Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dica de compra de baixo - Slap Bass

+34
renan_mandian
Moshe Bar Elohim
Cantão
cvmoretti
Thales_Sr
Christian
alexjorib
BTNS
silvanoandrade
Laysson
allexcosta
danilo xarda
Salbass
Mauricio Luiz Bertola
malka_aff
Drigo
Fernando Zadá
Jeff Ramalho
Dan
Jackson
SILVIAO
DenisLM
LuCaSbass
DUDUBASS
Claudio Jardim
NETOULTRA
thgbass
Cid
JAZZigo
gobatto
clabass
Osmar Oliveira
CG
Dpaulo
38 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Qua Fev 22, 2012 11:51 pm

Opinião.

Mande fazer um baixo ativo de 18volts com captação Bartolini ou EMG e circuito Aguilar OBP3, essa combinação arrebenta com tudo nos Slaps;

Comprar um baixo signature do Marcus Miller deixara seu som pasteurizado ao som do Miller e acho que voce não vai querer isso, toda vez o mesmo som do Miller em tudo, só se for o Miller mesmo.

Os MusicMan são ótimas opções para Slap, porém é bom experimentar um para ver se você se identifica com o som.

Os Warwick (sem ser RockBass) e os Spector são outras otimas opções para Slap...

O Michael Tobias (dos baixos Tobias) tem sua nova marca, a MTD, que já disponibilizou baixos a venda no Brasil, os modelos medianos estão acessíveis (media de 3.000) e são muito bons mesmo.

Fender Standart não rola, no minimo um Deluxe para Slaps, ou então se for fazer um Upgrade no Standart ai tudo bem, mas não acho que valha a pena.

Por ultimo, existem os baixos Steinberguer, que tem o som mais animal de Slaps que eu conheço, só que são baixos com alto valor agregado e dificeis de achar aqui no Brasil, mas procurando voce acha alguns...
Mas eles utilizavam eletrônica própria mas os Caps eram EMG muitas vezes,,, assim como os primeiros Warwicks e Spectors tinham Caps EMG e Bartolini.
Então para economizar e ter um baixo com todos esses recursos, volto a minha opinião inicial, mande fazer um bass com Caps EMG ou Bartolini e o pré da Aguilar.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por allexcosta Qui Fev 23, 2012 7:44 am

alexjorib escreveu:Opinião(...)

Opinião é realmente algo muito pessoal.

Não gosto dos Bartolini pra slap e acho que não tem nada a ver com EMG.
Os Fender American Standard são baixos clássicos pra slap e melhores que seus irmãos ativos na minha opinião.
Não há nada intrinsicamente errado no som dos Warwick Rockbass.
Os Steinberger tem um som de EMG padrão, nada de especial pra slap. O som é um pouco artificial e MUITA gente não gosta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Christian Qui Fev 23, 2012 11:09 am

alexjorib

Na boa o Slap pra mim foi refinado pelo Marcus Miller, quando se fala e slap dizer que o som dele não pode ser exemplo e ficar pasteurizado, isso não rola. O som do Bartolini eu acho muito comportado e limpo pra slap, baixos passivos até soam melhores e o Slap esta no dedo não em configurações de captadores com apetrechos de 18v
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3803
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Qui Fev 23, 2012 3:15 pm

Christian escreveu:alexjorib

"Na boa o Slap pra mim foi refinado pelo Marcus Miller, quando se fala e slap dizer que o som dele não pode ser exemplo e ficar pasteurizado, isso não rola. O som do Bartolini eu acho muito comportado e limpo pra slap, baixos passivos até soam melhores e o Slap esta no dedo não em configurações de captadores com apetrechos de 18v"

Impossível citar Slap e não dizer que Miller é um exemplo, mesmo porque eu não disse isso, simplesmente citei que comprar um baixo signature do Miller o som vai ficar sempre parecido com o do Miller (algo desinteressante para praticar estilos variados), preste atenção no que escrevi.

Os Bartolinis não tem em nada um comportamento, ao contrario disso, versatilidade ao quadrado, eles atuam brilhantemente em qualquer praia, tanto é que os melhores baixos fabricados antigamente vinham com Bartolinis (que estavam emparelhados com os EMG), que somente foram substituídos por apresentarem um maior custo, eventualmente por SD BassLines.

A questão do circuito 18v é para dar um punch digno de baixistas solo que utilizam este acessório, que na maioria das vezes fazem um show inteiro com Slaps em todas as musicas (mas não é regra, um circuito de 9v com um bom pré resolve o problema).

Claro, o Slap por ser uma técnica, esta a mercê de quem a executa, se o cara for ruim não adianta ter um Fodera por exemplo(apesar que o Fodera soou o mais versátil que eu já toquei até hoje (mas passa longe de eu ter grana para comprar um)).

E utilizar um baixo passivo pode ser uma saída sim, mas somente se o cara tiver um ótimo set de cabeça e caixa, até mesmo porque a maioria de baixistas que usam baixos passivos utilizam também um pré externo, por averiguar.

Mas como o que eu disse foi uma opinião somente, não sou dono da verdade e nem quero ser, porque conhecimento para mim eu tenho de sobra, tanto é que quis dar meu parecer aqui para o nosso colega que esta prestes a fazer um investimento bem grande e achei legal tentar instrui-lo de forma a ter um custo/beneficio interessante mandando fazer um baixo com um luthier e utilizando as peças que eu sei que são perfeitas para Slap..
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Qui Fev 23, 2012 4:05 pm

allexcosta escreveu:
alexjorib escreveu:Opinião(...)

Opinião é realmente algo muito pessoal.

"Não gosto dos Bartolini pra slap e acho que não tem nada a ver com EMG.
Os Fender American Standard são baixos clássicos pra slap e melhores que seus irmãos ativos na minha opinião.
Não há nada intrinsicamente errado no som dos Warwick Rockbass.
Os Steinberger tem um som de EMG padrão, nada de especial pra slap. O som é um pouco artificial e MUITA gente não gosta."

Isso sim é uma opinião, não gostar disso ou daquilo.
Sempre existirá opinião de que "não gosto de um carro turbo porque me garanto com um carro popular 1.0 numa pista", mas sabemos que não é bem assim...
Isso porque eu nem falei de acessórios melhores que estes, como: Fralin, Nordstrand, LanePoor, Sadowsky e etc.

Eu mesmo adoro os Fenders Tradicionais, tanto que tenho um, porém considero interessante utilizar um pré externo com ele em shows para executar Slap (experiencia própria).
Mais um exemplo se dá ao fato de que Lakland, Fodera, Sadowsky e Alleva Coppollo criaram suas versões de Jazz Bass, que são normalmente ativos, quando não são, eles vendem um pré externo, como a Sadowsky faz.

*Discordo, Warwick Rock Bass é baixo Low End, barato e chinês, não passa de uma forma amigável que a Warwick arrumou para fazer nós de países subdesenvolvidos (países que praticam impostos absurdos sobre importação), termos um instrumento da marca, nada mais que isso.
Baixos Warwick de verdade são High End (ótimos), caros e fabricados na Alemanha, é só tocar em um e no outro que tudo fica evidente.

*Steinberger juntamente com a Factor revolucionaram o baixo elétrico (assim como a inigualável Alembic), da uma olhada em videos especialmente dos anos 80 e inicio dos anos 90 para você ter uma ideia melhor sobre o que falou, um ótimo exemplo é o Vail Johnson baixista do Kenny G: https://youtu.be/3k3kqYDm44M

Meu intuito foi de tentar ajudar nosso colega em uma duvida, e não estampar que a minha opinião é a melhor, mas tudo o que eu disse é por experiencia própria, contudo tenho certeza do que falo.

Mas acho legal existir o debate.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 23, 2012 4:11 pm

Eu sempre tive os Bartolini como captadores mais carregados para os médios, os EMG mais "porrada" nos graves e agudos... Tanto que nunca gostei dos Bartolini pra slap. Gosto deles mais para forró, samba, ritmos com mais percussão e que o baixo não deve soar muito grave.
Os Fodera devem ser instrumentos incríveis, mas o timbre deles para slap, ao meu ver, é apenas mediano (minhas referências de slap em fodera são o Wooten e o DVD da Ivete no Maracanã)... Mas claro, isso é minha opinião.

Meu intuito foi de tentar ajudar nosso colega em uma duvida, e não estampar que a minha opinião é a melhor, mas tudo o que eu disse é por experiencia própria, contudo tenho certeza do que falo.

Mas acho legal existir o debate.
Essa é a idéia, seja bem-vindo para expor seu ponto de vista e podermos trocar idéias. É assim que crescemos e aprendemos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por cvmoretti Qui Fev 23, 2012 5:34 pm

Li em algum lugar que o Fender do Marcus Miller tinha um circuito bartolini...

achei...

http://marcusmiller.com/faq.html?category=2&faqid=22&color=2

mas pra slap não rola msm... slap eu curto EMG... ahahhaa mas é questão de gosto...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Cantão Qui Fev 23, 2012 5:55 pm

Eu desencano desse negócio de baixo com captação tal , e circuito tal , quando vejo a mulekada de hoje em dia arrebentando no slap com baixos de 600,00/800,00 reais.


Última edição por Cantão em Qui Fev 23, 2012 5:57 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21893
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por silvanoandrade Qui Fev 23, 2012 5:56 pm

ja eu pra slap me encontrei em uns custom shop 60 ...

e testei EMG e bartolini .. enfim

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Fev 23, 2012 8:14 pm

Olha, estou loge de ser chamado 'baixista'.
Mas não concordo com o pessoal que disse que qualquer baixo serve para qualquer técnica; que o que vale é somente a mão do músico e a captação também seja irrelevante. Fosse assim não haveriam tantos baixos com tantas versatilidades. Mas concordo que a mão que toca influencia muito.
Estou a pesquisar na internet sobre slap para o meu precision PJ e os captadores Cabrera Vintage, Malagoli Custom 60 e 51, os EMG e Fenders estão sendo os mais cotados pelas pessoas.
Sem falar que a maioria esmagadora tira esse som e recomenda os tradicionais baixos jazz bass. (mesmo que os precision também se dêem bem nesta técnica)


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Fev 23, 2012 10:14 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 23, 2012 8:43 pm

Moshe,
Acho que algumas pessoas discutem uma técnica ("Slap" ou qualquer outra), levando em consideração referências sonoras (gravações) de caras consagrados (Miller, Jaco, Wooten, Assumpção, Arthur Maia, etc).
Não concordo com essa abordagem. Acho que se deve entender a coisa por si só: Um recurso técnico, de execução.
Por isso, para mim é irrelevante se o fulano usa um baixo ativo com circuito de 18 volts da Bartolini, EMG, ou lá o que seja. O relevante é que o cara o faça da melhor maneira possível, tirando proveito do equipo que possuir.
Se eu dissesse outra coisa eu seria incoerente comigo mesmo (sou péssimo baixista!), e com o que aprendi, inclusive nos encontros do nosso fórum!
Por isso é que eu mantenho a minha opinião inicial, mesmo sabendo que há toda uma série de condicionantes (inclusive a madeira e os capts do baixo) à serem levados em conta.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por renan_mandian Qui Fev 23, 2012 10:15 pm

Concordo com o Bertola.

Apesar de vários fatores contribuírem para o timbre, se você domina a técnica pode tocar desde um Eagle a um MM ou Fodera.... que vai soar legal, levando em conta a regulagem obviamente.

Suponho que você já tenha experiência e domínio da técnica, que modelo de baixo você utiliza atualmente? O que falta nele pra chegar no som que tu quer? De repente tu vai fazer um grande investimento, e por muito menos, levando em um luthier você pode deixar o seu baixo atual um avião.

Eu a pouco tempo abri um tópico sobre o Thunderbird... c******, eu tava num p*** GAS pra comprar ele, eu incomodei bastante a galera aqui do fórum perguntando, até que um dia dei uma acalmada nas lombrigas e comecei a ver as coisas por um outro angulo. Acabei levando o baixo que eu ja tinha em um luthier, gastei nem metade do que iria gastar no TB e decidi voltar a estudar música, e hoje, bem pouco tempo, eu estou tirando do meu guerreiro Squier JB California o som que eu queria, inclusive mudei totalmente a minha idéia sobre o TB e hoje já estou com novos planos de aquisição uahuahuahua.
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Fev 23, 2012 10:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Moshe,
Acho que algumas pessoas discutem uma técnica ("Slap" ou qualquer outra), levando em consideração referências sonoras (gravações) de caras consagrados (Miller, Jaco, Wooten, Assumpção, Arthur Maia, etc).
Não concordo com essa abordagem. Acho que se deve entender a coisa por si só: Um recurso técnico, de execução.
Por isso, para mim é irrelevante se o fulano usa um baixo ativo com circuito de 18 volts da Bartolini, EMG, ou lá o que seja. O relevante é que o cara o faça da melhor maneira possível, tirando proveito do equipo que possuir.
Se eu dissesse outra coisa eu seria incoerente comigo mesmo (sou péssimo baixista!), e com o que aprendi, inclusive nos encontros do nosso fórum!
Por isso é que eu mantenho a minha opinião inicial, mesmo sabendo que há toda uma série de condicionantes (inclusive a madeira e os capts do baixo) à serem levados em conta.
Salve sábio mestre Maurício Luiz Bertola! Eu estava precisando participar destes encontros. Pena que morro de vergonha. Não cogitaria sequer sair de casa para me dar a honra de me encontrar com tais ilustres baixistas. Nem me considero como baixista, sou apenas um músico meia boca que gosta de escutar música. De vez em quando tentar arranhar em algum instrumento aqui acolá auto-didaticamente.

danilo xarda escreveu:todos os baixos de 4 cordas independente da qualidade são bons pra da slap ***levando em consideração os espaço entre as cordas***(se over engano min corrigem...) mas quando se fala em baixo de 5 cordas o espaço é menor dificultando o estudo nessa área,
se vcs poderem min indicar alguns que não tenham esse problema....
obrigado!!!!!!!!!!
Yamaha RBX 765a

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 9457_12073_1

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Claudio Jardim Qui Fev 23, 2012 11:17 pm

Opinião é algo intrigante mesmo, deopis de 25 anos tocando slap e testanto uma centena de baixos, conseguimos ler posts e discordar de quase 100% do que está escrito em alguns, mas sempre, é claro, respeitando o direito de cada um de ter sua opinião.

Eu diria que falar em "slap" de forma geral e tentar definir um tipo de instrumento ideal para isso é no mínimo desrespeitar o universo infinito de variações que se pode obter a partir de uma técnica.

Existem infinitas variações de slap, e sem saber o contexto musical onde a técnica vai ser inserida não tem como começar a pensar em definir o melhor instrumento.

Mas, se algum iniciante (presumo ser iniciante, pelo tipo de dúvida), indicaria um modelo tipo Jazz Bass, não por eu achar ser a resposta, mas por ser um bom ponto de partida.

Usar um preamp só ajuda com mais experiência, pois até hoje mais vi gente fazendo lambança do que usando direito. Um preamp deve ser usado pra colocar ou tirar algma coisa que esteja faltando ou sobrando, mas é imprescindível o baixista saber detectar as frequencias que faltam ou sobram, senão lá vai o cara matar o som do instrumento, principalmente quando a banda entrar junto.

Ainda sobre preamps, só por curiosidade, tinha um Zaganin Asema com Cuicuito Aguilar Top OBP3 18V Power Bazooka e talz, que pro meu gosto atual de slap não chegava no que eu tiro de um "modesto" DJ5 passivo.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 24, 2012 12:44 am

Salve sábio mestre Maurício Luiz Bertola! Eu estava precisando participar destes encontros. Pena que morro de vergonha. Não cogitaria sequer sair de casa para me dar a honra de me encontrar com tais ilustres baixistas. Nem me considero como baixista, sou apenas um músico meia boca que gosta de escutar música. De vez em quando tentar arranhar em algum instrumento aqui acolá auto-didaticamente.
Moshe,
Não exagere....
Bem, tu acha que eu me meto a tocar na frente de caras como Sá Reston, Giffoni, Allex, Voila, Claudio!!! Tá doido cara!!! silent
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Sex Fev 24, 2012 1:25 am

Concordo com algumas coisas que todos disseram, porém o ponto de vista unico e maior foi a pergunta do nosso colega "comprar um Marcus Miller, Jazz Bass Standart, MLaghus ou algum outro baixo com intuito de Slap".

Por isso eu dei minha opinião sobre custo/beneficio, não que a "formula ideal" para o Slap seja um instrumento X ou Y, mas sabemos muito bem que um bom instrumento faz toda a diferença e soa como hipocrisia alegar que qualquer baixo serve, mesmo porque existem estudos feitos para se conseguir executar tal técnica com mais facilidade, assim mesmo como a também leva-se em consideração a altura das cordas, uso de encordoamento novo e mais outras observações.

Na verdade, tendencias, gostos, estudos e experiências que formam um bom musico... Já os instrumentos somente lapidam isso de forma que o instrumentista tenha como empregar seus conhecimentos com êxito, mas isso já depende do poder aquisitivo aliado a um bom senso.

Opiniões a parte, poderíamos falar para o nosso colega então:"compra qquer baixo que esta beleza, vai fazer Slap de qquer forma".
Mas para que o forum então?
Para que os casos isolados?
Para que um tanto de tópicos?
Acho que é porque existem casos e casos diversos a serem instruídos por quem tenha mais experiencia.

Pelo pouco tempo que estou aqui percebo que tudo vira uma intriga, cada um quer falar que sabe mais que o outro ou então renegar afirmações de músicos que tem experiencia tão ou maior do que tal pessoa, ou somente por ter ideais e hábitos diferentes.

Acho que muitos deveriam rever seus conceitos, pois tudo muda e tudo evolui, desde equipamentos até mesmo a mentalidade dos músicos.
Hoje em dia esta cada vez mais fácil (mesmo estando no Brasil) conseguir um instrumento razoável, porém isso gera duvidas e duvidas em que não tem experiencia e é para isso que estamos aqui, trocarmos experiencia e não ficarmos contrariando ou negando opiniões de membro que aqui contribuem com suas experiencias e pontos de vista.

Eu tenho experiencia de 15 anos(não é qualquer coisa), já passei por bandas de baile, bandas de diversos estilos, já experimentei equipamentos diversos também e consigo ter propriedade no que falo, principalmente aqui, pois tudo que envolva o assunto baixo eu fico feliz em participar.

Obs: Slap me agrada muito, pois é minha técnica favorita durante esse tempo todo.
Tenho vídeo no youtube, foram gravados com câmera fotográfica e o som foi captado do computador, assim a sincronia com o som de fundo não esta muito boa e a qualidade dos vídeos também é amadora.

Execução de Slaps aleatórios para demonstrar o pedal feito na lata de sardinha fabricado pelo gaúcho Engel:
https://youtu.be/6QtaV0m_5H0

Execução da musica PapaNegro da banda chilena de mesmo nome:
https://youtu.be/7rjXgS4KY9w

Também tem o vídeo com uma tentativa doida de executar a musica Mr Pink do Level 42 que é muito complexa, tentei tocar e errei em algumas partes, mas da para ter uma ideia:
https://youtu.be/_OnjKw9eg_c

Baixo utilizado: Seizi Tagima Custom Shop AlexJorib - Caps BassLines com Circuito BassLines.

Sugiro que todos se fixem na pergunta e não somente nas respostas dos outros membros, a não ser que alguém fale algo contraditório, absurdo ou irreal, ai sim vale a pena atravessar uma opinião para resguardar a verdade, mas se toda vez que alguém postar algo que alguém não concorde por gosto ou falta de conhecimento o tópico muda de foco a toda hora a nada se resolve.

Vamos tentar dar uma resposta para nosso colega então!
O que acham?


Última edição por alexjorib em Sex Fev 24, 2012 2:02 am, editado 4 vez(es)
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por silvanoandrade Sex Fev 24, 2012 1:26 am

^
esqueceu de mencionar o LucasBass que está monstruoso...

acabei de sair agora de mais uma viagem de 5 horas de estudos pra chegar no pé desses caras ae ...

e na boa ... com a troca dos meus caps, vou acabar anunciando meu bass attack .. cada vez sinto menos falta de qualquer periférico.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por andremega Sex Fev 24, 2012 2:25 am

Alexjorib, relaxa, cara. Aqui temos gente com menos e mais experiência que você e ninguém se furta de dar opinião ou debater. Ninguém conhece tudo.

Agora, por vezes certas idéias nos posts podem ser refinadas e não apenas se falar da dúvida original (até porque neste caso o baixo já foi feito e o dono está feliz da vida com ele!).

1- alteração de tensão do cirvcuito de 9v para 18v, no caso do OBP-3, aumenta headroom (que nem todos precisam) e DIZEM aumentar a saida, o que pode ser indesejável se o cara tocar muito forte. Se o cara vai fazer o baixo, é bom analisar isso antes, mesmo sendo algo fácil de se trocar. Pra mim não fez nenhuma diferença - pegada leve e circuito EMG - mas certamente fez para várias pessoas. E tem gente que acha que o som fica tão diferente que não gosta. Os fabricantes alegam que não muda o timbre.

2- sendo um instrumento de madeira e com várias técnicas construtivas, definir somente eletrônica pode não ser a melhor alternativa.

3- discussão sobre captadores, eletrônica, madeiras, shapes e afins é isso daí mesmo, nunca resulta em conclusão, pois é extremamente subjetivo. Acredito ser mais fácil discutir sobre instrumento pronto, pois o cara vai lá, testa na loja ou um emprestado e confirma uma das linhas de opinião apresentadas.


Eu também penso ser melhor o cara pegar um instrumento mais confortável e adequado para o bolso se vai começar. Na hora que o som começar a incomodar é porque a mão tá executando "mais próximo" do ouvido. As vezes a gente recomenda o top de linha e o cara vai ficar satisfeito com o mediano ou mesmo o iniciante.


Nunca fui fã do som do P-bass, mas repensei minha vida quando descobri que um método que estudei e ouvi quase minha adolescência toda e curtia o som, o Slap It, fora gravado com um, bem passivão. E minha referência era o Vail Johnson e seu Factor no famoso solo do Kenny G. Live! Depois de muito tempo achando que o som ativo era o único caminho, descobri que o bom e velho passivo tem seu lugar.


É muita coisa até se chegar num timbre legal para o instrumentista em um baixo confortável, por isso tantas opiniões e opções. Aqui é o espaço para se debater mesmo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por allexcosta Sex Fev 24, 2012 3:06 am

alexjorib escreveu:Sempre existirá opinião de que "não gosto de um carro turbo porque me garanto com um carro popular 1.0 numa pista", mas sabemos que não é bem assim...
Isso porque eu nem falei de acessórios melhores que estes, como: Fralin, Nordstrand, LanePoor, Sadowsky e etc.

Desculpe, mas você tem experiência real com esses equipamentos que menciona? Lane Poor não tem nada a ver com o que estamos mencionando. Os captadores dessa marca tem um som anêmico e sem vida, com muito pouca saída. A Sadowsky não faz captadores, são simplesmente captadores de série da DiMarzio e Duncan com o nome Sadowsky impresso. Insinuar que Lane Poor e Fralin são turbo enquanto captadores mais comuns são carros 1.0 é uma analogia sem sentido. Parece que você está se apegando a marcas e confundindo raridade no mercado Brasileiro com qualidade. Existem captadores Brasileiros que soam muito melhor pra slap do que Lane Poor ou Aero. Digo porque já tive vários baixos com captadores dessas marcas. Não é só porque uma marca é mítica que necessariamente faz equipamentos de qualidade.

alexjorib escreveu:Eu mesmo adoro os Fenders Tradicionais, tanto que tenho um, porém considero interessante utilizar um pré externo com ele em shows para executar Slap (experiencia própria).
Mais um exemplo se dá ao fato de que Lakland, Fodera, Sadowsky e Alleva Coppollo criaram suas versões de Jazz Bass, que são normalmente ativos, quando não são, eles vendem um pré externo, como a Sadowsky faz.

Às vezes o uso de prés em baixos passivos descaracterizam totalmente o timbre.
Os jazz da Lakland são passivos e não existem prés externos da marca. Os baixos Fodera não são exatamente famosos pelo seu timbre de slap.

alexjorib escreveu:*Discordo, Warwick Rock Bass é baixo Low End, barato e chinês, não passa de uma forma amigável que a Warwick arrumou para fazer nós de países subdesenvolvidos (países que praticam impostos absurdos sobre importação), termos um instrumento da marca, nada mais que isso.
Baixos Warwick de verdade são High End (ótimos), caros e fabricados na Alemanha, é só tocar em um e no outro que tudo fica evidente.

Os Rock Bass soam bem pra grande maioria dos ouvidos. Os Warwick alemão tiveram problemas crônicos durante décadas. Já vi dezenas e dezenas de baixos Warwick Alemães com problemas no tensor e no braço. Pergunte a qualquer luthier.

alexjorib escreveu:Steinberger juntamente com a Factor revolucionaram o baixo elétrico (assim como a inigualável Alembic)

Em construção pode até ser, mas o som dos Steinberger não é nada de outro mundo. Tampouco dos Alembic ou Factor. Procure as gravações do Louis Johnson com um Stingray e um Alembic e veja que o Alembic fica bem magro perto do MusicMan.

alexjorib escreveu:Meu intuito foi de tentar ajudar nosso colega em uma duvida, e não estampar que a minha opinião é a melhor, mas tudo o que eu disse é por experiencia própria, contudo tenho certeza do que falo.

Certeza em música chega a ser um paradoxo. A maioria das gravações que fizeram a história do slap foram feitas com baixos passivos (Fenders e Musicmans em sua grande maioria). O próprio Marcus Miller usou o seu Fender 77 dessa forma durante vários anos. E sempre tirou um som de slap fenomenal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por silvanoandrade Sex Fev 24, 2012 9:54 am

alexjorib ... e esse seizi ae hein ... vc é o segundo que eu vejo que tem

tem mais infos dele aee ?

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Sex Fev 24, 2012 1:10 pm

andremega escreveu:Alexjorib, relaxa, cara. Aqui temos gente com menos e mais experiência que você e ninguém se furta de dar opinião ou debater. Ninguém conhece tudo.

Agora, por vezes certas idéias nos posts podem ser refinadas e não apenas se falar da dúvida original (até porque neste caso o baixo já foi feito e o dono está feliz da vida com ele!).

1- alteração de tensão do cirvcuito de 9v para 18v, no caso do OBP-3, aumenta headroom (que nem todos precisam) e DIZEM aumentar a saida, o que pode ser indesejável se o cara tocar muito forte. Se o cara vai fazer o baixo, é bom analisar isso antes, mesmo sendo algo fácil de se trocar. Pra mim não fez nenhuma diferença - pegada leve e circuito EMG - mas certamente fez para várias pessoas. E tem gente que acha que o som fica tão diferente que não gosta. Os fabricantes alegam que não muda o timbre.

2- sendo um instrumento de madeira e com várias técnicas construtivas, definir somente eletrônica pode não ser a melhor alternativa.

3- discussão sobre captadores, eletrônica, madeiras, shapes e afins é isso daí mesmo, nunca resulta em conclusão, pois é extremamente subjetivo. Acredito ser mais fácil discutir sobre instrumento pronto, pois o cara vai lá, testa na loja ou um emprestado e confirma uma das linhas de opinião apresentadas.


Eu também penso ser melhor o cara pegar um instrumento mais confortável e adequado para o bolso se vai começar. Na hora que o som começar a incomodar é porque a mão tá executando "mais próximo" do ouvido. As vezes a gente recomenda o top de linha e o cara vai ficar satisfeito com o mediano ou mesmo o iniciante.


Nunca fui fã do som do P-bass, mas repensei minha vida quando descobri que um método que estudei e ouvi quase minha adolescência toda e curtia o som, o Slap It, fora gravado com um, bem passivão. E minha referência era o Vail Johnson e seu Factor no famoso solo do Kenny G. Live! Depois de muito tempo achando que o som ativo era o único caminho, descobri que o bom e velho passivo tem seu lugar.


É muita coisa até se chegar num timbre legal para o instrumentista em um baixo confortável, por isso tantas opiniões e opções. Aqui é o espaço para se debater mesmo.

A ideia do 18v era essa mesmo, facilitar a execução do Slap.
Mas um 9v estaria suficiente.

Eu tenho um Fender Jazz passivo, uso bastante, porém realmente muitas vezes o pré é necessário.
Esta certo no ponto de vista de que maioria dos baixistas utilizaram baixos passivos no inicio, mesmo porque a Vox e depois a Alembic fizeram baixos ativos em meados dos anos 70 (a Vox até antes). Ou seja de 51 até meados de 70 todos baixos eram passivos mesmo.

Não estressei não, na verdade somente achei que tudo se desvirtua um pouco nos tópicos, manter o foco que é legal.

Mas é isso ai, legal o espaço e é muito bom ver varias pessoas se interessando pelo baixo.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por alexjorib Sex Fev 24, 2012 1:31 pm

allexcosta escreveu:
alexjorib escreveu:Sempre existirá opinião de que "não gosto de um carro turbo porque me garanto com um carro popular 1.0 numa pista", mas sabemos que não é bem assim...
Isso porque eu nem falei de acessórios melhores que estes, como: Fralin, Nordstrand, LanePoor, Sadowsky e etc.

Desculpe, mas você tem experiência real com esses equipamentos que menciona? Lane Poor não tem nada a ver com o que estamos mencionando. Os captadores dessa marca tem um som anêmico e sem vida, com muito pouca saída. A Sadowsky não faz captadores, são simplesmente captadores de série da DiMarzio e Duncan com o nome Sadowsky impresso. Insinuar que Lane Poor e Fralin são turbo enquanto captadores mais comuns são carros 1.0 é uma analogia sem sentido. Parece que você está se apegando a marcas e confundindo raridade no mercado Brasileiro com qualidade. Existem captadores Brasileiros que soam muito melhor pra slap do que Lane Poor ou Aero. Digo porque já tive vários baixos com captadores dessas marcas. Não é só porque uma marca é mítica que necessariamente faz equipamentos de qualidade.

alexjorib escreveu:Eu mesmo adoro os Fenders Tradicionais, tanto que tenho um, porém considero interessante utilizar um pré externo com ele em shows para executar Slap (experiencia própria).
Mais um exemplo se dá ao fato de que Lakland, Fodera, Sadowsky e Alleva Coppollo criaram suas versões de Jazz Bass, que são normalmente ativos, quando não são, eles vendem um pré externo, como a Sadowsky faz.

Às vezes o uso de prés em baixos passivos descaracterizam totalmente o timbre.
Os jazz da Lakland são passivos e não existem prés externos da marca. Os baixos Fodera não são exatamente famosos pelo seu timbre de slap.

alexjorib escreveu:*Discordo, Warwick Rock Bass é baixo Low End, barato e chinês, não passa de uma forma amigável que a Warwick arrumou para fazer nós de países subdesenvolvidos (países que praticam impostos absurdos sobre importação), termos um instrumento da marca, nada mais que isso.
Baixos Warwick de verdade são High End (ótimos), caros e fabricados na Alemanha, é só tocar em um e no outro que tudo fica evidente.

Os Rock Bass soam bem pra grande maioria dos ouvidos. Os Warwick alemão tiveram problemas crônicos durante décadas. Já vi dezenas e dezenas de baixos Warwick Alemães com problemas no tensor e no braço. Pergunte a qualquer luthier.

alexjorib escreveu:Steinberger juntamente com a Factor revolucionaram o baixo elétrico (assim como a inigualável Alembic)

Em construção pode até ser, mas o som dos Steinberger não é nada de outro mundo. Tampouco dos Alembic ou Factor. Procure as gravações do Louis Johnson com um Stingray e um Alembic e veja que o Alembic fica bem magro perto do MusicMan.

alexjorib escreveu:Meu intuito foi de tentar ajudar nosso colega em uma duvida, e não estampar que a minha opinião é a melhor, mas tudo o que eu disse é por experiencia própria, contudo tenho certeza do que falo.

Certeza em música chega a ser um paradoxo. A maioria das gravações que fizeram a história do slap foram feitas com baixos passivos (Fenders e Musicmans em sua grande maioria). O próprio Marcus Miller usou o seu Fender 77 dessa forma durante vários anos. E sempre tirou um som de slap fenomenal.


Se eu já tive todos, não!
Se eu já experimentei todos, já!

Da-lhe opinião, LanePoor é anemico... Sem sentido.
A procedência dos caps Sadowsky eu não sei, mas que são próprios da marca são, agora quem fabrica realmente eu não sei.
Fralin dá uma sova em todos os caps passivos que eu testei até hoje.
Não tem nada a ver com a marca ser mitica ou não, e sim equipamentos bons ou não, e para mim tudo que vem da China é totalmente passível de suspeitas.

Falta escolher direito os prés que não colorem o timbre original.
Lakland só foi um exemplo a mais.
Eu não disse que os Fodera são feitos para Slap, nenhum baixo é feito somente para Slaps.

Infelizmente a maioria dos brasileiros não tem condições de ter um setup decente, por isso consumimos o que nos é oferecido nas lojas, onde na grande maioria são instrumentos Low End, precários e chineses por valores absurdos... Entendo que muitos se sintam satisfeitos com um Rock Bass, mas sabendo que é um instrumento longe de ser um Warwick.
Assim como SX, Squier, Ibanez Gio, Washburn Lion e até mesmo os Cort que não sei como são adorados em paises subdesenvolvidos como o nosso, deve ser por causa do valor e do visual.

Sim, nos anos 90 alguns Warwicks tinham problemas quando chegavam ao Brasil, devido ao transporte mau feito(presumo que pelos correios ou transporte nacional) e alojamento/estocagem impróprios, o que resultava em torção de braço e outros problemas, tanto é que a Warwick reembolsou vários lojistas por isso... eu mesmo obtive conhecimento de dois em 1998. Porém isso foi um problema temporário naquela época, esse foi o único problema dos Warwick no Brasil, tirando isso, são baixos TOP, High End com um timbre invejável e um Rock Bass não chega nem aos pés de um Warwick Alemão.

Sua opinião; Estranhamente esta desclassificando os melhores instrumentos do mercado internacional... Mas opinião é algo muito peculiar mesmo.
Alembic é somente o suprasumo dos baixos...
Conheço bem as obras de Jonhson, até ele mesmo prefere os Stingrays e Sabres da MM. Ele usou até baixos Gibson uma época.
Mas isso não carateriza que os Alembics não são de outro mundo, por que são.

Sim, como eu disse, antes não existiam baixos ativos então foi natural utilizarem os passivos, depois os passivos com recursos em rack, prés externos e posteriormente os passivos foram adicionados de circuitos ativos embutidos e assim vai.

Mas é isso ai, opiniões e opiniões...
Legal o espaço aqui.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Claudio Jardim Sex Fev 24, 2012 2:58 pm

Eu já tive um cover de Level 42 durante anos, é um dos tipos de slap que gosto de tocar, técnica simples e percussiva, totalmente diferente da que o Marcus Miller usa, por exemplo, que pra mim é mais difícil de executar. Quando eu toquei nesta banda eu comprei um Washburn USA com captação Status, que tinha exatamente o som do Mark King, ou seja, foi um instrumento comprado especificamente para um uso determinado.

Costumo defender que a essência da música é ser boa de ouvir, e para o músico o bom baixo é aquele que o conduz a uma execução melhor. Eu mantenho meus instrumentos sempre impecáveis, troco cordas a cada 2 ou 3 meses, limpo, regulo, e isso faz o timbre mudar radicalmente.

Quem foi no último encontro aqui em ctba lembra que fizemos um Eagle soar como um fender, foi lindo.

Sobre as combinações de preamps, devo ter uns 6 fenders aqui, e testei de tudo em quase todos, preamps, j-east, sadowsky, aguilar, e dezenas de pickups. Na minha jornada de experimentos não elegi o Lindy Fralin como a melhor opção para JB, mas já o Precision foi meu preferido. No meu Jazz Bass 67, por exemplo, testei 6 captadores, gravando tudo, escolhi um par de fenders custom shop, no fretless acabei usando Dimarzio, foi uma descoberta interessante, cada instrumento casou melhor com determinado captador, então não consigo imaginar um que se adapte melhor em todo e qualquer baixo.

Já tive um alembic modelo orion, não fez minha cabeça, por isso me desfiz. Factor tive um 4c e um 5c e também vendi, e Steiberger tive um com corpo, sem mão, captação EMG, baixo bom, mas com uma parte elétrica problemática e mal acabada, Tudo jogado la dentro de qualquer jeito, muito diferente da maravilha de construção que é um j-east, por exemplo. Deu defeito e tinha um timbre magrinho, principalmente em slap na corda G. Mais tarde, quando puxei uma corda G de um Roscoe Beck e veio aquela paulada grave junto quase tive um filho. Enfim, é questão de gosto também.

Então, isso tudo que eu experimentei e concluí não necessariamente deve valer para outro músico difernte, mas vale para mim até hoje, pois cada um é diferente, cada um percebe as coisas de um jeito e toca de uma forma, e eu sou feliz e realizado musicalmente, isso é o mais importante.

E outra coisa, eu estou sempre mudando minhas opiniões, faz parte de um processo evolutivo, o que eu penso hoje não é o mesmo que eu pensava ontem.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por allexcosta Sex Fev 24, 2012 3:39 pm

alexjorib escreveu:Da-lhe opinião, LanePoor é anemico... Sem sentido.

A Lane Poor sempre disse que seus captadores tem ganho bem abaixo da média. A Fodera sempre disse isso também, e essa característica era desejada pela Fodera em um momento da sua história. O próprio Mike Pope me disse que os Lane Poor tinham saída extremamente baixa e propensão a ruídos e interferências. Eu conseguia escutar rádio claramente quando plugava meu antigo Fodera com Lane Poors em um amp.

alexjorib escreveu:A procedência dos caps Sadowsky eu não sei, mas que são próprios da marca são, agora quem fabrica realmente eu não sei.

Eu sei... Os Single-Coil são Duncan e os Hum-cancelling são DiMarzio Ultrajazz. Não é porque tem um rótulo escrito Sadowsky que eles magicamente se transformam em algo fora do comum.

alexjorib escreveu:Fralin dá uma sova em todos os caps passivos que eu testei até hoje.
Não tem nada a ver com a marca ser mitica ou não, e sim equipamentos bons ou não, e para mim tudo que vem da China é totalmente passível de suspeitas.

Sou usuário de Fralin. Tenho um par de Fralin single-coil 5 no meu Lakland. São captadores normais que soam bem. Não dão sova nem nos captadores que vem nos Squiers de hoje, quanto mais em captadores Fender, Duncan ou EMG.

alexjorib escreveu:Sua opinião; Estranhamente esta desclassificando os melhores instrumentos do mercado internacional... Mas opinião é algo muito peculiar mesmo.
Alembic é somente o suprasumo dos baixos...
Conheço bem as obras de Jonhson, até ele mesmo prefere os Stingrays e Sabres da MM. Ele usou até baixos Gibson uma época.
Mas isso não carateriza que os Alembics não são de outro mundo, por que são.

Não estou desclassificando nada. Sou usuário de instrumentos considerados bons, como Fodera, Celinder, Lakland, etc... Só acho que existe muito mito por aí e muita gente regorgitando informação que lê em outros lugares, ouvindo o galo cantar sem saber ao certo onde. Não estou dizendo que é seu caso.

Como sempre em música, tudo depende da maneira que cada um ouve. Afirmar categoricamente que instrumentos Alembic são melhores que qualquer outra coisa não faz muita diferença pra quem, como eu, ouve um Alembic e acha o som com pouca personalidade e cheio de som de pré. Enfim... Cada um com sua verdade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Rafael_Araujo Sex Fev 24, 2012 4:16 pm

^Poxa Claudio deve ter sido muito satisfatório pra você tocar cover do Level 42, gosto muito do estilo deles e da técnica do Mark.. Wink
Quanto ao Washburn USA está com você ainda?
Rafael_Araujo
Rafael_Araujo
Membro

Mensagens : 172
Localização : Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por DenisLM Sex Fev 24, 2012 4:26 pm

alexjorib escreveu:Pelo pouco tempo que estou aqui percebo que tudo vira uma intriga, cada um quer falar que sabe mais que o outro ou então renegar afirmações de músicos que tem experiencia tão ou maior do que tal pessoa, ou somente por ter ideais e hábitos diferentes.
Fato.
Se mexer com a moda então, tá na roça! hide

mas isso faz parte do FCBR, já virou uma cultura já.
até certo ponto essa intriga é saudável, fomenta a diversidade de opiniões e pontos de vista.

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Claudio Jardim Sex Fev 24, 2012 5:17 pm

Rafael_Araujo escreveu:^Poxa Claudio deve ter sido muito satisfatório pra você tocar cover do Level 42, gosto muito do estilo deles e da técnica do Mark.. Wink
Quanto ao Washburn USA está com você ainda?

rafael, foi muito bacana, apesar de não termos tocado muito, sabe como é o público pra essas coisas, ainda mais em curitiba.
mas só os ensaios já valeram a pena, vou conversar com a turma pra reviver o trabalho.
eu cheguei a comprar todas as transcrições do mark king, tenho tudo aqui, usei pra dar uma conferida aqui, outra ali.
o maior problema pra mim não foi a execução de uma ou outra parte, mas tocar o repertório inteiro que cansa muito, principalmente músicas como Love Games, por exemplo, que parecem fáceis mas chega na metade e você não sente mais o pulso!

Eu usava até aquela fita no dedo, aquilo parece aumentar a força com que a corda rebate o polegar, por incrível que pareça, cansa menos, ou foi impressão minha na época.

O baixo era muito bom, esses Washburns americanos eram excelentes mesmo, e é raridade hoje, esse em especial tinha aquela captação bem rasgada e agressiva dos Status, e serviu muito bem. Depois eu acabei vendendo, entrei numa fase mais calma, mudei um pouco a minha concepção e passei a gostar de outro tipo de som de baixo.

O mais importante dessa questão toda de baixo bom pra isso ou bom pra aquilo, é que hoje em dia o cara pode comprar baixo bom com pouca grana, quando eu começei só tinham uns gianinnis horrorosos e outras podreiras tipo retson, tonante, jennifer, etc., Pois os Gianinnis bons eram bem caros.

Minha vida mudou quando meu pai me deu um Gianinni Stratosonic, e eu aprendi Slap nele.

Depois veio a "moda" dos ativos, e comprei um Ibanez Musician, vendendo meu gianinni. Anos mais tarde, este ibanez deu problema e eu emprestei de um aluno o mesmo gianinni que eu tinha vendido a ele, e gravando ao vivo, acabei tirando um som melhor que eu tirava com o meu Ibanez, ou seja, as vezes a gente faz um upgrade achando que é upgrade, mas a sua concepção musical muda e percebe que fez um downgrade sem saber. Baixo bom independe de marca ou preço, todos os mais caros que eu já tive foram vendidos e os meus melhores e atualmente invendáveis não custaram tanto.

É preciso amadurecer, e isso é um caminho doloroso. Eu quando era mais jovem era metido a sabichão, tinha peito de pombo, e achava que sabia mais que todo mundo, quanto mais o tempo passa mais vejo como eu era ingênuo e arrogante.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por andremega Sáb Fev 25, 2012 1:44 am

Eu nunca lembro se é o Miller ou Wooten que comenta em seu site o fato de tirar excelentes sons com instrumentos abaixo de US$ 2000. Os grandes não necessariamente usam os mais caros e mais tops. Nem sempre o bam vam bam é o que mais nos agrada.


Sou do time que pensa valer mais um Rockbass do que um Alembic. Nunca gostei deles.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Fev 25, 2012 10:06 am

André, eu acho mais ou menos assim, até um certo nível de valores os baixos apresentam muita diferença de qualidade, mas existe um patamar a partir do qual voce passa a pagar mais caro por requinte, materiais exóticos, não necessariamente são instrumentos que soam melhor.

Minha experiencia com alembic foi assim, testei alguns e não casei com o instrumento. E já me ofereceram um alembic modelo stanley clarke em troca de mano no meu jazz Bass, eu recusei, mais tarde o cara acabou trocando este alembic por um outro jazz Bass antigo e viveu feliz para sempre. Diga-se de passagem o cara é um baixista excelente e entende tudo e mais um pouco de contrabaixo.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por andremega Sáb Fev 25, 2012 10:39 am

^sim, concordo. Mas o que quero exemplificar é que as vezes o instrumento é de outro patamar porem não agrada. Eu acho os Alembics feios e com som sem vida. Obviamente é um produto muito melhor construido e com materiais superiores, mas não me agrada. O rockbass está longe de ser top mas os novos sao medianos. Seria maior a probabilidade de pegar um desses àqueles, por varios motivos.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por gslomp Sáb Fev 25, 2012 5:37 pm

Eu particularmente acho legal no MM H o espaço que fica entre o captador e o começo da escala, em termos de tocabilidade, alem do som bem caracteristico pra slap...
gslomp
gslomp
Membro

Mensagens : 20
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Rafael_Araujo Seg Fev 27, 2012 9:57 am

Claudio Jardim escreveu:
Rafael_Araujo escreveu:^Poxa Claudio deve ter sido muito satisfatório pra você tocar cover do Level 42, gosto muito do estilo deles e da técnica do Mark.. Wink
Quanto ao Washburn USA está com você ainda?

rafael, foi muito bacana, apesar de não termos tocado muito, sabe como é o público pra essas coisas, ainda mais em curitiba.
mas só os ensaios já valeram a pena, vou conversar com a turma pra reviver o trabalho.
eu cheguei a comprar todas as transcrições do mark king, tenho tudo aqui, usei pra dar uma conferida aqui, outra ali.
o maior problema pra mim não foi a execução de uma ou outra parte, mas tocar o repertório inteiro que cansa muito, principalmente músicas como Love Games, por exemplo, que parecem fáceis mas chega na metade e você não sente mais o pulso!

Entendo perfeitamente, tirei ela (Love Games) meio por cima e já da pra sentir "boas dores"...rsrsrs....agora HotWater vou até 2:00 e desisto..kkk

Eu usava até aquela fita no dedo, aquilo parece aumentar a força com que a corda rebate o polegar, por incrível que pareça, cansa menos, ou foi impressão minha na época.

Eu acreditava até hoje que seria uma dedeira (plastico/metal), até improvisei uma...rsrsrs

O baixo era muito bom, esses Washburns americanos eram excelentes mesmo, e é raridade hoje, esse em especial tinha aquela captação bem rasgada e agressiva dos Status, e serviu muito bem. Depois eu acabei vendendo, entrei numa fase mais calma, mudei um pouco a minha concepção e passei a gostar de outro tipo de som de baixo.

O mais importante dessa questão toda de baixo bom pra isso ou bom pra aquilo, é que hoje em dia o cara pode comprar baixo bom com pouca grana, quando eu começei só tinham uns gianinnis horrorosos e outras podreiras tipo retson, tonante, jennifer, etc., Pois os Gianinnis bons eram bem caros.

Minha vida mudou quando meu pai me deu um Gianinni Stratosonic, e eu aprendi Slap nele.

Depois veio a "moda" dos ativos, e comprei um Ibanez Musician, vendendo meu gianinni. Anos mais tarde, este ibanez deu problema e eu emprestei de um aluno o mesmo gianinni que eu tinha vendido a ele, e gravando ao vivo, acabei tirando um som melhor que eu tirava com o meu Ibanez, ou seja, as vezes a gente faz um upgrade achando que é upgrade, mas a sua concepção musical muda e percebe que fez um downgrade sem saber. Baixo bom independe de marca ou preço, todos os mais caros que eu já tive foram vendidos e os meus melhores e atualmente invendáveis não custaram tanto.

É preciso amadurecer, e isso é um caminho doloroso. Eu quando era mais jovem era metido a sabichão, tinha peito de pombo, e achava que sabia mais que todo mundo, quanto mais o tempo passa mais vejo como eu era ingênuo e arrogante.

Concordo plenamente com você e o melhor de tudo é reconhecer tudo isso. Uma coisa é certa, precisamos passar por isso cedo ou tarde... Wink

Abs.
Rafael_Araujo
Rafael_Araujo
Membro

Mensagens : 172
Localização : Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Rodrigo.Bass Seg Fev 27, 2012 12:43 pm

CG escreveu:Nada melhor que testar antes, se puder teste todos e fique com o que você mais curtir.
cuidado com esse negócio de "som identico ao original" verifique primeiro se as madeiras são as mesmas, se o pré é o mesmo...


[1]

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Dica de compra de baixo - Slap Bass - Página 2 Empty Re: Dica de compra de baixo - Slap Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos