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Captando o som de um contrabaixo elétrico

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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 2:29 pm

A conexão de um baixo elétrico a um canal de mesa jamais estragará nada! No entanto, a impedância de saída de um instrumento passivo é muito alta (da ordem de 100k ohms) e a impedância de entrada das mesas é, em geral, de 10k ohms. Isso acarretará descasamento de impedâncias e forte perda de agudos.

Num instrumento ativo (com pré embutido), a impedância de saída é baixa e a conexão à entrada de linha da mesa trará ótimo resultado. O ideal para o instrumento passivo é o uso do Direct Box (DI), que casará as impedâncias e níveis. Sua saída, porém, deve ser ligada à entrada de microfone da mesa. É assim que se faz em grandes sistemas de P.A. e em estúdios de gravação.

Por outro lado, a conexão de um instrumento ativo através de Direct Box também é vantajosa, pois a conexão à mesa passa a ser balanceada e de baixa impedância, ajudando a reduzir o ruído.

Quando falamos em "instrumento passivo", devemos pensar em captadores magnéticos, cuja impedância sobe com a freqüência, o que explica a perda de agudos com o descasamento. Se o captador passivo para violão é semelhante a um captador de guitarra, vale o que foi dito. Agora, se o captador é piezoelétrico, a situação se inverte.

Sua impedância desce com a freqüência e, portanto, ao ligá-lo numa entrada de baixa impedância, a perda será de graves. Novamente, é preciso usar o DI. Escolha um modelo com impedância de entrada bem alta (250 k ohms ou mais). Para ter esta impedância de entrada, o DI será fatalmente do tipo ativo (com amplificação).

A saída do DI é de baixa impedância e baixa tensão, por isso é necessário usar a entrada de microfone, que tem alto ganho. Assim, tanto faz se a entrada de linha é balanceada ou não - ela não tem nada a ver com o negócio, a entrada de microfone é escolhida pelo alto ganho e não por ser balanceada.

Uma alternativa interessante, e que permite uma gama maior de possibilidades na fase de mixagem, é a captação do som do contrabaixo em duas vias. A primeira via consiste em captar o som que vem da saída de linha de um amplificador e entra no canal 1 do mixer. A segunda via consiste em microfonar o amplificador e entrar com esse sinal no canal 2 do mixer. Dessa forma, você terá o som do contrabaixo gravado em duas trilhas diferentes, podendo experimentar padrões de equalização e compressão diferentes para cada trilha.

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Mensagem por JoseRech Ter Nov 25, 2008 2:51 pm

É melhor usar um DI comum ou um BDI da Behringer?
Pelo que entendi o BDI vai ter a opção de pré-equalizar, enquanto o DI não, certo?
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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 2:58 pm

JoseRech escreveu:
É melhor usar um DI comum ou um BDI da Behringer?
Pelo que entendi o BDI vai ter a opção de pré-equalizar, enquanto o DI não, certo?

Sim, o BDI, além de funcionar como um DI ativo, ele te dará recursos de pré e de equalização.

Em particular, eu gosto de trabalhar captando o som todo flat, usando no máximo a equalização do próprio instrumento. Após a captação do som, eu gosto de trabalhar com os plugins de equalização. Por esse motivo, eu não usaria um BDI, mas sim, somente um DI ativo!

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Mensagem por JoseRech Ter Nov 25, 2008 3:10 pm

Muito boas as dicas, com certeza irei utilizá-las em uma futura gravação!
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Mensagem por Wotan Ter Nov 25, 2008 6:29 pm

Pois é...
Eu tenho um BDI 21 da Behringer. Então posso usá-lo, mesmo não sendo o seu predileto?
Uma mesa é coisa mais profissional e eu não possuo uma. Tem com ligar o baixo no BDI e este direto na placa de som do computador? Há riscos?

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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 7:45 pm

Wotan escreveu:Pois é...
Eu tenho um BDI 21 da Behringer. Então posso usá-lo, mesmo não sendo o seu predileto?
Uma mesa é coisa mais profissional e eu não possuo uma. Tem com ligar o baixo no BDI e este direto na placa de som do computador? Há riscos?

Sim Wotan, há riscos... ligar um pré direto na line-in da placa de som pode queimá-la sim... tanto as saídas de line-out dos amplificadores, quanto as saídas de qualquer pré, possuem um sinal muito alto e impedância descasada. Pode ser algo que sua placa queime minutos depois que você comece a tocar, ou pode acontecer de forma progressiva.

Se você não possui uma mesa de som, ligue o baixo direto na placa, é mais garantido!

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Mensagem por Wotan Ter Nov 25, 2008 7:54 pm

Mesmo assim o risco existe, porém menor?
E como seria isto? Um cabo com plug banana numa ponta e P2 na outra direto do baixo para a placa?

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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 8:00 pm

Wotan escreveu:Mesmo assim o risco existe, porém menor?

Bem... diz a lenda que instrumentos ativos com prés no estilo Bartolini, não são saudáveis aos line-in de placas de som, mas eu nunca vi nenhuma que tenha ido pro espaço por causa de um baixo ativo... de qualquer forma, onde há fumaça...

Wotan escreveu:
E como seria isto? Um cabo com plug banana numa ponta e P2 na outra direto do baixo para a placa?

Exatamente... ou então, você pode optar por um cabo com 2 plugs P2, e usar um adaptador no baixo P2-P10.

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Mensagem por Wotan Ter Nov 25, 2008 8:57 pm

Tenho o material em casa (cabo P2-P2 e adaptador P2-P10).
E nos baixos passivos como o meu SX ? Existe alguma "lenda"? Devo me ariscar? Acha que é seguro com baixos passivos?

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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 9:08 pm

Wotan escreveu:
E nos baixos passivos como o meu SX ? Existe alguma "lenda"? Devo me ariscar? Acha que é seguro com baixos passivos?

Pra baixos passivos não há nenhum registro de problemas, é seguro!

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Mensagem por Wotan Ter Nov 25, 2008 9:11 pm

Valeu! cheers

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Mensagem por Alencar Ter Nov 25, 2008 9:54 pm

agora eu intendi pq meu baixo ta saindo tão grave, uahahuiahiuahiua
vlw claudio!

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Mensagem por Thales_Sr Ter Nov 25, 2008 10:54 pm

Complementando...

A Line In de placas de som comuns geralmente tem uma impedância de entrada baixa também (a minha é de 50 k ohms), e "come" agudos.

O risco de se danificar placas de som com o nível de sinal eu considero meio exagerado, principalmente usando equipamentos alimentados a 9V (como o BDI, e pedais).

Motivo: teoricamente, eles vão dar um pico de sinal de 4,5V (na prática, é menos que isso), insuficiente para danificar a placa.

Porém, se o aterramento da sua casa não for muito bom, aí sim você pode danificar a placa, logo ao conectar o equipamento. (Um dos sintomas de aterramento ruim é a carcaça da CPU dar choque quando você encosta nela descalço)

Quanto a casamento de impedâncias, isso vale para linhas de transmissão, mas no caso de transmissão de sinais de áudio (onde os cabos mal chegam a 10m), o ideal é ter mínima impedância de saída, e máxima de entrada, para ter menos perda de sinal.
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Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 11:25 pm

Thales_sr escreveu:
O risco de se danificar placas de som com o nível de sinal eu considero meio exagerado, principalmente usando equipamentos alimentados a 9V (como o BDI, e pedais).

Sim, por esse aspecto você tem razão... o problema reside em apenas controlar o sinal no que diz respeito a volume/ganho. Pra exemplificar (uma situação absurda), você liga um pré numas caixinhas daquelas de som de micro... na primeira pancada grave que você emitir no baixo, essas caixas "explodem". O mesmo acontece com as placas de som... se você jogar no line-in ou mic da placa um sinal vindo do line-out de um amplificador, tem que prestar atenção no volume desse sinal, caso contrário vai mandar a placa pro espaço logo nas primeiras notas!

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Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 26, 2008 12:43 am

Realmente, se o sinal vier do line out de um amplificador aí já se deve preocupar, uma vez que o circuito de line out do ampli pode estar sendo alimentado a uma tensão maior, mandando um sinal mais forte.

Quanto a volume/ganho, aí a preocupação maior seria com as caixas de som, já que ao passar pelo line in, o sinal passa por um controle de ganho, antes de ir pra um conversor a/d, mas aí já não tem mais problema. O controle de ganho vai saturar no valor máximo dele (que deve ser o máximo do conversor a/d também).
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Mensagem por Jackson Qua Nov 26, 2008 10:36 am

E quanto a microfonar o alto falante? Tem algum segredo? Existe algum microfone na faixa dos R$100,00 que atendam para um home studio? Precisa de mesa de som, ou posso ligar o mic direto na placa?
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Mensagem por Claudio Qua Nov 26, 2008 2:05 pm

Jackson escreveu:
E quanto a microfonar o alto falante? Tem algum segredo? Existe algum microfone na faixa dos R$100,00 que atendam para um home studio? Precisa de mesa de som, ou posso ligar o mic direto na placa?

Pra microfonar caixas, costumo utilizar o SM-57 da Shure, que hoje sai em torno de uns 400 Reais.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84515421-microfone-shure-sm57-lc-p-microfonar-instrumentos-joaberosa-_JM

Mistérios não há... o que é realmente necessário haver são os testes antes de começar a gravação pra valer. Em geral, eu coloco o microfone a um palmo de distância da caixa, apontando-o para a base do falante. Deixo o canal do mixer todo flat e trabalho a "pré-timbragem" na própria caixa. Depois, se necessário, utilizo um plugin de equalização pra chegar no som que eu quero!

Em geral, eu gravo 3 trilhas de teste, variando o nível de volume e a distância do microfone. Aí, vejo qual trilha me agradou mais e tomo essa como base pra gravação. Tem que ficar atento a dinâmica das músicas. Se numa mesma gravação você vai produzir uma tocando só pizicato e a outra tocando slap, não é aconselhável que os volumes da caixa sejam iguais pras duas músicas.

Um último detalhe: Se mesmo depois de todos os testes, você percebe que há um "estouro" (pop) em determinadas frequências, você pode usar uma espuma pra proteger a cápsula da cardióide... mas dificilmente isso acontece com um SM-57.

Quanto a ligar o microfone direto na placa, honestamente, nunca fiz. Só testando mesmo pra poder dizer algo!

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Mensagem por Jackson Qua Nov 26, 2008 4:50 pm

valeu claudião,

vou arrumar um microfone mais simples só pra ver se funciona direto na placa.
Se não funcionar eu vou precisar de uma mesa? Ou um phantom power resolve?
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Mensagem por Claudio Qua Nov 26, 2008 7:10 pm

Jackson escreveu:
vou arrumar um microfone mais simples só pra ver se funciona direto na placa.

A priori vai funcionar sim, a final de contas é um microfone captando um som externo e transmitindo pro computador através da entrada mic da placa de som. Só não sei como vai a qualidade disso!

Jackson escreveu:
Se não funcionar eu vou precisar de uma mesa? Ou um phantom power resolve?

Phantom Power é um "recurso" de alimentação de energia a +48v, presente na maioria das mesas. Não entendi qual seria a relação do Phantom Power com a captação de um sinal de áudio!

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Mensagem por Jackson Qua Nov 26, 2008 7:32 pm

ClaudioBass escreveu:
Phantom Power é um "recurso" de alimentação de energia a +48v, presente na maioria das mesas. Não entendi qual seria a relação do Phantom Power com a captação de um sinal de áudio!

a minha dúvida é se caso o sinal do microfone fique muito fraco, como eu não tenho mesa de som, teria que usar um phantom power tipo o Mic100.
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Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 26, 2008 7:43 pm

Mic100 é preamplificador, não?
Phantom power é outra coisa...
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Mensagem por Claudio Qua Nov 26, 2008 7:52 pm

Como o Thales falou, o MIC100 é um pré valvulado com limiter integrado, que dispensa fonte de alimentação externa de energia caso o mixer possua recurso de Phantom Power para alimentá-lo!

Aí, entra novamente a questão do volume/output... lembre que o MIC100 é um Tube Ultragain!

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Mensagem por bruno nunes Qua Nov 26, 2008 11:22 pm

ligar baixo ativo direto na line-in do pc nao me causou problema ateh hoje...ligo meu squier com cabos e adaptadores que nem a galera comento numa placa onboard, e nunca tive problemas...
abraços...

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Mensagem por Guilé Qui Nov 27, 2008 3:05 pm

ClaudioBass escreveu:A conexão de um baixo elétrico a um canal de mesa jamais estragará nada! No entanto, a impedância de saída de um instrumento passivo é muito alta (da ordem de 100k ohms) e a impedância de entrada das mesas é, em geral, de 10k ohms. Isso acarretará descasamento de impedâncias e forte perda de agudos.


Cláudio,

Tenho uma Zumbêum e nas especificações dela tem a seguinte informação:

Output(Line / headphones combined) : 1/4" stereo phone jack(Maximum output level : [LINE]+3dBm, output load impedance 10kΩ or higher / [headphones]20mW + 20mW, into 32 ohms load)

Meu baixo é um jazz passivo, uso uma mesa behringer entre o baixo e o PC...Neste caso, a B1 serve como casador de impedância?

Aproveitando...qual é a entrada correta pra se conectar uma mesa em uma placa onboard? MIC ou LINE in ?? na minha ta ligada no azulzinho...acho q é o LINE.

Abç !

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Mensagem por Claudio Qui Nov 27, 2008 5:13 pm

Guilé escreveu:
Meu baixo é um jazz passivo, uso uma mesa behringer entre o baixo e o PC...Neste caso, a B1 serve como casador de impedância?

Eu só conheço a B1 por foto... mas se nas especificações da B1 vier dizendo (de forma explícita) que ela funciona também como uma DI, então a resposta é SIM!

Guilé escreveu:
Aproveitando...qual é a entrada correta pra se conectar uma mesa em uma placa onboard? MIC ou LINE in ?? na minha ta ligada no
azulzinho...acho q é o LINE.

Em qualquer placa, deve ser utilziada a entrada Line-In para o "Y" que vem da mesa!

"Y" significa Main-Output-Left / Main-Output Right saindo da mesa, com um conector P2 estéreo entrando no Line-In da Placa!

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Mensagem por Guilé Qui Nov 27, 2008 5:22 pm

ClaudioBass escreveu:
Eu só conheço a B1 por foto... mas se nas especificações da B1 vier dizendo (de forma explícita) que ela funciona também como uma DI, então a resposta é SIM!

!

Aquelas especificações indicam q funciona como DI ? Explicitamente não vem, mas minha dúvidá é quanto à impedância de saída dela e a de entrada da mesa.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Nov 27, 2008 5:54 pm

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A B1 serve como buffer (que é umas das funções da DI ativa).
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Mensagem por Guilé Qui Nov 27, 2008 5:56 pm

Thales_sr escreveu:Guilé

A B1 serve como buffer (que é umas das funções da DI ativa).


Tipo assim...como assim ??? scratch

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Mensagem por Thales_Sr Qui Nov 27, 2008 6:13 pm

A DI ativa é:

Buffer;
Balanceador de sinal.

