Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem do Ganho em Amplificadores.

+10
sales100
patrickqueres
Danuco
Thales_Sr
allexcosta
heitor_pg
URSOBHZ
Nando Vasques
dibass
Ricardo
14 participantes

Ir para baixo

Regulagem do Ganho em Amplificadores. Empty Regulagem do Ganho em Amplificadores.

Mensagem por Ricardo Sáb Jun 27, 2009 2:18 pm

Olá pessoal,

Estou iniciando os estudos de contrabaixo e comprei um Bx 200 da Staner há alguns dias para o aprendizado ficar um pouco mais divertido e barulhento. Twisted Evil

Estou em dúvida sobre a posição do controle de ganho. Para um melhor aproveitamento do amplificador em que nível deixa-lo?

Quando regulei o ganho dos amplificadores do meu carro foi assim: Equalização do player em flat e volume a 70%, fui aumentando o ganho até o máximo possível sem distorção.

Nos Amplis para instrumentos é a mesma coisa ou tem outra maneira?

Agradeço toda a ajuda já recebida (a escolha do amplificador foi pelo que li aqui).

Abraços!
Ricardo
Ricardo
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem do Ganho em Amplificadores. Empty Re: Regulagem do Ganho em Amplificadores.

Mensagem por dibass Sáb Jun 27, 2009 3:03 pm

Ola ricardo e melhor vc sempre colocar mais volume que ganho

tive um ampli desse gostei muito
dibass
dibass
Membro

Regulagem do Ganho em Amplificadores. Empty Re: Regulagem do Ganho em Amplificadores.

Mensagem por Nando Vasques Sáb Jun 27, 2009 3:49 pm

Geralmente os amps q tem botao de ganho,vem acompanhado de um Led(luzinha vermelha)toque forte o seu baixo e va abrindo o botao de ganho ate q o Led acenda ou fique vermelho,sinal de que esta clipando.quando chegar a esse nivel e so abaixar um pouco o ganho e pronto,ai e so abrir o volume geral!mais ou menos por ai,o resultado varia de amplificador para amplificador.espero ter ajudado
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 3:57 pm

Ricardo.

Na teoria a técnica de amp automotivo vai funcionar da mesma maneira. A diferença ´[e que nos amps automotivos vc regula o ganho até clipar, volta um pouco e pronto. Só faz isso uma vez, pois ficá geralmente em local de pouco acesso, sem a conexão de mais nada entre o Hu e o amp.

Já em instrumentos vc teria que fazer isso toda vez que adicionar alguma coisa entre o baixo e o amp (pedias, pedaleiras, etc).

Pq, no fundo, regular o ganho é ADEQUAR o sinal de entrada de maneira que o amp consiga amplificar tudo que pode sem discorcer (clipar) com as ondas quadradas. É a famosa regulagem de sensibilidade (que em Hu de carros variam, normalmente, entre 2v a 6v, sendo 4v o mais comum)
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por Ricardo Sáb Jun 27, 2009 4:12 pm

Esclarecido!!!
Agora vou lá cutucar...hehehe.

Valeu!!!!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por dibass Sáb Jun 27, 2009 7:23 pm

nando esse staner num tem esse led

esse led so vi em amplis melhores
dibass
dibass
Membro

Mensagem por heitor_pg Sáb Jun 27, 2009 7:26 pm

Verdade, tenho um amp BX200 e ele não tem o led para auxiliar... finda que a regulagem do ganho fica na intuição mesmo...
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 7:52 pm

Vc pode fazer o teste usando o multímetro na saida do power (mas creioque isso seja chato de fzer, pois vai ter que abrir a parte traseira do combo, e isso tem que ser refeito sempre que adicionar um peldal ou pedaleira). Quando a voltagem aumentar pouco com a variaçao do ganho é indicação de que já está clipando.

Assim, como é complicado fazer isso sempre, no "ouvidômetro" fica mais fácil...
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por Nando Vasques Sáb Jun 27, 2009 8:29 pm

Cara e isso mesmo que eu li?vc quer que ele abra o amp e de posse de um Multimetro,medir a saida de voltagem pra saber a oscilacao dele?tudo isso so para regular o botao de ganho do amp?
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 8:34 pm

Por isso que escrevi isso:

(mas creio que isso seja chato de fazer, pois vai ter que abrir a parte traseira do combo, e isso tem que ser refeito sempre que adicionar um peldal ou pedaleira).

....

Assim, como é complicado fazer isso sempre, no "ouvidômetro" fica mais fácil...

Última edição por URSOBHZ em Sáb Jun 27, 2009 8:55 pm, editado 1 vez(es)
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por Nando Vasques Sáb Jun 27, 2009 8:35 pm

affraid
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 8:36 pm

Pq, diferentemente de amps de instrumentos, usa-se o multimetro para conferir a regulagem da sensibilidade dos amps automotivos. Isso pq tal procedimento é feito, via de regra, apenas uma vez (sem falar que é bem masi fácil)
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 8:37 pm

Não entendi... eu disse que isso é chato de fazer. E apenas mencionei uma maneira de conferir isso, nada mais. Não incentivei ninguém a fazer isso. Até pq o amp dele deve estar na garantia ainda
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagem por Ricardo Sáb Jun 27, 2009 8:49 pm

Com certeza não vou abrir nada, vai no ouvidometro mesmo... Laughing

Mas mesmo assim as sugestões do Urso são interessantes, é legal conhecer as possibilidades, aprender nunca é demais, um dia algo assim pode ser útil em outra situação.

Com o uso eu vou achando a melhor configuração.

Valeu Exclamation
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por Nando Vasques Sáb Jun 27, 2009 8:58 pm

E isso ai Ricardo,lembre-se que abrir amplificadores e tarefa pra um profissional em eletronica,ainda mais se estiver ligado na rede eletrica.nao se preocupe se o seu amp nao tem o Led indicador de Clip,abra o ganho aos poucos e va testando o nivel ideal.Simples assim.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 27, 2009 9:03 pm

Nando Vasques escreveu:(...)abrir amplificadores e tarefa pra um profissional em eletronica(...)

Concordo com a frase, principalmente se for um amp valvulado, a nao ser q vc esteja querendo virar baixista do Michael Jackson... Abrir amp pode matar, gente...

Administrador

Mensagem por Thales_Sr Dom Jun 28, 2009 1:01 am

Vamos acabar com a discussão.

O Staner BX-200 tem o controle de ganho de entrada, ao invés de só um controle master.

Aumentando, ele aumenta o volume (tal qual o master), mas ele tem uma propriedade interessante: Ao usar ele em valores maiores, ele comprime mais o som, pense nele como um "ratio" de compressor.

Regule ele até o ponto que você ache a dinâmica suficiente (valores baixos, o som fica beem dinâmico, ao ponto de ficar meio choco, valores altos vão deixar o som com bastante punch, mas em compensação a dinâmica vai sumindo), e depois regule o master para o volume que você quer.

Não existe regra em qual valor deixá-lo, até porque se existisse valor ideal eles não precisariam deixar você regular.

Moderador

Mensagem por Ricardo Dom Jun 28, 2009 10:51 am

Isso aí, mas a conclusão não muda: cutucar e experimentar.
Obrigado Thales.

Mudando um pouco o assunto, adorei o brinquedo novo, mesmo ainda não tocando nada e com um baixo bem "paia"(Golden início anos 90), ficou muiiitooo mais divertido do que minha caixinha Frahm de 15w. Agora dá para sentir o gostinho dos graves.

Sinto inclusive que a melhora de equipamento incentiva a aprendizagem. Aquela minha idéia de que para aprender qualquer coisa serve mudou um pouco. Já começei o caixa 2 para mudar o instrumento quando possível.

Abraços e obrigado a todos pela ajuda.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por Thales_Sr Dom Jun 28, 2009 11:26 am

Aquela minha idéia de que para aprender qualquer coisa serve mudou um pouco.
Com equipamento melhor a coisa fica mais divertida.

Mas quando se quer, dá pra aprender com qualquer coisa regulada. Eu comecei num Tonante + Wattsom, que não dava nem pra abrir o pot de tone porque era uma chiadeira terrível.

Isso aí, mas a conclusão não muda: cutucar e experimentar.
Essa é a maior regra...

Moderador

Mensagem por Danuco Seg Jun 29, 2009 3:04 pm

Se ele ta comprimindo o som em valores altos de ganho, então creio que ele deve estar distorcendo bastante o som (distorção nao desejavel). A compressão boa por excesso de ganho acho que só acontece nos prés valvulados, né não?

O ganho serve para ajustar o nivel do sinal, evitando que chegue um sinal muito baixo ou muito alto nos circuitos de amplificação. Um baixo ativo tem um ganho muito maior que um baixo passivo, portanto o nivel de ganho do cubo deve ser maior para um baixo passivo do que para um ativo, jogando mais ou menos o mesmo nivel de sinal no amplificador em ambos os casos. Em alguns amplificadores como o LH500 da Hartke, não existe o ajuste de ganho, mas sim duas entradas (ATIVA E PASSIVA), cada um com um ajuste de ganho pre definido.

O controle do ganho do seu amplificador deve acontecer em função do que voce está ligando nele (baixo, pedais, etc..), e o volume master, em função da pressão sonora que voce deseja.

Este é o meu entendimento! Valeu!
Danuco
Danuco
Membro

http://www.broitenta.com.br

Mensagem por patrickqueres Seg Jun 29, 2009 3:22 pm

Já vi gente usando o ganho um pouco mais aberto pra criar um "drivezinho"... Shocked

Minha Warwick tem o pot de ganho e a led de CLIP, que ao meu ver é um dos pontos forte dessa caixa.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 29, 2009 7:07 pm

Danuco
Se ele ta comprimindo o som em valores altos de ganho, então creio que ele deve estar distorcendo bastante o som (distorção nao desejavel). A compressão boa por excesso de ganho acho que só acontece nos prés valvulados, né não?
Não, no BX-200 não ocorre de distorcer fácil não. Ele comprime um bocado antes de ter distorção de pré.
E distorção de pré-valvulado é legal quando o pré é projetado pra distorcer... Pega um Hartke (que tem pré valvulado) e satura o pré pra você ver que beleza... Very Happy

Em alguns amplificadores como o LH500 da Hartke, não existe o ajuste de ganho, mas sim duas entradas (ATIVA E PASSIVA), cada um com um ajuste de ganho pre definido.
Veja como é o BX-200. Ele tem as duas entradas, e um controle de ganho de pré também. Esse controle , a meu ver, é bastante útil pra conseguir dar "punch" no som, criando essa compressão que já falei.
Pena que nunca analisei o circuito dele pra saber se tem alguma mágica nesse pré dele.

Moderador

Mensagem por Ricardo Seg Jun 29, 2009 9:50 pm

Não usei tudo, porque gosto do meu vizinho iraniano, mas dei uma aumentada legal no volume e no ganho do BX200 e não senti distorção não.

Em volume baixo o som fica mais clean com o ganho abaixo do volume.
Em volume alto eu achei mais legal com o ganho pouco mais alto que o volume .

Não entendo muito bem o que é a compressão. Mas acho que deve ter a ver com o fato de eu ter sentido a sopa do jantar borbulhando no estômago junto com o Mi.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 29, 2009 10:12 pm

Não entendo muito bem o que é a compressão. Mas acho que deve ter a ver com o fato de eu ter sentido a sopa do jantar borbulhando no estômago junto com o Mi.
kkkkkkkkkk Digaí... O ampli fala que é uma beleza né???

Eu me dou muito bem com esse ampli, nos ensaios uso ele TODO no 5. A depender do som, dou pequenos cortes no eq.

Moderador

Mensagem por sales100 Qui Nov 04, 2010 2:54 am

Fala galera!!!
Minha duvida sobre o ganho q eu até cheguei a comentar em outro tópico: http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/modificacoes-no-baixo-t10854.htm

É se com o ganho muito alto pode prejudicar o falante ou o amp de modo geral. Pq comprei um bx 100 hoje testei na loja e gostei.

Mas depois de ter fuçado mais no bixo percebi q o volume dele tava muito baixo ...

O volume tem q ta quase na metade e o ganho na metade pra sair um som suficiente pra estudos. E se o ganho tiver no 0 e o volume na metade sai um som muito baixo... fui ver aq e um som pra ensaio teria q ser com o volume quase no máximo e o ganho um pouco acima da metade e olhe la...

O daniel aq do forum me aconselhou a aumentar o ganho o máximo possível e só depois aumentar o volume...

Fui seguir o conselho e realmente deu certo com o ganho no máximo (10)
e volume entre o 2 e o 3 (vai até o 10) o som ficou na mesma altura da vez em q botei vol e ganho na metade...

Meu único medo é de prejudicar o amp botando o ganho no máximo...

Oq vcs acham? Wink
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Leon Qui Nov 04, 2010 11:01 am

No amp da Hartke o que pode ser feito para que eu não perca o som e tambem não o use com o valume no talo (10) ? pois tenho notado que seu reduzir fica baixo demais. Pre amp A estou deixando em 0 (zero) e o Pre amp B no 6 (Seis).
Contour Low pass, tenho deixado no sentido horario (14:00hs) e o High pass no talo +10. O que fazer?
Leon
Leon
Membro

Mensagem por Schafe Qui Nov 04, 2010 11:04 am

^ que amp vc tem? q caixas esta usando?
Schafe
Schafe
Membro

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15347606688396979039,ht

Mensagem por sales100 Qui Nov 04, 2010 3:27 pm

Schafe escreveu:^ que amp vc tem? q caixas esta usando?

A minha é uma Staner BX 100 Smile
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Gomba Qui Nov 04, 2010 3:42 pm

A bateria do seu baixo não tá gasta não? Cê tá entregando o volume dele no máximo? Quando eu uso staners eu deixo eles sempre no 5 todos so pots e sempre tenho volume suficiente dependendo do ambiente... (não vou usar o bx100 num palco e o bx200 num quarto...
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por sales100 Qui Nov 04, 2010 4:06 pm

Meu baixo é passivo, acho q por isso q tenho q deixar o ganho alto, mas daí ter q botar o ganho no talo é q tou estranhando, o som não distorce nem nada...
Mas como ja disse meu medo é q isso prejudique o falante ou algo do tipo
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Gomba Qui Nov 04, 2010 4:10 pm

O que prejudica falante é você jogar nele mais potência do que ele aguenta. E isso se dá com excesso de graves e de volume.
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por sales100 Qui Nov 04, 2010 4:13 pm

Gomba escreveu:O que prejudica falante é você jogar nele mais potência do que ele aguenta. E isso se dá com excesso de graves e de volume.

Então traduzindo...
Posso botar o ganho até o talo q não prejudica o falante ou a caixa de modo geral
É isso?
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Dja Qui Nov 04, 2010 9:33 pm

dependendo da caixa, sim...o ganho serve pra vc tbm atenuar melhor o ganho de equalização, fora a relação da entrada de som que seu instrumento esta mandando. O volume no caso é o geral da equalização.
Dja
Dja
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo