Teste Tagima TBM 5
+42
josielmenezes
Rotiv
Ferium
Edão
Tarcísio Caetano
Buj41
Thiago Santos
pluís
Amagomes
RodrigoBR
Eduardo Moraes
lipeppers
danilo xarda
Guih_amaral
fvieira
gpraxedes
Fred Calhau
CESAR- BASS
josehalbertto
Thales_Sr
Giuliano
Marcondes_
hbcengc
joseh alberto
basslave
silvanoandrade
Laysson
refuse / resist
Carlos Victor Soares Lima
djmmaster
malka_aff
CG
cvmoretti
luizzeross
Gil Gonzaga
KIQ
subgrave
*JAPA* PICKER BASS
Bruno L.
GeTorres
Cantão
Momo Amaral
46 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Teste Tagima TBM 5
Um pequeno teste do baixo Tagima TBM 5.
Clube Strinberg: #35
Momo Amaral- Membro
Re: Teste Tagima TBM 5
Que sonzeira brother , valeu pelo vídeo teste...
Cantão- Moderador
Putz!!!!!!!
sonzera mesmo!!!!
Gianola, Gianola.... Se você não "cair no meu colo" quem vai vir prá casa é mais um Tagima!!!
Distância entre cordas? quantos mm? Alguém sabe?
sonzera mesmo!!!!
Gianola, Gianola.... Se você não "cair no meu colo" quem vai vir prá casa é mais um Tagima!!!
Distância entre cordas? quantos mm? Alguém sabe?
Falando nisso, quanto estava saindo onde você testou?
Bruno L.- Membro
Sonzera!
Parece ser um otimo custo benefício!
POde ser um proximo bass pra mim!
Parece ser um otimo custo benefício!
POde ser um proximo bass pra mim!
*JAPA* PICKER BASS- Membro
Baixão heim...
E o teste já tira-teima do tal captador invertido que deu bastante pano pra manga aqui no fórum...
Pena que o headstock é horrrrrrível... será que a Tagima não é capaz de bolar um headstock mais normal?
E o teste já tira-teima do tal captador invertido que deu bastante pano pra manga aqui no fórum...
Pena que o headstock é horrrrrrível... será que a Tagima não é capaz de bolar um headstock mais normal?
subgrave- Membro
Cacetadaaaaa!!!
BRANCO, COM ESCUDO BRANCO ... Agora sim, quero um hahahahaha!!!
SOMZÃO
BRANCO, COM ESCUDO BRANCO ... Agora sim, quero um hahahahaha!!!
SOMZÃO
KIQ- Membro
subgrave escreveu:Baixão heim...
É impressão só minha ou este head lembra e muito o head atual usado pela Giannini nos Sonic X e no JB?
Baixo bonito, e com som bem aceitável, só que esse headstock é feio pacas.
Gil Gonzaga- Membro
Bruno L. escreveu:Parece valer a pena pelo preço.
O baixo realmente tem um excelente custo benefício! Onde fiz o teste, está custando apenas R$ 679.00.
Momo Amaral- Membro
Cantão escreveu:Que sonzeira brother , valeu pelo vídeo teste...
Valeu Cantão! Sempre que puder, estarei contribuindo!
Momo Amaral- Membro
GeTorres escreveu:subgrave escreveu:Baixão heim...
É impressão só minha ou este head lembra e muito o head atual usado pela Giannini nos Sonic X e no JB?
Sobre o headstock, achei um tanto quanto parecido com o do SX SJB 75.
Momo Amaral- Membro
Maaaaaaaanoooo.... Q ISSO????? CHESSUIS!!! Eternamente grato pelo vídeo amigo. E o branco realmente é lindaço hein??? CARAAACóóóLIS!!!
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
Fiquei com uma duvida.
O Basslines para 5 cordas tem os cantos Retos e chanfrados. Será que ele tem o mesmo tamanho pra fazer um upgrade?
Porque esse dai segue o padrão do captador 4 cordas
O Basslines para 5 cordas tem os cantos Retos e chanfrados. Será que ele tem o mesmo tamanho pra fazer um upgrade?
Porque esse dai segue o padrão do captador 4 cordas
*JAPA* PICKER BASS- Membro
/\ Bass Lines só tem nesse padrão o 5c... não sei se tem como trocar a capa...
mas dá pra colocar e manda fazer um escudo... pelo menos já não fica com o cap invertido
mas dá pra colocar e manda fazer um escudo... pelo menos já não fica com o cap invertido
cvmoretti- Membro
Só uma dúvida para o pessoal que conhece Musicmans:
No caso dos JB e Precisions, com a troca de poucos componentes em alguns baixos você consegue algo bem aproximado ao som de um Fender original. Nos MM você consegue resultados similares apenas trocando os captadores? Existe algum circuito parecido ao dos MM originais?
No caso dos JB e Precisions, com a troca de poucos componentes em alguns baixos você consegue algo bem aproximado ao som de um Fender original. Nos MM você consegue resultados similares apenas trocando os captadores? Existe algum circuito parecido ao dos MM originais?
[off topic]
Curti o avatar CG! Floyd, o baixista da "The Eletric Mayhem" a banda dos muppetts!!! Assisti muito!!! a ainda curto!
[on toppic]
Boa pergunta! Estou considerando a compra de um modelo MM genérico e bateu a mesma curiosidade.
Curti o avatar CG! Floyd, o baixista da "The Eletric Mayhem" a banda dos muppetts!!! Assisti muito!!! a ainda curto!
[on toppic]
Boa pergunta! Estou considerando a compra de um modelo MM genérico e bateu a mesma curiosidade.
To vendo que eu tbm vou acabar me metendo num desses... só que quero o TBM 4
http://loja.tray.com.br/loja/produto-110702-2572-
mais um EMG MMTW 4c...
http://www.bestbassgear.com/emg-pickups-mmtw.htm
Agora o circuito é um grande dilema...
http://loja.tray.com.br/loja/produto-110702-2572-
mais um EMG MMTW 4c...
http://www.bestbassgear.com/emg-pickups-mmtw.htm
Agora o circuito é um grande dilema...
cvmoretti- Membro
Será que o SYSTEM9 do Colela resolveria o problema?
Não tem paramétrico, mas é impressionante o que ele faz!
Não tem paramétrico, mas é impressionante o que ele faz!
Uma característica importante do Musicman é o seu pré, por isso a minha dúvida.
Uma característica importante do Musicman é o seu pré, por isso a minha dúvida.
Entendi a diferença!
É, apesar de ser ótimo, nesta caso não resolve.
É, apesar de ser ótimo, nesta caso não resolve.
Bom, eu tive o captador Basslines SMB-5a, e até aonde lembro, ele é todo blindado, e parafinado, não sendo uma boa idéia tentar retirar a capa (ultra colada). Comprei um captador Wilkinson 5 cordas (tipo MM) pra fazer um super upgrade no meu Cort GB 75 e ele tambem veio super parafinado (transbordando parafina pelos cantos, parece ate cola) e com cobre na ultima camada. Até hoje, o único captador MM que vi que é possível trocar a capa, foi o Big Tone e o MM-Pro do Augusto Cabrera, e acredito que vale a pena dar uma olhada também.
Sobre o MM: O maior segredo do som anasalado do MM é a posição do captador, o tal do "Sweet Spot" como diz o meu amigo CVMoretti aqui do forum. Comparando alguns audios de MM, OLP que ouvi e ouvindo o vídeo, parece que a Tagima acertou a mão nesse modelo aí. Deve ter seus defeitos, mas o cap parece bem posicionado. Talvez uma troca de circuito e uma boa blindagem vá valer mais para redução de ruídos do que apenas a troca do captador, até um alívio, pq captador MM no geral são todos caros e um pouco mais difíceis de serem encontrados.
Chave de seletora:
Parece que o TBM5 não vem com a chave pra trocar a captação (série, paralelo, single-coil), mas colocar uma chave dessas é tranquilo, desde que o captador tenha os 4 fios pra fazer a ligação da chave. Já consegue-se mais timbres sem gastar muito.
Sobre o captador:
Uma opção de 5 cordas com "orelhas" igual ao original da Tagima, seria os Nordstrand também, pois eles fazem tanto modelo para colocar no MM 5c original (sem orelhas), como também fazem para outros modelos de baixo (Lakland, OLP e etc), e ainda tem duas opções de escolha para o espaçamento dos polos.
Sobre o MM: O maior segredo do som anasalado do MM é a posição do captador, o tal do "Sweet Spot" como diz o meu amigo CVMoretti aqui do forum. Comparando alguns audios de MM, OLP que ouvi e ouvindo o vídeo, parece que a Tagima acertou a mão nesse modelo aí. Deve ter seus defeitos, mas o cap parece bem posicionado. Talvez uma troca de circuito e uma boa blindagem vá valer mais para redução de ruídos do que apenas a troca do captador, até um alívio, pq captador MM no geral são todos caros e um pouco mais difíceis de serem encontrados.
Chave de seletora:
Parece que o TBM5 não vem com a chave pra trocar a captação (série, paralelo, single-coil), mas colocar uma chave dessas é tranquilo, desde que o captador tenha os 4 fios pra fazer a ligação da chave. Já consegue-se mais timbres sem gastar muito.
Sobre o captador:
Uma opção de 5 cordas com "orelhas" igual ao original da Tagima, seria os Nordstrand também, pois eles fazem tanto modelo para colocar no MM 5c original (sem orelhas), como também fazem para outros modelos de baixo (Lakland, OLP e etc), e ainda tem duas opções de escolha para o espaçamento dos polos.
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
Sobre o TBM 4, será que dá pra colocar um X-Tender nele? digo isso por causa da tarraxa da corda Sol que pode ficar mto junta da corda Mí...
cvmoretti- Membro
CG escreveu:Só uma dúvida para o pessoal que conhece Musicmans:
Nos Sting Rays a coisa é mais complexa um pouco por conta do circuito da MM que só a MM sabe os parametros exatos, não sei se já é possível copiar os circuitos da MM, mas até o momento, nunca vi um circuito idêntico.
É possível chegar num timbre bem próximo dos MM, mas não vai ter a versatilidade do pré da MM.
Mas em suma, basta o captador estar na posição correta e ser um captador o mínimo decente que o timbre já lembra os MM
Eh, as vezes da pra conseguir até mais né? =D Acho que o melhor timbre é o que agrada aos ouvidos de cada um. Eu sempre tive vontade de ter um MM SR5 ou um Sterling Ray35, mas depois de várias pessoas me falarem que o braço dele é grosso, que é uma característica dos MM, eu perdi a vontade. Acho que um Tagiminha desse aí já me deixaria feliz. O Cort Gb 25 que tive ja me deixava feliz, so achava muito feito e meio desconfortável, diferente do atual 75, mas o 75 tem o defeito do humbucker ser muito perto da ponte, daí fica menos versátil.... é, assim que eu vender meu SDGR SR 405 eu vou dar uma olhada nesses tagimas ai.
pois é, esse tagima só nao me encheu os olhos por conta do captador dele, só pela estética mesmo. Achei uma afronta aos originais
não tenho preconceito, luiz, só acho feio, kkkk
Gostei da comparação! Estou imaginando isso neste exato momento.
djmmaster- Membro
mas o "Som" dos MM é o dos pós ernie ball, pré ernie ball é só pra afixionado pelo timbre daqueles MM's
o timbre "padrão" do MM é o humbucker em paralelo com o circuito de 3 bandas.
o timbre "padrão" do MM é o humbucker em paralelo com o circuito de 3 bandas.
Eu não tenho nada a reclamar do velho headstock anzol da Tagima. Desde que o pessoal começou a colocar patentes em tudo, até nas costuras das cuecas, a coisa ficou complicada para empresas menores. Talvez o headstock bico de águia da ErnnieBall também seja licensiado e por isso eles não fizeram igual. Mas já vi umas customizações de headstock pra voltar ao modelo original, que ficaram excelentes, nada que não possa ser mudado para os mais exigentes.
[Off-Topic] Umas patentes ridículas que temos por aí:
http://ziperlista.blogspot.com/2011/02/5-ridiculas-patentes-americanas.html
Eu não tenho nada a reclamar do velho headstock anzol da Tagima. Desde que o pessoal começou a colocar patentes em tudo, até nas costuras das cuecas, a coisa ficou complicada para empresas menores. Talvez o headstock bico de águia da ErnnieBall também seja licensiado e por isso eles não fizeram igual. Mas já vi umas customizações de headstock pra voltar ao modelo original, que ficaram excelentes, nada que não possa ser mudado para os mais exigentes.
[Off-Topic] Umas patentes ridículas que temos por aí:
http://ziperlista.blogspot.com/2011/02/5-ridiculas-patentes-americanas.html
só eu que não acho nada feio no Bongo? acho ele tão lindo quanto um Sting Ray
Rodrigo M. escreveu:Cada vez fico mais em dúvida entre esses tagimas, entre pegar um tp4 ou um tbm4 hehe.
Eu iria de TBM, tem mais versatilidade por conta do pré-equalizador. Acredito que se fosse pegar um P Bass, teriam outras opções a se considerar, como SX, Condor ou Squier.
Só pela estética do captador? Se for isso, não me importo...malka_aff escreveu:eu ia de tp4!!!
luizzeross escreveu:Rodrigo M. escreveu:Cada vez fico mais em dúvida entre esses tagimas, entre pegar um tp4 ou um tbm4 hehe.
Eu iria de TBM, tem mais versatilidade por conta do pré-equalizador. Acredito que se fosse pegar um P Bass, teriam outras opções a se considerar, como SX, Condor ou Squier.
SX não tem pbass no brasil, condor é 900~1000 enquanto o tp4 tá 599...
Os squier tem as séries mais baratas (neste caso prefiro o tp4) ou então os vintage modified p/ cima, esses sim são legais, mas o preço começa em 1200 pelo branco com escudo preto do cara do sex pistos... fica meio fora da minha realidade agora hehe.
eu iria de tp4 por que achei o precision da tagima melhor, e um precision encaixa em qualquer estilo!!!
Sobre a versatilidade do P Bass:
eu iria dizer que que o Jazz Bass é mais versátil que o P Bass, pois além dele conseguir tirar um som muito próximo ao do P Bass quando se isola o single-coil do braço (até idêntico em uns casos), além de ter as outras possibilidades de timbre usando o single-coil da ponte. Sou fã de P Bass, mas devo admitir que o J Bass é mais versátil.
E tem razão sobre os preços! O Tagima sai mais em conta. Muita gente não gosta dos "Squier California", mas confesso que já testei uns 2 bem legais numa loja (um P+J), ligados num Meteoro Star Black menor. Se fosse de Squier, iria de Vintage Modified se tivesse o dinheiro, mas se não tivesse, avaliaria com calma as outras opções mais em conta.
Sobre a versatilidade do P Bass:
eu iria dizer que que o Jazz Bass é mais versátil que o P Bass, pois além dele conseguir tirar um som muito próximo ao do P Bass quando se isola o single-coil do braço (até idêntico em uns casos), além de ter as outras possibilidades de timbre usando o single-coil da ponte. Sou fã de P Bass, mas devo admitir que o J Bass é mais versátil.
E tem razão sobre os preços! O Tagima sai mais em conta. Muita gente não gosta dos "Squier California", mas confesso que já testei uns 2 bem legais numa loja (um P+J), ligados num Meteoro Star Black menor. Se fosse de Squier, iria de Vintage Modified se tivesse o dinheiro, mas se não tivesse, avaliaria com calma as outras opções mais em conta.
Bacana o som desse baixo. Curto muito a vibe do StingRay. O Headstock não é tão feio quanto o do SX Ursa ou o Strimberg com as 4 tarraxas em linha na opção 4 cordas. O detalhe do captador não incomodou tanto. Já começaram a aparecer alguns exemplares como esse de 5 cordas, vou começar a testar. Só espero que a tocabilidade não seja parecida com a do B4. Não gostei nenhum pouco da tocabilidade do braço, as arestas nos cantos da escala davam a sensação do braço ser quadrado. hahaha
Laysson- Membro
Laysson escreveu:Bacana o som desse baixo. Curto muito a vibe do StingRay. O Headstock não é tão feio quanto o do SX Ursa ou o Strimberg com as 4 tarraxas em linha na opção 4 cordas. O detalhe do captador não incomodou tanto. Já começaram a aparecer alguns exemplares como esse de 5 cordas, vou começar a testar. Só espero que a tocabilidade não seja parecida com a do B4. Não gostei nenhum pouco da tocabilidade do braço, as arestas nos cantos da escala davam a sensação do braço ser quadrado. hahaha
Tive o B4, não gostei. Hoje toquei no TBM5 numa loja, o braço é ooooutra história, e o som eh muito bom, muito além do que eu esperava da Tagima, ou de um baixo ativo desta faixa de preço. Conforto no braço, e som bom. O circuito ativo foi além das minhas expectativas também. Teste e verá!
luizzeross escreveu:Laysson escreveu:Bacana o som desse baixo. Curto muito a vibe do StingRay. O Headstock não é tão feio quanto o do SX Ursa ou o Strimberg com as 4 tarraxas em linha na opção 4 cordas. O detalhe do captador não incomodou tanto. Já começaram a aparecer alguns exemplares como esse de 5 cordas, vou começar a testar. Só espero que a tocabilidade não seja parecida com a do B4. Não gostei nenhum pouco da tocabilidade do braço, as arestas nos cantos da escala davam a sensação do braço ser quadrado. hahaha
Tive o B4, não gostei. Hoje toquei no TBM5 numa loja, o braço é ooooutra história, e o som eh muito bom, muito além do que eu esperava da Tagima, ou de um baixo ativo desta faixa de preço. Conforto no braço, e som bom. O circuito ativo foi além das minhas expectativas também. Teste e verá!
Isso já me anima mais a testar o baixo. Tava tentando comprar um SR original, mas não consegui reunir a grana necessária, muito menos a metade do esperado. Se conseguir uns 600 contos esse ano tento levar um. Senão, vou montar conta poupança pra comprar um SR quem sabe daqui há dois ou três anos. hehehe
Laysson- Membro
Laysson escreveu:luizzeross escreveu:Laysson escreveu:Bacana o som desse baixo. Curto muito a vibe do StingRay. O Headstock não é tão feio quanto o do SX Ursa ou o Strimberg com as 4 tarraxas em linha na opção 4 cordas. O detalhe do captador não incomodou tanto. Já começaram a aparecer alguns exemplares como esse de 5 cordas, vou começar a testar. Só espero que a tocabilidade não seja parecida com a do B4. Não gostei nenhum pouco da tocabilidade do braço, as arestas nos cantos da escala davam a sensação do braço ser quadrado. hahaha
Isso já me anima mais a testar o baixo. Tava tentando comprar um SR original, mas não consegui reunir a grana necessária, muito menos a metade do esperado. Se conseguir uns 600 contos esse ano tento levar um. Senão, vou montar conta poupança pra comprar um SR quem sabe daqui há dois ou três anos. hehehe
acho que so compra MM SR quem realmente precisa dele e tem grana sobrando pra isso. Eu admiro o baixo, porém, não entra na minha cabeça pagar 6k por um instrumento já que não sou profissional e nem tenho uma banda porca pra tocar. Por isso que fico so reciclando entre os médio e baixo custo, e também, por curiosidade (ou hobby). A meta é sempre conseguir o que mais me agrade gastando menos possível.
luizzeross escreveu:Laysson escreveu:luizzeross escreveu:Laysson escreveu:Bacana o som desse baixo. Curto muito a vibe do StingRay. O Headstock não é tão feio quanto o do SX Ursa ou o Strimberg com as 4 tarraxas em linha na opção 4 cordas. O detalhe do captador não incomodou tanto. Já começaram a aparecer alguns exemplares como esse de 5 cordas, vou começar a testar. Só espero que a tocabilidade não seja parecida com a do B4. Não gostei nenhum pouco da tocabilidade do braço, as arestas nos cantos da escala davam a sensação do braço ser quadrado. hahaha
acho que so compra MM SR quem realmente precisa dele e tem grana sobrando pra isso. Eu admiro o baixo, porém, não entra na minha cabeça pagar 6k por um instrumento já que não sou profissional e nem tenho uma banda porca pra tocar. Por isso que fico so reciclando entre os médio e baixo custo, e também, por curiosidade (ou hobby). A meta é sempre conseguir o que mais me agrade gastando menos possível.
Pois é, sou músico amador também, e to nesse mesmo barco. hehe As vezes me questiono sobre isso. Aqui no fórum é possível encontrar SR4 por pouco mais de 3k vindo de fora, o que é um pouco melhor do que os exemplares de loja. Ia me endividar pra conseguir um, mas como não consegui a grana, achei melhor fazer algo mais pensado. E se for pra pegar um SR original, que seja quando dispor da grana sem ter que prejudicar meu lado financeiro, o que levará alguns anos. Esses vídeos do Tagima e do Strinberg atiçaram a GAS de baixo custo. hahahahahah
Laysson- Membro
Pelo menos o som do Tagima ta bem MM mesmo, e o lance do captador invertido foi como pensei: ficou mais confortável pra apoiar o dedão. Eu ia fazer um MM custom com meu luthier, 4 cordas e tudo, corpo de cedro e braço de marfim, mas pelo visto, vai ter que esperar um pouco. =D
Dando um rolé no Youtube, achei esse vídeo com o áudio bem melhor que o do meu que foi gravado com o celular!
Momo Amaral- Membro
momo eu achei sua gravação melhor...
que ampli você estava usando ?
silvanoandrade escreveu:momo eu achei sua gravação melhor...
Testei em um Hartke A100.
Momo Amaral- Membro
Página 1 de 3 • 1, 2, 3