Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldades no aprendizado

+32
Stormbringer
ricargeta
carlosprofort
eltonpereira22
fheliojr
Walmir Teixeira
DenisLM
andrwsbass
webercar
william.belo.35
André Luga
ClaudioBh
Lucas94
arthur_21
PauloBass
Pagode Alto Astral
GilliamGatto
Luizão
gsfteodoro
Claudio
allexcosta
basslave
Cayo Castro
LuCaSbass
Fá Mendonça
*JAPA* PICKER BASS
wellrod
Fernando Zadá
Yngway
malka_aff
Edu Fettermann
fma
36 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 4:29 pm

sim bacharelado em contrabaixo elétrico quem dá aula na Fasm e Faam é o Zéli.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 4:36 pm

e no teu diploma vem escrito "Bacharel em música ênfase em baixo elétrico"  ??
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 4:43 pm

Pô posso perguntar pro Zéli se quiser mas você entra fazendo prova de baixo e depende do seu desempenho nessa prova para entrar. É Bacharel em baixo elétrico pelo que sei. Eu entrei em guitarra (Rsss mas não me formei não sei como ficaria no diploma) mas é um curso com aula individual de baixo e onde você utiliza o instrumento que escolheu (tem guitarra, bateria, baixo acústico e outros) para direcionar seu curso. tem prática de conjunto e etc...
O curso da FAAM pelo que sei tem mais de 10 anos, Unicamp também tem e se não me engano a FITO também onde se não me engano o professor é o Gabriel Bali.
Mas todo curso de instrumento é meio igual e só muda a aula particular do seu instrumento que inclusive é uma vez por semana só. Mas você se apresenta para bancas examinadoras tocando seu instrumento com programa especifico pra ele e depende disso pra se formar.
Pra mim isso é curso de baixo elétrico.
Ou não??
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 08, 2014 4:45 pm

Em SP tem quase tudo, até quiropraxia. Mas no resto do Brasil só cursos clássicos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 5:54 pm

Fernando Zadá escreveu:Pô posso perguntar pro Zéli se quiser mas você entra fazendo prova de baixo e depende do seu desempenho nessa prova para entrar. É Bacharel em baixo elétrico pelo que sei. Eu entrei em guitarra (Rsss mas não me formei não sei como ficaria no diploma) mas é um curso com aula individual de baixo e onde você utiliza o instrumento que escolheu (tem guitarra, bateria, baixo acústico e outros) para direcionar seu curso. tem prática de conjunto e etc...
O curso da FAAM pelo que sei tem mais de 10 anos, Unicamp também tem e se não me engano a FITO também onde se não me engano o professor é o Gabriel Bali.
Mas todo curso de instrumento é meio igual e só muda a aula particular do seu instrumento que inclusive é uma vez por semana só. Mas você se apresenta para bancas examinadoras tocando seu instrumento com programa especifico pra ele e depende disso pra se formar.
Pra mim isso é curso de baixo elétrico.
Ou não??

Então zadá, a única coisa que o bacharel em música popular da UFRGS não tem é a aula individual, e isso porque o MEC não permite mais um professor Dr reservando 45min por semana para apenas um aluno que ainda é capaz de faltar. O MEC considera isso desperdício de dinheiro, a hora desse profissional é muito cara. Nenhum curso novo que abrir terá aulas particulares. Palavras da diretora do meu curso.

Minha prova específica também foi com o contrabaixo elétrico e tudo que eu faço la dentro, que precise de um instrumento, eu uso o contrabaixo elétrico. Eu também me apresento para banca de professores, porém com o grupo inteiro, onde a gente toca o repertório estudado no semestre e é avaliado individualmente.

Se a aula individual que define o curso, e não a maioria absoluta das cadeiras, então realmente é isto.

No meu técnico era exatamente como você falou e meu diploma viria escrito "técnico em música com ênfase em baixo elétrico" mas a única coisa de baixo elétrico que tinha era minha aula individual com o professor. uma vez por semana.

Pergunta pra ele como é o diploma por favor.

No resumo, eu aprendi muito mais na UFRGS sem ter aulas individuais, do que na EST tendo aulas individuais semanais. Mas aqui ja estou comparando uma graduação com um técnico e admito que é complicado de comparar. mas como o Allex sempre diz, essa é a minha realidade de onde eu tiro as minhas impressões.

Pra mim, quem tem um curso de baixo elétrico de verdade é a berklee, que eles tem pelo menos umas 5 cadeiras só desse curso. Imagina você cursar Groove no baixo, improviso no baixo, Música brasileira no contrabaixo. Isso seria um curso voltado para o instrumento, e não um curso geral que precisa de um meio(ferramenta) para fazê-lo.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 6:29 pm

Sim é mais ou menos isso mesmo e as aulas são de 30 minutos mas você tem a opção de fazer fora inclusive e rola desconto por isso.
Acho um curso de música geral e o instrumento acaba sendo só uma ferramenta no decorrer desse curso.
É um curso do instrumento mas sem enfase no instrumento.
Eu na época reclamava muito e achei um saco por isso. Acho necessário o aprendizado em geral ams é chato demais o curso e quem entra achando que vai tocar todo dia se frustra.
Mas é o que temos e o ano que cursei na FAAM foi bem produtivo que lá tocavamos mais e tinha mais enfase apesar de ser um curso parecido. Mudei pra FASM que tinha mais estrutura mas o curso era tão chato quanto!!
Em suma não é recomendado se o cara precisa trampar e acha que ali vai resolver sua vida no instrumento. Isso é ilusão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 7:27 pm

realmente, eu entrei ja ciente que não é a faculdade que vai me fazer ser um baita instrumentista, pelo contrário, a cadeira de percepção pede muita dedicação e estudo prático, o que tira horas de estudo de intrumento semanal, na semana de provas eu nem encosto no baixo, na verdade.

Mas o fato de eu estar sempre com o pensamento voltado para a música me faz evoluir muito as outras áreas necessárias para ser um bom músico.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 7:37 pm

Com certeza.
Mesmo porque um bom músico se faz moldando a gente e o instrumento é só o que o nome diz um instrumento ou ferramenta para se fazer música.
Mas que é esquisito que um curso de instrumento tenha tão pouca enfase no tocar isso é.
Tive colegas de faculdade que se formaram sem nunca ter pisado num palco fora da faculdade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 7:48 pm

mas a faculdade cobra horas complementares, e isso são apresentações, projetos musicais fora da faculdade.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 7:53 pm

mas tem gente que fazia ou participava de workshops, oficinas e etc e até mandava relativamente bem mas experiência real zero.
Mas isso é com todo curso no geral o povo aprende mesmo depois fazendo.
Em música poderia ser diferente mas não é.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Walmir Teixeira Seg Mar 10, 2014 12:58 am

malka_aff escreveu:pelo mesmo motivo que não existe curso de martelo nas universidades. Apenas curso de engenharia civil.

O baixo é uma ferramenta para fazer música. Não é na faculdade que você vai aprender as coisas expostas nesse tópico.

De qualquer jeito, existem cursos técnicos, eu fiz técnico em música: baixo elétrico aqui no RS, só não concluí, por que entrei na faculdade de música popular.

Deixa ver se explico melhor. Qual faculdade/Universidade Brasileira que tem o curso de contrabaixo elétrico?
Cheguei a fazer o curso a distância UFRGS, desisti pois além de terem aberto apenas para piano e vioão, a base do curso, era algo bobo demais (Infantilizado). As pessoas que se "formaram" até hoje não receberam o diploma e o pau tá cantando no MPF daqui.

RESUMO: Esse teu diploma, por exemplo, te proporciona ser um professor em universidade Federal? Pintou vaga na Universidade de RO e curso técnico não aceitam nem a pau. (Ou martelo kkk)

Fiquei feliz em saber que tem o curso em SP. Vou ver isso essa semana.

Abração
Walmir Teixeira
Walmir Teixeira
Membro

Mensagens : 136
Localização : Porto Velho

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por fheliojr Seg Mar 10, 2014 4:38 pm

malka e zadá, vcs acham q deveria haver cursos de graduação direcionados a um instrumento, especificamente?
sou leigo neste assunto, mas acho q isto seria interessante, desde q a devida grade curricular incluísse matérias de formação musical geral e de conteúdos específicos sobre as possibilidades de atuação daquele equipamento na música e diversas aulas de prática.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por malka_aff Seg Mar 10, 2014 4:42 pm

o que eu acho, fhelio, é o seguinte.

Ou cobra mais na prova específica, ou cria-se cadeiras para o aluno estudar o seu instrumento.

Se não vai ter cadeiras fortes de instrumento, a pessoa tem que entrar la num nível MUITO ALTO tocando, e quem controla a entrada de alunos na faculdade é a prova específica.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por eltonpereira22 Qui Mar 13, 2014 10:45 pm

Eu tenho dificuldade em tirar essa técnica específica de slap. Não sei se é porque eu vim de outra "escola" de slap, mas isso sempre foi um desafio pra mim. E me sinto mais desafiado ainda porque toda hora tem baixista fazendo isso e só eu que não What a Face 
É a técnica que esse baixista faz a partir do 1:09 desse video


Edit: Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço. Às vezes eu vou dormir frustrado por nao conseguir
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por carlosprofort Qua Mar 19, 2014 10:02 am

Minha maior dificuldade sou eu mesmo.  facepalm  

Falta de tempo, falta de talento, burrice.

Mas pelo menos ainda me resta a teimosia e o amor pelo instrumento.

carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por ricargeta Qua Mar 19, 2014 10:10 am

meu maior problema vem da questão de acompanhar outro instrumento ou uma pessoa cantando, se o cara me disser dar uma nota "tal" pra eu acompanhar ele...ai meu amigo estou morto, não consigo ligar o som do instrumento com a voz, não consigo sentir qual nota vem depois, e o interessante é que não tenho dificuldades em tirar musicas tocadas no rádio. Alguém sabe o que devo fazer pra melhorar nesse quesito?
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Qua Mar 19, 2014 10:16 am

ricargeta escreveu:meu maior problema vem da questão de acompanhar outro instrumento ou uma pessoa cantando, se o cara me disser dar uma nota "tal" pra eu acompanhar ele...ai meu amigo estou morto, não consigo ligar o som do instrumento com a voz, não consigo sentir qual nota vem depois, e o interessante é que não tenho dificuldades em tirar musicas tocadas no rádio. Alguém sabe o que devo fazer pra melhorar nesse quesito?

Parece que há um fator psicológico aí, aliado a certa falta de experiência.

Todo músico utiliza o conhecimento em sequências populares para acompanhar músicas que não conhece. Muitas vezes essas sequências já foram utilizadas em dezenas ou centenas de músicas de sucesso ou seguem um padrão do campo harmônico.

Quando não é um ou outro e você não conhece a música, só olhando pra o braço do violão mesmo.

Entre naqueles sites de cifras, pegue um violão e vá tocando todas as músicas que achar. A chance de uma música que você não conhece ter a harmonia de uma delas é muito grande e o ouvido termina antecipando as mudanças.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Stormbringer Qua Mar 19, 2014 10:26 am

Eu tenho dificuldade em grooves que tenham notas de corda solta.
Eu sei que eu melhoro isso praticando, mas nem sempre da tempo, ehehhe...

Quando tem algo assim que se repete muito numa musica, toco uma corda mais grave, 5 trastes pra tras só pra por o dedo na nota que seria solta Razz. Vício bizarro que vou ter que perder.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Leandro Jeronimo Qua Mar 19, 2014 11:13 am

^ de forma bem resumida, tem essa dica do baixista David Rangel, acho bem bacana e talvez lhe ajude:

Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Stormbringer Qua Mar 19, 2014 11:29 am

^RAPAZ!
É isso mesmo, perto de 2:40 ele faz uma levada de blues em fá maior, é uma das coisas que costuma me dar nó mecânico e eu acabo escolhendo outro caminho que nao seja corda solta.
É aquilo, eu sei o que fazer, mas a mão não quer, hahahah... Tenho que tomar vergonha na cara e praticar.



PS: depois de praticar um pouco sempre melhoro nisso. Mas estranhamente, quando muda a cor do capim, tenho que ficar repetindo a sequencia denovo pra acostumar novamente, affe.


Última edição por Stormbringer em Qui Mar 20, 2014 8:57 am, editado 1 vez(es)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Leandro Jeronimo Qua Mar 19, 2014 11:37 am

^é meu caro, ñ tem outro caminho a não ser o estudo... eu tenho muita dificuldade com teoria e estou me dedicando ao máximo para começar facilitar as coisas pra mim mesmo, tenho lido bastante material teorico aqui no forúm, mas mesmo assim, vejo a necessidade de aulas presenciais.... bora estudar !!!

abraço.
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por ricargeta Qui Mar 20, 2014 8:16 am

allexcosta escreveu:
ricargeta escreveu:meu maior problema vem da questão de acompanhar outro instrumento ou uma pessoa cantando, se o cara me disser dar uma nota "tal" pra eu acompanhar ele...ai meu amigo estou morto, não consigo ligar o som do instrumento com a voz, não consigo sentir qual nota vem depois, e o interessante é que não tenho dificuldades em tirar musicas tocadas no rádio. Alguém sabe o que devo fazer pra melhorar nesse quesito?

Parece que há um fator psicológico aí, aliado a certa falta de experiência.

Todo músico utiliza o conhecimento em sequências populares para acompanhar músicas que não conhece. Muitas vezes essas sequências já foram utilizadas em dezenas ou centenas de músicas de sucesso ou seguem um padrão do campo harmônico.

Quando não é um ou outro e você não conhece a música, só olhando pra o braço do violão mesmo.

Entre naqueles sites de cifras, pegue um violão e vá tocando todas as músicas que achar. A chance de uma música que você não conhece ter a harmonia de uma delas é muito grande e o ouvido termina antecipando as mudanças.
creio que dever psicológico mesmo, pois parece que travo na hora, não consigo digamos de certa forma entender o que está acontecendo....será que se eu cantarolar as escalas "tipo fazendo os campos harmônicos de cada acorde" poderia melhorar também? E outra coisa quero deixar essa parada de olhar pra braço de outro instrumento, isso é um vício e torna a pessoa insegura.
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Qui Mar 20, 2014 8:30 am

ricargeta escreveu:E outra coisa quero deixar essa parada de olhar pra braço de outro instrumento, isso é um vício e torna a pessoa insegura.  

Se é sem ensaio, você não conhece a música, a sequência não é óbvia e não tem cifra, olhar pra algum lugar é a única maneira.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por ricargeta Qui Mar 20, 2014 8:48 am

allex, vc deveria me adotar como seu pupilo... Very Happy Very Happy 
lendo e prestando atenção no que vc falou mais a cima, me caiu a ficha, meu repertório é pobre, o que estou precisando é estudar mais músicas pra finalmente compreender o que vc falou sobre isso:
Todo músico utiliza o conhecimento em sequências populares para acompanhar músicas que não conhece. Muitas vezes essas sequências já foram utilizadas em dezenas ou centenas de músicas de sucesso ou seguem um padrão do campo harmônico.
vlw allex, pra vc ver de pouca conversa que a gente teve já deu um grande resultado!
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Qui Mar 20, 2014 8:56 am

ricargeta escreveu:lendo e prestando atenção

Acho que falta um pouco isso aqui no fórum.

Uma quantidade enorme de informação valiosa passa despercebida porque as pessoas não se dão o trabalho de realmente ler e interpretar o que é escrito.

Muita gente faz a pergunta já esperando uma certa resposta que seja mastigada demais e continua perguntando a mesma coisa até conseguir o que quer, sem dar importância ao que já foi respondido.

Mas bom que você entendeu a mensagem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por NeyBass Qui Mar 20, 2014 9:18 am

Meu maior problema é com a improvisação. Não que eu seja bom nas demais coisas, mas não me preocupo, me viro com o que sei, mas quando chega aquela hora que todo mundo está improvisando e chega minha vez, chega me dá dor de barriga e não sai nada.

Já estudei modos, pentas entre outras coisas, mas não sai nem a pau.

Tirar solos de outros músicos e acompanhar de ouvido qualquer música não é problema, talvez por sempre ter tocado em igreja, onde vc tem que tocar músicas que vc nunca ouviu, acho que isso me ajudou no ouvido.

O que me tira o sono é isso, improvisação (solos).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Qui Mar 20, 2014 9:35 am

NeyBass escreveu:Meu maior problema é com a improvisação.

Isso é algo que ninguém vai admitir que faz, mas a maioria dos grandes improvisadores estuda os solos em casa. Pouca coisa do que fazem é improvisação de verdade. São licks em cima de licks em cima de mais licks. A pessoa simula harmonias comuns e resoluções 251, depois disso tira alguns outs clássicos e coloca nas situações...

O Nico improvisava assim, o Jaco tinha uma série de frases feitas na manga e quase todos.

Se você não tiver a frase no dedo e tiver praticado exatamente o momento em que a frase cabe, na hora não sai.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Leandro Jeronimo Qui Mar 20, 2014 9:45 am

^eu já ouvi falar de uns lance desse e de fato acho que improvação seja praticado em casa e ensaios.. até porque fazer tudo na hora e controlar o nervosismo é super complicado...
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 20, 2014 9:46 am

Tá certíssimo Allex.
O lance é estudar progressões e situações comuns.
Mapear seqüências manjadas com arpejos, licks e frases é o caminho para iniciar esse estudo.
Uma coisa que ajudá muito para tirar a trava é pegar uma coisa com poucos acordes e bem tonal e tocar de forma simples com a escala só para ver que deve existir liberdade no início e não travas.
Pegue uma seqüência simples estilo Oye como vá ou Chamaleon composta por um groove com Am e D7 e brinque a vontade com a pentatônica de Am, pentatônica com
Blue notes e a própria escala de Gmaior sem se preocupar com o nome das notas só curtindo o som delas.
Improvisação deve começar como uma coisa divertida e simples para você pegar gosto aí vai se aprofundando que existem várias abordagens pra esse estudo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por NeyBass Qui Mar 20, 2014 11:12 am

Allex e Zadá, obrigado pelas dicas. Vou tentar mentalizar isso e buscar esse tipo de estudo.

Acho muito complicado encadear os solos juntamente com as mudanças de acordes na criação dos solos. (Tenho tido um certo desenvolvimento com o video do Alexandre Montenegro no encontro do fórum)

Tocar dentro das escalas diversas não é problema, o que acho difícil é criar um solo que vire música (como diz o Alexandre ou o Sá Reston no video de improvisação, não me lembro ao certo).

Cheguei a conclusão que o que preciso mesmo é de um professor que me ajude a destravar esses pontos, quando se estuda sozinho chega a um ponto em que não desenvolve mais, precisa de alguém para clarear as idéias e mostrar novos horizontes. Mas infelizmente essa parte do professor é quase impossível para mim, então tenho que me virar sozinho mesmo.

Não me preocupo com slaps, two hands, três dedos, o pouco que sei disso da pra usar quando preciso (uso pouco e não tenho pressa em desenvolver rápido). Me preocupo mesmo em acompanhar bem, arranjar quando for preciso e improvisar quando chegar aquele momento "VAI BAIXO".
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 20, 2014 12:06 pm

Não é tão difícil mas algumas coisas colocadas antes da hora como os modos e mil nomes e funções tendem a assustar se a pessoa não tiver uma boa orientação.
Pense primeiro em tonalidades maiores e menores depois vem o resto.
Estudar escalas maiores e menores sobre um vamp mais estático é o primeiro caminho pra isso.
Alguns improvisadores como Joe Pass e George Benson simplesmente nem ligam para os modos na hora de pensar. Eles surgem naturalmente a partir de uma abordagem tonal e de sonoridades maior, menor e dominante
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por allexcosta Qui Mar 20, 2014 12:29 pm

NeyBass escreveu:Tocar dentro das escalas diversas não é problema, o que acho difícil é criar um solo que vire música.

Você precisa desenvolver suas idéias músicais, transformá-las em frases e só então formar o cacoete dos dedos.

É assim: coloque uma base pra tocar, pode usar uma harmonia de alguma música que você já tentou improvisar, mas nada muito complicado, 1 ou 2 acordes está bom pra começar.

Sem o instrumento na mão, cantarole frases diversas. Algumas serão recorrentes e com essas você se identificará mais. Nesse momento, repita essa frase até se tornar uma idéia bem natural e definida. Pegue o instrumento e tire a frase que você criou. Pratique essa frase repetidamente até a mecânica ficar boa.

Repita o processo até ter umas 12 ou 15 frases musicais que possam ser tocadas em sequência nessa harmonia. Comece a juntar as frases até ter um solo inteiro pronto na mente e no dedo. Isso pode levar alguns dias.

Se após a segunda ou terceira frase, você se pegou sem idéias, é necessário escutar mais e talvez tirar alguns solos clássicos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54786
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por cardozo Qui Mar 20, 2014 1:40 pm

allexcosta escreveu:
ricargeta escreveu:lendo e prestando atenção

Acho que falta um pouco isso aqui no fórum.

Uma quantidade enorme de informação valiosa passa despercebida porque as pessoas não se dão o trabalho de realmente ler e interpretar o que é escrito.

Talvez, mas tem outra coisa e me tomo como exemplo: É muita informação a ser assimilada e você não sabe o que é importante e o que é secundário. O "click" ou o entendimento do ricargeta vem da experiência, onde o que você disse se encaixou nas informações que "flutuam", soltas, dentro da cabeça.

Aproveitando: Qual é o básico obrigatório que uma pessoa com um ano de estudo deve dominar?

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por cardozo Qui Mar 20, 2014 1:50 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Meu maior problema é com a improvisação.

Isso é algo que ninguém vai admitir que faz, mas a maioria dos grandes improvisadores estuda os solos em casa. Pouca coisa do que fazem é improvisação de verdade. São licks em cima de licks em cima de mais licks. A pessoa simula harmonias comuns e resoluções 251, depois disso tira alguns outs clássicos e coloca nas situações...

O Nico improvisava assim, o Jaco tinha uma série de frases feitas na manga e quase todos.

Se você não tiver a frase no dedo e tiver praticado exatamente o momento em que a frase cabe, na hora não sai.

último quote em sequência, prometo.

Antes de colocar na cabeça que iria aprender a tocar baixo elétrico, aos 41 anos, sempre imaginei que os instrumentistas eram seres ungidos com um poder especial, um dom que eu nunca teria e sei que nunca terei.

Acontece que música é como outra atividade qualquer: Depende de dedicação, estudo e muito esforço para aqueles meros mortais, como eu. Não existe forma mágica em que os dedos maravilhosamente encontram as casas perfeitas para uma improvisação inesquecível. É algo puramente humano, com tentativas, erros, frustração e o sucesso, depois de muita ralação. A cada vitória, você armazena aquilo que deu certo e vai formando um "vocabulário" musical, tanto sonoro quanto mecânico (a digitação, neste caso).

Ralar nos bastidores para explodir no palco, em suma.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Boss2K Qui Mar 20, 2014 1:53 pm

cardozo escreveu:último quote em sequência, prometo.
Se a gente te orientar a usar o Multi-Quote, corremos o risco de sermos chamados de mal humorados, né Dr, Cardozo?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por NeyBass Qui Mar 20, 2014 2:13 pm

blz Zadá, Allex e Cardozo, vou trabalhar essas idéias. Obg.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por cardozo Qui Mar 20, 2014 2:16 pm

Boss2K escreveu:
cardozo escreveu:último quote em sequência, prometo.
Se a gente te orientar a usar o Multi-Quote, corremos o risco de sermos chamados de mal humorados, né Dr, Cardozo?

De jeito algum, Mr. Boss. O mal-humor independe disto.  Twisted Evil 

É que nunca havia usado esta opção (aqui ou qualquer outro fórum que participo há quase 20 anos) e confesso que não sabia para que servia. Da próxima eu acerto.

Pergunta: A forma é tão importante quanto o conteúdo?

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 20, 2014 5:14 pm

Achei meio abrangente.
Seja mais claro ou especifico por favor.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por fheliojr Qui Mar 20, 2014 5:18 pm

ricargeta escreveu:allex, vc deveria me adotar como seu pupilo...

estou nesta fila, tb, assim como na do zadá!

NeyBass escreveu:...talvez por sempre ter tocado em igreja, onde vc tem que tocar músicas que vc nunca ouviu, acho que isso me ajudou no ouvido...

rpz, isto beira a premonição, hein?!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por cardozo Qui Mar 20, 2014 6:45 pm

Fernando Zadá escreveu:Achei meio abrangente.
Seja mais claro ou especifico por favor.

Caro Zadá,

Esqueça isto.

Abraco!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por NeyBass Qui Mar 20, 2014 7:55 pm

fheliojr escreveu:
NeyBass escreveu:...talvez por sempre ter tocado em igreja, onde vc tem que tocar músicas que vc nunca ouviu, acho que isso me ajudou no ouvido...

rpz, isto beira a premonição, hein?!

Pois é meu amigo, quem toca em igreja sabe do que to falando. Camarada chega lá pega o microfone e fala, o hino é tal e começa cantar, músico que se vira pra acompanhar.

premonição eu não sei, mas que é quase mágica isso é...rsrsrsrs
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Boss2K Sex Mar 21, 2014 2:53 pm

cardozo escreveu:(...) Pergunta: A forma é tão importante quanto o conteúdo?
Desculpe, não vi depois que você complementou seu post.

Vamos lá ... respondendo sua pergunta .. no meu entendimento, em um fórum de internet, forma e conteúdo são indissociáveis e qualquer fórum que não leve isso em consideração, peca pela ausência dessa noção fundamental. Se nesse ambiente, a forma não servir ao conteúdo, perde o interesse.

Se você observar as regras deste fórum, verá que elas tratam, principalmente, de comportamento e forma. Sendo estas últimas, a maioria.

Penso que a organização e a estrutura de um fórum, é fundamental na escolha de quem busca informação. Isso facilita bastante a vida de quem compartilha a informação e de quem a busca. Um reflexo disso, são os softwares de gerenciamento de foruns, depois de anos de desenvolvimento, já disponibilizam muitos recursos que auxiliam nessa organização, como é o caso do botao Multi-Quote.

Talvez, o pensamento aqui, seja o de melhorar ou facilitar a utilização para os que chegam depois, bem depois dos que já resolveram, encontraram o que vieram buscar.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por fheliojr Sex Mar 21, 2014 4:57 pm

Boss2K escreveu:...no meu entendimento, em um fórum de internet, forma e conteúdo são indissociáveis...

[2]

acho q não só em fóruns de internet, mas em qualquer exposição rotineira de conteúdos, p/ se facilitar o acesso a ele. por isso, por exemplo, existem as regras da ABNT.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades no aprendizado - Página 2 Empty Re: Dificuldades no aprendizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos