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Cera para acabamento natural

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João Rios
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Mensagem por Squivo Sex Jan 16, 2015 4:33 pm

Boa tarde a todos.

Tenho um Cort GB75 com acabamento OPN.
Um amigo tem um Warwick que veio com uma cera específica para baixos com acabamento natural, pesquisei sobre ela e só achei no site da Warwick e além de o preço estar salgado, o frete é surreal.
Procurei no google e vi um site em inglês indicando como substituto uma cera chamada Feed-N-Wax, achei no ebay com um preço mais acessível http://tinyurl.com/q3upr3k

Gostaria de tirar duas dúvidas:
1- Do pessoal que entende mais, ela é um bom substituto mesmo? Não sei o que esperar o óleo de laranja que contém, não sei se pode ter algum efeito adverso.
2 - Existiria no Brasil algo semelhante? A cera pura de abelha tem o efeito hidratante? Eu vi um vídeo desse cara aí e o resultado é bem legal, mas não sei se é pelo fato de ter carnauba e óleo de laranja junto.

Aguardo aí a resposta dos amigos, abraços a todos.
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Mensagem por João Rios Sáb Jan 17, 2015 10:27 am

Squivo, eu tenho um Warwick com acabamento natural e uso essa cera (Feed-N-Wax) a bastante tempo!
Lembro-me de antes de trazer o baixo para o Brasil perguntar MUUUUUITO sobre o que usar (até aqui no fórum mesmo), e me foi indicado ela
Quanto a efeitos adversos, nunca reparei nada!

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Mensagem por Squivo Dom Jan 18, 2015 10:10 am

Valeu pela resposta, João.

Mais uma dúvida:
Essa cera pode ser usada no braço do instrumento?
A escala é com madeira clara, pode usar também?

Abraços.
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Mensagem por cK Dom Jan 18, 2015 11:53 am

Tchê, dá uma olhada nesse tópico:
https://www.contrabaixobr.com/t27963-clareamento-de-madeira.
Não sei se o que tu pretende fazer com a cera é a mesma coisa que está sendo discutida nesse tópico que citei.
Procure primeiro por soluções nacionais e baratas, compare ingredientes etc.
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Mensagem por Squivo Dom Jan 18, 2015 5:16 pm

Não, o meu já é com madeira clara, o acabamento é totalmente natural (Open Pore Natural) sem nenhum verniz.
http://images.assessoriatecnica.com.br/produtos/cort_gb75_opn_4204.jpg

O que eu quero é alguma cera que sirva para hidratar esse tipo de madeira.
Eu conheço a da Warwick, mas só achei pra importar e o preço e frete são muito altos.

Essa alternativa que achei o João já disse que é boa, mas fiquei com uma dúvida extra de se posso usar na madeira do braço e da escala também.
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Mensagem por cK Seg Jan 19, 2015 12:40 am

Não sei dizer, melhor esperar os mais experientes responderem.
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Mensagem por bassfuria Seg Jan 19, 2015 9:12 am

Squivo escreveu:Não, o meu já é com madeira clara, o acabamento é totalmente natural (Open Pore Natural) sem nenhum verniz.
http://images.assessoriatecnica.com.br/produtos/cort_gb75_opn_4204.jpg

O que eu quero é alguma cera que sirva para hidratar esse tipo de madeira.
Eu conheço a da Warwick, mas só achei pra importar e o preço e frete são muito altos.

Essa alternativa que achei o João já disse que é boa, mas fiquei com uma dúvida extra de se posso usar na madeira do braço e da escala também.

Bom dia...

Tenho dois baixos Warwicks, sendo um com corpo em Ash, ambos com acabamento natural, e utilizo a Cera Microcristal (imagem), passo no corpo, braço e escala, e estou satisfeito com os resultados, não é muito fácil de achar...

Dica: "Pega o trenzão desce na Estação Brás e vai em direção a Rua do Gasômetro, tem umas duas madeireiras que vendem, custa em média R$ 50,00 a lata de 750g... Dura uma eternidade...

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Mensagem por Squivo Seg Jan 19, 2015 11:52 am

Valeu bassfuria, muito útil a dica.
Vou passar lá dia desses.

Agora, sem querer abusar, uma última dúvida.

Eu não costumo passar uma flanela após tocar, pretendo começar, mas eu imagino que ele já esteja com um pouco de sujeira entre os veios da madeira, pra limpar ele antes de aplicar a cera só precisa de água? Algum tipo de produto ajuda?

Abraços.
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Mensagem por João Rios Seg Jan 19, 2015 5:09 pm

"Eu não costumo passar uma flanela após tocar, pretendo começar, mas eu imagino que ele já esteja com um pouco de sujeira entre os veios da madeira, pra limpar ele antes de aplicar a cera só precisa de ÁGUA? Algum tipo de produto ajuda?"

Vai usar água pra limpar o baixo, Squivo?? Isso vai prestar não...

Quanto a cera Feed-N-Wax, eu a uso em todo o instrumento - inclusive no braço (só não uso na escala).
Não sei quanto a escurecer a madeira, pois o meu é de Ovangkol, e já é escura...

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Mensagem por Squivo Seg Jan 19, 2015 5:17 pm

João Rios escreveu:"Eu não costumo passar uma flanela após tocar, pretendo começar, mas eu imagino que ele já esteja com um pouco de sujeira entre os veios da madeira, pra limpar ele antes de aplicar a cera só precisa de ÁGUA? Algum tipo de produto ajuda?"

Vai usar água pra limpar o baixo, Squivo?? Isso vai prestar não...

Quanto a cera Feed-N-Wax, eu a uso em todo o instrumento - inclusive no braço (só não uso na escala).
Não sei quanto a escurecer a madeira, pois o meu é de Ovangkol, e já é escura...

Eu quis dizer um pano úmido hahahaha.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 19, 2015 5:39 pm

Squivo escreveu:Valeu bassfuria, muito útil a dica.
Vou passar lá dia desses.

Agora, sem querer abusar, uma última dúvida.

Eu não costumo passar uma flanela após tocar, pretendo começar, mas eu imagino que ele já esteja com um pouco de sujeira entre os veios da madeira, pra limpar ele antes de aplicar a cera só precisa de água? Algum tipo de produto ajuda?

Abraços.

Não vai adiantar muito não, pois o certo seria passar uma esponja com Veja (deixar secar) e depois "lixá-lo" com Bombril e depois aplicar a cêra de carnaúba no corpo e polir com politriz.
Geralmente não se aplica nada na escala de baixos com escala clara.
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Mensagem por Squivo Seg Jan 19, 2015 5:43 pm

@Maurício
Esse procedimento todo é necessário sempre? Meu amigo tem a cera Warwick e apenas aplica ela com uma flanela de vez em quando.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 19, 2015 6:41 pm

Squivo escreveu:@Maurício
Esse procedimento todo é necessário sempre? Meu amigo tem a cera Warwick e apenas aplica ela com uma flanela de vez em quando.
Cara, isso só se aplica se vc quiser "revitalizar" o acabamento de um instrumento que está mal cuidado, a muito tempo guardado ou passou por um procedimento mais sério. Não é para se fazer toda hora...
Baixo (instrumento musical), tem que ser bem cuidado, limpo, mantido, etc. Agora, ficar de "paranoia" ou "mania de limpeza" ou querer que o instrumento fique sempre "estalendo" de novo (não estou dizendo ser o seu caso), é bobagem...
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Mensagem por Squivo Seg Jan 19, 2015 11:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Squivo escreveu:@Maurício
Esse procedimento todo é necessário sempre? Meu amigo tem a cera Warwick e apenas aplica ela com uma flanela de vez em quando.
Cara, isso só se aplica se vc quiser "revitalizar" o acabamento de um instrumento que está mal cuidado, a muito tempo guardado ou passou por um procedimento mais sério. Não é para se fazer toda hora...
Baixo (instrumento musical), tem que ser bem cuidado, limpo, mantido, etc. Agora, ficar de "paranoia" ou "mania de limpeza" ou querer que o instrumento fique sempre "estalendo" de novo (não estou dizendo ser o seu caso), é bobagem...

Ah não, o meu tem uns 2 anos ou menos.

É que eu reparei que os veios da madeira (que formam os desenhos mais escuros) estão mais pronunciados (eu acho).
Ele sempre foi texturizado, por não ter nenhum tipo de verniz, mas me parece que essa textura está um pouco mais acentuada, por isso fiquei com medo de a madeira estar ressecando, porque eu nunca passei nada nele.

Agora eu fiquei na dúvida, a cera de abelha vai dar um brilho muito forte nele? Porque eu gosto justamente de ele ser fosco. Ou não é nada exagerado?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 19, 2015 11:32 pm

^ É só passar com parcimônia...
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Mensagem por Squivo Ter Jan 20, 2015 12:24 am

Valeu Mauricio, boas dicas.
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Mensagem por HSN Sex Fev 13, 2015 9:19 am

Bom dia.
Estou construindo uma Les Paul e pretendo pintar somente o fundo. O tampo eu já dei um trato nele.
Lixei e poli (na mão mesmo, porque não tenho ferramentas) com lixas d'água 600 e 1200 e cera Pérola a base de carnaúba e silicone.
O resultado foi o que está no video:


Depois do polimento, encerei com cera de carnaúba max-brilho, conforme mostrado no video:


É a minha primeira guitarra e estou fazendo tudo no instinto e com ajuda de um amigo estudante de luthieria.

Antes que perguntem, as madeiras utilizadas são:
* tampo: Muiracatiara
* fundo: marupá (darei uma escurecida com verniz imbuia)
* braço: jatobá
* escala: ipê
Escolhi madeiras de custo relativamente baixo (comparada com as "top") porque é a minha primeira guitarra e está servindo como estudo.
Depois pretendo fazer um baixo de 4 cordas e mais algumas guitarras... pelo menos uma por ano.

Espero que gostem!
[]s
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Mensagem por Nestor Victtor Qui Mar 16, 2017 1:04 am

Eu comprei recentemente um Ibanes SR 1200 Premiun VNF com acabamento natural OPN como tirei esse da loja lacrado percebi que a madeira conta com um acabamento encerado. E comecei a pesquisar a maneira correta de conservação do brilho (na verdade um semibrilho) e limpeza. Após ler vários artigos dicas de fabricantes e luthiers e tópicos em fóruns inclusivo este conclui e julgo plausível e seguro é a utilização de técnicas e métodos refinadas de manutenção de acabamento para madeiras.

Vou adotar o método de aplicação inicialmente semestral de óleo de tung e a cera Artificie Supreme que tem em sua formula as ceras de carnaúba, abelha e candelila, o intervalo de tempo dessas aplicações vou adequar conforme necessidades.

Abaixo deixo links, não sou luthier ou representante da marca, somente deixo aqui o que vou usar em meu instrumento e não posso garantir resultados de um método que ainda vou usar.

https://ironfittings.com.br/guitarra-com-tungue/#more-1081

https://ironfittings.com.br/produto/artefice-supreme/

https://ironfittings.com.br/produto/oleo-de-tungue/

https://ironfittings.com.br/acabamento-sem-erro-com-oleo-e-cera/

https://ironfittings.com.br/produto-por-aplicacao/luthieria/
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https://www.youtube.com/channel/UChitJ1jy53Sd8oHLBsVWqpQ

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Mensagem por cardozo Qui Mar 16, 2017 9:34 am

Squivo,

meu filho tem exatamente o mesmo baixo, só que quatro cordas. Semana passada nós trocamos as cordas e fizemos uma boa limpeza no instrumento. Antes disso, procurei todas as informações possíveis sobre como realizar a limpeza e comprar os produtos necessários para a empreitada.

Materiais necessários para a limpeza:
- Pano de chão novo ou pouco usado e limpo. Uma ou duas camisetas velhas também servem;
- Um pote pequeno com tampa, detergente neutro e uma escova de dentes velha;
- Fluído de isqueiro;
- Pote pequeno de Tru-oil. No meu caso, comprei o Birchwood Casey Tru-oil gun stock finish no Mercado Livre;
- Opcionalmente, você também pode comprar e usar um pote pequeno do Birchwood Casey gun stock wax, também comprado no Mercado Livre.

Vamos lá:

Em primeiro lugar, não acho que você deveria comparar este baixo com um Warwick. As madeiras e acabamentos são diferentes e os baixos Warwick já saem de fábrica com um acabamento à base de cera no corpo, ao contrário do Cort que usa Swamp Ash sem qualquer tipo de finalização, no máximo, uma camada muito fina de verniz. Você até pode passar algum produto no corpo do seu Cort GB, porém, como o Swamp Ash é muito poroso, vai ter que usar um bocado deste produto até conseguir isolar toda a madeira. O outro ponto a se pensar é no resultado que a fábrica pensou para este instrumento: Se ele quisesse que o corpo fosse isolado, ele o teria feito na fábrica, coisa que não aconteceu.

Sim, o corpo deste Cort tende a escurecer com o tempo, os veios da madeira ficam mais destacados e a parte que você apóia fica mais escuro que o restante. Acho que esta é a onda do instrumento e não vejo muita coisa a se fazer. Depois de alguns anos de uso, a coisa deve se estabilizar e o baixo ficará muito bonito. Eu não me preocuparia com isso.

Para efeito de comparação em termos de manutenção, você deve pensar no seu Cort mais como um Music Man Stingray do que um Warwick. Este é um bom ponto de partida.

Como eu limpei o baixo?

Retire as cordas, umedeça uma camiseta velha ou pano de chão novo e limpo com pouca água e passe em todo o instrumento (a própria Cort recomenda que seja feito desta forma). Pegue outro pano seco e passe novamente no instrumento, aproveitando para um leve polimento em todas as madeiras, principalmente na parte de trás do braço e no corpo. Tome cuidado na hora de passar o pano junto aos trastes. Sempre há o risco de algum fio do pano se enganchar por baixo do traste e acabar por levantá-lo.
Não se preocupe com a limpeza da escala neste momento.
Finalizada esta etapa, a única coisa que você precisa trabalhar agora é no braço. O corpo já está limpo e pronto.

O braço!

Pegue um pote com tampa e coloque um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro. Tampe o pote e sacuda até criar espuma. Com a escova de dentes velha, pegue um pouco da espuma que você criou e esfregue na escala. Tome cuidado para pegar apenas a espuma, nunca a água. Faça isto por três ou quatro casas de cada vez, secando com um pano seco logo em seguida e limpando a própria escova de dentes. Não deixe nada úmido e muito menos molhado na escala.
Aproveite para esfregar esta mesma espuma na mão e tarraxas do instrumento, secando tudo logo em seguida.

Agora, coloque um pouco do fluido de isqueiro em um pedaço de pano seco e esfregue a escala. Não precisa se preocupar em usar pouco fluido no pano, desde que não encharque a escala com o fluido. A coisa toda seca muito rápido.
Esta etapa é complemento da primeira, pois a espuma e escova de dentes velha irá tirar grande parte da sujeira e o que restar, estará menos seca e será removida pelo pano com o fluido de isqueiro. Terminada a limpeza da escala, esfregue o pano com um pouco do fluido na parte de trás do braço por toda extensão dele. Não se esqueça de sempre virar o pano e, no final, você vai se surpreender no tanto de sujeira grudado no pano!

A fase da limpeza acaba por aqui. Se você não tiver os produtos da Birchwood, basta colocar as cordas, regular se necessário e partir para o abraço. Caso tenha comprado os produtos que indiquei, vamos continuar!

Primeiro, tenha em mente que a quantidade a ser usada tanto do tru-oil quanto da cera é bem pequena, portanto, faça um furo mínimo naquela capinha que fica abaixo da tampa destes dois produtos.

Vamos começar com o tru-oil:

Pingue algumas gotas do óleo em um pedaço de pano seco e esfregue em cada casa da escala. Tome cuidado para usar MUITO POUCO deste óleo. Prefira pecar pela falta do que pelo excesso. Quando chegar no final da escala, pegue outro pedaço de pano seco e comece logo a limpar o início da escala até o final. Algumas pessoas costumam deixar o óleo agir por algum tempo na escala antes de retirá-lo, porém, não gostei muito disto pois o óleo endurece e fica ruim de retirar o excesso.
Repita o processo no mínimo três vezes e espere tudo ficar bem seco antes de colocar as cordas.
Note que se sua escala estiver encardida, será necessário passar uma lixa fina antes da aplicação do óleo. Outro ponto é que não se aplica cera na escala, apenas o Tru-oil! Aproveito para dizer que sim, a escala escurecerá levemente, ficando com um bonito tom dourado. Depois de tudo seco, visualmente e ao toque, não haverá grandes mudanças.

Na parte de trás do braço, ao contrário do Music Man, aplique apenas um pouco de cera. A parte de trás do Cort GB leva uma camada fina de verniz que naturalmente isola e protege o braço do instrumento, portanto, nada de tru-oil ali.

Para a aplicação da cera, pingue algumas gotas em um pano seco e esfregue na parte de trás do braço, no ponto onde fica o nut até o final. Não é necessário encerar a mão do instrumento. Após a aplicação, dê o polimento com outro pedaço de pano seco, repetindo o processo duas ou três vezes.
Coloque as cordas, regule se necessário e fim!

É isso. Trabalho fácil e divertido.
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Mensagem por Squivo Qui Mar 16, 2017 4:14 pm

Nossa, esse tópico é bem antigo hahahaha

Na época da dúvida eu acabei usando a cera Micro Cristal incolor mesmo.

Passo periodicamente, ela tem impermeabilizante que ajuda a não acumular suor, to bem satisfeito com ela, o baixo tá com cara de novo até hoje (ok, eu uso ele pouco).
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Cera para acabamento natural Empty Re: Cera para acabamento natural

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