DUO DE VOZ E CONTRABAIXO
+8
NeyBass
Fernando Zadá
afonsodecampos
Rotiv
flauius
Sérgio Pereira
cristianosantos
Márcio
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
DUO DE VOZ E CONTRABAIXO
Salve, colegas.
Gostaria de ouvir opiniões sobre uma possível formação de voz e contrabaixo pra tocar Bossa e Jazz. No Brasil, acho que o trabalho mais conhecido nesta área é o duo Baixo e Voz. Entretanto, acho que eles fazem mais apresentações em formato de show mesmo, ou não?
O que penso é um trabalho pra tocar na noite, claro, não em qualquer lugar, afinal, nem a formação nem o estilo seriam "palatáveis" a qualquer público. Ainda assim, fico pensando se vale a pena investir num formato como esse, se haveria aceitação das casas e do público. É que, tendo o tempo um pouco apertado, tenho receio de no fim das contas, nao conseguir fazer um projeto assim vingar sabem?
O que acham?
ps.: no youtube é possivel achar alguns trabalhos em formato de baixo e voz de várias países.
Gostaria de ouvir opiniões sobre uma possível formação de voz e contrabaixo pra tocar Bossa e Jazz. No Brasil, acho que o trabalho mais conhecido nesta área é o duo Baixo e Voz. Entretanto, acho que eles fazem mais apresentações em formato de show mesmo, ou não?
O que penso é um trabalho pra tocar na noite, claro, não em qualquer lugar, afinal, nem a formação nem o estilo seriam "palatáveis" a qualquer público. Ainda assim, fico pensando se vale a pena investir num formato como esse, se haveria aceitação das casas e do público. É que, tendo o tempo um pouco apertado, tenho receio de no fim das contas, nao conseguir fazer um projeto assim vingar sabem?
O que acham?
ps.: no youtube é possivel achar alguns trabalhos em formato de baixo e voz de várias países.
Re: DUO DE VOZ E CONTRABAIXO
^Caro Márcio, acredito que a melhor pessoa para orientar sobre esta assunto seja o próprio Sérgio Pereira (Baixo e Voz), alias nosso grande amigo e forista.
cristianosantos escreveu:^Caro Márcio, acredito que a melhor pessoa para orientar sobre esta assunto seja o próprio Sérgio Pereira (Baixo e Voz), alias nosso grande amigo e forista.
Salve, Cristiano! Sim, acabei de ler um email que escrevi pra ele e ele me deu uns toques bacanas! E vc, o que acha da ideia?! Alias, falando nisso, e nosso encontro baixistas hein cara?! Vc ta com o tempo muito apertado? Fico pensando que se nao rolasse nesse lugar que vc falou, embora pareça ser muito bom, podíamos tentar correr atrás de outro lugar, mas daí teriamos que pensar qual.
Enfim, vamo que vamo. Abração. Marcio.
Salve Márcio!
Sobre a idéia do Duo acho muito boa. Inclusive já comentei isto outrora.
Tenho isto em mente a algum tempo mas sei que por enquanto isto ainda não é factível. Na verdade seria algo mais para o tipo Seth Horan ...
Para este tipo de projeto, creio se importante e ter mente o que realmente quer, planejar bem e achar a parceria correta.
Tem outro grande amigo aqui do fórum que faz um trabalho muito bonito por sinal, o Mauricio Verderame em seu projeto Mahalab
Apesar de ser trio mas não está fora deste contexto.
É isso ai, vai em frente.
P.S.: Sobre o encontro, vamos fazer sim. Lá no tópico vou postar mais detalhes.
Sobre a idéia do Duo acho muito boa. Inclusive já comentei isto outrora.
Tenho isto em mente a algum tempo mas sei que por enquanto isto ainda não é factível. Na verdade seria algo mais para o tipo Seth Horan ...
Para este tipo de projeto, creio se importante e ter mente o que realmente quer, planejar bem e achar a parceria correta.
Tem outro grande amigo aqui do fórum que faz um trabalho muito bonito por sinal, o Mauricio Verderame em seu projeto Mahalab
Apesar de ser trio mas não está fora deste contexto.
É isso ai, vai em frente.
P.S.: Sobre o encontro, vamos fazer sim. Lá no tópico vou postar mais detalhes.
Fala galera! Escrevi esse texto sobre duos de baixo e voz. Quem puder colaborar com mais nomes, agradeço:
De vez em quando alguém entra em contato conosco nos “avisando” que outra dupla está fazendo baixo e voz. Acho bem engraçado, pois algumas pessoas pensam que essa formação é nossa, que nós a inventamos. Quero deixar registrado aqui (mais uma vez) que não fomos os primeiros a nos apresentar nesse formato.