A B1 serve como buffer (assim como qualquer pedal com bypass eletrônico)

Definição da Wikipedia:
Um Buffer (ou buffer de tensão) é um amplificador de ganho unitário usado para isolar e conectar um estágio de alta impedância de saída a uma carga de baixa impedância de entrada.

Serve pra você conectar um instrumento de alta impedância (guitarras/baixos passivos) em entradas de baixa impedância (line in do pc, mesas de som...)
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Mensagem por Claudio Qui Nov 27, 2008 6:43 pm

Legal Thales, essa eu também não sabia...

Você é técnico em eletrônica ou já estudou sobre o assunto? percebo pelas mensagens que você tem bons conhecimentos sobre o assunto! Eu não manjo nada de eletrônica, é minha área de estudos mais fraquinha... o pouco que sei aprendi lendo material na Internet e manuais de equipamentos!


Última edição por ClaudioBass em Qui Nov 27, 2008 6:45 pm, editado 1 vez(es)

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Captando o som de um contrabaixo elétrico Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Rafael do Baixo Qui Nov 27, 2008 6:43 pm

Um amigo meu costumava gravar direto no line-in da placa de som on-board,mas ele usava um pedal da Boss antes (acho que era o MetalZone) apenas como buffer,e o resultado ficava ótimo,o sinal do baixo dele (Ibanez Roadstar II,passivo feito em 1986) entrava mais "balanceado" do que ligado direto na placa.

Eu já gravei direto na placa on-board do pc usando baixos com circuito ativo (bartolini inclusive) e um com captação ativa,e nunca tive nenhum problema com isso,a placa

O único problema era nos baixos com captação ativa, que o sinal sempre entrava clipando,independentemente do volume no instrumento,ou do volume na entrada do software ou na entrada da própria placa de som,sempre entrava um sinal clipadão (um bloco se olhado em algum software).

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Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 28, 2008 1:37 am

ClaudioBass
Sou formando em Engenharia Elétrica, e estudo um pouco essa parte de eletrônica ligada a áudio.

Rafael do Baixo
É, eu faço isso também quando vou tocar/gravar (só toco no pc).
Quando quero meu som "flat", eu ligo o baixo no equalizer, e deixo ele desligado. Os agudos reaparecem tudo.
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Mensagem por Guilé Sex Nov 28, 2008 8:59 am

Vlw Cláudio e Thales !!!! Esses tópicos sobre home studio estão ficando show de bola...to aprendendo muito com vcs ! cheers
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Mensagem por Claudio Sex Nov 28, 2008 1:25 pm

Thales_sr escreveu:
ClaudioBass
Sou formando em Engenharia Elétrica, e estudo um pouco essa parte de eletrônica ligada a áudio.

Gostei de saber disso... agora já sei com quem posso tirar minhas dúvidas sobre eletrônica What a Face

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Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 28, 2008 2:02 pm

Só se você continuar fazendo os tópicos sobre home-studio, hehehe
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Mensagem por Claudio Sex Nov 28, 2008 3:41 pm

Thales_sr escreveu:
Só se você continuar fazendo os tópicos sobre home-studio, hehehe

Claro que vou continuar...

Mas acho que o pessoal deveria participar mais, relatando suas experiências com as gravações caseiras e postando outras dicas e experimentos... A final de contas, eu também estou sempre procurando ler e estudar sobre este vasto assunto, o qual ainda tenho muito o que aprender... existem várias coisas que eu não sei, e fatalmente vai chegar uma hora que vai ser complicado pra eu alimentar esses tópicos sozinho!

Mas sem dúvidas é fundamental contar com a participação de pessoas que, como você, tenham conhecimento de eletrônica!

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Mensagem por Jackson Sex Nov 28, 2008 3:48 pm

Mas acho que o pessoal deveria participar mais, relatando suas experiências com as gravações caseiras e postando outras dicas e experimentos...

devo começar minhas experiências na semana que vem..... já montei o set lá em casa, vou trocar o tweeter da caixa neste final de semana, vou arrumar um microfone simples para começar.... vamos ver !
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Mensagem por Guilé Sex Nov 28, 2008 4:17 pm

Eu vou gravar um lance com o baixo espetado direto e depois passando pela B1 com bypass pra ver a diferença tb, e mostrar na pratica como q rola esse lance de casamento de impedância em baixos passivos.

Seria bacana se conseguísemos tb gravar umas demos tipo de baixo em linha, depois o mesmo baixo microfonado e depois somando microfone e linha....seria legal pra galera ja sentir a diferença.

Cláudio, será q vc encontra algum dessses testes pré gravina q vc faz por aí pra mostrar pra gente ??
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Captando o som de um contrabaixo elétrico Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Claudio Sex Nov 28, 2008 6:15 pm

Guilé escreveu:
Cláudio, será q vc encontra algum dessses testes pré gravina q vc faz por aí pra mostrar pra gente ??

Sim... ainda tenho várias matrizes aqui de produções que fiz, com captação de pianos, percussão, metais, baixos alétrico, acústico e upright.

Só preciso de duas coisas:

1 - Tempo pra exportar essas trilhas pra MP3
2 - Aprender a usar o MP3 Tube pra poder postar as trilhas.

Assim que eu estiver com esses dois intens bem "equalizado", eu posto o material pra vocês!

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Mensagem por Renato Sáb Nov 29, 2008 1:39 pm

ClaudioBass escreveu:
Wotan escreveu:
E como seria isto? Um cabo com plug banana numa ponta e P2 na outra direto do baixo para a placa?

Exatamente... ou então, você pode optar por um cabo com 2 plugs P2, e usar um adaptador no baixo P2-P10.

Hoje pela manhão fui ao centro comprar este material para montagem do cabo. Plug mono em uma ponta, stereo na outra e adaptador para a entrada MIC / AUX do micro.

Uma verdadeira decepção!! Som baixíssimo, quase inaudível, tanto usando a entrada MIC quanto a AUX. O volume de ambas estava no máximo e gravei usando o Sound Forge, mas o resultado foi pífio; Sem falar que não conseguí ouvir uma música e grava-la enquanto tocava, bem como ouvir o som do baixo nas caixinhas do PC.

Tentei então microfonar usando um "lixofone" (não pode-se chamar um Le-som de microfone... Very Happy ) mas o resultado também foi péssimo. Som abafado, com chiados, uma M#@*%.

Acredito que a placa de som onboard de meu micro não sirva para nada além de emitir os sons do Ruindows... Depois quem sabe instale outra.

Por hora, desisti! Sleep

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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 29, 2008 2:08 pm

Ouvir baixo nas caixinhas do pc? Isto non ecziste!
Essas caixinhas não prestam pra nada além de fazer os "PAM!" do windows.

As minhas caixinhas que vieram no pc eu já transformei em um amplificador de fone de ouvido pra um colega.

Provavelmente tá com algum mal contato, placa de som onboard não tem qualidade, mas volume elas tem.
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 29, 2008 2:40 pm

Gravei um som aqui, do meu baixo (passivo).

Até os 19 segundos, é direto na placa de som, sem buffer algum. Notem o som mais "abafado", como se eu tivesse fechado o pot de tone.

Depois, é passando pelos meus pedais (todos em bypass), para eles servirem de buffer. Notem como o brilho volta. (Não volta mais porque as cordas tão fazendo aniversário já...)

http://br.youtube.com/watch?v=_b47AVq7q5g
(Como é que bota o vídeo do youtube direto?)
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Mensagem por LuCaSbass Sáb Nov 29, 2008 2:48 pm

Putz, que diferença!! Quando chegar meu vertical que tem captação piezo(impedancia altissima)... vou gravar alguma coisa sem pre e com um pre em bypass, só para efeitos de comparação.

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Mensagem por Jackson Sáb Nov 29, 2008 4:58 pm

Thales_sr escreveu:Gravei um som aqui, do meu baixo (passivo).

Até os 19 segundos, é direto na placa de som, sem buffer algum. Notem o som mais "abafado", como se eu tivesse fechado o pot de tone.

Depois, é passando pelos meus pedais (todos em bypass), para eles servirem de buffer. Notem como o brilho volta. (Não volta mais porque as cordas tão fazendo aniversário já...)

http://br.youtube.com/watch?v=_b47AVq7q5g
(Como é que bota o vídeo do youtube direto?)


Será que isso também acontece com microfone ligado direto na placa?
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 29, 2008 7:50 pm

O microfone tem a entrada própria.
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Mensagem por Jackson Sex Dez 05, 2008 8:13 am

Thales_sr escreveu:Gravei um som aqui, do meu baixo (passivo).

Até os 19 segundos, é direto na placa de som, sem buffer algum. Notem o som mais "abafado", como se eu tivesse fechado o pot de tone.

Depois, é passando pelos meus pedais (todos em bypass), para eles servirem de buffer. Notem como o brilho volta. (Não volta mais porque as cordas tão fazendo aniversário já...)

http://br.youtube.com/watch?v=_b47AVq7q5g
(Como é que bota o vídeo do youtube direto?)


O ideal pra eu ligar o baixo direto na placa de som é ter um pedalzinho então né....
Qual o pedal (com buffer) mais barato que vocês indicam? No meu caso seria só para poder ligar o baixo no pc sem perder o brilho.

Em tempo: Um Nanoverb Alesis serve como buffer? Se servir eu já tenho um e tô comendo mosca...


isso aqui serve?:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85780606-mini-mixer-black-snake-4-entradas-novo-_JM
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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 05, 2008 11:59 am

Jackson
Qualquer circuito com uma impedância de entrada alta pode servir como buffer, não precisa necessariamente ser um pedal.

Eu baixei o manual do Nanoverb, e ele informa que a impedância de entrada é 500 kohms em mono, e 1 Mohm em stereo.

500 k já é muito mais alto do que a impedância da sua placa de som, então vai servir como buffer sim.
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Captando o som de um contrabaixo elétrico Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Jackson Sex Dez 05, 2008 2:02 pm

Thales_sr escreveu:Qualquer circuito com uma impedância de entrada alta pode servir como buffer, não precisa necessariamente ser um pedal.

Eu baixei o manual do Nanoverb, e ele informa que a impedância de entrada é 500 kohms em mono, e 1 Mohm em stereo.

500 k já é muito mais alto do que a impedância da sua placa de som, então vai servir como buffer sim.

Ufa! beleza então, não preciso comprar pedal!

a noite vou fazer o teste pra ver se o brilho aparece...
valeu!
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Mensagem por Jackson Sex Dez 05, 2008 8:14 pm

Thales, Claudio, Galera:

caraca.... fiz o teste aqui usando o Nanoverb na placa de som, putz q diferença absurda!!

E eu achando q o som dos baixos diretos na placa estava ruim pq a placa é podre!!

Pra vcs terem uma idéia, eu estava usando o amplificador e microfonando o alto falante pra ter um som melhorzinho hehe

Excelente!

agora mais uma dúvida, eu posso ligar a saída de linha do amplificador no Nanoverb e mandar para a placa de som?
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Mensagem por Claudio Ter Dez 09, 2008 6:56 am

Jackson escreveu:
caraca.... fiz o teste aqui usando o Nanoverb na placa de som, putz q diferença absurda!!

Cadê o mp3tube do material?

Jackson escreveu:
agora mais uma dúvida, eu posso ligar a saída de linha do amplificador no Nanoverb e mandar para a placa de som?

Pode... mas em particular, gosto mais do som microfonado!

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