Cover: mudar ou tocar fiel?
+27
pc
Romano
Eliezer (Zé)
Claudio Jardim
NESCAU
GeleiaBass
andremega
Tripa Bass
André Souza
Alexandre Lopes
CG
renatogaragerock
Glauco
dibass
Cantão
ct.colela
Maurício_Expressão
Alencar
Fabio Motta
Amagomes
basslave
allexcosta
Gomba
Yngway
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Renan Catito
31 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Cover: mudar ou tocar fiel?
Yngway escreveu:Eliezer (Zé) escreveu:
Essa dos direitos autorais pela execução tem a ver com ECAD e etc. não é? Mas taí uma coisa que nunca entendi direito: se alguém executar a música de um terceiro ao vivo, o autor original deveria receber por sua execução, não? Mas como esse repasse é feito (se é que é feito)? Isso seria, em tese, responsabilidade da banda ou das casas de shows?
Eu nunca vi isso por aqui, nem ninguém mencionar. E olha que tem banda cover pra caramba por essas bandas, eu mesmo já toquei em um monte.
Cara, a única vez na vida que vi ECAD aparecer foi no Rio Grande do Sul. Eles apareceram de tarde, horas antes do baile e perguntaram que músicas tocaríamos.
Nos deram uma ficha pra preencher e pediram os nomes de apenas uns 5 ou 6 artistas no máximo. O dinheiro seria cobrado do dono da casa de shows e repassado pros músicos da ficha.
Lembro até que resolvemos colocar os nomes menos famosos pra dar uma ajudinha à eles.
A fiscalização é por amostragem, tanto em shows como radio e televisão. Tem casa que só paga quando eles estão por lá, tem casa que paga pra "eles não irem lá", tem casa que paga sempre.
No fim do mes eles publicam um balanço com a projeção de quantas execuções parciais e totais de determinada musica foram efetuadas. Para os autores há o valor para essas; no caso de meios de comunicação, há o recolhimento para execução do fonograma, que é a grana que vai pros musicos que tocaram na gravação, o que não é aplicado em shows, obviamente.
Relativo.... N toca igual pq não gosta ou pq não consegue?
Vai dar um "carinho" à nova linha de baixo? Ou p não ter trabalho tb,vai fazer "à moda Bangu"? (de qualquer jeito)
Eu acho q cover é cover. É p ser o mais fiel possível...
Mas se é uma banda com trabalho autoral e alguns covers é legal fazer o cover com a mesma identidade do autoral.
Vai dar um "carinho" à nova linha de baixo? Ou p não ter trabalho tb,vai fazer "à moda Bangu"? (de qualquer jeito)
Eu acho q cover é cover. É p ser o mais fiel possível...
Mas se é uma banda com trabalho autoral e alguns covers é legal fazer o cover com a mesma identidade do autoral.
Romano- Membro
Já imginou "Billie Jean" do MJ,ou "Money " do Pink Floyd diferente...
O riffs clássicos como "Satisfaction " dos Stones ,tocados diferentes?
Muita pretensão...
Romano- Membro
Tipo isso aqui?
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/oVNc8H4uTYs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/uQyd1wN-qew" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/oVNc8H4uTYs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/uQyd1wN-qew" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
pc- Membro
me tooMauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo...allexcosta escreveu:Se e uma banda cover de um artista, acho que deve tirar a sonoridade o mais proximo possivel, afinal a proposta e essa. Uma banda com identidade propria que toca musicas de outras bandas deve tocar do seu jeito...
Paulo Penna- Membro
pc escreveu:Tipo isso aqui?
Isso é um cover com a cara da banda q o faz.. Os riffs continuam ali...
Como eu falei..são bandas autorais q "trazem" o cover p a sonoridade da banda..
Alias esse Billie Jean ficou engraçado..rsrs
Romano- Membro
romanobass escreveu:Mas se é uma banda com trabalho autoral e alguns covers é legal fazer o cover com a mesma identidade do autoral.
Penso dessa maneira também. Na banda em que toco nós procedemos desse jeito.
Na verdade, não tenho opinião formada sobre o assunto, até por que quando vou em algum barzinho com som ao vivo gosto de ouvir aqueles covers fiéis e também aqueles covers cheios de variações.
para mim é bem simples essa questão dos covers, você tem poucas opções:
1°:Faz exatamente igual a banda que você quer reproduzir
2°toca do seu jeito, sem mudar a "essencia" da musica (como o hardnejo certacore, deve ser isso)
3°:tenta imitar a banda mas faz algumas mudanças para n ficar akele lance robotico em tentar imitar os cds (qse impossivel, na minha opnião)
provavelmente existem mais opções, com um pouco de cada, mas o que importa é você tocar a musica do seu jeito, se você quer tocar igual o cd, fassa desse jeito o seu! (ou não)
1°:Faz exatamente igual a banda que você quer reproduzir
2°toca do seu jeito, sem mudar a "essencia" da musica (como o hardnejo certacore, deve ser isso)
3°:tenta imitar a banda mas faz algumas mudanças para n ficar akele lance robotico em tentar imitar os cds (qse impossivel, na minha opnião)
provavelmente existem mais opções, com um pouco de cada, mas o que importa é você tocar a musica do seu jeito, se você quer tocar igual o cd, fassa desse jeito o seu! (ou não)
Piubello- Membro
/\ falei, falei, falei e no final naum falei nada, vocês que decidem! =D
Piubello- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo...allexcosta escreveu:Se e uma banda cover de um artista, acho que deve tirar a sonoridade o mais proximo possivel, afinal a proposta e essa. Uma banda com identidade propria que toca musicas de outras bandas deve tocar do seu jeito...
Mas uma banda com identidade propria não seria uma banda com algumas musicas próprias? Digamos assim... a Claudia Leitte cantando Ivete Sangalo?
#038 - Clube do Giannini // Clube do Metal // #045 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins
HisashiManami- Membro
HisashiManami escreveu:Mas uma banda com identidade propria não seria uma banda com algumas musicas próprias? Digamos assim... a Claudia Leitte cantando Ivete Sangalo?
Não necessariamente. A banda pode ter adquirido um som próprio sem precisar ter músicas próprias.