Colocando cordas novas
+4
Gui
Osmar Oliveira
allexcosta
danilow
8 participantes
Página 1 de 1
Colocando cordas novas
E ai pessoal!
Bom, to criando este tópico pois hoje me surgiu uma dúvida. Infelizmente minha corda Sol partiu e hoje eu resolvi trocar todo o jogo. Porém, eu tinha 2 lugares para colocar as cordas através da ponte. Quatro furos na própria ponte (mais comum - fig 1 e 2) e quatro furos através do corpo do baixo (menos comum - fig 3 e 4). Por não saber a diferença que resultaria, botei o novo jogo da mesma forma que o antigo: 3 cordas (sol, ré e lá) através da ponte (furo mais comum) e 1 corda (mi) através do corpo do baixo. Eu fiz isso pois comprei o baixo usado e as cordas já vieram assim, e eu confio completamente no antigo dono do baixo (pra quem conhece, é o Oswaldo Amorim, grande baixista daqui de Brasília). Pra quem não entendeu nada do que eu disse, é só olhar as fotos hehehehe. E então galera, alguém sabe a diferença?
Grato desde já,
Abraço!
Fig 1
Fig 2
Fig 3
Fig 4
Bom, to criando este tópico pois hoje me surgiu uma dúvida. Infelizmente minha corda Sol partiu e hoje eu resolvi trocar todo o jogo. Porém, eu tinha 2 lugares para colocar as cordas através da ponte. Quatro furos na própria ponte (mais comum - fig 1 e 2) e quatro furos através do corpo do baixo (menos comum - fig 3 e 4). Por não saber a diferença que resultaria, botei o novo jogo da mesma forma que o antigo: 3 cordas (sol, ré e lá) através da ponte (furo mais comum) e 1 corda (mi) através do corpo do baixo. Eu fiz isso pois comprei o baixo usado e as cordas já vieram assim, e eu confio completamente no antigo dono do baixo (pra quem conhece, é o Oswaldo Amorim, grande baixista daqui de Brasília). Pra quem não entendeu nada do que eu disse, é só olhar as fotos hehehehe. E então galera, alguém sabe a diferença?
Grato desde já,
Abraço!
Fig 1
Fig 2
Fig 3
Fig 4
Osmar Oliveira- Membro
Re: Colocando cordas novas
nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante
É a coisa mais comum... Fender Americanos utilizam, Laklands tambem e etc........danilow escreveu:nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante
O estranho é uma corda passar e as outras o cara optar ppor passar por fora...
Tem alguma coisa esquisita ai....
Cid- Moderador
Cid escreveu:É a coisa mais comum... Fender Americanos utilizam, Laklands tambem e etc........danilow escreveu:nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante
O estranho é uma corda passar e as outras o cara optar ppor passar por fora...
Tem alguma coisa esquisita ai....
Isso tb eh relativamente comum. Muita gente acha q a MI e SI nao tem a mesma tensao das outras cordas e soh colocam essas pelo fundo. Alem disso, alguns encordoamentos nao sao longos o suficiente pra se colocar todas as cordas por tras e as vezes soh a MI, q tem a tarracha mais proxima cabe.
Esse sistema eh muito discutido e eu sou daqueles q acham q isso nao faz diferenca nenhuma...
Então, heheheh.
Tipo, eu senti que no jogo novo, o Mizão ficou um pouco mais tensionado. Deve ser por causa da tensão mesmo. Eu achava que talvez mudasse o timbre da corda, ficando mais agudo e brilhante ou mais grave e suave. Mas sei lá...
Tipo, eu senti que no jogo novo, o Mizão ficou um pouco mais tensionado. Deve ser por causa da tensão mesmo. Eu achava que talvez mudasse o timbre da corda, ficando mais agudo e brilhante ou mais grave e suave. Mas sei lá...
Osmar Oliveira- Membro
dizem que passando pelo corpo..dá mais sustain...
bassosmar escreveu:Então, heheheh.
Gui escreveu:dizem que passando pelo corpo..dá mais sustain...
É verdade! Eu experimentei isso com o meu Roscoe Beck e de facto aumenta um pouco a tensão e o sustain, mas não achei muito melhor! Aliás, até gosto mais com as cordas fixadas na ponte! É claro que para quem use efeitos de compresor/sustainer não vai notar diferença nenhuma, pois a electrónica está a fazer tudo.
A vantagem desse sistêma (através do corpo) é fazer com que a vibração das cordas se transmita mais directamente através do corpo do baixo e não apenas superficialmente sendo fixado na ponte! Até pode mudar um pouco o timbre da corda mas não é nada que se identifique facilmente ao ouvido comum...
Quanto ao tamanho das cordas, penso que a maioria das marcas têm o tamanho certo... será o extra-long! Dá de certeza. Nas minhas, eu corto sempre entre 10cm a 20cm e até as mais finas são mais compridas que as outras dado que as fábricas desde há alguns anos atrás, partem do princípio que são as mais finas que vão atacar mais longe na cabeça do baixo... se bem que nos tempos que correm já não é bem assim dado que as cabeças dos baixos surgem com variadissimas formas e acabamentos...
Abraços.
Isso é opcional mesmo, eu tenho um Roscoe Beck com essa opção e uso. Só que uso em todas, não sei porque essa opção do cara usar so na mi.
Sobre a tensão das cordas, ela é diferente, geralmente a corda ré apresenta a maior tensão, mas não pode ser um motivo determinante para a escolha do antigo dono.
Faz um teste, da próxima vez passa todas por trás.
Sobre a tensão das cordas, ela é diferente, geralmente a corda ré apresenta a maior tensão, mas não pode ser um motivo determinante para a escolha do antigo dono.
FAla Claudio blz? Desculpa desvirtuar o topico, mas vi que tem um Roscoe beck... por acaso tens alguma gravacao onde pudesse nos mostrar a versatilidade desse baixo? Abraco.....Claudio Jardim escreveu:Isso é opcional mesmo, eu tenho um Roscoe Beck com essa opção e uso. Só que uso em todas, não sei porque essa opção do cara usar so na mi.
Cid- Moderador
Não posso fundamentar a minha opinião, mas creio que as cordas passando pelo corpo, a influencia da madeira seja maior na sonoridade.
Mas vale ressaltar que isso faz diferença em baixos passivos. Baixos ativos tem a influência da construção minorizada devido a eletrônica (segundo o Livro do luthier Edmar Luighi sobre Baixo).
Mas vale ressaltar que isso faz diferença em baixos passivos. Baixos ativos tem a influência da construção minorizada devido a eletrônica (segundo o Livro do luthier Edmar Luighi sobre Baixo).
Não podes responder a tópicos