Tirei a pintura do meu deOliveira Dream
+15
Gomba
JEFETE TENÓRIO
guerra_luthier
Osmar Oliveira
Renato Nogueira
heitor_pg
Fá Mendonça
Daniel
Rafael_Esp
Ivanov_br
Wotan
Göltork
JoseRech
allexcosta
Felipe Tavares
19 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Tirei a pintura do meu deOliveira Dream
Amigos,
Nessa segunda-feira acordei com a pá virada e com vontade de mudar o visual do meu deOliveira Dream. Ele tinha uma pintura bem peculiar num tom de laranja. Alguns amigos chamavam-no carinhosamente de "Cheddar".
Ultimamente, porém, tenho tido uma queda por baixos com acabamento natural. Assim, ao acordar, corri direto para o baixo e comecei a tirar a pintura. Em um ponto do corpo, a tinta tinha soltado um pouco. Comecei a partir daí, no improviso, com uma faca de lâmina bastante fina. Não é que deu certo. Acho que em um único ponto, bem pequeno, precisarei passar uma lixa. Mas no geral, gostei do resultado. Seguem algumas fotos do "novo baixo".
Estou pensando em usar algum verniz fosco para proteger a madeira. Alguém tem alguma sugestão?
Nessa segunda-feira acordei com a pá virada e com vontade de mudar o visual do meu deOliveira Dream. Ele tinha uma pintura bem peculiar num tom de laranja. Alguns amigos chamavam-no carinhosamente de "Cheddar".
Ultimamente, porém, tenho tido uma queda por baixos com acabamento natural. Assim, ao acordar, corri direto para o baixo e comecei a tirar a pintura. Em um ponto do corpo, a tinta tinha soltado um pouco. Comecei a partir daí, no improviso, com uma faca de lâmina bastante fina. Não é que deu certo. Acho que em um único ponto, bem pequeno, precisarei passar uma lixa. Mas no geral, gostei do resultado. Seguem algumas fotos do "novo baixo".
Estou pensando em usar algum verniz fosco para proteger a madeira. Alguém tem alguma sugestão?
Felipe Tavares- Membro
Re: Tirei a pintura do meu deOliveira Dream
Poxa, e vc nem tirou fotos do processo?
Minha sugestao eh:
Desmonte o baixo
Lixe com uma lixa bem fina, tipo 1000
Limpe com acetona
De umas 15 ou 20 maos bem generosas de tung oil ao longo de 2 ou 3 dias, deixando o baixo absorver bastante oleo.
Polimento com uma flanela seca.
Ateh achei onde vende o oleo pra vc...
http://www.campestre.com.br/oleo-de-tungue.shtml
Minha sugestao eh:
Desmonte o baixo
Lixe com uma lixa bem fina, tipo 1000
Limpe com acetona
De umas 15 ou 20 maos bem generosas de tung oil ao longo de 2 ou 3 dias, deixando o baixo absorver bastante oleo.
Polimento com uma flanela seca.
Ateh achei onde vende o oleo pra vc...
http://www.campestre.com.br/oleo-de-tungue.shtml
Nossa... A escala tem marcação pra míope! =P
Bah, o Laranja já tava legal, mas nada melhor do que acabamento natural. Colocando o verinz fosco ficaria show! Um dia ainda vou ter o meu natural com verniz fosco...
Bah, o Laranja já tava legal, mas nada melhor do que acabamento natural. Colocando o verinz fosco ficaria show! Um dia ainda vou ter o meu natural com verniz fosco...
JoseRech- Membro
Achei muito melhor ao natural!
Mas minha duvida é se se tirando a tinta, tamb´m não se vai o verniz?
Mas minha duvida é se se tirando a tinta, tamb´m não se vai o verniz?
Göltork- Membro
Que coragem!
Ele já era bonito com estava e então não ficou nem mais nem menos bonito, apenas diferente.
Mas tem um problema: na madeira crua, com o passar do tempo, a poeira do ambiente em contato com o suor da mão e do antebraço fará com que ele fique progressivamente sujo, encardido.
De qualquer forma, parabéns pela empreitada.
Ele já era bonito com estava e então não ficou nem mais nem menos bonito, apenas diferente.
Mas tem um problema: na madeira crua, com o passar do tempo, a poeira do ambiente em contato com o suor da mão e do antebraço fará com que ele fique progressivamente sujo, encardido.
De qualquer forma, parabéns pela empreitada.
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
belo instrumento!
Clube Cort - #006
"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp- Membro
cara, primeiro parabéns. Você definitivamente "got the balls" (tem coragem) pra mexer num baixo desses assim.
Ficou muito bom o resultado.
Abraço.
Ficou muito bom o resultado.
Abraço.
Daniel- Membro
Verniz ou oleo natural faca logo pq ficar assim nao eh nada bom pra seu baixo...
Alguns amigos chamavam-no carinhosamente de "Cheddar"
Hahahahahhahaha...
Acho que o Cheddar ficou muito melhor como "Mussarela"...
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Se ainda tiver ficado com o poliester que eles usam antes de aplicar a tinta... a madeira não estará desprotegida e ficará bastante facil de aplicar algum verniz fosco.
heitor_pg- Membro
allexcosta escreveu:Verniz ou oleo natural faca logo pq ficar assim nao eh nada bom pra seu baixo...
Cara, me empolguei tanto enquanto estava tirando a pintura, que não me toquei de fotografar o processo.
Só o óleo natural já criaria algum tipo de película ou camada capaz de proteger o baixo?
Se eu usar apenas o verniz fosco, já posso ficar despreocupado? Você me indica algum tipo específico de verniz?
Felipe Tavares- Membro
Poxa, estou querendo tirar a pintura do meu Giannini aqui pra deixá-lo natural.
Queria saber se dá pra ir tirando a tinta só raspando (cuidadosamente), ou tem alguma outra forma?
Há algum tempo eu fiz o mesmo: comecei a descascar a tinta num ponto que já estava sem tinta, mas não fui muito cuidadoso e raspei um pouco a madeira. Abandonei o projeto no meio, então. rs!
Isso faz alguns meses. Só falta cuidado mesmo? vcs têm alguma recomendação especial no processo de tirar a tinta?
Queria saber se dá pra ir tirando a tinta só raspando (cuidadosamente), ou tem alguma outra forma?
Há algum tempo eu fiz o mesmo: comecei a descascar a tinta num ponto que já estava sem tinta, mas não fui muito cuidadoso e raspei um pouco a madeira. Abandonei o projeto no meio, então. rs!
Isso faz alguns meses. Só falta cuidado mesmo? vcs têm alguma recomendação especial no processo de tirar a tinta?
Clube Fender - #62
www.vintagebox.com.br
soundcloud.com/renato_nogueira
facebook.com/renato.nogueira
Vixe...
Agora deu vontade de raspar meu Condor PB. Ele é preto com tortoise (tem review dele). Pra mim, não tem nada mais lindo do que um baixo branco com escudo tortoise, mas também acho natural f***!
Agora deu vontade de raspar meu Condor PB. Ele é preto com tortoise (tem review dele). Pra mim, não tem nada mais lindo do que um baixo branco com escudo tortoise, mas também acho natural f***!
Condor Club #008 - Fender Club #009 - Giannini Club #004 - Gallien Krueger Club #020 - S.Martyn Club #007
Osmar Oliveira- Membro
Renato Nogueira escreveu:Há algum tempo eu fiz o mesmo: comecei a descascar a tinta num ponto que já estava sem tinta, mas não fui muito cuidadoso e raspei um pouco a madeira. Abandonei o projeto no meio, então. rs!
Cara, eu não tenho nenhuma experiência de lutieria. Fiz isso no meu deOliveira porque acordei meio doido mesmo. O mais correto seria ter mandado para o meu luthier, que confio muito. Mas quando comecei a tirar a tinta, fiz com bastante calma, pensando que se não der certo, pelo menos teria que ser corrigível pelo lutier.
Falando nisso, o baixo hoje está com outro acabamento. Mandei botar um verniz brilhante e o adorei o resultado. Vou fazer umas fotos e postar aqui.
Felipe Tavares- Membro
Sugestão: aplique seladora com boneca.
Esse acabamento vai deixá-lo mais natural possível.
O óleo realmente é muito bonito, porém você nunca mais vai conseguir utilizar outro acabamento e de tempos em tempos terá que aplicá-lo novamente.
Para retirar tinta/verniz, eu utilizo um soprador térmico a uns 350º C.
Abraços
Esse acabamento vai deixá-lo mais natural possível.
O óleo realmente é muito bonito, porém você nunca mais vai conseguir utilizar outro acabamento e de tempos em tempos terá que aplicá-lo novamente.
Para retirar tinta/verniz, eu utilizo um soprador térmico a uns 350º C.
Abraços
Kra...o laranja tava bem legal...mas...esse natural ficou muuuuuito melhor!!! =) ... Parabéns aê ela iniciativa!!! Abraço
Porque o Maurício_Expressão foi lembrar que a pá existe? x.x
Deu mole, pá! Outro morto-vivo perambulando no fórum.
self palm face pela piada sem graça
self palm face pela piada sem graça
dudamir- Membro
Baixo dos Jetsons!
^
IUHAUEIHAUIHEIUAHEIUHAE
e não é que parece mesmo? IUAHEHEHAIHEIUAHE
IUHAUEIHAUIHEIUAHEIUHAE
e não é que parece mesmo? IUAHEHEHAIHEIUAHE
Lindão
#21 clube Strimberg #24 Clube Cort
Dabahia- Membro
Gostei do resultado. Mas rapaz, você é bastante corajoso hein...
Muito bacana o seu baixo, deve ter um som bem bacana...
Muito bacana o seu baixo, deve ter um som bem bacana...
Fabio Motta- Membro