Sequências Musicais (Tocar de Ouvido)
+2
subgrave
brucce
6 participantes
Página 1 de 1
Sequências Musicais (Tocar de Ouvido)
Imagine a cena: Você senta na igreja e vê aquele instrumentista arrebentando, tocando as musicas iguais as originais. Sempre que pedem uma música nova, o infeliz toca como se as notas brotassem da mão dele. Qual será o misticismo desse ser alienígena?
Alguns dizem que isso é tocar de ouvido, outros que ele tem o dom da música dentro dele. Prefiro a outra opção que é fácil a todos nós: Sequências Musicais!
Muitas das músicas que eu ouço se encaixam perfeitamente nesse esquema. O que devo fazer é somente decorar essas sequências e encaixá-las a medida que a música vem a minha mente. Se a nota desce a altura (fica mais grave) eu procuro alguma seq que estava na nota x e passou pra nota y ou procuro uma nova sequencia. Normalmente cada parte da música é uma seq diferente: Estrofe, coro, ponte. Complicado? Não, mais abaixo tem um exemplo.
Só um detalhe, as seqs são montadas a partir do campo harmônico! Se você não conhece, dê uma pesquisada antes aqui: https://www.contrabaixobr.com/t1836-campo-harmonico?highlight=campo+harmonico.
Sequencias:
1) II I II V I
2) III VI II V
3) I VI II V
4) VI II V I
5) I III II V
6) I V VI IV
7) VI IV I V
8 ) I VII VI III IV I II V
O que você precisa saber é o tom, no exemplo usarei o tom C.
Campo Harmonico: C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am Bm7(5b)
1) Dm7 C7M Dm7 G7 C7M
2) Em7 Am Dm7 G7
3) C7M Am Dm7 G7
4) Am Dm7 G7 C7M
5) C7M Em7 Dm7 G7
6) C7M G7 Am F7M
7) Am F7M C7M G7
8 ) C7M Bm7(5b) Am Em7 F7M C7M Dm7 G7
Isso eu sei por vivência, mas os sábios poderiam enriquecer esse tema, colocando outras situações praticas e variações.
Alguns dizem que isso é tocar de ouvido, outros que ele tem o dom da música dentro dele. Prefiro a outra opção que é fácil a todos nós: Sequências Musicais!
Muitas das músicas que eu ouço se encaixam perfeitamente nesse esquema. O que devo fazer é somente decorar essas sequências e encaixá-las a medida que a música vem a minha mente. Se a nota desce a altura (fica mais grave) eu procuro alguma seq que estava na nota x e passou pra nota y ou procuro uma nova sequencia. Normalmente cada parte da música é uma seq diferente: Estrofe, coro, ponte. Complicado? Não, mais abaixo tem um exemplo.
Só um detalhe, as seqs são montadas a partir do campo harmônico! Se você não conhece, dê uma pesquisada antes aqui: https://www.contrabaixobr.com/t1836-campo-harmonico?highlight=campo+harmonico.
Sequencias:
1) II I II V I
2) III VI II V
3) I VI II V
4) VI II V I
5) I III II V
6) I V VI IV
7) VI IV I V
8 ) I VII VI III IV I II V
O que você precisa saber é o tom, no exemplo usarei o tom C.
Campo Harmonico: C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am Bm7(5b)
1) Dm7 C7M Dm7 G7 C7M
2) Em7 Am Dm7 G7
3) C7M Am Dm7 G7
4) Am Dm7 G7 C7M
5) C7M Em7 Dm7 G7
6) C7M G7 Am F7M
7) Am F7M C7M G7
8 ) C7M Bm7(5b) Am Em7 F7M C7M Dm7 G7
Isso eu sei por vivência, mas os sábios poderiam enriquecer esse tema, colocando outras situações praticas e variações.
brucce- Síndico
Re: Sequências Musicais (Tocar de Ouvido)
brucce escreveu:Muitas das músicas que eu ouço se encaixam perfeitamente nesse esquema.
Esquema que nada mais é do que o básico do campo harmônico.
