Monitores de Palco - Ajuda com Sugestão
+25
lobo bassman
Silvio Soares
Romero Gaia
malka_aff
LuCaSbass
Keep Rocking
Pedro Jack
andremega
Nando Vasques
steba
Renato
Aldo MF
GusVCD
wellrod
SILVIAO
NETOULTRA
Daniel
pc
Cantão
gsfteodoro
basslave
allexcosta
Gomba
rodsom
Cid
29 participantes
Página 13 de 13
Página 13 de 13 • 1, 2, 3 ... 11, 12, 13
Re: Monitores de Palco - Ajuda com Sugestão
Cid escreveu:mas é so plugar o microfone na mesa e ligar o phantom do canal ou tem alguma coisa especifica pra fazer, algum cabo ocom uma ligacao diferente?
Nada diferente.
Acabei de comprar uma Bergantino HD112 + Markbass F500 pra igreja...
Cid- Moderador
^vc vai pega-la?
Cid- Moderador
ALex qual as opcoes de microfone legais pra microfonar guitarra?
Cid- Moderador
Vi que muita gente usa SM57... ja viu esse... vi uns reviews bem interessante:
http://www.sennheiserusa.com/professional_wired-microphones_instrument-mics_evolution-600_500074
http://www.sennheiserusa.com/professional_wired-microphones_instrument-mics_evolution-600_500074
Cid- Moderador
^ Nunca ouvi esse, mas e dificil a Sennheiser fazer algo ruim. O 57 e meio padrao, mas nao exatamente o melhor. Tem algum daqueles EVs sobrando?
Cid- Moderador
Qualquer dinâmico de voz serve pra microfonar guitarra. Eu prefiro o som do sm58 ao do sm57 na buitarra. Mas o beta 57a ganha de todos...
Meus amigos alugamos um lugar e mandei nesse topico aqui as medidas... se puderem ajudar nas sugestoes agradeco.
https://www.contrabaixobr.com/t20564-sugestao-de-mapa-de-palco
https://www.contrabaixobr.com/t20564-sugestao-de-mapa-de-palco
Cid- Moderador
Compramos mais duas SXA250 pro palco... vamos ter no palco agora 6 monitores pra retorno, 4x SXA250 e 2x SXA360.
O Baixo vai ter um retorno Bergantino, 2 cx de 12" + Aguilar TH 500.
Minha dúvida agora é a seguinte... vamos comprar um multicabo pois aliugamos um local e ficaremos lá por pelo menos 4 anos.... Esse local inclusive já tem tubulação pra multicabo, um cano de 2,5 polegadas.... Minha dúvida é a bitola do cabo e aquela peça que encaixa na ponta se vai passar tranquilo pelo cano.... alguem sabe a bitola do cabo, se é padrao? Eu mandei 2 emails pra audiopile perguntando isso e nao responderam. A tubulacao faz umas curvinhas e to com medo disso nao passar fácil...
O Baixo vai ter um retorno Bergantino, 2 cx de 12" + Aguilar TH 500.
Minha dúvida agora é a seguinte... vamos comprar um multicabo pois aliugamos um local e ficaremos lá por pelo menos 4 anos.... Esse local inclusive já tem tubulação pra multicabo, um cano de 2,5 polegadas.... Minha dúvida é a bitola do cabo e aquela peça que encaixa na ponta se vai passar tranquilo pelo cano.... alguem sabe a bitola do cabo, se é padrao? Eu mandei 2 emails pra audiopile perguntando isso e nao responderam. A tubulacao faz umas curvinhas e to com medo disso nao passar fácil...
Cid- Moderador
Não é padrão, pq depende do numero de vias que vc vai usar. Ja que a igreja esta disponibizando verba , e como percebo que vc não tem mto conhecimento na area, recomendo vcs contratarem um profissional para fazer as instalações, pois vcs correm risco de fazer alguma instalação errada e danificar algum equipamento, lojas especializadas tem ou indicam um profissional
Opaaa esta igreja está dando dinheiro hein, só equipamento de primeira rsrsss
Opaaa esta igreja está dando dinheiro hein, só equipamento de primeira rsrsss
Pessoal mais uma ajudinha de vcs...
Agora estamos num local fixo(alugado) por pelo menos mais 4 anos...
Hoje montamos tudo lá, mas na hora de passar o som, pense numa tristeza, a sala é acusticamente horrível, segue umas fotos para verem.
Foram colocados uns paineis no palco com intenção de absorver mais o som, os mesmos paineis eram pra ser colocados tambem na parede do fundo mas a pessoa que foi colocar teve um problema e passamos o som assim mesmo sem painel na parte de tráz da igreja.
O som lá dentro é muito esquisito... eu no pé da caixa parecia que eu não escutava a caixa direito, a sensação era que a caixa tinha perdido brilho....
E pra completar a a sala projeta uma ressonância horrível na nota G da corda E e na Nota C da Sizona... como resolver essa resonÂncia absurda?
Agora estamos num local fixo(alugado) por pelo menos mais 4 anos...
Hoje montamos tudo lá, mas na hora de passar o som, pense numa tristeza, a sala é acusticamente horrível, segue umas fotos para verem.
Foram colocados uns paineis no palco com intenção de absorver mais o som, os mesmos paineis eram pra ser colocados tambem na parede do fundo mas a pessoa que foi colocar teve um problema e passamos o som assim mesmo sem painel na parte de tráz da igreja.
O som lá dentro é muito esquisito... eu no pé da caixa parecia que eu não escutava a caixa direito, a sensação era que a caixa tinha perdido brilho....
E pra completar a a sala projeta uma ressonância horrível na nota G da corda E e na Nota C da Sizona... como resolver essa resonÂncia absurda?
Cid- Moderador
Eita lelê... Salinha bizarra hein? Quase consigo escutar as frequências loucas lutando MMA a torto e à direita...
A curto prazo:
- Descobrir as várias frequências que voltam nessa sala e atenuá-las. Talvez tudo abaixo de 60hz, algo em torno de 150-200 e seguramente várias outras. Alinhar o amp de baixo também.
- Inclinar os tops do PA em direção aos sacos d'água e não em direção à parede do fundo. Vê a gambiarra que dá pra fazer pra eles ficarem assim:
Se necessário compre algo similar a isso:
http://www.fullcompass.com/product/333452.html
http://www.long-mcquade.com/products/4445/
http://www.google.com/products?rlz=1C1CHMB_enUS312US312&sourceid=chrome&q=k%26M+speaker+tilter&um=1&ie=UTF-8&ei=dM-_SqzeIore8QaSrtC9AQ&sa=X&oi=product_result_group&ct=title&resnum=5
http://www.bhphotovideo.com/c/product/505102-REG/K_M_19672_000_55_19672_Speaker_Tilt_Connector.html
http://produkte.k-m.de/en/Speakerlighting-and-monitor-stands-and-holders/Accessories-for-speaker-stands/19670-SPEAKER-TILT-CONNECTOR-black
- Cuidado extra com o volume. Todo mundo. Talvez uma almofada no bumbo, umas fitas nas peles, menos volume no amp de baixo, dar um jeito de inclinar ele pra você. Conversar com todo mundo pra deixar tudo bem baixinho. Quanto mais alto mais bate e volta e vira um Deus nos acuda.
- Passa som só com o retorno, sem PA, escutando da frente. Depois adiciona no PA só o necessário, aqui e ali... Muito cuidado com os graves dos subs.
A longo prazo:
- Tratamento acústico adequado. Talvez teto e parede do fundo revestidos com cortiça sejam uma boa relação custo-benefício. Madeira também funciona, mas não pequenas áreas, tem que ser teto e fundo. O revestimento mostrado nas fotos funciona pra estúdio mas não faz nem cosquinha em um ambiente desses.
A curto prazo:
- Descobrir as várias frequências que voltam nessa sala e atenuá-las. Talvez tudo abaixo de 60hz, algo em torno de 150-200 e seguramente várias outras. Alinhar o amp de baixo também.
- Inclinar os tops do PA em direção aos sacos d'água e não em direção à parede do fundo. Vê a gambiarra que dá pra fazer pra eles ficarem assim:
Se necessário compre algo similar a isso:
http://www.fullcompass.com/product/333452.html
http://www.long-mcquade.com/products/4445/
http://www.google.com/products?rlz=1C1CHMB_enUS312US312&sourceid=chrome&q=k%26M+speaker+tilter&um=1&ie=UTF-8&ei=dM-_SqzeIore8QaSrtC9AQ&sa=X&oi=product_result_group&ct=title&resnum=5
http://www.bhphotovideo.com/c/product/505102-REG/K_M_19672_000_55_19672_Speaker_Tilt_Connector.html
http://produkte.k-m.de/en/Speakerlighting-and-monitor-stands-and-holders/Accessories-for-speaker-stands/19670-SPEAKER-TILT-CONNECTOR-black
- Cuidado extra com o volume. Todo mundo. Talvez uma almofada no bumbo, umas fitas nas peles, menos volume no amp de baixo, dar um jeito de inclinar ele pra você. Conversar com todo mundo pra deixar tudo bem baixinho. Quanto mais alto mais bate e volta e vira um Deus nos acuda.
- Passa som só com o retorno, sem PA, escutando da frente. Depois adiciona no PA só o necessário, aqui e ali... Muito cuidado com os graves dos subs.
A longo prazo:
- Tratamento acústico adequado. Talvez teto e parede do fundo revestidos com cortiça sejam uma boa relação custo-benefício. Madeira também funciona, mas não pequenas áreas, tem que ser teto e fundo. O revestimento mostrado nas fotos funciona pra estúdio mas não faz nem cosquinha em um ambiente desses.
É Alex o negócio lá é punk mesmo....
Aquelas placas que tem na parede do palco elas são compostas de lã de rocha e o revestimento é de tecido comum tipo algodão, já foram feita mais outras placas das mesmas para serem colocadas no fundo. Foi feita a mesma quantidade, e segundo a pessoa que projetou isso, deve ser colocada na mesma altura dos colocados no palco... ou seja, bem no alto e longe do chão se manter a mesma proporçao de altura... o que tu acha disso? Dessa altura, da lã e etc? E se a gente enchesse desses paineis ate o chão?
Valeu mesmo...
Nesse caso dessa sala então vai ser melhor tirar um equalizador dos monitores e mandar pro PA pra fazer esses ajustes né...Descobrir as várias frequências que voltam nessa sala e atenuá-las. Talvez tudo abaixo de 60hz, algo em torno de 150-200 e seguramente várias outras. Alinhar o amp de baixo também
Interessante, não conhecia.... sacos d'água foi boa hehe....Inclinar os tops do PA em direção aos sacos d'água e não em direção à parede do fundo. Vê a gambiarra que dá pra fazer pra eles ficarem assim.
A longo prazo:
Aquelas placas que tem na parede do palco elas são compostas de lã de rocha e o revestimento é de tecido comum tipo algodão, já foram feita mais outras placas das mesmas para serem colocadas no fundo. Foi feita a mesma quantidade, e segundo a pessoa que projetou isso, deve ser colocada na mesma altura dos colocados no palco... ou seja, bem no alto e longe do chão se manter a mesma proporçao de altura... o que tu acha disso? Dessa altura, da lã e etc? E se a gente enchesse desses paineis ate o chão?
Valeu mesmo...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Nesse caso dessa sala então vai ser melhor tirar um equalizador dos monitores e mandar pro PA pra fazer esses ajustes né...
Tem que experimentar. Diminuir o volume geral vai ajudar mais que qualquer EQ. Nessas suas idas aos EUA você foi em alguma casa de show pequena? É aquilo ali, se alguém conversar um pouco mais alto atrapalha o cantor.
segundo a pessoa que projetou isso, deve ser colocada na mesma altura dos colocados no palco... ou seja, bem no alto e longe do chão se manter a mesma proporçao de altura... o que tu acha disso? Dessa altura, da lã e etc? E se a gente enchesse desses paineis ate o chão?
É aquela história. Eu parto do princípio de que se alguém projetou é porque sabe o que está fazendo.
Na minha experiência uns painéis acústicos aqui e ali funcionam em estúdio e em lugares bem pequenos. Em uma sala como essa a diferença seria desprezível. Já cobrir totalmente o teto e a parede dos fundos com qualquer material desses ajudaria e muito. Se der pra jogar um carpete no chão aí a felicidade começa a surgir.
Já ia esquecendo: quanto menos mics ligados no palco melhor (principalmente condensadores).
Cara domingo tocamos pela primeira com a Igreja cheia.... la no meio ate que nao estava ruim pois estava muito cheio.... mas no palco estava bem ruim, pois a gente ouvia o nosso retorno e sentia o som voltando.
ANtes de comecar o povo conversando dentro rapaz eu quase fico louco, parecia um monte de abelha junto kkkkk
ANtes de comecar o povo conversando dentro rapaz eu quase fico louco, parecia um monte de abelha junto kkkkk
Isso foi projetado mas nao por um profissional da área. O cara é um arquiteto e ele é meio que "entendido" de som entende??? então ele deu uma pesquisada e projetou aquilo ali... o teto é muito alto e aqueles paineis lá nas alturas, sei nao.É aquela história. Eu parto do princípio de que se alguém projetou é porque sabe o que está fazendo.
