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Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple?

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Mensagem por G. Kanazawa Qui Dez 24, 2009 2:44 am

Estava fazendo orçamento de um baixo modelo Precision com um luthier aqui da região, ele me sugeriu em substituição do Ash-Alder (sairia caro a importação) por Freijó ou Cedro Rosa e braço em Marfim Imperial ao invés de Maple. Essas madeiras valem a economia em relação a qualidade? Claro que a melhor opção seria comprar um Fender logo, mas a ideia era fazer um Precision "em conta", já que não trazem o SX pra cá e não to afim de importar o Ursa.

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Mensagem por dibass Qui Dez 24, 2009 10:56 am

eu gosto mais de freijo do que de cedro braço em marfim fica legal sim
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 24, 2009 10:59 am

G. Kanazawa escreveu:Estava fazendo orçamento de um baixo modelo Precision com um luthier aqui da região, ele me sugeriu em substituição do Ash-Alder (sairia caro a importação) por Freijó ou Cedro Rosa e braço em Marfim Imperial ao invés de Maple. Essas madeiras valem a economia em relação a qualidade? Claro que a melhor opção seria comprar um Fender logo, mas a ideia era fazer um Precision "em conta", já que não trazem o SX pra cá e não to afim de importar o Ursa.
Cara, as madeiras brasileiras são, no geral, superiores à importadas.
Eu uso tanto o freijó quanto o cedro-rosa para o corpo, e o marfim para o braço, e os resultados são excelentes.
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Mensagem por G. Kanazawa Qui Dez 24, 2009 7:45 pm

Valeu pessoal!

Bertola, entre freijó e o cedro-rosa, qual vc prefere? se tiver diferenças, quais são as características?

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Mensagem por allexcosta Qui Dez 24, 2009 7:46 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, as madeiras brasileiras são, no geral, superiores à importadas.

Bertola, voce pode falar mais sobre isso?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 25, 2009 11:45 am

Kanazawa,
O cedro-rosa, que uso mais comumente, tem uma resposta mais médio-grave, proporcionando um timbre gravão num baixo Precision (acabei de construir um assim). O freijó tem um timbre muito semelhante ao alder, uma resposta tonal mais em "V" (do ponto-de-vista da equalização). Ambas são excelentes.
Allex,
As madeiras do hemisfério norte provém de árvores que adaptaram-se a um clima de grandes variações, portanto elas crescem mais rápido (por isso reflorestamento é mais fácil no hemisfério norte).
As madeiras brasileira tem um crescimento muito mais lento e provém de um ambiente com uma diversidade biológia imensamente maior, isso as torna mais "especializadas", e como crescem mais lentamente, seu cerne e alburno é mais homogêneo, e é possivel o uso de várias opções para a construção de instrumentos, tanto no tipo quanto na resposta tonal.
Por exemplo: Não há madeira no hemisfério norte que possa substituir o mogno, mas no hemisfério sul sim, desde o já citado cedro-rosa, ao nato do sudoeste asiático, ao morototó amazônico, etc. O maple pode ser substituíco com vantagens de estabilidade pelo pau-marfim e pelo tauarí-branco, etc, etc.
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Mensagem por allexcosta Sex Dez 25, 2009 11:58 am

Obrigado pela explicacao, Bertola!

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Mensagem por GusVCD Sex Dez 25, 2009 3:58 pm

Meu M.Zaganin é com o corpo em Freijó e braço/escala em Marfim... eu acho maravilhoso! up

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Mensagem por AlexTerencio Sex Jan 22, 2010 2:45 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
G. Kanazawa escreveu:Estava fazendo orçamento de um baixo modelo Precision com um luthier aqui da região, ele me sugeriu em substituição do Ash-Alder (sairia caro a importação) por Freijó ou Cedro Rosa e braço em Marfim Imperial ao invés de Maple. Essas madeiras valem a economia em relação a qualidade? Claro que a melhor opção seria comprar um Fender logo, mas a ideia era fazer um Precision "em conta", já que não trazem o SX pra cá e não to afim de importar o Ursa.
Cara, as madeiras brasileiras são, no geral, superiores à importadas.
Eu uso tanto o freijó quanto o cedro-rosa para o corpo, e o marfim para o braço, e os resultados são excelentes.
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Bertola, seria absurdo dizer que o Jacaranda da Bahia é o Ebano Brasileiro?

Gostei mto dessa madeira na escala do bass...
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Mensagem por guerra_luthier Sex Jan 22, 2010 4:28 pm

Sob o meu ponto de vista, o jacarandá da bahia* é o 'arroz com feijão' da luthieria.

Rosewood*, jacarandá paulista, jacarandá indiano... são ótimos substitutos para o Ébano embora tenha propriedades mecânicas diferentes.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 03, 2010 12:26 am

AlexTerencio escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
G. Kanazawa escreveu:Estava fazendo orçamento de um baixo modelo Precision com um luthier aqui da região, ele me sugeriu em substituição do Ash-Alder (sairia caro a importação) por Freijó ou Cedro Rosa e braço em Marfim Imperial ao invés de Maple. Essas madeiras valem a economia em relação a qualidade? Claro que a melhor opção seria comprar um Fender logo, mas a ideia era fazer um Precision "em conta", já que não trazem o SX pra cá e não to afim de importar o Ursa.
Cara, as madeiras brasileiras são, no geral, superiores à importadas.
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Bertola, seria absurdo dizer que o Jacaranda da Bahia é o Ebano Brasileiro?

Gostei mto dessa madeira na escala do bass...

Alex Terencio,
Cara, o jacarandá não tem nada à ver com o ébano, que é menos denso (na média) e propaga o som mais lentamente, a sonoridade é mais aguda e é difícil de colar, a sonoridade do jacarandá é mais "fechada" e mais rica em harmônicos.
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Mensagem por Binão Ter Fev 22, 2011 4:35 pm

Olha a pá de ouro...

Poderiam me dizer a diferença timbristica entre Cedro x Ash e Cedro x Alder?
Já li o tópico mais ainda gostaria de mais opiniões. Tenho o som do Alder e do Ash na cabeça, por isto a comparação.

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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Ter Fev 22, 2011 11:34 pm

Bertola...é isso ai....show de bola....Resumiu tudo...

P.S...Tô postanto as fotos do jazz bass(meu estilo) no outro topico...

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Mensagem por andrepbbass Ter Fev 22, 2011 11:55 pm

qual tópico rsr ?

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Fev 23, 2011 10:01 am

Bertola, nada tenho a dizer sobre as suas considerações sobre a resposta tonal das madeiras. Não entendo disso e voce deve estar correto.

Apenas sobre o crescimento das madeiras tenho algumas correções a fazer (em negrito).

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
As madeiras do hemisfério norte provém de árvores que adaptaram-se a um clima de grandes variações (Genericamente falando está correto, trata-se de um clima temperado, com alternancia de estações e condições climáticas), portanto elas crescem mais rápido (por isso reflorestamento é mais fácil no hemisfério norte).

Incorreto. De uma forma geral, as florestas temperadas tem uma taxa de incremento de biomassa muito menor que as tropicais. Normalmente a taxa de crescimento de qualquer planta está ligado principalmente a disponibilidade de água e luz, sendo que a temperatura tem grande influencia na velocidade do metabolismo da planta. Essas variações anualmente produzem conforme voce disse uma madeira menos homogênea. Os "aneis" da madeira dos pinus por exemplo, são um exemplo do efeito dessa alternancia, sendo os aneis mais escuros e densos os correspondentes ao inverno e os mais macios e claros correspondendo ao verão.

Reflorestamento é mais fácil no hemisfério norte por dois motivos, principalmente: 1- as florestas são muito mais homogeneas em sua composição de espécies; 2- existem estudos de reflorestamento de florestas temperadas há muito mais tempo que de florestas tropicais.

Desconsiderando, obviamente, o plantio de árvores como reflorestamento. Senão o eucalipto no Brasil seria um exemplo da velocidade e técnica dessa prática.


As madeiras brasileira tem um crescimento muito mais lento e provém de um ambiente com uma diversidade biológia imensamente maior, isso as torna mais "especializadas", e como crescem mais lentamente, seu cerne e alburno é mais homogêneo, e é possivel o uso de várias opções para a construção de instrumentos, tanto no tipo quanto na resposta tonal.

As madeiras brasileiras são de fato muito especializadas. Entretanto, enquanto árvores como jacarandá, coração de negro, pau rainha tem o crescimento lento, outras como morototó e caixeta tem o crescimento muito rápido. Cuidado com generalizações...

São de fato mais homogêneas, mas devido ao clima mais homogêneo, não necessáriamente pela velocidade de crescimento.






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Mensagem por Bruno Alcântara Qua Fev 23, 2011 10:18 am

Poderiam me dizer a diferença timbristica entre Cedro x Ash e Cedro x Alder?
Já li o tópico mais ainda gostaria de mais opiniões. Tenho o som do Alder e do Ash na cabeça, por isto a comparação.

Fala Binão!

Não sou a pessoa mais experiente pra lhe dizer, mas tenho um fender jazz bass
em alder + maple + rosewood. O som do alder é mais grave em relação ao ash,
você encontra os médios mais facilmente também, os agudos não são
mais brilhantes do que o necessário. Um som bem equilibrado.

Ouço o ash com uma característica mais limpa, com falta de médios, em alguns baixos excesso de agudo.
O ash costuma ter um punch mais forte também.

Em minha opinião o "swamp ash" é mais equilibrado, e tem os médios
mais presentes do que o tradicional ahs pesado.

Deixei meu baixo no meu luthier há umas duas semanas para torná-lo fretless
e enquanto isso eu emprestei um jazz bass constuido por ele.
Cedro rosa, pau marfim e jacarandá da Bahia. É complicado fazer
afirmações com certeza pois a captação é diferente.

Mesmo assim notei neste baixo que os médios são muito, mais muito mais bonitos. Tocar com o pickup da ponte é maravilhoso. O grave também é ótimo.

Senti falta de agudos estalados no slap, pra essa técnica não gostei muito.

Ele canta menos também, precisa de mais volume no amp. Mas não
vejo isso como problema.

Acho que não dá pra substituir uma madeira por outra. Se quiser som
de ash compre ash. Se quiser de cedro compre cedro. Cada um tem
seu comportamento diferente.
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Mensagem por NESCAU Qua Fev 23, 2011 10:31 am

Já tive uma réplica de mm com Freijó no corpo, Marfim no braço e Jacarandá da Bahia na escala, sem dúvida muito bom!
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Mensagem por galegonobaixo Qua Fev 23, 2011 8:41 pm

Bruno Alcântara escreveu:
Acho que não dá pra substituir uma madeira por outra. Se quiser som
de ash compre ash. Se quiser de cedro compre cedro. Cada um tem
seu comportamento diferente.

Concordo e discordo!
Concordo: Se quiser som de ash, vai atrás de ash, se quiser som de cedro, vai atrás de cedro e assim por diante

Discordo: Não creio que existam madeiras insubstituíveis, creio que existam madeiras que possuam resultados parecidos, se você possui um resultado, praticamente, como X com uma madeira mais barata e ecologicamente correta , porque não?

momento devaneio:
Lembro-me de ter uma baixo warlock feito pelo Paulo Lima, que era de mogno com tampo e fundo em pau marfim e braço em marfim com longarinas de pau ferro e escala de jacarandá, pesava, digamos assim, bastante, mas tinha mais graves/médios que qualquer outro baixo que já vi na vida...Uma vez estava aqui em bsb quando levei o tal baixo para regular e comentei com o luthier sobre a falta das outras freqüencias, ele me olhou torto e disse: Vc escolheu as madeiras? eu: sim... luthier:Que que vc queria então P***a?
No nunca mais fui o mesmo depois disso, penso muuuito sobre madeiras ...
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Mensagem por Binão Qua Mar 30, 2011 4:36 pm

Opa... Aluém ai tem mais algo a crescentar na diferença sonora entre o Cedro e o Ash e o Cedro e o Alder?
A comparação é só para saber a diferença de timbre entre estas madeiras mais tradicionais para JB.

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Mensagem por siodoni Qua Mar 30, 2011 6:36 pm

^Em breve meu P-Bass 51 deve ficar pronto.
O corpo será em Cedro Rosa e o braço em marfim.
Dai poderemos comparar o som com os instrumentos mais "tradicionais".
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Mensagem por Die Qua Mar 30, 2011 6:47 pm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174993191-corpo-de-baixo-precision-luthier-_JM

Alguém conhece o trabalho deste luthier ? será que vale a pena esse corpo ??

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Mensagem por siodoni Qua Mar 30, 2011 10:29 pm

Die escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174993191-corpo-de-baixo-precision-luthier-_JM
Alguém conhece o trabalho deste luthier ? será que vale a pena esse corpo ??
Estou fazendo um P-Bass 51 com esse Luthier.
Se quiser conferir o trabalho do cara, dá uma conferida nesse tópico: http://bass.forumeiros.com/t7917p150-precision-1951-generico#298265
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Mensagem por Die Qua Mar 30, 2011 10:51 pm

Obrigadão Siodoni!!

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Mensagem por ct.colela Qui Mar 31, 2011 1:00 am

siodoni escreveu:
Die escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174993191-corpo-de-baixo-precision-luthier-_JM
Alguém conhece o trabalho deste luthier ? será que vale a pena esse corpo ??
Estou fazendo um P-Bass 51 com esse Luthier.
Se quiser conferir o trabalho do cara, dá uma conferida nesse tópico: http://bass.forumeiros.com/t7917p150-precision-1951-generico#298265

Qual o nome desse luthier de santa catarina?

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Mensagem por VictorLuigi Qui Mar 31, 2011 7:54 am

^
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Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 31, 2011 11:56 am

Binão escreveu:Opa... Aluém ai tem mais algo a crescentar na diferença sonora entre o Cedro e o Ash e o Cedro e o Alder?
A comparação é só para saber a diferença de timbre entre estas madeiras mais tradicionais para JB.

O meu Tagima JB tem o corpo em Cedro rosa e braço em marfim, tenho pouca experiência com Ash e o Alder, mas pude perceber que com Cedro o som fica mais encorpado e com médios mais bonitos. Agora outra madeira brasileira que dizem ser ótima é o Freijó, falam que a resposta é bem próximo ao Alder.

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Mensagem por Cris Simões Dom maio 08, 2011 11:44 pm

Queridos Guerra, Bertola e Ronyldo,
Estou em vias de mandar fazer um baixo com corpo em cedro e braço em marfim. Surgiu a ideia de deixar o corpo com "top" em marfim pra ficar com acabamento mais clarinho. Isso altera o som do Cedro já que a lâmina de marfim está por cima do Cedro?
Há quantas variações de Cedro?
Obrigado! Wink

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Mensagem por Claudio Seg maio 09, 2011 8:54 am

ct.colela escreveu:
siodoni escreveu:
Die escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174993191-corpo-de-baixo-precision-luthier-_JM
Alguém conhece o trabalho deste luthier ? será que vale a pena esse corpo ??
Estou fazendo um P-Bass 51 com esse Luthier.
Se quiser conferir o trabalho do cara, dá uma conferida nesse tópico: http://bass.forumeiros.com/t7917p150-precision-1951-generico#298265

Qual o nome desse luthier de santa catarina?

Meu último fretless, teve o corpo construído por esse Luthier (Roberto Cavalheiro), em Cedro de peça única. O trabalho ficou excelente. Tem fotos do baixo lá no Clube do Fretless.

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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Seg maio 09, 2011 4:38 pm

Cris Simões escreveu:Queridos Guerra, Bertola e Ronyldo,
Estou em vias de mandar fazer um baixo com corpo em cedro e braço em marfim. Surgiu a ideia de deixar o corpo com "top" em marfim pra ficar com acabamento mais clarinho. Isso altera o som do Cedro já que a lâmina de marfim está por cima do Cedro?
Há quantas variações de Cedro?
Obrigado! Wink

Nobre, embora nunca tenha feito essa combinação(cedro+marfim no top) a interferência será pouco perceptivel...acretido que vá somar e não diminuir...talvez o Bertola tenha uma informação mais conclusiva ou alguem mais no forum a tenha.

Sobre as variações do cedro. Existem especies diferentes: Cedrela Odorata(cedro mais conchecido) Cedrela Sp, Cedrelinga catenaeformis(Cedroarana), tem por aqui um tipo cedro, que "dizem" só tem na região entre amazonas e roraima,o Cedro Doce. Tem o Cedrinho que não lembro o nome cientifico....e por ai vai.!!!!..Caso alguem saiba um pouco mais...postem mais informações....

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Mensagem por CG Seg maio 09, 2011 4:50 pm

Para o Precision eu vou no basicão:

Corpo: Cedro
Braço: Maple
Escala: Rio Rosewood

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Mensagem por NESCAU Seg maio 09, 2011 5:21 pm

Eu tive um clone de MM com corpo em freijó, braço em marfim e escala em jacarandá. Sem dúvidas um dos melhores instrumentos que já tive, a combinação das madeiras ficou perfeita. Só que o peso, ah o peso... É bom ter uma correia bem larga... hehehe
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Mensagem por CG Seg maio 09, 2011 5:28 pm

Cogitei o Freijo, mas me falaram que era muito pesado... De baixo pesado já chega o SX...

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Mensagem por NESCAU Seg maio 09, 2011 8:08 pm

^ mas cara, o timbre que essa madeira dá, olha, vale cada doril! HAUHUH
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Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple? Empty Re: Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple?

Mensagem por patrik gobbi Qui Out 13, 2011 7:30 pm

Alguem poderia me passar o contato desse luthier "Roberto Cavalheiro"??


patrik gobbi
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Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple? Empty Re: Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple?

Mensagem por fheliojr Qui Out 13, 2011 9:03 pm

^ antes de contata-lo, dê uma lida neste topico: https://www.contrabaixobr.com/t14527p50-tarcisio-caetano

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Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple? Empty Re: Cedro Rosa e Marfim Imperial vs. Ash e Maple?

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