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Mensagem por Claudio Seg Jun 23, 2008 9:24 pm

Tempos depois de fazer a transformação do meu Squier, peguei um outro baixo parecido pra fazer a transformação, e usei uma técnica diferente para retirada dos trastes e preenchimento das cavidades, que deu um resultado muito melhor. Fiz o seguinte:

Cobri toda a escala com fita crepe, deixando apenas os trastes de fora. Passei a fita bem rente na junção do traste com a escala, de forma a não deixar aparente nenhuma parte da escala.

Em seguida, retirei os trastes, e apenas as cavidades dos mesmos ficaram aparente. Usei uma lâmina bem fina para preencher os trastes com a massa, e a medida em que ia preenchendo, retirava logo o excesso com uma espátula também fina.

Depois que a massa secou, entrei com uma lixa 220 só pra acabar de nivelar o traste com a escala, coisa que já estava praticamente pronta na fase da espátula. No fim de tudo, retirei a fita crepe ao longo do braço, e pra minha surpresa o trabalho ficou excelente. Detalhe: Usando essa técnica, em momento algum a lixa atingiu a escala, somente as áreas das cavidades dos trastes foram trabalhadas.

Pra encerrar, passei um óleo hidratante na escala e deixei secar. O resultado foi excelente. Dessa forma dá muito mais trabalho do que quando fiz o meu Squier, mas em compensação, você protege a escala da massa e da lixa.

Outra coisa interessante que pude constatar, é que usando a fita crepe antes de retirar os trastes, a fita não deixa que acidentalmente você retire lascas da escala durante a extração dos trastes. Quando fiz a transformação pela primeira vez, os trastes 19 e 20 ficaram ligeiramente lascados, e dessa vez não aconteceu isso em nenhum traste.

Caso alguém decida fazer a conversão, aconselho que usem essa técnica. É um trabalho muito demorado e de bastante paciência, mas o resultado é garantido!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 23, 2008 11:08 pm

Olá Claudio,
Bom estar aqui, espero contribuir com o pouco que sei com este novo e promissor fórum. Parabéns e um grande abraço.
Sobre a questão da escala fretless, acrescento também a possibilidade de se colocar filetes de PVC nos sulcos dos trastes, proporcionando assim uma marcação mais clara e visível, ademais, sendo material sólido, aumenta-se a resistência estrutural de uma escala menos espessa.
Abç
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Mensagem por Claudio Seg Jun 23, 2008 11:24 pm

Mauricio Luiz bertola escreveu:Olá Claudio, Bom estar aqui, espero contribuir com o pouco que sei com este novo e promissor fórum. Parabéns e um grande abraço.

Seja bem vindo Bertola, sua participação aqui será de grande valia pra todos nós...

Mauricio Luiz bertola escreveu:acrescento também a possibilidade de se colocar filetes de PVC nos sulcos dos trastes

Preenchimento com Mass-12 já fiz 2, agora quero em breve poder testar com esse preenchimento que você citou, ou então com filetes de madeira mesmo na cor da própria escala pra que as linhas fiquem quase invisíveis. Só preciso saber antes quais as técnicas para cortar os excessos e nivelar, sem agredir a escala.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 23, 2008 11:34 pm

Só preciso saber antes quais as técnicas para cortar os excessos e nivelar, sem agredir a escala.
[i]
Bem, utiliza-se para isso folhas de madeira cortada com estilete.
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Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 25, 2008 12:15 am

Em meu Squier fretless foi utilizado filetes de PVC, ficou um trabalho muito bom. Ja comprei fretless, mas o antigo dono tirou os trastes no Achiles, um conceituado luthier aqui de Brasilia(e muito careiro tambm hehe)
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Mensagem por Alencar Qua Jun 25, 2008 2:15 pm

O meu foi na massa mesmo, e só da pra ver as marcações se você chegar muito perto do braço, e outra coisa.. Tem umas falhas no enchimento, eu posso passar massa por cima ou tenho que tirar a que já tem e fazer todo o processo de novo!?
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Mensagem por Claudio Qua Jun 25, 2008 2:39 pm

Paco Ribeiro escreveu:
Tem umas falhas no enchimento, eu posso passar massa por cima ou tenho que tirar a que já tem e fazer todo o processo de novo!?

Bem, o ideal mesmo é que você utilize um instrumento bem fino como uma faca olfa e retire a massa da cavidade, e faça um novo preenchimento completo. Passar massa nova por cima de uma que já esteja seca, pode não dar "liga", e com o tempo acabar esfarelando a camada superior da cavidade.

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Mensagem por Ivanov_br Qui Jun 26, 2008 7:48 pm

ClaudioBass escreveu:Tempos depois de fazer a transformação do meu Squier, peguei um outro baixo parecido pra fazer a transformação, e usei uma técnica diferente para retirada dos trastes e preenchimento das cavidades, que deu um resultado muito ....


Não rola fotos não? (pelo menos aqui não apareceu) Question
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Mensagem por Claudio Qui Jun 26, 2008 8:41 pm

Ivanov_br escreveu:
Não rola fotos não? (pelo menos aqui não apareceu) Question

Não... esse não... no dia em que fiz o trabalho estava sem a máquina. Mas o próximo que fizer com essa segunda técnica vou fotografar!

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Mensagem por danilow Sáb Jul 05, 2008 10:33 am

e se quiser q a escala fique toda lisa (sem a linha onde os trastes estavam), tem q passar oq? acho q massa ou filete de madeira fica ate bom, mas nao fica totalmente liso nao eh?

vcs aconselham começar no fretless com a escala lisa ou marcada?
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Mensagem por Claudio Sáb Jul 05, 2008 12:20 pm

danilow escreveu:
e se quiser q a escala fique toda lisa (sem a linha onde os trastes estavam), tem q passar oq? acho q massa ou filete de madeira fica ate bom, mas nao fica totalmente liso nao eh?

O ideal seria usar uma massa que seja feita da mesma madeira da escala. No meu caso, a escala é de Ipê, então comprei a massa feita de Ipê. Essa forma as linhas vão ficar praticamente invisíveis, tem que chegar muito pertinho pra ver as linhas. Tem gente que prefere usar uma massa que seja mais clara do que a madeira da escala, pra que justamente as linhas fiquem bem visíveis, estilo Lined Fretless.

Quanto ao ficar "totalmente liso", se eu entendi bem... tudo é uma questão de lixar de forma correta. O ideal é que você passe o dedo na escala e não sinta onde estão as linhas preenchidas com a massa ou filete.

danilow escreveu:vcs aconselham começar no fretless com a escala lisa ou marcada?

Bem... isso é bastante pessoal... eu não gosto de tocar em instrumentos com trastes, prefiro a escala completamente lisa, sem marcações. Isso meio que obriga a você educar seus ouvidos, transferir para eles a responsabilidade da afinação. Quem toca afinando de ouvido, tem maior precepção do que quem precisa olhar pra escala pra saber onde está... com o estudo e o tempo de prática, você vai começar a perceber as notas de outros instrumentistas sem precisar olhar pro instrumento, teu ouvido vai "situar" você.

Aconselho a escala lisa, sem marcações!

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Mensagem por danilow Dom Jul 06, 2008 9:55 pm

Valeu ai pelas respostas Claudio =D

to pensando em desfretar um baixo aqui, mas ele nem eh meu hehe
a proposito, algumas coisas me intrigam no timbre do fretless...
essa musica por exemplo (por favor ignorem o video, a questao eh o baixo da musica)
https://www.youtube.com/watch?v=Gwge9yC4eHg
o baixo parece 'falar' algumas vogais (nao sei se eh viagem minha hehe), mas olhando os videos de Jaco por exemplo, o fretless tem um som fechadao. Eh so o equipamento mesmo ou tem algum segredo?
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Mensagem por Jackson Seg Set 01, 2008 9:02 am

Salve galera!

Neste final de semana tomei coragem e meti o alicate no baixo! O baixo é um modelo inspirado no Emperor II, com caps NBS6000 e circuito Artec SE-3P. O resultado foi fantástico!

Cláudio, seguindo esse tutorial, todos os trastes saíram sem empeno. Agora estou pensando em aproveitar os trastes e colocar no outro fretless, que é um Stratosonic (a idéia é deixar ele "bala" pra slap).

Vocês sabem qual ferramenta se usa para cortar os trastes? Os trastes são para 5 cordas mas vou colocar num baixo de 4 cordas...
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Mensagem por Claudio Seg Set 01, 2008 9:58 am

Usa um alicate de corte mesmo, e depois passa uma lima pra dar o acabamento.

EDIT: Uma outra forma de fazer isso....

Se você tiver uma micro-retífica, use o disco de corte pra ajustar o traste, e depois os ponteiros de esmeril/lixa pra dar o acabamento.... e não esqueça também de ter muuuuita paciência pra fazer isso... esse trabalho é sacal demais!

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Mensagem por Master Nuñez Ter Set 02, 2008 7:50 am

Claudio,
muito bom o tutorial para quem quer fazer um fretless, eu estou comprador de um Squier para fazer dele um fretless, e a técnica parece-me perfeita e estou cheio de vontade de meter mão à obra Smile Smile Smile só tenho uma pequena dúvida, massa de ipê é o quê? qual é a madeira? é que aqui em portugal não usamos esse termo Sad não conheço, será mogno? ou chamado rosewood? e para hidratar a escala? qual foi o oleo que foi utilizado é que em portugal também não conhecemos o nome do produto que foi utilizado para hidratar a escala do squier.

abraços para todos e continuação de bons posts

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Mensagem por Claudio Ter Set 02, 2008 8:18 am

Master Nuñez escreveu:
(...) só tenho uma pequena dúvida, massa de ipê é o quê? qual é a madeira? é que aqui em portugal não usamos esse termo Sad não conheço, será mogno? ou chamado rosewood? e para hidratar a escala? qual foi o oleo que foi utilizado é que em portugal também não conhecemos o nome do produto que foi utilizado para hidratar a escala do squier.

Segundo um Luthier amigo aqui do Rio, a definição pra Ipê é: "...Madeira bastante rígida e densa, o Ipê é extremamente estável e firme. Seu peso fica em cerca de 1.100 Kg/m³. Possui uma fina textura, com cor variando entre o vermelho/roxo escuro e o marrom bem escuro. É a escolha para escalas e laminações de braços. Se o peso não for uma preocupação, um braço totalmente em Ipê pode ser construído. Devido à sua densidade, é uma madeira muito difícil de ser trabalhada, logo muito cuidado deve se ter para se obter um bom resultado. Seu uso em braços e escalas oferece um alto "sustain" e um som de rápido "ataque", com sons graves e médios destacados e agudos limpos...".

A massa baseada em Mogno é mais clara do que a baseada em Ipê. Os Squiers com escala escura, diz a especificação que é Rosewood... e a massa que mais se aproximou do Rosewood foi a Ipê.

Quanto a hidratação da escala, usei Óleo de Peroba industrializado, desses que se usa nos móveis de casa. Existe uma fórmula caseira que circula pela internet que é feita a base de limão e óleo de cozinha, mas, honestamente preferi não arriscar, optei pelo óleo industrializado mesmo!

Caso você tenha dificuldades em achar esse tipo de material aí na Europa, posso comprar aqui e te enviar por Correio.

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Mensagem por Master Nuñez Ter Set 02, 2008 8:53 am

Claudio,

muito obrigado pelo esclarecimento! 5***** pois de facto essa madeira de Ipê não é conhecida por cá, de qualquer forma vou tentar encontrar cá a massa se não arranjar eu pago a despesa e agradeço o favor de enviar por correio Wink o oleo penso não ser necessário, pois cá utilizamos oleo de cedro que repara e protege a madeira, mas habitualmente utilizo mesmo oleo de limão desse que se compra nas lojas de instrumentos, limpa a madeira e hidrata bastante bem.

prometo que quando fizer o meu fretless coloco algumas fotos para partilhar com o pessoal.

UGA (Um Grande Abraço)

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Mensagem por Jackson Ter Set 02, 2008 9:23 am

ClaudioBass escreveu:Usa um alicate de corte mesmo, e depois passa uma lima pra dar o acabamento.

EDIT: Uma outra forma de fazer isso....

Se você tiver uma micro-retífica, use o disco de corte pra ajustar o traste, e depois os ponteiros de esmeril/lixa pra dar o acabamento.... e não esqueça também de ter muuuuita paciência pra fazer isso... esse trabalho é sacal demais!

nao tenho essa ferramenta, na verdade nao tenho nem o alicate..... vou comprar o alicate q é mais barato!
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Mensagem por Daniel Qui Set 04, 2008 11:15 pm

bom, amanhã vou iniciar a desfretagem (ou desfretamento, sei lá) do meu baixo.

Vou tirar algumas fotos do procedimento e assim que terminar eu coloco aqui pra galera acompanhar.

Eu hidratei a escala com óleo de peroba, pois estava bem ressecada e fiquei com medo de lascar mais ao retirar os trastes...vamos ver se vai amolecer como esperado.

Desejem-me sorte. amanhã a tarde inicio a operação!!

Ah, e resolvi fazer ele tipo lined fretless, com uma massa mais clara que a escala, pois vai me ajudar bastante tendo em vista minha falta de prática nesse tipo de instrumento.

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Mensagem por Claudio Sex Set 05, 2008 9:21 am

Beleza... boa sorte...

Lembre-se que o traste deve ser *retirado*, e não arrancado na marra, e não deixe de limpar bem as cavidades dos trastes!

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Mensagem por Daniel Sáb Set 06, 2008 12:02 am

bom, hj o dia foi trabalhoso, mas deu certo. Tirei umas fotos do procedimento e depois vou colocar aqui. Amanhã vou dar uma lixada de acabamento final e hidratar a escala.

Somente em poucos pontos a massa apareceu mais, preenchendo algumas pequenas lascadas da retirada de trastes, mas no geral ficou bom. Usei massa cor marfim, e o contraste ficou legal. Ah, e usei essa técnica da fita crepe. Realmente ajuda muito no acabamento.

Depois posto as imagens. Abraço

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Mensagem por Daniel Sáb Set 06, 2008 4:01 pm

Bom, vou relatar aqui com fotos como foi o desfretamento do meu baixo.

Como a escala estava ressecada, dei uma hidratada antes de fazer todo o procedimento uns 2 dias antes, com óleo de peroba.

Já iniciando os trabalhos, me guiei pelas dicas do Cláudio e de outros tutoriais achados pela internet.

Também afrouxei o tensor para que o braço ficasse plano durante o trabalho.

CLIQUE PARA AMPLIAR AS FOTOS.

Baixo com trastes:
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evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2712
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Aqui está com a fita crepe por toda a escala, exceto nos trastes:


evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2713

Aqui já está sem os trastes:

evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2714

evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2715

Detalhe que usei uma chave de fenda pequena para retirar os trastes, mas dei uma limada nela com este amolador da foto. Ficou muito bom para entrar por baixo dos trastes e depois que passei a usar essa chave não marquei a escala em nenhum momento.

Só precisava dar uma levantada muito de leve com o estilete e depois já entrava com a chave de fenda, e quando começava a soltar eu fiz uma pequena alavanca com a própria lima e levantava o traste sem nenhum esforço bruto. Mais fotos:

evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2810

Aqui está com a massa. passei com o dedo mesmo, empurrando pra dentro dos buracos. Achei melhor que usar espátula.

evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2813

Percebam que cobri os captadores com fita, pois como iria lixar, com certeza entraria pó neles.

Agora a primeira lixada, com lixa 180 para tirar o grosso, e seguida da 220, para afinar:

evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2811
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Cimg2812

Algumas linhas pegaram a cor do pó, mas depois saiu com um pano levemente úmido.

Hidratando a escala com óleo de peroba:

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O resultado final:

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Como podem ver, alguns pontos ficaram com falhas, mas nada que comprometa o bom resultado da transformação.

Lógico que foi a primeira vez que ousei fazer isso com um baixo, e isso influenciou para que não tivesse um resultado ainda melhor. Mas no fim das contas gostei do que vi e ouvi, apesar da captação velha e cordas bem chocas roundwound. Quando mandar regular ele e trocar as cordas deve melhorar.

obrigado a todos pelas dicas.

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Mensagem por Claudio Sáb Set 06, 2008 5:48 pm

Parabéns... é isso aí... com a utilização correta das técnias não tem erro, fica muito bom... parabéns pelo trabalho!

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Mensagem por Jackson Dom Set 14, 2008 10:56 pm

Bom, transformei meu segundo fretless, usando o tutorial do claudio, o baixo é um modelo inspirado no Emperor II com corpo em imbuia e braço inteiriço em marfim (escala em jacaranda). Os caps são NBS6000 com circuito Artec SE3P.

Segue aí uma pequena demostração de como ficou (depois gravo algo de verdade):

http://www.mp3tube.net/musics/jackson-chameleon/210546/




Última edição por Jackson em Qua Out 15, 2008 11:16 am, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Claudio Seg Set 15, 2008 12:14 am

Não fotografou o processo de transformação não?
Pelo som, parece que que o trabalho ficou ótimo... mas, qual foi a técnica que você usou? massa na cor da escala ou filetes de madeira/pvc?

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Mensagem por Jackson Seg Set 15, 2008 9:41 am

ClaudioBass escreveu:Não fotografou o processo de transformação não?
Pelo som, parece que que o trabalho ficou ótimo... mas, qual foi a técnica que você usou? massa na cor da escala ou filetes de madeira/pvc?

nao fotografei, nem tenho camera fotografica hehe

eu usei massa na cor Ipê, mas ainda assim ficou um pouco mais clara que a escala... não tinha outra massa mais escura, mas as linhas ficaram bem discretas, vou ver se consigo uma camera emprestada pra mostrar como ficou a escala (to tentando arrumar uma camera de videio tb pra participar da disputa q ta rolando...)
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Mensagem por Master Nuñez Qua Out 08, 2008 10:35 am

Pessoal, como tinha dito aqui há algum tempo atrás, estava comprador de um baixo para fazer um fretless usando as magnificas dicas que aqui têm deixado Smile Smile Smile finalmente apareceu o baixo que eu queria transformar, acabei por comprar um fender PB mexicano, usado com dois anos (olimpic white), está em trânsito vindo de UK, assim que chegue começo a obra e documento com fotos para poder ajudar alguem que venha a querer fazer também, depois a 2ª parte será relicar o baixo Smile alguém ja o fez em algum baixo? e como correu? essa será a 2ª parte desta doideira, mas tenho tenho ter um baixo Relic Smile

abraços a todos e até breve.

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Mensagem por Daniel Sex Out 24, 2008 10:23 pm

opa, vai rolar as fotos?

sobre relicar, deixa ele com meu primo umas 2 semanas que ele vai tá no grau!!

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Mensagem por Wotan Sáb Out 25, 2008 12:10 am

Gostaria de ver nestes tópicos de luthieria dicas de não só como relicar, mas pricipalmente de restaurar, repintar, embelezar. etc...
Daniel: você conhece algum luthier aqui na região norte do RJ ou sul do ES capaz de executar estas tarefas com qualidade.

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Mensagem por Daniel Sáb Out 25, 2008 12:19 am

Wotan, vou ficar devendo essa. Tem um tópico aqui com contatos de vários luthiers. dá uma olhada lá. Acredito que o Cláudio ou outro morador do RJ possam te ajudar nesse sentido.

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Mensagem por Wotan Sáb Out 25, 2008 12:30 am

Obrigado Daniel.
Fala Cláudio!

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Mensagem por Wotan Sáb Out 25, 2008 2:16 pm

É que eu tenho um instrumento "das antigas" e que está meio sambado. Estive pensando em dar uma restaurada nele, torná-lo mais decente e tocável, se é que vale a pena ($$$$$$$).

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Mensagem por Claudio Sáb Out 25, 2008 2:48 pm

Acho que o Luthier mais próximo de você (Campos) que conheço, é o Bertola... que por sinal anda sumido aqui do Fórum!

Derepente ele pode te indicar quem faça esse tipo de trabalho que você está querendo... eu até conheço um Luthier que faz, mas é em São Paulo!

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Mensagem por Jackson Sáb Out 25, 2008 3:00 pm

Wotan escreveu:Gostaria de ver nestes tópicos de luthieria dicas de não só como relicar, mas pricipalmente de restaurar, repintar, embelezar. etc...
Daniel: você conhece algum luthier aqui na região norte do RJ ou sul do ES capaz de executar estas tarefas com qualidade.

cara, o Zé Eduardo (ex-Wood) está na região dos lagos, acho que em
Macaé. Vou ver se consigo o tel dele e te passo.
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evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Empty Algumas fotos de um serviço executado recentemente...

Mensagem por Luthier Sex Nov 14, 2008 11:31 am

Baixo Squier Jazz Bass ainda com trastes
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 409443543_gzfCz-S

Já com plástico nos slots
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 409445635_M2rHN-M

Outro ângulo
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 409445149_BvPDx-M

Finalizado
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 409452094_CvLvn-S

Mais uma
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 409451702_Dgm5j-M

Mais fotos dos meus serviços podem ser vistas aqui.

Se quiserem mais informações sobre como fazer esse tipo ou outros serviços, perguntem!

Abraço!

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Mensagem por Guilé Sex Nov 14, 2008 12:14 pm

Mais um reforço de peso no fórum !!! Seja muito bem vindo Celso !!!!

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Mensagem por Claudio Sex Nov 14, 2008 1:07 pm

Luthier escreveu:
Mais fotos dos meus serviços podem ser vistas
Se quiserem mais informações sobre como fazer esse tipo ou outros serviços, perguntem!

Parabéns Celso, excelente trabalho... fiz um tour lá no teu site e gostei bastante!

Bem... eu não sou Luthier, mas gosto de me aventurar fazendo manuteção dos meus instrumentos, e cheguei a converter alguns pra fretless utilizando massa para preenchimento dos slots. Na próxima conversão, eu queria usar a técnica de preenchimento usando filetes de plástico como vi no teu site. Minhas dúvidas são:

1 - Qual ferramenta utilizar pra cortar o material excedente?
2 - Tem alguma técnica pra cortar de modo a não "ferir" a escala?
3 - Você usou Super-Bonder pra colar os filetes nos slots?
4 - Você usou alguma lixa pra nivelar o filete com a escala, ou deu o nivelamento já no corte do excedente?
5 - Posso usar filetes de madeira mesmo na cor da própria escala, ou você recomenda outro material?

Bem... a princípio essas são as dúvidas que tenho pra fazer a transformação com filetes. Se, além das minhas perguntas, você tiver algo mais a colocar que julgue importante, fique á vontade ok?

Desde já agradeço pela atenção!