Não existe mística nem músico alienígena, existe músico que domina melhor os campos harmonicos.
brucce escreveu:
Não sou sábio, mas só de ver todas essas cifras que causam muita confusão e espantam os iniciantes registro que não é preciso decorar tudo isto, tem jeito mais fácil que é enteder na prática a aplicação dos campos harmônicos, e o caminho é ter os intervalos e modos gregos bem na mão...
subgrave- Membro
E ae Subgrave!
Pois é cara, ai já é de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo não tenho muita base teórica (mesmo sendo autodidata) e me dá dor de cabeça só de ver que uma nota pode ser maior, menor, justa, Dominante, etc de uma vez só! Pra que raios tantas classificações? hehehe Mas por outro lado todo com isso no subconsciente, muitas vezes nem sei que nota estou tocando, mas é a da música
E outra, isso é apenas uma dica ok? Estudar sempre, como eu mesmo criei vergonha na cara e estou fazendo, afinal pra ser músico diferenciado, precisamos dominar várias coisas e não somente técnica. Agora se o cara só quer tocar de final de semana, isso já ajuda e muito!
Pois é cara, ai já é de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo não tenho muita base teórica (mesmo sendo autodidata) e me dá dor de cabeça só de ver que uma nota pode ser maior, menor, justa, Dominante, etc de uma vez só! Pra que raios tantas classificações? hehehe Mas por outro lado todo com isso no subconsciente, muitas vezes nem sei que nota estou tocando, mas é a da música
E outra, isso é apenas uma dica ok? Estudar sempre, como eu mesmo criei vergonha na cara e estou fazendo, afinal pra ser músico diferenciado, precisamos dominar várias coisas e não somente técnica. Agora se o cara só quer tocar de final de semana, isso já ajuda e muito!
brucce- Síndico
Pegue músicas que já toca e mude de tonalidade para aplicar esses conhecimentos de forma prática. Ajuda bastante.
Por que tudo isso? Acho saber o campo harmônico o básico e simples. Depende de como ensinam mas é uma coisa bem tranquila de se entender.
Desde que aplicado com exemplos pra fazer sentido.
Não entendi do por que dos modos gregos ai sendo que tudo o que ele mostrou é tonal.
Não seria melhor saber bem a escala maior e a menor com suas derivações?
subgrave escreveu:
Não sou sábio, mas só de ver todas essas cifras que causam muita confusão e espantam os iniciantes registro que não é preciso decorar tudo isto, tem jeito mais fácil que é enteder na prática a aplicação dos campos harmônicos, e o caminho é ter os intervalos e modos gregos bem na mão...
Por que tudo isso? Acho saber o campo harmônico o básico e simples. Depende de como ensinam mas é uma coisa bem tranquila de se entender.
Desde que aplicado com exemplos pra fazer sentido.
Não entendi do por que dos modos gregos ai sendo que tudo o que ele mostrou é tonal.
Não seria melhor saber bem a escala maior e a menor com suas derivações?
Aliás Zadá, (mudando rapidinho de assunto) tenho percebido que muitos músicos focam totalmente na parte técnica e deixam toda a parte teórica de lado, alias tem um pianista amigo meu que toca o que você quiser, desde o clássico até o popular, mas não sabe onde está o E na clave de Sol hehehe
brucce- Síndico
Eu nem gosto do nome teoria que leva pra caminhos estranhos e com muito bla bla bla. Gosto mais de linguagem musical que é mais agradável e define melhor.
O que tinha de gente teórica na faculdade que sabe tudo de conceito mas não aplica na prática era desanimador....
O meio do caminho continuo achando o melhor...
Saber o que esta fazendo e ter consciência sem se prender a muitos conceitos a não ser que os tenha comprovado na prática. E o que perceber que funciona na prática tentar entender o porque pra tornar aquilo parte da sua linguagem.
O que tinha de gente teórica na faculdade que sabe tudo de conceito mas não aplica na prática era desanimador....
Saber o que esta fazendo e ter consciência sem se prender a muitos conceitos a não ser que os tenha comprovado na prática. E o que perceber que funciona na prática tentar entender o porque pra tornar aquilo parte da sua linguagem.
Fernando Zadá escreveu:Não seria melhor saber bem a escala maior e a menor com suas derivações?
Por favor, mas justamente as escalas maior e menor e algumas de suas derivações é que compõem os modos gregos.
É sempre o seis e o meia dúzia causando confusão...
subgrave- Membro
Opa irmão...então dando prosseguimento ao assunto que começamos lá no Gospel Club ... vou tentar discutir as ideias, ok?
Sobre o que vc falou em decorar as sequencias eu não concordo plenamente...axo que o músico tem q entender que existe o possível caminho básico e geral que talvez este determinado trecho da musica encaixa-se perfeitamente. O decoreba não combina com arte em nenhuma das suas vertentes, nem nesse aspecto.
Sobre os exemplos que vc colocou são ótimos, eu nunca cataloguei nada do tipo, mas axo q o primordial da história é entender sua segunda lista....o porque que o II grau (no caso ré) é menor e é com 7ª menor (ou dominante).
Dentro do campo harmônico maior natural (sem dissonâncias) essa realmente é uma regra - 2º grau sempre será IIm7 , e é isso que tem q ser entendido, não apenas decorado...e aprendemos isso através da sua escala correspondente dentro dos modos gregos , que é quem nos diz...ou dá origem ao acorde (tríade ou tétrade) que vc citou, mas nada que a observação e estudo das tríades em relação ao esqueleto original da escala do tom não te dê.
É bem verdade que essas sequências citadas são encontradas em muitas músicas e ajudam bastante, desde que pratiquemos a sonoridade que eles representam.
E esta sonoridade que citei acima tb é muito relativo.
Ex.: Ao tirar de ouvido o musico se baseia pela melodia...mas....
...no blues(que ouço bastante) , existe muita melodia e poucos acordes, característica do ritmo/estilo , época que nasceu e leveza sonora, então, se vc tentar tirar pela melodia vc pode achar trocentos acordes, mas quando vais ver uma gravação aí percebes que o bass usa um groove simples de poucas notas só fazendo ponte entre 2 ou 3 acordes constantes e que a própria guitarra ficou variando em cima de 2 acordes (tipo I-I9-IV-IV9) ou algo assim.
O inverso ocorre em trechos de musicas de João Bosco....o gênio chega a ter um acorde para cada sílaba.
Então até mesmo no nosso caso (de igreja) muita coisa depende da pegada em que iniciamos a musica...conseguimos impor uma determinada sequencia, dessas que vc citou, mas que pode facilmente ser substituído por alguma outra sequencia dessa mesma lista. Se vc altera as sequencias(harmonia) e dá um tapinha no estilo(ritmos e pegada) vc já deu uma repaginada na música com pouca coisa. E como tinha comentado lá no Gospel Club, é desse tipo de coisa que conseguimos fazer com a afinidade de 10 anos que temos...conseguimos entender um ao outro pra que sequencia já foi iniciada e avisar as variações e no final fica parecendo que foi super ensaiado, inclusive sentindo momentos de deixar um solo pra o violão/guitarra ou solo de sax...cada um já percebe que encaixa e já cria a cama pra o outro músico.
Esse é um pouco da minha visão, mas nessa arte tem muita coisa que ainda pode ser discutida por várias abordagens diferentes e outras que apenas se sente(feeling) sem explicações humanas por meio de qualquer palavra.
E vamos estudas acordes, escalas, intervalos e afins....esse é o caminho pra não sermos, como cito o mestre Nico Assumpção: mero bumbo de corda.
Sobre o que vc falou em decorar as sequencias eu não concordo plenamente...axo que o músico tem q entender que existe o possível caminho básico e geral que talvez este determinado trecho da musica encaixa-se perfeitamente. O decoreba não combina com arte em nenhuma das suas vertentes, nem nesse aspecto.
Sobre os exemplos que vc colocou são ótimos, eu nunca cataloguei nada do tipo, mas axo q o primordial da história é entender sua segunda lista....o porque que o II grau (no caso ré) é menor e é com 7ª menor (ou dominante).
Dentro do campo harmônico maior natural (sem dissonâncias) essa realmente é uma regra - 2º grau sempre será IIm7 , e é isso que tem q ser entendido, não apenas decorado...e aprendemos isso através da sua escala correspondente dentro dos modos gregos , que é quem nos diz...ou dá origem ao acorde (tríade ou tétrade) que vc citou, mas nada que a observação e estudo das tríades em relação ao esqueleto original da escala do tom não te dê.
