Meu baixo perdeu ganho.
+6
Rico
allexcosta
SRTO
Uchoa
joseluiz.avilajr
Jean Werlang
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Meu baixo perdeu ganho.
Tenho um Jazz Bass Fender American Standard (passivo) (alnico), a mais ou menos um ano eu levei ele em um Luthier que entre outros procedimentos fez um revisão na parte elétrica do baixo, desde então eu notei que o baixo não teve mais o mesmo ganho que antes, percebi isso pelo volume do amplificador que ficava geralmente no 2 e agora preciso por no 5 para ter o mesmo volume. Estranho que o timbre dos captadores parece normal. E os dois captadores parecem estar equalizados em volume. Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?
Jean Werlang- Membro
Re: Meu baixo perdeu ganho.
abaixou a ação das cordas, perde um pouco de ganho.
joseluiz.avilajr- Membro
O estranho que eu:
1- precisei triplicar o ganho do amplificador para chegar no mesmo volume de antes, não é um pouco.
2- Comparei meu Jazz Bass com outro de um amigo, mesmo modelo inclusive mesmo ano e a diferença de ganho é absurda.
3- Sábado tocando o técnico de som chegou até mim e pediu pra mim abrir mais o volume do baixo, pq o sinal estava chegando muito fraco para ele.
1- precisei triplicar o ganho do amplificador para chegar no mesmo volume de antes, não é um pouco.
2- Comparei meu Jazz Bass com outro de um amigo, mesmo modelo inclusive mesmo ano e a diferença de ganho é absurda.
3- Sábado tocando o técnico de som chegou até mim e pediu pra mim abrir mais o volume do baixo, pq o sinal estava chegando muito fraco para ele.
Jean Werlang- Membro
Luthier nele . Se você está em dúvidas do qual você levou , procure uma segunda opinião .
Jean Werlang, a altura das cordas em relação aos captadores está sendo considerada? ...pode ser questão de regulagem de altura destes.
SRTO- Membro
Há várias etapas de uma regulagem que podem diminuir a saída de um instrumento, mas não seria nada tão absurdo.
Leve em outro luthier.
Leve em outro luthier.
allexcosta- Administrador
SRTO escreveu:Jean Werlang, a altura das cordas em relação aos captadores está sendo considerada? ...pode ser questão de regulagem de altura destes.
Quando era garoto tinha um bass em que havia subido demais o captador. A saída era tão alta que distorcia. Aí, uma vez levei num luthier e ele me orientou sobre a questão da distância. Perdi aquele volume todo, mas ganhei graves poderosos.
Equilíbrio. . Se ta sem som, sobe um pouquinho os pups. Deve melhorar.
Rico- Eterno Colaborador
A minha impressão é que tenha algo errado na parte elétrica. Talvez um Potenciômetro ou até o jack, ou então os próprios captadores. O mais estranho que o baixo funciona perfeitamente, sem ruido, sem mal contatos, timbres normais... só o ganho que está estranho.... Um outro detalhe que acabei esquecendo de mencionar é que comecei usar encordoamento Flatwound, mas não acredito que isso poderia influenciar tanto no ganho do baixo. Achei que podeira ser um problema mais rotineiro, estou preocupado agora. hahaha
Jean Werlang- Membro
Esse luthier é de confiança? Tem certeza que os captadores são os mesmos que estavam no seu baixo antes?Jean Werlang escreveu:Tenho um Jazz Bass Fender American Standard (passivo) (alnico), a mais ou menos um ano eu levei ele em um Luthier que entre outros procedimentos fez um revisão na parte elétrica do baixo, desde então eu notei que o baixo não teve mais o mesmo ganho que antes, percebi isso pelo volume do amplificador que ficava geralmente no 2 e agora preciso por no 5 para ter o mesmo volume.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Esse luthier é de confiança? Tem certeza que os captadores são os mesmos que estavam no seu baixo antes?
Eu pensei nisso mas não quis falar.
Corda diferente muda também, coloque uma corda das antigas e veja se muda algo.
allexcosta- Administrador
Potenciômetros de valores inadequados também podem ser a causa do problema.
rafacar- Membro
allexcosta escreveu:JAZZigo escreveu:Esse luthier é de confiança? Tem certeza que os captadores são os mesmos que estavam no seu baixo antes?
Eu pensei nisso mas não quis falar.
Corda diferente muda também, coloque uma corda das antigas e veja se muda algo.
Pensei na hipótese dos caps também, mas também evitei falar... Muito delicado isso...
Rico- Eterno Colaborador
Toda parte elétrica do baixa está toda original nem o jack foi trocado, eu sei que ele fez uma limpeza dos componentes com álcool isopropílico. Será que isso poderia ter alterado os valores dos potenciômetros ou algo do tipo? Ele é um Luthier de minha confiança sim, inclusive os captadores estavam com as minhas marcas de uso, mas vou conferir de qualquer jeito.
Jean Werlang- Membro
Você diz as capinhas dos captadores, né?
Em todo caso, se o luthier é de confiança, então certamente o problema é outro.
Suba um pouco os pickups e veja o que acontece.
Aliás, tenho grande desconfiança de que é esse o problema.
Em todo caso, se o luthier é de confiança, então certamente o problema é outro.
Suba um pouco os pickups e veja o que acontece.
Aliás, tenho grande desconfiança de que é esse o problema.
Rico- Eterno Colaborador
meus captadores ficaram um pouco marcados das cordas na parte de metal mesmo, logo no começo quando estava desrregulado
Jean Werlang- Membro
Existe alguma parâmetro que eu possa me basear a respeito do sinal de saída? Imaginei que medindo o sinal com um multímetro poderíamos ter uma referencia mais precisa do meu problema. É possível fazer isso?
Jean Werlang- Membro
pode ser alguma ligaçao errada, leva la de novo pra ele conferir.
rodsom- Membro
Cara, o q já vi de "luthier" trocar captadores, aqui, na minha região...
fheliojr- Membro
A qualidade das fotos não ficou muito boa, mas ai estão meus Captadores. Devem ser os Custom Shop 60´s. São eles mesmo?
Jean Werlang- Membro