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Esquema de filtro-subsônico

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Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2012 2:31 pm

Pra quem quiser adicionar uma proteção extra às suas caixas, aqui está o esquema de um filtro subsônico, que deve ser usado antes do estágio de potência do amplificador:

http://sound.westhost.com/project99.htm

Aqui um passivo que pode ser usado na caixa:

http://www.electronics-tutorials.ws/filter/filter_3.html

Para caixas de baixo, algo entre 40 e 45hz já protege bastante, sem detrimento do som.


Última edição por allexcosta em Qua Jan 18, 2012 8:49 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Eliseumohr Qua Jan 18, 2012 2:44 pm

Para que serve esse filtro?
Sou absolutamente leigo nesses assuntos!
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2012 2:52 pm

Pra não deixar que nada abaixo de determinada frequência atinja os falantes.

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Mensagem por Eliseumohr Qua Jan 18, 2012 3:02 pm

Entendi , isso serve como uma proteção... !
é algo de se pensar para meu projeto da 115!
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Mensagem por Thales_Sr Qua Jan 18, 2012 5:55 pm

Esse filtro só pode ser aplicado ANTES do estágio de potência do amplificador, só para lembrar.

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Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2012 8:48 pm

Thales_Sr escreveu:Esse filtro só pode ser aplicado ANTES do estágio de potência do amplificador, só para lembrar.

Ah tá, vou adicionar a informação lá. Valeu...

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Mensagem por ct.colela Qua Jan 18, 2012 10:09 pm

Puts os caras estão ensinando como montar uma plaquinha que transforma o som do vinil em mp3 facepalm

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Mensagem por andremega Qua Jan 18, 2012 11:51 pm

^hahahahahaha


Tu és uma figura...

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Mensagem por Claudio Qui Jan 19, 2012 6:55 am

allexcosta escreveu:Pra quem quiser adicionar uma proteção extra às suas caixas, aqui está o esquema de um filtro subsônico

Não fazia idéia da existência disso... vende algo pronto, ou é necessário comprar as peças e montar?

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 8:36 am

^ Alguns amps tem um passa alta desses embutido.
O mais próximo que já vi vendendo pronto é isso:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=266-270

Ou então um crossover, que geralmente tem proteção sub-sônica.

É muito comum se destruir falantes com essas frequências mais baixas.

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Mensagem por Yaltza Qui Jan 19, 2012 8:56 am

ct.colela escreveu:Puts os caras estão ensinando como montar uma plaquinha que transforma o som do vinil em mp3 facepalm

Bom, vou meter a mão no vespeiro e ousar comentar.

Os efeitos da compressão do mp3 são mto mais notórios em termos de distorção de fase e perda de conteúdo nos medios e agudos do que nos graves, que são inclusive mais restritos no vinil/analógico do que no CD/digital. Logo, dificilmente acho que um filtro sub-sônico se caracterizaria como um transformador de vinil em mp3...

Em tempo, mto legal o circuito, Alex! Nao que eu entenda ou saiba montar, mas o conceito e bem claro e pode com certeza salvar mtos falantes por ai. Agora uma duvida: será que isto ai ajuda com a potência o volume final? Claro que a potência máxima dissipada pelo amp nao vai mudar, mas se ele nao estiver desperdiçando potência com reprodução de freqüências inaudíveis, talvez a eficiência do conjunto amp + falante aumente e maximize o volume.

Será?


Última edição por Yaltza em Qui Jan 19, 2012 10:52 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 9:07 am

Yaltza escreveu:Em tempo, mto legal o circuito, Alex! Nao que eu entenda ou saiba montar, mas o conceito e bem claro e pode com certeza salvar mtos falantes por ai. Agora uma duvida: será que isto ai ajuda com a potência? Claro que a potência máxima dissipada pelo amp nao vai mudar, mas se ele nao estiver desperdiçando potência com reprodução de freqüências inaudíveis, talvez a eficiência do conjunto amp + falante aumente e maximize o volume.

Geralmente quando você filtra essas frequências o sistema todo "respira" melhor e pode atingir uma pressão sonora maior, já que quando não há sinais de stress o usuário termina aumentando o volume sem receio. Uma marca conhecida por suprimir essas frequências inúteis é a GK, talvez por isso temos a percepção de que os amps deles falam muito mais alto que os de outras marcas.

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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 9:16 am

Bom estamos falando de sets de contrabaixo correto?
só queima falante de ampli quem não sabe usar ou por defeito do equipamento
se voce tem um ampli 1000 wats voce não vai descarregar a potencia total numa caixa de 300wats,se vacilar queima correto?

Outra coisa o contrabaixo é um instrumento de dois sentidos
1 voce escuta
2 voce sente
colocar um circuito que elimina a segunda opção é simplesmente tirar a azeitona da empada
ai eu pergunto ate onde isso é vantajoso num sistema de contrabaixo?
qual o grande beneficio em eliminar a gordura do som ?é ganhar + potencia?
se quer potencia compre um ampli + forte
se é proteger o falante?eu pergunto de novo proteger de que?
voce vai ligar a caixa na tomada 220?
Não vejo motivo em tirar um dos sentidos que da graça ao nosso instrumento
Isso é +ou- o que sinto quando toco com serie mb da gk
falta a azeitona

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 9:27 am

Não sei se você está falando sério, capela, mas a característica que você não gosta nos amps digitais não é nenhum tipo de filtro sub-sônico. A GK usa esse conceito há muito tempo, inclusive nos renomados 800RB e 400RB. Sistemas de PA mundo afora são filtrados. Não estamos falando de frequências que se ouve ou sente. Estamos falando de frequência que destrói equipamento.

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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 9:46 am

Então qualquer frequencia abaixo de 20hz só tem poder de destruição quando usadas em amplificadores de 5000 wats para cima(sistemas de P.A.)
um gk de 200 wats tipo o rb 400 não precisaria desse tipo de proteção
200 wats a 10hz não tem força para destruir um falante de caixa
agora 3000 wats a 10hz é perigoso

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 9:59 am

Então qualquer frequencia abaixo de 20hz só tem poder de destruição quando usadas em amplificadores de 5000 wats para cima
Bom, e aquelas caixas que o allex mostrou no pictorial de winISD, que a excursão passava a máxima a partir de um certo valor de frequências?
Nesse caso é necessário limitar a potência pra não exceder a excursão. Esse circuito pode servir pra isso, embora eu prefira embutir isso direto na caixa.

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 10:01 am

@ct.colela
Mas você esqueceu que 200W a 10hz (num amplificador de uns 250W) simplesmente derruba toda a corrente da fonte, e o resto das frequências acaba sofrendo disso e o headroom desce BASTANTE.
Basicamente, clipa. Clipou, distorceu, queimou.

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Mensagem por GusVCD Qui Jan 19, 2012 10:02 am

Thales_Sr escreveu:Esse filtro só pode ser aplicado ANTES do estágio de potência do amplificador, só para lembrar.

Apenas por curiosidade: Como usar isso então num sistema "pronto", head + caixas? Montaria esse circuito como pedal e ligaria num ampli usando o send/return??

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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 10:09 am

Sonikado escreveu:@ct.colela
Mas você esqueceu que 200W a 10hz (num amplificador de uns 250W) simplesmente derruba toda a corrente da fonte, e o resto das frequências acaba sofrendo disso e o headroom desce BASTANTE.
Basicamente, clipa. Clipou, distorceu, queimou.

Me mostre um ampli que tenha controles de sub grave que esteja ajustado em 10 hz
isso só ocorreria se o tal 10hz estivesse sendo reproduzido no mesmo nivel de 100hz
10 hz existe e esta presente nos amplificadores mas ele não esta no ajuste de frequencia dos pres do mercado
ele esta sempre abaixo

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 10:17 am

ct.colela escreveu:Me mostre um ampli que tenha controles de sub grave que esteja ajustado em 10 hz
isso só ocorreria se o tal 10hz estivesse sendo reproduzido no mesmo nivel de 100hz
10 hz existe e esta presente nos amplificadores mas ele não esta no ajuste de frequencia dos pres do mercado
ele esta sempre abaixo
Quanto menor a frequência, mais energia é necessária para se movimentar o woofer... Não existem controles nessa frequência (equalização) porque simplesmente não dá pra ouví-las. Crossovers (em geral) são de funcionamento fixo, sem como controlar.
Mas basicamente qualquer power profissional já tem crossovers internos. Por exemplo: todos os Behringer possuem atenuação permanente em 5hz, alguns com a opção de 30hz ou diferente.

Só que.. eu acho que estás a confundir crossover com eq. scratch Lendo melhor seu post, não compreendi direito.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 10:23 am

GusVCD escreveu:
Thales_Sr escreveu:Esse filtro só pode ser aplicado ANTES do estágio de potência do amplificador, só para lembrar.

Apenas por curiosidade: Como usar isso então num sistema "pronto", head + caixas? Montaria esse circuito como pedal e ligaria num ampli usando o send/return??
É uma possibilidade. Mas pela atenuação desse filtro, você pode usar um filtro passivo montado na própria caixa, que aí não rola de esquecer de levar o filtro, ou de pegar um head que não tenha send/return, etc etc etc... Mas sim, funciona.

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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 10:28 am

Sonikado que estou tentando dizer e não estou conseguindo
é mais ou menos isso
colocar um filtro de corte subsonico em amplificador de baixo é o mesmo que nadar em piscina de brinquedo usando colete salva vidas
Esquema de filtro-subsônico 796387piscinaplastico


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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 10:31 am

Mas você esqueceu que 200W a 10hz (num amplificador de uns 250W) simplesmente derruba toda a corrente da fonte, e o resto das frequências acaba sofrendo disso e o headroom desce BASTANTE.
???

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Mensagem por Yaltza Qui Jan 19, 2012 10:39 am

ct.colela escreveu:Bom estamos falando de sets de contrabaixo correto?
só queima falante de ampli quem não sabe usar ou por defeito do equipamento
se voce tem um ampli 1000 wats voce não vai descarregar a potencia total numa caixa de 300wats,se vacilar queima correto?

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Colela,

É perfeitamente válido proteger o falante se ele não consegue reproduzir uma determinada frequência caso seja enviada uma determinada potência. Isto é conservação do equipamento; não tem nada a ver com a metáfora da bóia na piscina de brinquedo. Na piscina de brinquedo não tem perigo do cara afogar; ao contrário, se o amp distorcer, tem SIM perigo de queimar o falante.

Quanto à falta da azeitona, como o Alex disse, pode ser que falte nos MBs, mas não é por causa do filtro sub-sônico, incorporado em vários amps "maiores" e de outras séries da GK. E provavelmente não são os únicos.

10 Hz não é ouvido, e pronto. Dificilmente é reproduzido também. O que vc sente com o volume alto é o deslocamento de ar, não é frequência sub-sônica. Não com 4 falantes de 10", pelo menos...
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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 10:46 am

Thales_Sr escreveu:
Mas você esqueceu que 200W a 10hz (num amplificador de uns 250W) simplesmente derruba toda a corrente da fonte, e o resto das frequências acaba sofrendo disso e o headroom desce BASTANTE.
???
A fonte satura.
Very Happy

A título de curiosidade, a frequência de ressonância da nossa caixa toráxica é por volta dos 80hz. (popularmente conhecido como "soco no peito")

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Mensagem por Yaltza Qui Jan 19, 2012 10:58 am

Pois é, e não tem nada de sub-sônico em 80 Hz.

Claro que deve-se avaliar que isto é bem estimado. Um cara magrinho e pequeno com certeza vai ter uma frequência de ressonância muito diferente de um gordo grandão. Além do que como ela está em constante expansão e contração a frequência de ressonância muda a todo o tempo. Do contrário, acho que de vez em quando ouviríamos falar de um camarada explodir por aí!

Incendio


Última edição por Yaltza em Qui Jan 19, 2012 11:08 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 11:01 am


É perfeitamente válido proteger o falante se ele não consegue reproduzir uma determinada frequência caso seja enviada uma determinada potência. Isto é conservação do equipamento; não tem nada a ver com a metáfora da bóia na piscina de brinquedo. Na piscina de brinquedo não tem perigo do cara afogar; ao contrário, se o amp distorcer, tem SIM perigo de queimar o falante.
Ai voce cai no que eu ja falei uma caixa de baixo só vai queimar por mal uso
ela pode distorcer por excesso ou por falta de potencia colocar um limitador de frequencia não vai ensinar o usuario a saber o limite do equipamento
por isso a analogia da piscina só vai se afogar em piscina de brinquedo quem quer


agora a gk pensa .......vou arrancar as pernas deles ,eles não sabem ficar de pé mesmo

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 11:10 am

ela pode distorcer por excesso ou por falta de potencia colocar um limitador de frequencia não vai ensinar o usuario a saber o limite do equipamento
Não é algo que se possa controlar tão facilmente.
Um exemplo fora da questão, é por exemplo quando temos um cara falando em um microfone. Se ele grudar o microfone na cara e ele for bom de graves (analogia ao baixo) toda vez que o falante em questão soltar um "p" vai dar um thump do caramba nos subwoofers (analogia à caixa). Uma parte desse thump é audível(e bem incômoda), a outra é inaudível e perigosa ao falante.
Slap é uma forma bem interessante de se perceber isso.

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 11:11 am

Vejamos...

Por que um falante queima?
2 motivos:

1 - Falha térmica
2 - Falha mecânica

A falha mecânica ocorre quando a excursão do cone é maior do que o falante é projetado para suportar. Aliás, a maioria dos falantes de 300W, por exemplo, não suportam mais de 150W constantes, pois essa energia já é suficiente para se atingir o Xmax do falante, principalmente quando há a presença de frequências baixas.

Um dos motivos que um falante se movimenta mais que o esperado são as frequências baixas. Quando falamos em instrumentos como baixo ou bumbo, é comum se ver falantes que teoricamente suportam 400 ou 500W queimando com amps que em teoria mandam 300W.

Muito baixista "espírito de porco" por aí tem a mania de terminar o show abrindo todo o grave dos seus prés mirabolantes ou dos seus bombulators e tocando a nota mais grave que seu baixo pode produzir, como a Sizona. E ainda se orgulham de terem queimado mais uma caixa.

Além disso, quando um amplificador tem a responsabilidade de reproduzir frequências muito baixas, ele termina direcionando toda sua energia para essa tarefa, que é bastante difícil e demanda muito trabalho.

Frequências sub-sônicas são perigosas e não adicionam nada de positivo à experiência do ouvinte.

Muita gente não tem noção do que 30 ou 35hz é e pensa que isso é aquele grave poderoso que deixa o timbre mais gordo e com mais autoridade, mas não é verdade. As frequências que a gente sente ficam em torno de 60-80hz. Abaixo de 40hz é um hum que só incomoda e destrói equipamento.


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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 12:58 pm

A fonte satura.
??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Explica aí essa saturação da fonte...

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Mensagem por andremega Qui Jan 19, 2012 1:24 pm

^só consigo pensar em fonte subdimensionada.

Cara, é dificil um amp razoável não aguentar, pois qualquer mais ou menos do mercado pega ai 5, 10Hz até bem mais de 20kHz.

Os falantes, se quem usa é o dono, então basta usar direito. Se é material para locacao, ai, amigo, é nao só um passa alta não, mas um bom limiter também!


Obs: tava vendo algumas especificações e vários tem bandpass 20-20000hz em suas saídas. Deve ser o padrão dos melhore amps.

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 1:45 pm

Cara, é dificil um amp razoável não aguentar, pois qualquer mais ou menos do mercado pega ai 5, 10Hz até bem mais de 20kHz.
O problema não é aguentar isso sozinho, uma parte razoável co mercado consegue sem sofrer em demasia. O problema é serem submetidos a essa frequência, próximos ao seu limite de potência, juntamente com mais frequências graves, médias e agudas também gastonas de energia elétrica (afinal, estamos falando do baixo).

Obs: tava vendo algumas especificações e vários tem bandpass 20-20000hz em suas saídas. Deve ser o padrão dos melhore amps.
scratch
bandpass pra mim é um projeto de construção de caixas acústicas.

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Mensagem por Yaltza Qui Jan 19, 2012 2:09 pm

^ Não, bandpass é um tipo de filtro, chamado em português de "passa banda". Ele limita a menor E a maior frequência reproduzida, em oposição ao passa baixa (que permite que passem as frequências abaixo de um ponto) e passa alta (que permite que passem as frequências acima de um ponto).

Em suma, um filtro bandpass tem a ver com frequências, e não com construção mecânica propriamente das caixas. Um bom projeto de caixa permite que o falante alcance seu maior potencial em termos de reprodução. No caso de caixas de baixo, alguns artifícios são utilizados para "melhorar" a resposta de frequências nos graves, mas em termos ideais a caixa perfeita simplesmente permite que o falante alcance a totalidade de seu potencial de reprodução.

EDIÇÃO: Vi aqui que o termo "bandpass" é usado para caixas também (http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf). É uma denominação bem menos comum que a utilizada para filtros (eletrônico), e acaba caindo na categoria de "artifícios" que eu usei acima. Vivendo e aprendendo..! Peço desculpas.. silent

cheers
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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 2:17 pm

Ah bom, mas como ele não citou que era filtro eu já pensei na caixa. xD
Esquema de filtro-subsônico Bandpass_enclosure

Bora voltar ao assunto principal, então?

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 2:26 pm

Bem...

Pelo que entendo, e me corrijam se estiver errado, quando se está usando equipamentos de ponta, como caixas Meyer, Bergantino, EAW, Turbosound ou alguns modelos de JBL, o problema das sub-frequências não é tão grave, porque essas essas caixas caras usam falantes com excursão personalizada, ou até modelos específicos e bem caros como alguns da Eminence que tem um Xmax de 10 ou 12mm...

Mas quando você usa um falante inferior com excursão baixa como a grande maioria dos falantes usados em marcas populares ou hand-made, a reprodução de sub-graves apresenta um perigo para a integridade dos falantes, mesmo se usando amps de média potência.

Se tocarmos uma nota forte na corda G e uma nota mais fraca na corda E veremos que a nota mais grave faz o falante pular mais, mesmo sendo tocada mais fraca. É esse pulo que vai minando a suspensão do falante e termina por danificá-lo.

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 2:31 pm

Alex, foge um pouco do assunto, mas o que você acha da aplicação de subwoofers no baixo?
Tipo NAR, Keybass, JBL, JLAudio...
Talvez como retorno de palco possa ser uma boa? (sem alimentar o público)
Subwoofers costumam ter um xmax muito elevado, e suportam frequências baixíssimas por natureza, assim problemas por excusão seriam pelo menos minimizados.

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 2:39 pm

Não gosto muito da idéia, a não ser pra estilos específicos como dub.

O problema é que os subs não reproduzem bem a faixa de frequências que se usa mais no baixo, são pesados e grandões, além disso, hoje em dia existem woofers e sistemas de baixo com Xmax muito alta, como alguns modelos mais novos da Eminence, RCF, Beyma, Faital PRO e 18Sound.

Falando em subs, que são desenhados para falar graves, quase todo PA profissional protege seus subs das frequências abaixo de 40hz.

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Mensagem por andremega Qui Jan 19, 2012 2:46 pm

Sonikado escreveu:
Cara, é dificil um amp razoável não aguentar, pois qualquer mais ou menos do mercado pega ai 5, 10Hz até bem mais de 20kHz.
O problema não é aguentar isso sozinho, uma parte razoável co mercado consegue sem sofrer em demasia. O problema é serem submetidos a essa frequência, próximos ao seu limite de potência, juntamente com mais frequências graves, médias e agudas também gastonas de energia elétrica (afinal, estamos falando do baixo).

Obs: tava vendo algumas especificações e vários tem bandpass 20-20000hz em suas saídas. Deve ser o padrão dos melhore amps.
scratch
bandpass pra mim é um projeto de construção de caixas acústicas.


Bicho, peraí: um amp que fala 20Hz não tem nem como se preocupar com energia na alta frequência. É sabido que o grande problema de energia está na parte grave, principalmente dos 100Hz para baixo. Basta ver que se mata agudo com fita crepe e graves com paredes duplas.

Se há um projeto para falar 300w RMS medido a 1kHz, sabemos que o amp não vai falar isso tudo no nos 20Hz, mas suas fonte devem ser dimensionada para tal. Se a fonte não aguenta, temos 2 condições:

1- o amp não foi projetado para suportar graves profundos, o que indica mau uso se for exposto a tal;
2- erro de projeto.

Acho mais fácil saturar os transitores amplificadores do que a fonte pedir arrego... num projeto bem feito, claro.


Sobre o bandpass, como o Yaltza já esclareceu, é uma espécie de filtro, que pode ser físico (construção das caixas) ou eletrônico. Sua função é limitar as frequências utilizadas. Um bandpass de 20 a 20000Hz é a soma de um passa-alta a 20Hz e um passa baixa a 20000Hz. Qualquer aparelho de cd possui um bandpass que corta nos 20 e nos 22.000Hz.

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 2:53 pm

Causes of speaker failure

The causes for speaker failure can be either thermal or mechanical.

The causes for thermal failure are :

* too much input power
* signals outside the speaker bandpass (radio frequency, subsonic frequencies, deep bass). Energy not to converted to sound ends up as heat
* amplifier clip, the most common cause of thermal failure
* direct current (DC) at the amplifier output, although this is uncommon in today's amplifiers
* excessive equalization, mostly high frequencies, since these frequencies exhibit low transducer efficiency and generate lots of heat

To prevent thermal failure, avoid amplifier clip and ensure that the speaker is only receiving frequencies within its bandpass, using high-pass and low-pass filters to limit the frequency content being fed to the speaker.

The causes for mechanical failure are always linked to excessive diaphragm (cone) movement. The speaker shows greater excursion (backward and forward movement) the lower the frequency. Hence a signal low enough in frequency and large enough in level may cause the voice coil to exit the gap, resulting in the coil rubbing, and possible ending up shorting or opening. The worst case scenario happens when the coil former hits the bottom pole piece ("bottoms out") and gets deformed. To prevent mechanical failure, avoid using signals below a speaker's bandpass, and use an amplifier of the correct power output.

Fonte: http://www.doctorproaudio.com/doctor/temas/powerhandling.htm

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 3:12 pm

Vejamos o Xmax de alguns falantes do mercado

Eminence 3012LF = 9.1mm

Faital Pro 12HP1020 = 9.5mm

Faital Pro 12HP1060 = 12.45mm

18 Sound 12NLW9300 = 8.0mm

B&C 12TBX100 = 9.0mm

Selenium 12PW5 = 3.5mm

Snake ESX 312 = 4.0mm

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Mensagem por andremega Qui Jan 19, 2012 4:47 pm

allexcosta escreveu:Vejamos o Xmax de alguns falantes do mercado

Eminence 3012LF = 9.1mm

Faital Pro 12HP1020 = 9.5mm

Faital Pro 12HP1060 = 12.45mm

18 Sound 12NLW9300 = 8.0mm

B&C 12TBX100 = 9.0mm

Selenium 12PW5 = 3.5mm

Snake ESX 312 = 4.0mm

A Selenium, que me lembre, não tem falante específico para contrabaixo. A série W é woofer, então realmente sofre com a região grave. A tabela acima deixa bem claro isso.

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 4:51 pm

^ Nenhum dos falantes citados é "pra baixo". São todos woofers...

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 5:14 pm

^só consigo pensar em fonte subdimensionada.
Fonte não satura, e fonte não se importa com frequência do sinal injetado no amplificador. Falar que fornecer 200w numa senóide de 20 hz força mais a fonte que fornecer 200w numa senóide de 1 KHz é balela.

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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 5:43 pm

Thales_Sr escreveu:Falar que fornecer 200w numa senóide de 20 hz força mais a fonte que fornecer 200w numa senóide de 1 KHz é balela.

Poxa, Thales... O balela já deu a opinião dele, não gosta e pronto, deixa o cara quieto... Laughing

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 5:50 pm

allexcosta escreveu:Poxa, Thales... O balela já deu a opinião dele, não gosta e pronto, deixa o cara quieto... Laughing
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Mensagem por Sonikado Qui Jan 19, 2012 6:02 pm

Thales_Sr escreveu:
^só consigo pensar em fonte subdimensionada.
Fonte não satura, e fonte não se importa com frequência do sinal injetado no amplificador. Falar que fornecer 200w numa senóide de 20 hz força mais a fonte que fornecer 200w numa senóide de 1 KHz é balela.
A considerar uma fonte linear:
A partir de um momento que os capacitores sejam exigidos a tal nível que esgotem(de fato, isso é numa situação bem extrema ou mal construída), geralmente o transformador não consegue suprir a demanda por conta própria.
Tá, quem satura é o trafo (principal forma de notar: superaquece), mas acho que deu pra pegar o ponto.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 19, 2012 6:11 pm

A partir de um momento que os capacitores sejam exigidos a tal nível que esgotem(de fato, isso é numa situação bem extrema ou mal construída), geralmente o transformador não consegue suprir a demanda por conta própria.
Isso não depende da frequência do sinal de saída, concorda?
Uma corrente de saída que faça a fonte "arriar" tem que ser muito alta e mantida por um longo tempo, dada a natureza do sinal do instrumento é muito raro de acontecer (pra não dizer impossível), sem que antes a própria saída sature.

Tá, quem satura é o trafo (principal forma de notar: superaquece), mas acho que deu pra pegar o ponto.
O trafo superaquece por efeito joule nos fios e correntes parasitas no núcleo, mas não tem a ver com a saturação do núcleo não...

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Mensagem por ct.colela Qui Jan 19, 2012 8:55 pm

allexcosta escreveu:
Thales_Sr escreveu:Falar que fornecer 200w numa senóide de 20 hz força mais a fonte que fornecer 200w numa senóide de 1 KHz é balela.

Poxa, Thales... O balela já deu a opinião dele, não gosta e pronto, deixa o cara quieto... Laughing



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Mensagem por allexcosta Qui Jan 19, 2012 9:03 pm

^

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