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O mercado nacional: Fabricantes nacionais X importação de instrumentos

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Mensagem por dudamir Qui Nov 25, 2010 4:03 pm

Estou abrindo uma polêmica daquelas, então achei melhor colocar em Miscelânea

Depois que voltei a toca baixo percebi que o amadurecimento dos fabricantes/luthiers nacionais foi grande. Hoje em dia temos alguns luthiers com nomes reconhecidos e qualidade impressionante. Já existe até algumas marcas que o mercado de 2a mão é razoável, não tem mais aquela de "casar" com baixo de luthier. E com isto o preço destes instrumentos subiu, e continua subindo, quem entra nos sites destas marcas percebeu isto nos últimos meses.

Por outro lado o dólar voltou a ficar um pouco mais barato, e o mercado americando também evoluiu, várias marcas novas, que tentam oferecer instrumentos top a um preço menor que as marcas tradicionais, várias opções de instrumentos fabricados fora do país com ótima qualidade.

O resultado disto é que vemos instrumentos nacionais entre 4.000 e 8.000 reais, dependendo da marca e opções, que são entre 2.200 e 4.500 dólares. O suficiente para comprar e trazer para o Brasil instrumentos ótimos.

Eu mesmo no GAS de um 6 cordas olhei todas as alternativas e acabei comprando um excelente baixo de 2a mão no exterior que ficou na mesma faixa, ou mais barato, que algumas alternativas nacionais.

Por outro lado tenho um instrumento nacional que gosto bastante e vale cada real que paguei nele.

Então, qual é o futuro da indústria nacional? Continuar melhorando e aumentando os preços? Buscar produtividade para tornar-se atrativa pelo preço?
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Mensagem por Rafael FindanS Qui Nov 25, 2010 4:09 pm

Gostei de Luthiers nacionais, que fazem instrumentos custom. Os fabricantes que fazem em série poucos se salvam.

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Mensagem por NESCAU Qui Nov 25, 2010 4:15 pm

Rafael FindanS escreveu:Gostei de Luthiers nacionais, que fazem instrumentos custom. Os fabricantes que fazem em série poucos se salvam.
(2)

Mas, mesmo assim, em relação aos Luthieres, acho que cobram um preço meio salgado...
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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Nov 25, 2010 4:22 pm

NESCAU escreveu: (2)

Mas, mesmo assim, em relação aos Luthieres, acho que cobram um preço meio salgado...

Só por causa do Custo Brasil!....
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Mensagem por Christian Qui Nov 25, 2010 5:01 pm

cara na boa, tem Zaganin aí melhor que fender e muito mais barato, se eu tivesse grana ía bonito de zaga...
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Mensagem por NESCAU Qui Nov 25, 2010 5:30 pm

Eu toquei em um Zaganin, achei ele muito pesado, diferente dos fender que já toquei. O corpo parecia maior que o normal... Mas, mesmo assim, as vezes penso em fazer o precision dos meus sonhos com essa Custom Shop, por que um precision exatamente como eu quero, os mais perto são os Squier 5 que nem mais sao fabricados. De qualquer forma, quanto custa em média um Zaga?
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Mensagem por Rafael FindanS Qui Nov 25, 2010 6:08 pm

4 conto

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Mensagem por andremega Qui Nov 25, 2010 6:12 pm

Um dos nossos grandes problemas é que não temos fabricantes de ferragens e eletronicos que atendam a uma demanda dessas com preço e qualidade, e os estrangeiros acabam ficando bem caros. Basta ver que em madeiras não fica tão caro (tá, tem o investimento em ferramental pra produzir, também importado).

E outra: as marcas são estrangeiras mas quantos desses baixos são produzidos nos paises de origem de suas marcas?

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Mensagem por Renan Catito Qui Nov 25, 2010 6:15 pm

Meu sonho é mandar fazer um instrumento do meu jeito, com as madeiras, caps, circuito, hardware, tudo do jeito que eu escolher. Mas é um sonho muito distante. Confio bastante nas marcas nacionais, acredito que devemos valorizá-las mais.
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Mensagem por dudamir Qui Nov 25, 2010 6:36 pm

NESCAU escreveu:Eu toquei em um Zaganin, achei ele muito pesado, diferente dos fender que já toquei. O corpo parecia maior que o normal... Mas, mesmo assim, as vezes penso em fazer o precision dos meus sonhos com essa Custom Shop, por que um precision exatamente como eu quero, os mais perto são os Squier 5 que nem mais sao fabricados. De qualquer forma, quanto custa em média um Zaga?

Variam de 4.000 a 7.000 Um Precision deve estar mais para 4.000
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Mensagem por dudamir Qui Nov 25, 2010 6:39 pm

andremega escreveu:Um dos nossos grandes problemas é que não temos fabricantes de ferragens e eletronicos que atendam a uma demanda dessas com preço e qualidade, e os estrangeiros acabam ficando bem caros. Basta ver que em madeiras não fica tão caro (tá, tem o investimento em ferramental pra produzir, também importado).

Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.
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Mensagem por basslave Qui Nov 25, 2010 6:47 pm

^É, não vale mesmo a pena, mas então é a mão de obra que torna o instrumento tão caro? por que a madeira não é tão cara assim né?

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Mensagem por Claudio Jardim Qui Nov 25, 2010 7:05 pm

Não se pode comparar a manufatura de um zaganin com uma linha de montagem de um fender standard, devemos comparar o zaganin, por exemplo, ao sadowsky, que é produzido de forma similar e custa algo em torno dos R$10000 - R$14000 no brasil com impostos pagos.

O que torna estes instrumentos caros, zaganin, sadowsky, etc., é a mão de obra extremamente especializada, o suporte pós-venda, garantia, os impostos que o governo abusa de uma empresa média (geralmente facilitam para as grandes empresas), etc.

Eu estou muito contente com as opções que temos hoje. Pagar R$4000 em um bass top de linha é uma oportunidade e tanto.
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Mensagem por André Souza Qui Nov 25, 2010 8:31 pm

Sou usuário frequente de luthieria, a M Laghus. Em relação aos serviços de regulagens e afins considero normalmente os preços justos. Algumas coisas são realmente caras para mim, porém a questão é que o material utilizado é top. Não posso me esquecer disto. Por exemplo, para substituir os trates o serviço custa a partir de R$ 400,00. O motivo... São trastes importados e que tem garantia de 15 anos. R$ 2,22 ao mês é justo para ter trastes de qualidade? Julgo que sim.

Como não sou músico profissional as vezes me impacta. Mas me chamo para a realidade que frequento a oficina que os melhores profissionais de música da Bahia e de diversos outros estados frequentam. Este é o preço que tenho que pagar para ter um serviço de excelência e diferenciado. Alguns de vocês devem ter este "conflito" às vezes.

Em relação aos instrumentos acredito que as leis naturais de mercado estão cada vez mais fortes para este segmento: Maior demanda >>> menor oferta >>> elevação de preço. Não acho barato não, mas considero natural. Não sei se vai equilibrar pois ainda vejo muita demanda reprimida dada a baixa capacidade produtiva destes artesões. Claro, eles não produzem em escala e há até um charme nisso. A profissionalização tem aumentado e eles estão agregando mais valor aos seus instrumentos a medida que fazem seus hardwares. Absorvem a margem de lucro da indústria/comércio/dele próprio e atendem a sua própria demanda de forma customizada. Fazem isto com pontes, captadores e pré-amps. Mas é isto mesmo... É negócio. É prazer para nós.

MELHOR COLABORAR COM A NOSSA INDÚSTRIA, BRAZUCA SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL !!!

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Mensagem por andremega Qui Nov 25, 2010 11:13 pm

dudamir escreveu:
andremega escreveu:Um dos nossos grandes problemas é que não temos fabricantes de ferragens e eletronicos que atendam a uma demanda dessas com preço e qualidade, e os estrangeiros acabam ficando bem caros. Basta ver que em madeiras não fica tão caro (tá, tem o investimento em ferramental pra produzir, também importado).

Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

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Mensagem por dudamir Sex Nov 26, 2010 10:35 am

andremega escreveu:
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andremega escreveu:Um dos nossos grandes problemas é que não temos fabricantes de ferragens e eletronicos que atendam a uma demanda dessas com preço e qualidade, e os estrangeiros acabam ficando bem caros. Basta ver que em madeiras não fica tão caro (tá, tem o investimento em ferramental pra produzir, também importado).

Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

A questão era, importação das peças encaresse o instrumento. E um valor de R$600 em um instrumento deste nível não é o que está encarecendo.
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Mensagem por gobatto Sex Nov 26, 2010 11:25 am

IMO, o grande problema é cultural.

Enquanto for comparado instrumento de linha de produção importados com instrumentos artesanais nacionais, os últimos sempre sairão mais caros.
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Mensagem por andremega Sex Nov 26, 2010 11:37 am

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andremega escreveu:Um dos nossos grandes problemas é que não temos fabricantes de ferragens e eletronicos que atendam a uma demanda dessas com preço e qualidade, e os estrangeiros acabam ficando bem caros. Basta ver que em madeiras não fica tão caro (tá, tem o investimento em ferramental pra produzir, também importado).

Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

A questão era, importação das peças encaresse o instrumento. E um valor de R$600 em um instrumento deste nível não é o que está encarecendo.

CAra, mas o luthier pode conseguir essas peças sem os impostos, né? Amigo que traz de não sei onde, vai buscar no paraguai, sei la. Então não dá pra afirmarmos isso. Eu certa vez fiz o contrario: pedi pra um lithier um orçamento do instrumento pra pre e captadores modelo tal mas nem cogitei que ele montasse a aprte eletrica. Ele me deu um preço bem razovel, pois um baixo top de linha do cara mais as peças que eu compraria ficariam be mabaixo do preço que eu pagaria pelo mesmo baixo entregue completo, ou seja fez diferença.

O luthier cobra o que ele acha que deve. A industria, em tese, tem que cobrar o que o mercado aceita. Como ue já disse, para uma industria esse tipo de coisa é muito mais sensivel que para um artesão.

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Mensagem por dudamir Sex Nov 26, 2010 6:52 pm

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Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

A questão era, importação das peças encaresse o instrumento. E um valor de R$600 em um instrumento deste nível não é o que está encarecendo.

CAra, mas o luthier pode conseguir essas peças sem os impostos, né? Amigo que traz de não sei onde, vai buscar no paraguai, sei la. Então não dá pra afirmarmos isso. Eu certa vez fiz o contrario: pedi pra um lithier um orçamento do instrumento pra pre e captadores modelo tal mas nem cogitei que ele montasse a aprte eletrica. Ele me deu um preço bem razovel, pois um baixo top de linha do cara mais as peças que eu compraria ficariam be mabaixo do preço que eu pagaria pelo mesmo baixo entregue completo, ou seja fez diferença.

O luthier cobra o que ele acha que deve. A industria, em tese, tem que cobrar o que o mercado aceita. Como ue já disse, para uma industria esse tipo de coisa é muito mais sensivel que para um artesão.

Pelo que entendi, vc concorda comigo que não é o imposto de importação das peças que encare o preço.

Então, como dizem "não estou entendendo ...."
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Mensagem por andremega Sex Nov 26, 2010 9:23 pm

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Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

A questão era, importação das peças encaresse o instrumento. E um valor de R$600 em um instrumento deste nível não é o que está encarecendo.

CAra, mas o luthier pode conseguir essas peças sem os impostos, né? Amigo que traz de não sei onde, vai buscar no paraguai, sei la. Então não dá pra afirmarmos isso. Eu certa vez fiz o contrario: pedi pra um lithier um orçamento do instrumento pra pre e captadores modelo tal mas nem cogitei que ele montasse a aprte eletrica. Ele me deu um preço bem razovel, pois um baixo top de linha do cara mais as peças que eu compraria ficariam be mabaixo do preço que eu pagaria pelo mesmo baixo entregue completo, ou seja fez diferença.

O luthier cobra o que ele acha que deve. A industria, em tese, tem que cobrar o que o mercado aceita. Como ue já disse, para uma industria esse tipo de coisa é muito mais sensivel que para um artesão.

Pelo que entendi, vc concorda comigo que não é o imposto de importação das peças que encare o preço.

Então, como dizem "não estou entendendo ...."

Não só, mas também. Industria e lutheria trabalham em condições totalmente diferentes. SE for industria não, não concordo: acho que imposto é fator determinante sim, principalmente o de importação, seja de maquinas para produção, seja para as peças. Quanto a lutheria, ai realmente é menos determinante que o quanto o cara quer ganhar.

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Mensagem por dudamir Dom Nov 28, 2010 6:26 pm

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Isto acaba não se comprovando na prática. Eu tenho facilidade de trazer peças de fora então para todos os luthiers eu perguntei "e se eu trazer o hardware e os eletrônicos?" e o desconto era ridículo, tipo R$600 em um baixo de 5.000/6.000.


MAs qual a configuração que eles ofereciam pra dar tal desconto? E outra: ele importavam, compravam de importadora ou tinha quem "fornecesse" pra eles? Esse tipo de coisa faz diferença. Quando se fala em industria a coisa muda bastante em relação ao luthier,

A questão era, importação das peças encaresse o instrumento. E um valor de R$600 em um instrumento deste nível não é o que está encarecendo.

CAra, mas o luthier pode conseguir essas peças sem os impostos, né? Amigo que traz de não sei onde, vai buscar no paraguai, sei la. Então não dá pra afirmarmos isso. Eu certa vez fiz o contrario: pedi pra um lithier um orçamento do instrumento pra pre e captadores modelo tal mas nem cogitei que ele montasse a aprte eletrica. Ele me deu um preço bem razovel, pois um baixo top de linha do cara mais as peças que eu compraria ficariam be mabaixo do preço que eu pagaria pelo mesmo baixo entregue completo, ou seja fez diferença.

O luthier cobra o que ele acha que deve. A industria, em tese, tem que cobrar o que o mercado aceita. Como ue já disse, para uma industria esse tipo de coisa é muito mais sensivel que para um artesão.

Pelo que entendi, vc concorda comigo que não é o imposto de importação das peças que encare o preço.

Então, como dizem "não estou entendendo ...."

Não só, mas também. Industria e lutheria trabalham em condições totalmente diferentes. SE for industria não, não concordo: acho que imposto é fator determinante sim, principalmente o de importação, seja de maquinas para produção, seja para as peças. Quanto a lutheria, ai realmente é menos determinante que o quanto o cara quer ganhar.
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Saquei e concordo, quanto mais vc precisa/quer ser legalizado os custos da importação vão aumentar mesmo.
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Mensagem por andremega Dom Nov 28, 2010 8:54 pm

ah, sim. e acho que simples, microempresa,e outras formas de fomento nao contemplam importacao. Se for assim ai que lasca tudo de vez.

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Mensagem por Bajista Sáb Abr 13, 2019 7:18 pm

Uma boa saída para aquisição do instrumento ideal, é a aquisição de um consórcio para instrumentos musicais. Há algumas empresas de consórcio que dispõe de consórcios específicos para esse fim.

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Mensagem por Uchoa Sáb Abr 13, 2019 8:00 pm

Não aguentei , desculpe ! lol!

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Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 13, 2019 11:33 pm

Uchoa escreveu:Não aguentei , desculpe ! lol!
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Mensagem por Bajista Dom Abr 14, 2019 10:11 pm

Uchoa escreveu:Não aguentei , desculpe ! lol!

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Mensagem por Jãozeiro Dom Abr 14, 2019 10:25 pm

Bom, vamos lá, kkk.

Bajista, você comentou em um tópico em que a última postagem foi feita há 8 anos e 5 meses. Você "desenterrou" o tópico, e como bom coveiro é merecedor do prêmio "Pá de Ouro".
É isso, kkkkk.
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Mensagem por Bajista Seg Abr 15, 2019 11:58 am

Jãozeiro escreveu:Bom, vamos lá, kkk.

Bajista, você comentou em um tópico em que a última postagem foi feita há 8 anos e 5 meses. Você "desenterrou" o tópico, e como bom coveiro é merecedor do prêmio "Pá de Ouro".
É isso, kkkkk.


Este "tópico" pode até ser antigo mas, tem muita relevância a meu ver. Estudantes de música e profissionais da área, atualmente não têm muita escolha em termos de aquisição de instrumentos e equipamentos para música. Ou importam material de qualidade (a preços absurdos devido aos impostos) ou tem que se contentar em comprar o que se vende nas lojas ou, ainda, no caso do instrumento, comprar de algum luthier brasileiro renomado. Isso é que me levou a buscar o consórcio.
Na minha opinião, os fabricantes brasileiros precisam mudar. A qualidade dos instrumentos fabricados no Brasil precisa melhorar. Tenho certeza de que a falta de qualidade não é por não haver know-how mas, sim, porque a ideia de "preço competitivo" acaba nivelando a qualidade por baixo. Nisso eu tenho experiência porque comprei um baixo "de custo competitivo" há alguns anos atrás (não vou citar a marca) que ao afinar as cordas (usei afinador) o braço envergava. Não teve conserto e reclamar não adiantou. Nem pus à venda. Dei de graça para um amigo que estava sem condições de comprar um mas, não sem antes avisá-lo dos problemas.
Um pouco da culpa de o produto nacional ser o que é, é dos próprios instrumentistas, também. A turma quer réplica de marcas estrangeiras mas, se esquece que cada instrumento tem suas próprias potencialidades, seu design, timbre e por aí vai. Então, se fabrica réplica stratocaster, de les paul e por aí vai, porque o visual fala muito alto. Na minha humilde opinião, a indústria nacional pode mais do que isso.
Assim sendo, para poder escapar desta roda viva da indústria nacional, uma saída é o consórcio.


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Mensagem por Bajista Seg Abr 15, 2019 12:06 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:
NESCAU escreveu: (2)

Mas, mesmo assim, em relação aos Luthieres, acho que cobram um preço meio salgado...

Só por causa do Custo Brasil!....

Não acho que seja um problema de Custo Brasil. É que o trabalho do luthier não é nada simples. Cada instrumento é um, apesar de o modelo e os materiais serem, muitas vezes, os mesmos. Sobre o Custo Brasil eu concordo no caso de ter que importar materiais (madeiras como buckeye-burl, por exemplo, são caras até para o padrão dos países desenvolvidos) mas, as madeiras nacionais dão, comprovadamente, excelentes resultados, também.

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Mensagem por Jãozeiro Seg Abr 15, 2019 12:08 pm

Bajista escreveu:
Jãozeiro escreveu:Bom, vamos lá, kkk.

Bajista, você comentou em um tópico em que a última postagem foi feita há 8 anos e 5 meses. Você "desenterrou" o tópico, e como bom coveiro é merecedor do prêmio "Pá de Ouro".
É isso, kkkkk.


Este "tópico" pode até ser antigo mas, tem muita relevância a meu ver.  


Sim, sem dúvidas.
É que a "Pá de Ouro" é uma brincadeira que existe em todos os fóruns da internet, hehe.

Mas sim, o tema desse tópico é muito bom.
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Mensagem por allexcosta Seg Abr 15, 2019 12:10 pm

Bajista escreveu:Não acho que seja um problema de Custo Brasil. É que o trabalho do luthier não é nada simples. Cada instrumento é um, apesar de o modelo e os materiais serem, muitas vezes, os mesmos. Sobre o Custo Brasil eu concordo no caso de ter que importar materiais (madeiras como buckeye-burl, por exemplo, são caras até para o padrão dos países desenvolvidos) mas, as madeiras nacionais dão, comprovadamente, excelentes resultados, também.

O mais barato de um baixo são as madeiras, mesmo se você usar um burl.

Uma tarraxa de 15 dólares custa 200 conto no Brasil. Um jogo de chaves de 100 dólares custa 1500 Reais. E por aí vai.

O Brasil é um país super protecionista que não tem uma indústria de qualidade. Isso é "custo Brasil".
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Mensagem por Bajista Seg Abr 15, 2019 12:18 pm

allexcosta escreveu:
Bajista escreveu:Não acho que seja um problema de Custo Brasil. É que o trabalho do luthier não é nada simples. Cada instrumento é um, apesar de o modelo e os materiais serem, muitas vezes, os mesmos. Sobre o Custo Brasil eu concordo no caso de ter que importar materiais (madeiras como buckeye-burl, por exemplo, são caras até para o padrão dos países desenvolvidos) mas, as madeiras nacionais dão, comprovadamente, excelentes resultados, também.

O mais barato de um baixo são as madeiras, mesmo se você usar um burl.

Uma tarraxa de 15 dólares custa 200 conto no Brasil. Um jogo de chaves de 100 dólares custa 1500 Reais. E por aí vai.

O Brasil é um país super protecionista que não tem uma indústria de qualidade. Isso é "custo Brasil".

Usando essa calculadora é que dá para entender um pouco do problema da indústria nacional: https://tributado.net/

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Mensagem por allexcosta Seg Abr 15, 2019 12:24 pm

Bajista escreveu:Usando essa calculadora é que dá para entender um pouco do problema da indústria nacional: https://tributado.net/

Não precisa usar a calculadora, só precisa ter bom senso. E o problema é muito maior que isso.
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Mensagem por fheliojr Seg Abr 15, 2019 5:36 pm

^

[2]
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Mensagem por Rick Charles Seg Abr 22, 2019 1:03 pm

Focando no universo da luthieria, tenho percebido a quantidade luthierias que estão se especializando mais em contrabaixos, e percebo que não vejo o mesmo acontecer com foco em guitarras (eu sei que tem, mas em quantidade menor), percebo também que conversando com alguns amigos guitarristas aqui da minha região, sempre que eu falo que prefiro instrumentos custom aos instrumentos de marcas famosas, vejo que alguns torcem o nariz.
Nós baixistas somos mais receptivos a instrumentos de luthier?
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Mensagem por allexcosta Seg Abr 22, 2019 1:06 pm

^ Somos.

Guitarrista também é muito difícil de lidar e tem luthier optando só por baixos por esse motivo.

Além disso, a Ferrari dos baixos é um instrumento de luthier. Isso influencia muito. Pra guitarrista essa frescura de "ser a guitarra do fulano" faz muito mais diferença. E é uma raça que torce o nariz pra qualquer coisa que não seja seu próprio umbigo.
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Mensagem por Maurício_Expressão Seg Abr 22, 2019 2:21 pm

Uma das coisas citadas nos tópicos anteriores e que realmente aconteceu desde que esse fórum foi fundado é o fortalecimento dos luthieres nacionais de contrabaixos.
A aceitação do mercado para instrumentos de luthier de segunda mão também é um fenômeno recente.
Lembro que a uns 8 anos isso não acontecia mesmo com baixo.
Ou seja, instrumento de luthier era caro e você casava com ele.

Zaganin foi um dos pioneiros que quebraram essa regra rígida de mercado.
Eu não compraria um instrumento (baixo) de luthier a 10 anos. A não ser se fosse para casar com o instrumento (o que normalmente já faço... hehehe).
Mas hoje eu já compraria sem problema nenhum um Zaganin, ou outro luthier de qualidade renomada qualquer.

Mas fabricar instrumento no Brasil acaba sendo realmente um grande problema devido ao custo Brasil.
Nossos impostos são muito altos. Uma das alegações é proteção à indústria nacional.
Mas esse imposto, ao meu ver abusivo, acaba criando uma distorção mercadológica:
Com a facilidade de compras externas e a grande oportunidade de viagens da classe média, muitos (como eu) acabam comprando instrumentos de linha de produção (ou não) de fora.

Você vai a trabalho, ou férias, para os EUA, e acaba trazendo um instrumento, ou um ampli.

A uns anos, com o dólar a 2 Reais, valia até a pena viajar só para trazer uma guitarra ou baixo ou ampli!

Colegas saiam de férias e só com o lucro de calças Diesel trazidas pagavam as passagens e estadias. Instrumentos também...

Dai um mecanismo de proteção acaba se transformando em um mecanismo de limitação da indústria nacional ao meu ver.

Nosso mercado é muito pequeno. O comprador típico de um baixo de 5 mil tem condições de viajar e trazer um Fender na bagagem. Isso mata a indústria nacional que fica somente com a opção de fornecer instrumento para pessoas que não tem condições de viajar para fora do país.

Ou seja, a indústria nacional passa a ser competitiva somente em instrumentos de entrada... Mesmo com a imensa carga tributária.

Uma pena tudo isso e a solução é bem complicada.

Os luthieres brasileiros romperam esse ciclo com instrumentos de alta qualidade customizados. Que bom!
Mas nunca um luthier nacional conseguirá competir com instrumentos de entrada. Isso é impossível devido a pequena margem de lucro desse tipo de instrumento.

Então é muito natural os luthieres atuarem no nicho de mercado de melhor qualidade e preço mesmo.
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Mensagem por fheliojr Qui Abr 25, 2019 7:28 pm

Rick Charles escreveu:Focando no universo da luthieria, tenho percebido a quantidade luthierias que estão se especializando mais em contrabaixos, e percebo que não vejo o mesmo acontecer com foco em guitarras (eu sei que tem, mas em quantidade menor), percebo também que conversando com alguns amigos guitarristas aqui da minha região, sempre que eu falo que prefiro instrumentos custom aos instrumentos de marcas famosas, vejo que alguns torcem o nariz.
Nós baixistas somos mais receptivos a instrumentos de luthier?

Michael Pedulla já havia percebido isso: "'...I started making acoustic guitars and then some electrics, and I also did repair work. Then I got the great idea to sell the instruments to stores. At that time it was Martin for acoustics and Fender and Gibson for electrics-that was it. Guitar players wouldn't touch anything that didn't have one of those names-they were very closed-minded. Then I made a bass, and I learned bass players were a different breed. I went up to Wurlitzer Music in Boston, the store took a couple of basses, and they sold them right away. So I thought, Well, it's a matter of logic to make what you can sell...'"

Fonte: Arial http://www.pedulla.com/html/articles_about_pedulla__perspe.html
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 25, 2019 7:30 pm

^ Excelente. Não tinha lido isso ainda...

Baixistas são muito diferentes de guitarristas. Mente muito mais aberta.
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Mensagem por joabi Qui Abr 25, 2019 11:18 pm


Cada vez mais sou fã do Pedulla!
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Mensagem por Zubrycky Sex Abr 26, 2019 7:12 pm

Espanquei toquei um Pedulla (O modelo era um Rapture) uma vez, lá nos anos 90, numa loja de instrumentos musicais em Buenos Aires...

Ô GAS danada que nunca me larga! hyper
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Mensagem por rafacar Sáb Abr 27, 2019 12:22 pm

Ahhh o "Custo Brasil", do qual faz parte a tal defesa da indústria nacional é um preço que alguém acaba por ter que pagar, e parece que sobra pro consumidor.

É bom o pessoal perceber como isso afeta nossas vidas no mercado de instrumentos, bem como em outras áreas, é o caminho para que um dia acabe essa bobagem de "O Petróleo é Nosso", a Giannnini é nossa, etc.
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