Pintura natural baixo
+5
galegonobaixo
bernardo
guerra_luthier
Mauricio Luiz Bertola
Pedronjbass
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Pintura natural baixo
olá galera..vcs poderiam me ajudar.. estou com meu baixo antigo desmontado a um tempo e ja estou retirando a tinta de seu corpo e queria deixar na cor natural,existe algum ''oleo tal'' para passar antes do verniz para dar algum efeito legal na madeira ?
obrigado
Abraços
obrigado
Abraços
Pedronjbass- Membro
Re: Pintura natural baixo
Não é "pintura", mas sim acabamento ao natural...
Você deve aplicar seladora à pistola após retirar a pintura antiga, lixando após cada demão (com lixa 600). Depois de umas 5 demãos (e respectivas lixagens), aplique uma última camada, lixe com bombril e aplique cêra comum incolor ou de carnaúba e proceda o polimento com politriz (ou "boina").
Você deve aplicar seladora à pistola após retirar a pintura antiga, lixando após cada demão (com lixa 600). Depois de umas 5 demãos (e respectivas lixagens), aplique uma última camada, lixe com bombril e aplique cêra comum incolor ou de carnaúba e proceda o polimento com politriz (ou "boina").
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, eu tenho aplicado a cera diretamente na madeira. A Carnaúba fica bem rígida. Aplico em média 12 camadas com intervalos de pelo menos uma hora entre elas.
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
A Cêra que aplico é aquela "à base" de carnaúba.
Eu prefiro aplicar a seladora, mas é só uma preferência mesmo...
Eu prefiro aplicar a seladora, mas é só uma preferência mesmo...
Desculpem a arrogância de interferir na conversa dos mestres, mas isso se aplica a verniz?
bernardo- Membro
obrigado!
aproveitando...para eu deixar aquele acabemnto fosco na madeira.. como poderia fazer?
aproveitando...para eu deixar aquele acabemnto fosco na madeira.. como poderia fazer?
Pedronjbass- Membro
bernardo escreveu:Desculpem a arrogância de interferir na conversa dos mestres, mas isso se aplica a verniz?
O que exatamente?
Oi Guerra, estou tentando aprender sobre isso e se for "natural finish" (com verniz), o verniz seria após a seladora (sem cera). O criador do tópico citou verniz, e não entendi as respostas. Cera após seladora não seria sem o veriz? Desculpe se não fui muito claro, mas as teclas estão cada vez mais longe...
bernardo- Membro
Pedronjbass escreveu:obrigado!
Verniz fosco.
[ ]'s
bernardo escreveu:Oi Guerra, estou tentando aprender sobre isso e se for "natural finish" (com verniz), o verniz seria após a seladora (sem cera). O criador do tópico citou verniz, e não entendi as respostas. Cera após seladora não seria sem o veriz? Desculpe se não fui muito claro, mas as teclas estão cada vez mais longe...
Bernardo, ou cera ou verniz.
[ ]'s
guerra_luthier escreveu:Bertola, eu tenho aplicado a cera diretamente na madeira. A Carnaúba fica bem rígida. Aplico em média 12 camadas com intervalos de pelo menos uma hora entre elas.
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
Na vez que eu fiz isso, passei uma mãe de óleo de linhaça antes e deixei pegar uma solzinho (de manhã ONLY) por vários dias, o sustain deu uma melhorada e a madeira ficou levemente amarelada com os veios ressaltados. è uma técnica para instrumentos acústicos...
Alguém também já fez isso?
galegonobaixo- Membro
galegonobaixo escreveu:guerra_luthier escreveu:Bertola, eu tenho aplicado a cera diretamente na madeira. A Carnaúba fica bem rígida. Aplico em média 12 camadas com intervalos de pelo menos uma hora entre elas.
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
Na vez que eu fiz isso, passei uma mãe de óleo de linhaça antes e deixei pegar uma solzinho (de manhã ONLY) por vários dias, o sustain deu uma melhorada e a madeira ficou levemente amarelada com os veios ressaltados. è uma técnica para instrumentos acústicos...
O sustain deu uma melhorada? Caracas, ouvido canino! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Guerra, na aplicação da cera !
como devo fazer ?
Como devo aplicar a cera da maneira certa ???
como devo fazer ?
Thiago_PJ- Membro
Cara, é muito fácil... Apenas aplique como vc faria com o chão da sua casa, depois, de um polimento com politriz...Nada mais...Thiago_PJ escreveu:Guerra, na aplicação da cera !
como devo fazer ?
guerra_luthier escreveu:galegonobaixo escreveu:guerra_luthier escreveu:Bertola, eu tenho aplicado a cera diretamente na madeira. A Carnaúba fica bem rígida. Aplico em média 12 camadas com intervalos de pelo menos uma hora entre elas.
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
Mauricio Luiz Bertola escreveu:guerra_luthier escreveu:galegonobaixo escreveu:guerra_luthier escreveu:Bertola, eu tenho aplicado a cera diretamente na madeira. A Carnaúba fica bem rígida. Aplico em média 12 camadas com intervalos de pelo menos uma hora entre elas.
Fica aqui uma sugestão.
[ ]'s
Quando o instrumento quase sem sustain passa a ter, não precisa de ouvido canino....hehehehe
galegonobaixo- Membro
Bertola valeu pela explicação cara !!
Thiago_PJ- Membro
Outra opção!
Uma outra opção é utilizar primeiramente um fundo transparente. Em outros processos você precisa dar milhares de demão até cobrir os poros. Utilizando este fundo em poucas aplicações os poros já sumiram, e ao dar o verniz vem mais brilho do que envernizar direto.
Pode usar o fundo poliéster da Montana (infelizmente só vendem em grande quantidade) ou o da sayerlack, pede na loja o fundo transparente da sayerlack!
Aplicação: Diluição 1:1 + 40% diluente. 2 demãos espera secar, no outro dia lixa e dá mais uma demão, Já está pronta a preparação, depois é só tingir com uma amarelo leve, ou dar o verniz Pu ou o verniz fosco, como quiser.
O mais importante no caso é a preparação, com o instrumento bem preparado você consegue fazer o que quiser!
Abraços e espero ter ajudado!
Pode usar o fundo poliéster da Montana (infelizmente só vendem em grande quantidade) ou o da sayerlack, pede na loja o fundo transparente da sayerlack!
Aplicação: Diluição 1:1 + 40% diluente. 2 demãos espera secar, no outro dia lixa e dá mais uma demão, Já está pronta a preparação, depois é só tingir com uma amarelo leve, ou dar o verniz Pu ou o verniz fosco, como quiser.
O mais importante no caso é a preparação, com o instrumento bem preparado você consegue fazer o que quiser!
Abraços e espero ter ajudado!
Vamos lá, meu baixo era originalmente Sunburst e eu "enjoei" e mandei pintar com poliester e envernizar, processo feito igual ao do carro, mas ai eu enjoei, tambem, e agora quero dar o acabamento em "Nature", porém tenho certeza que a madeira de meu baixo, apesar de ser Ash, tem uma emenda e acredito que seja em tonalidade diferente uma da outra, entao aí vai minha duvida:
Quero deixar ele natural, mas acredito que eu preciso dar uma tingida para escurecer um pouco a madeira, isso fará com que a descrepancia seja amenizada e tal, vi que até borra de café serve como tonalizante, minha questão é:
Quais materiais devo utilizar para um bom acabamento, supondo que meu baixo ja esteja totalmente sem tinta e esteja esperando a seladora, existe seladora com tons de madeiras diferentes??? caso exista, aplico a seladora e depois o verniz incolor ou aplico resina? ou ainda, posso somente tingir com a seladora e depois polir com cera a base de carnaúba? eu tenho um pote la em casa dessa cera amarelinha,
desde já, obrigado
Vamos lá, meu baixo era originalmente Sunburst e eu "enjoei" e mandei pintar com poliester e envernizar, processo feito igual ao do carro, mas ai eu enjoei, tambem, e agora quero dar o acabamento em "Nature", porém tenho certeza que a madeira de meu baixo, apesar de ser Ash, tem uma emenda e acredito que seja em tonalidade diferente uma da outra, entao aí vai minha duvida:
Quero deixar ele natural, mas acredito que eu preciso dar uma tingida para escurecer um pouco a madeira, isso fará com que a descrepancia seja amenizada e tal, vi que até borra de café serve como tonalizante, minha questão é:
Quais materiais devo utilizar para um bom acabamento, supondo que meu baixo ja esteja totalmente sem tinta e esteja esperando a seladora, existe seladora com tons de madeiras diferentes??? caso exista, aplico a seladora e depois o verniz incolor ou aplico resina? ou ainda, posso somente tingir com a seladora e depois polir com cera a base de carnaúba? eu tenho um pote la em casa dessa cera amarelinha,
desde já, obrigado
pedroivo85@hotmail.com.br- Membro
Essa vai para os Experts. Esta cera é recomendada? diz que além de ter carnauba na composição ela também é uma seladora
elzebad- Membro
^ Isso aí é apenas um produto mais caro para limpeza...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Isso aí é apenas um produto mais caro para limpeza...
E qual cera vc recomendaria Bertola?
elzebad- Membro
Cara, esse troço aí é para instrumentos JÁ ACABADOS, Apenas para limpeza, nesse sentido, desnecessário quando um mero lustra-móveis faz o serviço....
Desculpe Bertola! Acho que não me fiz entender, apesar da própria especificidade do tópico.
Na verdade gostaria de saber qual cera de carnauba é a mais recomendada para passar na madeira após a remoção da tinta, já que estamos falando de acabamento natural. Existe alguma marca específica ou posso pegar qualquer cera e passar, desde que seja de carnauba?
Na verdade gostaria de saber qual cera de carnauba é a mais recomendada para passar na madeira após a remoção da tinta, já que estamos falando de acabamento natural. Existe alguma marca específica ou posso pegar qualquer cera e passar, desde que seja de carnauba?
elzebad- Membro
Agora ficou claro...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742432944-cera-de-carnauba-especial-para-madeira-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742432944-cera-de-carnauba-especial-para-madeira-_JM