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Sobre Associações e ECAD

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Mensagem por malka_aff Sex Nov 25, 2011 2:54 pm

Boa tarde pessoal, essa semana tive uma palestra sobre Produção musical la na est, e o foco da palestra foi a arrecadação dos direitos e como não perder seu dinheiro.

Bom, apareceu um careca la, muito gente fina, o Sr Edu Martins, produtor com um curriculo enormemente grande. Smile

Ele explicou alguma coisa mais ou menos assim:


O Compositor Seu Zé é um cara esperto e se filiou na Editora I EN AI pra divulgar suas composições e depois se Associou de graça numa Associação de Musicos, a UBM.
Feito tudo isso ele sempre registrou suas músicas na Biblioteca Nacional, com partitura e letras.
Bom, feito isso, toda vez que algum Artista escolhe uma de suas músicas para gravar, e sai pelo Brasil tocando ela, o Seu Zé recebe da sua editora um valor pelas execuções de sua música, seja elas em rádios, shows, eventos, ou o que seja.


O que o Edu Martins nos disse é o seguinte, se um artista gravar sua música:
Ecad pega 100 reais do Artista e dá para a UBM 82,5 reais, essa repassa para a Editora I EN AI 70,13 reais, e a Editora paga ao Seu Zé 52,60 reais.

Se o Seu Zé tivesse gravado a linha de baixo de uma música, ele ganharia dinheiro cada vez que a música gravada POR ELE tocasse nas rádios ou programas de TV, mas ele não ganharia dinheiro por execuções ao vivo, mesmo se o baixista tocasse a linha IDENTICA a sua gravada em estudio.

Na hora da gravação, o Seu Zé assinou um contrata de Cessão da sua linha, ele CEDEU a linha a(o) produtor/produtora. Se ele não tivesse cedido sua linha de baixo, poderia impedir que a música fosse executada em outros lugares. Logo a linha de baixo não pertence mais a ele, e sim a produtora, mas ele ganha Royalties cada vez que a linha é executada nas rádios.


Bom pessoal, esse tópico tem duas motivações, explicar pra quem não conhece essa parte burocrática da música, e explanar minhas dúvidas com o pessoal que ja conhece a mais tempo que eu, por que isso ae é a teoria, e é a teoria do Edu Martins.

Quem usa essas coisas ae, pode me dizer o que é mito e o que não é?

Eu pretendo me vincular a UBC no próximo mês, afinal é de graça.
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Mensagem por malka_aff Ter Nov 29, 2011 4:54 pm

é, não vingou, kkkk

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Mensagem por joabi Ter Nov 29, 2011 8:06 pm


Malka, já tive oportunidade de gerar o ISRC para vários CDs (é o código de cada música que é cadastrado no ECAD, contendo uma espécie de ficha técnica completa de quem participou na "fabricação" daquela música). Só vai ter direito a arrecadação quem estiver nessa lista. Se a pessoa gravou alguma coisa num CD e nome dela não está na lista do ISRC (geralmente fornecido pelo produtor do disco), ela não receberá nenhum direito conexo.

O ECAD arrecada por amostragem, recebendo uma lista de algumas grandes rádios e emissoras de TV. Tem pessoas que acham que vão receber direito se uma música tocar uma única vez em uma rádio pequena, por exemplo. Geralmente, para receber uma quantia razoável de dinheiro a música precisa tocar bastante e em rádios grandes.

Uma curiosidade é que nesta lista de ISRC que eu citei acima não entram as informações do autor da música, cujos direitos são negociados pelas editoras ou pelos próprios autores, como você falou no seu texto. O resultado disso é que autores não tem acesso a direitos conexos.

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Mensagem por malka_aff Ter Nov 29, 2011 11:58 pm

então, se um dia eu gravar qualquer coisa que seja, eu tenho que ter certeza de que a produtora vai gerar esse ISRC, correto, pra poder receber meus direitos

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Mensagem por joabi Qua Nov 30, 2011 12:05 am


O ISRC é obrigatório para todos os CDs feitos em indústria (entenda-se Manaus) desde 2003. Você deve se certificar que seu nome foi incluído nele.
É um processo meio trabalhoso e muitos produtores executivos tendem a preencher o formulário de uma forma simplificada, prejudicando quem participou do trabalho.

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Mensagem por malka_aff Qua Nov 30, 2011 12:07 am

em que momento da produção é preenchida essa ficha? como faço pra me certificar de que meu nome ta la, poderia fazer uma clausula no contrato de cessão do fonograma dizendo que soh cedo mediante meu nome estar presente no isrc?

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Mensagem por joabi Qua Nov 30, 2011 12:19 am


Sempre é bom conversar sobre isso antes de gravar, claro, mas o formulário (que na verdade é um programa disponibilizados pelo ECAD) é preenchido em algum momento antes do CD ir para a fábrica. Você pode pedir para seu contratante mostrar o relatório que consta seu nome ou então perguntar na Associação que você estiver filiado, se for trabalho mais antigo.
Esses acordos costumam ser conversados informalmente, mas se julgar necessário, faça um contrato. É dever de quem produz o CD colocar o nome dos profissionais envolvidos.

Conheço esse assunto por lidar com artistas e produtores no dia-a-dia, mas talvez fosse legal a gente convidar o Claudio Rocha pra dar o panorama dele, já que a principal função do Cláudio está ligada às gravações.

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Mensagem por malka_aff Qua Nov 30, 2011 12:27 am

Boa Joabi, vou mandar uma mp pra ele agora mesmo.


Então, puxei esse assunto agora, por que quero estar informado quando surgir oportunidades, nao quero perder dinheiro por falta de pesquisa

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Mensagem por Tonante Qua Nov 30, 2011 12:34 am

malka_aff escreveu:em que momento da produção é preenchida essa ficha? como faço pra me certificar de que meu nome ta la, poderia fazer uma clausula no contrato de cessão do fonograma dizendo que soh cedo mediante meu nome estar presente no isrc?
gr

Malka,

Para copiar os cds em Manaus (minha banda fez pe;a Sony DADC BRASIL), dificilmente você faz contato direto com a empresa que manufatureira. Normamente existem empresas terceiras que fazem a ponte entre você a reprodutora. Quando você contrata essa terceira, normalmente ela faz todo essa consuloria lhe auxiliando em todos os processos necessários exigidos pela ABNT. Da arte final do encarte (obrigatório estar no padrão estabelecido) até esses detalhes no cadastro de autores/músicos para geraçao do ISRC. Você só tem o trabalho de preencher uma ficha simples no papel.

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Mensagem por joabi Qua Nov 30, 2011 12:38 am


Uma informação importante é que dentro do ISRC são definidas as "porcentagens" que cada um tem direito a receber do total líquido arrecadado pela música.

Existem 3 categorias distintas:

Produtor Fonográfico (41,7 %) - É quem pagou o disco.
Artista (41,7 %) - É o artista ou banda, que dividirão esse total caso sejam várias pessoas.
Músicos (16,6 %) - Todos os demais envolvidos, músicos e equipe técnica.

Por exemplo, alguém que gravou o baixo vai dividir essa porcentagem de 16,6 % com os demais participantes do CD. Se além do baixo ele gravou voz também, deverá ser incluído como baixista e cantor, para ter benefício na porcentagem.

Se for uma banda (de 4 integrantes, por exemplo) onde todos são donos, todos deverão ser incluídos na categoria ARTISTA, e dividirão entre si o percentual de 41,7%. O programa calcula isso automaticamente, é só incluir na categoria certa.
Um músico que gravou um único instrumento geralmente tem direito à cerca de 1 a 1,5 % do valor.


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Mensagem por malka_aff Qua Nov 30, 2011 12:40 am

ta, mas e no caso que eu sou contratado pra gravar o CD de um artista qualquer, com quem eu garanto que meu nome vai ta la?

EDIT: era pro tonante essa pergunta.

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Mensagem por malka_aff Qua Nov 30, 2011 12:42 am

@Joabi e no caso de digamos, descubro que meu nome não foi parar la, tem como atualizar essa ficha?

onde eu consigo consultar ela caso precise?

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Mensagem por joabi Qua Nov 30, 2011 12:44 am

Tonante escreveu:
Malka,

Para copiar os cds em Manaus (minha banda fez pe;a Sony DADC BRASIL), dificilmente você faz contato direto com a empresa que manufatureira. Normamente existem empresas terceiras que fazem a ponte entre você a reprodutora. Quando você contrata essa terceira, normalmente ela faz todo essa consuloria lhe auxiliando em todos os processos necessários exigidos pela ABNT. Da arte final do encarte (obrigatório estar no padrão estabelecido) até esses detalhes no cadastro de autores/músicos para geraçao do ISRC. Você só tem o trabalho de preencher uma ficha simples no papel.

Tonante, é preciso tomar um pouco de cuidado, pois vários escritórios que representam as grandes fábricas (Microservice, Sonopress) andavam gerando os ISRC em nomes deles mesmos, ao invés de colocar o artista (geralmente independente e mal-informado) como o detentor dos direitos. Somente quando questionados é que forneciam uma carta abrindo mão dos direitos que o CD tinha gerado.
Foi assim que comecei a ter contato com esse segmento, atendendo clientes do meu estúdio que precisavam de informação sobre o assunto.

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Mensagem por joabi Qua Nov 30, 2011 12:49 am

malka_aff escreveu:@Joabi e no caso de digamos, descubro que meu nome não foi parar la, tem como atualizar essa ficha?

onde eu consigo consultar ela caso precise?

Acredito que o produtor fonográfico consiga atualizar essa lista, mas nunca me deparei com essa situação. Acho que a sua Associação consegue dizer se você está ou não cadastrado em determinado fonograma.

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Mensagem por Tonante Qua Nov 30, 2011 12:49 am

Com certeza Joabi.

Na época tomamos essa precaução, mas fica a dica pois infelizmente a falta de informação pode lesar muitos músicos.

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Mensagem por Claudio Rocha Qua Nov 30, 2011 8:17 am

Bom, não conheço a fundo essa questão no que diz respeito à porcentagem de cada um, regulamentações, vou apenas falar um pouco sobre minha experiência pessoal, ok?

Geralmente, os CD's que tenho gravado necessitam de ISRC, pelo simples fato de que as fábricas sérias de prensagem não podem fazer fazer cópias sem o ISRC. Obviamente, sempre vai ter algumas "bocas-de-lobo" que fazem cópias sem pedir o documento. Mas o que acontece é que, geralmente, artistas / gravadoras que usam desse artifício não são geradores de direitos conexos.

Digo isso porque é necessário estar em uma lista de execuções. Me disseram que mudou, mas até uns anos atrás, os 600 artistas / bandas que mais tocassem na rádio, eram os que geravam direitos conexos. Ou seja, aquele cara que prensava mil cópias em um fundo de quintal qualquer, dificilmente iria estar nessa lista.

No ano passado, gravei uma música da Claudia Leitte chamada "Famosa", que tocou pra caramba. Era óbvio que iria gerar conexos, mas começou a demorar um pouco. Aí liguei para a Abramus e perguntei se meu nome estava lá. Eles foram super rápidos, viram que estava tudo ok, e dentro de pouco tempo comecei a receber meus conexos.

Mas algumas gravadoras têm colocado a cessão de direitos conexos em documentos para o músico assinar. Procuro ler com muita atenção, e acabei passando por essa situação há 3 semanas atrás. Relatei isso no meu blog:

http://www.captainbasement.blogspot.com/2011/11/esses-dias-passei-uma-situacao-delicada.html

Tem algumas falcatruas que os caras fazem nessa questão… alguns produtores colocam parentes como músicos participantes no ISRC (não na ficha técnica do CD), aí quando a grana sai, é repassada de volta para eles, etc.

Qualquer dúvida sobre isso é facilmente sanável com uma ligação para sua entidade arrecadadora, que tem acesso a ISRC, etc. Nunca passei por uma situação em que meu nome não estava em uma música que gerou conexos (não que eu saiba), mas se tivesse qualquer desconfiança, ligaria para a Abramus.

Não sei se ajudei, mas é o que sei sobre o assunto…

Abraço!

Claudião

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Mensagem por malka_aff Qua Nov 30, 2011 9:30 am

valeu Claudio!!
Pelo visto, o importante é se associar mesmo em uma dessas associações, todos que conversei sobre esse assunto falaram que se resolve conversando com a associação.

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Mensagem por joabi Ter Dez 06, 2011 1:21 am


Claudio, bem legal seu depoimento. Porém é triste saber desse novo tipo de pilantragem com a gente...

Felizmente existe o outro lado também: tenho um amigo que é tecnico de som e no início dessa história de ISRC, quando não existiam as categorias técnicas (gravação, mixagem e masterização), acabou sendo incluído como tecladista, pois o produtor do CD julgou que o trabalho dele foi importante para o resultado final. Isso é ter respeito pelo profissional. Hoje não é mais necessário esse tipo de "remendo", pois já existem categorias específicas.

Claudio, como costuma ser o procedimento no caso de gravações publicitárias? Você costuma pedir inclusão no ISRC ou negocia re-veiculação?

abs,

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