Musicman Roasted Maple Necks
+9
NETOULTRA
Gomba
Cid
Andremoura
bruno the manager
João Marcel
allexcosta
JohnnyBass
fheliojr
13 participantes
Página 1 de 1
Musicman Roasted Maple Necks
isto deu GAS em mais alguém?
http://www.music-man.com/news/product-announcements/roasted-maple-necks.html
http://www.basscentral.com/musicman/roasted.shtml
http://www.music-man.com/news/product-announcements/roasted-maple-necks.html
http://www.basscentral.com/musicman/roasted.shtml
Última edição por fheliojr em Dom Nov 14, 2010 1:53 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcao)
Re: Musicman Roasted Maple Necks
T.
porem me ficam duvidas físicas!
porem me ficam duvidas físicas!
JohnnyBass- Membro
A Sadowsky vem oferecendo isso há alguns meses...
Segundo o Roger, em quem a maioria de nós confia, um pedaço de madeira que estaria propenso a empenar em um baixo vai empenar durante o "roasting" e será jogado fora, o que aumenta a confiança nos braços que passam pelo "roasting". Isso fora o visual, que é bem interessante. Uma foto gigante de um braço Sadowsky que sofreu o processo:
Cliquem em "ver foto em tamanho real".
Segundo o Roger, em quem a maioria de nós confia, um pedaço de madeira que estaria propenso a empenar em um baixo vai empenar durante o "roasting" e será jogado fora, o que aumenta a confiança nos braços que passam pelo "roasting". Isso fora o visual, que é bem interessante. Uma foto gigante de um braço Sadowsky que sofreu o processo:
Cliquem em "ver foto em tamanho real".
A GAS já explodiu por aqui!!! rs.
João Marcel- Membro
cara, o resultado é esteticamente muito bonito, mas ainda me pairam as duvidas, a madeira é queimada no processo??? como se faz isso??? algum luthier ou mais alguem poderia dar uma rápida explicação, ficaria grato, hehehe...
bruno the manager- Membro
alguem daki jah tocou num baixo com roasted maple neck?? se esse material tiver metade das caracteristicas q a musicman alega, os timbre e sustain deste devem ser fantasticos (td bem q isso eh algo pessoal)...
Independente da melhora mecânica e sonora alegada, o visual é simplesmente matador!
Rapaz, vai ter nego colocando querosene no baixo pra dar mais sustain hehe.
Cid- Moderador
Curti.
Última edição por Gomba em Dom Nov 14, 2010 3:51 pm, editado 1 vez(es)
Gomba escreveu:Por%$ra. Um martin desses deve tar pra perto dos 2mil dolares... nenhum Brasileiro comum tem condições de ter um desses...
Martin??? Se liga Gombita....
eu tinha visto essa budega ae...
mas sei lá, não me convenceu esse visual...
talvez com outra cor de corpo... sei lá...
o braço é bonito, mas não combina com o resto...
vide o Bongo 6
vide o Bongo 6
NETOULTRA escreveu:Gomba escreveu:Por%$ra. Um martin desses deve tar pra perto dos 2mil dolares... nenhum Brasileiro comum tem condições de ter um desses...
Martin??? Se liga Gombita....
Agora eu entendi porque a minha mensagem sumiu no outro tópico IUHAEUhe
DenisLM escreveu:eu tinha visto essa budega ae...
vide o Bongo 6
tá louco Denis, esse Bongo ficou lindão! matador mesmo! mas gosto não se discute né, então vamos que vamos!
bruno the manager- Membro
Vamos combinar que tb foram peças de maple birdseye selecionadas a dedo, que seriam lindas mesmo sem o roasted...
Andremoura escreveu:Vamos combinar que tb foram peças de maple birdseye selecionadas a dedo, que seriam lindas mesmo sem o roasted...
No site da Sadowsky, o Roger disse que os braços de madeiras figuradas não tem a mesma estabilidade de madeiras esteticamente simples, por isso ele não oferecia birdseye nos seus baixos. Ele também comenta que assar a madeira em 180-200 graus Celsius é uma coisa tão agressiva que se a madeira não for boa mesmo vai mostrar seus defeitos aí.
Eu até que acredito na teoria de que o "roasting" ajuda a separar o joio do trigo entre as peças de madeira de uma luthieria, mas que o timbre muda da água pro vinho, que o braço vira uma viga de aço, que o baixo terá poderes sobrenaturais, isso pra mim é marketing, até que algum luthier ou físico de confiança diga o contrário...
Achei lindão! Ainda mais se ele fizer tbm no corpo, só pra ficar todo igual e colocar hardware pretão!!
Alex requisitou um físico e ca estou eu!
aheuhaeuha
Vamos partir de alguns principios basicos!
Ao por um corpo ( expor ) um corpo a condições climaticas controladas ( exemplo disso é o "forno" ), você estará trabalhando com algumas coisas!
A resistência mecânica do material ( muitas coisas influi nisso ), a resistência térmica do mesmo.
O que ocorre no processo pelo que eu pude compreender e interpretar o que o titio Roger disse!
" ele diz que assim se vai da pau na madeira, da logo durante o processo principalmente as figuradas ".
Como a gente sabe os materiais(madeiras) para instrumentos musicais são um misto de flexibilidade + capacidade de compressão mecânica!
Ao visualizarmos uma peça de madeira, por menos figurada que ela seja, ela ainda sim é figurada, que é por onde passa a agua, o xilema e o floema da planta ( acho que são esses os nomes dos tipos de seivas ), exceto o caso das Spalted's que são por efeitos externos!
Ao você submeter a uma alta temperatura com relação a qual o corpo ficará exposto normalmente, você vai proporcionar uma secagem mais efetiva da madeira, porem não só isso pode acontecer, como exemplo posso lhe dar o concreto que se você o por em um forno próprio você pode aquecer o concreto até que ele fique duro o bastante de forma a não comprometer a estrutura composta pela agua nele! mas caso o aqueça demais ele se tornará quebradiço, ficará esfarelando com muito maior facilidade reduzindo assim sua resistividade mecânica!
No caso da madeira ao expor-la a uma fonte de calor, conseqüentemente você estará aumentando a pressão atmosférica do "forno"
Dado pela simples equação P1V1/T1 = P2V2/T2
Aonde P = Pressão
T = temperatura
V = Volume
Aonde há um aumento de temperatura, e não há variação volumétrica isso ocorre o aumento da pressão!
Exemplo: Panela de pressão!
Normalmente as maderias utilizadas na Luthieria apresentam um percentual de umidade para que possam ser utilizadas na mesma!
A retirada dessa umidade por completo tornaria maior a resistência mecânica das peças de madeira, mas é aquilo rola o lance de comprometer a estrutura do material!
E com relação ao que o Roger disse sobre as maderias figuradas não oferecerem resistência mecânica devido a forma como se dispõe os "veios" da madeira.
Lembrando a todos sobre os tipos de cortes de madeira! o Quarter ou o outro que me fugiu o nome agora!
Porem eles la na Sadowsky e na ERNIE não devem simplesmente largarem la os pedaços de madeira e falar! " agora é que o circo vai pegar fogo literalmente" deve ser algo "estudado" e "conhecido através de teorias mais aplicadas e experimentos"
Eu tinha la minhas duvidas porem eu acredito que deve sim aumentar a resistência dos materiais preservando a sua estrutura!
Aproveitando a oportunidade eu sou aluno da UERJ, no DFNAE ( departamento de física nuclear e altas energias ) e essa semana vai haver a SEMANA DA FÍSICA, a partir de amanhã até sexta feira, das 8 da manhã até as 20:30 da noite! maiores informações:
http://www.semanadafisica.uerj.br/
E O POR QUE DE EU POR ISSO AQUI? POR QUE HAVERÁ UM AMIGO MEU PALESTRANDO SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS E A SÉRIE DE FOURIER!
QUE FALA SOBRE ACÚSTICA E TERMODINÂMICA ACHO MUITO VALIDO PARA OS QUE PODEREM IR LA NA UERJ ESSA SEMANA.
SEGUE O LINK DA PALESTRA DELE:
http://www.semanadafisica.uerj.br/index.php?p=palestra&idp=31
aheuhaeuha
Vamos partir de alguns principios basicos!
Ao por um corpo ( expor ) um corpo a condições climaticas controladas ( exemplo disso é o "forno" ), você estará trabalhando com algumas coisas!
A resistência mecânica do material ( muitas coisas influi nisso ), a resistência térmica do mesmo.
O que ocorre no processo pelo que eu pude compreender e interpretar o que o titio Roger disse!
" ele diz que assim se vai da pau na madeira, da logo durante o processo principalmente as figuradas ".
Como a gente sabe os materiais(madeiras) para instrumentos musicais são um misto de flexibilidade + capacidade de compressão mecânica!
Ao visualizarmos uma peça de madeira, por menos figurada que ela seja, ela ainda sim é figurada, que é por onde passa a agua, o xilema e o floema da planta ( acho que são esses os nomes dos tipos de seivas ), exceto o caso das Spalted's que são por efeitos externos!
Ao você submeter a uma alta temperatura com relação a qual o corpo ficará exposto normalmente, você vai proporcionar uma secagem mais efetiva da madeira, porem não só isso pode acontecer, como exemplo posso lhe dar o concreto que se você o por em um forno próprio você pode aquecer o concreto até que ele fique duro o bastante de forma a não comprometer a estrutura composta pela agua nele! mas caso o aqueça demais ele se tornará quebradiço, ficará esfarelando com muito maior facilidade reduzindo assim sua resistividade mecânica!
No caso da madeira ao expor-la a uma fonte de calor, conseqüentemente você estará aumentando a pressão atmosférica do "forno"
Dado pela simples equação P1V1/T1 = P2V2/T2
Aonde P = Pressão
T = temperatura
V = Volume
Aonde há um aumento de temperatura, e não há variação volumétrica isso ocorre o aumento da pressão!
Exemplo: Panela de pressão!
Normalmente as maderias utilizadas na Luthieria apresentam um percentual de umidade para que possam ser utilizadas na mesma!
A retirada dessa umidade por completo tornaria maior a resistência mecânica das peças de madeira, mas é aquilo rola o lance de comprometer a estrutura do material!
E com relação ao que o Roger disse sobre as maderias figuradas não oferecerem resistência mecânica devido a forma como se dispõe os "veios" da madeira.
Lembrando a todos sobre os tipos de cortes de madeira! o Quarter ou o outro que me fugiu o nome agora!
Porem eles la na Sadowsky e na ERNIE não devem simplesmente largarem la os pedaços de madeira e falar! " agora é que o circo vai pegar fogo literalmente" deve ser algo "estudado" e "conhecido através de teorias mais aplicadas e experimentos"
Eu tinha la minhas duvidas porem eu acredito que deve sim aumentar a resistência dos materiais preservando a sua estrutura!
Aproveitando a oportunidade eu sou aluno da UERJ, no DFNAE ( departamento de física nuclear e altas energias ) e essa semana vai haver a SEMANA DA FÍSICA, a partir de amanhã até sexta feira, das 8 da manhã até as 20:30 da noite! maiores informações:
http://www.semanadafisica.uerj.br/
E O POR QUE DE EU POR ISSO AQUI? POR QUE HAVERÁ UM AMIGO MEU PALESTRANDO SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS E A SÉRIE DE FOURIER!
QUE FALA SOBRE ACÚSTICA E TERMODINÂMICA ACHO MUITO VALIDO PARA OS QUE PODEREM IR LA NA UERJ ESSA SEMANA.
SEGUE O LINK DA PALESTRA DELE:
http://www.semanadafisica.uerj.br/index.php?p=palestra&idp=31
JohnnyBass- Membro
por**, achei um colega muito mais avançado que eu kkkk
eu estudo física tambem, mas recem to no segundo semestre (tá, é o meu quarto semestre, mas to terminando o segundo) kkk
gostei da informação ali, vo leva isso pros meus colegas
P.S.: Estudo na PUC-RS
eu estudo física tambem, mas recem to no segundo semestre (tá, é o meu quarto semestre, mas to terminando o segundo) kkk
gostei da informação ali, vo leva isso pros meus colegas
P.S.: Estudo na PUC-RS
e Bom ver companheiro de formação e de paixão aqui no forum xD
Abraços!
e Bom ver companheiro de formação e de paixão aqui no forum xD
Abraços!
JohnnyBass- Membro
Óia que se oferece, vou te enche de MP.
Sempre bom achar pessoas interessadas em física, estamos no livro das raças em extinção =D
Sempre bom achar pessoas interessadas em física, estamos no livro das raças em extinção =D
tirando a galera que meteu o pé o resto foi pra licenciatura xD
tirando a galera que meteu o pé o resto foi pra licenciatura xD
JohnnyBass- Membro