Cid- Moderador
Opinião: primeira mudança básica é carpete em tudo isso aí. Na impossibilidade, tapetes por todo lado. Ou pelo menos, no palco inteiro.
Acredito eu que colocar cortinas grossas e boas acusticamente por toda a extenção da frente E(principalmente) fundo, em soma com as placas, vai ajudar bastante. Mas chão frio em palco é sofrível.
Acho que eu procuraria a ajuda de um profissional, só de ver as fotos eu senti o mesmo que foi descrito pelo Alex XD
Mas mesmo assim, que baita salão... eu ficaria bem contente de tocar num lugar assim xD
OFF:
Ao que parece ainda estão em fase de ajustes com o salão... uma boa dica seria colocar a mesa de som e tudo o mais(incluindo o técnico ) exatamente no meio do corredor central. A posição de "ouvinte" facilita muito a regulagem do sistema ^^
Acredito eu que colocar cortinas grossas e boas acusticamente por toda a extenção da frente E(principalmente) fundo, em soma com as placas, vai ajudar bastante. Mas chão frio em palco é sofrível.
Acho que eu procuraria a ajuda de um profissional, só de ver as fotos eu senti o mesmo que foi descrito pelo Alex XD
Mas mesmo assim, que baita salão... eu ficaria bem contente de tocar num lugar assim xD
OFF:
Ao que parece ainda estão em fase de ajustes com o salão... uma boa dica seria colocar a mesa de som e tudo o mais(incluindo o técnico ) exatamente no meio do corredor central. A posição de "ouvinte" facilita muito a regulagem do sistema ^^
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
^ Concordo.
Tem que cobrir o palco inteiro com carpete ou essas placas. Inteiro mesmo, piso paredes, teto, pilastras, tudo...
Isso e inclinar as caixas já deve dar uma ajuda boa.
Tem que cobrir o palco inteiro com carpete ou essas placas. Inteiro mesmo, piso paredes, teto, pilastras, tudo...
Isso e inclinar as caixas já deve dar uma ajuda boa.
Pelo menos no palco já é praticamente certo o carpete...
Sobre os paineis aí eles serão refeitos pois eles ficaram finos e a absorção de graves ficou bem pequena... a ideia é basstrap...
Sobre os paineis aí eles serão refeitos pois eles ficaram finos e a absorção de graves ficou bem pequena... a ideia é basstrap...
Cid- Moderador
Quando perguntei ao cara lá sobre a possibilidade de carpetar ele nao viu muita objetividade pois segundo ele: "carpete nao vibra" e a absorcao de grave ia ser nenhuma... pois segundo ele o nosso problema ali são os graves...
Cid- Moderador
Sobre a sobra de graves... as duas notas que reverberam demais é a G da corda E e a C da Corda B.
Quais sao essas frequencias exatamente??? e se existe o material ou o tipo de tratamento adequado pra cada frequencia...
Quais sao essas frequencias exatamente??? e se existe o material ou o tipo de tratamento adequado pra cada frequencia...
Cid- Moderador
Cid escreveu:Sobre os paineis aí eles serão refeitos pois eles ficaram finos e a absorção de graves ficou bem pequena... a ideia é basstrap...
Não concordo.
A pessoa que está à frente disso claramente está aplicando conceitos de estúdio a essa sala de vocês. Não é assim...
Esse negócio de painéis, bass-trap e cia. não funciona pra um salão vivo como esse. Tem que ser cobertura ampla e pesada, paredes completamente cobertas, chão acarpetado, etc... Muita madeira, pano, cortiça, carpete, coisa que não reflete som... Vocês não vão resolver essa sala com alguns meros painéis de Sonex, lã-de-vidro ou o que quer que seja.
Cid, não é a toa que a maioria dos auditórios (os bons, pelo menos) são inteiramente forrados de carpete, incluindo paredes e teto.
Até mesmo as cadeiras acolchoadas ajudam muito nessa absorção, e nisso, essas cadeiras plásticas não vão ajudar nem uma vírgula.
Essa salona desse jeito, sem nenhum tratamento, deve dar a sensação de estar tocando em um banheiro gigante kkkkkkkkkk...
Até mesmo as cadeiras acolchoadas ajudam muito nessa absorção, e nisso, essas cadeiras plásticas não vão ajudar nem uma vírgula.
