Cordas novas
+10
Christian
ltezza13
rmarigo
subgrave
anderson galvão
Átila Moreira Cedro
allexcosta
Fabricio1ron
Dloc
Pedro Seger
14 participantes
Página 1 de 1
Cordas novas
Pois bem, semana passada (sabado dia 5) comprei um encordoamento da elixir. Nunca tinha usado antes, e paguei uma pequena fortuna por elas .
Cortei elas nas extremidades pra nao forçar demais minhas pobres tarraxinhas de papel, e fui tocar. Realmente, gostei do timbre e da definição da corda, mas o que vai fazer ela valer o preço é a durabilidade.
Pois ontem notei algo que me assustou: em alguns pontos da corda (em cima do captador jazz e em cima de alguns trastes que eu uso com frequencia) ela já apresenta uma certa diferença de cor. O som ainda sai com o mesmo brilho, mas em pequenos lugares (coisa de 2mm) ficou essa leve diferença...
1- Como nao manjo muito de luthieria, gostaria de saber se isso se dá por causa do contato com os trastes e com a bobina do captador, ou se é pela constante fricção do meu dedo nos lugares.
2- Ou, pior, será que minha corda é falsificada? Pesquisei aqui no fórum e li um tópico sobre encordoamentos falsificados, mas as minhas cordas parecem ser originais (vieram todas padronizadas, com o enrolamento perfeitinho, e eu comprei na multisom (apesar de nao gostar da loja, acho que é confiavel)). Se, por uma tristeza do destino, isso for verdade, cordas são trocaveis em loja por causa disso?
3- Li que cordas de calibre maior podem danificar o braço sem uma regulagem. No caso, o calibre é o mesmo, mas em algumas tarraxas a corda deu mais voltas e em outras menos. Isso é relevante?
Cortei elas nas extremidades pra nao forçar demais minhas pobres tarraxinhas de papel, e fui tocar. Realmente, gostei do timbre e da definição da corda, mas o que vai fazer ela valer o preço é a durabilidade.
Pois ontem notei algo que me assustou: em alguns pontos da corda (em cima do captador jazz e em cima de alguns trastes que eu uso com frequencia) ela já apresenta uma certa diferença de cor. O som ainda sai com o mesmo brilho, mas em pequenos lugares (coisa de 2mm) ficou essa leve diferença...
1- Como nao manjo muito de luthieria, gostaria de saber se isso se dá por causa do contato com os trastes e com a bobina do captador, ou se é pela constante fricção do meu dedo nos lugares.
2- Ou, pior, será que minha corda é falsificada? Pesquisei aqui no fórum e li um tópico sobre encordoamentos falsificados, mas as minhas cordas parecem ser originais (vieram todas padronizadas, com o enrolamento perfeitinho, e eu comprei na multisom (apesar de nao gostar da loja, acho que é confiavel)). Se, por uma tristeza do destino, isso for verdade, cordas são trocaveis em loja por causa disso?
3- Li que cordas de calibre maior podem danificar o braço sem uma regulagem. No caso, o calibre é o mesmo, mas em algumas tarraxas a corda deu mais voltas e em outras menos. Isso é relevante?
Pedro Seger- Membro
Re: Cordas novas
Eu também tenho cordas Elixir, recém adquiridas, e de procedência. Eu notei alguns pontos marrons, mas não parecem ser oxidação. Talvez seja mancha no revestimento de poliéster que ela possui, somente.
Minhas cordas vão completar 1 mês de uso regular, e o timbre até agora continua o mesmo.
Minhas cordas vão completar 1 mês de uso regular, e o timbre até agora continua o mesmo.
Dloc- Membro
eu nunca usei cordas elixir mas o pessoal daqui fala que ela dura bastante e sempre reclamam dessas pequenas manchas nela que creio que seja normal da própria fabricação dela,mas o timbre continua o mesmo por um bom tempo.
Fabricio1ron- Membro
É na cobertura.
Comprei também e deu a mesma coisa, com duas semanas de uso. Levei no luthier que me sugeriu compra-las, ele me mostrou as que estão no bass dele há 4 meses, cheias destas marcas, mas ainda segura bem o brilho. Ele disse o mesmo que o Allex postula, é apenas a cobertura das cordas se desgastando.
Átila Moreira Cedro- Membro
Boa noite, gostaria de umas sugestões para encordamento novo para um baixo de 4 cordas.
Obrigado!
Obrigado!
anderson galvão- Membro
^Calibre .045 é o que há!
subgrave- Membro
Relaxa, ja já aparece pelo baixo inteiro, no meu aparecee realmente onde meus dedos tocam e nas cordas em que utilizo mais como a Lá e a Mi.
rmarigo- Membro
Uso um fretless, porém ele está com cordas normais, estou trocando o encordoamento, alguém sabe me dizer se as cordas flat deixariam o som dele melhor. Curto muito o timbre do Jaco.
ltezza13- Membro
Iria sim amigo, além de não "machucar" a escala do instrumento !!!
rmarigo- Membro
Iteza13
O timbre do Jaco é com cordas Round, captador da ponte, timbre bem anasalado se optar pelas flat vais perder o roncado.
Christian- Membro
As Elixir realmente nao sao todas que aparecem estas marcas, eu em dois anos comprei 4 jogos, e nao penso em mudar de cordas no Jazz B, outro detalhe e o preço nao e so a Elixir, cordas como Labella e Thomastick tambem sao caras, a ultima entao nem se fala, o preço e nas alturas como nao fiz esta experiencia nao sei da durabilidade. O ultimo jogo de cordas que troquei foi quando levei os Basses no Luthier, isto foi em Dezembro, fique tranquilo, e curta os timbres que o baixo proporciona com as Elixir...
Só uso Elixir... para mim, duram 6 meses fácil!!
Toco todos os dias, ensaio com minha banda semanalmente (3 horas de ensaio) e fazemos de 4 a 6 shows por mês...
Quando o $$ aperta, uso D'addario... mas não duram nem um mês com essa rotina!!
Toco todos os dias, ensaio com minha banda semanalmente (3 horas de ensaio) e fazemos de 4 a 6 shows por mês...
Quando o $$ aperta, uso D'addario... mas não duram nem um mês com essa rotina!!
hectmans- Membro
Elixir, se não fosse pela camadinha de sei-lá-o-que que vai desfiando e ficando feia, o acordamento é bom....
quasenada- Membro
Nunca usei Elixir,Mais falam muito bem delas.
uso D'Dario acho muito boa e é mais barata!
Gustavo Junio- Membro
Gustavo Junio escreveu:Nunca usei Elixir,Mais falam muito bem delas.
As Elixir são feitas pela D'Addario. A Elixir só aplica a película protetora e faz o marketing e vendas.
allexcosta escreveu:Gustavo Junio escreveu:Nunca usei Elixir,Mais falam muito bem delas.
As Elixir são feitas pela D'Addario. A Elixir só aplica a película protetora e faz o marketing e vendas.
Essa eu não sabia.
Gustavo Junio- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos