Monitores de Palco - Ajuda com Sugestão
+25
lobo bassman
Silvio Soares
Romero Gaia
malka_aff
LuCaSbass
Keep Rocking
Pedro Jack
andremega
Nando Vasques
steba
Renato
Aldo MF
GusVCD
wellrod
SILVIAO
NETOULTRA
Daniel
pc
Cantão
gsfteodoro
basslave
allexcosta
Gomba
rodsom
Cid
29 participantes
Página 11 de 13
Página 11 de 13 • 1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13
Re: Monitores de Palco - Ajuda com Sugestão
Cid escreveu:TEnho medo de abrir e perder a garantia... na pior das hipoteses estarei nos USA em Janeiro e pego outro lá...Gomba escreveu:Abre ele. Pode ser o cabo flat do visor solto. Ou vê se dbx presta suporte aqui pro Brasil.
Se abrir vai perder a garantia. Espera até janeiro e, se quiser, compra um dcx2496 pra usar por enquanto. Depois deixa de backup. É por esses motivos que em qualquer rack de empresa de aluguel de P.A, ou tem 2 processadores iguais ou tem um behringer de backup.
E quem tem uma LS9 é pra teu outra de backup tambem nao?Gomba escreveu:Cid escreveu:TEnho medo de abrir e perder a garantia... na pior das hipoteses estarei nos USA em Janeiro e pego outro lá...Gomba escreveu:Abre ele. Pode ser o cabo flat do visor solto. Ou vê se dbx presta suporte aqui pro Brasil.
É por esses motivos que em qualquer rack de empresa de aluguel de P.A, ou tem 2 processadores iguais ou tem um behringer de backup.
Cid- Moderador
Eu vascilei.... nao testei nada la... foi tao corrido mas tinha dado tempo....
O medo agora é testar alguma caixa aqui e uma dela ter vindo com defeito aí la vai eu voltar com um trambolhao...
Eu consigo/posso testar o SUB plugando um microfone no input dele?
O medo agora é testar alguma caixa aqui e uma dela ter vindo com defeito aí la vai eu voltar com um trambolhao...
Eu consigo/posso testar o SUB plugando um microfone no input dele?
Cid- Moderador
Normalmente sim. A empresa que eu faço freela de P.A trabalha com m7cl. Uma pro P.A e outra pro montor. E em todo evento que eles fazem, sempre vai uma 01v ou uma ls9 de backup.Cid escreveu:E quem tem uma LS9 é pra ter outra de backup tambem nao?
Se tu tem dinheiro pra ter uma Ls9, cê tem dinheiro pra comprar uma Behringer pra deixar de backup.
Consegue/pode. Mas é melhor pegar a saída de algum pré que você tenha ai.Cid escreveu:Eu consigo/posso testar o SUB plugando um microfone no input dele?
Vou pegar entao uma mackie pequena que tenho entao + microfone e do main out da mesa jogo pro sub pra testar.
Cid- Moderador
Hoje testamos as caixas... gracas a Deus todas funcionando perfeitamente.....
Rapaz eu fiquei de queixo caido com o som, timbre e volume da SXA360, o que é aquilo??????
E ela ainda tem uma grave maravilhoso... testamos sem crossover mesmo entao ela falou grave.... um absurdo de som... muito feliz...
Rapaz eu fiquei de queixo caido com o som, timbre e volume da SXA360, o que é aquilo??????
E ela ainda tem uma grave maravilhoso... testamos sem crossover mesmo entao ela falou grave.... um absurdo de som... muito feliz...
Cid- Moderador
hahahaha
eu fiquei com a mesma cara quando ouvi elas falando pela primeira vez.
Fala MUITO alto e MUITO bonito. Pra caixa de P.A pequeno de medio custo, nao tem melhor. (baixo custo lá nos eua)
Fala MUITO alto e MUITO bonito. Pra caixa de P.A pequeno de medio custo, nao tem melhor. (baixo custo lá nos eua)
Cid escreveu:Rapaz eu fiquei de queixo caido com o som, timbre e volume da SXA360, o que é aquilo??????
Elas falam ainda mais quando você as corta em 100hz, pois sem as responsabilidade de falar graves elas dão tudo que podem. Nunca ouvi os subs que você comprou, mas há que ter cuidado para as 360 não fazerem os subs parecerem inexistentes na sala. Para um som redondo e equilibrado provavelmente vocês terão que trabalhar com as SXA falando bem menos do que podem, o que é até uma boa coisa...
O que achou das 250?
Eu pensei que só conhecesse as SXA250 que foi aquela que vc comentou que viu num outro dia...Gomba escreveu:hahahaha
Cid- Moderador
Alex eu fiquei impressionado com o punch e o grave da 360... e como grita a caixa, que som... e os agudos kkkkk pirei nela. Casamento perfeito com o SUB.... mas é como vc falou tem que cortar senao ela quebra o trabalho do Sub no meio...allexcosta escreveu:Cid escreveu:Rapaz eu fiquei de queixo caido com o som, timbre e volume da SXA360, o que é aquilo??????
Elas falam ainda mais quando você as corta em 100hz, pois sem as responsabilidade de falar graves elas dão tudo que podem. Nunca ouvi os subs que você comprou, mas há que ter cuidado para as 360 não fazerem os subs parecerem inexistentes na sala. Para um som redondo e equilibrado provavelmente vocês terão que trabalhar com as SXA falando bem menos do que podem, o que é até uma boa coisa...
O que achou das 250?
Alex eu escutei pouco as SX250, mas sem dúvida que elas falam menos e o timbre é diferente.... a 360 foi campeã na minha opinião, ficou perfeito o timbre do PA.... imagine quanto tiver com os cortes corretos... e outra... fiz o teste com uma mackie minha, ainda mais quando for o PRE da Allen sai de baixo...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Eu pensei que só conhecesse as SXA250 que foi aquela que vc comentou que viu num outro dia...Gomba escreveu:hahahaha
isso, eu ouvi a 250 e ja fiquei abismado. Agora que eu percebi que tu comprou a 360 e, como voce ta dizendo que a 360 eh melhor ainda, to com medo dessas caixas hahaha
qual a diferenca de preco delas?
A 360 tem mais definição de médio e agudo que a 250, sem dúvida. Mas colocá-las pra falar bumbo e baixo aos poucos iria minar a suspensão dos falantes. Ainda acho a escolha de uma boa caixa 1x15" correta como retorno de baixo e bateria. A 250 vai sofrer menos nessa função. Realmente, o agudo dessas caixas EV é matador.
Sim sem dúvida, a funcao das SXA250 é retorno pra baixo bateria e afins... e ela vai sem duvida nenhuma fazer a funcao bem demais, e como vc falou teria que ser ela pra suportar o peso da funcao......
Mas o que eu fiquei abismado nas 360 é o timbre delas, rapaz que coisa maravilhosa.... sem falar da definicao das frequencias, grita demais...
Gomba a 360 custa lá 800 dolares... e a 250 custa em torno de 1000 a 1100 dolares, so que comprei a 250 numa promocao la e ela saiu por 600 dolares cada uma...
As 360 pra retorno de voz vao ficar pefeitas tambem.......
Mas o que eu fiquei abismado nas 360 é o timbre delas, rapaz que coisa maravilhosa.... sem falar da definicao das frequencias, grita demais...
Gomba a 360 custa lá 800 dolares... e a 250 custa em torno de 1000 a 1100 dolares, so que comprei a 250 numa promocao la e ela saiu por 600 dolares cada uma...
As 360 pra retorno de voz vao ficar pefeitas tambem.......
Cid- Moderador
Eu vi as sxa250 fazendo monitor e ficou sensacional e fazendo p.a e tambem ficou sensacional.
A 360 fala melhor que a 250 pra voz e PA, principalmente com subs.
Por isso eu falava em pegar caixas ativas. Essas caixas falam bem assim porque tem todo o DSP incluído nelas. Uma caixa passiva pra falar as frequências com tamanha precisão precisaria de uma série de ajustes e DSP externo.
Cid escreveu:Mas o que eu fiquei abismado nas 360 é o timbre delas, rapaz que coisa maravilhosa.... sem falar da definicao das frequencias, grita demais...
Por isso eu falava em pegar caixas ativas. Essas caixas falam bem assim porque tem todo o DSP incluído nelas. Uma caixa passiva pra falar as frequências com tamanha precisão precisaria de uma série de ajustes e DSP externo.
Viiish isso é padrão das igrejas, então... Na igreja onde toco sempre evito colocar meu bass no som geral pq fica morto! sei lá, um médio quase agudo! jogo direto num amp e quem tiver perto de mim que sofre... kkk mas é um absurdo
#78 - Clube Yamaha
Silvio Soares- Membro
Aquele patchbay da marca Hosa já chegou e já esta instalado... tive que mudar um a um pra fazer a inversão... o Art P16 já está a caminho tambem...
Cid- Moderador
Pessoal hoje fui dar uma estudada aqui no Driverack e por curiosidade fui ver a traseira de um Xover...
No drive rack tá bem fácil, dois inputs(left e right) e as 4 outputs(LR Low and LR High)
Aí por curiosidade entrei no site da DBX pra ver esse Xover:
Aí não entendi a lógica... fui baixar o manual e tá bichado, não tem manual pra ei tirar essa dúvida...
No Crossover tradicional um Input é o L e o outro é o R da mesa ok?
So que num canal as saidas são High, High-mid/Mid and Low... no outro canal a config é: High, Mid/Low-mid and Low e Low/Lf Sum....
Nao entendi nada... qual é o esquema aí?
No drive rack tá bem fácil, dois inputs(left e right) e as 4 outputs(LR Low and LR High)
Aí por curiosidade entrei no site da DBX pra ver esse Xover:
Aí não entendi a lógica... fui baixar o manual e tá bichado, não tem manual pra ei tirar essa dúvida...
No Crossover tradicional um Input é o L e o outro é o R da mesa ok?
So que num canal as saidas são High, High-mid/Mid and Low... no outro canal a config é: High, Mid/Low-mid and Low e Low/Lf Sum....
Nao entendi nada... qual é o esquema aí?
Cid- Moderador
E tem outros escritos NOT USED...
Cid- Moderador
Depende se você tá usando o x-over 2-way, 3-way ou 4-way, que precisa ser MONO, aí você lê o segundo label de cada saída.
Ta, usando o normal, 2 vias, Sub e Pa...
Cid- Moderador
Você segue o padrão de "Stereo 2-way", é a última linha em baixo. Tem que configurar os pequenos botões no meio do painel traseiro. A saída do meio não é usada.
Outra duvida que eu tenho é quanto ao corte no Crossover....
No caso do modelo acima... LR da mesa nos 2 inputs... coloco o mode em Stereo... pelo que entendi no painel traseiro o Canal 1 controla as frequencias graves, e o canal 2 as frequencias agudas... É isso?
Sendo assim mesmo saindo de canais diferentes, eu setando o canal 1 que é referente às frequencias graves ele tambem controlará a frequencias graves do canal 2? Ou estou fazendo confusão?
E a ultima duvida... no Knob ele comeca marcando em 45 ou seja ele vai reproduzir o sub de 45 pra cima, se eu marcar em 70 ele reproduz de 70 pra cima.... mas se eu quiser que o Sub fale de 90 pra baixo e não de 100?
Ou os controles sao diferentes tipo: o do sub se eu por em 90 ele vai falar de 90 pra vbaixo..... e nos agudos se eu por em 90 ele vai falar de 90 pra cima...
Da uma luz aí e desculpa a ignorancia kkkk
No caso do modelo acima... LR da mesa nos 2 inputs... coloco o mode em Stereo... pelo que entendi no painel traseiro o Canal 1 controla as frequencias graves, e o canal 2 as frequencias agudas... É isso?
Sendo assim mesmo saindo de canais diferentes, eu setando o canal 1 que é referente às frequencias graves ele tambem controlará a frequencias graves do canal 2? Ou estou fazendo confusão?
E a ultima duvida... no Knob ele comeca marcando em 45 ou seja ele vai reproduzir o sub de 45 pra cima, se eu marcar em 70 ele reproduz de 70 pra cima.... mas se eu quiser que o Sub fale de 90 pra baixo e não de 100?
Ou os controles sao diferentes tipo: o do sub se eu por em 90 ele vai falar de 90 pra vbaixo..... e nos agudos se eu por em 90 ele vai falar de 90 pra cima...
Da uma luz aí e desculpa a ignorancia kkkk
Cid- Moderador
Ou entao cada canal de saida é pra um tipo de equipamento...
Canal 1 sempre sao do sub e o canal 2 sempre do PA....
Canal 1 sempre sao do sub e o canal 2 sempre do PA....
Cid- Moderador
Tá fazendo confusão. Esse aí já é outro modelo.
O de lá de cima é um 2 ou 3 way stereo e 4 way mono. Esse é um 2 way stereo e 3 way mono. Se você usa stereo os dois canais controlam a mesma coisa e o corte é onde será o corte mesmo. O corte sub-sonico é um botãozinho na frente. É só seguir a linha onde tem escrito "stereo". Na frente é a de baixo, atrás é a de cima. Despreze a info MONO.
Ah, e use o Xover em x1, porque x10 vai multiplicar a frequência e só serve pra quando você tem um 3 ou 4way ou tá cortando mid/high. Você deve usar as frequências dos dois canais em algo próximo de 100hz.
O de lá de cima é um 2 ou 3 way stereo e 4 way mono. Esse é um 2 way stereo e 3 way mono. Se você usa stereo os dois canais controlam a mesma coisa e o corte é onde será o corte mesmo. O corte sub-sonico é um botãozinho na frente. É só seguir a linha onde tem escrito "stereo". Na frente é a de baixo, atrás é a de cima. Despreze a info MONO.
Ah, e use o Xover em x1, porque x10 vai multiplicar a frequência e só serve pra quando você tem um 3 ou 4way ou tá cortando mid/high. Você deve usar as frequências dos dois canais em algo próximo de 100hz.
Entao deixa ver se entendi... XLR saindo da Main out L da mesa entra no canal 1.... XLR da mesa saindo da Main Out R da mesa entra no canal 2, correto? Isso está Stereo correto?
Saida High do canal 1 vai pro PA Left e a saida low do canal 1 vai pro Sub Left.
Saida High do canal 2 vai pro PA Right e a saida low do canal 2 vai pro Sub Right.
Isso esta certo?
O corte é o corte, ou seja, eu ponho em 100 e o crossover sabe que 100 pra baixo é o Sub e 100 pra cima é o PA. Correto?
Saida High do canal 1 vai pro PA Left e a saida low do canal 1 vai pro Sub Left.
Saida High do canal 2 vai pro PA Right e a saida low do canal 2 vai pro Sub Right.
Isso esta certo?
O corte é o corte, ou seja, eu ponho em 100 e o crossover sabe que 100 pra baixo é o Sub e 100 pra cima é o PA. Correto?
Cid- Moderador
^ É isso. Não há muita diferença pra o Driverack. 2 entradas, 4 saídas.
Use o LOW CUT. É uma boa proteção aos subs. INPUT em 0db. Você controla o ganho de cada sub e cada top separado. Bom para ajustar imperfeições da sala. Se o corte estiver em 100 com o x10 ligado será 1K, cuidado com isso.
Use o LOW CUT. É uma boa proteção aos subs. INPUT em 0db. Você controla o ganho de cada sub e cada top separado. Bom para ajustar imperfeições da sala. Se o corte estiver em 100 com o x10 ligado será 1K, cuidado com isso.
Low Cut é o limiter no caso?chegou em 40 ele nao fala abaixo disso é isso?
Cid- Moderador
Rapaz eu to tendo problema pra trocar o driverack defeituoso com a Guitar Center porque eu precisaria trocar o produto com ate 30 dias... sendo que eu so vou estar lá em Janeiro... to vendo se eu consigo mandar pra eles eles estornam o dinheiro...
Vou acabar mandando pra assistencia aqui mesmo se tiver e vou acabar comprando um 223XS ou 223XL desses mesmo...
Vou acabar mandando pra assistencia aqui mesmo se tiver e vou acabar comprando um 223XS ou 223XL desses mesmo...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Low Cut é o limiter no caso?chegou em 40 ele nao fala abaixo disso é isso?
então quer dizer que no geral, os PA falam sempre acima de 40Hz? Pergunto por isso pq a frequencia fundamental da corda B é por volta de 31Hz
Última edição por malka_aff em Qui Dez 08, 2011 10:43 am, editado 1 vez(es)
Pense num negocio organizado... eu liguei na Harman do Brasil pra ver se tinha assistencia DBX na minha regiao... me deram um telefone de uma em FOrtaleza.. liguei lá e os caras nunca ouviram falar de DBX na vida... tamo bem viu...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Low Cut é o limiter no caso?chegou em 40 ele nao fala abaixo disso é isso?
Não, limiter é outra coisa. Low Cut é um corte que protege seu equipamento. Você pode não usar, mas seus subs correm mais risco.
malka_aff escreveu:então quer dizer que no geral, os PA falam sempre acima de 40Hz? Pergunto por isso pq a frequencia fundamental da corda B é por volta de 27Hz
A LOW B é 31hz. Nenhuma caixa de baixo fala isso e você ouve a Sizona sem problemas. Há PA's preparados pra falar frequências muito baixas com bastante autoridade, o do Cid não é um deles e nem precisa ser. Quando você resolve se embrenhar pela região sub-sônica haja potência, caixa e dinheiro. PA's normalmente falam entre 40hz e 16khz, mas se você vai em um show da Beyoncé provavelmente o chão vai tremer com algumas frequências bem mais baixas que isso, já que muito material pop e hip-hop de hoje em dia exige 30hz.
desculpa allex, confundi o B com o A da sizona, vou corrigir o valor lá.
Então quer dizer que eu nunca ouvi a fundamental da B? a partir de que nota eu consigo ouvir a fundamental num amplificador BOM (um GK 400rb por exemplo, minha referencia de timbre)
Eu imaginava que ao menos nos PA's rolava um 20 Hz. Bom isso faz eu parar de perseguir fones/transmissores e tudo relacionado ao baixo com frequencia de 20Hz em diante, já que isso não existe =)
Então quer dizer que eu nunca ouvi a fundamental da B? a partir de que nota eu consigo ouvir a fundamental num amplificador BOM (um GK 400rb por exemplo, minha referencia de timbre)
Eu imaginava que ao menos nos PA's rolava um 20 Hz. Bom isso faz eu parar de perseguir fones/transmissores e tudo relacionado ao baixo com frequencia de 20Hz em diante, já que isso não existe =)
Nem fones falam 20hz...
Você ouve as harmonicas mais altas da B. Só pra você ter noção de como 30hz é baixo, o soco que você recebe no peito quando o batera bate o bumbo é por volta de 80hz.
Tô falando de PA. Fone, home theater, subwoofer de carro, som de cinema, esses sistemas geralmente produzem frequências bem abaixo de 40hz.
Não sei se um 400RB tem um low cut, mas as caixas de baixo é que não falam tão grave. É necessário MUITA energia pra se falar frequências sub-sônicas e essa energia que o amp usaria o tornaria menos eficiente em frequências mais importantes. Muita gente não tem noção do quão grave 40hz é.
O bumbo anda perto de 80hz. 40hz é aquele grave de Transformers que você só ouve no cinema e depois de um tempo dá vontade de vomitar. Abaixo disso chega a ser chato e só adiciona drama pra algumas cenas de filmes ou shows mega-super-bólicos.
Não sei se um 400RB tem um low cut, mas as caixas de baixo é que não falam tão grave. É necessário MUITA energia pra se falar frequências sub-sônicas e essa energia que o amp usaria o tornaria menos eficiente em frequências mais importantes. Muita gente não tem noção do quão grave 40hz é.
O bumbo anda perto de 80hz. 40hz é aquele grave de Transformers que você só ouve no cinema e depois de um tempo dá vontade de vomitar. Abaixo disso chega a ser chato e só adiciona drama pra algumas cenas de filmes ou shows mega-super-bólicos.
Sim Alex ia te perguntar isso... o que seria o corte subsonico?
Ah e comprei esse:
http://www.dbxpro.com/223xs/index.php
O meu amigo que vai trazer o P16 chega dia 15, entao ja comprei um crossover analogico mesmo... velho de guerra e se conseguir trocar ou consertar o driverack eu decido o que fazer ou fico com os dois...
Ah e comprei esse:
O meu amigo que vai trazer o P16 chega dia 15, entao ja comprei um crossover analogico mesmo... velho de guerra e se conseguir trocar ou consertar o driverack eu decido o que fazer ou fico com os dois...
Cid- Moderador
saquei =D
viu, de nada adianta eu saber de ondas e frequencias e seus cálculos, se não sei na prática o que 40hz quer dizer.
viu, de nada adianta eu saber de ondas e frequencias e seus cálculos, se não sei na prática o que 40hz quer dizer.
Ah e comprei esse:
Corte sub-sônico é o corte em 40hz. Pra o usuário médio qualquer coisa abaixo disso é mais problema que solução.
Foi um X-Over desses simples que eu havia recomendado primeiro. Você já viu na prática que as caixas do PA não precisam de EQ. Com os excelentes prés individuais da A&H vocês não terão problemas para tirar um excelente som.
Pois é... vc disse mesmo hehe. Dei azar...
Cid- Moderador
malka_aff escreveu:viu, de nada adianta eu saber de ondas e frequencias e seus cálculos, se não sei na prática o que 40hz quer dizer.
Lembrando que 6hz a 100db pode fazer seu fígado parar de funcionar e provocar evacuação involuntária. 20hz com alta pressão pode causar parada respiratória. A criação de armas infra-sônicas é alvo de bastante pesquisa hoje em dia. A indústria da morte sempre evoluindo.
Alex o que sao aquele botoes ao lado dos ganhos no painel frontal?
Tem um simbolo parecido com conjunto vazio e NV... nao consegui ler direito... e no painel traseiro o que é Low Sum? Summed e normal...
Tem um simbolo parecido com conjunto vazio e NV... nao consegui ler direito... e no painel traseiro o que é Low Sum? Summed e normal...
Cid- Moderador
Aquilo é a inversão de fase.
Não tenho certeza do sum, mas acho que é pra jogar os dois sinais LOW pra uma única saída quando você está stereo, mas tem só um sub.
Não tenho certeza do sum, mas acho que é pra jogar os dois sinais LOW pra uma única saída quando você está stereo, mas tem só um sub.
Interessante... valeu...
Cid- Moderador
Pessoal qual o volume que se usa nas caixas ativas e sub ativo? Abre tudo?
Cid- Moderador
E aí Alex?Cid escreveu:Pessoal qual o volume que se usa nas caixas ativas e sub ativo? Abre tudo?
Cid- Moderador
^ Sim, pode usar o volume todo aberto (todo aberto é 0db, certo?). Como sempre, tem que fazer a estrutura de ganho corretamente e prestar atenção a algum clipping ou distorção.
EDIT - Vi que Odb na SXA360 é no meio, portanto isso é o mais indicado. Lembrando que isso é o nível de sensibilidade de entrada. A caixa estará trabalhando em full-power com o knob no meio em 0db.
EDIT - Vi que Odb na SXA360 é no meio, portanto isso é o mais indicado. Lembrando que isso é o nível de sensibilidade de entrada. A caixa estará trabalhando em full-power com o knob no meio em 0db.
Valeu... confesso que fiquei com muita vontade de fazer um curso de áudio...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Valeu... confesso que fiquei com muita vontade de fazer um curso de áudio...
Bom começo:
http://www.amazon.com/Sound-Reinforcement-Handbook-Gary-Davis/dp/0881889008
Velu ALex pelo toque vou comprar...
Cid- Moderador
Página 11 de 13 • 1, 2, 3 ... 10, 11, 12, 13