Ajuda -Intervalos de quarta
+5
allexcosta
Mr_Arthur
dibass
Daniel
Tiago Bass
9 participantes
Página 1 de 1
Ajuda -Intervalos de quarta
se alguém puder me ajudar fico muito agradecido !
Vi na net algumas coisas relacionadas ao estudo , de intervalos de quartas . alguém tem alguma coisa
sobre esse estudo ?
algum link que explique sobre ? tbm poder por ser aqui msm !
o que eu li em outros lugares não consegui entender direito !
desde já muito obrigado !
Vi na net algumas coisas relacionadas ao estudo , de intervalos de quartas . alguém tem alguma coisa
sobre esse estudo ?
algum link que explique sobre ? tbm poder por ser aqui msm !
o que eu li em outros lugares não consegui entender direito !
desde já muito obrigado !
Re: Ajuda -Intervalos de quarta
se for sobre o ciclo das quartas ou ciclo das quintas, veja o livro do Dan Dean. Explica muito bem e tem uma tabela que ajuda muito a entender.
Daniel- Membro
qual e sua duvida ?
o que sao esses intervalos ex C e F etc...
ou como tocar esses intervalos ?
ou outra?
ou outra?
dibass- Membro
Ciclo das quartas.
Na escala diatônica (maior), você deve separar em dois tetracordes.
Ex:
C - D - E - F | G - A - B - C
T T ST T T T ST
Para descobrir qual é o próximo do ciclo das quartas, você deve pegar o 4º grau do 1º tetracorde e aplicar a escala diatonica, e assim por diante.
F - G - A - B | C - D - E - F
T T T ST T T ST
No exemplo acima nós temos os intervalos diferente do que pede a diatônica, então temos que adaptar para ficar certo. Para isso adicionamos um acidente no quarto grau.
F - G - A - Bb | C - D - E - F
T T ST T T T ST
Só continuar agora.
(Não sei se consegui me expressar direito, tenho uma dificuldade para isso... mas espero ter ajudado)
Ex:
T T ST T T T ST
Para descobrir qual é o próximo do ciclo das quartas, você deve pegar o 4º grau do 1º tetracorde e aplicar a escala diatonica, e assim por diante.
T T T ST T T ST
No exemplo acima nós temos os intervalos diferente do que pede a diatônica, então temos que adaptar para ficar certo. Para isso adicionamos um acidente no quarto grau.
T T ST T T T ST
Só continuar agora.
(Não sei se consegui me expressar direito, tenho uma dificuldade para isso... mas espero ter ajudado)
Mr_Arthur- Membro
ciclo das quartas
danielreo escreveu:se for sobre o ciclo das quartas ou ciclo das quintas, veja o livro do Dan Dean. Explica muito bem e tem uma tabela que ajuda muito a entender.
eu vi um método desse cara pra baixar , vou lá no site ver denovo !!!
tomara que seja em português !!
valeu pela dica Danielreo ..
dibass escreveu:qual e sua duvida ?
ou outra?
Na verdade minha dúvida é sobre tudo desse assunto , na pratica como usar esse estudo...etc
pq no site q eu vi fala q dá pra treinar escalas tbm com esse ciclo das quartas !!!
Q isso ajudou sim , só ñ entendi o q são as siglas : T T ST T ?Mr_Arthur escreveu:Ciclo das quartas.
Ex:
T T ST T T T ST
T T T ST T T ST
T T ST T T T ST
Só continuar agora.
valeu msm pela força !
T e ST: tom e semitom
sobre o ciclo, ajuda pq muitas musicas seguem essa variação. sabendo o ciclo das quartas, que considero "pra frente", e o das quintas, que gravei como sendo "pra trás", "voltando", vc vai tocando a música mesmo sem sabê-la direito.
Pega o Dan Dean q é em portugues. Eu tenho aqui tb, mas recomendo pegar o link completo com o CD dele. Ajuda mais ainda do que só ler. flw
sobre o ciclo, ajuda pq muitas musicas seguem essa variação. sabendo o ciclo das quartas, que considero "pra frente", e o das quintas, que gravei como sendo "pra trás", "voltando", vc vai tocando a música mesmo sem sabê-la direito.
