Cabo Speakon, qual desses vc recomenda?
+14
JR_BASS
dibass
squall_mv
Micoco
Rauser
Daniel
Eduardo Tob
Maurício_Expressão
gobatto
Rafael_Esp
Ricardo
dekobass1982
allexcosta
Cid
18 participantes
Página 1 de 1
Cabo Speakon, qual desses vc recomenda?
Oi Alex, retornando aquele papo sobre as caixas avatar e o Gallien Krueger RB1001... qual desses cabos vc recomenda? Vc tinha falado que quanto mais grosso melhor..........
http://www.musiciansfriend.com/navigation?q=speakon&st=
Cid- Moderador
Re: Cabo Speakon, qual desses vc recomenda?
Cidrack escreveu:Oi Alex, retornando aquele papo sobre as caixas avatar e o Gallien Krueger RB1001... qual desses cabos vc recomenda? Vc tinha falado que quanto mais grosso melhor..........
Bem, o melhor eh q tenha as duas pontas speakon, de qualquer marca conhecida (Neutrik, Monster) de bitola razoavel e o mais curto possivel... Soh isso...
Pessoal no caso de comprar uma caixa 4.5XL e um amplificador LH500 ambos da Hartke eu tenho que comprar um cabo speakon ? Na loja eu tenho que pedir como? Qual o melhor?
dekobass1982- Membro
O Lh500 não tem saída Speakon para as caixas, é 1/4".
Cabo 1/4" é o normal que usamos do baixo para o ampli (P10) ?
Clube Cort - #006
"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp- Membro
Só o plug! Não use cabo de instrumento para ligar caixas.
gobatto- Eterno Colaborador
Entao o plug é o mesmo mas o cabo é diferente? Qual a diferença?
Clube Cort - #006
"Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas à pagar." - Frank Zappa
Rafael_Esp- Membro
Entao o plug é o mesmo mas o cabo é diferente?
Sim o plug é o mesmo plug P10 mas o cabo tem que ser diferente.
Qual a diferença?
Área do fio onde passa a corrente elétrica. No fio de instrumento a área é menor e o isolamento tem que ser melhor para evitar interferência e pegar rádio, por exemplo. Além disso o fio de instrumento tem que ser coaquixial devido ao tipo do sinal transmitido. No fio do alto falante a área (grossura do fio) tem que ser maior e ele não precisa ser coaquixial e ter isolamento complexo.
Principalmente para contrabaixo onde a potência do cabeçote é normalmente maior do que o cabeçote de guitarras.
Normalmente o fio de ligar cabeçote em caixa é mais barato que o fio de instrumento, mas é mais grosso e resiste a uma corrente elétrica maior.
Se usar fio de instrumento pode esquentar e dar problemas.
Sim o plug é o mesmo plug P10 mas o cabo tem que ser diferente.
Qual a diferença?
Área do fio onde passa a corrente elétrica. No fio de instrumento a área é menor e o isolamento tem que ser melhor para evitar interferência e pegar rádio, por exemplo. Além disso o fio de instrumento tem que ser coaquixial devido ao tipo do sinal transmitido. No fio do alto falante a área (grossura do fio) tem que ser maior e ele não precisa ser coaquixial e ter isolamento complexo.
Principalmente para contrabaixo onde a potência do cabeçote é normalmente maior do que o cabeçote de guitarras.
Normalmente o fio de ligar cabeçote em caixa é mais barato que o fio de instrumento, mas é mais grosso e resiste a uma corrente elétrica maior.
Se usar fio de instrumento pode esquentar e dar problemas.
Muito obrigado Maurício!!! Não sabia dessa...
Clube Cort - #006
Rafael_Esp- Membro
Olá pessoal
Comprei um GK que usa speakon, mas minha 2X10 é p10. Alguem sabe onde consigo adaptadores ou um cabo speakon/p10 pronto? Estou tendo dificuldade em achar, sou do ES. Abração!
Comprei um GK que usa speakon, mas minha 2X10 é p10. Alguem sabe onde consigo adaptadores ou um cabo speakon/p10 pronto? Estou tendo dificuldade em achar, sou do ES. Abração!
Eduardo Tob- Membro
Eduardo, vai em loja de equipamentos eletrônicos ou aparelhos de sonorização profissional.
Pronto dificilmente vai achar. Pede um conector Speakon, um P10 e 1,5 m de fio paralelo 12 AWG.
Monta em casa, não tem segredo, no Speakon é só encaixar e parafusar, no P10 tem que soldar. Só presta atenção em ligar os fios nos polos correspondentes dos conectores.
Abraços.
Pronto dificilmente vai achar. Pede um conector Speakon, um P10 e 1,5 m de fio paralelo 12 AWG.
Monta em casa, não tem segredo, no Speakon é só encaixar e parafusar, no P10 tem que soldar. Só presta atenção em ligar os fios nos polos correspondentes dos conectores.
Abraços.
Eduardo Tob escreveu:Olá pessoal
Vai na VAM - Reta da Penha e procura o João Marcos. Abraço
Daniel- Membro
Valeu o toque, brigadão!
Eduardo Tob- Membro
Pessoal, no manual do GK MB 500 tem essa frase
This unique speaker output allows you to use a ¼”
plug or the high current, twist-lock Speakon connector
isso significa que posso usar p10 normal? até mandei fazer o cabo mas não funcionou!! level na eletrônica novamente e o rapaz testou num mixer e funcionou lá... há possibilidade do cabo não funcionar em um local e funcionar em outro? a entrada de headfone do head está ok, teste mais de uma vez... abração
isso significa que posso usar p10 normal? até mandei fazer o cabo mas não funcionou!! level na eletrônica novamente e o rapaz testou num mixer e funcionou lá... há possibilidade do cabo não funcionar em um local e funcionar em outro? a entrada de headfone do head está ok, teste mais de uma vez... abração
Eduardo Tob- Membro
O P10 que você mandou fazer é com cabo paralelo?
Se usar cabo de de instrumento não vai funcionar direito, é diferente.
Se usar cabo de de instrumento não vai funcionar direito, é diferente.
É um cabo transparente, com dois ramos de fios de cobre, não parece de instrumento, tentei postar uma foto dele, mas não consegui... caso o caba tenha sido feito errado ele poderia danificar o head ou a caixa?
Eduardo Tob- Membro
Se tem dois ramos tá certo, é paralelo. Não sei o que está acontecendo, mas risco de danificar, acho que não tem.
Então! tomei coragem e meti um cabo normal... e funcionou! Pelo menos sei que todos os equipos estão ok, é alguma coisa no cabo mesmo... mas tb li aqui que não se pode usar cabo de instrumento nas ligações cabeçote/caixa, vou correr atrás e usar p10 mesmo Abração
Eduardo Tob- Membro
pegando uma carona no topico do nosso amigo aqui...Allex recentemente comprei uma caixa Epifani UL 112...e estou aguardando a chegada de um Eden WTX500...to com uma duvida sobre os conectores speakon..
qual eu devo utilizar....o 2 vias ou o 4 vias ?
qual eu devo utilizar....o 2 vias ou o 4 vias ?
^ 2 vias.
4 vias é pra aplicações específicas, como bi-amping...
valew Allex
allexcosta escreveu:^ 2 vias.
ALLEx,
vc sabe se Tem algum problema usar uma Ponta Speakon e a outra p10? perde na qualidade?
Micoco- Membro
Aproveitando o tópico, posso utilizar somente duas vias(ligando nos polos -1 e +1) de um Speakon de 4 vias para fazer o cabo para Head+Caixa? é que nas lojas, aqui em curitiba, que pesquisei o valor de 4 vias está mais barato que o de 2 vias.
Vi pessoal falando da Bitola do cabo paralelo/speaker, é interessante utilizar um cabo com 2,5mm ou um de 1,5mm(aqui chamado de cabo PP) para o cabo?
Vi pessoal falando da Bitola do cabo paralelo/speaker, é interessante utilizar um cabo com 2,5mm ou um de 1,5mm(aqui chamado de cabo PP) para o cabo?
Ibanez #015 - Pedaleiras e Efeitos Digitais #013 - GK #23 - Foristas do Paraná #015 - Mini-Amplificadores #06
squall_mv- Membro
reabri o topico por conta de uma duvida
no GKMB200 pode ser usado um P10 normal por conta dessa frase
ou é melhor mandar fazer um speakon
thanks
no GKMB200 pode ser usado um P10 normal por conta dessa frase
ou é melhor mandar fazer um speakon
thanks
dibass- Membro
^ Speakon passa corrente melhor que 1/4", mas o jack desse amp aceita os 2 formatos.
Micoco escreveu:ALLEx,
vc sabe se Tem algum problema usar uma Ponta Speakon e a outra p10? perde na qualidade?
Em teoria sim, mas é pouco perceptível...
dibass- Membro
tô montando um cabo para a david eden q chegow ms estou com dificuldades aqui.... como faço -1 do speakon para a parte lateral (deve ser negativa) do p10 e o +1 da speakon na parte central do p10.? será q é assim... já procurei pronto por aqui, mas somente os conectores achei.
No caso dos conectores Neutrik, o modelo prá um sistema cabeçote/caixa seria o NL2FC / 50 certo?
http://neutrik.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos_sessao1&linha=837
Alguém sabe de algum lugar onde eu conseguiria encontrar aquele cabo "stack" da tecniforte, mas só o cabo, em rolo?
http://neutrik.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos_sessao1&linha=837
Alguém sabe de algum lugar onde eu conseguiria encontrar aquele cabo "stack" da tecniforte, mas só o cabo, em rolo?
"Si vis pacem para bellum" (Se queres a paz, prepara-te para a guerra) - #042 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins - #056 - Clube do Baixolão - # 015 Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai
Felmor- Membro
Olá ! Comprei um head GK 700RB II, só que é meu primeiro set head + caixa e não manjo muito de ligação, queria perguntar: Qual a diferença entre a conexão P10 (1/4) e a conexão Speakon, minha dúvida é em termos de sonoridade, qual tem maior qualidade? A P10 ou Speakon?
dekobass1982- Membro
No caso se eu comprar a caixa 410XL da Hartke para funcionar com o 700RB II terei que solicitar na loja um cabo de um lado Speakon (para entrar no cabeçote) e do outro lado P10 (Para entrar na caixa)?
Estou certo?
Estou certo?
dekobass1982- Membro
dekobass1982 escreveu:Olá ! Comprei um head GK 700RB II, só que é meu primeiro set head + caixa e não manjo muito de ligação, queria perguntar: Qual a diferença entre a conexão P10 (1/4) e a conexão Speakon, minha dúvida é em termos de sonoridade, qual tem maior qualidade? A P10 ou Speakon?
Medido por um aparelho talvez o Speakon tenha melhor som, mas é algo ínfimo que seus ouvidos não vão perceber. O speakon é melhor porque:
- trava
- suporta maior potência
- não dobra ou força a conexão dentro do jack
- não usa solda
- permite maiores diâmetros
dekobass1982 escreveu:No caso se eu comprar a caixa 410XL da Hartke para funcionar com o 700RB II terei que solicitar na loja um cabo de um lado Speakon (para entrar no cabeçote) e do outro lado P10 (Para entrar na caixa)?
Estou certo?
Pode ser, mas o 700RBII usa 1/4" também não?
allexcosta escreveu:dekobass1982 escreveu:Olá ! Comprei um head GK 700RB II, só que é meu primeiro set head + caixa e não manjo muito de ligação, queria perguntar: Qual a diferença entre a conexão P10 (1/4) e a conexão Speakon, minha dúvida é em termos de sonoridade, qual tem maior qualidade? A P10 ou Speakon?
Medido por um aparelho talvez o Speakon tenha melhor som, mas é algo ínfimo que seus ouvidos não vão perceber. O speakon é melhor porque:
- trava
- suporta maior potência
- não dobra ou força a conexão dentro do jack
- não usa solda
- permite maiores diâmetrosdekobass1982 escreveu:No caso se eu comprar a caixa 410XL da Hartke para funcionar com o 700RB II terei que solicitar na loja um cabo de um lado Speakon (para entrar no cabeçote) e do outro lado P10 (Para entrar na caixa)?
Estou certo?
Pode ser, mas o 700RBII usa 1/4" também não?
É, o 700RB II pega tanto P10 como Speakon, então quando eu for comprar a caixa tenho que dar prioridade a uma que tenha conexão Speakon por que vou obter melhor rendimento? Mesmo sendo imperceptível?
dekobass1982- Membro
dekobass1982 escreveu:Olá ! Comprei um head GK 700RB II, só que é meu primeiro set head + caixa e não manjo muito de ligação, queria perguntar: Qual a diferença entre a conexão P10 (1/4) e a conexão Speakon, minha dúvida é em termos de sonoridade, qual tem maior qualidade? A P10 ou Speakon?
dekobass1982 escreveu:No caso se eu comprar a caixa 410XL da Hartke para funcionar com o 700RB II terei que solicitar na loja um cabo de um lado Speakon (para entrar no cabeçote) e do outro lado P10 (Para entrar na caixa)?
Estou certo?
Speakon.
O 700rb manda sinal via p10. O Speakon é só pra quando você quer usar a biamplificação dele (em caixas que a entrada do twitter seja separado) pra daí você poder regular os 2 volumes...
Última edição por Gomba em Seg Ago 08, 2011 3:26 pm, editado 1 vez(es)
dekobass1982 escreveu:
É, o 700RB II pega tanto P10 como Speakon, então quando eu for comprar a caixa tenho que dar prioridade a uma que tenha conexão Speakon por que vou obter melhor rendimento? Mesmo sendo imperceptível?
Escolha a sua caixa pelo som, e não pela conexão. Atualmente, quase todas as caixas estão vindo com os dois tipos de conexão.
Se a caixa que você escolher tiver Speakon, use. É mais seguro, muito mais. Se não tiver, use um cabo Speakon/ P10, e sempre faça a conexão ANTES de ligar o amp (esse é o maior problemas dos P10, ao meu ver, pois quando está sendo conectado, a ponta, positivo(+), entra em contato com o negativo, podendo dar curto na saída do amp, se ele estiver ligado).
Mesmo com um cabo Speakon, sempre conecte antes de ligar o amp, por segurança.
abs,
joabi- Eterno Colaborador
dekobass1982 escreveu:É, o 700RB II pega tanto P10 como Speakon, então quando eu for comprar a caixa tenho que dar prioridade a uma que tenha conexão Speakon por que vou obter melhor rendimento? Mesmo sendo imperceptível?
Eu não deixaria de comprar uma caixa por ela não ter Speakon.
Pra deixar claro, speakon é uma conexão mais segura, com mais área de contato, mas um bom cabo de caixa com um plug robusto é algo que vem sendo usado há décadas sem maiores problemas.
Me deparei com uma dúvida, para o cabeçote Gallien Krueger 700RB II eu terei que comprar o speakon de 2, 4 ou 8 vias? Como é isso de via? Alguém pode explicar?
dekobass1982- Membro
Pode comprar de 2, 4 ou 8... indiferente. Você vai usar só duas mesmo. Se comprar de 4, que eu acho que é o mais comum a venda, simplesmente 2 ficarão sem uso, mas não vai atrapalhar em nada. As "vias" são os "buraquinhos" para conectar os cabos.
allexcosta escreveu:^ 2 vias.
Se o cabeçote for apropriado para receber speakon de 2 polos e a pessoa plugar o speakon de 4 polos ocasiona danos à caixa ou ao amplifier?
Valeu!
dekobass1982- Membro
^ Não
Alguém sabe a diferença entre o Neutrik NL4FC e o Neutrik NL4FX ?
Qual é melhor para usar com o cabeçote e caixa da Gallien Krueger?
Em anexo vão as fotos deles.
<script src='http://img710.imageshack.us/shareable/?i=nl4fc.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
<script src='http://img849.imageshack.us/shareable/?i=nl4fx.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
Qual é melhor para usar com o cabeçote e caixa da Gallien Krueger?
Em anexo vão as fotos deles.
<script src='http://img710.imageshack.us/shareable/?i=nl4fc.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
<script src='http://img849.imageshack.us/shareable/?i=nl4fx.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
dekobass1982- Membro
Aqui tem as especificações:
http://www.neutrik.com/fl/en/audio/204_184671/speakON_Cable_Connectors_productlist.aspx
http://www.neutrik.com/fl/en/audio/204_184671/speakON_Cable_Connectors_productlist.aspx
Pelo jeito, o NL4FX suporta maior corrente eléctrica:
Rated current per contact 40 A rms continuous
Rated current per contact 50 A audiosignal, duty cycle 50 %
Dados para o NL4FC:
Rated current per contact 30 A rms continuous
Rated current per contact 40 A audiosignal, duty cycle 50 %
A resistência do NL4FX também parece ser menor:
Contact resistance < 2 mΩ (after lifetime)
Enquando que do NL4FC tem valor :
Contact resistance ≤ 3 mΩ (after lifetime)
O que acham?
Rated current per contact 40 A rms continuous
Rated current per contact 50 A audiosignal, duty cycle 50 %
Dados para o NL4FC:
Rated current per contact 30 A rms continuous
Rated current per contact 40 A audiosignal, duty cycle 50 %
A resistência do NL4FX também parece ser menor:
Contact resistance < 2 mΩ (after lifetime)
Enquando que do NL4FC tem valor :
Contact resistance ≤ 3 mΩ (after lifetime)
O que acham?
dekobass1982- Membro
Vou reviver o tópico rapidamente apenas para sanar uma duvida. estou com um cabeçote laney RB9 (saida P10) e uma caixa GK Mbx 2x10 (que possui ambas as entradas speakon e p10), porem infelizmente a entrada P10 da minha GK caiu aquela porquinha de metal aonde se encaixa o cabo, nao danificou o Jack, porem estou com medo do p10 começar a força-lo. diante disso resolvi fazer um cabo P10 na ponta do cabeçote e speakon na caixa.
Como ja discutido acima acredito que sonoramente sera imperceptível.
Minha duvida foi na questão de quantas vias eu teria q usar??
e em questão da Bitola do fio e o tipo qual seria ??
Como ja discutido acima acredito que sonoramente sera imperceptível.
Minha duvida foi na questão de quantas vias eu teria q usar??
e em questão da Bitola do fio e o tipo qual seria ??
Xamdaum- Membro
^ Não é mais fácil arrumar uma porca pra o jack P10?
[img] [/img]
Allex Liguei na assistencia Técnica do brasil da GK e eles simplesmente me disseram que nao possuem a peça. Se vc souber como conseguir ateh posso usar p10/p10. ela eh bem especifica como visto na foto a cima.
Allex Liguei na assistencia Técnica do brasil da GK e eles simplesmente me disseram que nao possuem a peça. Se vc souber como conseguir ateh posso usar p10/p10. ela eh bem especifica como visto na foto a cima.
Xamdaum- Membro
^ Você perdeu os parafusos da placa também?
A ligação é:
+1 to tip
-1 to sleeve
A ligação é:
+1 to tip
-1 to sleeve
allexcosta escreveu:^ Você perdeu os parafusos da placa também?
A ligação é:
+1 to tip
-1 to sleeve
Não Não, tive que abrir pra mandar fotos pra assistencia eles nao acreditaram quando eu disse que só tinha caido a porquinha, eles queriam ver os terminais por dentro.
Ou seja me deram trabalho pra no final dizer que nao tinham a peça.
CESETEC assistencia da GK no brasil mandando bem! (Y)
Xamdaum- Membro