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Tocar Sentado X Tocar em Pé

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Tocar Sentado X Tocar em Pé Empty Tocar Sentado X Tocar em Pé

Mensagem por deixados Qui Out 19, 2017 10:50 pm

Caros,

primeiramente, pesquisei no fórum com os termos tocar em pé, e em pé. Como não retornou nenhum resultado, me atrevi a abrir este tópico. Caso haja algum com este assunto, por favor, deixem aqui.


Seguinte: outubro do ano passado comprei meu primeiro contrabaixo e desde então venho estudando o instrumento, junto com teoria musical. Toda a parte prática fiz sentado, até porque ao mesmo tempo eu usava o notebook enquanto praticava. Acontece que a algum tempo atrás eu comecei a tocar em pé, sem precisar mais do notebook... mas estou com certa dificuldade para me adaptar a tocar nesta posição.

Na verdade, não acho uma posição ideal para manter o contrabaixo, não sei se pode ser limitação física (tenho 1,78m, magrelão, braços nem muito curtos nem muito longos) pois dependendo da forma como mantenho o instrumento, não alcanço as notas principalmente usando o anelar e mindinho na corda E. Como acostumei a usar os quatro dedos da mão esquerda, não consigo ficar tocando com dois e ficar o tempo todo deslocando a mão no braço do instrumento, por exemplo.

Contrabaixo na altura da cintura; headstock em "duas horas", mais ou menos. Se eu deixo ele mais em pé, melhora um pouco, não tudo. Ainda permanece a dificuldade com anelar e mindinho. Alguma sugestão?

Após todo este contexto:
1. Dá para tocar em qualquer posição, ou seja, questão de adaptação ou não (devido a limitação física, se for o caso)?
2. Galera que toca com o instrumento abaixo da cintura, eles conseguem alcançar as notas mais altas da corda 4? Por exemplo, o Duff:
Tocar Sentado X Tocar em Pé Duff-McKagan

Valeu!!!
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Mensagem por allexcosta Qui Out 19, 2017 11:02 pm

Esse kit rock é ergonomicamente errado, mas isso não significa que não funcione pra muita gente.

O certo é correia na mesma altura que o baixo ficaria se você estivesse sentado. Inclinar o instrumento colocando o braço pra cima também funciona pra muita gente.

Se não há neck-dive, o desconforto normalmente é falta de costume e de técnica. E tem que aprender a tocar relaxado, senão você não aguenta mais que uma hora.
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Mensagem por JAZZigo Qui Out 19, 2017 11:06 pm

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Mensagem por deixados Qui Out 19, 2017 11:30 pm

@allexcosta
A técnica a que se refere é a respeito de tocar em pé, ou o aprendizado como um todo? Sem neck dive.
Gosto de rock, mas não faço questão desta posição que exemplifiquei com o Duff; na verdade, curioso em saber como eles conseguem tocar a segunda oitava da corda 4 corretamente.

@JAZZigo
conheço esse canal, bem legal, mas não tinha visto esse vídeo. Valeu!!!

Eu queria achar uma posição que me possibilite tocar tanto pizzicato quanto com palheta (pra alcançar outro timbre). Vou tentar subir mais a correia.
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Mensagem por deixados Qui Out 19, 2017 11:46 pm

Geddy Lee
Tocar Sentado X Tocar em Pé 7769.6364

Jaco Pastorius
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Les Claypool
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Robert DeLeo
Tocar Sentado X Tocar em Pé 0ec32b87f7b726e3ee081b8469698317

Cliff Burton
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Victor Wooten
Tocar Sentado X Tocar em Pé Victor-wooten-620x413
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 20, 2017 12:33 am

Eu tocava mais ou menos com o baixo na altura em que o Geddy Lee está nessa foto.
Mas, depois que fui afetado pela capsulite adesiva, tive que posicionar o baixo mais para baixo, mais um menos como na foto do Robert DeLeo ou do Cliff Burton.
Tocar na posição que o Victor Wooten toca, nessa foto tornou-se quase impossível para mim agora.
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Mensagem por deixados Sex Out 20, 2017 9:29 am

@Mauricio Luiz Bertola
Você teve dificuldades para tocar nesta nova posição, foi difícil a adaptação?
E o alcance (ou alcance "correto") de todas as casas... normal?


Última edição por allexcosta em Sex Out 20, 2017 9:41 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Formatação de font desnecessária)
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 20, 2017 9:34 am

deixados escreveu:@Mauricio Luiz Bertola
Você teve dificuldades para tocar nesta nova posição, foi difícil a adaptação?
E o alcance (ou alcance "correto") de todas as casas... normal?

Não tive dificuldades.
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Mensagem por deathenrique Sex Out 20, 2017 9:46 am

Depende do estilo que toco, prefiro alterar a altura do baixo, pra rock/metal, tanto com palheta ou pizzicato, prefiro tocar estilo Cliff Burton ou um pouquinho mais pra baixo, pois o ataque dos dedos/palheta fica um timbre que me agrada, já pra tocar algo mais calmo, coloco na posição um pouco mais pra baixo do Victor Wooten.
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Mensagem por JAZZigo Sex Out 20, 2017 10:21 am

Enquanto isso, dá-lhe Mark King nas alturas!!! hail  Ele contraria os ortodoxos em relação à mão direita (pelo menos para o pizzicato), em favor da posição ideal (dele) para o slap, sua especialidade.

Tocar Sentado X Tocar em Pé Musician-mark-king-performs-at-the-princes-trust-rock-gala-2010-by-picture-id106935839?s=612x612
Tocar Sentado X Tocar em Pé Show+Prince+Trust+Rock+Gala+2010+7OBlV9LiEyHl
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Mensagem por allexcosta Sex Out 20, 2017 10:47 am

Acho que a palavra "ortodoxo" não se aplica mais ao mundo do baixo elétrico na música popular.

Algumas posições podem até ser consideradas mais corretas sob um ponto de vista de ergonomia e anatomia do corpo humano. Sabemos bem como o túnel do carpo funciona, por exemplo, e quais posições causam pinçamento e quais não causam. Mas certo, errado e ortodoxo não cabem mais hoje em dia.
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Mensagem por JAZZigo Sex Out 20, 2017 11:18 am

^
Tem razão, Alex. Acho que exagerei! up
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Mensagem por deixados Sex Out 20, 2017 11:44 am

@JAZZigo

estive lendo os comentários do vídeo que postou (do Scott), muitos discordam desse "Must for all players". Inclusive, há uma citação da banda Sisters of Mercy nos comentários:  "A good live instrument has to look good, sound good, feel good. In that order.".

Discussões que vão desde Tim Commeford (RATM), passando pelo já citado no video Mike Dirnt, do Green Day até Krist Novoselic, do Nirvana, este, braços largos que consegue alcançar a corda E com o anelar.

Krist Novoselic
Tocar Sentado X Tocar em Pé F5b8971191d6ca998c77799121852cc1--nirvana-live-donald-cobain

Tim Commeford
Tocar Sentado X Tocar em Pé Tim_Commerford_rage

Mike Dirnt
Tocar Sentado X Tocar em Pé Mike12

Uma outra posição que li a respeito nos comentários, é deixar o instrumento da coxa esquerda, inclinado, que melhora principalmente o alcance nos registros mais altos.
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Mensagem por arturbmallmann Sex Out 20, 2017 2:29 pm

Eu toco na altura que o geddy lee toca +/-. Mais alto que isto não gosto pois não consigo sustentar o meu braço comprido e magro.
Baixistas do rock, metal, mas principalmente do punk que tocam com o baixo bem lá em baixo geralmente tocam com palheta. Claro que há diversas exceções, como Trujillo:
Tocar Sentado X Tocar em Pé RobertTrujillo
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Mensagem por Vinicius F Sex Out 20, 2017 3:16 pm

Vai da biomecânica de cada um, acho. Na academia, até uns anos atrás, só tinha uma posição correta pra fazer cada exercício. Hoje mudou um tanto, sabe-se que deve haver variações conforme características cada corpo para um melhor desempenho e prevenção de lesões...

Costumo tocar na altura da barriga ou um pouco abaixo, e com o braço inclinado a uns 45 graus em relação à horizontal. Meus braços sao compridos mas minhas articulações são curtas, então dessa forma eu forço muito pouco os tendões do antebraço e pulso. Victor Wooten pra mim é impossível (baixo muito alto), Geddy Lee e Mark King idem (braço muito pouco inclinado)...
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Mensagem por deixados Sex Out 20, 2017 4:46 pm

Essas posições do contrabaixo em relação ao corpo que vocês citaram, lhes permitem acessar todas as notas, principalmente na corda E, sem dificuldades?
Façam o teste.

Ah, outra coisa: como fica a palhetada (ou a ideal) quando o baixo está inclinado, por exemplo, 45º em relação ao solo?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Out 20, 2017 8:34 pm

Se sentado você não tem dificuldade, só é regular a correia para que quando você fique em pé, o baixo fique na mesma posição de quando você estava sentado. É mais ou menos na altura que o Wooten tá, naquela foto.

Essa posição que o Trujillo toca, por exemplo, ele deixa o baixo quase em pé. Quando precisa tocar nas casas mais agudas ele faz um certo malabarismo.

Sobre a palhetada, quanto mais inclinado o baixo, a tendência é ela sair um pouco mais "raspada" na corda do que quando você ataca a corda perpendicularmente. Mas dá pra mudar o ângulo que você toca um pouco, de forma a minimizar isso (ou acentuar, caso seja seu gosto).
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Mensagem por deixados Sex Out 20, 2017 9:36 pm

Putz, era isso que eu queria entender, @Thales_Sr.
A respeito desse malabarismo e a forma de atacar as cordas com a palheta, até aonde pode e não pode.

Numa posição como está, do Trujillo, é “normal” não usar o anelar e/ou mindinho na região aguda da E, certo? Ou tem baixista que consegue? Repito, nessa posição, baixo na coxa.

Valeu!!!
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Mensagem por allexcosta Sex Out 20, 2017 9:52 pm

deixados escreveu:A respeito desse malabarismo e a forma de atacar as cordas com a palheta, até aonde pode e não pode.

Tudo pode, mas o ângulo de ataque muda o som.

deixados escreveu:Numa posição como está, do Trujillo, é “normal” não usar o anelar e/ou mindinho na região aguda da E, certo? Ou tem baixista que consegue? Repito, nessa posição, baixo na coxa.

Eu consigo sem problemas e nem tenho mão grande ou costume de tocar assim. Uma vez que você inclina o braço e fica nessa posição de visitar celite é até fácil.
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Mensagem por Eduardo Tob Sáb Out 21, 2017 3:46 pm

Tenho braços e mãos pequenas mas me preocupo um pouco com a mão direita. Sou destro e toco metal. Uma vez li um manual de baixo que fala pra por bem no alto quase acima da barriga. Toquei um pouco assim e meu pulso direito doeu. Hoje deixo o baixo numa inclinação que o braço direito fique quase paralelo ao corpo. Outra coisa que pode interferir é o tipo de braço do instrumento. Sempre tive Ibanez e ao comprar um Squier precision tive de adaptar um pouco a pegada, em relação ao alcance das notas com a mão esquerda, uma vez que também gosto de usar todos os dedos da esquerda.

Quem gosta de metal as vezes fica viajando nas posturas de um Hetfield ou de um Angus Young da vida mas li uma vez que Hetfield toca daquele jeito tb por ser muito alto e no começo não tinha um pedestal decente pra o mic e angus teria mãos pequenas que só cabiam na SG ou algo assim... não posso comprovar nenhuma dessas infos mas com certeza é importante tentar achar posições que se adequam a vc e ao seu instrumento em termos de ergonomia, pois pode ser roubada imitar esses caras...
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Mensagem por allexcosta Sáb Out 21, 2017 4:00 pm

Eduardo Tob escreveu:Quem gosta de metal as vezes fica viajando nas posturas de (...)

Vou morrer sem entender isso.
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Mensagem por deixados Sáb Out 21, 2017 10:14 pm

É que a personalidade do músico agrega à proposta da banda. Não só no metal, penso eu.

Mas valeu mesmo, pessoal pelos comentários e dicas.
Agora é sair do sofá, tocar em pé e achar a posição ideal do contrabaixo que me permita alcançar as notas ao longo do braço, da forma correta: dedo 1, dedo 2, dedo 3 e dedo 4 Smile
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Mensagem por Eduardo Tob Dom Out 22, 2017 11:05 am

allexcosta escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Quem gosta de metal as vezes fica viajando nas posturas de (...)

Vou morrer sem entender isso.

Allex, vou tentar por uns dois centavos aqui. Muitas vezes o cara começa a gostar de metal na adolescência e a identidade e postura valem tanto ou as vezes mais do que a música. Isso pode ajudar a criar essas situações. Imitar esses "ídolos" criam uma sensação de segurança pra esse adolescente. Mas é só uma opinião, uma sensação que eu tenho, não é uma verdade nem um estudo acadêmico ou algo do tipo...
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Mensagem por allexcosta Dom Out 22, 2017 11:40 am

Eduardo Tob escreveu:Allex, vou tentar por uns dois centavos aqui. Muitas vezes o cara começa a gostar de metal na adolescência e a identidade e postura valem tanto ou as vezes mais do que a música. Isso pode ajudar a criar essas situações. Imitar esses "ídolos" criam uma sensação de segurança pra esse adolescente. Mas é só uma opinião, uma sensação que eu tenho, não é uma verdade nem um estudo acadêmico ou algo do tipo...

Entendo isso, mas quando o cara passa dos 14 ou 15 anos de idade ele amadurece, não?
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Mensagem por Thales_Sr Dom Out 22, 2017 12:07 pm

allexcosta escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Allex, vou tentar por uns dois centavos aqui. Muitas vezes o cara começa a gostar de metal na adolescência e a identidade e postura valem tanto ou as vezes mais do que a música. Isso pode ajudar a criar essas situações. Imitar esses "ídolos" criam uma sensação de segurança pra esse adolescente. Mas é só uma opinião, uma sensação que eu tenho, não é uma verdade nem um estudo acadêmico ou algo do tipo...

Entendo isso, mas quando o cara passa dos 14 ou 15 anos de idade ele amadurece, não?
As vezes, sim... rs
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 22, 2017 12:40 pm

Thales_Sr escreveu:
allexcosta escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Allex, vou tentar por uns dois centavos aqui. Muitas vezes o cara começa a gostar de metal na adolescência e a identidade e postura valem tanto ou as vezes mais do que a música. Isso pode ajudar a criar essas situações. Imitar esses "ídolos" criam uma sensação de segurança pra esse adolescente. Mas é só uma opinião, uma sensação que eu tenho, não é uma verdade nem um estudo acadêmico ou algo do tipo...

Entendo isso, mas quando o cara passa dos 14 ou 15 anos de idade ele amadurece, não?
As vezes, sim... rs
Na minha opinião esse período aí e o imediatamente posterior, define quem somos...
Renegar isso, inclusive os erros e acertos que cometemos nessa fase da vida, é um equívoco.
Em algumas coisas eu preservo o menino de 14/15 anos que eu fui. Em outras, eu já sou outra pessoa, e continuo mudando...
Essa postura de "amadurecer", de uma forma sisuda, quase que ressentida, não se coaduna comigo...
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Mensagem por allexcosta Dom Out 22, 2017 12:49 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa postura de "amadurecer", de uma forma sisuda, quase que ressentida, não se coaduna comigo...

Não há nada de sisudo em você amadurecer um pouco e enxergar que tocar na posição de quem está defecando não acrescenta nada à sua música.

Um dia eu aprendo a usar palavras como "coaduna" e "locupletar".
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 22, 2017 1:02 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa postura de "amadurecer", de uma forma sisuda, quase que ressentida, não se coaduna comigo...

Não há nada de sisudo em você amadurecer um pouco e enxergar que tocar na posição de quem está defecando não acrescenta nada à sua música.

Um dia eu aprendo a usar palavras como "coaduna" e "locupletar".
Se a pessoa acha que tocar nessa ou naquela posição aos 20, 30, 40 ou 50 anos se coaduna com ela, o que isso tem à ver com "..amadurecer um pouco e enxergar que..."?
Sinceramente não vejo relação alguma...
Aliás, no meu caso específico, tive que baixar a altura do instrumento por motivos de saúde...
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Mensagem por allexcosta Dom Out 22, 2017 1:08 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a pessoa acha que tocar nessa ou naquela posição aos 20, 30, 40 ou 50 anos se coaduna com ela, o que isso tem à ver com "..amadurecer um pouco e enxergar que..."?

Nada, mas os colegas confirmaram que as pessoas fazem isso pra imitar um fulano ou outro.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aliás, no meu caso específico, tive que baixar a altura do instrumento por motivos de saúde...

A gente tá falando de outra coisa.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 22, 2017 1:14 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a pessoa acha que tocar nessa ou naquela posição aos 20, 30, 40 ou 50 anos se coaduna com ela, o que isso tem à ver com "..amadurecer um pouco e enxergar que..."?

Nada, mas os colegas confirmaram que as pessoas fazem isso pra imitar um fulano ou outro.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aliás, no meu caso específico, tive que baixar a altura do instrumento por motivos de saúde...

A gente tá falando de outra coisa.

Eu, pessoalmente, não vejo problema algum em imitar (melhor seria dizer "referenciar-se") alguém...
É assim que aprendemos desde a infância...
Aliás, fazemos isso mais ou menos inconscientemente o tempo todo, nas mais diversas atividades...
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Mensagem por arturbmallmann Dom Out 22, 2017 7:55 pm

Acompanhei uma apresentação acústica ontem sentado. Depois das 3 horas tocadas senti um pouco o pulso. Com certeza eu nao conseguiria tocar com o baixo lá em cima. Além do braços o tamanho dos dedos maiores fazem muita diferença.
A dica do baixo na altura de sentado não se aplicaria a mim.
Tbm acho besteira priorizar a estetica ao conforto.
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Mensagem por Vinicius F Seg Out 23, 2017 4:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Na minha opinião esse período aí e o imediatamente posterior, define quem somos...
Renegar isso, inclusive os erros e acertos que cometemos nessa fase da vida, é um equívoco.
Em algumas coisas eu preservo o menino de 14/15 anos que eu fui. Em outras, eu já sou outra pessoa, e continuo mudando...
Essa postura de "amadurecer", de uma forma sisuda, quase que ressentida, não se coaduna comigo...

Legal essa visão, Bertola. Já me peguei me julgando e condenando excessivamente por algumas coisas que fiz, que deixei de fazer ou por (más) idéias que tive nessa fase. Até percerber o quanto essa atitude é cruel, mesquinha (gostei do sisudo!) e principlamente injusta, já que estou me avaliando com outro nível de consciência e maturidade, além de toda a experiência nessa fase ter sido importante para ajustar alguns valores pessoais. Bacana isso de ter empatia com o "moleque" que algum dia já fomos e entender o porquê de certos comportamentos (como o de querer copiar seus ídolos, até na pose de tocar), sem ressentimentos ou questionamentos, apenas aceitação. É vida que segue mais leve rs...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 23, 2017 11:13 pm

Vinicius F escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Na minha opinião esse período aí e o imediatamente posterior, define quem somos...
Renegar isso, inclusive os erros e acertos que cometemos nessa fase da vida, é um equívoco.
Em algumas coisas eu preservo o menino de 14/15 anos que eu fui. Em outras, eu já sou outra pessoa, e continuo mudando...
Essa postura de "amadurecer", de uma forma sisuda, quase que ressentida, não se coaduna comigo...

Legal essa visão, Bertola. Já me peguei me julgando e condenando excessivamente por algumas coisas que fiz, que deixei de fazer ou por (más) idéias que tive nessa fase. Até percerber o quanto essa atitude é cruel, mesquinha (gostei do sisudo!) e principlamente injusta, já que estou me avaliando com outro nível de consciência e maturidade, além de toda a experiência nessa fase ter sido importante para ajustar alguns valores pessoais. Bacana isso de ter empatia com o "moleque" que algum dia já fomos e entender o porquê de certos comportamentos (como o de querer copiar seus ídolos, até na pose de tocar), sem ressentimentos ou questionamentos, apenas aceitação. É vida que segue mais leve rs...
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Cara, eu tenho essa tendência de me cobrar excessivamente...
É uma coisa que só agora, depois de meia-idade eu estou conseguindo superar e "trabalhar", pois eu costumava "remoer" o passado e me culpar pelos meus erros.
(e eles foram muitos...).
Recentemente descobri que as pessoas prestam muito mais atenção aos meus acertos, e que eu consegui, de uma forma ou de outra, "reverter" certos erros que cometí.
Mas ainda tenho isso de me cobrar... Vou melhorar!
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Mensagem por arturbmallmann Seg Out 23, 2017 11:48 pm

"Mas ainda tenho isso de me cobrar... Vou melhorar!"
Meio paradoxal isto aí hahahha
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Mensagem por Vinicius F Ter Out 24, 2017 12:24 am

^Verdade! hahaha

Esse negócio do excesso de cobrança é traço de perfeccionista. É uma praga e uma benção ao mesmo tempo. Praga porque é impossível viver sem errar na condição de ser humano, e erro, mesmo que não "reparável", no fim é sempre um bom professor . Benção porque é costumaz de quem tem esse traço se esforçar sempre fazer as coisas bem feitas. Posso imaginar o esmero que você tem com os seus trabalhos. Mas esse negócio de remoer passado é algo cruel mesmo, energia gasta à toa. Acho essa cobrança de parar com isso válida, sim! hahahaha


Última edição por Vinicius F em Ter Out 24, 2017 12:28 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 24, 2017 12:27 am

arturbmallmann escreveu:"Mas ainda tenho isso de me cobrar... Vou melhorar!"
Meio paradoxal isto aí hahahha
Nem tanto. Estou sendo sincero...
Me cobro muito, mas tento aprender à não fazê-lo... Ou a fazê-lo menos...
Mas é difícil a gente lutar com uma característica que é nossa, "construída" ao longo de mais de meio século de existência...
Mas, como eu disse acima, se o garoto de 14/15 anos dentro de mim "morrer", aí sim estarei velho...
Uma das coisas que me fez mudar um pouco foi a morte de meu irmão, ao meu lado aí na minha foto de "avatar"...
Ele trabalhou duro a vida toda, cometeu muitos erros, apesar de seu talento como professor e judoca, e morreu de forma abrupta, por conta de um acidente bobo e de um conjunto cruel de circunstâncias...
Depois disso, percebí que não vale à pena se "matar" de tanto trabalhar (apesar deu fazer isso...), encher o "rabo" dos outros de dinheiro, me dedicar à coisas sem necessidade, à bens materiais ou me cobrar demais... O destino de todo mundo, mais cedo ou mais tarde é sempre o mesmo... Então decidi fazer apenas o necessário para viver em paz e harmonia o tempo que me resta por aqui, dure o quanto durar... E lutar o que puder para deixar um país, um mundo um pouco melhor para minha filha e meus sobrinhos...


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Ter Out 24, 2017 12:35 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por arturbmallmann Ter Out 24, 2017 12:30 am

Com certeza. Aí viraremos apenas uns rabugentos.
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Mensagem por deixados Ter Out 24, 2017 9:46 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Depois disso, percebí que não vale à pena se "matar" de tanto trabalhar (apesar deu fazer isso...), encher o "rabo" dos outros de dinheiro, me dedicar à coisas sem necessidade, à bens materiais ou me cobrar demais... O destino de todo mundo, mais cedo ou mais tarde é sempre o mesmo... Então decidi fazer apenas o necessário para viver em paz e harmonia o tempo que me resta por aqui, dure o quanto durar... E lutar o que puder para deixar um país, um mundo um pouco melhor para minha filha e meus sobrinhos...

Fazer música é uma das melhores, se não a melhor, terapias para o estado de espírito. Seja tocando sentado, com o instrumento no peito, na cintura, na sola do pé... se você gosta de rock ou não...

Depois de um dia chato de trabalho, tocar é uma das melhores coisas a se fazer.
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Mensagem por Stormbringer Ter Out 24, 2017 3:33 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a pessoa acha que tocar nessa ou naquela posição aos 20, 30, 40 ou 50 anos se coaduna com ela, o que isso tem à ver com "..amadurecer um pouco e enxergar que..."?

Nada, mas os colegas confirmaram que as pessoas fazem isso pra imitar um fulano ou outro.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aliás, no meu caso específico, tive que baixar a altura do instrumento por motivos de saúde...

A gente tá falando de outra coisa.
Mas Alex, se no começo é pra imitar, depois é por questão de costume.
Como eu comecei a tocar velho, sempre pensei primeiro na ergonomia, mas é perfeitamente aceitável( e entendível) alguem ter começado copiando alguem, e essa forma de tocar ser confortável por causa disso.

@topico: minha posiçao de tocar é um pouquinho mais baixa que a posição sentado. 
Teoricamente, quando mais parecida a posiçao de tocar sentado/em pé, melhor pro estudo psicomotor, já que você vai modificar nada(ou muito pouco) entre as duas posições.


PS: Quem gosta de Metallica preste atenção quando o Trujillo precisa fazer algo com digitação mais complexa, ele poe a perna em algum lugar e o baixo sobre a perna. Esse lance de tocar no joelho faz perder precisão sim, e ele usa desse artifício pra compensar isso.
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Mensagem por deixados Ter Out 24, 2017 9:38 pm

Stormbringer escreveu:

PS: Quem gosta de Metallica preste atenção quando o Trujillo precisa fazer algo com digitação mais complexa, ele poe a perna em algum lugar e o baixo sobre a perna. Esse lance de tocar no joelho faz perder precisão sim, e ele usa desse artifício pra compensar isso.

Realmente, acabei de reparar nisso:


Safado!!! Ah, ah...
Aproveitando, pena que ele não aparece tanto quanto no Infectious Groove, p%$&! banda:
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Mensagem por allexcosta Ter Out 24, 2017 10:19 pm

Stormbringer escreveu:Mas Alex, se no começo é pra imitar, depois é por questão de costume.
Como eu comecei a tocar velho, sempre pensei primeiro na ergonomia, mas é perfeitamente aceitável( e entendível) alguem ter começado copiando alguem, e essa forma de tocar ser confortável por causa disso.

Eu não entendo, sinceramente.

Comecei a tocar em banda com 13 anos de idade. Queria copiar o som e as notas do Marcus Miller e do Anthony Jackson, mas o jeito, altura do instrumento e coisa assim? Nem pensar... Sempre fiz o que era confortável pra mim.
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Mensagem por AndréBurger Ter Out 24, 2017 11:23 pm

Bem, não sei se quis imitar...

Comecei tocando guitarra por conta de Jimmy Page, um cara que deixa a guitarra nos joelhos.

Comprei uma guitarra e fui 'tocar', coloquei na altura que via o cara "que sabia tudo" fazendo e achei horrível aquilo, foi subindo, subindo e hoje tá um pouco abaixo do peito, bem confortável.

Enfim, primeiramente tomei como referência o 'único' cara que estava por aí pois achava que aquele era o jeito de tocar.
Lembro vagamente de eu achando que estava 'errado' tocar com ela mais alta.

Tem uma diferença entre querer copiar o 'ídolo' e tê-lo como única referência.

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Mensagem por Renato Aversari Qua Out 25, 2017 12:07 am

Pois para mim tem que ser pouca coisa abaixo do que o Victor Wooten faz. Essa minha foto ai do perfil foi numa participação, pegando o baixo do cara na hora sem fazer qualquer ajuste. Sempre que toco assim sinto desconforto e a digitação fica prejudicada. Não curto muito o visual do baixo quase no pescoço da pessoa, mas se é o que me deixa confortável não vejo razão para mudar, colocando o contrabaixo lá em baixo e deixando o som uma mer...
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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Out 25, 2017 7:02 pm

Vocês acreditam que eu fui lá na foto do meu avatar ver a altura do baixo em relação ao meu corpo? Acho que nunca me preocupei com isso... Simplesmente uso a altura que me é mais confortável!
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Mensagem por deixados Dom Nov 05, 2017 8:26 pm

Outra dúvida que surgiu, sentado ou em pé:

em relação ao corpo, o contrabaixo fica colado ou afastado?
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Mensagem por allexcosta Dom Nov 05, 2017 8:31 pm

deixados escreveu:Outra dúvida que surgiu, sentado ou em pé:

em relação ao corpo, o contrabaixo fica colado ou afastado?

Quê? Afastado de onde? scratch
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Mensagem por deixados Dom Nov 05, 2017 9:13 pm

Ah, ah... Foi mal.
Afastado do corpo tipo, o braço do instrumento mais na frente do que colado no nosso corpo.
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Mensagem por johnny.bazookatone Dom Nov 05, 2017 9:30 pm

encaixado no quadril, pra sentir a vibração com o ossinho da bacia.

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Mensagem por allexcosta Seg Nov 06, 2017 9:28 am

Sinceramente, a não ser que a situação seja a da foto abaixo, onde se usa um omega stand porque a pessoa toca outra coisa ou só vai fazer uma frase, não consigo conceber como um instrumento de corda pode ficar afastado do corpo de quem o toca.

Sentado até rola um pouco, mas pra quê?

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Mensagem por deixados Seg Nov 06, 2017 10:00 am

johnny.bazookatone escreveu:encaixado no quadril, pra sentir a vibração com o ossinho da bacia.

Mas não atrapalha na hora de dançar?
Ah, ah...
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