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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

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Mensagem por Wyk.3 Seg Jun 03, 2013 8:18 pm

Boa noite, Thales.

O que dá pra fazer de legal com os componentes de um micro-system que tá parado aqui em casa?
Depois que eu ouvi dizer uma história que um certo guitarrista famoso usava rádios velhos pra fabricar seus próprios pedais, não deixei jogarem fora o micro-system que tava parado aqui em casa.

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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 10:02 am

Bom dia Thales_Sr,

Eu criei um tópico a respeito de potenciômetros e afins, e surgiu um ponto de duvida maior do que o tópico suportava ^^Eu to com a seguinte duvida/combinação de duvidas:

1- Coloquemos um potenciômetro de 500k como controle de volume. Independente dele ter curva logarítmica ou linear (reta = curva com coeficiente angular constante), ele passará sempre em algum momento pela resistência de 250k, não é? Logo, se um potenciômetro de 250k seria suficiente para "zerar" o volume do captador, esse potenciômetro de 500k "zeraria" o volume antes do fim do seu curso, não?

2- No potenciômetro de tonalidade, um potenciômetro de 500k corta mais agudos que um de 250k?

3- Se "abertos" os potenciômetros tem resistência "zero", como um potenciômetro de 500k tem diferença para um de 250k? e como a curva deles altera o som se ambos estarão em resistência "zero"? E como a curva deles alterará o som, se ambos estiverem na resistência máxima na outra direção do curso? (considerando que ambos tenham a mesma resistência nominal)

Fiquei com essas duvidas, porque comecei a estudar os circuitos do baixo (to pensando em refazer a elétrica do meu....) e fiquei em duvida sobre como os componentes influenciariam o som e etc.

Caso precise, pode se aprofundar em teorias, pois se eu não souber alguma coisa, tenho engenheiros eletricistas para consultar ^^

E só por curiosidade, qual sua formação? ^^

Abraço, valeu a ajuda
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 24, 2013 11:03 am

Wyk.3 escreveu:Boa noite, Thales.

O que dá pra fazer de legal com os componentes de um micro-system que tá parado aqui em casa?
Depois que eu ouvi dizer uma história que um certo guitarrista famoso usava rádios velhos pra fabricar seus próprios pedais, não deixei jogarem fora o micro-system que tava parado aqui em casa.
Dá pra usar a potência dele, plugar um pré e usar como amplificador... O resultado não costuma ser dos mais parrudos, mas serve pra tocar em casa.
MarceloCol escreveu:Bom dia Thales_Sr,

Eu criei um tópico a respeito de potenciômetros e afins, e surgiu um ponto de duvida maior do que o tópico suportava ^^Eu to com a seguinte duvida/combinação de duvidas:

1- Coloquemos um potenciômetro de 500k como controle de volume. Independente dele ter curva logarítmica ou linear (reta = curva com coeficiente angular constante), ele passará sempre em algum momento pela resistência de 250k, não é? Logo, se um potenciômetro de 250k seria suficiente para "zerar" o volume do captador, esse potenciômetro de 500k "zeraria" o volume antes do fim do seu curso, não?

2- No potenciômetro de tonalidade, um potenciômetro de 500k corta mais agudos que um de 250k?

3- Se "abertos" os potenciômetros tem resistência "zero", como um potenciômetro de 500k tem diferença para um de 250k? e como a curva deles altera o som se ambos estarão em resistência "zero"? E como a curva deles alterará o som, se ambos estiverem na resistência máxima na outra direção do curso? (considerando que ambos tenham a mesma resistência nominal)

Fiquei com essas duvidas, porque comecei a estudar os circuitos do baixo (to pensando em refazer a elétrica do meu....) e fiquei em duvida sobre como os componentes influenciariam o som e etc.

Caso precise, pode se aprofundar em teorias, pois se eu não souber alguma coisa, tenho engenheiros eletricistas para consultar ^^

E só por curiosidade, qual sua formação? ^^

Abraço, valeu a ajuda
1 - Não, não é bem a resistência do pot que zera o volume do captador, mas sim o divisor de tensão formado entre as pernas do pot.

2 - Na verdade, ele permite mais agudos passarem. O Tone fechado é basicamente o capacitor ligando o sinal do captador pra terra. Quando você abre o tone, você está colocando a maior resistência possível do pot em série com esse capacitor, "bloqueando" esse caminho pro terra. Quanto maior o valor do pot, mais ele bloqueia. A Fender tem até um sistema que "abre" essa ligação, provocando o mínimo corte de agudos possível.

3 - A diferença é que os pots de volume estão sempre ligados do positivo do captador para o terra, ou seja, sempre um pouco do sinal "vaza" pro terra, "carregando" os captadores e tirando um pouco dos agudos (dá uma checada na ligação de um JB passivo que é fácil de ver isso), por isso pots de maior valor contribuem para uma maior preservação dos agudos. Porém, eles também tornam os captadores antenas mais eficientes, captando mais ruídos. Por isso que normalmente se usam pots de 250k em captadores single.

Minha formação é em engenharia eletrônica, porém hoje em dia eu não trabalho diretamente com isso.

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Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 12:29 pm

Valeu Thales,

isso explicou bastante coisas Wink
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Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 12:47 pm

Aproveitando que pelo visto você é o cara para essas coisas^^

Ser possível creio que seja, pois já vi em guitarras e em baixos (alguns modelos excêntricos), chaves abre fecha circuito para literalmente ligar ou desligar um captador do circuito.... (você entendeu q q eu disse? scratch  )

Então, queria saber, se seria possível colocar um potenciômetro desses que quando chega no final do curso, desconecta a resistência totalmente, desligando assim o captador. (nesse caso na posição de volume do captador em questão....)
Mas como já disse, já vi acontecer, o que me interessa realmente, é a duvida seguinte: um amigo meu, Eng. eletricista, questionou a impedância das bobinas dos captadores e me alertou para ter cuidado com essas chaves pelo seguinte motivo/pergunta:
1- É possível pelo aumento subto da tensão (praticamente infinito instantaneamente) com a bobina carregada acontecer centelhamento?
2- No caso de desligar os 2 captadores, o q sairia de som do instrumento? ou não sairia som algum? ou ele entraria em "curto-circuito" no tone? (acho q não né? ^^)
3- Tanto na "manobra" de ligar quanto na de desligar, correria o risco de queimar algum componente pelo aumento subto de tensão e/ou corrente?
4- Essa "manobra" geraria muito ruído?

Valeu Thales_Sr Smile


Última edição por MarceloCol em Seg Jun 24, 2013 2:34 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 24, 2013 2:25 pm

É possível instalar um potenciômetro desses sim, o problema é achar esse pot... Ele teria que desconectar o pino central assim que chegasse no fim de curso. É complicadinho de achar.

1 - Não tem essa possibilidade, a corrente é muito baixa, esse centelhamento não seria problema.
2 - Não sairia som algum, porém não teria problema também.
3 - Nenhum risco.
4 - Talvez um pequeno ruído no acionamento da chave, mas acredito que nada demais.

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Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 2:39 pm

E só para constar ^^

Já vi você sugerir potenciômetros genéricos, seriam, por acaso, potenciômetros que compramos em lojas de eletrônica?

Valeu Thales_Sr
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Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 24, 2013 3:28 pm

Sim, são pots que são comprados em lojas de eletrônica. Mas veja, tem que ver se o modelo encaixa no contrabaixo.

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Mensagem por rassan Ter Jun 25, 2013 7:36 am

.
rassan escreveu:Thales, como vai amigo?! Primeiramente, tá de parabéns pelo tópico... Tamos sempre aprendendo por aqui e vc tem tido maior paciência em nos ajudar. Vlw mesmo!

Bom, to me aventurando no mundo da luthieria e eletrônica e peço sua ajuda amigo, pra não fazer caca por aqui...

Eu tenho um Squier Vintage Modified Jaguar, captador Humbucker (diz nas especificações High-Output Humbucking pickup) q tava meio paradão, apesar de eu gostar do som dele e ser um baixo bem confortável e gostoso de tocar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 DV016_Jpg_Large_H71305.002_black

Bom, entre compras e viagens, trouxe um cap Precision SPB-3 que pretendia colocar futuramente em algum Precision, mas, como to com muitos baixos e a patroa não vai me deixar pegar mais um, surgiu a idéia de colocar o precision nesse baixo, até pq tmbm gosto bastante do visual do Jaguar.

Bom, então para unir o util ao agradável, mãos a obra!

Esse bass tem o circuito ativo, Pots Volume, Grave, Médio e Agudo, bateria atrás (não abri ainda mas, vou fazer a noite pra ver os valores dos pots, circuito, etc).

A intenção seria transforma-lo numa configuração de knobs parecida com a do Fender Jazz Bass American Deluxe  - 1º Push/Pull Volume e Ativo e Passivo; 2º (Concêntrico) Blend e Tone; 3º (Concêntrico) Graves e Agudos e 4º Médios. (Ilustração abaixo)
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 Musicmanandpbasspotsdes

Eu peguei o esquema da Seymor abaixo, dei umas editadas, tentei queimar a mufa, mas, tico e teco ficaram na dúvida na hora de juntar os caps, trocar os pots, etc.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 Musicmanandpbassactivea

1ª dúvida
Como fazer a ligação final?


Tem como fazer de forma que o Tone funcione tanto no Ativo como no Passivo (Se isso for possível)?
(No American Deluxe não é assim... qndo o bass tá passivo, funciona o Tone e não funciona o Eq de 3 bandas, quando tá ativo é ao contrário)


Tem alguma forma do som, quando estiver em passivo, não passar pelo  circuito?


Na minha cabeça o som seria mais orgânico, vintage, passivão mesmo... Seria isso mesmo ou nada a ver, viagem da minha cabeça?


Os pots podem ser de 500k pra pegar aquela diferença de leve nos agudos q vc comenta no início do post?

Bom, aguardo sua ajuda e desde já te agradeço amigo !
.
Opa blz Thales... Lembra daquela minha pergunta?! Tentei algumas coisas por aqui mas, não deu certo. Tem como dar aquela ajuda no esquema de ligação?! 

Grande abraço!!
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Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 25, 2013 8:53 am

Jackson escreveu:Thales,

Para eu dividir o sinal do baixo em dois, do que preciso? Posso abrir um cabo e transformá-lo em cabo Y ?

A idéia é ter um sinal limpo do baixo chegando no Ampli e e ter outro sinal processado com efeitos. Então tenho que dividir o sinal que sai do baixo e depois juntar novamente os dois sinais (o limpo e o processado) antes de chegar no ampli. É possível?

Este adaptador abaixo resolve?

http://www.compoesquema.com.br/mercadolivre/Adaptador%202J10Mono%20P10Mono_2.JPG

Pra dividir, pode ser o cabo y sim. Mas pra juntar, é um pouco mais complicado. Juntar as duas saídas no mesmo cabo normalmente não vai trazer o resultado esperado, e pode trazer inclusive problemas para a saída do equipamento (ler nota 1). O ideal é fazer um circuito somador para receber os dois sinais e juntá-los num só (no final das contas, é tipo um mixer).
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/636-somador-com-amplificador-operacional-m023.html

Nota 1: Certa vez, eu quis ligar uma caixa de som (mono) no meu PC (saída stereo), usando um cabo normal, juntando as duas saídas. Esse curto nas duas saídas não deu muito certo, queimei um dos canais... Fechar curto entre duas saídas de sinal pode dar nessas coisas.

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Mensagem por Jackson Ter Jun 25, 2013 3:54 pm

Thales voltou pro tópico!

Aproveitando, vou postar uma duvida que ficou na outra pagina:


tenho um baixo fretless em que uso o tone sempre todo fechado, então estou pensando em fixar o curto-circuito do tone, mas sem o porenciômetro. 

Para fazer isso, basta eu colocar um capacitor de 0,47 entre o positivo e o negativo? Ou preciso ligar o capacitor em conjunto com um resistor de 500k? Vc saberia dizer a especificação dos componentes?

Valeu!
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Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 25, 2013 5:20 pm

Só é ligar o capacitor direto... A especificação do capacitor é capacitor de poliester (ou cerâmico caso não ache ou queira economizar 10 centavos)... rs

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Mensagem por Moises Borges Qua Jun 26, 2013 4:42 pm

Boa noite Galera....
Estou com uma dúvida e gostaria de tira-la com vocês...
Tenho um baixo Strinberg CLB-17A e recentemente peguei um pré de um conhecido que ele usava em um tobias... um Bartolini NTMB 918F... como eu faço para adapta-lo ao meu strinberg??? Sendo que no Tobias ele usava 3 poteniometros apenas... 2 duplos e um simples..
Alguem tem o esquema de ligação desse pré para uso com captadores estilo MM pra compartilhar???
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Mensagem por Guto Nascimento Ter Jul 09, 2013 11:17 am

Tudo bem Thales?
Ja ouviu falar do Artec EXP?

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 Qsd2

Minha ideia seria combina-lo com um outro pre, pra ter reforço no grave/agudo nos slaps e tbm aproveitar o medio dele, combinado aos timbres do jazz bass.
Dá pra fazer isso?

Grande abraço!!!
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Mensagem por Thales_Sr Ter Jul 09, 2013 5:29 pm

Olá,

Não conheço. A proposta parece interessante.

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Mensagem por Guto Nascimento Qua Jul 10, 2013 5:34 pm

Cara, coloquei num baixo 5 cordas o SE3P da Artec, me surpriendeu!!!
O grave eh bem profundo. E a combinação com o paramétrico dá pra formar vários timbres diferentes!!!

Vou acabar comprando esse EXP e ver o que dá pra fazer no jazz bass.
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Mensagem por Guto Nascimento Qua Jul 10, 2013 5:36 pm

Alguém tem algo de ruim a dizer sobre os produtos Artec?
O luthier que eu levo meus baixos falou que os pots pifam rápido.
Mas minha 1a impressão eh que a qualidade não eh tão ruim!!!
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Mensagem por Thales_Sr Qua Jul 10, 2013 5:43 pm

Guto Nascimento escreveu:Alguém tem algo de ruim a dizer sobre os produtos Artec?
O luthier que eu levo meus baixos falou que os pots pifam rápido.
Mas minha 1a impressão eh que a qualidade não eh tão ruim!!!
Conheço a Artec como marca de produtos de bom custo/benefício. Mas não sei dizer sobre a durabilidade.. Se os pots forem pro saco, só é trocar. Pot é igual pneu de carro, uma hora não dá mais pro gasto e a gente troca, não tem porque se esquentar com isso.

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Mensagem por Guto Nascimento Qua Jul 10, 2013 5:51 pm

Thales_Sr escreveu:
Guto Nascimento escreveu:Alguém tem algo de ruim a dizer sobre os produtos Artec?
O luthier que eu levo meus baixos falou que os pots pifam rápido.
Mas minha 1a impressão eh que a qualidade não eh tão ruim!!!
Conheço a Artec como marca de produtos de bom custo/benefício. Mas não sei dizer sobre a durabilidade.. Se os pots forem pro saco, só é trocar. Pot é igual pneu de carro, uma hora não dá mais pro gasto e a gente troca, não tem porque se esquentar com isso.

Thales, e na questão de combinar 2 circuitos? Daria pra fazer? Estou realmente pensando em comprar o EXP pra combinar com um circuito que tem apenas grave+agudo. Dá muita dor de cabeça na instalação? Valeu!!!!!!
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Mensagem por malka_aff Qui Jul 11, 2013 9:15 am

eu tenho o se3pa da artec, e ele eh bonzinho, mas eu nao curto a resposta do pre, ele parece que afeta pouquissimo o timbre, acho que poderia ter mais sensibilidade nos controles, assim conseguiria regular melhor

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Mensagem por Guto Nascimento Qui Jul 11, 2013 9:52 am

malka_aff escreveu:eu tenho o se3pa da artec, e ele eh bonzinho, mas eu nao curto a resposta do pre, ele parece que afeta pouquissimo o timbre, acho que poderia ter mais sensibilidade nos controles, assim conseguiria regular melhor

Malka, na minha percepcao, o segredo ta no controle do parametrico! Ele influencia em qualquer das 3 frequencias e (nao sei se soh no meu caso), ele atua da direcao inversa, dando mais brilho no sentido que os outros controles fecham! O agudo falou pouco mesmo, nao sei se por eu usar um par de basslines ativos + esse artec SE3P.
Particularmente gostei bastante! Haviam me recomendado Tiber-pre, mas sempre achei que faltava alguma coisa. A diferenca foi monstruosa!
Tanto que vou colocar no 6c o SE3Pa e o EXP no Jazz.B. afro 
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Mensagem por edumoraes Sex Jul 19, 2013 9:29 pm

Não sei se já postaram isso, procurei e não achei,
a dúvida é se essa dica pode ser usada no baixo também e quais seriam as vantagens ou desvantagens.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 19 221616_10151751798134925_2133687088_n

An easy mod for better sound! Wire this small resistor in parallel with a 0.001uF capacitor, between the input and output lugs of a guitar volume control pot, to smooth out treble bleed. It's a non-invasive mode that'll give you more uniform tone from 1 to 10, with a more rounded sound at low volume.

Fonte: http://www.stewmac.com/1278.html

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Mensagem por Thales_Sr Sáb Jul 20, 2013 6:40 am

Pode usar...

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Mensagem por Wesley Freitas Qua Jul 24, 2013 10:36 am

E ae Thales blz,,

Como o pessoal tem usado bastante os circuitos da Artec pelo custo acessível, resolvi arriscar também para fazer um teste.

Minha dúvida é se seria possivel instalar uma chave de bypass( ativo/ passivo) num circuito artec SE3P-A instalado em um squier jazz bass com captadores passivos?

O link do circuito é:
http://artecsound.com/pickups/electronics/images/se3p-a-dim.jpg

Abraço,
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Mensagem por gpraxedes Qua Ago 07, 2013 9:06 pm

Thales, existe uma forma de fazer um blend passivo que funcione direitinho?

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Mensagem por Thales_Sr Qua Ago 07, 2013 9:19 pm

Wesley Freitas escreveu:E ae Thales blz,,

Como o pessoal tem usado bastante os circuitos da Artec pelo custo acessível, resolvi arriscar também para fazer um teste.

Minha dúvida é se seria possivel instalar uma chave de bypass( ativo/ passivo) num circuito artec SE3P-A instalado em um squier jazz bass com captadores passivos?

O link do circuito é:
http://artecsound.com/pickups/electronics/images/se3p-a-dim.jpg

Abraço,
Sim. Um pot push/pull faz o serviço.
gpraxedes escreveu:Thales, existe uma forma de fazer um blend passivo que funcione direitinho?
Blend entre captadores? Ou entre sinal limpo/sinal processado?

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Mensagem por gpraxedes Qua Ago 07, 2013 9:49 pm

Captadores mesmo.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 08, 2013 10:00 am

gpraxedes escreveu:Captadores mesmo.
No site da SD tem um PDF sobre como ligar um baixo com blend. Vou procurar ele e posto...

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Mensagem por gpraxedes Qui Ago 08, 2013 10:14 am

^Eu achei mano. Obrigado. Uma vez eu tentei instalar daquele jeito e parece que "vazava" volume de um dos pots (tipo, se eu quisesse apenas o som da ponte, vinha uma pitada do som do cap do braço junto, saca?), mas acho que o problema estava no potenciometro então, daí pensei que só funcionava em prés ativos, mas pesquisando ontem, acho que o problema estava na ligação (meio difícil) ou no pot mesmo.

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Mensagem por malka_aff Sex Set 20, 2013 7:37 pm

Amigo Thales
To pensando em comprar uma potência pra usar de amplificação, visto que o timbre do meu baixo e do pre amp interno é do jeito que gosto.

Se eu comprar um desses
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502699273-placa-montada-amplificador-digital-600w-rms-class-d-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511095268-placa-montada-amplificador-digital-1000w-rms-class-d-_JM

O que me faltaria pra montar a potência? Que tipo de fonte eu preciso? Onde ligo o potênciometro de volume? Pode ser um pot passivo de volume? Ou teria que ser um pot na entrada do sinal do baixo? De quanto seria esse pot?

Valeu!!
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Mensagem por rafammbass Sex Set 20, 2013 8:28 pm

Comprando a primeira placa, você vai precisar da fonte e do transformador. Aqui você precisa de uma fonte simétrica.

A segunda placa já tem a fonte montada, só precisa do transformador. Esse transformador não é pequeno e nem barato. Sugiro que mande enrolar na Líder, Toroid, Schatz ou Lynx. Enrolando com eles você vai ter certeza que tem um transformador de 800VA 'reais'.

Para ficar bom, faltaria uma caixa/gabinete, você pode conseguir algo legal na Naoko.

O potenciômetro deve ser ligado como resistencia variavel entre a saida do baixo e entrada do amplificador. Um de A500k já daria pro gasto.

Abraço!
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Mensagem por rafammbass Sex Set 20, 2013 8:34 pm

Cara, claro que aqui eu não falei de jacks, cabos, fusível, seleor de voltagem, parafusos, poste de segurar placa, chave para ligar o bicho, talvez uma ventoinha legal...

Se quiser pensar em algo, vamos conversando! Abs!
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Mensagem por subgrave Sex Set 20, 2013 9:18 pm

^vai precisar de um pré também, esses amps aí são só a potência, e os pré de baixo não são suficientes para tocar esse tipo de equipamento...

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Mensagem por rafammbass Sex Set 20, 2013 9:38 pm

Subgrave, dependendo do pré embarcado, nem precisa de outro pra excitar corretamente o amplificador. Eu tenho um que eu mesmo montei que canta bonito sozinho.

Mas você tem razão, eu não sei qual é o pré que ele tem lá.

Abraço!
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Mensagem por malka_aff Sex Set 20, 2013 10:00 pm

é um artec se3pa

preciso de um pré pra excitar a potência??

eu queria o amp mais clean possível, que não mexesse no timbre que sai do meu baixo. No qual eu pudesse ligar inclusive um baixo passivo no amp. Algo a la AJ da vida, que liga o baixo passivo numa caixa ativa de PA.

Que tipo de pré seria esse?
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Mensagem por subgrave Sáb Set 21, 2013 10:19 am

^É um pré mais parrudo, tipo os prés que vem nos cabeçotes GK, Hartke...
Uma mesa de som é um pré desses, hoje em dia tem umas pequeninhas de 1 ou 2 canais que servirão para você, tipo da behringer (tenho uma), que tem som bom e o equalizador dela funciona bem com contrabaixo.

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Mensagem por subgrave Sáb Set 21, 2013 10:25 am

malka_aff escreveu: Algo a la AJ da vida, que liga o baixo passivo numa caixa ativa de PA.
Então, procure também por caixas ativas de PA, tem bastantes modelos e fabricantes por aí, inclusive com tecnologia Classe D, acho que acaba saindo mais em conta por serem um projetinho já todo montado.

Inclusive no baile da semana passada colocaram uma dessas (de três vias - woofer/drive/tweeter) como retorno para o baterista, e me supreendeu o som de contrabaixo que saía dela.

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Mensagem por malka_aff Sáb Set 21, 2013 2:18 pm

Mas uma caixa ativa de PA com uns 600w não é um absurdo de cara?

O que eu tinha em mente era fazer um cabeçote sem pré amp, ligado numa caixa passiva de contra baixo, tipo uma 4x10, ou algo do genero =D
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Mensagem por gpraxedes Sáb Set 21, 2013 9:17 pm

^ Conhece algum modelo, malkka? Posso ver na Cborges, se pintar eu te envio uma. Se não for muito grande eu envio pelos Correios...
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Mensagem por malka_aff Sáb Set 21, 2013 11:03 pm

não é nada pra agora, Gprax, eu to estudando as possibilidades.

Antes preciso adquirir aquele tagima 6 cordas. dae o proximo GAS Objetivo é o amp
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Mensagem por gpraxedes Dom Set 22, 2013 6:53 am

Ah, tranquilo.
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Mensagem por Thales_Sr Dom Set 22, 2013 7:28 am

malka_aff escreveu:é um artec se3pa

preciso de um pré pra excitar a potência??

eu queria o amp mais clean possível, que não mexesse no timbre que sai do meu baixo. No qual eu pudesse ligar inclusive um baixo passivo no amp. Algo a la AJ da vida, que liga o baixo passivo numa caixa ativa de PA.

Que tipo de pré seria esse?
Malka, os fabricantes de pré onboard normalmente não pensam neles para excitar diretamente um power amp, então não dão as especificações necessárias pra essa aplicação (faixa de tensão de saída do pré, qual a mínima resistência que ele consegue trabalhar normalmente), então não dá pra fazer um estudo prévio. Mas você pode comprar o power, e testar ligar seu baixo diretamente. Se ficar bom, show de bola. Se não ficar, já sabe que vai precisar de um pré extra pra excitar a entrada do power.
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Mensagem por SILVIAO Ter Set 24, 2013 6:40 pm

Thales ,voce conhece algun bom substituto para o FET 2SK30?
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Mensagem por rafammbass Ter Set 24, 2013 8:27 pm

SILVIAO escreveu:Thales ,voce conhece algun bom substituto para o FET 2SK30?
SILVIAO, quase qualquer FET vai bem no lugar dele. 2N5457, J201/MPF201, BF245, 2N5952... Só verifique o datasheet para casar os pinos corretamente!

Você pode ainda esperar um pouco e conseguir no eBay.

Abraço!
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Mensagem por SILVIAO Ter Set 24, 2013 11:39 pm

valeu rafammbass,vou ver qual deles se aproxima mais, das caracteristicas originais e que estejam disponiveis.
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Mensagem por rafammbass Qua Set 25, 2013 1:41 pm

Por nada. Por via de dúvidas, solde um soquete no lugar para poder testar alguns FETs. A propósito, ele está no bypass de algum pedal da Boss?
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Mensagem por SILVIAO Qua Set 25, 2013 7:54 pm

Não ,ele é o primeiro estagio de um preamp.
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Mensagem por tentsubass Qui Out 10, 2013 1:48 pm

Ola
Alguem poderia me ajudar colocando um esquema de ligação do pot de tone com capacitor de 0.47...

eu deu uma pesquisada mais n intendi muito bem ele tem que ser soldado no meio e em ums dos lados ou em um dos lados e na lateral do pot para q funcione???

eu montei um esquema ak no meu baixo so que n funcionou muito bem imagino q tenho ligado errado o pot de tone

so mais uma pergunta quando fiz a ligação aqui em meu instrumento eu coloquei um push/pull para passar do ativo para o passivo so que eu liguei um fio terra entre todos os pots tanto ativos quantos passivos isso ta certo???

desde ja agradeço abraços

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Mensagem por SILVIAO Qua Jan 01, 2014 5:36 pm

Thales  ,é possivel adaptar um preamp de um combo, para ser utilizado onboard direto nos captadores?Devo tomar quais precauções?
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Mensagem por rafammbass Qua Jan 01, 2014 8:12 pm

É possível sim. As limitações são tamanho e o tipo de alimentação que o circuito demanda.

Existem tantas opções ja no esquema no mercado, qual é esse combo que tira o teu sono?

Abs
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