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Mensagem por Luthier Sex Nov 14, 2008 3:06 pm

Obrigado pelo elogio, Claudio!

Vamos lá...

1 - Qual ferramenta utilizar pra cortar o material excedente?
Eu tiro "o grosso" com uma tesourinha, desas de unha de boa qualidade, depois, pra adiantar, uso lâmina de estilete (cuidado com a escala).
Daí pra frente é só lixa... 220, 320, 400 e 600.

2 - Tem alguma técnica pra cortar de modo a não "ferir" a escala?
Use a lâmina rente à escala e com cuidado. Se tiver inseguto, termine na lixa mesmo.

3 - Você usou Super-Bonder pra colar os filetes nos slots?
Sim. Pra colar, inicialmente, e pra calafetar depois de lixar com a lixa 220.
Você pode usar cola epoxi bi-componente se preferir, mas por ser mais espessa que a Bonder, não fica tão bom.

4 - Você usou alguma lixa pra nivelar o filete com a escala, ou deu o nivelamento já no corte do excedente?
Lixas 220, 320, 400 e 600, depois cera de carnauba sem economia... (cera, polimento, cera, polimento, cera, polimento... várias vezes)

5 - Posso usar filetes de madeira mesmo na cor da própria escala, ou você recomenda outro material?
Pode usar madeira sim, embora eu veja mais desvantagens do que vantagens.
Usando plástico, fica sempre perfeito. Eu uso preto ou branco, dependendo da escolha do cliente.
Com madeira há 2 problemas no meu ver:
1º. O acabamento fica irregular por causa do próprio desenho da madeira e em alguns casos parece que foi mal feito.
2º. É difícil encontrar madeira na espessura dos slots (.05 ou .06 mm), e nesse caso você teria que deixá-la na espessura (se conseguir sem ficar louco me fale), ou aumentar o slot (fica mais evidente e caso queira colocar trastes futuramente, terá problemas na largura dos slots e na precisão na afinação.

É isso!

Abraço!

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Mensagem por Renato Sex Nov 14, 2008 3:22 pm

Ficou lindo esse fretless com os frisos plásticos; Me animei a fazer isso em meu Tagima após comprar um outro, o que não deve tardar. Very Happy

Celso, de onde você é? Pelo código de área de seu telefone (19) dá para perceber que é da região de Campinas, moro em Mogi Mirim. Estou precisando de um Luthier para um ajuste em meu baixo (está "virgem" neste quesito) e não encontro ninguém perto.

A propósito, qual o valor do serviço de ajuste (regulagem geral) e de transformação para fretless como o baixo acima?

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Mensagem por Luthier Sex Nov 14, 2008 3:30 pm

Renato Mattos escreveu:Ficou lindo esse fretless com os frisos plásticos; Me animei a fazer isso em meu Tagima após comprar um outro, o que não deve tardar. Very Happy

Celso, de onde você é? Pelo código de área de seu telefone (19) dá para perceber que é da região de Campinas, moro em Mogi Mirim. Estou precisando de um Luthier para um ajuste em meu baixo (está "virgem" neste quesito) e não encontro ninguém perto.

A propósito, qual o valor do serviço de ajuste (regulagem geral) e de transformação para fretless como o baixo acima?
To em Campinas, cara... pra facilitar ainda mais, em Barão Geraldo, perto da Unicamp.
Me liga que a gente combina...

Abraço! Cool

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Mensagem por Claudio Sex Nov 14, 2008 4:32 pm

Perfeito Celso, obrigado... 100% esclarecedor!

Realmente eu não tinha pensado em usar filetes de plástico escuro ao invés de madeira na cor da escala. Eu também imaginava que seria complicado adaptar o filete de madeira ao slot... valeu pelas dicas!

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Mensagem por Renato Sex Nov 14, 2008 4:53 pm

Luthier escreveu:
To em Campinas, cara... pra facilitar ainda mais, em Barão Geraldo, perto da Unicamp.
Me liga que a gente combina...

