Limpeza de trastes com cera de carro
+10
maquiro
guerra_luthier
Zéff
dibass
Lapetina
Thales_Sr
jgs
J.Adalberto
Yngway
Thiago_PJ
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Limpeza de trastes com cera de carro
Á uma semana mais ou menos eu tava dando uma olhada no meu baixo e vi que os trastes dele tava mais escuro do que ante, ai tive a idéia de limpar os trates com cera de carro.
Será que foi uma boa, ou tem riscos de danificar os trastes do instrumento ??
Será que foi uma boa, ou tem riscos de danificar os trastes do instrumento ??
Thiago_PJ- Membro
Re: Limpeza de trastes com cera de carro
Tomou o devido cuidado de não deixar cair a cera na madeira?
Eu isolei a madeira com fita crepe
Eu isolei a madeira com fita crepe
Thiago_PJ- Membro
cara, passa fita crepe pra protejer a escala, e usa Kaol.....os trastes ficam brilhando
façco isso de vez enquando
façco isso de vez enquando
não me levem a mal, mas que tal mover o tópico pra seção de luthieria?
Movido.
jgs escreveu:não me levem a mal, mas que tal mover o tópico pra seção de luthieria?
Cara tem gente que faz tópicos de limpeza de cordas aqui, e por que eu não posso fazer de limpeza de trastes
Thiago_PJ- Membro
Thiago_PJ escreveu:jgs escreveu:não me levem a mal, mas que tal mover o tópico pra seção de luthieria?
Cara tem gente que faz tópicos de limpeza de cordas aqui, e por que eu não posso fazer de limpeza de trastes
Foi só uma sugestão, aliás, aceita pelo moderador.
Acho que não tem problema algum se você protegeu bem a escala. Cera de carro costuma ficar impregnada na madeira. Aquilo com o tempo vira uma meleca.
normal criar sem querer um tópico no lugar errado
todos ja o fizemos!
MAS
um erro não justifica o outro!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Costumo usar muito cera de carro, ate mesmo pra limpar o contra baixo !!
E atras do braso, onde e invernizado eu passo óleo johnson de bebê
E atras do braso, onde e invernizado eu passo óleo johnson de bebê
Thiago_PJ- Membro
^não fica ensebado não?
passar óleo de bebe numa área envernizada?
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Lapetina escreveu:^não fica ensebado não?
Fica não !!
Mas não pode passar muito não !!
o braço do contra baixo fica muito legau...
Lapetina faz um testi ai pra você ver, pega dois algodão com um você coloca um pouco de óleo johnson muito pouco mesmo e espalha bem na parte de trar do braço do contra baixo e depois bem rapito passa o algodão seco.
Fica muito bom
Lembrando mais uma vez não passe o óleo com Excesso, e muito pouco mesmo, mas passe no braço enteiro
Thiago_PJ- Membro
imagino que fique
mas não gosto do braço escorregando
mas não gosto do braço escorregando
Lapetina- Membro
Num fica escorregando não !!!
so fica mais BRILHANTE e LIMPO..
Primeira vez que eu limpei o meu o algodão fico ate preto de tanta sugeira que saiu
so fica mais BRILHANTE e LIMPO..
Primeira vez que eu limpei o meu o algodão fico ate preto de tanta sugeira que saiu
Thiago_PJ- Membro
para limpar traste palha de aço seca é bom tem que estar atento para passar so no traste e nao no braço/escala
dibass- Membro
Eu pensava que palha de aço danificava o traste !!! Nâo ???
Thiago_PJ- Membro
Eu sempre passei palha de aço na escala e nos trastes, nunca tive problema! Depois dá-lhe óleo de peroba em cima e é só alegria!
Zéff- Membro
Nossa e mesmo !!!
Numca pensei nisso, passar palha de aço na escala e depois passar óleo de peroba
Numca pensei nisso, passar palha de aço na escala e depois passar óleo de peroba
Thiago_PJ- Membro
Para trastes e braço com escala escura, sem verniz (nesta ordem):
Palha de aço, na escala e no trastes, álcool 92º ou isopropílico e hidratante para madeira.
[ ]'s
Palha de aço, na escala e no trastes, álcool 92º ou isopropílico e hidratante para madeira.
[ ]'s
Guerra, pode passar o isopropílico sem medo na madeira depois de passar a palha de aço?
Zéff- Membro
Zéff escreveu:Guerra, pode passar o isopropílico sem medo na madeira depois de passar a palha de aço?
Sim, ele vai impar ressecar a madeira. Quando você jogar o hidratante, ele vai ser absorvido de maneira mais uniforme.
[ ]'s
guerra_luthier escreveu:Zéff escreveu:Guerra, pode passar o isopropílico sem medo na madeira depois de passar a palha de aço?
Sim, ele vai impar ressecar a madeira. Quando você jogar o hidratante, ele vai ser absorvido de maneira mais uniforme.
[ ]'s
O hidratante pode ser o óleo de peróba?
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro- Membro
Sim.
Olá, Guerra.
Desculpe desenterrar o tópico, mas tenho umas perguntas parecidas.
Tenho 3 baixos, dois deles com escala escura (um Fender USA em rosewood e um Warwick Corvette Standard Bubinga - que não conheço a madeira da escala) e recentemente adquiri um outro em maple (escala clara).
Há muito tempo aprendi na extinta Cover Baixo que em escalas escuras (não envernizadas) era possível passar Bombril levemente pra limpar ESCALA E TRASTES!
É preciso isolar os captadores com fita adesiva.
Após esse procedimento passo óleo de peroba pra hidratar a madeira.
Pelo que tenho lido por aqui, está correto...não é?!
Mas como faço pra limpar a escala deste instrumento de escala clara e seus trastes? Tenho óleo de limão e álcool isopropílico posso usá-los neste instrumento em maple?
Pergunto isso pois quando adquiri esse óleo de limão da Planet Waves, reparei que eles falam pra não utilizar o produto em maple...isso procede?
OBS: Não gostaria de passar cera automotiva pq nunca passei e vai que dá algo algo errado.
Outra coisa, como vc deve saber, a maior parte dos instrumentos da Warwick não têm acabamento em verniz em seu corpo. Eles têm um acabamento em cera. Como fazer a manutenção na madeira do corpo?
Desde já agradeço.
Desculpe desenterrar o tópico, mas tenho umas perguntas parecidas.
Tenho 3 baixos, dois deles com escala escura (um Fender USA em rosewood e um Warwick Corvette Standard Bubinga - que não conheço a madeira da escala) e recentemente adquiri um outro em maple (escala clara).
Há muito tempo aprendi na extinta Cover Baixo que em escalas escuras (não envernizadas) era possível passar Bombril levemente pra limpar ESCALA E TRASTES!
É preciso isolar os captadores com fita adesiva.
Após esse procedimento passo óleo de peroba pra hidratar a madeira.
Pelo que tenho lido por aqui, está correto...não é?!
Mas como faço pra limpar a escala deste instrumento de escala clara e seus trastes? Tenho óleo de limão e álcool isopropílico posso usá-los neste instrumento em maple?
Pergunto isso pois quando adquiri esse óleo de limão da Planet Waves, reparei que eles falam pra não utilizar o produto em maple...isso procede?
OBS: Não gostaria de passar cera automotiva pq nunca passei e vai que dá algo algo errado.
Outra coisa, como vc deve saber, a maior parte dos instrumentos da Warwick não têm acabamento em verniz em seu corpo. Eles têm um acabamento em cera. Como fazer a manutenção na madeira do corpo?
Desde já agradeço.
Darlon Pitta- Membro
Continuo no aguardo das respostas das questões acima.
Darlon Pitta- Membro
^^ da ultima vez que levei meu Condor CJB-4 com escala em Maple para regulagem no luthier, ele fez o alinhamento dos trastaes e polimento dos mesmo e da escal a da seguinte forma:
1º isolou toda a escala com fita crepe, deixando apenas os trastes expostos;
2º fez o devido alinhamento dos trastes e para finalizar usou bombril para um polimento leve;
3º em seguida ainda com a escala isolada ele passou um pouco de cera em pasta(não lembro qual era, mas parecia automotiva) e fez o polimento dos trastes com uma politriz;
4º retirou a fita crepe e passou a politriz em toda a escala;
Como não havia mais cera sobre a escala não engordurou e nem acumulou nada em parte alguma e o brilho tanto da escala quanto dos trastes ficou "divino".
Agora no acabamento do Warwick já vi varias vezes o pessoal indicando o uso de cera de carnaúba para proteção/conservação e leve polimento desse tipo de acabamento encerado.
1º isolou toda a escala com fita crepe, deixando apenas os trastes expostos;
2º fez o devido alinhamento dos trastes e para finalizar usou bombril para um polimento leve;
3º em seguida ainda com a escala isolada ele passou um pouco de cera em pasta(não lembro qual era, mas parecia automotiva) e fez o polimento dos trastes com uma politriz;
4º retirou a fita crepe e passou a politriz em toda a escala;
Como não havia mais cera sobre a escala não engordurou e nem acumulou nada em parte alguma e o brilho tanto da escala quanto dos trastes ficou "divino".
Agora no acabamento do Warwick já vi varias vezes o pessoal indicando o uso de cera de carnaúba para proteção/conservação e leve polimento desse tipo de acabamento encerado.
Aionius, gostaria de agradecê-lo pela resposta.
Ótimas dicas...tenho alguns produtos da Planet Waves aqui em casa pra polimento (Restore - Deep Cleaning Cream Polish e Protect - Liquid Carnauba Wax). Aliás, eu os recomendo veentemente.
O resultado é excelente, hj mesmo me animei e dei um trato no meu Jazz Bass com o Restore e o Protect...a madeira está um espelho!
Vou dar usar a cera de Carnaúba no Warwick - ele está muito velho e acho que nunca viu um polimento.
Mais uma vez, obrigado Aionius e ao Gomba por mais essa ajuda.
Ótimas dicas...tenho alguns produtos da Planet Waves aqui em casa pra polimento (Restore - Deep Cleaning Cream Polish e Protect - Liquid Carnauba Wax). Aliás, eu os recomendo veentemente.
O resultado é excelente, hj mesmo me animei e dei um trato no meu Jazz Bass com o Restore e o Protect...a madeira está um espelho!
Vou dar usar a cera de Carnaúba no Warwick - ele está muito velho e acho que nunca viu um polimento.
Mais uma vez, obrigado Aionius e ao Gomba por mais essa ajuda.
Darlon Pitta- Membro
Já uzei cera automotiva nos trastes do meu bass, mas palha de aço teve melhores resultados, agora, cera automotiva eu gosto de passar na pintura do corpo, verniz do braço e ferragens.
subgrave- Membro