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Tarifa Zero no município de São Paulo (Transporte Público)

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Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 24, 2011 5:03 am

Na sexta-feira passada, dia 19/08 foi lançada oficialmente a campanha pela implantação da tarifa zero no transporte coletivo da cidade de São Paulo.

O objetivo da campanha é auto-explicativo: extinguir a cobrança pelo uso do transporte público na cidade.

A campanha consiste em coletar assinaturas para que o projeto de lei seja encaminhado à Câmara dos Vereadores.

A explicação da campanha e o texto do projeto podem ser lidos no site http://www.tarifazerosp.net/

No próprio site, na aba "Participe" estão disponíveis para impressão as folhas para a coleta de assinaturas a favor da campanha.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 24, 2011 8:35 am

Mas aí quem vai pagar as empresas e os trabalhadores do ramo?

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Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 24, 2011 8:58 am

Na aba "Tarifa Zero?", 3 vídeos de entrevistas com o ex-secretário dos Transportes, Lúcio Gregori, esclarecendo alguns pontos sobre o projeto.
Foi ele o primeiro a apresentar a proposta, em 1990, proposta que nem sequer foi votada.
O vídeo que fica à direita é o mais completo.

A ideia básica é a de que o transporte coletivo é um serviço público como os outros que são essenciais - saúde, segurança, educação etc - e, sendo assim, não faz sentido a cobrança de uma tarifa no ato da utilização.


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Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Ago 24, 2011 9:13 am

Foi ele o primeiro a apresentar a proposta, em 1990, proposta que nem sequer foi votada.


A partir disso , nada mais é necessário.
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Mensagem por CG Qua Ago 24, 2011 9:25 am

Não vai dar em nada... Mesmo assim eu vou assinar.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 24, 2011 9:27 am

Era mais lógico o governo Federal diminuir os impostos sobre combustíveis/comunicações e termos reduções de até 75% nos custos de transporte e telefonia, porque essas duas coisas que fazem um país crescer.

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Mensagem por Cayo Castro Qua Ago 24, 2011 9:29 am

allexcosta escreveu:Mas aí quem vai pagar as empresas e os trabalhadores do ramo?

[2]

Aqui na minha cidade, o prefeito vetou um projeto de lei de deixar gratuito para os portadores de hepatite e AIDS... Imagine se ele visse esse projeto...!

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Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Ago 24, 2011 9:53 am

Vamos ver quanto tempo vai demorar pro Lúcio Gregori se lançar na política depois dessa.

"Vote no idealizador do Tarifa Zero" cheers
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Mensagem por jgs Qua Ago 24, 2011 1:31 pm

isso se ninguém roubar o rótulo de "idealizador do tarifa zero" como o serra fez com o rótulo de "o cara que trouxe os genéricos pro brasil"...

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Mensagem por Binão Qua Ago 24, 2011 2:45 pm

allexcosta escreveu:Era mais lógico o governo Federal diminuir os impostos sobre combustíveis/comunicações e termos reduções de até 75% nos custos de transporte e telefonia, porque essas duas coisas que fazem um país crescer.

Mais se esta idéia idiota(?) um dia chegar a passar, o que vai acontecer é o contrário. Subirão os impostos para pagar este custo.
Precisamos ter em mente que quando dissemos "publico" não é que é necessariamente de graça.
Transporte é uma concessão publica. O poder publico "concede" o direito de empresas privadas explorarem determinado ramo.
Eu tb não gostaria de pagar, água, luz, telefone...

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 24, 2011 2:49 pm

Por que o Brasileiro tem que procurar soluções diferentes?

Em quase todo lugar se paga transporte público, mas funciona melhor e é mais barato. Não é só copiar de onde o negócio funciona? A gasolina no Brasil poderia tranquilamente custar menos de 1 Real/L. As estradas poderiam ser boas, os carros mais baratos, a passagem de ônibus urbano poderia ser 70 ou 80 centavos. Mas não, vamos tentar um negócio diferente...

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Mensagem por paulo fernandes Qua Ago 24, 2011 6:32 pm

Idiotice, não existe nada de graça na vida. Nós pagamos por tudo o que usamos. O SUS não é de graça, inclusive, ele nos sai muito caro. O brasileiro precisa deixar de pensar como subdesenvolvido. Pra isso acontecer teria que se educar, mas não é interessante para os políticos... Cansei...

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Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 24, 2011 7:20 pm

Quem leu o texto do projeto/ viu os vídeos sabe que a idéia não é que as empresas de transporte forneçam o serviço gratuitamente, por puro bom coração, e sim que exista um imposto - na verdade um aumento em um já existente, já que o município não pode criar nova taxa a não ser mediante lei federal - pago proporcionalmente, ou seja, funciona também como uma forma de distribuição de renda.

A todos que dizem que "ninguém vai aceitar" ou que "quem é que vai querer pagar por isso? Vão repassar os custos" ... concordo que é muito provável que existam atitudes como essas... agora, entre concordar e aceitar, vai uma vida.

É a questão de "pagar por tudo o que usamos" depende muito da finalidade que nos leva a usar algo. Um metalúrgico não paga aluguel das ferramentas que utiliza, isso seria uma forma bizarra de imposto feudal.

Os maiores beneficiários do sistema de transportes, que não somos nós, os usuários finais, mas sim a indústria, o comercio etc... acabam pagando menos do que nós pelo serviço de transporte.

Então a ideia, bem basicamente, é redistribuir o custo para que aqueles que detem a maior parte do capital paguem mais.
Dizer que ninguém vai querer dar mais dinheiro, é óbvio e praticamente indiscutível, mas não podemos tomar essa postura como imutável e cruzar os braços.

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Mensagem por ct.colela Qua Ago 24, 2011 7:23 pm

papai noel falou que vai ser de graça o transporte publico,ai o saci perere questionou.........."trasporte de graça em sao paulo,nossa que legal"
e assim vai as estorias da carochinha ,,,,de graça com a politica corrupta desse pais ,sem chance,pode fazer abaixo assinado que no fim é vetado pela injeçao de capital privado de empresas beneficiadas do ramo
enquanto rola o tal abaixo assinado
rola por fora o suborno assinado
projeto em tramite desde 1990 acho que em 2045 teremos algum respaldo disso tudo

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Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 24, 2011 7:28 pm

Que a realidade atual é muito mais próxima do que você diz do que de uma condição ideal, infelizmente é verdade.

Mas se não a mobilização popular, qual é a alternativa?

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Mensagem por ct.colela Qua Ago 24, 2011 7:51 pm

NandoRondelli escreveu:

Mas se não a mobilização popular, qual é a alternativa?
No brasil nuca foi e nunca vai ser
voce acha que nos escolhemos presidentes?
nos escolhemos entre 3 candidatos que eles escolheram
no brasil se vive a falsa ilusao de que elegemos por voto
vivemos a falsa ilusao de que temos o poder de mudar as coisas

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Mensagem por Binão Qua Ago 24, 2011 7:53 pm

Então a maravilha está em cobrar um imposto de todos para que "alguns" andem de onibus.
Quem não anda terá que pagar tb.

Acha mesmo que uma empresa não cobra a ferramenta de um metalurgico?
Cobra e muito.
Mais repassa para o governo.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 24, 2011 7:55 pm

ct.colela escreveu:no brasil se vive a falsa ilusao de que elegemos por voto
vivemos a falsa ilusao de que temos o poder de mudar as coisas

Assim como na grande maioria dos países.

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Mensagem por RFFanBR Qua Ago 24, 2011 8:02 pm

allexcosta escreveu:Por que o Brasileiro tem que procurar soluções diferentes?

Em quase todo lugar se paga transporte público, mas funciona melhor e é mais barato. Não é só copiar de onde o negócio funciona? A gasolina no Brasil poderia tranquilamente custar menos de 1 Real/L. As estradas poderiam ser boas, os carros mais baratos, a passagem de ônibus urbano poderia ser 70 ou 80 centavos. Mas não, vamos tentar um negócio diferente...

Coisa de brasileiro, neh. Ao invés de optar pelas soluções que deram certo mundo afora querem reinventar a roda. E reinventam ela quadrada.


paulo fernandes escreveu:Idiotice, não existe nada de graça na vida. Nós pagamos por tudo o que usamos. O SUS não é de graça, inclusive, ele nos sai muito caro. O brasileiro precisa deixar de pensar como subdesenvolvido. Pra isso acontecer teria que se educar, mas não é interessante para os políticos... Cansei...

Bem isso, existir não sai de graça. Nunca saiu.


NandoRondelli escreveu:... funciona também como uma forma de distribuição de renda.

Ok, vagabundo que não trabalha ganha o mesmo que eu que me mato de trabalhar? Ah, [censurado]. Vão distribuir a renda dos políticos, não a minha que já é f*** de conseguir.

NandoRondelli escreveu:É a questão de "pagar por tudo o que usamos" depende muito da finalidade que nos leva a usar algo. Um metalúrgico não paga aluguel das ferramentas que utiliza, isso seria uma forma bizarra de imposto feudal.

Análise totalmente ilógica usando esse exemplo aí. O metalúrgico está lá todos os dias, durante um determinado número de horas, para produzir bens para essa indústria. Oras, se a empresa precisa que ele produza, ela deve fornecer as ferramentas.

Beeeem, diferente de usuário de transporte público que nem sempre pode estar lá, sacou?

Agora, o que vai ter de vagabundo passeando de ônibus às custas de quem trabalha, ulalá. Apesar de que já é assim atualmente.


NandoRondelli escreveu:Os maiores beneficiários do sistema de transportes, que não somos nós, os usuários finais, mas sim a indústria, o comercio etc... acabam pagando menos do que nós pelo serviço de transporte.

Então a ideia, bem basicamente, é redistribuir o custo para que aqueles que detem a maior parte do capital paguem mais.
Dizer que ninguém vai querer dar mais dinheiro, é óbvio e praticamente indiscutível, mas não podemos tomar essa postura como imutável e cruzar os braços.

Eu só ando de ônibus porque não tenho comdições de comprar um carro.

E por incrível que pareça eu sou completamente contra esses planos mirabolantes, cada um deve pagar o que lhe é devido, não me mato o dia inteiro pra sustentar os outros.

Sou a favor da meritocracia. Quer? Corre atrás. Tá com preguiça? Dane-se, não sou eu quem vai te carregar.

NandoRondelli escreveu:Que a realidade atual é muito mais próxima do que você diz do que de uma condição ideal, infelizmente é verdade.
Mas se não a mobilização popular, qual é a alternativa?

Não existem condições ideiais. Idéias do bem comum, de todo mundo ganhando igual não funciona nem em colônias de cupins, o que dirá em sociedades humanas altamente complexas e entupidas de pilantras sem-vergonha.

Aliás, pilantras sem-vergonha é que bolam esse tipo de leis. De alguma foma eles enchem o bolso, ou ajudam a encher os dos parentes.

Ah, é, e se usam disso para serem eleitos pra algum cargo aí e encher os bolsos, roubar até onde der e fazer cara de inocente.

Essa história de quem detém o maior capital deve pagar mais é coisa de comunista de butequim, que não quer saber de trabalhar e só quer que alguém que o sustente.

Sei bem do que to falando. Minha ex-sogra vivia com essas conversas. Trabalhar? Ah nãooooo, maginaaaa. Trabalhar, que horror!!!

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Mensagem por RFFanBR Qua Ago 24, 2011 8:05 pm

Binão escreveu:Acha mesmo que uma empresa não cobra a ferramenta de um metalurgico?
Cobra e muito.
Mais repassa para o governo.

Tá incluso no valor final do produto. Só que esse valor é irrisório. O que deixa o produto um absurdo de caro é o auxílio-paletó Armani que os coitadinhos dos políticos precisam comprar. Afinal, o salário deles é tão pouquinho, neh.

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Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 24, 2011 8:12 pm

allexcosta escreveu:
ct.colela escreveu:no brasil se vive a falsa ilusao de que elegemos por voto
vivemos a falsa ilusao de que temos o poder de mudar as coisas

Assim como na grande maioria dos países.

Mas aí já estão falando dos defeitos da democracia representativa, que é outro assunto, e nesse, eu provavelmente vou concordar com todas as objeções, já que ela é mesmo falha e ilusória.

É muito diferente dizer que vai mudar as coisas "escolhendo" entre 3 ou 4 opções pré-determinadas, e dizer que vai mudar as coisas se mobilizando por uma causa.

Na primeira alternativa, seria mesmo inocência demais acreditar que a própria estrutura de poder nos daria as ferramentas para mudá-la.

Mas agir através da mobilização é agir "por fora" *** das alternativas (que no fundo não levam a muita coisa) que nos são oferecidas, é ir além do que é imposto e procurar aquilo que é justo.

Se vai dar certo e amanhã todo mundo vai ter transporte público, sentado, com ar-condicionado, sem trânsito, sem demora, e vão distribuir Juliana Paes para nós? Olha, ninguém, acho que nem o idealizador do projeto é inocente a tal ponto.
Mas não é porque as coisas não mudarão da noite para o dia, que o jeito é observar, de longe...

*** "por fora" = "para além das ferramentas que os detentores do poder nos oferecem" e NÃO "por fora da lei"... antes que alguém entenda errado.

E quanto a "querer que os outros paguem por mim"... ninguém aqui está falando em planificação de renda, igualdade total de condições independente do mérito... não é isso.
É apenas prover um acesso igual para todos a um serviço essencial, o transporte.
Pagar proporcionalmente ao que se tem, não só não me parece absurdo, como chega a ser assustadoramente óbvio.

Os poderes todos querem, as responsabilidades não... se eu tenho uma megaempresa, avaliada em milhões de reais... pois bem, parabéns para mim, que construí o meu negócio e cheguei ao topo... mas e a minha responsabilidade em relação ao meio em que vivo?

E sinceramente, quem é que vai utilizar o transporte público pra nada, pra "passear" (no sentido pejorativo) e ficar rodando de um lado para o outro?

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Mensagem por jgs Qua Ago 24, 2011 8:15 pm

NandoRondelli escreveu:E sinceramente, quem é que vai utilizar o transporte público pra nada, pra "passear" (no sentido pejorativo) e ficar rodando de um lado para o outro?

mais gente do que vc imagina... ainda mais "porque é de graça".

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Mensagem por RFFanBR Qua Ago 24, 2011 8:25 pm

jgs escreveu:
NandoRondelli escreveu:E sinceramente, quem é que vai utilizar o transporte público pra nada, pra "passear" (no sentido pejorativo) e ficar rodando de um lado para o outro?

mais gente do que vc imagina... ainda mais "porque é de graça".

Conheço uma porção.

Só ver o ônibus aqui em Curitiba no domingo, quando é só R$ 1,00.

Tem gente que passa o dia passeando de ônibus, ainda mais por causa da integração. Desce em um terminal, pega outro.

E geralmente são vileiros ou desocupados profissionais, que ficam ouvindo funk e fazendo anarquia. Bem melhor que sejam obrigados a pagar também, ou andem a pé. Não sou obrigada a aturar baderneiros e possíveis assaltantes.

Quem acha que isso não acontece é pq não anda de ônibus.

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Mensagem por RFFanBR Qua Ago 24, 2011 8:29 pm

NandoRondelli escreveu:É apenas prover um acesso igual para todos a um serviço essencial, o transporte.

Que eu saiba as empresas são obrigadas por lei a pagar o transporte a seus funcionários.

Ou seja, não iria beneficiar quem realmente precisa, mas sim quem não precisa tanto assim.

Repetindo: não apóio. E olha que o transporte sai do meu bolso. Se vendi algo na feira, beleza, se não vendi, me ferro pra voltar pra casa, simples assim. Mas mesmo assim não apoio essas iniciativas de transporte de graça. Eu tenho que me virar pra ganhar mais e pagar, não vou obrigar outras pessoas, que já tem cargas tributárias altíssimas nas costas, a pagar mais essa por mim.

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Mensagem por CG Qua Ago 24, 2011 8:53 pm

NandoRondelli escreveu: e sim que exista um imposto - na verdade um aumento em um já existente,

Ainda bem que não assinei ainda, já pago 22% de imposto de renda retido na fonte para não ter retorno nenhum e sustentar os luxos de um monte de políticos, me recuso a pagar mais alguma coisa.

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 5:07 pm

RFFanBR escreveu:
NandoRondelli escreveu:É apenas prover um acesso igual para todos a um serviço essencial, o transporte.

Que eu saiba as empresas são obrigadas por lei a pagar o transporte a seus funcionários.

Ou seja, não iria beneficiar quem realmente precisa, mas sim quem não precisa tanto assim.

Repetindo: não apóio. E olha que o transporte sai do meu bolso. Se vendi algo na feira, beleza, se não vendi, me ferro pra voltar pra casa, simples assim. Mas mesmo assim não apoio essas iniciativas de transporte de graça. Eu tenho que me virar pra ganhar mais e pagar, não vou obrigar outras pessoas, que já tem cargas tributárias altíssimas nas costas, a pagar mais essa por mim.

Duas observações: primeira, que as empresas pagam parte do transporte, já que uma parte é descontada do salário do funcionário.
Segunda, e até mais importante: os cidadãos não o são apenas enquanto funcionários de uma empresa. Transporte público não é apenas "ir e voltar do trabalho". É possibilidar a todos um acesso igual a todos os serviços da cidade.
Educação, lazer, cultura, saúde ... o transporte público é o meio de acessar todos esses serviços, e o pagamento da tarifa acaba sendo um critério de exclusão... quem não pode pagar, fica em casa.



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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 5:10 pm

CG escreveu:
NandoRondelli escreveu: e sim que exista um imposto - na verdade um aumento em um já existente,

Ainda bem que não assinei ainda, já pago 22% de imposto de renda retido na fonte para não ter retorno nenhum e sustentar os luxos de um monte de políticos, me recuso a pagar mais alguma coisa.


Só para exemplificar:

"
Para custear o transporte propomos a criação de um fundo, o FUMTRANS.
Esse fundo seria responsável por concentrar as arrecadações para o transporte.
Possíveis fontes de arrecadação seriam os IPTUs de shopping centers, de bancos e de terrenos muito grandes
(como o Jóquei Clube de São Paulo,
que possui um terreno com 151 mil
metros quadrados e deve 150 milhões
de IPTU para a Prefeitura)
."

Então, a menos que você seja dono/sócio de um banco, grande empresa, shopping center, supermercado etc... não vai pagar por isso

Claro que a ideia não é enviar um novo imposto (ou um aumento) para a casa de todo mundo... isso seria cobrar a tarifa, porém de forma indireta.

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Mensagem por allexcosta Qui Ago 25, 2011 5:13 pm

NandoRondelli escreveu:Educação, lazer, cultura, saúde ... o transporte público é o meio de acessar todos esses serviços, e o pagamento da tarifa acaba sendo um critério de exclusão... quem não pode pagar, fica em casa.

Se eu morar no Bronx e não tiver o dinheiro do metrô também não tenho como ir ao Central Park ou ao Museu de História Natural. Não é assim em qualquer lugar do mundo?

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Mensagem por jgs Qui Ago 25, 2011 5:32 pm

se for pensar somente no aumento de imposto, esse aumento vai acontecer com ou sem transporte gratuito...

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 5:45 pm

allexcosta escreveu:
NandoRondelli escreveu:Educação, lazer, cultura, saúde ... o transporte público é o meio de acessar todos esses serviços, e o pagamento da tarifa acaba sendo um critério de exclusão... quem não pode pagar, fica em casa.

Se eu morar no Bronx e não tiver o dinheiro do metrô também não tenho como ir ao Central Park ou ao Museu de História Natural. Não é assim em qualquer lugar do mundo?

Bom, a ideia é analisar pela realidade econômica/social do lugar em questão, no caso, a cidade de São Paulo, mas toda comparação é interessante, seja para saber o que buscar, seja para saber o que evitar.

Pelo pouco que pesquisei, a tarifa de ônibus/metrô por aí é de U$2,25, não é isso? (Considerando o MetroCard "padrão", já que tem umas opções de ilimitados também etc)
Me corrija se eu estiver errado: http://www.mta.info/metrocard/mcgtreng.htm#payper

Segundo pesquisa bem breve (novamente, se eu estiver errado, me corrija), o salário mínimo fica em aproximadamente U$1260 , que dá perto de R$2023,00 ( Dólar comercial (em R$) 1,6095 - UOL Cotações)

Uma conta rápida demonstra que o salário mínimo equivale a 560 passagens de metrô/ônibus nos EUA, enquanto por aqui, equivale a 181 passagens (salário mínimo = R$545 . Passagem = R$3,00)

Fora o fato de que, segundo as informações do site da MTA, a integração entre metrô e ônibus é gratuita.

Além disso, uma outra pergunta (e é MESMO uma pergunta, já que nunca visitei ou morei nos Estados Unidos): o acesso à cultura, lazer, saúde, educação etc... é tão mal distribuído quanto aqui?

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Mensagem por DenisLM Qui Ago 25, 2011 6:13 pm

em Vancouver (Canadá) eu passei por uma situação interessante:

Cheguei pelo aeroporto e sabia que teria que pegar um metrô/trem até meu destino. Rapidamente segui as placas e vi algumas máquinas para vendas de passagens que eram em função da região que eu iria. Comprei com o cartão de crédito e a máquina imprimiu meu recibo e um ticket de embarque. Segui o fluxo com as pessoas e rapidamente estava dentro do trem e com o ticket ainda na mão... mas e o ticket?
é... não tem catraca nem nada, apenas uma faixa no chão dizendo que apartir daquele ponto tem que pagar.

imagina isso no Brasil?
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ah, apenas CA$8.75 a passagem ... Shocked
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Mensagem por CG Qui Ago 25, 2011 6:43 pm

NandoRondelli escreveu:
Então, a menos que você seja dono/sócio de um banco, grande empresa, shopping center, supermercado etc... não vai pagar por isso

E você acha que indiretamente esse imposto não vai ser repassado para você?

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Mensagem por allexcosta Qui Ago 25, 2011 7:02 pm

NandoRondelli escreveu:Bom, a ideia é analisar pela realidade econômica/social do lugar em questão, no caso, a cidade de São Paulo, mas toda comparação é interessante, seja para saber o que buscar, seja para saber o que evitar.

Pelo pouco que pesquisei, a tarifa de ônibus/metrô por aí é de U$2,25, não é isso? (Considerando o MetroCard "padrão", já que tem umas opções de ilimitados também etc)
Me corrija se eu estiver errado: http://www.mta.info/metrocard/mcgtreng.htm#payper

Segundo pesquisa bem breve (novamente, se eu estiver errado, me corrija), o salário mínimo fica em aproximadamente U$1260 , que dá perto de R$2023,00 ( Dólar comercial (em R$) 1,6095 - UOL Cotações)

Uma conta rápida demonstra que o salário mínimo equivale a 560 passagens de metrô/ônibus nos EUA, enquanto por aqui, equivale a 181 passagens (salário mínimo = R$545 . Passagem = R$3,00)

Fora o fato de que, segundo as informações do site da MTA, a integração entre metrô e ônibus é gratuita.

Além disso, uma outra pergunta (e é MESMO uma pergunta, já que nunca visitei ou morei nos Estados Unidos): o acesso à cultura, lazer, saúde, educação etc... é tão mal distribuído quanto aqui?

Aumenta o salário então...

Em NY existem parques e alguns eventos gratuitos no verão. Pra entrar nas outras coisas se paga. Aqui em BH cansei de ver show de graça na Praça da Liberdade e na Praça do Papa, parques e museus são gratuitos ou tem uma taxa pequena.

Pra se transportar em NY você comprar o dia, a semana de seg-sex, o fim de semana, a semana de 7 dias ou o mês todo, mas isso não é normal nos EUA. Lá 99% das cidades nem sequer tem transporte público, se você não tiver carro simplesmente não vai. Agora, um salário mínimo compra um carro decente, o IPVA é 25 dólares e a gasolina é bem mais barata... O Brasil precisa é distribuir renda melhor e parar de inventar moda...

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 7:13 pm

CG escreveu:
NandoRondelli escreveu:
Então, a menos que você seja dono/sócio de um banco, grande empresa, shopping center, supermercado etc... não vai pagar por isso

E você acha que indiretamente esse imposto não vai ser repassado para você?

É aí que a concorrência ajuda na prevenção do abuso. Um supermercado, por exemplo, se aumentar todos os preços perde a vantagem que tem sobre o mercadinho da esquina.
Vale até mesmo - em menor proporção, mas vale - para os bancos, que também são vendedores de produtos (crédito).

Com certeza irão procurar uma maneira de minimizar esse gasto, mas aí precisamos contar com:

1. Regulamentaçao que não permita "reajustes" arbitrários e desnecessários.

2. Pressão diante de medidas abusivas. Não sei exatamente como funcionam as medidas que permitem/restringem reajustes de preços, taxas de juros bancários... mas não pode ser uma terra de ninguém, e há de existir uma proteção ao cliente final. (é o ítem 1 novamente). "Pressão" nada mais é do que fazer valer esses direitos.

Supondo, ainda, que consigam repassar parte dessa custo para mim, ainda gastarei bem menos do que pagando pela tarifa. Com o bilhete de estudante, e fazendo um caminho mais demorado para gastar menos, gasto em torno de R$60/mês com transporte, isso apenas para ir à universidade e voltar para casa.
Bom, seguramente ninguém vai tirar esse valor do meu bolso mensalmente sem que eu perceba.

Não digo que seria ABSURDO que uma PEQUENA parte do custo chegasse até mim. De uma maneira ou de outro, me beneficio do serviço, e ainda que eu - e qualquer pessoa física em situação financeira "comum" - tenha condições infinitamente menores de pagar pelo transporte do que a empresa que me contrata tem, mantenho também uma certa flexibilidade.

Além de tudo, os efeitos colaterais positivos: mais ônibus e menos carros = menos trânsito, menos acidentes, menos poluição, são, por si só, imensamente benéficos.

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 7:18 pm

allexcosta escreveu:
NandoRondelli escreveu:

Aumenta o salário então...

Em NY existem parques e alguns eventos gratuitos no verão. Pra entrar nas outras coisas se paga. Aqui em BH cansei de ver show de graça na Praça da Liberdade e na Praça do Papa, parques e museus são gratuitos ou tem uma taxa pequena.

Pra se transportar em NY você comprar o dia, a semana de seg-sex, o fim de semana, a semana de 7 dias ou o mês todo, mas isso não é normal nos EUA. Lá 99% das cidades nem sequer tem transporte público, se você não tiver carro simplesmente não vai. Agora, um salário mínimo compra um carro decente, o IPVA é 25 dólares e a gasolina é bem mais barata... O Brasil precisa é distribuir renda melhor e parar de inventar moda...

Mais preocupante, então. É uma política de transporte individual ainda mais incisiva do que aqui, e se realmente é como você diz, em que na maioria dos lugares não se sai de casa sem carro, é um ótimo exemplo do que NÃO fazer.
O transporte público é mais econômico, com menor impacto ambiental, mais seguro e gera bem menos trânsito.

Quanto ao problema da distribuição de renda no Brasil, acredito que não conseguiria encontrar alguém que discorde, a não ser que tivesse passado os últimos anos em uma caverna... mas fazer com que uma parcela MAIOR dos serviços públicos seja paga justamente por quem tem MAIS (muito mais, diga-se de passagem) não é uma forma de distribuição de renda?

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Mensagem por RFFanBR Qui Ago 25, 2011 7:19 pm

NandoRondelli escreveu:Educação, lazer, cultura, saúde ... o transporte público é o meio de acessar todos esses serviços, e o pagamento da tarifa acaba sendo um critério de exclusão... quem não pode pagar, fica em casa.

E eu com isso?

Sinceramente, não ligo a mínima pros outros. Não pode, azar. Vai a pé, compra uma bicicleta usada, se vira. Eu me viro, pq vou carregar quem não se vira nas costas?

Não posso ir nos bares ver a galera tocar pq não tenho como voltar pra casa de madrugada. E daí? Não vou exigir que me paguem o táxi. Vou é dar um jeito de tirar carteira e comprar o carro.

Eu trabalho o dia inteiro pra alcnaçar o que quero. Se não posso agora, fico insistindo até conseguir um dia.

Por isso me nego mesmo a pagar imposto pra vagabundo poder passear.

Quer? Vá arranjar um jeito de ganhar dinheiro. Ficar com o rabo no sofá assistindo novela e reclamando do empreguinho que paga pouco é fácil, bem fácil, agora correr atrás de outras formas de conseguir o que quer não dá.

Não tenho pena de ninguém. Tenho pena só de quem se arrebenta de verdade, de quem dá duro o dia inteiro sem dar um pio. O resto que se vire. Exatamente como é a vida. Quer comer? Vá caçar.

Esse papo de exclusão social nunca me conquistou, nunca mesmo. É conversa de espertinhos para tirarem dinheiro dos outros.

Ao invés de tarifa zero, tem que é diminuir as porcarias dos impostos desse país, reduzir o quanto os políticos ganham, impedir esses safados de se aposentarem duas, três vezes como Sarney que ganha 60 mil por mês. O povo tem mais é que ficar enchendo o saco dos políticos pra pararem de gastar tanto. Quando o governo não jogar dinheiro na privada como faz, os impostos podem baixar e, assim a tarifa baixar também.

Seria muito mais correto consertar o país do que criar mais impostos por causa de uma falácia que é esse papo de exclusão social.

Só que como já foi dito, brasileiro não gosta de fazer a coisa certa, neh, prefere inventar moda.

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Mensagem por RFFanBR Qui Ago 25, 2011 7:24 pm

Ah, e lembrando que a maioria dos grandes empresários deste país, ou são políticos, ou tem um político na família.

Aqui em Curitiba as empresas de ônibus pertencem à mesma pessoa, deputado, e ainda por cima é o Presidente do Sindicato.

Então, adianta tarifa zero quando o problema está na estrutura do país? Claro que não.

O Brasil não funciona porque ainda vive no Mercantilismo. Meia dúzia se dando bem com as bençãos do governo.

O governo regulamenta, porém em favor de si mesmo, já que os empresários são os políticos.

Olhe bem, os políticos estão em tudo. São donos de emissoras de tv (Rede Massa aqui no Paraná), são pastores que possuem emissoras de TV (Universal), são donos de grandes empresas. Se você parar pra pesquisar, vai ver que os donos das empresas de transporte público são vereadores, deputados estaduais, federais, ou parente de um deles.

Deu pra entender pq tudo no Brasil é caro e não funciona? Pq o povo não vê que tá preso nas garras dos pólíticos que eles mesmos elegem.

Enquanto esse país tiver a estrutura e a cultura que tem, nenhuma tarifa zero vai resolver.

Ah, sim, preciso de um teclado novo pro meu micro e to sem grana. Paguem o imposto aí pra eu poder comprar um, beleza?

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 7:38 pm

RFFanBR escreveu:
E eu com isso?

Sinceramente, não ligo a mínima pros outros.

(...)

Bom, enquanto a discussão é "como" fazer para que as coisas melhores, não tem problema algum na divergência de ideias. Agora, dizer que simplesmente não se importa, para mim é não só desanimador, como inconcebível.

Não estamos falando de luxo, de sair dando coisas. Apenas de garantir o acesso ao essencial.
Se eu tenho uma coleção de contrabaixos de mais de R$15.000 e você está começando com um Strinberg de R$300, eu não me veria na obrigação de doar um dos meus para você. Talvez até o fizesse, talvez não, mas não seria um dever meu, e nesse ponto, sim, uma pessoa tem plenos direitos sobre aquilo que conquista.

Mas o que você está dizendo é que a pessoa tem que lutar para conquistar um direito fundamental. E ainda, como se não fosse para beneficiar os trabalhadores, sendo que é o trabalho que faz com que seja necessário que uma pessoa se submeta a passar 3h por dia dentro do ônibus, fora a 1h de espera.

Se o relator do projeto têm em mente a auto-promoção, é algo que ninguém no mundo além dele será capaz de dizer. Mas imagino que você não recuse presentes pq acha que a pessoa que lhe presenteia possa querer apenas fazer uma média com você, certo?

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Mensagem por NandoRondelli Qui Ago 25, 2011 7:41 pm

RFFanBR escreveu:

O governo regulamenta, porém em favor de si mesmo, já que os empresários são os políticos.

Olhe bem, os políticos estão em tudo. São donos de emissoras de tv (Rede Massa aqui no Paraná), são pastores que possuem emissoras de TV (Universal), são donos de grandes empresas. Se você parar pra pesquisar, vai ver que os donos das empresas de transporte público são vereadores, deputados estaduais, federais, ou parente de um deles.

Deu pra entender pq tudo no Brasil é caro e não funciona? Pq o povo não vê que tá preso nas garras dos pólíticos que eles mesmos elegem.

Enquanto esse país tiver a estrutura e a cultura que tem, nenhuma tarifa zero vai resolver.



Concordamos em algo: o problema é na própria estrutura de poder, e não na maneira como se manifesta. É como achar que o que faz a diferença é escolher o "melhor" candidato, quando o próprio sistema de governo é falho - "falho", no sentido de que não é o melhor para o interesse geral.

Só não me parece fazer sentido negar uma tentativa de resolver ao menos uma pequena parte do problema, sob o argumento de que não vai resolver tudo.

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Mensagem por jiroumaru Qui Ago 25, 2011 10:40 pm

Aqui no Rio de Janeiro, tarifa de transporte coletivo não parece ser o grande problema, porque o que mais tem é gente comprando carro e gente pegando van com tarifa igual e às vezes até mais cara que o ônibus.

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Mensagem por daniloviana7 Sex Ago 26, 2011 5:19 am

Só pra constar que se abaixar o preço da gasolina e do carro, São Paulo vai parar de vez.
E só pra constar que o PSOL na última campanha pra prefeito de São Paulo tinha um plano parecido. Não era exatamente esse, mas era parecido. Não vou lembrar os detalhes de cabeça.
Mas na boa, NO CASO DE SAO PAULO, sou muito mais brigar por um tranporte mais digno do que da tarifa zero. Claro que eu gostaria de passear por aí sem pagar, até pq, em São Paulo esse negócio de ter um carro é só pra ficar parado na rua com conforto, pq aqui tá impossível se locomover. Mas se for ao preço desse transporte de carga que tem aqui, prefiro pagar minha passagem e ser tratado com o mínimo de dignidade, coisa que hoje, mesmo pagando muito caro, não sou.

Me mudei da casa dos meus pais e um dos motivos foi a inviabilidade de ficar todo dia ficar pegando duas horas de busão lotado (maldito Terminal Capelinha) a qualquer horário.
Agora que tô de férias na casa deles e já tinha até esquecido o que é ficar 20 minutos no ponto esperando uma perua que passa abarrotada de gente as 10 e meia da noite e o motorista ainda devia estar atrasado pq tava com um pezinho pesado que a gente ficava sendo jogado pra lá e pra cá.

A situação aqui é crítica, não dá pra pensar em tarifa zero sem antes pensar na melhoria do serviço, que na gestão Kassab, só esteve menos ruim durante o periodo eleitoral, depois disso, voltou a ser o que era e tá piorando.

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Mensagem por allexcosta Sex Ago 26, 2011 9:49 am

^ Não entendo o Brasil...

Se eu decidir tocar baixo acústico provavelmente vou ligar pro Cláudio ou pra Voila pra pedir conselhos de marcas, cordas, etc...

Por que o Brasil não pode contratar gente que resolve esses problemas? Dinheiro não falta...
NY é do tamanho de SP e não engarrafa. Por quê? Não é só contratar a equipe de trânsito de lá pra consultoria?

Em vários outros países tudo funciona também. No Japão as estradas estavam reconstruídas semanas após o terremoto. A gente não pode contratar esse povo pra resolver as estradas do Brasil? Hoje em dia todo mundo tem acesso à mesma tecnologia, só precisa de dinheiro, coisa que no Brasil existe de sobra.

Mas não, vão pensar em solucionar o problema com tarifa zero. É cada uma...

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Mensagem por Maniaky Sex Ago 26, 2011 9:56 am

O problema no Brasil é a Burocracia+Corrupção=serviços publicos de ma qualidade (não me refiro aos funcionarios e sim ao serviço prestado).
"Por que o Brasil não pode contratar gente que resolve esses problemas? Dinheiro não falta...
NY é do tamanho de SP e não engarrafa. Por quê? Não é só contratar a equipe de trânsito de lá pra consultoria?"
Por que aqui quem ta no poder pensa, poxa tenho um colega que pode fazer isso, 1º vai querer ganhar um $$ por fora e outra o cara vai fazer de qualquer jeito não vai sair do papel e a ainda recebe o $$$ integral que já sofreu um aumento na licitação, por isso nao vai pra frente, os policitos em geral so pensam no proprio bolso, infelizmente.
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Mensagem por RFFanBR Sex Ago 26, 2011 10:02 am

NandoRondelli escreveu:Só não me parece fazer sentido negar uma tentativa de resolver ao menos uma pequena parte do problema, sob o argumento de que não vai resolver tudo.

Sinceramente, tarifa zero, sobretaxar quem já paga imposto de monte, é solução?

Não, de forma alguma. Tarifa zero num sistema caótico só vai complicar ainda mais a situação. Além de ter mais imposto pra gente pagar e, consequentemente, mais gente sonegando imposto porque tá de saco cheio. E imposto sonegado é menos dinheiro pro governo torrar. E aí vão começar a cortar a verba do transporte.

E aí, logo estaremos andando nisso aqui:

Tarifa Zero no município de São Paulo (Transporte Público) CUBA687


Agora, vem cá, por que você defende tanto essa idéia se muita gente aqui já apontou os pontos falhos dela??? Eu que ando de ônibus e vivo sem grana não apóio.

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Mensagem por RFFanBR Sex Ago 26, 2011 10:07 am

Maniaky escreveu:Por que aqui quem ta no poder pensa, poxa tenho um colega que pode fazer isso, 1º vai querer ganhar um $$ por fora e outra o cara vai fazer de qualquer jeito não vai sair do papel e a ainda recebe o $$$ integral que já sofreu um aumento na licitação, por isso nao vai pra frente, os policitos em geral so pensam no proprio bolso, infelizmente.


Bem isso, tem até uma piada que ilustra bem isso.

O governador abriu licitação pra construir uma ponte. Foram três engenheiros.

O primeiro, alemão:

- Faço a ponte em 15 dias e vou cobrar apenas 100 mil dólares.

O governador não aceitou. Chamou o próximo, o japonês:

- Faço a ponte em 5 dias e vou cobrar apenas 50 mil dólares.

Também estava muito caro. Aí foi a vez do brasileiro:

- Faço a ponte em 5 dias mas cobro 250 mil dólares.

- Mas que absurdo! 250 mil dólares? Tá maluco? - assustou-se o governador.

- 100 mil pra mim, 100 mil pro senhor e 50 mil pro japonês.

- Negócio fechado!

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Mensagem por Maniaky Sex Ago 26, 2011 10:09 am

point e eu nem conhecia essa piada.
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Mensagem por ct.colela Sex Ago 26, 2011 10:35 am

allexcosta escreveu:^ Não entendo o Brasil...
NY é do tamanho de SP e não engarrafa. Por quê? Não é só contratar a equipe de trânsito de lá pra consultoria?
O unico trasporte publico que funciona em sao paulo é o metro e algumas linhas de trens(nem todas)
O metro é limpo seguro e confiavel
se o metro de sao paulo abrangesse uma area maior ninguem andaria de carro
todos os moradores de sao paulo que conheço quando precisam ir a algum lugar mesmo tendo carro sempre usam o metro quando seu destino e coberto pela rede
agora veja o mapa de copbertura de N Y
e depois compare com sao paulo
a diferença é absurda
se sao paulo tivesse a malha viaria de NY ninguem usaria carro por aqui
MAPA DE NY
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MAPA DE SAO PAULO
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Mensagem por jgs Sex Ago 26, 2011 10:54 am

faço minhas as palavras do colela. eu mesmo gostaria de morar mais perto de metrô ou trem pra não ter mais que usar carro em 90% das situações. (talvez alugasse um quando fosse inevitável...)

são paulo vai ter metade da malha viária de nova york lá pro ano 2080. isso se o PSDB sair do poder. se eles não saírem, estendo a previsão pra um século depois disso.

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Mensagem por RFFanBR Sex Ago 26, 2011 11:04 am

E pra variar, quando mexem no metrô, não abrem buraco pro trem passar, mas sim pra engolir prédios.

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Mensagem por jgs Sex Ago 26, 2011 11:08 am

às vezes engole pessoas também...

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