Chuva anual de meteoros na madrugada do dia 13/08/10
+8
allexcosta
Quesadoc
Andrezinho
Maurício_Expressão
KIQ
NETOULTRA
Cantão
Gomba
12 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Chuva anual de meteoros na madrugada do dia 13/08/10
http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/noticias/veja-chuva-meteoros-anual-madrugada-587318.html
A Nasa anuncia: vem aí provavelmente a melhor e mais brilhante chuva de meteoros do ano.
A boa notícia é que, entre hoje e a madrugada de amanhã, praticamente o mundo todo pode acompanhar a chamada Perseides.
Apesar de o melhor ponto de observação ser no hemisfério Norte, quem mora no Brasil também terá uma boa visão do espetáculo entre 0h30 e 3h. Quem olhar para o céu poderá ver aproximadamente 50 meteoros por hora, viajando a 61 km por segundo.
"Se tiver sorte, pode ver até 100 meteoros por hora”, disse o chefe do Escritório de Meteoros da Nasa, Dr. Bill Cooke. Em uma sessão de chat hoje, ele deu algumas dicas para quem quiser observar a chuva.
"O melhor lugar para ver é afastado das luzes da cidade. Não use um telescópio; use somente seus olhos porque você precisa enxergar o máximo possível do céu e os equipamentos afunilam seu campo de visão".
A chuva Perseids é observada há pelos menos dois mil anos. Ela está associada ao cometa Swift-Tuttle, que completa sua órbita no Sol a cada 133 anos. Todo ano, em agosto, a Terra passa através de uma nuvem de detritos do cometa, e são esses pedacinhos de gelo e poeira, que possuem mais de mil anos, que queimam ao entrar na atmosfera do nosso planeta.
"A Perseids dura cerca de duas semanas; outras chuvas podem durar mais ou menos", explica Cooke. Quem quiser registrar o espetáculo pode tentar com uma câmera, desde que exponha por um bom período. “Se seu campo de visão for grande o bastante, você pode capturar um meteoro nessa exposição. Tente entre 5 e 10 minutos, apontando diretamente para cima", aconselha Cooke.
...
A NASA disponibilizou um streaming aqui.
A Nasa anuncia: vem aí provavelmente a melhor e mais brilhante chuva de meteoros do ano.
A boa notícia é que, entre hoje e a madrugada de amanhã, praticamente o mundo todo pode acompanhar a chamada Perseides.
Apesar de o melhor ponto de observação ser no hemisfério Norte, quem mora no Brasil também terá uma boa visão do espetáculo entre 0h30 e 3h. Quem olhar para o céu poderá ver aproximadamente 50 meteoros por hora, viajando a 61 km por segundo.
"Se tiver sorte, pode ver até 100 meteoros por hora”, disse o chefe do Escritório de Meteoros da Nasa, Dr. Bill Cooke. Em uma sessão de chat hoje, ele deu algumas dicas para quem quiser observar a chuva.
"O melhor lugar para ver é afastado das luzes da cidade. Não use um telescópio; use somente seus olhos porque você precisa enxergar o máximo possível do céu e os equipamentos afunilam seu campo de visão".
A chuva Perseids é observada há pelos menos dois mil anos. Ela está associada ao cometa Swift-Tuttle, que completa sua órbita no Sol a cada 133 anos. Todo ano, em agosto, a Terra passa através de uma nuvem de detritos do cometa, e são esses pedacinhos de gelo e poeira, que possuem mais de mil anos, que queimam ao entrar na atmosfera do nosso planeta.
"A Perseids dura cerca de duas semanas; outras chuvas podem durar mais ou menos", explica Cooke. Quem quiser registrar o espetáculo pode tentar com uma câmera, desde que exponha por um bom período. “Se seu campo de visão for grande o bastante, você pode capturar um meteoro nessa exposição. Tente entre 5 e 10 minutos, apontando diretamente para cima", aconselha Cooke.
...
A NASA disponibilizou um streaming aqui.
Última edição por Gomba em Sáb Ago 14, 2010 12:11 am, editado 1 vez(es)
Re: Chuva anual de meteoros na madrugada do dia 13/08/10
O que isso acrescenta em nossas vidas? Também não sei.
Chuva de Meteoro ? acho que muitos aqui , iriam preferir uma chuva de Hartke...
Puts , que piadinha infame...
Mas sem brincadeira , bacana isso ai Gomba...pena que não vou ver nada...caindo de sono...
Puts , que piadinha infame...
Mas sem brincadeira , bacana isso ai Gomba...pena que não vou ver nada...caindo de sono...
Cantão- Moderador
NETOULTRA- Membro
Eitaa...
Vou tentar ver isso aee o_O
Vou tentar ver isso aee o_O
KIQ- Membro
Perai ai... teve um meteroro que caiu entre o Rio e Espírito Santo mês passado que foi vendido por um ótimo preço para estudiosos (parece que foi 4 pedaços).
Portanto uma chuva dessas pode render um troco sim e dai comprar algum gear !!!
http://semanadaastronomia.com/blog/index.php/archives/1474/comment-page-1
Pô, Mauricio...
Nesse caso não rola mesmo!!!
O METEORITO (esse pedaço de rocha/metal) ou AEROLITO (não é um tipo de avião que já vem como um sorvete no palito) que cai do céu e se choca contra a Terra é bem diferente da chuva de METEOROS, que são fragmentos que se queimam totalmente na entrada da atmosfera terrestre e formam os riscos de luz no céu!
Nesse caso, a Terra atravessa a faixa de detritos do cometa (fragmentos de gelo e poeira cósmica) a 225 mil km/h e "captura" esses coitadinhos, que se tornam pura energia no impacto.
Esses não caem na Terra e não dá pra vender...
Lá no Museu Nacional (Quinta da Boa Vista) tem o Bendegó, um trambolho enorme de ferro / niquel com mais de 2 toneladas...
Tô imaginando o estrago que aquele treco causou quando bateu no chão!
Nesse caso não rola mesmo!!!
O METEORITO (esse pedaço de rocha/metal) ou AEROLITO (não é um tipo de avião que já vem como um sorvete no palito) que cai do céu e se choca contra a Terra é bem diferente da chuva de METEOROS, que são fragmentos que se queimam totalmente na entrada da atmosfera terrestre e formam os riscos de luz no céu!
Nesse caso, a Terra atravessa a faixa de detritos do cometa (fragmentos de gelo e poeira cósmica) a 225 mil km/h e "captura" esses coitadinhos, que se tornam pura energia no impacto.
Esses não caem na Terra e não dá pra vender...
Lá no Museu Nacional (Quinta da Boa Vista) tem o Bendegó, um trambolho enorme de ferro / niquel com mais de 2 toneladas...
Tô imaginando o estrago que aquele treco causou quando bateu no chão!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
"NÃO SÃO PEDRAS, SÃO AEROLITOS!!!!!"
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc- Membro
Maurício_Expressão escreveu:Perai ai... teve um meteroro que caiu entre o Rio e Espírito Santo mês passado que foi vendido por um ótimo preço para estudiosos (parece que foi 4 pedaços).
Asilado!!! hehehe
NETOULTRA- Membro
Ih! Foi mal... Eu lembro da estória do Bendengó e da banda também !!!
Poxa, nem pra cada um de nós achar um, hein?
Um meteorito como esse da foto abaixo pode valer uns U$50,000.00 no mercado.
Um meteorito como esse da foto abaixo pode valer uns U$50,000.00 no mercado.
Cantão escreveu:Chuva de Meteoro ? acho que muitos aqui , iriam preferir uma chuva de Hartke...
ou de GK!
bruno the manager- Membro
Parece uma coisa bem boba, mas é uma coisa bem bonita de se ver hein? Eu vi aqui na Espanha, mas as luzes da cidade só me deixavam ver as mais fortes, dizem que nas partes não iluminadas, as "chuvas" eram bem visíveis, mas eu só vi umas 10.
Squier Club #032. - Clube Gianinni #035. - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #34
Chapo- Membro
^
Por essas e outras que eu quero muito ter uma fazenda. Fiquei meia hora olhando pro céu aqui do Rio de Janeiro e nem uma poeirinha eu vi. É muita luz =\
Por essas e outras que eu quero muito ter uma fazenda. Fiquei meia hora olhando pro céu aqui do Rio de Janeiro e nem uma poeirinha eu vi. É muita luz =\
aqui eu tenho essa sorte, cidade do interior da pra admirar e muito o céu sem as luzes fortes... é muito massa!
bruno the manager- Membro
Aqui no Rio entrou um vento sudoeste agora e o tempo fechou completamente!
Claudio- Membro
Aqui em Curitiba é engraçado, geralmente quando o povo não tá a fim de olhar pro céu, não tem uma nuvem atrapalhando, mas falou em eclipse, chuva de meteoro, cometa tem sempre uma nuvem sacana por perto.
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc- Membro