[HANDMADE] - Caixas 12" para Head Kustom DE300
+30
Átila Moreira Cedro
Gomba
LFBruschi
Tonante
Sonikado
leopeixoto
jorgemartins
Lapetina
AJIFU
Aionius
fsad
SILVIAO
tfk
ct.colela
Binão
José Carlos
wodtke
afonsodecampos
Rodrigo AmaralCB
Claudio
Renato
Thales_Sr
gsfteodoro
Jhun
Rauser
djmmaster
siodoni
Ricardo
Cantão
Pedroswaldo
34 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: [HANDMADE] - Caixas 12" para Head Kustom DE300
Eu já tenho os falantes e parte do know-how. E com compra de amp, acessórios e talvez um baixo, não vou ter dinheiro pra pagar alguém pra fazer.
Entendo se vc já tem tudo em mãos realmente o que falta é uma dose de red bull e paciência rsrsrs eu até pensei em fazer, cheguei a comprar as cantoneiras, alças, os pézinhos de borracha e o espelho traseiro, inclusive comprei com o Cloves, mas foi conversando com ele que eu decidi por fazer a caixa com alguém que tenha o know-how mais apurado e o dobro (ou mais) de boa vontade que eu. E deu no que deu, melhor do que eu previa, e do jeito que eu queria!
José Carlos- Membro
É. O que falta pra eu fazer é só um projeto pra usar esse falante e muita paciência e $ pra comprar o material e começar a montar.
Até que o mais caro vc já tem (ou ao menos costuma ser, depois da mão de obra) esse material da estrutura não vai te apertar muito. Fazendo posta o step by step pra gente acompanhar!
José Carlos- Membro
Farei isso. Antes eu tô tentando descobrir se é viável usar os falantes que eu tenho pra caixa de contra-baixo...
Vou crirar o tópico pra isso agora.
Vou crirar o tópico pra isso agora.
Comprei em loja de equipamentos de som profissional. Acho que em qualquer loja de som automotivo voce deve encontrar.
Mas serve cano de bosta também, em loja de material de construção Tem de várias bitolas.
Mas serve cano de bosta também, em loja de material de construção Tem de várias bitolas.
Eu to procurando na internet e n'ao achei nenhum noas medidas que o WinISD recomendou. Vou sair pelas ruas. O grande lance desse ai eh que ele tem um acabamento todo especifico....
se bem que vou botar uma moldura com tecido ortofonico nas minhas caixas...
se bem que vou botar uma moldura com tecido ortofonico nas minhas caixas...
Sério, em casas de som profissonal voce acha. E tem o seguinte também, no WinISD, voce tem como mudar o diâmetro e/ou o númeo de dutos, que o programa recalcula o comprimento.
Aquele que eu coloquei eu serrei um pedacinho, para ficar menor...
Aquele que eu coloquei eu serrei um pedacinho, para ficar menor...
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Obrigado pela ajuda com o meu projeto.
Abraço.
Obrigado pela ajuda com o meu projeto.
Abraço.
Átila Moreira Cedro- Membro
Pedroswaldo escreveu:Saudações galera.
Em mais umas das minhas horas vagas de fim de semana, fiz duas caixas com falantes de 12" para casar com meu recém adquirido cabeçote.
Inicialmente optei por falantes de 12" pela portabilidade. Acabaram não ficando tão portateis assim, mas de qualquer forma o som compensou.
Escolhi o Oversound 12steel300 para as duas caixas. Em uma delas foi um driver fenólico o Selenium D200, com o divisor de frequência Nennis DF372TI.
Para os cálculos usei o WinISD PRO.
Fotos:
Qual volume da danada? Tem como passar mas medidas internas dela?
Serafan Raziel-MJ_Luthier- Membro
Para essa caixa, use 60 litros e um duto de 4 polegadas e 10 cm
As medidas dessa específica não me lembro muito bem. Mas pode ser qualquer uma, desde que o volume seja 60l.
Lembro que usei a largura do cabeçote (para poder empilhar) a altura mínima para poder caber o woofer e a profundidade necessária para o volume bater.
Atenção na hora de fazer o projeto. O volume é interno, obvio, mas tem que considerar a espessura da madeira, os encaixes, etc...
Vai desenhando e colocando as medidas....
As medidas dessa específica não me lembro muito bem. Mas pode ser qualquer uma, desde que o volume seja 60l.
Lembro que usei a largura do cabeçote (para poder empilhar) a altura mínima para poder caber o woofer e a profundidade necessária para o volume bater.
Atenção na hora de fazer o projeto. O volume é interno, obvio, mas tem que considerar a espessura da madeira, os encaixes, etc...
Pedroswaldo escreveu:Para essa caixa, use 60 litros e um duto de 4 polegadas e 10 cm
Valeu!!!!
Serafan Raziel-MJ_Luthier- Membro
60l realmente é uma caixa bem grande e perde a portabilidade desejada em uma 1x12".
De fato, não é miudinha não. Creio que as duas juntas sejam ligeiramente maiores que uma 4x10".
Isso, claro, com o projeto da resposta linear, que eu fiz no WinISD.
As medidas do site são para cerca de 40 a 45 litros. Mas não fica linear, dá um "ganho" de uns 2db na faixa mais grave, quando simulado no programa.
Isso, claro, com o projeto da resposta linear, que eu fiz no WinISD.
As medidas do site são para cerca de 40 a 45 litros. Mas não fica linear, dá um "ganho" de uns 2db na faixa mais grave, quando simulado no programa.
Você tem o gráfico salvo aí?
Aqui não.
Sexta chego em casa, lá devo ter. Mesmo se não tiver, eu gero de novo...
Sexta chego em casa, lá devo ter. Mesmo se não tiver, eu gero de novo...
Acabei não gerando o gráfico.
Os esquemas ficaram no meu laptop que morreu... Abrindo o HD dele eu procuro e posto aqui Allex.
O que eu não tinha postado ainda era a foto do set completo e finalizado, com as grades de proteção.
Taí, fazendo pose com o SX.
Os esquemas ficaram no meu laptop que morreu... Abrindo o HD dele eu procuro e posto aqui Allex.
O que eu não tinha postado ainda era a foto do set completo e finalizado, com as grades de proteção.
Taí, fazendo pose com o SX.
Pedroswaldo- Membro
Fechou, deve estar lindo o timbre e com volume suficiente para situações normais.
allexcosta- Administrador
Esse teu set ficou bala Pedroswaldo!
José Carlos- Membro
allexcosta escreveu:Você tem o gráfico salvo aí?
Consegui ressuscitar o HD do laptop. O gráfico é esse aí.
A curva amarela é com os parametros sugeridos pela Oversound. A branca é a sugerida pelo programa. E a vermelha foi a que fiz (na dúvida acabei escolhendo o meio termo).
hosting imagenes
Pedroswaldo- Membro
Pois é, agora analisando os gráficos, me deu uma vontade danada de pegar uma das caixas e "afinar" na freqüência sugerida pelo programa (uma vez que seria apenas uma questão de mudar as dimensões do duto - os volumes são iguais).
Pedroswaldo- Membro
Olá galera... sou novo aqui embora tenho pesquisado bastante por aqui nos últimos dias por conta de um projeto que estou desenvolvendo...
E o seguinte: Trabalho com locação e adquiri um cabeçote BORNE PRO 800 e vou construir uma caixa 4x10 com os seguintes componentes: 4 Selenium 10pw7, driver tweeter Selenium DT150 e divisor NENIS DF101 HP.
A primeira opção seria executar o projeto que a Selenium recomenda para esses falantes, mas as dimensões da caixa não me agradaram, pois eu quero uma caixa de aproximadamente 60x60x40 (LXAXP) que esteticamente fica melhor no palco.
Irei completar o set com uma caixa 1x15. Simulei no winISD mas fiquei em dúvida quanto a sintonia, qual seria a frquencia ideal para os 10 PW7?
Obrigado!!!
E o seguinte: Trabalho com locação e adquiri um cabeçote BORNE PRO 800 e vou construir uma caixa 4x10 com os seguintes componentes: 4 Selenium 10pw7, driver tweeter Selenium DT150 e divisor NENIS DF101 HP.
A primeira opção seria executar o projeto que a Selenium recomenda para esses falantes, mas as dimensões da caixa não me agradaram, pois eu quero uma caixa de aproximadamente 60x60x40 (LXAXP) que esteticamente fica melhor no palco.
Irei completar o set com uma caixa 1x15. Simulei no winISD mas fiquei em dúvida quanto a sintonia, qual seria a frquencia ideal para os 10 PW7?
Obrigado!!!
Monisom- Membro
Olá Monison, existe um tópico fixo que aborda a construção de caixas handmade que pode te ajudar, segue o link:
Projetos de caixas "handmade" com Ruds
Projetos de caixas "handmade" com Ruds
afonsodecampos- Membro
Caro Monisom, sugiro que voce poste sua dúvida no tópico do Ruds. Ele certamente tem muito mais bagagem e informação para te ajudar.
https://www.contrabaixobr.com/t28885-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds
Bem vindo ao nosso fórum, aproveite bastante que tem muita gente boa por aqui.
Abraço
https://www.contrabaixobr.com/t28885-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds
Bem vindo ao nosso fórum, aproveite bastante que tem muita gente boa por aqui.
Abraço
Pedroswaldo- Membro
Obrigado amigos!!! vou seguir a dica de vcs...grande abraço!!!
Monisom- Membro
Pena que as fotos desse tópico foram pro espaço!!!
edumoraes- Membro
edumoraes escreveu:Pena que as fotos desse tópico foram pro espaço!!!
Opa! Vou achar na catacumba do faraó que virou meu velho PC falecido e faço o UP de novo.
Tem tempo que não passo por aqui. Onde é comum hostear fotos atualmente? Serve Google drive?
Pedroswaldo- Membro
Pedroswaldo escreveu:edumoraes escreveu:Pena que as fotos desse tópico foram pro espaço!!!
Opa! Vou achar na catacumba do faraó que virou meu velho PC falecido e faço o UP de novo.
Tem tempo que não passo por aqui. Onde é comum hostear fotos atualmente? Serve Google drive?
Até álbum de facebook que a foto esteja pública dá pra postar aqui.
edumoraes- Membro
Pedroswaldo- Membro
Página 3 de 3 • 1, 2, 3