Abraço! Cool

Ow, que beleza.. Trabalho em Jaguariúna, fica bem perto. Vou marcar para levar o baixo para você tipo na hora de meu almoço para uma regulagem geral... Em quanto tempo dá para me devolve-lo??

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Mensagem por Luthier Sex Nov 14, 2008 5:26 pm

Renato Mattos escreveu:
Luthier escreveu:
To em Campinas, cara... pra facilitar ainda mais, em Barão Geraldo, perto da Unicamp.
Me liga que a gente combina...

Abraço! Cool

Ow, que beleza.. Trabalho em Jaguariúna, fica bem perto. Vou marcar para levar o baixo para você tipo na hora de meu almoço para uma regulagem geral... Em quanto tempo dá para me devolve-lo??
O prazo normal pra regulagem completa é 2 dias, mas pode variar dependendo de como eu estiver de serviços aqui.
O que combinarmos quando você me ligar será cumprido.

Abraço!

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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 12:16 am

Não gosto das listrinhas brancas. Parece até coisa da escola de música que estudei onde colcavam fitinhas adesivas coloridas nas posições dos espelhos dos violinos, violas e violoncelos para as criancinhas que estavam iniciando no método Suzuki.
Quem se propõe a tocar um instrumento sem trastes deve dispensar isto.

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Mensagem por Luthier Ter Nov 18, 2008 7:03 pm

Wotan escreveu:Não gosto das listrinhas brancas. Parece até coisa da escola de música que estudei onde colcavam fitinhas adesivas coloridas nas posições dos espelhos dos violinos, violas e violoncelos para as criancinhas que estavam iniciando no método Suzuki.
Quem se propõe a tocar um instrumento sem trastes deve dispensar isto.
Não concordo. Aliás acho bem bonito.

Olhe alguns "Lined Fretless" de fábrica:

MusicMan Bongo:
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior 2007LtdEDBlueDawnadouglasjpg

Ritter:
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Ritter2

Lakland 04 DLX Fretless:
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Lakland55-04DlxFretless

Pedulla Buzz 5:
evolu��o da t�cnica anterios - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior Pentabuzz_full_front

Creio que o mais importante é o som que se tira do baixo. Tocar com marcas ou não, não faz diferença. Mas as marcas ajudam bastante...

Abraço!

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Mensagem por Alencar Ter Nov 18, 2008 7:11 pm

eu sou do tipo q quando n é 8 é 80!
aahaiuhiau
pra mim os mais lindo são os braços totalemtne lisos sem marcação nenhuma nem de traste nem de bolinhas, retangulos e etc ( no caso do fretless) já nos outros eu gosto dos com aqueles retangulos q nem os fender MM, mais isso é gosto.. =P

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Mensagem por Cid Ter Nov 18, 2008 7:23 pm

Belo trabalho Celso...
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Mensagem por LuCaSbass Ter Nov 18, 2008 7:26 pm

Concordo com o luthier. Gary Willis, o mestre jedi do fretless, toca com marcações, e afinadissimo. Thiago Espirito Santo tbm. meu professor mesmo citou um nome de um baixista acustico q usa marcações, e toca bem mais afinado que muito cara q fala mal... o negocio eh nao ficar preso somente as marcações, ate porque num palco escuro vc nao vai conseguir ver mesmo, mas eh uma coisa interessante.

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Mensagem por Claudio Ter Nov 18, 2008 7:35 pm

LuCaSBass escreveu:
(...) porque num palco escuro vc nao vai conseguir ver mesmo, mas eh uma coisa interessante.

O Silvinho Mazuca, baixista da Maria Rita, usa aquele papel adesivo verde que brilha no escuro pra contornar essas situações.

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Mensagem por Ivanov_br Ter Nov 18, 2008 8:20 pm

que bela dica!
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