tarraxa "meio solta"
+3
Mauricio Luiz Bertola
lsardeiro
RenanB
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
tarraxa "meio solta"
bom, fui fazer a primeira troca de cordas do meu baixo e na hora de colocar a corda nas tarraxas percebi q 3 delas estavam meio soltas, não parecem bem "acochadas" no headstock, se forçar um pouquinho elas se movem um pouco, já apertei o parafuso q fica na parte de tras o máximo mas mesmo assim continua, tb tentei apertar um pouco a rosca q fica na parte de cima e melhorou um pouco, mas o problema persiste, existe alguma chave específica pra apertar essa rosca de cima? ou a tarracha pode estar espanada no headstock? to na dúvida aqui ainda não coloquei as cordas pq to achando perigoso na hora de afinar forçar e piorar alguma coisa =S
RenanB- Membro
Re: tarraxa "meio solta"
qual o baixo e o tipo de tarraxa?
lsardeiro- Membro
é um warwick corvette STD as tarrachas são desse modelo:
RenanB- Membro
^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
então é normal ela ficar meio solta assim com o tempo? a última regulagem nele feita por luthier foi a quase um ano
RenanB- Membro
a última regulagem nele feita por luthier foi a quase um ano
Hora de ir de novo.....
Hora de ir de novo.....
Se os furos foram mal feitos vai ficar balançando mesmo. Pra apertar basta uma chave de boca e 30 segundos do seu dia.
consegui uma chave q encaixou na rosca, apertei bem e agora ta firme conheço alguns luthiers aqui na minha cidade q iriam me cobrar os olhos da cara só pra apertar essa rosca pelo menos dessa eu me livrei rs
RenanB- Membro
Mas é bom levar a um luthier brother , sabe como é , pra uma regulagem geral no menino...se as tarraxas estavam assim , deve ter mais coisas pra regular...abraço...
Cantão- Moderador
Vc não precisa de um luthier para isso, né...?RenanB escreveu:consegui uma chave q encaixou na rosca, apertei bem e agora ta firme conheço alguns luthiers aqui na minha cidade q iriam me cobrar os olhos da cara só pra apertar essa rosca pelo menos dessa eu me livrei rs
sim, pretendo levar quando tiver dinheiro, infelizmente por aqui tem muito picareta que se diz luthier que faz até medo deixar instrumento lá, o único q eu confio cobra um pouco caro pelo serviço, vo esperar juntar dinheiro pra levar nele, só arrisquei mexer pq precisava mesmo mudar as cordas.
RenanB- Membro
Venhamos e convenhamos, apertar os parafusos e roscas do baixo de vez em quando qualquer músico tem a obrigação de fazer. Admiro o trabalho dos luthiers e sei que tem muita coisa que só com eles mesmo, mas isso aí não tem necessidade nenhuma...
Vetlata gosta desta mensagem
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.
Eu sabia que ainda existem bons profissionais. Bertola, sabia que poucos fazem isso na manutenção? Não sei aí no Rio, mas aqui em SP nem comento! rsrs
Pois é Guerra, eu faço isso o tempo todo, inclusive, muitos garotos que vivem reclamando que a guitarra ou o baixo está desafinando, na verdade é por conta das tarrachas não estarem apertadas, nem as cordas colocadas corretamente. Algo simples e básico... Abração!guerra_luthier escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.
Eu sabia que ainda existem bons profissionais. Bertola, sabia que poucos fazem isso na manutenção? Não sei aí no Rio, mas aqui em SP nem comento! rsrs
^^ idem. dos instrumentos que regulo aqui em minha região eu sempre faço isso.
Diegobass- Membro
é aquela velha história, em toda profissão existem os bons e os ruins, no caso de luthier é a mesma coisa, falta de sorte a minha viver num lugar em que é extremamente difícil achar um bom profissional, lamentável isso, a única solução pra mim é tentar aprender regular eu mesmo o que for possível, e arriscar levar no "menos carniceiro" em casos mais graves =/
RenanB- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara tarrachas, de qualquer instrumentos TEM que ser apertadas de vez em quando. Isso é procedimento PADRÃO de manutenção.
allexcosta escreveu:Se os furos foram mal feitos vai ficar balançando mesmo. Pra apertar basta uma chave de boca e 30 segundos do seu dia.
só uma dúvida: vocês estão falando da mesma coisa? É que me pareceu que o Bertola está falando dos parafusos NA tarraxa e que o Allex tá falando dos parafusos que PRENDEM A TARRACHA no instrumento. A dúvida surgiu somente porque, se entendi o Allex da maneira correta, não sabia que esses parafusos também afrouxam... é isso mesmo, gente?
valeu, abraços.
lsardeiro- Membro
Tô falando desses furos:
É que me pareceu que o Bertola está falando dos parafusos NA tarraxa e que o Allex tá falando dos parafusos que PRENDEM A TARRACHA no instrumento.
Todas elas tem que ser reapertadas de vez em quando... As DAS tarrachas (mormente as de tipo "blindadas"), com bem mais frequencia...
Inclusive as da trócula (que prendem o braço); já peguei muitos baixos com esses parafusos folgados e mesmo espanados...
Todas elas tem que ser reapertadas de vez em quando... As DAS tarrachas (mormente as de tipo "blindadas"), com bem mais frequencia...
Inclusive as da trócula (que prendem o braço); já peguei muitos baixos com esses parafusos folgados e mesmo espanados...
os parafusos q eu apertei no caso "roscas" são os que prendem as tarraxas no braço na parte da frente, iguais a esses aqui:
acredito que a folga possa ter sido decorrente das várias viagens q esse baixo enfrentou, da Alemanha para os EUA, dos EUA para o Brasil e ainda entre estados aqui no Brasil, só foi regulado uma vez por luthier que infelizmente deixou passar isso.....mesmo não sendo impossível, acho meio improvável ser o caso de furos mal feitos devido ao rigido controle de qualidade da warwick na alemanha, e o baixo ter apenas 1 ano de uso.
acredito que a folga possa ter sido decorrente das várias viagens q esse baixo enfrentou, da Alemanha para os EUA, dos EUA para o Brasil e ainda entre estados aqui no Brasil, só foi regulado uma vez por luthier que infelizmente deixou passar isso.....mesmo não sendo impossível, acho meio improvável ser o caso de furos mal feitos devido ao rigido controle de qualidade da warwick na alemanha, e o baixo ter apenas 1 ano de uso.
RenanB- Membro
Allex, Bertola, valeu mesmo. Eu morria e não sabia que tinha de apertar parafusos além daqueles NA tarracha... nunca pensei que com o tempo a tarracha começava a soltar do headstock. Vivendo e aprendendo...
lsardeiro- Membro
desculpem desenterrar o topico... mas vendo o meu warwick, o ww do amigo aew de cima e de um rapaz da minha cidade vejo que esse problema da tarracha é bem comum nos instrumentos dessa marca, não adianta vc apertar a porquinha, das duas uma, ou ele vai espanar e não vai dar mais aperto ou ele vai ficar um tempinho apertado e vai voltar a soltar de novo e vc so vai perceber quando for trocar as cordas de novo... uma tarracha minha quebrou eu fui abri-la para ver o problema, simplesmente o parafuso ue aperta a engreganem por dentro é muito pequeno e espana com facilidade a peça por onde vc enfia as cordas, a solução ao meu ver é so trocando o jogo de tarrachas mesmo... bom fica aew a minha dica..
Diegobass- Membro