É bem verdade que essas sequências citadas são encontradas em muitas músicas e ajudam bastante, desde que pratiquemos a sonoridade que eles representam.
E esta sonoridade que citei acima tb é muito relativo.
Ex.: Ao tirar de ouvido o musico se baseia pela melodia...mas....
...no blues(que ouço bastante) , existe muita melodia e poucos acordes, característica do ritmo/estilo , época que nasceu e leveza sonora, então, se vc tentar tirar pela melodia vc pode achar trocentos acordes, mas quando vais ver uma gravação aí percebes que o bass usa um groove simples de poucas notas só fazendo ponte entre 2 ou 3 acordes constantes e que a própria guitarra ficou variando em cima de 2 acordes (tipo I-I9-IV-IV9) ou algo assim.
O inverso ocorre em trechos de musicas de João Bosco....o gênio chega a ter um acorde para cada sílaba.
Então até mesmo no nosso caso (de igreja) muita coisa depende da pegada em que iniciamos a musica...conseguimos impor uma determinada sequencia, dessas que vc citou, mas que pode facilmente ser substituído por alguma outra sequencia dessa mesma lista. Se vc altera as sequencias(harmonia) e dá um tapinha no estilo(ritmos e pegada) vc já deu uma repaginada na música com pouca coisa. E como tinha comentado lá no Gospel Club, é desse tipo de coisa que conseguimos fazer com a afinidade de 10 anos que temos...conseguimos entender um ao outro pra que sequencia já foi iniciada e avisar as variações e no final fica parecendo que foi super ensaiado, inclusive sentindo momentos de deixar um solo pra o violão/guitarra ou solo de sax...cada um já percebe que encaixa e já cria a cama pra o outro músico.
Esse é um pouco da minha visão, mas nessa arte tem muita coisa que ainda pode ser discutida por várias abordagens diferentes e outras que apenas se sente(feeling) sem explicações humanas por meio de qualquer palavra.
E vamos estudas acordes, escalas, intervalos e afins....esse é o caminho pra não sermos, como cito o mestre Nico Assumpção: mero bumbo de corda.
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Fernando Zadá escreveu:Eu nem gosto do nome teoria que leva pra caminhos estranhos e com muito bla bla bla. Gosto mais de linguagem musical que é mais agradável e define melhor.
+1
Casos:
Conheço um kra que fez 8 anos de conservatório de piano e só toca (medianamente) o que está em partitura.
Conheço tb uma mina que fez os mesmo 8 anos de piano e nunca vi tocando, axo que nem sabe mais o que é tecla.
Conheço uma mina que é forma tb em conservatório, em violino, e certa vez estávamos conversando e toquei no assunto de campo harmônico, quando eu estava começando a estudar o método de Nico Assumpção, e disse que eu tava num assunto muito avançado pra o conservatório...que ela só tinha visto isso lá pelo 6º ano, pouco tempo antes de finalizar.
Então parafraseando o amigo Zadá:
Saber o que esta fazendo e ter consciência sem se prender a muitos conceitos a não ser que os tenha comprovado na prática. E o que perceber que funciona na prática tentar entender o porque pra tornar aquilo parte da sua linguagem
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
Acho que o seu comentário acaba por resumir o que eu disse ao Zadá. eu conheço um pianista que não sabe ler partitura alguma, mas é um monstro no que faz. Tem uma flautista que depois de 9 anos de conservatório está aprendendo campo harmônico. Tem um sax que fez 11 anos e toca mais ou menos kkkk
Acho que para o cara, profissional ou não, ser um diferencial , ele tem que entender o porque do que faz e como faz.
Acho que para o cara, profissional ou não, ser um diferencial , ele tem que entender o porque do que faz e como faz.
brucce- Síndico
subgrave escreveu:Fernando Zadá escreveu:Não seria melhor saber bem a escala maior e a menor com suas derivações?
Por favor, mas justamente as escalas maior e menor e algumas de suas derivações é que compõem os modos gregos.
É sempre o seis e o meia dúzia causando confusão...
Depende do ponto de vista.
Na Grécia podia ser mas na música que ouvimos atualmente a maioria é tonal e começar por modos pra mim é uma caminho que torna o conhecimento árduo pro aluno.
Se o sujeito conhecer bem as escalas que falei todos os modos (naturais) estão inseridos nelas.
Pra mim o estudo de modos só tem sentido se vinculado a aplicações práticas dele. De preferência com exemplos de músicas modais.
Todos os caminhos levam a Roma mas com certeza alguns são mais simples e outros mais complicados.
Eu acho que se faz muito mal em ensinar modos de cara pra um aluno iniciante.
concordo contigo Zadá...inclusive o proprio Nico fala sobre isso em um workshop...o fato de enxergar os modos como parte do todo.
inibass- Membro
Gustavo eu li seu tópico umas 3 vezes e mesmo assim ainda não consigo opinar com propriedade porque sinceramente não entendi nada.
o que você quis dar ali foi um exemplo do campo harmônico maior ?
se for isso fica acho que ficaria mais fácil assim
tom - tom - semi tom - tom - tom - tom - semi tom.
maior - menor - menor - maior - maior - menor - meio diminuto. (menor)
só isso ae pra acompanhar e ja era, agora com tetrádes e modos ja complica de leve.
no mais o "tocar de ouvido" é isso ae e no caso de nós baixistas menos ainda porque se você se basear nas tônicas apenas e deixar quem ja sabe tocar os primeiros acordes e conhecer a música vai embora mano.
só isso ae pra acompanhar e ja era, agora com tetrádes e modos ja complica de leve.
no mais o "tocar de ouvido" é isso ae e no caso de nós baixistas menos ainda porque se você se basear nas tônicas apenas e deixar quem ja sabe tocar os primeiros acordes e conhecer a música vai embora mano.
Bom, acho que essas "Sequencias Musicais" se referem aos Ecadeamentos, que resumidamente podem ser de Quintas, Diatonico, Cromatico, Deceptivo e Aleatório. Neste caso, os dois ultimos são menos utilizados de modo geral, mas nos dá uma idéia bem ampla das infinidades musicais que podemos gerar a partir destas regras. Sugiro que pesquise sobre Encadeamentos e verá que não existe uma Fórmula mágica para decorar. É possível criar qualquer situação Harmonica, desde que lógico, seja bom para os ouvidos de quem ouve.
Abraço.
Abraço.
MateusBass- Membro
Fórmula mágica realmente não existe, dá uma lida no meu post inicial de novo. Eu disse que as músicas que EU escuto caem bastante nesse esquema.MateusBass escreveu:...verá que não existe uma Fórmula mágica para decorar...
silvanoandrade escreveu:Gustavo eu li seu tópico umas 3 vezes e mesmo assim ainda não consigo opinar com propriedade porque sinceramente não entendi nada.
E ae silvano, meu querido! Eu dei o exemplo do campo harmônico maior, é exatamente nesse esquema que você escreveu. Eu particularmente tenho uma certa dificuldade em assimilar a parte teórica, e foi assim que consegui aplicar na prática de modo extremamente simplista.
Existem diversas músicas no mundo adventista que usam basicamente as 8 sequências que eu postei. Uma pro coro, uma pra estrofe. Claro que existem músicas que mudam uma nota ou outra mas ai vai do feeling. Eu já consigo tocar e imaginar a próxima nota, meu cérebro já escolhe a próxima sequência sem eu nem pensar.
Com relação as tríades (T 3a 5a) e as tétrades (7a) , não vejo o que complica, pois algumas dessas seqs. já tem elas embutidas! Olha de novo!
brucce- Síndico
ahnn sim agora entendi o que tu quis dizer ...
e o exemplo que eu dei foi o mesmo porem mais simples ... sem triades e tetrades.. pois se vamos pensar em tetrades seria interessante pensar nos modos.
e o exemplo que eu dei foi o mesmo porem mais simples ... sem triades e tetrades.. pois se vamos pensar em tetrades seria interessante pensar nos modos.
brucce- Síndico