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Mensagem por Thales_Sr Ter Nov 30, 2010 6:47 pm

Torra. E se funcionasse seria um desperdício de energia tremendo...

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Mensagem por basslave Ter Nov 30, 2010 6:51 pm

Tenso O.o, Valeu Thales quase que faço uma c*g*da up

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Mensagem por Jackson Qui Dez 02, 2010 7:56 am

Thales,

Tem como eu colocar um atenuador de volume no tweeter de uma caixa? Já tinha testado o potenciômetro (de fio) e funcionou legal, mas agora eu queria um atenuador fixo, pra ficar embutido na caixa. O potenciômetro aumentou um pouco o chiado...
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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 03, 2010 5:26 pm

Tem sim, só é usar um resistor de potência no lugar do pot...

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Mensagem por Jackson Sex Dez 03, 2010 5:38 pm

Thales_Sr escreveu:Tem sim, só é usar um resistor de potência no lugar do pot...

Tem que calcular o valor do resistor? Existe algum padrão??
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Mensagem por SILVIAO Sex Dez 03, 2010 7:21 pm

O fabricante do tweeter costuma ter este tipo de informação Wink
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Mensagem por afonsodecampos Sex Dez 03, 2010 10:07 pm

Olá Thales!

Tenho visto alguns site de amps valvulados como Pedrone, Acedoaudio, Snakepro, Tubeamps e notei que a potência trabalhada em RMS é bem inferior ao que a gente tá acostumado ver nos transistorizados, principalmente nos de guitarras (5 watts a 50 watts). A maior potência que encontrei foram justamente nos amps para contra-baixo (100 watts a 140 watts).

Não faço idéia da diferença real de potência RMS em relação a um transistorizado ou híbrido. Li alguns relatos de guitarritas dizendo que usam 5 watts com apenas uma válvula (em um lugar pequeno e fechado) e mesmo assim os ouvidos não suportam... Putz 5 watts? Posso (quase certeza) tá falando besteira mas um cabeçote valvulado de 100 watts não fala o mesmo que um transistorizado também de 100 watts? Descosiderar timbre.

A respeito de uso de cabeçotes valvulados para baixo... Os baixistas não usam (pelo menos vi poucos no fórum) por serem muito caros ou opção de timbre?

http://www.pedrone.com.br/ http://www.acedoaudio.com.br/ http://www.snakepro.com.br http://www.tubeamps.com.br/


Última edição por afonsodecampos em Seg Dez 13, 2010 10:02 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 03, 2010 10:26 pm

Tenho visto alguns site de amps valvulados como Pedrone, Acedoaudio, Snakepro, Tubeamps e notei que a potência trabalhada em RMS é bem inferior ao que a gente tá acostumado ver nos transistorizados, principalmente nos de guitarras (5 watts a 50 watts). A maior potência que encontrei foram justamente nos amps para contra-baixo (100 watts a 140 watts).

Não faço idéia da diferença real de potência RMS em relação a um transistorizado ou híbrido. Li alguns relatos de guitarritas dizendo que usam 5 watts com apenas uma válvula (em um lugar pequeno e fechado) e mesmo assim os ouvidos não suportam... Putz 5 watts? Posso (quase certeza) tá falando besteira mas um cabeçote valvulado de 100 watts não fala o mesmo que um transistorizado também de 100 watts? Descosiderar timbre.
Pois é, as vezes tem gente que fala "watt valvulado fala mais que watt transistorizado", e isso confunde um pouco... Não existe "watt valvulado" ou algo parecido... watt é watt... é ampere x ohm.
Mas realmente um valvulado de 30w soa mais alto que um transistorizado de 30w. E aí, qual o segredo?

O que acontece é que a potência deve ser medida na faixa linear de operação do amplificador. Mas é sabido que o valvulado, quando levado além desse limite, começa distorcendo aos poucos, no ínicio como uma leve compressão, depois uma saturação, e só se o ganho for muito absurdo que vai realmente distorcer forte.
Já o transistorizado, não existe compressão: Ele é linear até não aguentar mais. E aí o problema é que quando ele "bate no teto", o som racha mesmo. E como o som da guitarra/baixo é composto de um pico (o ataque da nota) e de uma sustentação, temos que maneirar no volume para que o pico não sature o ampli, pra não rachar o som.
Então, temos duas situações: O valvulado ameniza esses picos quando está em altos volumes, comprimindo o som, e permitindo ser utilizado mais próximo do limite, enquanto o transistorizado precisa de uma margem maior, e por isso parece ser mais fraco quando comparado com um valvulado de mesma potência.

A respeito de uso de cabeçotes valvulados para baixo... Os baixistas não usam (pelo menos vi poucos no fórum) por serem muito caros ou opção de timbre?
Bom, no começo os baixistas usavam. Mas é que não existia escolha: O transistor só apareceu na década de 60, e transistores de potência que viabilizavam fazer amplificadores potentes, demorou mais alguns anos.

Daí, os baixistas passaram a ter opção. Os transistorizados têm algumas vantagens:
- Preço
- Potência
- Peso

Dá pra ter um head transistorizado de 500w que pese menos de 20 kg... Mas um valvulado de 100w beira os 40... Um amigo tem um head de 200w, eu quase não consigo tirar ele do lugar.
Outra questão é que os transistorizados parecem responder melhor aos transientes do contrabaixo, principalmente os do slap, então se prestam melhor para a prática dessa técnica, têm o som mais "pancada".

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Mensagem por afonsodecampos Dom Dez 05, 2010 3:54 pm

Valeu Thales!

Excelente sua explicação. Acho que compensa mais pra guitarristas mesmo, já que não precisam de tanta potência e consequentemente peso mais aceitável.

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Mensagem por Raissa Qua Dez 08, 2010 12:22 pm

Thales, existe algum problema em trocar a posição de captadores? Por exemplo, colocar um captador de ponte no lugar do braço? Ficando tipo 2 captadores ponte (cap. ponte: ponte e capt. braço: ponte).

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Mensagem por Thales_Sr Qua Dez 08, 2010 2:13 pm

As vezes as medidas dos captadores são diferentes, e em muitos casos a resistência DC deles também... Pra compensar, o cap da ponte tem mais resistência DC (mais saída e mais abafado), e o do braço, menos (menos saída e menos abafado), pra compensar as próprias características do posicionamento do cap.

Então, se você trocar (isso se os caps couberem), talvez você fique com um cap do braço muito abafado e alto, e o da ponte muito magro e fraco.

Mas não dá problema nenhum, então se você está curiosa sobre o resultado, vale a pena experimentar.

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Mensagem por afonsodecampos Seg Dez 13, 2010 10:20 pm

Olá novamente Thales!

Encontrei este cabeçote Acoustic B200H 200w Bass Head com a seguinte configuração:
Acoustic B115 250w 1x15 Bass Cabinet + Acoustic B410 400w 4x10 Bass Cabinet

Qual a vantagem de se ter caixas com potências tão acima do suportado pelo head? Existe alguma possibildade de se conseguir potência superior ao oferecido pelo head ou esta configuração auxilia apenas para efeito de timbragem?

Talvez eu compre este head e faça caixas de acordo com os dados técnicos.

Desde já agradeço Thales!

http://bass-guitars.musiciansfriend.com/product/Acoustic-B200H-200W-Bass-Head?sku=482904

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Mensagem por Thales_Sr Seg Dez 13, 2010 10:33 pm

Qual a vantagem de se ter caixas com potências tão acima do suportado pelo head? Existe alguma possibildade de se conseguir potência superior ao oferecido pelo head ou esta configuração auxilia apenas para efeito de timbragem?
Nenhuma vantagem... É que não faz muito sentido fazer uma caixa com especificações de potência muito baixas, com essa sobra aí, se você depois quiser comprar um head mais potente, não precisa trocar as caixas.

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Mensagem por afonsodecampos Seg Dez 13, 2010 11:02 pm

^ Valeu Thales!

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Mensagem por Jackson Ter Dez 14, 2010 9:49 pm

Thales_Sr escreveu:Tem sim, só é usar um resistor de potência no lugar do pot...

Tem que calcular o valor do resistor? Existe algum padrão??


SILVIAO escreveu:O fabricante do tweeter costuma ter este tipo de informação Wink

Então, no site do fabricante não diz nada... o tweeter é um keybass.

Vocês indicam algum valor de resistor?
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Mensagem por Thales_Sr Qua Dez 15, 2010 1:13 am

Tem que calcular o valor do resistor? Existe algum padrão??
Não existe padrão. O valor pode ser calculado, caso você saiba o valor de atenuação que você quer. Caso você não saiba, chute um valor (eu chutaria 4r7), e veja se dá a atenuação que você quer. Se não der, dobre o valor (não tem 9r4, mas tem 10r)

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Mensagem por Jackson Qua Dez 15, 2010 11:42 am

valeu Thales, vou começar pelo 4r7 !
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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Dez 16, 2010 3:54 pm

Thales,

se eu usar isso daqui pode danificar meus pedais?

http://www.mvbmusic.com.br/loja/newell-cabo-extens%C3%83%C2%A3o-para-pedais-p-6592.html?osCsid=f0c4885143791a917c1c14637383d94f

Eu imagino que seja em paralelo, então as tensões são iguais, logo a amperagem vai se dividindo? o.0
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Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 16, 2010 6:18 pm

Pode usar. Toda fonte com várias saídas funciona do mesmo jeito que esse cabo.

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Mensagem por SILVIAO Seg Jan 03, 2011 6:42 pm

Thales até que ponto posso aumentar a potencia de um amplificador utilizando o mesmo Trafo, com substituiçoes apenas de Transistor de potencia , resistores , etc?Ele utiliza transistores 2SC4029 e 2SA1553 na etapa de potencia.
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 03, 2011 8:27 pm

Nada... rsrsrs

Veja bem, se você não aumenta a tensão de alimentação, não dá pra ter mais potência. Pode colocar transistores com maior capacidade, mas é como aumentar o tamanho da comporta, mas o rio continuar tendo a mesma vazão.

O que pode ser feito é aumentar a capacitância da fonte, mas não dá pra aumentar muito sem comprometer o trafo... Então, a verdade é que sem trocar trafo (e por consequência, sem gastar um "cadinho"), não dá pra fazer muita coisa não.

Ah, você "pode" baixar a impedância da carga, ou seja, colocar falantes de menor impedância ou então 'pendurar' mais um falante na saída.
Porém, isso vai sobrecarregar trafo, trilhas, transistores... Não tem jeito não....

Qual o amplificador em questão? Tem uns que são meio superdimensionados aí dá pra tentar uma graça. Mas na maioria dos casos, é isso que eu falei aí acima mesmo.

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Mensagem por SILVIAO Qua Jan 05, 2011 10:52 pm

Minha duvida é exatamente esta, pois existem Transistores mais eficiente que outros mas nem sempre são compativeis;Vou pesquisar mais sobre os componentes em questão, o Amplificador é um Staner;Abraço
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Mensagem por Thales_Sr Qua Jan 05, 2011 11:03 pm

Os transistores podem ter menor dissipação, mas no máximo você ganha uns 2 a 3 w no melhor dos casos... ou seja, mudança nenhuma.

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Mensagem por Silouco Qui Jan 06, 2011 11:18 am

olá Thales, eu estou montando o minifuzz do Bertola, já conclui a montagem dos componetes na placa, porem a chave DPDT eu só achei pela internet e vai demorar mais uma semana pra chegar, gostaria de saber se você conhece algum sistema que possibilite fazer a ligação utilizando um Push Button. Eu encontrei algumas citações na internet, mas nada que mostrasse como fazer a ligação e eu não sei nada de eletronica, então preciso da ajuda de alguem que saiba, e tbm gostaria de saber qual o capacitor indicado pra usar nesse esquema de ligação http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=musicman_passive_2v_1t
Valeu pela atenção e espero que vc possa me ajudar.
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Mensagem por Silouco Qui Jan 06, 2011 11:41 am

Mais uma dúvida, no capacitor eletrolitico o lado da listra é o negativo? (só não soldei os capacitores por causa dessa dúvida)
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Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 06, 2011 11:50 am

Usando push button não dá... Tem que ser pelo menos uma SPDT.

Sobre o capacitor do esquema do baixo, capacitor cerâmico faz o serviço direito.

Sobre o capacitor eletrolítico, o lado da lista é o negativo.

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Mensagem por SILVIAO Sáb Jan 15, 2011 6:47 pm

Thales para somar os valores de 2 capacitores devo fazer a associação em paralelo correto?
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Jan 15, 2011 7:08 pm

Isso.

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Mensagem por SILVIAO Dom Jan 16, 2011 10:34 am

Valeww!
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Mensagem por Jackson Sáb Jan 22, 2011 4:40 am

Thales,

Não sei se vc conhece o esquema... mas vc sabe como funciona o mecanismo dessas caixas de som (passivas) que têm uma chave para alternar entre 4 e 8 ohms?

Exemplo:

http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=2042&brandID=3
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Jan 22, 2011 3:24 pm

Já vi falar dessas caixas, mas não sei como funciona o sistema não...

EDIT:
Lendo o manual, ele fala em falante de bobina dupla... Deve ter algum segredo com isso.
Falantes desse tipo são mais comuns em subs automotivos. Você liga em série ou paralelo.
Porém, tendo duas bobinas de 4 ohms, você consegue 2 ou 8 ohms. Sempre vai ter essa razão de 4 pra 1 entre as duas impedâncias. A forma que a hartke consegue essa proporção de 2 pra 1 eu não sei ainda.

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Mensagem por Jackson Seg Jan 24, 2011 6:40 pm

^ não poderia ser duas bobinas de 8 ohms, passando para 4 ohms em paralelo?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 24, 2011 6:56 pm

Não... Em série daria 16.

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Mensagem por malka_aff Sex Fev 11, 2011 2:05 pm

Thales eu quero "instalar" um pot de blend num pedal, esse esquema da imagem serve? vai da problema?

abraços

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P.S.: não ligue pra qualidade do meu esquema Embarassed

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Mensagem por Thales_Sr Sex Fev 11, 2011 2:14 pm

Esse esquema pode funcionar, mas veja que você vai ter uma realimentação do sinal de saída na entrada... Então é possível que você tenha é um belo de um apito.
Como blend MESMO, ele não serve.

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Mensagem por malka_aff Sex Fev 11, 2011 3:03 pm

aaaaahhhhh claro, ele vai voltar pro efeito e vai desanda um ruído enorme né?

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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 8 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Fev 11, 2011 3:09 pm

É.

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Mensagem por Laysson Dom Fev 13, 2011 11:30 pm

Opa, e aí, tranquilo?
Seguinte, tenho um XB 250 da Condor de 5 cordas, com captadores Kent Armstrong no estilo PJ. Peguei muito barato, e assim é um baixo que sofreu bastante com o tempo e mal uso. hehehe O circuito ativo dele está em frangalhos assim como o Jack. Aos poucos to refazendo algumas coisas nele, defretei, limpei e to trocando algumas ferragens. O volume tem a chave push-pull pra ativo/passivo, controlando agudos, active control (sensação de ganho maior), blend e volume no ativo e controlando como volume e blend no passivo.
Como ficou fretless e gostei mais ao puxar a chave pro passivo, to pensando em tirar o circuito, e fazer um circuito passivo (volume ponte, volume braço e tone), fazer uma blindagem.
Nesse caso, é bom trocar tudo, além dos potênciometros, o jack e a fiação?
Peço uma indicação de valores dos potenciômetros e também capacitores. Vejo em alguns baixos que o corte do tone não é muito linear. Começo a girar o tone, mas o corte fica mais perceptível no início cortando praticamente tudo. Ou então acontece o contrário, começando a abrir o tone, o timbre fica muito fechado e só se abre praticamente no final. Tem algum esquema que faça ficar mais linear esse corte?
O jack tem de ser diferente? Tinha lido que ele é estério pra poder fazer o corte da alimentação da bateria.
Um abraço!
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Mensagem por Thales_Sr Seg Fev 14, 2011 1:37 am

Nesse caso, é bom trocar tudo, além dos potênciometros, o jack e a fiação?
Não, só os pots. Mas como já tá metendo a mão na massa, eu faria "barba cabelo e bigode", trocava tudo.

O jack tem de ser diferente? Tinha lido que ele é estério pra poder fazer o corte da alimentação da bateria.
Na verdade, baixo passivo pode usar qualquer um. É que o stereo é redundante, você não vai usar o terceiro pino pra nada. Mas não tem problema não.

Peço uma indicação de valores dos potenciômetros e também capacitores.
Pode usar o esquema do Jazz Bass que funciona perfeito, procura por WIRING DIAGRAMS no google que você vai encontrar a seção de diagramas da seymour duncan, lá tem.

Vejo em alguns baixos que o corte do tone não é muito linear. Começo a girar o tone, mas o corte fica mais perceptível no início cortando praticamente tudo. Ou então acontece o contrário, começando a abrir o tone, o timbre fica muito fechado e só se abre praticamente no final. Tem algum esquema que faça ficar mais linear esse corte?
Só é usar um pot tipo A (log) no tone. Tem baixos que usam tipo B (linear), porque é mais fácil de achar. Aí dá essa sensação que você sentiu.

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Mensagem por SILVIAO Seg Fev 14, 2011 10:28 pm

Tem como ligar a saida balanceada de um amplificador em outro?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Fev 14, 2011 10:30 pm

Depende, qual a finalidade disso?
É pra você tocar, e sair o som nos dois amplis?

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Mensagem por Laysson Seg Fev 14, 2011 10:38 pm

Valeu Thales, comprei hoje três A250K da Alpha. Durante a semana devo comprar as outras peças pra fazer lá pra sábado ou domingo. Eu vi que tem tinta condutiva na cavidade elétrica. Nesse caso é melhor usar o adesivo de cobre só se aparecer ruídos maiores né.
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Mensagem por Thales_Sr Seg Fev 14, 2011 10:51 pm

Se eu fosse você, fazia logo a blindagem, aproveitava que ia trocar os pots.
Ah, mas os pots de volume normalmente são B (lineares), a forma de ligação dos captadores já faz essa compensação.
Mas pode usar os log também, se achar estranho você troca.

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Mensagem por Laysson Seg Fev 14, 2011 11:22 pm

Saquei, o ideal seria Volume - B (linear), Volume B (linear) e Tone A (log). Valeu. De repente, rola trocar na loja. Mas se achei o A que não é tão fácil, de repente eu até guarde um e fique pra caso necessite. No meio das tralhas velhas achei um B250K, vou ver se volto lá e troco um A por um B. Na primeira pagina vi que você indica um capacitor cerâmico de 0,047uF cerâmico, vale pro mesmo caso meu?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Fev 14, 2011 11:43 pm

No meio das tralhas velhas achei um B250K, vou ver se volto lá e troco um A por um B.
Não usa pot velho não, que depois dá chiado... Melhor botar tudo 0 km que aí você esquece a eletrônica por uns 2 anos fácil.

Na primeira pagina vi que você indica um capacitor cerâmico de 0,047uF cerâmico, vale pro mesmo caso meu?
Sim.

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Mensagem por Laysson Seg Fev 14, 2011 11:54 pm

Beleza, vou trocar então, que aí fica tudo tinindo. Very Happy
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Mensagem por Diegobass Ter Fev 15, 2011 12:04 am

Fala thales, beleza?
tenho um Tagima Tg6-b no qual eu tenho um circuito aguilar oBp-3 nele....
eu refiz a ligação toda trocando os fios e de acordo com o diagrama fornecido no site pela própria aguilar... mas me bateu uma dúvida aqui... o sistema aguilar não precisa ter aterramento entre os pots?????? quando eu o comprei, no ML, ele veio montado com fio terra em todos os pots.. mas eu dei uma olhada aki num final de semana e vi que tava uma porqueira e decidi refazelo, para ficar mais organizado... mas depois que eu soldei tudo corretamente me bateu essa duvida... tem problema????????
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Mensagem por Thales_Sr Ter Fev 15, 2011 9:49 am

Seu instrumento tá blindado? Se tiver, não precisa passar esse fio não.

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Mensagem por Diegobass Ter Fev 15, 2011 2:13 pm

ta blindado sim, mas quando eu rodo o potênciometro ou rodo ele, dá uma chieira enorme... ja troquei o potenciometro por um novo que eu tinha guardado aki, um a250k, agora o volume ta direto... segui extamente o esquema da aguilar... http://www.aguilaramp.com/pdf/support_wiring_obp3.pdf usei o esquema da primeira página, sem chave e/ou botão ativo/passivo..
ah e eu quiz dizer fio terra na carcaça dos pots...
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Mensagem por Thales_Sr Ter Fev 15, 2011 2:54 pm

Então não precisa colocar o fio não..

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