Pega o Dan Dean q é em portugues. Eu tenho aqui tb, mas recomendo pegar o link completo com o CD dele. Ajuda mais ainda do que só ler. flw
Daniel- Membro
Nao sei se eh pertinente, mas em jazz existem os acordes formados de quartas superpostas q criam uma atmosfera suspensa, ou seja, sem tensao e resolucao. Por nao terem tercas, esses acordes nao sao nem maiores nem menores, portanto aceitam uma gama enorme de escalas, como tons inteiros, cromaticas, alteradas, etc... Esse principio eh muito usado em musica atonal e no chamado "free jazz". Os compositores eruditos de musica contemporanea tambem usam muito isso, talvez como um grito de liberdade contra algumas regras de musica antiga q proibiam o uso de quartas e oitavas paralelas.
Muito pertinente Alex !
bom mais no meu caso como estou começando meus estudos nessa área vou começar pelo básico , por partes né !
mais ainda vou chegar nesses assuntos que vc citou ai !
como estou estudando sozinho pode ser que eu demore um pouco pra chegar ai , mais eu chego um dia !!rsrsrsrsrs
muito obrigado pela dica !
vejo que mesmo, no momento não podendo estudar tradicionalmente em uma escola ou professor particular , posso aprender muito com amigos como vcs aqui do Fórum !
tenho "amigos" que tem mais conhecimento que eu , que sempre que eu precisei de alguma ajuda desse tipo , acabei tendo que recorrer a sites ou livros pra tentar aprender sobre determinado assunto !rsrsrs
bom mais no meu caso como estou começando meus estudos nessa área vou começar pelo básico , por partes né !
mais ainda vou chegar nesses assuntos que vc citou ai !
como estou estudando sozinho pode ser que eu demore um pouco pra chegar ai , mais eu chego um dia !!rsrsrsrsrs
muito obrigado pela dica !
vejo que mesmo, no momento não podendo estudar tradicionalmente em uma escola ou professor particular , posso aprender muito com amigos como vcs aqui do Fórum !
tenho "amigos" que tem mais conhecimento que eu , que sempre que eu precisei de alguma ajuda desse tipo , acabei tendo que recorrer a sites ou livros pra tentar aprender sobre determinado assunto !rsrsrs
danielreo escreveu:T e ST: tom e semitom
Há tá entendi , tom e semitom .
Nossa cara sério mesmo ! nem acredito eu estou precisando muito estudar sobre esse esquema de tocar sem saber a música ! tem uma banda que eu toco que o vocal sempre chega com umas músicas em cima da hora , umas músicas que eu nunca ouvi na vida !!!
muito obrigado !
Nessas horas eu vou pelo ouvido mesmo, mais as vezes vai umas notas na trave mesmo assim !!!rsrsrsrsrs
danielreo escreveu:T e ST: tom e semitom
Sem querer aproveitar da sua bondade , mais já aproveitando . o método do Dan Dean é um chamado:Baixo Elétrico Composite ?
sim. lembrando q não é qualquer música... muitos jazz aplicam esse ciclo, mas não é uma regra infalível.
Daniel- Membro
Há sim , entendi !
já estou estudando ele , esse método vai ser uma mão na roda pra mim !
mais uma vez valeu pela dica ! precisando de alguma coisa e eu puder ajudar estou as ordens .
grande abraço irmão.
já estou estudando ele , esse método vai ser uma mão na roda pra mim !
mais uma vez valeu pela dica ! precisando de alguma coisa e eu puder ajudar estou as ordens .
grande abraço irmão.
danielreo escreveu:
danielreo, você poderia comentar um pouco mais sobre isso?
Eu vi lá no método do dan dean que ele tenta passar justamente dessa forma mais não peguei realmente o espirito da coisa.
Valeeu!
Mr_Arthur- Membro
Ex:
C -> F -> Bb -> Eb -> Ab -> Db e assim por diante... Eu enxergo essa isso como uma progressão - pra frente.
Ao contrário, que seria quintas, ficaria assim:
C -> G -> D -> A -> E -> B -> e assim por diante... Percebeu como ele foi voltando, ao contrário do ciclo de quartas, que vai para a nota "de baixo" no braço, no ciclo das quintas toca-se a "de cima".
C -> F -> Bb -> Eb -> Ab -> Db e assim por diante... Eu enxergo essa isso como uma progressão - pra frente.
Ao contrário, que seria quintas, ficaria assim:
C -> G -> D -> A -> E -> B -> e assim por diante... Percebeu como ele foi voltando, ao contrário do ciclo de quartas, que vai para a nota "de baixo" no braço, no ciclo das quintas toca-se a "de cima".
Daniel- Membro
Ah sim, você diz posicional no braço.
Verdade, eu nunca tinha parado para prestar atenção nisso.
Muito bom mesmo.
valeu cara.
Verdade, eu nunca tinha parado para prestar atenção nisso.
Muito bom mesmo.
valeu cara.