É verdade que em 1991, quando iniciamos os primeiros arranjos, não tínhamos ouvido ninguém fazendo só voz e baixo ainda (o mais próximo que conhecemos, por volta de 1996, foi a ótima dupla de guitarra e voz, Tuck e Patti). Mas não é verdade que antes de 1991 não houvesse ninguém trabalhando um duo nesse formato (baixo + voz)...
Entre 2003 e 2004, me lembro de ter vendido um CD (Veleiro, nosso 2º título) para o Japão. Passadas algumas semanas, o comprador nos enviou um link com baixo e voz de várias partes do mundo, pois ele colecionava...
Junto com esse link (Japão), disponibilizamos abaixo outros com músicas de duos e artistas solo brasileiros e de outros países, que já utilizaram baixo + voz (em ordem alfabética, no nosso blog: http://baixoevoz.blogspot.com.br/2013/08/baixo-e-voz-no-brasil-e-pelo-mundo.html):
Caetano Veloso e Dadi
Caroline Blumer e Jorge Oscar
Couple Coffee (Luanda Cozetti e Norton Daiello)
Esperanza Spalding
Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato
Nico Assumpção e Beth Bruno
Richard Bona e Bobby McFerrin
Rosa Passos e Paulo Paulelli
Silvia Barba e Pippo Matino
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
O arquivo do nosso amigo japonês: http://www.geocities.jp/ebasscrazy/TokushuBassVocal.htm
PS: já assisti ao vivo Celso Pixinga e Rita Kfouri fazendo baixo + voz. Se alguém tiver um link (não achei), por favor poste, assim como outras gravações de outros artistas nesse formato.
De vez em quando alguém entra em contato conosco nos “avisando” que outra dupla está fazendo baixo e voz. Acho bem engraçado, pois algumas pessoas pensam que essa formação é nossa, que nós a inventamos. Quero deixar registrado aqui (mais uma vez) que não fomos os primeiros a nos apresentar nesse formato.
É verdade que em 1991, quando iniciamos os primeiros arranjos, não tínhamos ouvido ninguém fazendo só voz e baixo ainda (o mais próximo que conhecemos, por volta de 1996, foi a ótima dupla de guitarra e voz, Tuck e Patti). Mas não é verdade que antes de 1991 não houvesse ninguém trabalhando um duo nesse formato (baixo + voz)...
Entre 2003 e 2004, me lembro de ter vendido um CD (Veleiro, nosso 2º título) para o Japão. Passadas algumas semanas, o comprador nos enviou um link com baixo e voz de várias partes do mundo, pois ele colecionava...
Junto com esse link (Japão), disponibilizamos abaixo outros com músicas de duos e artistas solo brasileiros e de outros países, que já utilizaram baixo + voz (em ordem alfabética, no nosso blog: http://baixoevoz.blogspot.com.br/2013/08/baixo-e-voz-no-brasil-e-pelo-mundo.html):
Caetano Veloso e Dadi
Couple Coffee (Luanda Cozetti e Norton Daiello)
Esperanza Spalding
Nico Assumpção e Beth Bruno
Richard Bona e Bobby McFerrin
Rosa Passos e Paulo Paulelli
O arquivo do nosso amigo japonês: http://www.geocities.jp/ebasscrazy/TokushuBassVocal.htm
PS: já assisti ao vivo Celso Pixinga e Rita Kfouri fazendo baixo + voz. Se alguém tiver um link (não achei), por favor poste, assim como outras gravações de outros artistas nesse formato.
Duo Água e Vinho: https://www.youtube.com/user/pedrolecodms?feature=watch
O Avishai Cohen canta eventualmente também...: https://www.youtube.com/watch?v=zCHSoGUuPeU
Com amor vale a pena sim meu amigo!
Não sei se financeiramente você terá um retorno extraordinário ou qualquer retorno! Torço para que sim e creio que é possível!
Mas o aprendizado e o prazer de fazer esse som com certeza não tem preço!
As indicações acima são sensacionais! Bom demais!
Vai em frente!
Sucesso!
Não sei se financeiramente você terá um retorno extraordinário ou qualquer retorno! Torço para que sim e creio que é possível!
Mas o aprendizado e o prazer de fazer esse som com certeza não tem preço!
As indicações acima são sensacionais! Bom demais!
Vai em frente!
Sucesso!
Gosto muito do duo Vanessa Moreno e Fi Maróstica!
Obrigado pelas duas indicações! Gostei muito desse Avishai Cohen...flauius escreveu:O Avishai Cohen canta eventualmente também...: https://www.youtube.com/watch?v=zCHSoGUuPeU
Sérgio, você é referência. Foi só pequena contribuição. Gosto muito do formato.
Aproveitar a oportunidade para deixar os parabéns pelo trabalho.
Aproveitar a oportunidade para deixar os parabéns pelo trabalho.
Marcio, se você precisa de inspiração pra montar um trabalho assim veio ao lugar certo, olha só:
Obrigado amigos. Agradeço a indicação de meu nome, mas vale muito a pena conferir a lista também. E sobre o formato para bares ou palcos maiores (shows), o voz + baixo funciona bem nas duas formas. Eu e minha esposa, particularmente, preferimos palcos menores.
Angela & Andres Rotmistrovsky
Christopher Bolte & Natalia Khyl
Achei esta playlist no youtube também:
https://www.youtube.com/watch?v=PUjJQd0-ofw&list=PL0246FA1AD445ED93
Achei esta playlist no youtube também:
https://www.youtube.com/watch?v=PUjJQd0-ofw&list=PL0246FA1AD445ED93
E a lista aumentando... Todos que vcs enviam estou adicionando no meu blog, ok? Valeu!
Tem o Seth Horan também... Não é duo, ele toca e canta...
Ivory tower e Thirthy Five são músicas legais que lembro de cabeça...
Ivory tower e Thirthy Five são músicas legais que lembro de cabeça...
Não é DUO mas é bom demais!
Rotiv- Membro
Este é um programa semanal da Tv e rádio Cultura aqui do Pará. Toda semana são convidados músicos de diferentes estilos e bandas, é uma salada musical... bem interessante!
Essa menina toca e canta muito bem, ela tem outros projetos. Alias, aqui no Pará tem muitas baixistas competentes produzindo "coisas".
Essa menina toca e canta muito bem, ela tem outros projetos. Alias, aqui no Pará tem muitas baixistas competentes produzindo "coisas".
afonsodecampos- Membro
Sérgio Pereira, sou um grande admirador do seu trabalho, até tento de vez em quando "brincar" com umas músicas suas, muito bom seu trabalho.
Marcio, acredito que nesse tipo de trabalho, requer muita segurança e perfeição do músico e do cantor, pois serão apenas duas pessoas se apresentando, ficando mais aparente qualquer falta de habilidade, mas creio que esse não seja o seu caso, se vc está com esse projeto é porque sabe do seu potencial, então vai fundo que dá certo amigo.
boa sorte.
Marcio, acredito que nesse tipo de trabalho, requer muita segurança e perfeição do músico e do cantor, pois serão apenas duas pessoas se apresentando, ficando mais aparente qualquer falta de habilidade, mas creio que esse não seja o seu caso, se vc está com esse projeto é porque sabe do seu potencial, então vai fundo que dá certo amigo.
boa sorte.
NeyBass- Membro
Playlist Baixo e Voz
Fala galera! Retomando esse tópico para uma playlist sobre "baixos e vozes" que estou montando no Spotify. Várias dicas de vcs encontrei por lá (como esse Fórum é bom!) e outras não (estão apenas no YouTube, assim como outros trabalhos novos). Estou com essa lista:
Caetano Veloso e Dadi
Baixo e Voz (Sérgio Pereira e Marivone Lobo)
Beth Bruno
Cordas vocais
Rosa Passos
Celso Pixinga
Ebinho Cardoso
Sérgio Groove
A Corda em Si
Esperanza Spalding
Couple Coffee
Avishai Cohen
Musica Nuda
May Kahtouni Nada Maha
Colin Hodgkinson
Bass Voice Project
Voice & Bass
Conhecem mais alguém (q está no Spotify e não na lista)? Agradeço mais uma mão...
Caetano Veloso e Dadi
Baixo e Voz (Sérgio Pereira e Marivone Lobo)
Beth Bruno
Cordas vocais
Rosa Passos
Celso Pixinga
Ebinho Cardoso
Sérgio Groove
A Corda em Si
Esperanza Spalding
Couple Coffee
Avishai Cohen
Musica Nuda
May Kahtouni Nada Maha
Colin Hodgkinson
Bass Voice Project
Voice & Bass
Conhecem mais alguém (q está no Spotify e não na lista)? Agradeço mais uma mão...
Até terça mudo para público e passo aqui o link, Fernando (o título ainda não está decidido...). Obrigado!
Tarcísio Caetano gosta desta mensagem
Valeu Sérgio. Vou ver se lembro mais algum também.
Fernando Zadá- Moderador
Sérgio Pereira gosta desta mensagem
Vai outra ai...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Bonito, héin Juninho, parabéns cara, inclusive pela escolha da canção. Quem já se aventurou pelo baixo + voz sabe que não é qualquer canção q rola...
Contribuindo...
O Andres Rotmistrovsky tem vários vídeos com baixo e voz, inclusive de músicas brazucas.
Segue a playlist dos duos dele.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL14B9C80A48DE0687
O Andres Rotmistrovsky tem vários vídeos com baixo e voz, inclusive de músicas brazucas.
Segue a playlist dos duos dele.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL14B9C80A48DE0687
Última edição por Davi Motta em Seg Jul 20, 2020 2:29 pm, editado 1 vez(es)
@Sergio
Esse baixista é meu vizinho.
Toca em Navio e conheceu essa cantora e ai...no meio do caminho, lá ele ficou.
Tá em SP tem 3 meses! ahahahhahahahahahah
E eu estou com os baixos dele aqui em casa.
Um Geddy Lee e um Yamaha Silent
Vou vender! Quando ele voltar não vai achar. (Já fiz isso com o fretless dele)
Última edição por Juninho Sampaio em Seg Jul 20, 2020 2:30 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Repetiu!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:@Sergio
Ah, bacana... eu estou atrás de um fretless 4 cordas/ 24 trastes. Seu amigo tem mais um sobrando por aí? rs...
[quote="Davi Motta"]America Paz, do Chile.
Aí valeu muito Davi. Achei ela no Spotify. Foi p/a playlist! Obrigado.
Aí valeu muito Davi. Achei ela no Spotify. Foi p/a playlist! Obrigado.
Vou lembrando dos nomes e postando aqui...
Shaun Munday também tem disco no Spotify.
[quote="Davi Motta"]Vou lembrando dos nomes e postando aqui...
Grande Davi! Gostei muito desse cara. Uma das melhores indicações. Obrigatório ouvir com fone!
Grande Davi! Gostei muito desse cara. Uma das melhores indicações. Obrigatório ouvir com fone!
Juninho Sampaio escreveu:h
Silent daquele vertical???
Sou doido por um desses.....
Mas custa uma fortuna.....
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:Juninho Sampaio escreveu:h
Silent daquele vertical???
Sou doido por um desses.....
Mas custa uma fortuna.....
Isso. Ta aqui...tem 8 meses.
Eu tiro do case, limpo e guardo. Nem sei pra onde vai...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Alguns que infelizmente não encontrei no Spotify (alguns vcs já citaram aí em cima):
Nathália Assoon e Fábio Dubaixo
Richard Bona & Bobby Mcferrin (ou só o Bona)
Andres Rotmistrovsky
Seth Horan
Abraham Laboriel
László Peck and Viktor Lőrincz
DaBeat & Miki Santamaria
Ladies Duo
Cahit KUTRAFALI
Conrad Menke
PAUL & RI GRAPE (e Bass and Vocal Quartet)
L'dia on Bass
Nathan Hughes
Valeria Falcon & Pablo Elorza
Nastja Nina and Anton Davidyants
Ailia X
Nathália Assoon e Fábio Dubaixo
Richard Bona & Bobby Mcferrin (ou só o Bona)
Andres Rotmistrovsky
Seth Horan
Abraham Laboriel
László Peck and Viktor Lőrincz
DaBeat & Miki Santamaria
Ladies Duo
Cahit KUTRAFALI
Conrad Menke
PAUL & RI GRAPE (e Bass and Vocal Quartet)
L'dia on Bass
Nathan Hughes
Valeria Falcon & Pablo Elorza
Nastja Nina and Anton Davidyants
Ailia X
Seth Horan tem um ou dois discos, de 10 ou 15 anos atrás (chutando). Seria uma boa se tivesse no Spotify, curto bastante.
Playlist Mundo Grave
Playlist iniciada (tem outros duos e canções para entrar nas próximas semanas). Se puderem salvar na biblioteca de vcs e divulgar, agradeço! É no Spotify e se chama Mundo grave - voz e baixo. Em breve estarei informando também sobre um texto que estou preparando para o site da Cover Baixo.
Agradecimentos ao Davi Motta e todos q deram tantas dicas boas!
Link para compartilhar: https://spoti.fi/39y9LPs
Agradecimentos ao Davi Motta e todos q deram tantas dicas boas!
Link para compartilhar: https://spoti.fi/39y9LPs
Última edição por Sérgio Pereira em Ter Jul 28, 2020 7:08 pm, editado 1 vez(es)
Fernando Zadá- Moderador
Galera, tomando fôlego aqui de tanto baixo e voz que já ouvi...rs. Entre amadores e profissionais, encontrei mais de 450 nomes no YouTube (e não acabou). Fiz uma seleção com 127 destes na Playlist MUNDO GRAVE - VOZ E BAIXO, mas pretendo acrescentar mais nomes em breve.
fheliojr gosta desta mensagem
JAZZigo- FCBR-CT
Opa, esses já estavam na playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLekalvG7gr0Q_4GNSPkczadHF_X-7KfSC
Escrevi uma matéria sobre as playlists para o portal Cover Baixo e citei o Fórum Contrabaixo Br por lá. Valeu galera! http://coverbaixo.com.br/site/voz-e-baixo/