Afinação máxima
+12
Yngway
AllsBass
malka_aff
Pagode Alto Astral
WALLY
DenisLM
jgs
Lapetina
Aionius
allexcosta
CG
NeyBass
16 participantes
Página 1 de 1
Afinação máxima
Galera, tenho uma dúvida que gostaria da opinião de vocês, é só a título de conhecimento mesmo, não vou fazer nenhuma experiência louca.
Até quantos tons acima, uma corda normal de contrabaixo pode aguentar?
sei que isso depende de marca e do material que é confeccionada, mas em termos gerais, uma corda normal. Ex. uma corda G, aguentaria até que tom acima + ou - ?
As vezes temos a imprensão quando afinamos o instrumento que a corda vai arrebentar antes mesmo da afinação dela.
Até quantos tons acima, uma corda normal de contrabaixo pode aguentar?
sei que isso depende de marca e do material que é confeccionada, mas em termos gerais, uma corda normal. Ex. uma corda G, aguentaria até que tom acima + ou - ?
As vezes temos a imprensão quando afinamos o instrumento que a corda vai arrebentar antes mesmo da afinação dela.
NeyBass- Membro
Re: Afinação máxima
Só alguem que fez a experiência louca pode te responder.
NeyBass escreveu:sei que isso depende de marca e do material que é confeccionada
Exato
eu uma vez fiz a loucura e afinei uma corda G em C, mas na verdade eu queria afinar em G mesmo, resultado: tentando subir mais com a expectativa de chegar ao G a corda estourou antes de chegar ao D.
tem também a questão do braço do baixo
será que não prejudicaria subir tanto assim a tensão no braço?
será que não prejudicaria subir tanto assim a tensão no braço?
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Aionius escreveu:eu uma vez fiz a loucura e afinei uma corda G em C, mas na verdade eu queria afinar em G mesmo, resultado: tentando subir mais com a expectativa de chegar ao G a corda estourou antes de chegar ao D.
noossa, consegiu 3 tons e meio....cordinha boa essa pelo visto.
Lapetina
No caso da corda G, acho que não prejudicaria não, as outras não digo nada.
NeyBass- Membro
eu costumo afinar abaixo, nunca acima. jamais poderia te responder. quanto a afinar abaixo já consegui descer 1 tom e meio da sizona (.135) de boa.
jgs escreveu:eu costumo afinar abaixo, nunca acima. jamais poderia te responder. quanto a afinar abaixo já consegui descer 1 tom e meio da sizona (.135) de boa.
eita deve ter dado um gravão heim.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:noossa, consegiu 3 tons e meio....cordinha boa essa pelo visto.
O fato da corda nao quebrar sob tensao extrema nao quer dizer que ela e boa.
NeyBass escreveu:Lapetina
No caso da corda G, acho que não prejudicaria não, as outras não digo nada.
A bitola da corda nao tem nada a ver, mas sim, a tensao que a corda exerce sobre o braco. Em bitola e afinacao padrao, a G gera mais tensao que a E.
[quote="allexcosta"]
ela pode ser caracterizada boa ou ruim, por sonoridade ou resistência
eu me referi a resistência, assim como pode ter corda com boa resistência e sonoridade ruim, pode ter o inverso também, boa sonoridade e resistência ruim.
isso é verdade em afinação padrão, mas eu acho que é mais facil arrebentar uma G, do que uma E, imagina a tensão no braço e na tarracha, você enrolar uma corda E ou B, até ela estourar.
NeyBass escreveu:noossa, consegiu 3 tons e meio....cordinha boa essa pelo visto.
allexcosta escreveu:O fato da corda nao quebrar sob tensao extrema nao quer dizer que ela e boa.
ela pode ser caracterizada boa ou ruim, por sonoridade ou resistência
eu me referi a resistência, assim como pode ter corda com boa resistência e sonoridade ruim, pode ter o inverso também, boa sonoridade e resistência ruim.
allexcosta escreveu:A bitola da corda nao tem nada a ver, mas sim, a tensao que a corda exerce sobre o braco. Em bitola e afinacao padrao, a G gera mais tensao que a E.
isso é verdade em afinação padrão, mas eu acho que é mais facil arrebentar uma G, do que uma E, imagina a tensão no braço e na tarracha, você enrolar uma corda E ou B, até ela estourar.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:ela pode ser caracterizada boa ou ruim, por sonoridade ou resistência
Nao vejo assim. Cordas nao sao desenhadas para condicoes extremas. Eu apostaria em quesitos como vibracao, maleabilidade, som, etc. antes de resistencia.
allexcosta escreveu:isso é verdade em afinação padrão, mas eu acho que é mais facil arrebentar uma G, do que uma E, imagina a tensão no braço e na tarracha, você enrolar uma corda E ou B, até ela estourar.
