Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

À caça de um novo baixo

+23
Helo bass
baixodoido
ferabreu
ArturAF
gsfteodoro
cvmoretti
NETOULTRA
basista
Lucas94
enderbass
Aureliano
ifernandes
subgrave
Zubrycky
MauKnop
YellowBoy
silvanoandrade
Fabio Motta
CG
allexcosta
gpraxedes
Thales_Sr
fschmidt
27 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

À caça de um novo baixo - Página 2 Empty Re: À caça de um novo baixo

Mensagem por CG Seg Jan 23, 2012 9:55 pm

silvanoandrade escreveu:quem são os tar de neck-dive, body-dive ?

não conheço .

Exemplo prático de neckdive:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/-fMzaWXL2hk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Moderador

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por fschmidt Seg Jan 23, 2012 10:30 pm

cvmoretti escreveu:[Off]
allexcosta escreveu:
À caça de um novo baixo - Página 2 Tal-Wilkenfeld

Acho que alguém está com o farol aceso cyclops

[/off]

verdadeiro T de tocar.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 23, 2012 11:18 pm

Bom, retornando ao tema neck dive, penso que qualquer baixo cujo conjunto braço/trastes/tarrachas seja mais pesado do que o conjunto corpo/captadores/escudo/ponte sempre apresentará esta característica.

Invertendo o raciocínio, se em um instrumento o conjunto corpo/captadores/escudo/ponte for mais pesado do que o corpo não há como ele apresentar neck dive.

Não acredito que um baixo com neck dive deixe de sê-lo se simplesmente trocarmos a pessoa que o estiver usando, embora exista um fator que pode fazer, dentro de algum grau de eficiência, que um baixo com neck dive deixe de apresentar essa característica: O uso de uma correia mais larga que cubra melhor o ombro e fique mais aderente à ele.

De qualquer forma, se partirmos do princípio de que um instrumento é feito para ser tocado ele tem que ser funcional, ergonômico e livre de neck dive.

Como disse anteriormente, se um instrumento é bem construído e o material nele empregado for de boa qualidade, ele não apresenta esse problema... E isso não tem a ver com o baixo ser moderno ou não. Fenders e Danelectros antigos, por exemplo, não apresentam esse problema.

Quanto ao teste apontado pelo Allex, ele é muito útil e funciona.

Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por fschmidt Seg Jan 23, 2012 11:23 pm

CG escreveu:

não conheço .

Exemplo prático de neckdive:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/-fMzaWXL2hk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Mas o cara falou que não tem neck dive... lol!
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por CG Seg Jan 23, 2012 11:28 pm

Eu tinha bebido no dia, por isso afirmei isso na gravação para o Gsfteodoro. Ri Muito

Moderador

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 23, 2012 11:29 pm

NETOULTRA escreveu:Baixo de luthier só tem valor de revenda em 2 situações:

1-Se você vender pra alguém que conhece e admira o trabalho do Luthier, isso restringe muito o "públic alvo" em uma venda.

2- Se o luthier estiver na "moda", ex: M Laghus, Zaganim e talz... Na minha opinião o Reinaldo não entra nessa lista...

Esse é um ponto importante. Se você pretende revender esse baixo no futuro é bom não se esquecer disso.

Membro

Mensagem por fschmidt Seg Jan 23, 2012 11:36 pm

Bom, acredito que já aprendi o suficiente para o primeiro paredão do novo baixo:

Pontos a se levar em consideração:

- Tocar em pé, preferencialmente com a minha própria correia, visando o peso, ergonomia e comforto;
- Tentar tocar no mesmo amp que uso normalmente;
- Prestar atenção no neck-dive (acredito que não vou achar nada, mas olhos abertos);
- Timbrar o baixo diretamente na caixa (sem pedaleiras ou pedais).

Ainda assim, na minha viagem a SP, na Teodoro, procurarei:

- Ibanez BTB e Ibanez SR;
- Yamaha TRB;
- Fender Jazz Bass MIM;
- Warwick Corvette.

Agora se a história caminhar para um luthier, o papo vai ser outro! Vou tentar focar nos baixos de produção antes de procurar um luthier com idéias para cotação, dada a questão delicada da revenda e tudo mais.

Agradeço a todos pela ajuda e me desculpem por qualquer coisa.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por ifernandes Seg Jan 23, 2012 11:59 pm

uma outra dica: só faça um bass num luthier se você souber exatamente o que quer no bass. se não souber, uma pesquisada no mercado pode te satisfazer.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 24, 2012 12:38 am

fschmidt escreveu:Bom, acredito que já aprendi o suficiente para o primeiro paredão do novo baixo:

Pontos a se levar em consideração:

- Tocar em pé, preferencialmente com a minha própria correia, visando o peso, ergonomia e comforto;
- Tentar tocar no mesmo amp que uso normalmente;
- Prestar atenção no neck-dive (acredito que não vou achar nada, mas olhos abertos);
- Timbrar o baixo diretamente na caixa (sem pedaleiras ou pedais).

- Yamaha TRB;
- Fender Jazz Bass MIM;
- Warwick Corvette.

Agora se a história caminhar para um luthier, o papo vai ser outro! Vou tentar focar nos baixos de produção antes de procurar um luthier com idéias para cotação, dada a questão delicada da revenda e tudo mais.

Agradeço a todos pela ajuda e me desculpem por qualquer coisa.

Disponha! Outra dica: Procure o Yamaha BB 425. What a Face

Membro

Mensagem por gsfteodoro Ter Jan 24, 2012 8:08 pm

CG escreveu:Eu tinha bebido no dia, por isso afirmei isso na gravação para o Gsfteodoro. Ri Muito

kkkkkkkkkkkkkkk

gsfteodoro
Membro

Mensagem por ArturAF Ter Jan 24, 2012 10:54 pm

Oi Shmidt!

Se eu merecesse compraria um TRB1005! Mas sou suspeito para falar dos Yamaha!
Com este orçamento eu nem consideraria RBX ou SR, iria direto para TRB e BTB, Cort Artisan tambem e uma boa pedida entre as marcas mais conhecidas.

Bom passeio na Teodoro.
ArturAF
ArturAF
Membro

Mensagem por gsfteodoro Ter Jan 24, 2012 11:09 pm

Acho que estarei lá esse fim de semana também...

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 25, 2012 12:20 am

Faz tempo que não passo por lá. Rolling Eyes

Membro

Mensagem por Aureliano Qua Jan 25, 2012 1:27 am

Zubrycky escreveu:
NETOULTRA escreveu:Baixo de luthier só tem valor de revenda em 2 situações:

1-Se você vender pra alguém que conhece e admira o trabalho do Luthier, isso restringe muito o "públic alvo" em uma venda.

2- Se o luthier estiver na "moda", ex: M Laghus, Zaganim e talz... Na minha opinião o Reinaldo não entra nessa lista...

Esse é um ponto importante. Se você pretende revender esse baixo no futuro é bom não se esquecer disso.

Talvez, nota fiscal também ajude. Mas, infelizmente, mto luthier n tem CNPJ nem Alvará.

Mas algo que faltou nessa lista que eu acredito que dê valor a um contrabaixo são seus componentes e o capricho na hora da confecção. Uma madeira trabalhada, elétrica bem feita e componentes de reputação, qualquer contrabaixista com um pouco mais de experiência vai saber sacar isso e dar valor ao bass. Eu, pra quem leu meu review, percebeu que eu aprendi isso da pior maneira.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagem por Aureliano Qua Jan 25, 2012 1:44 am

[quote="fschmidt"]
Aureliano escreveu:Com R$ 3.000, vc compra um ótimo instrumento.
Inclusive, vc consegue comprar um "custom bass" dessas marcas de luthieres que se encontra pela web, como a D'Alegria, De Oliveira ou Ledur.

Um N.Zaganin, acredito que vc teria que somar aí um ou dois barões a mais no orçamento, pq são mais caros, porém, de qualidade inquestionável. Mesmo caso é o M.Laghus, me corrijam se estou falando besteira, mas acho que também são um pouco mais caros. Mas, é gastar e ter a certeza da satisfação. Até pq, meu camarada, o barato sai caro.

O De Oliveira é super confiável, o Alan Plínio que é um dos luthieres e vendedores da marca é um cara bacana e muito competente. É uma ótima opção.

A D'Alegria é da capital do meu estado, RJ, a oficina fica lá em Ipanema, o Felipe Andreoli já foi endorser dela. Apesar de já ter até trabalhado um ano e meio numa comunidade ali perto, nunca fui conhecer, dei bobeira. São ótimos contrabaixos, já tive oportunidade de dar uma rápida olhada em um deles com modelo similar ao Musicman.

O Ledur tem ótimos contrabaixos também e um dos melhores preços, vc consegue comprar um de cinco cordas a até menos um pouco de 3 barões, mas, sou até suspeito para falar, não recomendo. Eu tenho um e passei alguns sufocos com ele como relato nesse tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t20640-ledur-power-bass-5-cordas

Fui querer economizar algumas dilmas e me dei mal. E olha que era coisa de uns R$ 500,00 a mais para não passar esse sufoco. Conclusão? Gastei até mais um pouco que isso para corrigir os problemas e passei um stress terrível que não desejo a nenhum dos senhores.

Hoje em dia, acho muito mais viável o que citaram logo acima, meu próximo instrumento será assim: Feito por um luthier da sua confiança. E, melhor ainda: Que seja próximo a vc, onde dê para acompanhar a construção, vai testando e, de preferência, ir buscar pessoalmente quando estiver pronto.

Esse aqui é um contrabaixo de seis cordas feito por um luthier que conheço desde 2004, O preço final dele vai ser em torno de R$ 3.300,00 e eu garanto a qualidade. Captação e pré EMG, corpo inteiriço, design bacana e o melhor, elétrica muitíssimo bem feita, inclusive foi ele quem salvou meu contrabaixo.

https://www.youtube.com/

Li as suas desventuras mais cedo, e definitivamente posso dizer que optando pelo Luthier que eu conheço, não sofrerei desse mal. O Reinaldo faz baixos de excelente qualidade, inclusive alguns eu acompanhei o desenrolar da construção. Só quem conhece o cara reconhece o trabalho dele. Além de ser um cara super gente fina.

Meu maior receio de encomendar um baixo com um luthier de outra cidade é exatamente não poder acompanhar a construção, e pode levar a casos como o seu. Felizmente, tudo se resolveu. Só tenta gravar o som dele antes e depois para a galera comparar... se puder, é claro.

Obrigado pelos toques.

Abraço!

Disponha, meu caro. Não quero que ninguém passe pelo que passei. Quanto a gravar o baixo antes do tunning, tenho que ver se o Power Bass da Igreja Batista aqui tem a elétrica igual ao que era o meu. Acredito que seja, pois ao comentar com eles sobre o meu, percebi que tínhamos queixas em comum. Eu contornei a situação, fiquei até de mostrar o bass para eles verem como ficou. Mas nem gravei nada com ele do modo que era quando veio de fábrica, pois eu nao conseguia atingir um volume maior que 2PP e nenhum produtor e\ou operador de áudio seria louco o bastante de eu gravar um baixo daqueles numa mesa, pois ao plugar, já clippava logo de cara.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagem por ferabreu Qua Jan 25, 2012 1:58 pm

...

Última edição por ferabreu em Sex Fev 03, 2012 1:05 pm, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por basista Qua Jan 25, 2012 8:50 pm

Eu tenho um SDGR 405 e não tem neck drive não, o baixo é muito bem equilibrado e as cordas, nunca vi ficarem tão proximas ao braço e não trastejar, quanto ao acabamento acetinado, concordo, é dificil manter ele sem riscos.
basista
basista
Membro

http://bandahangar05.blogspot.com, wwww.bandaflextilo.blogspot.c

Mensagem por fschmidt Qua Mar 07, 2012 4:39 pm

Basista, desculpa retornar ao meu tópico depois de tanto tempo, mas preciso perguntar...

Qual a sua opinião do SR405? Tem algo gravado para darmos uma escutada?

Valeu!

Clube Roland/Boss #42 / Clube G.A.S. #39
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por basista Qua Mar 07, 2012 8:05 pm

Cara, infelizmente ja vendi o baixo, ele tinha 5 cordas e eu não toco tanto assim pra precisar de 5 cordas e gastar mais na hora da troca das cordas.
E tb não tenho placa de audio no micro. Infelizmente não posso te ajudar nessa.
basista
basista
Membro

http://bandahangar05.blogspot.com, wwww.bandaflextilo.blogspot.c

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 07, 2012 8:48 pm

fschmidt escreveu:Basista, desculpa retornar ao meu tópico depois de tanto tempo, mas preciso perguntar...

Valeu!

Espero que isso ajude.

Membro

Mensagem por baixodoido Qua Mar 07, 2012 11:27 pm

não conheço .

neck dive é quando o headstock (a mão ou voluta)fica tendendo a ir ao chão quando vc está de pé e com o baixo na correia, ao largar as duas mãos dele (o que acontece com os thunderbirds) e bodydive é quando vc faz isso e o corpo que fica tendendo ir ao chão (como foi comentado muito incomum).....mas posso dar um exemplo bem grosseiro de bodydive: pega um baixo acústico, de preferência 3/4, arruma uma correia bem grande e coloca ele na mesma posição como se ele fosse um baixo elétrico....aí vc vai ter um bodydive e vc vai cair no chão junto com ele.....rsrsr albino

Membro

Mensagem por Helo bass Qui Mar 08, 2012 11:39 am

fschmidt escreveu:

- Yamaha TRB;
- Fender Jazz Bass MIM;
- Warwick Corvette.

Olá fschimidt

Que duvida cruel hein rsrss... vc tem que escolher o que mais lhe agradar

Tenho um Ibanez SR3005 prestige, ele ERA um baixo que nao me agradava 100%, pois para MIM ele tem um som mto artificial,
mas agora ele está outro baixo , pois eu troquei os captadores e o preamp, coloquei Bartolini P4 e Aguilar OBP3
do ibanez so tem o corpo pq a alma é outra rsrss...
mas se for a serie com Cap Nord ,da até para arriscar

Tenho um Warwick Thumb bass BO5, ele tem um braço desconfortavel e tem neck dive, o corvete eu nunca toquei.

Na minha opiniao, vc deveria da mais atençao aos TRB, mas vc tera que tocar, para ver se gosta pois a pegada é diferente.
Tenho tbm um TRB 6 PII, este é o baixo hein ...
não tenho nada a reclamar, super confortavel, apesar de ser um pouco pesado, 5,4Kg, tem um timbre maravilhoso, mas o modelo do meu TRB esta acima do seu orçamento, mas os outros modelos inferiores, devem seguir o mesmo padrao, me corrigem se eu estiver errada.

Se a minha opiniao contasse, eu lhe diria:
TRB sem duvida

Ps: estou lhe dizendo isto, pq qdo eu comprei o meu ibanez, ele era um baixo que me agradava e mto, mas a medida que fui pegando instrumento melhores percebi este detalhe nele.

Última edição por Helo bass em Sex Mar 09, 2012 12:49 am, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por SirGalahad Qui Mar 08, 2012 2:22 pm

Bom topico, tirei bastante duvidas.

Vou experimentar ir qualquer hora no luthier Reinaldo Campos que o autor do topico falou tão bem.

Última edição por SirGalahad em Qui Mar 08, 2012 7:17 pm, editado 1 vez(es)

SirGalahad
Membro

Mensagem por silvanoandrade Qui Mar 08, 2012 3:42 pm

baixodoido escreveu:

não conheço .

neck dive é quando o headstock (a mão ou voluta)fica tendendo a ir ao chão quando vc está de pé e com o baixo na correia, ao largar as duas mãos dele (o que acontece com os thunderbirds) e bodydive é quando vc faz isso e o corpo que fica tendendo ir ao chão (como foi comentado muito incomum).....mas posso dar um exemplo bem grosseiro de bodydive: pega um baixo acústico, de preferência 3/4, arruma uma correia bem grande e coloca ele na mesma posição como se ele fosse um baixo elétrico....aí vc vai ter um bodydive e vc vai cair no chão junto com ele.....rsrsr albino

valeuu baixodoido Wink

Membro

Mensagem por alexjorib Sex Mar 09, 2012 1:08 am

O mais importante é você dar uma pesquisada nas lojas e testar o máximo possível os baixos que lhe interessarem.

Detalhes, dificilmente as lojas mandam regular os baixos que estão em exposição, ou seja, um ótimo baixo pode parecer ruim em alguns aspectos por estar desregulado, com cordas velhas, poeira acumulada, calibre de cordas diferente do que esta acostumado e coisas do gênero.

Para ter uma ideia, existem opções nos classificados:

Lakland DJ5 = R$3.800.00 (negocia um valor que possa pagar)
https://www.contrabaixobr.com/t21249-lakland-dj5-380000

Yamaha TRB 1006 = 2.900,00
https://www.contrabaixobr.com/t21154-vendo-yamaha-trb-1006-preto-r-290000

Na BassCenter na Teodoro (www.basscenter.com.br) tem vários baixos, por exemplo:

Baixo Warwick HH 5 cordas = R$ 2.900,00
Warwick Corvette Pro Line R$ 3.500,00 (dai chora um pouco no preço)

--------> Agora,

pensando em ter um set legal e com equipamentos que conseguisse vender depois, eis o que eu faria com 3 mil na mão para investir:

Baixo Yamaha RBX 375 =1.328,00 a vista (Promoção na www.playtech.com.br)
Ou
Baixo Ibanez Sr405QM = R$1.654,50 (www.mensageiromusical.com.br)

E um ampli de qualidade:

HIWATT B100 = R$1.389,00 (promoção na www.reference.com.br)

Sempre lembrando que a sua opinião é a mais importante, então experimente tudo o que for comprar, o que passei foram meros exemplos para dar algumas ideias.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagem por fschmidt Seg Mar 12, 2012 9:53 pm

Zubrycky escreveu:
fschmidt escreveu:Basista, desculpa retornar ao meu tópico depois de tanto tempo, mas preciso perguntar...

Valeu!

Espero que isso ajude.

Ajudou sim. Gostei do som, qualquer coincidência com a minha idéia de setup de caixas é coincidência!

Helo bass escreveu:
fschmidt escreveu:

- Yamaha TRB;
- Fender Jazz Bass MIM;
- Warwick Corvette.

Olá fschimidt

Que duvida cruel hein rsrss... vc tem que escolher o que mais lhe agradar

Tenho um Ibanez SR3005 prestige, ele ERA um baixo que nao me agradava 100%, pois para MIM ele tem um som mto artificial,
mas agora ele está outro baixo , pois eu troquei os captadores e o preamp, coloquei Bartolini P4 e Aguilar OBP3
do ibanez so tem o corpo pq a alma é outra rsrss...
mas se for a serie com Cap Nord ,da até para arriscar

Tenho um Warwick Thumb bass BO5, ele tem um braço desconfortavel e tem neck dive, o corvete eu nunca toquei.

Na minha opiniao, vc deveria da mais atençao aos TRB, mas vc tera que tocar, para ver se gosta pois a pegada é diferente.
Tenho tbm um TRB 6 PII, este é o baixo hein ...
não tenho nada a reclamar, super confortavel, apesar de ser um pouco pesado, 5,4Kg, tem um timbre maravilhoso, mas o modelo do meu TRB esta acima do seu orçamento, mas os outros modelos inferiores, devem seguir o mesmo padrao, me corrigem se eu estiver errada.

Se a minha opiniao contasse, eu lhe diria:
TRB sem duvida

Ps: estou lhe dizendo isto, pq qdo eu comprei o meu ibanez, ele era um baixo que me agradava e mto, mas a medida que fui pegando instrumento melhores percebi este detalhe nele.

Bom, TRB sem dúvida é um baixo que estou criando um certo G.A.S. por, já que todas as pessoas que tem ou tiveram falam que é uma coisa de outra galáxia. Os vídeos que já pude ver não me deixaram nem um pouco sossegado, estou louco para colocar os meus dedos desengonçados nessa belezinha e ver do que ele é capaz!

Agora, sobre os Ibanez, tenho duas dúvidas sérias:

1 - O BTB, que originalmente foi o que mais me chamou a atenção - e explico o porque: captação bartolini MK2, ponte individual, neck through e eu acho o baixo muito bonito. A dúvida: esse baixo tem caps passivos e um pré-amp bartolini MK2. PRESTA? Ou pode jogar fora e trocar caps e pré logo de cara? Não que eu queira fazer isso, mas é bom ter alternativas em mente.

2 - Neck through, que é o caso do BTB, vale a pena considerar isso como um pró sobre os SR's? Ou os SR's são tão mais bem resolvidos no geral que nem vale a pena considerar os BTB's?

Um ponto que é notável sobre outras marcas é o preço. Aproximadamente 1000 dilmas de diferença entre um SR705/BTB675 para um TRB 1005. (pesquisa rápida de google, certeza que se eu procurar mais, encontro preços melhores).

Mas vou ficar bem esperto na questão do TRB. Obrigado pela dica e aguardo respostas!

alexjorib escreveu:O mais importante é você dar uma pesquisada nas lojas e testar o máximo possível os baixos que lhe interessarem.

Detalhes, dificilmente as lojas mandam regular os baixos que estão em exposição, ou seja, um ótimo baixo pode parecer ruim em alguns aspectos por estar desregulado, com cordas velhas, poeira acumulada, calibre de cordas diferente do que esta acostumado e coisas do gênero.

Na BassCenter na Teodoro (www.basscenter.com.br) tem vários baixos, por exemplo:

--------> Agora,

pensando em ter um set legal e com equipamentos que conseguisse vender depois, eis o que eu faria com 3 mil na mão para investir:

Ou

E um ampli de qualidade:

Sempre lembrando que a sua opinião é a mais importante, então experimente tudo o que for comprar, o que passei foram meros exemplos para dar algumas ideias.

Cara, vamos lá.

Primeiro aos baixos:

Lakland - fora de cogitação. O que eu toco não merece um Lakland. Fim de conversa.
TRB 1006 - Estou procurando um baixo 5 cordas. 6 cordas pra mim é estranho. MUITO estranho. Eu não me adaptei.
Warwick Double Humbucker - esse interessou muito, mas estranhamente tem alguém vendendo um alemão no fórum por R$5.000,00. Coreano da basscenter vs. Alemão do fórum? Só pode, né? Aí entra a velha história: instrumentos fabricados no seu país de origem vs. instrumentos fabricados em países de mão de obra barata. Você arrisca?
Warwick Corvette Pro Line - Estou procurando um baixo 5 cordas. De 4 cordas eu não quero mais brincar. lol!

Bom, agora a segunda parte:

Tenho uma caixa, não é a oitava maravilha do mundo (só não posso falar isso que se ela escuta, fica sensível). É um Staner BX200, fala muito, eq é meio deficiente (pra não dizer ruim) e não tenho problemas com ela. Penso sim em montar um stack do tinhoso com GK MB 800 + GK 410 + GK 115, projeto ainda em estudo e provavelmente para o segundo semestre. Twisted Evil

O que realmente quero é um baixo 5 cordas que atenda as minhas expectativas (passei alguns maus momentos com o meu já vendido GSR395, que sim, eu sei, é bem ruim). Isso me deixa um pouco pré atrás com Ibanez sim, mas eu sei que os baixos da série Gio não são aquelas coisas.

O fato é: estou voltando a estudar contra-baixo, depois de alguns anos parados, e felizmente lembro muita coisa. O fato é que eu quero um baixo que possa me acompanhar por mais uns bons 3-4 anos, antes de sonhar em trocar de novo. E ainda tem a questão da profissionalização, que vou tentar voltar para esse mundo.

Resumindo, é isso.

Mais opiniões e comentários, críticas e sugestões, angústias e devaneios são bem vindos.

Abraços.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Thiago Almeida Seg Mar 12, 2012 10:32 pm

Aproveitando o post do meu amigo fschmidt...Também estou a procura de um novo baixo, na faixa de 1500~2000 reais. Sei que sao baixos diferentes mas estou entre o Squier Classic Vibe 50' e BB 424.O que vcs sugerem? Abraço
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por CG Seg Mar 12, 2012 10:34 pm

Thiago Almeida escreveu:Aproveitando o post do meu amigo fschmidt...Também estou a procura de um novo baixo, na faixa de 1500~2000 reais. Sei que sao baixos diferentes mas estou entre o Squier Classic Vibe 50' e BB 424.O que vcs sugerem? Abraço

Dois baixos totalmente diferentes, depende do que você procura...

Moderador

Mensagem por Thiago Almeida Seg Mar 12, 2012 10:40 pm

Toco rock estilo 70,80 e 90(toco numa banda cover de Pink Floyd,Queen e Deep Purple)...Mas na sua opinião CG qual mais legal ?
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 12, 2012 10:40 pm

Thiago Almeida escreveu:Aproveitando o post do meu amigo fschmidt...Também estou a procura de um novo baixo, na faixa de 1500~2000 reais. Sei que sao baixos diferentes mas estou entre o Squier Classic Vibe 50' e BB 424.O que vcs sugerem? Abraço

Eu tenho um Yamaha BB 424 e é um ótimo baixo, tanto para shows quanto para gravações. Recomendo!

De qualquer forma, sugiro que você teste os dois para ver qual deles te agrada mais.

Membro

Mensagem por CG Seg Mar 12, 2012 10:43 pm

Teste os dois e veja com o qual você mais se identifica... são dois bons baixos. Um tem o som mais vintage, o outro um som mais moderno.

Moderador

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 12, 2012 10:45 pm

Thiago Almeida escreveu:Toco rock estilo 70,80 e 90(toco numa banda cover de Pink Floyd,Queen e Deep Purple)...Mas na sua opinião CG qual mais legal ?

Sobre o BB 424, veja estes vídeos...

Aqui o BB 424 está sendo tocado por mim em uma banda tributo ao Black Sabbath.

Timbrei o baixo para que ele ficasse com uma sonoridade bem precision, já que no Paranoid esse foi o baixo que o Geezer Butler usou.

Aqui o BB 424 está timbrado de forma mais grave, para tocar este cover do Joy Division.

Espero que os vídeos seja útil.

Última edição por Zubrycky em Seg Mar 12, 2012 10:49 pm, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por Thiago Almeida Seg Mar 12, 2012 10:48 pm

Valeu galera...pena que eu não tenha como testar o Squier aqui na minha cidade...não encontrei-o em canto algum...so tive como testar o BB425(versão 5 cordas).Por isso a duvida...so pude comparar por videos mesmo.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Thiago Almeida Seg Mar 12, 2012 11:00 pm

Obrigado pelos videos Zubrycky...BB realmente tem um sonzao...No youtube tem videos dele numa versão com escudo,nao chegou ate o Brasil esse modelo ?
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 12, 2012 11:04 pm

Thiago Almeida escreveu:Obrigado pelos videos Zubrycky...BB realmente tem um sonzao...No youtube tem videos dele numa versão com escudo,nao chegou ate o Brasil esse modelo ?

Disponha! Estamos aqui para isso...

Concordo contigo... O BB tem um sonzão mesmo. Ele tem me servido muito bem.

Sobre o modelo com escudo, esse é um outro modelo, o BB 424X... Posso estar enganado, mas acho que ele ainda não veio pro Brasil... Eu nunca vi um desses pessoalmente.

Membro

Mensagem por Helo bass Ter Mar 13, 2012 12:59 am

fschmidt escreveu:

Agora, sobre os Ibanez, tenho duas dúvidas sérias:

1 - O BTB, que originalmente foi o que mais me chamou a atenção - e explico o porque: captação bartolini MK2, ponte individual, neck through e eu acho o baixo muito bonito. A dúvida: esse baixo tem caps passivos e um pré-amp bartolini MK2. PRESTA? Ou pode jogar fora e trocar caps e pré logo de cara? Não que eu queira fazer isso, mas é bom ter alternativas em mente.

2 - Neck through, que é o caso do BTB, vale a pena considerar isso como um pró sobre os SR's? Ou os SR's são tão mais bem resolvidos no geral que nem vale a pena considerar os BTB's?

Um ponto que é notável sobre outras marcas é o preço. Aproximadamente 1000 dilmas de diferença entre um SR705/BTB675 para um TRB 1005. (pesquisa rápida de google, certeza que se eu procurar mais, encontro preços melhores).

Mas vou ficar bem esperto na questão do TRB. Obrigado pela dica e aguardo respostas

Resposta 1: referente aos caps, vai ser mais ou menos isto que descreveu, pois de bartolini eles nw tem nada, se não me engano eles são fabricados na Coreia, não pela bartolini, me corrigem se eu estiver errada.
Resposta 2: quanto ao NT , o braço não faz tanta diferença assim, pelos modelos que vc citou da ibanez , eu não iria de ibanez , iria de yamaha é mto mais bass, qto ao preço pesquisa melhor, pois os modelos que vc citou ,aqui no japão da uma diferença de mais ou menos 300 dolares

Se ibanez fosse tão bom, nw tinha tantos sendo vendidos por ai, agora os TRB's logo que aparece some, nw estou puxando sardinha pro TRB, pois tenho os 2, e sei bem a diferença

Última edição por Helo bass em Ter Mar 13, 2012 9:35 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erro de português/ quote das perguntas)

Membro

Mensagem por fschmidt Ter Mar 13, 2012 8:59 am

Helo bass escreveu:Resposta 1: referente aos caps, vai ser mais ou menos isto que descreveu, pois de bartolini eles nw tem nada, se não me engano eles são fabricados na Coreia, não pela bartolini, me corrigem se eu estiver errada.
Resposta 2: quanto ao NT , o braço não faz tanta diferença assim, pelos modelos que vc citou da ibanez , eu não iria de ibanez , iria de yamaha é mto mais bass, qto ao preço pesquisa melhor, pois os modelos que vc citou aqui no japão da uma diferença de mais ou 300 dolares

Se ibanez fosse tão bom, nw tinha tantos sendo vendidos por ai, agora os TRB's logo que aparece some, nw estou puxando sardinha pro TRB, pois tenho os 2, e sei bem a diferença

Esclarecedor!

Agora a grande dúvida: o ibanez compensaria trocando sobre um TRB? Acho que já sei a resposta, mas pergunta não feita é burrice acumulando... hehehehehe

Mais uma tentantiva de ir na Teodoro esse fds... vamos ver se rola! Aí eu procuro com afinco um TRB para ver qual é!

Obrigado!

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por fschmidt Ter Mar 13, 2012 9:07 am

Adicionando uma variável nesse sistema.

Cort GB95. Opiniões?

Obrigado!

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Helo bass Ter Mar 13, 2012 9:37 am

fschmidt escreveu:[

Agora a grande dúvida: o ibanez compensaria trocando sobre um TRB?

Me desculpe , mas nao entendi a sua pergunta rsrsss
Vc esta perguntando se compensa trocar um TRB por um Ibanez???

Se esta e' a pergunta, eu acho que isto depende do gosto de cada um, sao timbres totalmente diferentes, so vc testando mesmo para escolher qual e' o melhor, mas dificilmente alguém com faria isto

Membro

Mensagem por fschmidt Ter Mar 13, 2012 10:55 am

Helo bass escreveu:
fschmidt escreveu:[

Agora a grande dúvida: o ibanez compensaria trocando sobre um TRB?

Me desculpe , mas nao entendi a sua pergunta rsrsss
Vc esta perguntando se compensa trocar um TRB por um Ibanez???

Se esta e' a pergunta, eu acho que isto depende do gosto de cada um, sao timbres totalmente diferentes, so vc testando mesmo para escolher qual e' o melhor, mas dificilmente alguém com faria isto

A pergunta na verdade é: vale a pena o Ibanez, trocando caps e pré-amp, devido ao NT e tralálálás ou ainda assim compensa o TRB? Ou pensar desse jeito é bobagem.

Atenção! Digo valer a pena simplesmente pela questão custo!

Minha pergunta não ficou muito clara mesmo da primeira vez. E começo a pensar que a minha solução é mesmo tocar os dois, side-by-side, na mesma caixa, regulagens parecidas e ver o que me agrada...

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por CG Ter Mar 13, 2012 11:10 am

fschmidt escreveu: E começo a pensar que a minha solução é mesmo tocar os dois, side-by-side, na mesma caixa, regulagens parecidas e ver o que me agrada...

É a solução mais sábia... Vamos ficar dias aqui postando e você não vai chegar a conclusão nenhuma, a gama de baixos bons no valor que você pretende gastar é grande, e como aqui cada um tem um gosto, a tendência é te confundir ainda mais.

Moderador

Mensagem por fschmidt Ter Mar 13, 2012 11:18 am

É CG... eu queria eliminar algumas idéias malucas aqui mas acho que ainda não é a hora de fazer isso...

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por Helo bass Ter Mar 13, 2012 12:00 pm

Comprar um instrumento para modifica-lo é mto arriscado, pois vc nao sabe se o resultado vai ser do seu agrado.

Membro

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 13, 2012 12:30 pm

fschmidt escreveu:Adicionando uma variável nesse sistema.

Cort GB95. Opiniões?

Obrigado!

O que está anunciado aqui no forum pelo Gus era meu.
Eu te falo que eu dei esse baixo com uma dó danada pois ele é um senhor baixo. Tem uma gama de timbres bem interessante. Eu acho que vale e muito a pena colocar esse baixo na sua pesquisa.

Tem um tópico na sessão de review do GB94 que o Guto fez com vídeo. Passa lá...

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Masteles Ter Mar 13, 2012 1:43 pm

allexcosta escreveu:O orçamento parece razoável. As opções são MUITAS...

Além da resposta óbvia de testar tudo que puder recomendo umas duas semanas de pesquisas no fórum, leitura de reviews na internet, etc...

Nesse meio tempo, vai definindo o que você quer também. Esse negócio de "um de 5 ou 6 cordas" é muito estranho pra mim. São baixos completamente diferentes.

Todos os baixos que você citou são baixos bons, inclua aí os Cort, G&L, Lakland, Zaganin, Mlaghus, S. Martyn, Fender, Squier e tantos outros que é até difícil lembrar.

Escute os timbres dos baixos também. Um Warwick ou TRB NÃO VAI dar um som vintage. Nunca... Um baixo tipo Pbass também nunca vai dar um som modernaço. É fazer o dever de casa.

Para mim também!

Sinceramente, não sei o que diabos eu faria com um baixo de 5 ou 6 cordas!!! Meu subconsciente de ex-guitarrista me diz de imediato que "a corda embaixo de meu queixo" é MIZÃO e não SIZÃO!

Enfim,

Com 3 contos eu me virava e arrumava um Dean,

cheers

Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por fschmidt Ter Mar 13, 2012 1:58 pm

gsfteodoro escreveu:
fschmidt escreveu:Adicionando uma variável nesse sistema.

Cort GB95. Opiniões?

Obrigado!

O que está anunciado aqui no forum pelo Gus era meu.
Eu te falo que eu dei esse baixo com uma dó danada pois ele é um senhor baixo. Tem uma gama de timbres bem interessante. Eu acho que vale e muito a pena colocar esse baixo na sua pesquisa.

Tem um tópico na sessão de review do GB94 que o Guto fez com vídeo. Passa lá...

Escutei e curti! Vou procurar um desses também!

Masteles escreveu:
allexcosta escreveu:O orçamento parece razoável. As opções são MUITAS...

Além da resposta óbvia de testar tudo que puder recomendo umas duas semanas de pesquisas no fórum, leitura de reviews na internet, etc...

Nesse meio tempo, vai definindo o que você quer também. Esse negócio de "um de 5 ou 6 cordas" é muito estranho pra mim. São baixos completamente diferentes.

Todos os baixos que você citou são baixos bons, inclua aí os Cort, G&L, Lakland, Zaganin, Mlaghus, S. Martyn, Fender, Squier e tantos outros que é até difícil lembrar.

Escute os timbres dos baixos também. Um Warwick ou TRB NÃO VAI dar um som vintage. Nunca... Um baixo tipo Pbass também nunca vai dar um som modernaço. É fazer o dever de casa.

Para mim também!

Sinceramente, não sei o que diabos eu faria com um baixo de 5 ou 6 cordas!!! Meu subconsciente de ex-guitarrista me diz de imediato que "a corda embaixo de meu queixo" é MIZÃO e não SIZÃO!

Enfim,

Com 3 contos eu me virava e arrumava um Dean,

cheers

Como o Allex tinha falado antes, estou fazendo a lição de casa, lendo, assistindo reviews, ouvindo...

Mas me diz como se escolhe um baixo sem tocar? Dia 24 de março estou lá na Teodoro. Vamos ver o que dá.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por alexjorib Ter Mar 13, 2012 10:15 pm

alexjorib escreveu:O mais importante é você dar uma pesquisada nas lojas e testar o máximo possível os baixos que lhe interessarem.

--------> Agora,

Ou

E um ampli de qualidade:

Cara, vamos lá.

Primeiro aos baixos:

Lakland - fora de cogitação. O que eu toco não merece um Lakland. Fim de conversa.
TRB 1006 - Estou procurando um baixo 5 cordas. 6 cordas pra mim é estranho. MUITO estranho. Eu não me adaptei.
Warwick Double Humbucker - esse interessou muito, mas estranhamente tem alguém vendendo um alemão no fórum por R$5.000,00. Coreano da basscenter vs. Alemão do fórum? Só pode, né? Aí entra a velha história: instrumentos fabricados no seu país de origem vs. instrumentos fabricados em países de mão de obra barata. Você arrisca?
Warwick Corvette Pro Line - Estou procurando um baixo 5 cordas. De 4 cordas eu não quero mais brincar. lol!

Bom, agora a segunda parte:

Tenho uma caixa, não é a oitava maravilha do mundo (só não posso falar isso que se ela escuta, fica sensível). É um Staner BX200, fala muito, eq é meio deficiente (pra não dizer ruim) e não tenho problemas com ela. Penso sim em montar um stack do tinhoso com GK MB 800 + GK 410 + GK 115, projeto ainda em estudo e provavelmente para o segundo semestre. Twisted Evil

O que realmente quero é um baixo 5 cordas que atenda as minhas expectativas (passei alguns maus momentos com o meu já vendido GSR395, que sim, eu sei, é bem ruim). Isso me deixa um pouco pré atrás com Ibanez sim, mas eu sei que os baixos da série Gio não são aquelas coisas.

O fato é: estou voltando a estudar contra-baixo, depois de alguns anos parados, e felizmente lembro muita coisa. O fato é que eu quero um baixo que possa me acompanhar por mais uns bons 3-4 anos, antes de sonhar em trocar de novo. E ainda tem a questão da profissionalização, que vou tentar voltar para esse mundo.

Resumindo, é isso.

Mais opiniões e comentários, críticas e sugestões, angústias e devaneios são bem vindos.

Abraços.

*Entendi, você esta certo em se preocupar em manter um equipamento legal por alguns anos, mesmo porque aqui no Brasil é quase impossivel termos um set decente.
Sem duvidas os TRB são tudo o que falam sim, se conseguir por um preço "camarada", compre sem dó.

*Sobre o Double Buck.
Então, a Warwick possui linhas chinesas e koreanas, como o caso deste DoubleBuck koreano (linha Pro), que não tem nada a ver com a sub-linha RockBass, talvez possam até ser produtos da mesma fabrica, mas a linha Warwick é superior, fabricam até a Artist Series por lá.

Se conseguisse um Corvette de 5 cordas Alemão, creio que seja mais negocio, mas pensando racionalmente, sugiro que experimente o baixo (Double Buck), ainda mais que na Bass Center existe todo o respaldo para isso (muitas opções de amplis/heads e caixas).
Caso você goste, compre, pois valor agregado esse baixo tem(não vai decair tanto na revenda), além de ser bonito e ter o DNA Warwick.

Mas em comparação, o TRB é superior sim.

O baixo da linha mais simples BTB de 5 cordas eu não gostei, muitos SRs (até mesmo os SDGR antigos) são bem melhores.
Você pode até pegar um SR de 5 cordas, mas garanto a você que vai ficar pensando no TRB ainda.

Dentre as suas opções a linha TRB da Yamaha é a melhor possível.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 13, 2012 10:34 pm

fschmidt escreveu:

Mas me diz como se escolhe um baixo sem tocar?
Sem tocar? Por quê?
Se for medo de não sair nada ou limitações técnicas, tenta fazer algum som qualquer... ou, no máximo, pede pro cara que está te vendendo fazer um som com o baixo... Mas não deixe de escutar o som do futuro filho.

A maioria dos baixos não estarão regulados. Perceba a distância das cordas com o braço, olhe da ponte e note o quão o braço estará empenado (afinal, você que um baixo, não um arco para atirar flechas...). Note se tem alguma rachadura. Gire a tarracha desafinando e afinando novamente para ver se ela está dura... Mexa nos controles e veja se não tem ruídos de chiado como se o potenciometro estivesse riscado... Uma dica da boa: Compre o baixo mais um encordoamento de sua preferência e leve no seu luthier de confiança. Eu conheço um daqui do fórum que manda bem pra caramba (né Guerra!?). Essa primeira regulagem feita diretamente por um luthier é o melhor investimento que você fará no seu futuro baixo.
Já decidiu o modelo que irá buscar?

gsfteodoro
Membro

Mensagem por fschmidt Qua Mar 14, 2012 12:24 am

alexjorib escreveu:

(...)

Cara, vamos lá.

Primeiro aos baixos:

(...)

Resumindo, é isso.

Abraços.

*Entendi, você esta certo em se preocupar em manter um equipamento legal por alguns anos, mesmo porque aqui no Brasil é quase impossivel termos um set decente.
Sem duvidas os TRB são tudo o que falam sim, se conseguir por um preço "camarada", compre sem dó.

*Sobre o Double Buck.
Então, a Warwick possui linhas chinesas e koreanas, como o caso deste DoubleBuck koreano (linha Pro), que não tem nada a ver com a sub-linha RockBass, talvez possam até ser produtos da mesma fabrica, mas a linha Warwick é superior, fabricam até a Artist Series por lá.

Se conseguisse um Corvette de 5 cordas Alemão, creio que seja mais negocio, mas pensando racionalmente, sugiro que experimente o baixo (Double Buck), ainda mais que na Bass Center existe todo o respaldo para isso (muitas opções de amplis/heads e caixas).
Caso você goste, compre, pois valor agregado esse baixo tem(não vai decair tanto na revenda), além de ser bonito e ter o DNA Warwick.

Mas em comparação, o TRB é superior sim.

O baixo da linha mais simples BTB de 5 cordas eu não gostei, muitos SRs (até mesmo os SDGR antigos) são bem melhores.
Você pode até pegar um SR de 5 cordas, mas garanto a você que vai ficar pensando no TRB ainda.

Dentre as suas opções a linha TRB da Yamaha é a melhor possível.

Pergunta que não cala: TRB 5 e TRB 1005. Qual a diferença? Só li coisas que não explicaram muito bem. Me ajuda nessa?

gsfteodoro escreveu:
fschmidt escreveu:

Mas me diz como se escolhe um baixo sem tocar?
Sem tocar? Por quê?
Se for medo de não sair nada ou limitações técnicas, tenta fazer algum som qualquer... ou, no máximo, pede pro cara que está te vendendo fazer um som com o baixo... Mas não deixe de escutar o som do futuro filho.

A maioria dos baixos não estarão regulados. Perceba a distância das cordas com o braço, olhe da ponte e note o quão o braço estará empenado (afinal, você que um baixo, não um arco para atirar flechas...). Note se tem alguma rachadura. Gire a tarracha desafinando e afinando novamente para ver se ela está dura... Mexa nos controles e veja se não tem ruídos de chiado como se o potenciometro estivesse riscado... Uma dica da boa: Compre o baixo mais um encordoamento de sua preferência e leve no seu luthier de confiança. Eu conheço um daqui do fórum que manda bem pra caramba (né Guerra!?). Essa primeira regulagem feita diretamente por um luthier é o melhor investimento que você fará no seu futuro baixo.
Já decidiu o modelo que irá buscar?

Me expressei mal, pra variar. A questão é: ficar discutindo aqui ajuda muito, mas sem tocar os baixos não vou conseguir ir muito longe. Medo eu não tenho, toco mal mesmo e problema de quem está ouvindo! Very Happy

Quanto as regulagens e coisas a prestar atenção, o Allex (eu acho) já me passou os toques nesse post mesmo. Já estou esperto nesses quesitos. E sim, quanto as cordas, provavelmente serão elixir 0.40 que já uso em outro baixo (4 cordas) e curto muito.

Quanto aos modelos, quanto mais pesquiso mais fica na dúvida, mas... por ordem de prioridade:

1 - Yamaha TRB - todos que eu conseguir ver, e ver a diferença entre TRB5 e TRB 1005.
2 - Ibanez SR - se achar um prestige usado eu compro.
2 - Warwick Corvette - Queria experimentar o Doublebuck e o standard e ver qual é a diferença de pegada entre eles.
3 - Cort GB95;

Meio que desencanei do BTB. Achava que seria uma boa opção. Mas dados os comentários... vou dar uma olhada, mente limpa mas com o ouvido apurado.

Mais alguma sugestão?

Tenho um dia inteiro para andar na Teodoro, preciso ocupar o dia inteiro! hehehehehe

Obrigado a todos desde já!

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagem por alexjorib Qua Mar 14, 2012 1:38 pm

Pergunta que não cala: TRB 5 e TRB 1005. Qual a diferença? Só li coisas que não explicaram muito bem. Me ajuda nessa?

Quanto aos modelos, quanto mais pesquiso mais fica na dúvida, mas... por ordem de prioridade:

1 - Yamaha TRB - todos que eu conseguir ver, e ver a diferença entre TRB5 e TRB 1005.
2 - Ibanez SR - se achar um prestige usado eu compro.
2 - Warwick Corvette - Queria experimentar o Doublebuck e o standard e ver qual é a diferença de pegada entre eles.
3 - Cort GB95;

Meio que desencanei do BTB. Achava que seria uma boa opção. Mas dados os comentários... vou dar uma olhada, mente limpa mas com o ouvido apurado.

Mais alguma sugestão?

Tenho um dia inteiro para andar na Teodoro, preciso ocupar o dia inteiro! hehehehehe

Obrigado a todos desde já!

Existe diferença sim, resumindo:

- TRB5 linha fabricada no Japão, com hardware Dourado, boa eletronica, bons caps e alguns baixos com detalhes sobressalentes ao corpo.
- TRB 1005 linha fabricada na Coreia, com hardware cromado, eletrônica/caps levemente inferiores e sem detalhes sobressalentes ao corpo.

*TRB5 é um pouco superior, além de que, dependendo do ano do baixo, pode ser um baixo vintage em pouco tempo.
Mas qualquer um dos TRB já é muito bom.

Legal a sua lista de prioridades.
Primeiro o Yamaha TRB sem duvidas.
Porém entre um Ibanez SR e um Warwick Corvette Alemão, o Warwick é mais negocio como baixo e mais valorizado na revenda.
Mas o SR prestige realmente é um baixo muito bom também, vai do seu gosto.

Eu só desconsideraria os Cort, pois não esta no mesmo patamar de baixos que você procura.
O baixo mais completo da Cort passa longe de ser um Yamaha TRB, Warwick Corvette ou Ibanez SR prestige.

E como já sabe, testar os baixos é o fator de maior importância, pois maior do que milhares de opiniões é a sua opinião definitiva referente aos baixos que você se identificar ali na hora do teste (levando em consideração tudo o que julgar necessário, desde timbre, confortabilidade, peso, até mesmo o visual e o preço);

Boa compras e seja feliz.
Abraxx e Keep on Groovin.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo