação,reflexos ,etc)?
Não, é normal. Madeira é material orgânico, portanto, não segue padrões "industriais".
Abç
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Mensagem por SILVIAO Dom Jun 20, 2010 4:41 pm

Legal então o certo é pesquisar bastante antes de comprar!!
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Mensagem por BTNS Dom Jun 27, 2010 3:40 pm

Eu tenho um Spanich feito há uns 15 anos, corpo em cedro, braço em marfim, escala em jacarandá. Se fosse fazer hoje provavelmente experimentaria outra madeira no corpo - cedro puxa muito médio. Agora, no braço estou muito satisfeito com o marfim. Inclusive o que está no meu baixo, após esses anos todos, adquiriu uma tonalidade muito bonita e como ele tem umas leves figurações ficou, para meu gosto, lindo.

O braço é bastante estável e particularmente gosto do shape dele - o que foi uma sorte já que quando encomendei esse baixo não tinha a menor noção de nada.

Tive um Wood Scorpion Plus cujo braço era marfim, com longarinas de ipê. Braço muito estável e confortável. Hoje até arriscaria alguma outra madeira se fosse encomendar um baixo de luthier. Já ouvi falar de braço em roxinho (assim como escala). E o tal do loro preto usado pelo Zaganin também me deixou curioso. Voltando ao tópico, votaria no marfim.
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Mensagem por SILVIAO Qua Jun 30, 2010 6:40 pm

PAu Ferro pra escala do braço e mogno para o corpo fica bom em um jazz bass?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jun 30, 2010 9:26 pm

SILVIAO escreveu:PAu Ferro pra escala do braço e mogno para o corpo fica bom em um jazz bass?
Cara, o mogno timbra grave, e o pau-ferro, agudo. Creio ser uma boa opção.
Na verdade, dentro de determinados padrões, qualquer boa madeira timbra bem, do jeito dela...
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Mensagem por SILVIAO Qua Jun 30, 2010 10:17 pm

Obrigado Bertola!!com essas configuraçoes ficaria um timbre equilibrado!1abraço
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Mensagem por Caiov Ter Set 09, 2014 9:31 pm

Uma combinação boa sendo: Corpo em Cedro-rosa e braço em marfim com escalas em Rosewood? Daria neck dive?
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Mensagem por bassfuria Ter Set 09, 2014 9:39 pm

Caiov escreveu:Uma combinação boa sendo: Corpo em Cedro-rosa e braço em marfim com escalas em Rosewood? Daria neck dive?

Brow... Faz a pergunta num lugar só, é melhor pra galera responder...

Neck Dive depende de vários fatores, não apenas o nome das madeiras, vai desde a escolha delas até a finalização do projeto com um bom luthier... Um parafuso no lugar errado sendo mal projetado vai dar neck dive, apenas como exemplo da complexidade... Very Happy
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Mensagem por Caiov Qui Set 11, 2014 3:12 pm

Tranquilo mano, foi mal pelas perguntas e valeu pela resposta!
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