Essa salona desse jeito, sem nenhum tratamento, deve dar a sensação de estar tocando em um banheiro gigante kkkkkkkkkk...
CaQuinhO- Membro
Exatamente o que eu ia falar.Até mesmo as cadeiras acolchoadas ajudam muito nessa absorção, e nisso, essas cadeiras plásticas não vão ajudar nem uma vírgula.
Se não puder carpetar o chão do local, cadeiras alcochoadas (cadeiras boas, não essas com um TNT em cima do plástico!) vão melhorar não só a estima do público durante o culto como também a questão da acústica. Porque a estima do público? Cadeiras de plástico são desconfortáveis. Se segurar em uma por 2 horas já exige um esforço quase descomunal...
Uma idéia aplicada numa antiga igreja que eu ia era que, na parede do palco, havia uma cobertura de madeira que ia do chão até + - 30cm menos do que a altura das cabeças. Essa madeira era coberta com carpete (o resto de cima era só carpete, sem a madeira), e acredito eu que havia madeira de maior densidade atrás da bateria e do cubo do baixo.
Dava um resultado satisfatório.
E, também como falei, na impossibilidade de mandar carpete... tapetes. Tapetes por todo lado. Nesses casos até aquele tapete de Welcome da porta do banheiro tá valendo.
Talvez a principal urgência aí seja matar a reflexão do som (ela confunde), isso tu consegue com cortinas(tanto na parede do palco como a de trás), como falado a alguns posts.
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Quando eu falei hoje com o cara lá do projeto, ele disse que de inicio a proposta era cortina pesada atras e na frente, mas barraram porque esteticamente acharam que ia ficar feio...
Cid- Moderador
Esse cara nunca entrou numa Bola de Neve? *(se bem que poucos entraram rs, não é uma denominação tão famosa)Cid escreveu:Quando eu falei hoje com o cara lá do projeto, ele disse que de inicio a proposta era cortina pesada atras e na frente, mas barraram porque esteticamente acharam que ia ficar feio...
Saca só a Bola de Neve da minha cidade (Santo André):
http://dsarmerock.files.wordpress.com/2011/10/montagemboladeneve251011.png
Eu estive lá, o cuidado com a acústica é INSANO. O som é claro, limpíssimo, o baixo é super presente mas jamais sobrepondo o resto, reverberação mínima, entre demais coisas. Chutou muito som de estúdio por ae.
Dá pra ver na segunda parte da foto a mistura cortina + placa absorvente por trás. E mesmo que simples, de maneira alguma ficou feio.
Última edição por Sonikado em Qui Mar 22, 2012 11:42 pm, editado 1 vez(es)
Sonikado- Membro
^ Fala pra eles que se colocar cortinas atrás, na frente, dos lados e no teto fica bonito...
Eu assistiria 10 cultos em uma sala relativamente "feia" com um som bom mas não assistiria 5 minutos em uma sala linda com um som bizarro.
Eu assistiria 10 cultos em uma sala relativamente "feia" com um som bom mas não assistiria 5 minutos em uma sala linda com um som bizarro.
Eu penso igual vc, agora vai colocar isso na cabeça do povo...allexcosta escreveu:
Cid- Moderador
KKKKKKK o guitarra da Igreja acabou de me mandar um email.... hoje o culto é bem vazio, não fica lotado igual domingo ele falou que foi bizarro o som indo e voltando hehe.
Se com a Igreja cheia já foi o que foi, imagino sem ninguem....
Se com a Igreja cheia já foi o que foi, imagino sem ninguem....
Cid- Moderador
Liga o PA no talo durante umas 3 horas tocando "Para Nossa Alegria" e coloca a pessoa que acha cortina feio bem no meio do salão com as mãos amarradas sozinha...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o ALex ta indignado kkkkkkkk
Cid- Moderador
^ Sinto na pele...
Já toquei em lugar que neguinho tinha gasto meio milhão em decoração e não colocou uma caixa de ovo no teto.
Já toquei em lugar que neguinho tinha gasto meio milhão em decoração e não colocou uma caixa de ovo no teto.
allexcosta escreveu:Liga o PA no talo durante umas 3 horas tocando "Para Nossa Alegria" e coloca a pessoa que acha cortina feio bem no meio do salão com as mãos amarradas sozinha...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Com os 2 irmãos nos vocais!
CaQuinhO- Membro
Página 13 de 13 • 1, 2, 3 ... 11, 12, 13