Voce esta dizendo que uma G quebra antes que uma E sob mesma tensao porque ela e mais fina. Nao acho que seja o caso...
allexcosta escreveu:Voce esta dizendo que uma G quebra antes que uma E sob mesma tensao porque ela e mais fina. Nao acho que seja o caso...
talvez eu esteja entendendo uma coisa e voce outra Allex, eu digo o seguinte:
se você for rodando as tarrachas simultaneamente até as cordas arrebentarem, eu acho que a G, arrebentaria primeiro que a E, parece ser meio lógico, mas posso estar errado, não sei como é a física empregada na confecção das cordas.
NeyBass- Membro
Digamos que uma corda 045 em G tensione em 50lb/inch e assumamos que uma 100 em E tambem tensione em 50lbs.
A 045 parte em 80lbs, sera que a 100 nao partiria em uma tensao similar?
allexcosta escreveu:Digamos que uma corda 045 em G tensione em 50lb/inch e assumamos que uma 100 em E tambem tensione em 50lbs.
realmente é uma discussão interessante Allex
eu pensei na logica de vc por exemplo, quebrar uma linha 0,20 e uma 0,40 (linha de pesca, só para exemplificar), mas com cordas de instrumento deve funcionar diferente.
eu pensava que seria quase impossivel arrebentar uma corda E.
valew pelas explicações
NeyBass- Membro
allexcosta escreveu:Digamos que uma corda 045 em G tensione em 50lb/inch e assumamos que uma 100 em E tambem tensione em 50lbs.
Vamos na física:
A tensão de ruptura (TR) se dá através da carga aplicada (CA) dividido pela área da corda (A). levando em consideração que o material da corda é o mesmo e ele suporte uma tensão de ruptura de 1000, por exemplo, temos ( a grosso modo):
TR=CA/A então TR * A= CA
1000*0,045= 45
1000*0,100=100
Então você precisará de uma carga aplicada maior para estourar a corda E do que a corda G.
NeyBass escreveu:
já arrebentei uma sizona tocando! a Lá então é com frequencia!
Vamos na física:
CG escreveu:A tensão de ruptura (TR) se dá através da carga aplicada (CA) dividido pela área da corda (A). levando em consideração que o material da corda é o mesmo e ele suporte uma tensão de ruptura de 1000, por exemplo, temos ( a grosso modo):
TR=CA/A então TR * A= CA
1000*0,045= 45
1000*0,100=100
Então você precisará de uma carga aplicada maior para estourar a corda E do que a corda G.
eu tambem continuo acreditando que é mais facil arrebentar uma G, do que uma E ou B.
valew pela explicação fisicamente falando.
eu nunca arrebentei nem uma G, ao longo de 17 anos mexendo com isso.DenisLM escreveu:já arrebentei uma sizona tocando! a Lá então é com frequencia!
NeyBass- Membro
mas voltando a duvida do tópico
dependendo da corda então é possivel chegar até uns 3 tons acima mais ou menos. Significa que o medo que rola de arrebentar uma corda quando está afinando na altura padrão deve ser desconsiderado, ela soporta um pouco mais. (considerando cordas novas ou em bom estado de uso).
dependendo da corda então é possivel chegar até uns 3 tons acima mais ou menos. Significa que o medo que rola de arrebentar uma corda quando está afinando na altura padrão deve ser desconsiderado, ela soporta um pouco mais. (considerando cordas novas ou em bom estado de uso).
NeyBass- Membro
CG escreveu:Vamos na física:
Obrigado pela explicacao. O problema e que o nucleo das diferentes cordas parece ser identico, por isso na pratica e comum se quebrar qualquer corda.
NeyBass escreveu:mas voltando a duvida do tópico
Você colocar TODAS AS CORDAS em 3 tons acima..!!! E o Braço...!!??? Vai virar um "Arco"....!!!
nunca tive isso não!
pelo contrario!
sempre que troco as cordas afino meio tom acima e faço uns bends agreÇivos para que ela estabilize mais rápido!
nunca tive isso não!
pelo contrario!
sempre que troco as cordas afino meio tom acima e faço uns bends agreÇivos para que ela estabilize mais rápido!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
allexcosta escreveu:CG escreveu:Vamos na física:
Obrigado pela explicacao. O problema e que o nucleo das diferentes cordas parece ser identico, por isso na pratica e comum se quebrar qualquer corda.
Observem que a "alma" (core) da corda muda muito pouco, e o que muda é são as quantidades de material enrolado (wrap) em volta que não contribui para deixar ela mais resistente, e sim muda o som, timbre, essas coisas.
allexcosta- Administrador
Valew Denis....agora deu pra entender certinho como funciona.
NeyBass- Membro
WALLY escreveu:Você colocar TODAS AS CORDAS em 3 tons acima..!!! E o Braço...!!??? Vai virar um "Arco"....!!!
com certeza Wally, mas não é a isso que me refiro, não vou colocar todas as cordas assim, na verdade nenhuma corda ficará acima do tom, só levantei a questão para a gente discutir até quanto uma corda aguentaria em média acima do seu tom, só a título de conhecimento.
foi bom esse tópico, porque essa simples pergunta, me trouxe explicações que eu desconhecia, nunca imaginava que a "alma" da corda teria pouca diferença de uma para outra, nunca tinha parado para pensar nisso... valew Allex, Denis.
Lapetina escreveu:Medo de afinar!?!?!?
nunca tive isso não!
pelo contrario!
Lapetina, eu também faço isso amigo, afino sempre meio tom acima quando coloco cordas novas, porque elas ficam voltando, quanto ao medo é porque você vai afinando e vai dando a imprensão que a corda ja está no ultimo e falta tom ainda, mas é coisa boba, no fundo a gente sabe que chega tranquilo.
abç
NeyBass- Membro
Eu sinto um certo "medo" sim, adimito, mas qunado eu troco cordas das minhas guitarras... Vou apertando a MIzinha sempre com uma mão em frente do rosto.! Isso tudo porquê a ZILHÕES de anos atras eu levei um XICOTADA no meio da CARA com uma MIzinha arrebentando... Eu ainda era um adolescente rebelde que estava na minha primeira banda (Cover do THE OFF SPRING), eu nem sabia afinal, eu já devia estar uns 5 tons acima e continuava apertando....
eu tb ja tomei uma lapada dessa Wally, afinando meu violão, há muitos anos atraz, o pior é que mesmo você sabendo que agora você ja sabe afinar continua um trauma danado, eu coloco o violão bem distante do corpo quando vou colocar a mizinha, a B...rsrs. (acidentes podem acontecer novamente...rsrs)
NeyBass- Membro
DenisLM escreveu:NeyBass escreveu:
já arrebentei uma sizona tocando! a Lá então é com frequencia!
Tô nessa tb. Com certeza a corda que mais arrebentei até hoje foi a A e depois a G .
Lapetina escreveu:Medo de afinar!?!?!?
nunca tive isso não!
pelo contrario!
Seu agreÇivo !!!
Agora na boa, não dá pra ter receio de trocar corda. Recomendo na próxima vez colocar o queixo em cima da ponte olhando em direção ao headstock e mandar ver. Adeus traumas (ou adeus olho) .
Pagode Alto Astral- Membro
essa hist´roia de corda arrebentar é engraçada, quando eu conto pros meus colegas do curso que ja arrebentei a mi do baixo eles dizem que eu toco feito um pedreiro velho, mas na real arrebento por que eu ficava trocando de afinação em todas as músicas =)
AllsBass- Membro
Já levei mizinha de guitarra no olho. Duas semanas sem enxergar direito. Ainda bem que não foi nada permanente.
As de baixo não tenho medo, toda vez que arrebentou a corda foi só o núcleo. O enrolado de fora segura a chicoteada.
As de baixo não tenho medo, toda vez que arrebentou a corda foi só o núcleo. O enrolado de fora segura a chicoteada.
Alguém me dá uma explicação de porque a corda lá é tão sofredora assim? xD
Isso significa que se eu estourar uma mizona na frente de alguém ela se borra de medo e eu fico completamente normal? XDAs de baixo não tenho medo, toda vez que arrebentou a corda foi só o núcleo. O enrolado de fora segura a chicoteada.
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:Alguém me dá uma explicação de porque a corda lá é tão sofredora assim? xD
Provavelmente porque ela é mais tocada.
Sonikado escreveu:Isso significa que se eu estourar uma mizona na frente de alguém ela se borra de medo e eu fico completamente normal? XD
Disse que comigo sempre foi assim. Mas se não tiver medo, vai lá.
gsfteodoro- Membro
a resposta para essa pergunta so o imetro mesmo!!!