Ruído no baixo qdo toco a corda D solta
+7
DenisLM
Eömer
Thales_Sr
DUDUBASS
URSOBHZ
GusVCD
marcelo andrade
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ruído no baixo qdo toco a corda D solta
Saudações,
Mais uma vez venho pedir ajuda, dessa vez pra ver se descubro o por que de estar rolando um ruído .. um certo "bzzzzzz" quando toco a corda D solta.. o barulho é irritante mas de certa forma é diferente de qdo o baixo está trastejando.. até mesmo pq não estou tocando em nenhuma casa.. é simplesmente a corda solta.. dei uma regulada no baixo, que estava um tanto desregulado (tensor, altura da ponte, aquele carrinho na ponte - no geral deu uma melhorada boa, mas o ruído permanece) o que pode ser?
O ruído parece vir daquele lugar por onde passam as cordas (desculpem a ignorância mas não sei o nome) entre a primeira casa e a mão
Não é parte elétrica pois mesmo desplugado continua rolando ..
Mais uma vez venho pedir ajuda, dessa vez pra ver se descubro o por que de estar rolando um ruído .. um certo "bzzzzzz" quando toco a corda D solta.. o barulho é irritante mas de certa forma é diferente de qdo o baixo está trastejando.. até mesmo pq não estou tocando em nenhuma casa.. é simplesmente a corda solta.. dei uma regulada no baixo, que estava um tanto desregulado (tensor, altura da ponte, aquele carrinho na ponte - no geral deu uma melhorada boa, mas o ruído permanece) o que pode ser?
O ruído parece vir daquele lugar por onde passam as cordas (desculpem a ignorância mas não sei o nome) entre a primeira casa e a mão
Não é parte elétrica pois mesmo desplugado continua rolando ..
Re: Ruído no baixo qdo toco a corda D solta
Tenho quase certeza ser tarracha amigo...
Já verificou a mola existente no parafuso do saddle dessa corda? Ela pode estar "bamba", com pouca força, e acaba vibrando e produzindo barulho.
URSOBHZ- Membro
Faça este teste: fique tocando a corda solta deixe-a vibrando e vá colocando os dedos em possíveis locais da vibração indevida(ponte, nut, etc), quando vc interceptar a vibração saberá qual o local exato.
DUDUBASS- Membro
bem, a mola do saddle já vi que está ok, as tarrachas não parecem apresentar problemas (estão bem justas)..
abafando um pouco a corda com o dedo logo depois do nut na primeira casa o ruído diminui sensivelmente.. será q está com alguma folga? se for, como resolver?
abafando um pouco a corda com o dedo logo depois do nut na primeira casa o ruído diminui sensivelmente.. será q está com alguma folga? se for, como resolver?
Se o ruído for do nut, é bem estranho só acontecer com UMA corda...
Você pode tentar colar ele, mas em vários instrumentos, é a pressão das cordas que segura o nut no lugar, e mesmo assim eles não vibram...
De qualquer forma, vale o teste, já que você não tá encontrando o motivo do zumbido.
Pode ser também que o buraco da corda D no nut esteja um pouco maior do que a corda, aí ela fique meio bamba lá. Tenta colocar um papel dobrado, pra fixar melhor a corda no lugar, e vê se resolve.
Se o problema for o nut, só é mandar fazer um novo e botar no lugar.
Thales_Sr escreveu:
Pode ser também que o buraco da corda D no nut esteja um pouco maior do que a corda, aí ela fique meio bamba lá. Tenta colocar um papel dobrado, pra fixar melhor a corda no lugar, e vê se resolve.
por enquanto eu acho que essa passou mais perto.. vou tentar fazer isso depois com papel.. alguma dica de outro material pra usar além do papel?
Marcelo, manda fazer um nut de osso e troca esse
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer- Membro
huuum
isso ta me parecendo que a corda foi presa nas tarrachas de forma errada muito pra fora...
isso aconteu comigo 1x num JB, mas com a corda Lá, pois ela não tem aquele parafuso para abaixar a corda antes do capotraste
isso ta me parecendo que a corda foi presa nas tarrachas de forma errada muito pra fora...
isso aconteu comigo 1x num JB, mas com a corda Lá, pois ela não tem aquele parafuso para abaixar a corda antes do capotraste
^Tai , Denis...pode ser isso mesmo , aconteceu comigo também...na hora fiquei nervoso , e nem pensei nisso , tava querendo levar no Luthier , mas dando uma fuçada nele , reparei nisso , desenrolei a corda com cuidado , e enrolei de novo mais em baixo...acabou o problema....
Cantão- Moderador
Bom, vou dar uma fuçada hoje .. vou tentar primeiro desenrolar a corda e enrolar mais pra baixo.. se não resolver, vou de papel no nut.. depois posto o resultado..
Tá vendo a arruela que vai por baixo da porca que prende a tarracha? É ela! Solta a corda e aperta a porca com um alicate, pois como a porca está frouxa a arruela está solta e quando você toca a corda ela vibra; a vibração vai direto pro nut expandindo pra mão do baixo e como a arruela está solta ela vibra. Parece irônico mais toquei por 1 ano com isto me incomodando e eu apertava os parafusos das tarrachas, ajustava as molas e tudo que eu podia e nada... até que um dia por acaso eu esbarrei numa arruela dessas e vi que ela girou e rodou facilmente. Prontamente peguei um alicate e apertei a porquinha. Pronto resolvido.
Moshe Bar Elohim- Membro
^ Creio q isso mesmo... como comentei lá encima, desconfiava q tinha a ver com a tarracha e mexendo nela resolvi... agora lembrei q foi praticamente isso q o Mosh comentou q eu fiz e resolveu...
Ótima dica mosh!
Ótima dica mosh!
então.. dei uma checada na porca da tarracha, está ok
tentei colocar um pedaço de papel no nut nessa corda, não deu resultado
o tensor e a ponte estão regulados, o baixo não está trastejando
o ruído continua..
detalhe: qdo estou tocando desplugado, o ruído é bem mais chato q qdo estou tocando com o amp.. aparentemente não dá pra perceber muito no amp.. mas mesmo assim perturba um pouco
tentei colocar um pedaço de papel no nut nessa corda, não deu resultado
o tensor e a ponte estão regulados, o baixo não está trastejando
o ruído continua..
detalhe: qdo estou tocando desplugado, o ruído é bem mais chato q qdo estou tocando com o amp.. aparentemente não dá pra perceber muito no amp.. mas mesmo assim perturba um pouco
Nossa, se não é a arruela, vou chutar:
Você está usando a corda inteira? É que é um certo padrão cortar as cordas um pedaço para que ela fique 1 ou 2 voltas no máximo enrolada na tarraxa.
Se for em várias voltas pode ser que excesso de material esteja vibrando e produzindo o som...
Você está usando a corda inteira? É que é um certo padrão cortar as cordas um pedaço para que ela fique 1 ou 2 voltas no máximo enrolada na tarraxa.
Se for em várias voltas pode ser que excesso de material esteja vibrando e produzindo o som...
DUDUBASS escreveu:Faça este teste: fique tocando a corda solta deixe-a vibrando e vá colocando os dedos em possíveis locais da vibração indevida(ponte, nut, etc), quando vc interceptar a vibração saberá qual o local exato.
Isso ai...
coisa de maluco isso mesmo.. continua com o ruído, mas tô tentando ignorar já que o mesmo não é amplificado..