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Verdade ou Mito?

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Mensagem por bodhan Sex Jun 26, 2009 11:36 am

Gostaria de sugerir à moderação a criação de um tópico técnico sobre verdades e mitos dentro do universo dos graves. Sei que é um tópico que poderá causar muita controvérsia, mas forum é para essas coisas! A idéia surgiu depois de postar sobre captadores no subforum Pickups & Eletrônica .

Aqui vai uma questão:

- Braços feitos de uma peça só, são melhores?
Uma vez um luthier me disse que prefere construir braços em três partes longitudinais por causa da estabilidade. Braço de uma peça só é mais instável, na opinião dele.
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Mensagem por bodhan Sex Jul 03, 2009 9:47 am

Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 10:03 am

Pode fazer a mesma pergunta com relação ao corpo:

Corpos feitos de uma peça só, são melhores? Dizem que são por causa do timbre.

Mas todos os baixos em madeira envernizada e polida sem pintura que eu tenho e dá pra ver o corpo são divididos em pelo menos 3 partes.
O braço é a mesma coisa são divididos em duas partes dá pra ver a emenda quando vai chegando perto da mão. Tenho 2 Squiers 1 Jazz e outro P e ambos tem o braço inteiriço sem aquelas emendas. Os outros todos sem exceção tem emendas do braço com a mão.
Acho que hoje como há muitas leis sobre o meio ambiente acho difícil uma fábrica ou um luthier fazer um contrabaixo sem imendá-lo em alguma parte.
Acho que vai gastar muita madeira e deve dar muito trabalho. Pegar pedaços de madeira e imendá-los deve ser mais econômico.
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Mensagem por URSOBHZ Sex Jul 03, 2009 10:11 am

Até onde eu sei, os braços com head de inclinação de 13º possuem uma "emenda" perto do headstock, tbém no mesmo ângulo de 13º.
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Mensagem por César_RS Sex Jul 03, 2009 10:16 am

Aproveitando esse tópico, existe relação entre marcas de baixo e estilo musical? Por exemplo, existe alguma marca ou modelo aconselhável para o metal?
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Mensagem por limanegative13 Sex Jul 03, 2009 10:51 am

César_RS escreveu:Aproveitando esse tópico, existe relação entre marcas de baixo e estilo musical? Por exemplo, existe alguma marca ou modelo aconselhável para o metal?

........ ESP, B.C.Rich e Dean
nao que só sirvam para isso mas e muito comum ver musicos de metal com estes instrumentos. um dia eu vou ter um B.C.Rich
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Mensagem por Hélcio Júnior_bass Sex Jul 03, 2009 11:10 am

Não só em relação aos braços, mas tb aos corpos, eu acho não existe um ideal. Claro, uma peça sem emendas e bem seca vai dar mais sustain ao instrumento. Então, em tese, um braço de uma peça só vibra mais uniforme que um braço com 2 peças, aí "vareia" rsrss...

Na verdade, na minha opinião por experiência própria nos 3 baixos de luthier que eu já tive, se um braço emendado é bom ou não só depende da madeira que vc usa.

Por exemplo, meu baixo antigo era inteirisso e tinha braço em marfim com longarina de imbuia. Ele tinha um sustain legal. O meu atual, tem braço com emenda e as madeiras são o maple, parece Bird's eye mas eu não tenho certeza se é ou não, com uma longarina de jacarandá. Detalhe: ele tem o dobro do sustain que o antigo tinha.

Bem, não sei se os luthiers vão achar correto o que eu falei, mas foi a impressão que eu tive.


Última edição por Hélcio Júnior_bass em Sex Jul 03, 2009 11:22 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Christian Sex Jul 03, 2009 11:21 am

Mas nem os Metaleiros se rendem a um bom e velho Jazz bass, um exemplo é o Ian Hill que gravou linhas maravilhosas com um.
(Baixista do Judas Priest)
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Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 03, 2009 12:10 pm

O Markus Grosskopf do helloween usa Precisions e JBs (não são fender, esqueci a marca agora...)

Fora o Steve Harris, que usa Precisions Fender mesmo.

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Mensagem por Rex Sex Jul 03, 2009 12:25 pm

Li uma entrevista uma vez do Steve Harris que ele usa Jazz Bass pra gravação também, junto com seus Precisions.

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Mensagem por limanegative13 Sex Jul 03, 2009 1:29 pm

é que eu tava falando de metal metal mesmo. tipo death e black, essas coisas..... guitarras chifrudas afinadas 3tons abaixo, musicas do demo. perto disso heavy metal do tipo iron maiden vira mpb kkkkkk
.........zuera
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Mensagem por LuCaSbass Sex Jul 03, 2009 2:35 pm

bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Não seria escala? Nunca vi um baixo com braço de rosewood. Se for escala, sim, o rosewood tem um som mais 'aveludado' que o maple.

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Mensagem por bodhan Sex Jul 03, 2009 4:19 pm

LuCaSBass escreveu:
bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Não seria escala? Nunca vi um baixo com braço de rosewood. Se for escala, sim, o rosewood tem um som mais 'aveludado' que o maple.

... isso mesmo! Oops, desculpe pelo engano! Realmente, só ví braço inteiro de rosewood para guitarra ... creio que foi na Warmoth.
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Mensagem por pc Sex Jul 03, 2009 4:49 pm

- Braços feitos de uma peça só, são melhores?
Sim e não... Os braços inteiriços tem mais sustain, mas tem gente que jura de pé junto que nenhum neck trough tira o som de um Precision ou de um Jazz. Por outro lado se vocde deixar o baixo cair de ferrar o braço, pode jogar o baixo fora

- Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Em teoria os braços em maple puxam mais pro agudo e os em rosewood mais pros médios. Eu me lembro de alguém postar no Talkbass ha alguns anos um comparativo. Mesmo baixo, mesmos captadores mas braços diferentes. Tinha lá uma diferença, mas que seria facilmente emulada com um leve toque no equalizador do amp.

Eu, sinceramente acho tudo papo furado. Uma minima alteração no ambiente manda todas essas nuances pro saco. Tanto em estúdio como ao vivo.

Se o cara for Solista, tipo Manring e tal... mas mesmo assim, o caminhão de efeitos que ele usa encobre qualquer nuance de braço em rosewood, corpo em ash, etc...

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Mensagem por LENTO Sex Jul 03, 2009 4:53 pm

Thales_sr escreveu:O Markus Grosskopf do helloween usa Precisions e JBs (não são fender, esqueci a marca agora...)

Fora o Steve Harris, que usa Precisions Fender mesmo.
bem citado, marculino arrebenta e ele ta usando yamaha tb igual o billy.
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Mensagem por Carlinhos Sex Jul 03, 2009 8:47 pm

bodhan escreveu:Outra questão:
Baixos com braço em rosewood tem timbre mais aveludado?
Este ano experimentei 2 baixos Lakland Skyline 55-01 na BassEmporium, um com o fretboard em Maple e o outro com o fretboard em Rosewood.

Não é que tinha diferença de timbre! Pode ser até que a diferença estivesse sendo influenciada por outro componente mas o fato era que eram do mesmo modelo, com a única diferença aparente sendo a do fretboard. Chemei o pessoal da loja justamente para perguntar se eles achavam que a diferença do fretboard poderia ser o motivo da diferença no timbre. A opinião foi que a quantidade de madeira do fretboard não seria suficiente para ter influência no timbre. Confesso que não me convenceu, acho que faz.

De qualquer modo acabei levando um Music Man usado que era melhor que os Laklands e MTDs que expermentei, mas isso não tem nada a ver com o post.

Por outro lado já li uma entrevista do Tobias falando que até o verniz influi no Timbre, vai saber!

Só mais uma observação, o que muda na verdade não é o braço, mas sim o fretboard, o espelho.

Abraços,
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