Bandas que mereciam um baixista melhor
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
O todo é maior que a soma das partes.
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Jaco é Jaco, Bi Ribeiro é Bi Ribeiro, PJ é PJ, John Myung, Patitucci, Miller etc.
Não há baixista melhor ou pior para bandas que já possuem uma identidade.
Parem um pouco e imaginem John Myung nos Beatles, ou Patitucci acompanhando The Bob Marley, Adam Nitti com U2...
Mas porque fazer estas combinações bizarras?!
Eu imagino o Darryl Jones no U2, o Billy Sheeran no Van Halen ...
dudamir- Membro
- Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
malka_aff escreveu:Procura os trabalhos do Michael Anthony fora do Van Halen
As vezes, uma tônica é o que a música pede, e ae tu fica lá só segurando mesmo =)
(+1)
Nós que somos baixistas estamos "carecas" de saber disso...no nosso instrumento, muitas vezes "menos é mais". Como diz um doutor em música (doutor mesmo...por Berkeley) que conheci em um Workshop lá na minha igreja,chamado Marcos Cavalcanti, se quer sempre tocar um monte de notas,toque acordeon...
Pagode Alto Astral escreveu:Se com M.A. a coisa já começou a escurecer...contagem regressiva para alguém citar Beatles e a treta pegar até fecharem o tópico.
Realmente este tópico é meio complicado, e com todo o respeito ao criador dele,fora de propósito. Acho complicado julgar um músico que muitas vezes só conhecemos de um trabalho / estilo, sem conhecer nada da história do cara. Qdo eu era adolescente e tocava guitarra, critiquei muito , o próprio MA, o baixista do AC/DC, o do Scorpions (esqueci os nomes dos dois agora), o Ian Hill e outros baixistas do estilo. Depois que me tornei baixista e passei a perceber os vários estilos e suas caracteríscas percebi o quanto estava sendo injusto com esses ( e outros) caras... Acho que para afirmar que um músico é ruim com tão pouca referência sobre ele é no mínimo , leviano...
Em tempo: Nesta mesma época, muita gente criticava o Sting como baixista...uma cara que começou tocando baixo acústico em Big Band...
Em tempo 2: Se alguém ainda tiver a coragem de citar os Beatles como "banda que merecia um baixista melhor' esse tópico tem que ser trancado mesmo...
EDIT:
Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Jaco é Jaco, Bi Ribeiro é Bi Ribeiro, PJ é PJ, John Myung, Patitucci, Miller etc.
Não há baixista melhor ou pior para bandas que já possuem uma identidade.
...
Esse cara sintetizou em 3 frases o que eu quis dizer acima...
Amagomes- Membro
- Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Rush realmente merecia um baixista melhor pra um power trio
GuilhermePastorius- Membro
- Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
O todo é maior que a soma das partes.
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Jaco é Jaco, Bi Ribeiro é Bi Ribeiro, PJ é PJ, John Myung, Patitucci, Miller etc.
Não há baixista melhor ou pior para bandas que já possuem uma identidade.
Parem um pouco e imaginem John Myung nos Beatles, ou Patitucci acompanhando The Bob Marley, Adam Nitti com U2...
Carros também não. Foram criados pra te levar de um lugar ao outro, só isso. Abaixo Fórmula 1, rally, arrancadão e afins. Heresia automobilística!
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"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Particularmente, acho corrida de Fórmula 1 uma xaropada! Alguns bacanas, patrocinados por empresas milionárias, pilotando máquinas que nenhum de nós sequer podemos ao menos encostar, que dirá dirigir.
Mas acredito que não existe Uma maneira perfeita ou correta de se tocar um contrabaixo. Leo Fender lançou o precision e o Jazz Bass com finger rests, antes de tornar-los thumb rests, exatamente por que se acreditava numa determinada forma correta para se tocar nosso instrumento. Atualmente foram até abolidos. Encontramos apenas em modelos retrôs.
De tempos em tempos surgem novos talentos para mostrar que sempre existirão novas fronteiras. Mas, mesmo com toda a genialidade de Jaco, Larry Graham, Wooten e outros, nenhum deles nem ninguém nunca extinguirá o prazer maior de um bom groove, seja ele técnico como Gary Willis, simples como Bi Ribeiro, visceral com Trujillo, suingado como Gigi, mortal como Ndege Ocello etc etc.
Mas acredito que não existe Uma maneira perfeita ou correta de se tocar um contrabaixo. Leo Fender lançou o precision e o Jazz Bass com finger rests, antes de tornar-los thumb rests, exatamente por que se acreditava numa determinada forma correta para se tocar nosso instrumento. Atualmente foram até abolidos. Encontramos apenas em modelos retrôs.
De tempos em tempos surgem novos talentos para mostrar que sempre existirão novas fronteiras. Mas, mesmo com toda a genialidade de Jaco, Larry Graham, Wooten e outros, nenhum deles nem ninguém nunca extinguirá o prazer maior de um bom groove, seja ele técnico como Gary Willis, simples como Bi Ribeiro, visceral com Trujillo, suingado como Gigi, mortal como Ndege Ocello etc etc.
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"Não há nada que um bom dia de surf e/ou música não resolvam!"
Jr. Primata- Membro
- Mensagens : 117
Localização : Natal/RN
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
O todo é maior que a soma das partes.
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Realmente Cidrack !
Pagode Alto Astral- Membro
- Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Apaga isso!
Isso é culpa do Sérgio Groove!!!!!
Isso é culpa do Sérgio Groove!!!!!
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"Não há nada que um bom dia de surf e/ou música não resolvam!"
Jr. Primata- Membro
- Mensagens : 117
Localização : Natal/RN
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Jr. Primata escreveu:Apaga isso!
Isso é culpa do Sérgio Groove!!!!!
Herege!
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"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Zagueiro, meia-armador metido a centro-avante!
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"Não há nada que um bom dia de surf e/ou música não resolvam!"
Jr. Primata- Membro
- Mensagens : 117
Localização : Natal/RN
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Pra mim bom baixista é aquele que faz tudo dentro da possibilidade de deixar a musica mais bonita, boa de se ouvir, seja com muitas notas, ou apenas as tônicas dos acordes. Ate porque, eu e muitos outros baixistas devem ter começado a gostar do instrumento apenas ouvindo aquele tum-tum-tum bem grave e presente nas musicas.
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
O todo é maior que a soma das partes.
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Jaco é Jaco, Bi Ribeiro é Bi Ribeiro, PJ é PJ, John Myung, Patitucci, Miller etc.
Não há baixista melhor ou pior para bandas que já possuem uma identidade.
Parem um pouco e imaginem John Myung nos Beatles, ou Patitucci acompanhando The Bob Marley, Adam Nitti com U2...
Concordo... Quem leu a carta de boas vindas do Alex costa, entende muito bem oque vc disse...
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Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Pagode Alto Astral escreveu:Jr. Primata escreveu:Rapaziada!!!!!!!
O todo é maior que a soma das partes.
Baixo não foi feito para malabares, racing, off-road ou olimpíadas.
Realmente Cidrack !
toca muito o Jr. Primata, seja fazendo malabares ou somente acompanhando
sou seu fã Jr.
queria ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente.
quem sabe em uma das minhas idas a Natal!!
NeyBass- Membro
- Mensagens : 5145
Localização : MT
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Impressionante como um monte de gente se arvora a ser o paladino do instrumento com tiradas bem óbvias como "no baixo menos pode ser mais" e outras do gênero.
Além de chover no molhado, acredite todo mundo no fórum já leu estas frases em algum tópico, ainda sai complementamente do tópico, que é "Bandas que mereciam um baixista melhor"
E todo mundo sabe que baixista melhor não é sinônimo de fritador, presepeiro ou qualquer classificação que queiram dar.
Um baixista melhor para a banda pode tocar menos notas, tocar as mesmas notas em lugares diferentes, pode usar melhor as pausas, pode variar no ritmo, e por ai vai.
Além de chover no molhado, acredite todo mundo no fórum já leu estas frases em algum tópico, ainda sai complementamente do tópico, que é "Bandas que mereciam um baixista melhor"
E todo mundo sabe que baixista melhor não é sinônimo de fritador, presepeiro ou qualquer classificação que queiram dar.
Um baixista melhor para a banda pode tocar menos notas, tocar as mesmas notas em lugares diferentes, pode usar melhor as pausas, pode variar no ritmo, e por ai vai.
dudamir- Membro
- Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
A pergunta correta seria "Quais bandas poderiam ter linhas de baixos melhores ?"
IMHO os baixistas aqui comentados fazem exatamente aquilo que suas bandas pedem. Simples assim.
IMHO os baixistas aqui comentados fazem exatamente aquilo que suas bandas pedem. Simples assim.
____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG- Moderador
- Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
dudamir escreveu:Impressionante como um monte de gente se arvora a ser o paladino do instrumento com tiradas bem óbvias como "no baixo menos pode ser mais" e outras do gênero.
Além de chover no molhado, acredite todo mundo no fórum já leu estas frases em algum tópico, ainda sai complementamente do tópico, que é "Bandas que mereciam um baixista melhor"
E todo mundo sabe que baixista melhor não é sinônimo de fritador, presepeiro ou qualquer classificação que queiram dar.
Um baixista melhor para a banda pode tocar menos notas, tocar as mesmas notas em lugares diferentes, pode usar melhor as pausas, pode variar no ritmo, e por ai vai.
Vc está se referindo a mim? Em que momento eu me arvorei como "Paladino do instrumento?" Todo mundo é obrigado a concordar com vc? Eu saí do tópico aonde? Só discordo deste tipo de abordagem , assim como discordo de se dizer que fulano ou sicrano é o "melhor isso ou aquilo do mundo".
Vc citou o Michael Antony como se o cara fosse um M***, inclusive com comentário engraçadinho sobre a linha de baixo da Jump. Foi sobre isso o que eu falei...vc conhece tanto o MA assim para classificá-lo desta forma? Outra coisa, que eu saiba o Van Halen nunca foi um power trio...
Em tempo: Não sou fã do (grupo) Van Halen e também não gosto do MA tocando mas acho que não tenho respaldo para afirmar que ele é ruim.
Amagomes- Membro
- Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Eu acho que esse tópico nasceu com aquela vontade de ser trancado...
Dan- Membro
- Mensagens : 617
Localização : Rio de Janeiro
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
anda rolando uns movimentos pro-lock aqui no fórum xD
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http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Prezados,
Desculpe a ignorância e a novatisse, mas este papo do Return to Forever merecer um baixista melhor é trollagem ou é sério?!?
Se for sério, pq?
Desculpe a ignorância e a novatisse, mas este papo do Return to Forever merecer um baixista melhor é trollagem ou é sério?!?
Se for sério, pq?
Átila Moreira Cedro- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Red Hot Chilli Peppers
To zuando.
Na minha opiniao o ac dc
To zuando.
Na minha opiniao o ac dc
Última edição por BrenoDD em Dom Out 09, 2011 1:42 pm, editado 1 vez(es)
BrenoDD- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
^
Essa banda aí é cover do Red Hot Chilli Peppers?
Ou o Chilli tava tão apimentado que ficou Chilly?
Essa banda aí é cover do Red Hot Chilli Peppers?
Ou o Chilli tava tão apimentado que ficou Chilly?
____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
GuilhermePastorius escreveu:Kiss e Ramones
o Dee Dee Ramone não é tão ruim assim, mas acho que poderia ter sido melhor
IMHO, o Dee Dee cumpria bem o trabalho dele no Ramones, não era nenhum baixista virtuoso ou coisa assim, mas tocava de acordo com a proposta do som deles!
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
isso que eu quis dizer, abçsLucas8bass escreveu:GuilhermePastorius escreveu:Kiss e Ramones
o Dee Dee Ramone não é tão ruim assim, mas acho que poderia ter sido melhor
IMHO, o Dee Dee cumpria bem o trabalho dele no Ramones, não era nenhum baixista virtuoso ou coisa assim, mas tocava de acordo com a proposta do som deles!
GuilhermePastorius- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Uma ressalva. O baixista atual do CPM22 é o Heitor Gomes. O anterior saiu da banda esse ano...
leandrosf89- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Kelvin Queiroz escreveu:^
Essa banda aí é cover do Red Hot Chilli Peppers?
Ou o Chilli tava tão apimentado que ficou Chilly?
Corrigido
BrenoDD- Membro
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Localização : Belo Horizonte
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
NESCAU escreveu:CPM 22, Raimundos, NX Zero, Restart, Maroon 5, Van Halen, Skank.
eu acho o baixo do Maroon 5 muito agradáve ao estilo que os caras tocam.
Só ouvir Sunday Morning, o cara faz tudo certinho.
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O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Breno, eu estava só brincando contigo.
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Kelvin Queiroz- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Kiss.
A meleca toda e que em algumas bandas rola transformar um guitarrista medíocre em baixista, e assim "empurram o baixo para o incauto", por que afinal baixista é raro (síndrome de Guitar Hero), e bom nem se fala. E daí ele se transforma também num baixista medíocre. É aquela fórmula: no quatro faz a cabeça da nota, volume 50% que está bom demais.
A meleca toda e que em algumas bandas rola transformar um guitarrista medíocre em baixista, e assim "empurram o baixo para o incauto", por que afinal baixista é raro (síndrome de Guitar Hero), e bom nem se fala. E daí ele se transforma também num baixista medíocre. É aquela fórmula: no quatro faz a cabeça da nota, volume 50% que está bom demais.
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"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
/\ Geezer butler era guitarrista base em bandas que futuramente iriam virar o black sabbath
no black sabbath ele assumiu o baixo, e se adaptou muito bem
Bem, tem varios casos, mas nem todos guitarristas que se adaptaram ao baixo são ruins
no black sabbath ele assumiu o baixo, e se adaptou muito bem
Bem, tem varios casos, mas nem todos guitarristas que se adaptaram ao baixo são ruins
GuilhermePastorius- Membro
- Mensagens : 515
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Sou suspeitissimo para falar e acho que este não é o objetivo do topico neh (vou falar bem do MA ) ?
Tenho alguns bootlegs da banda, de antes deles gravarem o primeiro disco (em 74 e 75 a banda tocava basicamente covers).
Tem linhas de baixo animais do Michael (para o estilo em questão, obvio), de sons como Chevrolet do ZZ Top, Maybe i´m a Leo do Purple e Walk this way do Aerosmith, entre outras.
E os caras eram bastante novos nessa época.
Nos sons do VH (em varios) as linhas de baixo são mais simples, mas eu sempre penso que ele fazia exatamente o que a musica pedia.
Não vejo o mesmo impacto dos sons, se o VH tivesse o Billy Sheehan no baixo, imaginem a intro de uma Hot for teacher com o Billy dobrando as frases com o Eddie na intro ? Perderia completamente a graça na minha opinião (em tempo, adoro o Billy Sheehan).
Mas dá para citar um punhado de sons que o baixo do Michael tem bastante espaço nas musicas , como So this is love, Atomic Punks, Hot for teacher (meio embaçado acompanhar aquele bumbo do Alex), Man on a mission, Judgement day, Whitout you tem uma convençao de baixo e guita animais (tá bom, dizem que foi o Eddie quem fez as linhas de baixo no cd, mas eu tenho minhas duvidas, e o Michael mandava demais esse som ao vivo em 98).
Tenho alguns bootlegs da banda, de antes deles gravarem o primeiro disco (em 74 e 75 a banda tocava basicamente covers).
Tem linhas de baixo animais do Michael (para o estilo em questão, obvio), de sons como Chevrolet do ZZ Top, Maybe i´m a Leo do Purple e Walk this way do Aerosmith, entre outras.
E os caras eram bastante novos nessa época.
Nos sons do VH (em varios) as linhas de baixo são mais simples, mas eu sempre penso que ele fazia exatamente o que a musica pedia.
Não vejo o mesmo impacto dos sons, se o VH tivesse o Billy Sheehan no baixo, imaginem a intro de uma Hot for teacher com o Billy dobrando as frases com o Eddie na intro ? Perderia completamente a graça na minha opinião (em tempo, adoro o Billy Sheehan).
Mas dá para citar um punhado de sons que o baixo do Michael tem bastante espaço nas musicas , como So this is love, Atomic Punks, Hot for teacher (meio embaçado acompanhar aquele bumbo do Alex), Man on a mission, Judgement day, Whitout you tem uma convençao de baixo e guita animais (tá bom, dizem que foi o Eddie quem fez as linhas de baixo no cd, mas eu tenho minhas duvidas, e o Michael mandava demais esse som ao vivo em 98).
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
agora mais no espirito do topico
+1 aqui que acha o japa do DT mega burocratico. Vi show dos caras e ele não erra uma nota, mas tambem não sorri, não chora, não fala, fiquei em duvida se ele estava respirando heheheh
+1 aqui que acha o japa do DT mega burocratico. Vi show dos caras e ele não erra uma nota, mas tambem não sorri, não chora, não fala, fiquei em duvida se ele estava respirando heheheh
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Bom, eu acho que a pergunta poderia ser traduzida como "as músicas da banda X ou Y poderiam ter linhas mais intricadas do ponto de vista harmônico e rítmico?"
É um exercício de imaginação interessante, mas não sei até que ponto ele é útil porque todos os aspectos de uma linha de baixo ( Duração das notas, escolhas das mesmas, ritmo e timbres aplicados, o uso de palheta ou dedos, posicionamento de mão esquerda e direita ) tem que ser vistos, ao meu ver, dentro no contexto da música.
Gosto de usar analogias para exemplificar as minhas observações... Sendo assim, neste caso, gosto de pensar em uma música como um bolo. Para que a receita dê certo, os ingredientes precisam estar presentes de forma harmônica e na quantidade correta. Quantos de vocês nunca comeram um bolo doce demais e não suportaram mais do que umas 3 mordidas no pedaço? É por ai.
É claro que linhas de baixo, principalmente aquelas que se valem de tônicas ( ou de notas pedais dentro de uma harmonia que muda enquanto as notas do baixo permanecem as mesmas ) tocadas incessantemente com dedos ou palheta podem parecer, por si sós, medíocres. Mas, eventualmente, dentro da música, é aquilo que deve ser feito porque há outras coisas gravitando ao redor daquela linha considerada "medíocre".
Por outro lado, creio que todo baixista que queira tocar dentro do contexto de uma banda tem que aprender a dominar este tipo de condução porque não só muita coisa foi construída com essa abordagem contrabaixística como também em muitos casos isso pode ser justamente o que a música em questão pede.
E aos que acham tal técnica medíocre e simples, bom, eu discordo. Eu acho que tocar essa técnica bem e de forma consistente tem as suas dificuldades, localizadas justamente no plano rítmico.
Não é todo mundo que consegue fazer isso direito sem ter praticado bastante. É necessário ter um tônus muscular desenvolvido na mão direita ( Pensando em quem não é canhoto ) e um senso rítmico apurado.
Basta tentar tocar o que, por exemplo, o Dee Dee Ramone fazia ao vivo. Tocar Punk Rock com palheta em andamentos rápidos sem deixar cair a palheta e sem perder o andamento não é algo que seja assim tão fácil para quem não tem o domínio desta técnica.
Obviamente, não comparo esta técnica com outras mais exigentes em termos rítmicos e de mão esquerda ( Mais uma vez, pensando em quem não é canhoto ). Mas é inevitável assinalar que cada técnica tem a sua dificuldade e que aprendê-las sempre nos ensina algo que nos torna melhores no final.
Sendo assim, acho que as reflexões deste tópico podem ser um ponto de partida para algo mais produtivo do que a mera trollagem ou o desfile de preconceitos musicais contra este ou aquele estilo/baixista.
Ao contrário, penso que tais reflexões deveriam nos levar ao estudo de nosso instrumento, nos fazendo analisar o porquê dessas linhas funcionarem dentro do contexto de cada música e tentar, em nossos estúdios, outras abordagens para uma música que queiramos tocar do nosso jeito.
Uma outra coisa importante é pensar, lançando mão de mais uma imagem, que uma banda também opera como uma tribo. Dentro de uma sociedade indígena, há sempre um ( Ou no máximo dois ) cacique(s) e o restante do grupo é formado por índios que cumprem as ordens que lhe são dadas. Notem que não critico tal arranjo social. Aqui, apenas aponto os fatos.
Dentro de uma banda, geralmente, há sempre uma ou duas personalidades dominantes que direcionam as energias criativas dos membros da banda. Geralmente o baixista e o baterista, por muitas vezes não serem os compositores do grupo, acabam sendo pertencentes ao grupo daqueles que obedecem instruções dos membros dominantes da banda ( Tais membros são geralmente aqueles que compõem as músicas ). Notem que eu NÃO estou criticando ninguém e que NÃO uso o termo obedecer no sentido pejorativo do mesmo, implicando que quem obedece não tem personalidade ou algo do gênero.
Muito pelo contrário. Saber trabalhar em equipe também é prova de personalidade e tocar em banda É também saber trabalhar em equipe.
Falando por mim mesmo, quando componho algo eu sei o que os demais devem fazer e dou a eles as instruções que julgo necessária. Isso ocorre da mesma forma que escuto tais instruções quando algum outro membro da banda compõe algo. Isso é o que trabalho em equipe significa.
Enfim, tocar em uma banda é uma arte colaborativa. Uma composição é como um quadro em perspectiva: Há elementos que devem ficar na frente e outros que devem ficar no fundo. É justamente tal disposição que cria o senso de perspectiva dentro do quadro.
Por que deveria haver algo de errado em um elemento qualquer ficar no fundo de um quadro se, para que a perspectiva possa acontecer, é extremamente necessário a presença do citado elemento naquele fundo?
Sendo assim, por tudo isso acho um grave erro julgar uma linha de baixo fora do contexto da música.
Eu me lembro, por exemplo, daquela séria Classic Albuns, quando o produtor ficava na mesa de som e isolava apenas, por exemplo, o som da guitarra e aquele som, sozinho, era um lixo.... Aí o produtor ia acrescentando os demais elementos da faixa e aquele som lixo, ao ter a companhia destes, se tornava maravilhoso e clássico.
Além do mais, outras coisas que devem ser levadas em consideração é que tocar baixo também é exercitar a arte de decidir o caminho a ser seguido dentro de uma música. Quem nos garante que os "baixistas que alguns acham que poderiam ser trocados por baixistas melhores" NÃO tentaram outras abordagens dentro do processo de composição das músicas de um disco e que tais abordagens não se mostraram eficientes?
Nós, como ouvintes, só conhecemos o produto final. Geralmente não sabemos NADA do processo gestacional de um disco, dos ensaios inerentes ao processo de pré-produção, das formas iniciais das músicas...
Bom, espero que estas minhas observações esparsas contribuam em algo para este debate.
Saudações a todos,
D.
P.S.: Propondo uma solução ao dilema levantado neste tópico, eis minha sugestão. Ao invés de apenas criticarmos quem já gravou e fez história, sugiro que cada baixista aqui estude estas linhas, dissecando-as, vendo o PORQUÊ delas funcionam. Esse entendimento, aliado ao estudo técnico do instrumento também no que se refere à composição de idéias musicais, fará com que cada um de nós, do seu modo, possa acrescentar algo a mais dentro da história de nosso instrumento.
É um exercício de imaginação interessante, mas não sei até que ponto ele é útil porque todos os aspectos de uma linha de baixo ( Duração das notas, escolhas das mesmas, ritmo e timbres aplicados, o uso de palheta ou dedos, posicionamento de mão esquerda e direita ) tem que ser vistos, ao meu ver, dentro no contexto da música.
Gosto de usar analogias para exemplificar as minhas observações... Sendo assim, neste caso, gosto de pensar em uma música como um bolo. Para que a receita dê certo, os ingredientes precisam estar presentes de forma harmônica e na quantidade correta. Quantos de vocês nunca comeram um bolo doce demais e não suportaram mais do que umas 3 mordidas no pedaço? É por ai.
É claro que linhas de baixo, principalmente aquelas que se valem de tônicas ( ou de notas pedais dentro de uma harmonia que muda enquanto as notas do baixo permanecem as mesmas ) tocadas incessantemente com dedos ou palheta podem parecer, por si sós, medíocres. Mas, eventualmente, dentro da música, é aquilo que deve ser feito porque há outras coisas gravitando ao redor daquela linha considerada "medíocre".
Por outro lado, creio que todo baixista que queira tocar dentro do contexto de uma banda tem que aprender a dominar este tipo de condução porque não só muita coisa foi construída com essa abordagem contrabaixística como também em muitos casos isso pode ser justamente o que a música em questão pede.
E aos que acham tal técnica medíocre e simples, bom, eu discordo. Eu acho que tocar essa técnica bem e de forma consistente tem as suas dificuldades, localizadas justamente no plano rítmico.
Não é todo mundo que consegue fazer isso direito sem ter praticado bastante. É necessário ter um tônus muscular desenvolvido na mão direita ( Pensando em quem não é canhoto ) e um senso rítmico apurado.
Basta tentar tocar o que, por exemplo, o Dee Dee Ramone fazia ao vivo. Tocar Punk Rock com palheta em andamentos rápidos sem deixar cair a palheta e sem perder o andamento não é algo que seja assim tão fácil para quem não tem o domínio desta técnica.
Obviamente, não comparo esta técnica com outras mais exigentes em termos rítmicos e de mão esquerda ( Mais uma vez, pensando em quem não é canhoto ). Mas é inevitável assinalar que cada técnica tem a sua dificuldade e que aprendê-las sempre nos ensina algo que nos torna melhores no final.
Sendo assim, acho que as reflexões deste tópico podem ser um ponto de partida para algo mais produtivo do que a mera trollagem ou o desfile de preconceitos musicais contra este ou aquele estilo/baixista.
Ao contrário, penso que tais reflexões deveriam nos levar ao estudo de nosso instrumento, nos fazendo analisar o porquê dessas linhas funcionarem dentro do contexto de cada música e tentar, em nossos estúdios, outras abordagens para uma música que queiramos tocar do nosso jeito.
Uma outra coisa importante é pensar, lançando mão de mais uma imagem, que uma banda também opera como uma tribo. Dentro de uma sociedade indígena, há sempre um ( Ou no máximo dois ) cacique(s) e o restante do grupo é formado por índios que cumprem as ordens que lhe são dadas. Notem que não critico tal arranjo social. Aqui, apenas aponto os fatos.
Dentro de uma banda, geralmente, há sempre uma ou duas personalidades dominantes que direcionam as energias criativas dos membros da banda. Geralmente o baixista e o baterista, por muitas vezes não serem os compositores do grupo, acabam sendo pertencentes ao grupo daqueles que obedecem instruções dos membros dominantes da banda ( Tais membros são geralmente aqueles que compõem as músicas ). Notem que eu NÃO estou criticando ninguém e que NÃO uso o termo obedecer no sentido pejorativo do mesmo, implicando que quem obedece não tem personalidade ou algo do gênero.
Muito pelo contrário. Saber trabalhar em equipe também é prova de personalidade e tocar em banda É também saber trabalhar em equipe.
Falando por mim mesmo, quando componho algo eu sei o que os demais devem fazer e dou a eles as instruções que julgo necessária. Isso ocorre da mesma forma que escuto tais instruções quando algum outro membro da banda compõe algo. Isso é o que trabalho em equipe significa.
Enfim, tocar em uma banda é uma arte colaborativa. Uma composição é como um quadro em perspectiva: Há elementos que devem ficar na frente e outros que devem ficar no fundo. É justamente tal disposição que cria o senso de perspectiva dentro do quadro.
Por que deveria haver algo de errado em um elemento qualquer ficar no fundo de um quadro se, para que a perspectiva possa acontecer, é extremamente necessário a presença do citado elemento naquele fundo?
Sendo assim, por tudo isso acho um grave erro julgar uma linha de baixo fora do contexto da música.
Eu me lembro, por exemplo, daquela séria Classic Albuns, quando o produtor ficava na mesa de som e isolava apenas, por exemplo, o som da guitarra e aquele som, sozinho, era um lixo.... Aí o produtor ia acrescentando os demais elementos da faixa e aquele som lixo, ao ter a companhia destes, se tornava maravilhoso e clássico.
Além do mais, outras coisas que devem ser levadas em consideração é que tocar baixo também é exercitar a arte de decidir o caminho a ser seguido dentro de uma música. Quem nos garante que os "baixistas que alguns acham que poderiam ser trocados por baixistas melhores" NÃO tentaram outras abordagens dentro do processo de composição das músicas de um disco e que tais abordagens não se mostraram eficientes?
Nós, como ouvintes, só conhecemos o produto final. Geralmente não sabemos NADA do processo gestacional de um disco, dos ensaios inerentes ao processo de pré-produção, das formas iniciais das músicas...
Bom, espero que estas minhas observações esparsas contribuam em algo para este debate.
Saudações a todos,
D.
P.S.: Propondo uma solução ao dilema levantado neste tópico, eis minha sugestão. Ao invés de apenas criticarmos quem já gravou e fez história, sugiro que cada baixista aqui estude estas linhas, dissecando-as, vendo o PORQUÊ delas funcionam. Esse entendimento, aliado ao estudo técnico do instrumento também no que se refere à composição de idéias musicais, fará com que cada um de nós, do seu modo, possa acrescentar algo a mais dentro da história de nosso instrumento.
Última edição por Zubrycky em Ter Out 11, 2011 5:52 pm, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentar idéias.)
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
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Adriano Oliveira
Adriano Oliveira- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
O Zubrycky disse tudo. Não é porque um baixista toca linhas simples que ele é inferior a um baixista que toca linhas complexas. Devemos ouvir de uma forma diferente, pois as vezes ouvimos a linha baixo como se ela fosse independente do resto da música, mas temos que ouvir como o nosso instrumento se relaciona com a música.
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Lucas94- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Zubrycky escreveu:
Uma outra coisa importante é pensar, lançando mão de mais uma imagem, que uma banda também opera como uma tribo. Dentro de uma sociedade de indígena, há sempre um ( Ou no máximo dois ) cacique e o restante do grupo é formado por índios que cumprem as ordens que lhe são dadas. Notem que não critico tal arranjo social. Aqui, apenas aponto os fatos.
Interessante seu raciocínio.
Resolvi colocar em prática e achei facilmente o índio em inúmeros casos como aqui por exemplo:
Mas e aqui??? Quem seria o índio na sua opinião?
Pagode Alto Astral- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Ta ai um topico em q nao consigo expressar uma opiniao... nao por nao querer alfinetar ninguem, mas pq realmente nao consigo pensar em bandas em q a mudanca do baixista realmente faria uma grande diferenca...
Tem bandas q eu declaradamente nao curto a sonoridade, Ira tvz seja a principal, mas ainda assim eu deixaria o baixista por la...
Tem bandas q eu declaradamente nao curto a sonoridade, Ira tvz seja a principal, mas ainda assim eu deixaria o baixista por la...
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Complicado isso, não sei se no lugar de determinados Baixistas eu faria melhor. O Myung citado, gosto de Dream Theater, mas ele simplesmente dobra a Guitarra e os Teclados; embora saiba o que está fazendo, não tenta fazer um algo a mais, ou dar um destaque para o Baixo em determinadas partes em que poderia fazê-lo. Porém, não vejo o Dream Theater com outro Baixista; quando ele resolve destacar-se, realmente, ninguém segura o Coreano. Por isso acho que ele é bom para o Dream Theater, meio omisso às vezes, mas não acho que conseguiriam substituí-lo tão facilmente.
Agora, uma banda que eu acho que o Baixista realmente poderia ser melhor é o Dragonforce, PQP! Esse é um dos Baixistas mais ridículos que eu já vi, o Baixo dele é totalmente morto sem sal, nenhum destaque; nenhuma frase, virada, passagem que realmente faça o Baixo aparecer. Sinceramente, acho ele um Baixista muito medíocre.
Agora, uma banda que eu acho que o Baixista realmente poderia ser melhor é o Dragonforce, PQP! Esse é um dos Baixistas mais ridículos que eu já vi, o Baixo dele é totalmente morto sem sal, nenhum destaque; nenhuma frase, virada, passagem que realmente faça o Baixo aparecer. Sinceramente, acho ele um Baixista muito medíocre.
Última edição por Vegeance em Qui Out 13, 2011 1:30 am, editado 3 vez(es)
Vegeance- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Vegeance escreveu:Complicado isso, não sei se no lugar de determinados Baixistas eu faria melhor. O Myung citado, gosto de Dream Theater, mas ele simplesmente dobra a Guitarra e os Teclados; embora saiba o que está fazendo, não tenta fazer um algo a mais, ou dar um destaque para o Baixo em determinadas partes em que poderia fazê-lo. Porém, não vejo o Dream Theater com outro Baixista; quando ele resolve destacar-se, realmente, ninguém segura o Coreano. Por isso acho que ele é bom para o Dream Theater, meio omisso às vezes, mas não acho que conseguiriam substituí-lo tão facilmente.
Agora, uma banda que eu acho que o Baixista realmente poderia ser melhor é o Dragonforce, PQP! Esse é um dos Baixistas mais ridículos que eu já vi, o Baixo dele é totalmente mortom sen sal, nenhum destaque; nenhuma frase, virada passagem que realmente faça o Baixo aparecer. Sinceramente, acho ele um Baixista muito medíocre.
Vegeance- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Estou afim de fazer uma experiência... Tenho a Jump do Van Halen sem a linha de baixo no computador de casa. Que tal eu postar esse arquivo aqui para quem quiser criar uma nova linha de baixo para a música?
Lembrando que seria só para lazer.
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Faz faz, ia ser muito massa!
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
acho sacanagem desmerecer esses baixistas (Van, ACDC, etc) a musica pede o necessario (menos pode ser mais) nao sao excepcionais, mas fazem o que deve ser feito. Se eles deveriam ser mais criativo aí já é outra coisa...
é eles lá e eu aqui...rs
excelente ideia cara, vamos ver no que dá
é eles lá e eu aqui...rs
CG escreveu:Estou afim de fazer uma experiência... Tenho a Jump do Van Halen sem a linha de baixo no computador de casa. Que tal eu postar esse arquivo aqui para quem quiser criar uma nova linha de baixo para a música?
Lembrando que seria só para lazer.
excelente ideia cara, vamos ver no que dá
Leo Limabass- Membro
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Localização : Mauá, São Paulo
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Está aqui o track sem o baixo para quem quiser brincar:
<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F25705661"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F25705661" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/cg2011/jump-without-bass">Jump without bass</a> by <a href="http://soundcloud.com/cg2011">cg2011</a></span>
<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F25705661"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F25705661" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/cg2011/jump-without-bass">Jump without bass</a> by <a href="http://soundcloud.com/cg2011">cg2011</a></span>
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
GuilhermePastorius escreveu:/\ Geezer butler era guitarrista base em bandas que futuramente iriam virar o black sabbath
no black sabbath ele assumiu o baixo, e se adaptou muito bem
Bem, tem varios casos, mas nem todos guitarristas que se adaptaram ao baixo são ruins
E que adaptação!
____________________________
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warZ- Membro
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Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
ct.colela escreveu:Sá Reston escreveu:^Não é trolagem não... Todo mundo por aqui sabe que eu sou fã do DT, mas não curto o Myung.
Já disse isso em outro tópico, mas pra mim ele consegue a proeza de fazer tocar contrabaixo parecer a coisa mais desconfortável e pouco divertida do mundo.
Cara essa é frase que mais dissecou ou retratou o baixista do DT!!!! perfeita
Concordo!
____________________________
@leovanucci
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
O DragonForce,
Na minha opnião, o Ederson Prado encaixaria como uma luva.
Na minha opnião, o Ederson Prado encaixaria como uma luva.
jheanbass- Membro
- Mensagens : 169
Localização : Toledo Pr
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
^ esse emerson prado parece uma maquina! mas nao consigo gostar muito do som dele, acho muito, xoxo, sem graça, mas e verdade, aquele baixista do DragonForce e facilmente substituivel.
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Pagode Alto Astral escreveu:Zubrycky escreveu:
Uma outra coisa importante é pensar, lançando mão de mais uma imagem, que uma banda também opera como uma tribo. Dentro de uma sociedade de indígena, há sempre um ( Ou no máximo dois ) cacique e o restante do grupo é formado por índios que cumprem as ordens que lhe são dadas. Notem que não critico tal arranjo social. Aqui, apenas aponto os fatos.
Interessante seu raciocínio.
Resolvi colocar em prática e achei facilmente o índio em inúmeros casos como aqui por exemplo:
Mas e aqui??? Quem seria o índio na sua opinião?
Bom, meu caro, respondendo à sua pergunta, embora todos tenham cara de índio, se eu tivesse que escolher um seria o Stevie Vai porque ele é o único de cabelo negro... Não que não devam existir índios de cabelos louros ( Eu nunca vi, mas pode ser que isso exista ), mas o cabelo louro, na minha opinião, deixa os outros três mais com cara de viking do que com cara de índio...
Saudações,
D.
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
Legião Urbana a partir do "As quatro estações". Perderam o cara que carregava a banda nas costas.
Lucas_Panurge- Membro
- Mensagens : 229
Localização : Belém-PA
Re: Bandas que mereciam um baixista melhor
O cara tava brincando quando disse da Bela Fleck and the Flecktones, né?!?!
Não creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeioooo! hahahaha
Victor Wooten manda muuuuito! O.o
Não creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeioooo! hahahaha
Victor Wooten manda muuuuito! O.o
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