Mr_Arthur- Membro
E essa progressão dos ciclos das quartas e das quintas, eu posso usar pra treinar escalas ao mesmo tempo ? tipo treinar qualquer tipo de escalas utilizando o ciclo das quartas e das quintas ?
eu vejo mais como uma progressão mesmo. escalas vc pode treinar começando a partir do segundo, terceiro, quarto graus, etc.
vc descobrirá os modos gregos... estou querendo me aprofundar nisso, mas ainda não descobri o macete, como sempre procuro fazer... flw.
vc descobrirá os modos gregos... estou querendo me aprofundar nisso, mas ainda não descobri o macete, como sempre procuro fazer... flw.
Daniel- Membro
vc pode treinar sim. toca a escala de dó, depois a de fá, depois a de Si bemol, Mi bemol e assim por diante, na sequencia do ciclo. vai ajudar a gravar e "automatizar".
Daniel- Membro
ACHO que a intenção dos ciclos é você saber quantos acidentes tem em cada tom.
Então quando lhe falaram que a música está em A maior por exemplo,
você sabe que a escala maior de A maior tem 3 sustenidos que são F, C e G.
Daí quando você for tocar em cima da música você sabe disso... Quando for montar acordes também é importante.
Então quando lhe falaram que a música está em A maior por exemplo,
você sabe que a escala maior de A maior tem 3 sustenidos que são F, C e G.
Daí quando você for tocar em cima da música você sabe disso... Quando for montar acordes também é importante.
Mr_Arthur- Membro
Entendi....valeu mesmo !
qualquer coisa se eu tiver outras dúvidas sobre esse assunto , posso continuar perguntando pra vocês ? é que eu não quero ser chato !
as vezes eu demoro pra pegar a idéia da coisa ! rsrsrs
abraço a todos
qualquer coisa se eu tiver outras dúvidas sobre esse assunto , posso continuar perguntando pra vocês ? é que eu não quero ser chato !
abraço a todos
Tiago Bass escreveu:Entendi....valeu mesmo !
abraço a todos
Tranquuilo,
eu também estou aprendendo pra c*r*lh* com essa galera aqui.
Melhor que já reforça pra quem explica também.
Valeu!
Mr_Arthur- Membro
Pode crer !!
O pessoal aqui é fera mesmo !
Abraço.
O pessoal aqui é fera mesmo !
Abraço.
Existe um estudo sobre 4ªs semelhante ao que o Alex falou, inclusive saiu na cover baixo deste mês, uma que tem um jazz bass tortoise na capa.
Fala sobre aplicar 4ªs em improvisos e tal, o Nico Assumpção abordou o assunto no livro dele também, dizem que além dele o Jaco também usava esse esquema.
Existe um estudo sobre 4ªs semelhante ao que o Alex falou, inclusive saiu na cover baixo deste mês, uma que tem um jazz bass tortoise na capa.
Fala sobre aplicar 4ªs em improvisos e tal, o Nico Assumpção abordou o assunto no livro dele também, dizem que além dele o Jaco também usava esse esquema.
Ressuscitando aqui para por essas imagens que dão pra entender legal o lance do Ciclo de quartas e quintas.
Eu entrei numas de estudar harmonia quartal uns tempos atrás e foi bacana, mas depois enjoei
Boa noite turma!
Desculpe postar aqui num tópico antigo, mas gostaria de fazer uma perguntinha relacionada ao intervalo de quarta e não consegui achar nada na net que esclarecesse minha dúvida.
Bem, é o seguinte, vocês tocam a quarta com o mesmo dedo que tocam a tônica ou pegam por exemplo com o indicador e médio? Qual seria a digitação mais adequada?
Desculpe postar aqui num tópico antigo, mas gostaria de fazer uma perguntinha relacionada ao intervalo de quarta e não consegui achar nada na net que esclarecesse minha dúvida.
Bem, é o seguinte, vocês tocam a quarta com o mesmo dedo que tocam a tônica ou pegam por exemplo com o indicador e médio? Qual seria a digitação mais adequada?
Última edição por MarinaBass em Sex Mar 20, 2015 3:03 pm, editado 1 vez(es)
MarinaBass- Membro
Normalmente o mesmo dedo, mas em música popular não há esse tipo de regra.
allexcosta- Administrador
O exercício que tenho aqui pra estudar é com sequências de quartas e saltando de corda, usando o mesmo dedo torna-se bem mais lento, especialmente em sentido descendente
Vou treinar mais, obrigada Alex :-)
Vou treinar mais, obrigada Alex :-)
MarinaBass- Membro