caixa de baixo-crossover x filtro subsônico x proteção do drive
3 participantes
Página 1 de 1
caixa de baixo-crossover x filtro subsônico x proteção do drive
Olá pessoal! estou com muitas dúvidas, depois de ler e reler vários tópicos aqui no fórum.
estou planejando uma caixa de baixo (quanto à parte elétrica - a confecção da "embalagem" está por conta de um handmade), e com a consulta nos tópicos já existentes me vieram muitas dúvidas quanto ao que fazer.
Eu adquiri um falante Eminence Delta-12LFC; 500W@4ohm, perfeito para casar com meu amplificador Ampeg PF-500, 500W@4ohm. Ok, tá tudo certo até aí. Agora, andei lendo um interessante tópico sobre filtros subsônicos, e vi que realmente é importante, pois na simulação do WinISD o falante estoura a excursão abaixo de 40Hz. Assim, é válido usar tal circuito. Agora, qual frequência calcular para esse filtro?
Outra dúvida. Já pesquisei, e não encontrei resposta. Com esse alto-falante, pretendo usar um drive, da linha Selenium. Alguém me indicaria algum modelo, e qual corneta usar? E quanto à potência do amp, como o circuito do crossover evita que queime o drive, já que são 500W de potência (não conheço drive que suporte tal potência...)
Por favor, ajudem esse leigo...
estou planejando uma caixa de baixo (quanto à parte elétrica - a confecção da "embalagem" está por conta de um handmade), e com a consulta nos tópicos já existentes me vieram muitas dúvidas quanto ao que fazer.
Eu adquiri um falante Eminence Delta-12LFC; 500W@4ohm, perfeito para casar com meu amplificador Ampeg PF-500, 500W@4ohm. Ok, tá tudo certo até aí. Agora, andei lendo um interessante tópico sobre filtros subsônicos, e vi que realmente é importante, pois na simulação do WinISD o falante estoura a excursão abaixo de 40Hz. Assim, é válido usar tal circuito. Agora, qual frequência calcular para esse filtro?
Outra dúvida. Já pesquisei, e não encontrei resposta. Com esse alto-falante, pretendo usar um drive, da linha Selenium. Alguém me indicaria algum modelo, e qual corneta usar? E quanto à potência do amp, como o circuito do crossover evita que queime o drive, já que são 500W de potência (não conheço drive que suporte tal potência...)
Por favor, ajudem esse leigo...
Última edição por carlos_sales em Sex 06 Jul 2012, 10:30 am, editado 1 vez(es)
Re: caixa de baixo-crossover x filtro subsônico x proteção do drive
Olá.
Com um falante robusto como esse e duto correto muitas vezes se despreza o filtro sub-sônico.
O driver d220ti funciona bem. A corneta pode ser uma que caiba no projeto, não precisa ser gigante.
Para separar frequências e potência, compre um crossover apropriado da Nenis. É melhor ligar e conversar com eles.
Com um falante robusto como esse e duto correto muitas vezes se despreza o filtro sub-sônico.
O driver d220ti funciona bem. A corneta pode ser uma que caiba no projeto, não precisa ser gigante.
Para separar frequências e potência, compre um crossover apropriado da Nenis. É melhor ligar e conversar com eles.
olhe a simulação no WinISD da excursão do cone:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/853/semttulocah.png/
o Xlim dele é 13,5mm...será que não é perigoso, visto que na simulação (é simulação, sei, mas quando se fala em segurança, trabalhamos com um limite abaixo do que é previsto em cálculos...) passa muito desse valor, nas baixas frequências...
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/853/semttulocah.png/
o Xlim dele é 13,5mm...será que não é perigoso, visto que na simulação (é simulação, sei, mas quando se fala em segurança, trabalhamos com um limite abaixo do que é previsto em cálculos...) passa muito desse valor, nas baixas frequências...
Aí, se for pedir muito, alguém com mais experiência teria como fazer uma simulação profissional para mim? tenho medo de estar fazendo besteira...taí o link do falante...
http://www.eminence.com/pdf/Delta_12LFC.pdf
http://www.eminence.com/pdf/Delta_12LFC.pdf
O Xmax desse falante é excelente. Quase todo amp tem um filtro sub-sônico "built-in". Não deve haver problemas...
Recomendo a leitura desse tópico com atenção:
http://www.talkbass.com/forum/f15/diy-cab-delta12lf-297784/
Recomendo a leitura desse tópico com atenção:
http://www.talkbass.com/forum/f15/diy-cab-delta12lf-297784/
é válido o uso de rede zobel entre o crossover e o drive para essa caixa? ou é uma "perfumaria"?
allexcosta escreveu:O Xmax desse falante é excelente. Quase todo amp tem um filtro sub-sônico "built-in". Não deve haver problemas...
Mandei e-mail para a Ampeg, e informaram que não existe filtro subssônico integrado ao PF-500...
Acho que vc teria que verificar a construção da caixa, pois se vc colocar crossover pra cortar abaixo de 40Hz vc vai perder muito cara... vc não vai conseguir executar notas baixo Mizão... tenta ver algum projeto pronto para esse falante... e para o Driver tem que pegar um divisor de frequência e vc tem que verificar os gráficos tanto do falante quanto do driver pra definir a frequencia de corte do driver...
cvmoretti- Membro
cvmoretti escreveu:(...)se vc colocar crossover pra cortar abaixo de 40Hz vc vai perder muito cara... vc não vai conseguir executar notas baixo Mizão...
Usar um filtro em 40hz não traz problema, só conserva o sistema. A reprodução de frequências sub-sônicas exige muito do sistema. Não é porque o baixo pode ter notas abaixo de 40hz que o sistema precisa ser capaz de produzir essas frequências. Nenhum amp de baixo comum reproduz 31hz, que é a frequência da Si grave. A gente ouve os harmônicos.
/\ Não sabia dessa cara... vivendo e aprendendo... pensei que os amplis reproduzissem a partir de 20hz
cvmoretti- Membro