Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
+117
patriciofernandes
carlosadriano
PauloBass
fheliojr
igor.botelhoduarte
Mauricio Luiz Bertola
LBorges
michelcastelobranco
GuynhoBass
Boss2K
Fernando Zadá
arthur.farias.96
Christian
Ricardo Brito
tentsubass
gpraxedes
Wesley Freitas
edumoraes
Guto Nascimento
Moises Borges
MarceloCol
Wyk.3
rafael.anjos.75
jba.bass
Leandro Gome'S
srlinux
Adelmo
Ruds
rassan
pesinho
Felipe Andrade
fvieira
Coutinho
Victor matheus wooten
Antonio Souza
Cham Carlos
GeTorres
Vitormaas
Leandro Bragança
jaderbarbosa
murilouem
subgrave
ELDER_LIMA
BR.
Rogério Barbosa
JassBazz
brucce
Eliseumohr
bec2010
Gustavo_AB
lsardeiro
Tarcísio Caetano
Sonfilho
renanx
NeyBass
Oziel Mendes
dekobass1982
rovaco
Lapetina
Pedroswaldo
joabi
Igor R. Costa
Cayo Castro
siodoni
Fabricio Bass boc
bodhan
IkedaTioBa
sandro_vie
gsfteodoro
Baixista
Laysson
malka_aff
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
basslave
djmmaster
Chapo
gobatto
ct.colela
Aldo MF
Silouco
Diegobass
LFBruschi
Raissa
Gomba
Daniel Magalhães
hueee
NETOULTRA
M2_Bassplayer
JAZZigo
Anisio Fraga
rafammbass
Nando Medeiros
Alex Guimaraes
Binão
SILVIAO
bruno the manager
CG
Patrick Soares
GusVCD
HOTA
Daniel
Eduardo Chaves
Rdg Bass
benedettiluthier
URSOBHZ
Proença
Moshe Bar Elohim
korg
Cid
Claudio
Cantão
Jackson
Renato
dibass
Thales_Sr
allexcosta
121 participantes
Página 20 de 22
Página 20 de 22 • 1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22
Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.
Dá sim. Mas por serem conceitos diferentes, normalmente é difícil adaptar.SILVIAO escreveu:Thales ,é possivel adaptar um preamp de um combo, para ser utilizado onboard direto nos captadores?Devo tomar quais precauções?
Pré onboard: Compacto, feito para funcionar com 9v, e alguns poucos, com 18v.
Pré de amplificador: Tem menos restrição com tamanho, por isso pode ser feito maior. A alimentação, como é feita através da rede elétrica, pode ser tanto com 9/12v, como alguns prés são alimentados com tensões de até 40v. Outro ponto é o consumo de energia, como não existe a limitação da bateria, o pré do amplificador pode não ser tão econômico nesse aspecto.
No mais, acho que um pré de amplificador é mais facilmente transplantado para a forma de um pedal, que é mais portátil que um ampli inteiro.
Thales_Sr- Moderador
VAleww!No caso de Ampops RC 4558, da para modificar de +-15v para 0-9 volts?
SILVIAO- Membro
Dá pra modificar, mas tem que analisar o circuito, pois o circuito será alimentado com +- 4,5v. Com a perda de tensão na alimentação dos op-amps (que perde normalmente 1v), o headroom pode ficar comprometido...
Thales_Sr- Moderador
Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?
SILVIAO- Membro
Posso substituir o TL072 por TL062 na seção de Equalização?
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?
SILVIAO, como eu havia falado antes, o TIPO de alimentação é um dos impeditivos para fazer o que você está propondo. A alimentação simétrica que você necessita para ligar o pré não é diretamente (sem nenhum circuito a mais) extraída de uma bateria comum. Há como fazer, mas você precisa de um circuito do tipo charge pump, e depois um terra virtual, seja ele com divisor de voltagem ou ainda com buffer.
Eu acho que não vai ficar legal. Essas charge pumps consomem muita bateria. Ela vai durar pouco...
Você pode substituir diretamente o TL072 por TL062.
Abraço
rafammbass- Membro
O rafammbass disse tudo. Um opamp é alimentado por fonte simétrica. No caso, se você usar uma bateria (ou fonte) de 9v, você vai ter de fazer um divisor de tensão para gerar os 4,5v, e usá-lo como referência, assim tendo simétricos 4,5v para cada polaridade.SILVIAO escreveu:Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?
Thales_Sr- Moderador
Valeww!Entendi,vou fuçar mais , qualquer duvida pergunto aqui!Obrigado.
SILVIAO- Membro
Silviao,
Qual é esse pré?
De repente alguém tem o esquema dele, o que pode te ajudar ainda mais.
Abs
Qual é esse pré?
De repente alguém tem o esquema dele, o que pode te ajudar ainda mais.
Abs
rafammbass- Membro
Rafammbass, minha ideia seria transformar um pre tipo do GK ou Ampeg, em um preamp onboard,não necessariamente com o mesmo ganho, mas com a mesma voz.Abraço
SILVIAO- Membro
Para vc Thales_Sr ME AJUDE ....
tenho um contra Baixo Tagima B2 e os Luther de minha cidade não acertaram liga-lo pois é de 4 potenciômetro e um dele desligou os fios da central. Se vc tiver um diagrama vc pode manda pra mim obrigado..
tenho um contra Baixo Tagima B2 e os Luther de minha cidade não acertaram liga-lo pois é de 4 potenciômetro e um dele desligou os fios da central. Se vc tiver um diagrama vc pode manda pra mim obrigado..
Ricardo Brito- Membro
Olá,
Não tenho o diagrama desse baixo. Tem foto da cavidade dos controles aberta?
Não tenho o diagrama desse baixo. Tem foto da cavidade dos controles aberta?
Thales_Sr- Moderador
Thales, to fazendo uma talkbox pro guitarrista da minha banda e tenho algumas dúvidas.
1 O amp que ele conseguiu pra mim usar no circuito eh de 12v, o que acontece se eu ligar ele com 9v? Tem como eu transformar ele pra aceitar 9v?
2 O driver precisa mesmo ter o capacitor ligado em série? De qual valor? eu acho alguns projetos com o capacitor e outros sem o capacitor
3 Posso usar somente um amplificador de sinal desses baratinho de revistinha de eletrõnica? Estamos com um de 10w, eu pensei em usar o antigo pré amplificador do meu contra baixo nantes do amplificador de sinal, só pra garantir, sera que muda alguma coisa?
Valeu mestre!
1 O amp que ele conseguiu pra mim usar no circuito eh de 12v, o que acontece se eu ligar ele com 9v? Tem como eu transformar ele pra aceitar 9v?
2 O driver precisa mesmo ter o capacitor ligado em série? De qual valor? eu acho alguns projetos com o capacitor e outros sem o capacitor
3 Posso usar somente um amplificador de sinal desses baratinho de revistinha de eletrõnica? Estamos com um de 10w, eu pensei em usar o antigo pré amplificador do meu contra baixo nantes do amplificador de sinal, só pra garantir, sera que muda alguma coisa?
Valeu mestre!
Pode ligar, ele deve funcionar com uma potência reduzida.1 O amp que ele conseguiu pra mim usar no circuito eh de 12v, o que acontece se eu ligar ele com 9v? Tem como eu transformar ele pra aceitar 9v?
Se a potência for baixa, pode arriscar ligar sem o capacitor. Ele serve pra cortar os graves, pois o driver não tem capacidade de tocar essa faixa de frequência. Ir grave pro driver pode tanto distorcer o som quanto sobreaquecer o falante a toa.2 O driver precisa mesmo ter o capacitor ligado em série? De qual valor? eu acho alguns projetos com o capacitor e outros sem o capacitor
Pode usar qualquer tralha como pré.3 Posso usar somente um amplificador de sinal desses baratinho de revistinha de eletrõnica? Estamos com um de 10w, eu pensei em usar o antigo pré amplificador do meu contra baixo nantes do amplificador de sinal, só pra garantir, sera que muda alguma coisa?
Thales_Sr- Moderador
Thales_Sr escreveu:
Se a potência for baixa, pode arriscar ligar sem o capacitor. Ele serve pra cortar os graves, pois o driver não tem capacidade de tocar essa faixa de frequência. Ir grave pro driver pode tanto distorcer o som quanto sobreaquecer o falante a toa.
10w é baixa?
continuando as dúvidas.
compramos o amplificador de montar kb10 da comkitel pra usar no talkbox. Porém a entrada de tensão dele é ac, se eu simplesmente ignorar os dois diodos que retificam a tensão e ligar 9v direto na perna 5 do tda2002 tem problema?
aqui tem uma foto do circuito http://uploaddeimagens.com.br/imagens/2014-02-11_20-37-25-jpg
TDA é alimentado em AC? Acho que não hein... Mais tarde eu olho isso direito, no trabalho não abre imagem.
Thales_Sr- Moderador
não não, o tda é alimentado em DC, ele colocou no circuito dois diodos retificadores pra mim ligar a tensao em ac, o que eu quero fazer é tirar os diodos retificadores e ligar direto 9v DC no tda. Quando conseguir, olha o circuito ali na imagem,
Abraços
Abraços
Pode ligar direto, só não inverta a polaridade da sua fonte DC no chip. Pode ligar com os diodos também, não vai fazer diferença, vai cair um pouquinho a tensão, apenas.
rafammbass- Membro
Ah ok, pode tirar os diodos sim. Mas se tiver mais que 9V pra alimentar, pode até experimentar com eles no lugar.malka_aff escreveu:não não, o tda é alimentado em DC, ele colocou no circuito dois diodos retificadores pra mim ligar a tensao em ac, o que eu quero fazer é tirar os diodos retificadores e ligar direto 9v DC no tda. Quando conseguir, olha o circuito ali na imagem,
Abraços
Thales_Sr- Moderador
eh 9v exatos, é uma fonte padrão boss, então não vou deixar os diodos não. vou guardar eles
Thales, me diga: tenho um Roland 120 xl é 110v aqui em Brasilia é 220V, qual o recomendado? Estabilizador? transformador? de quantos (Va)
Christian- Membro
thales, meu qx200, quando liga, queima o fuzível, não importa qual fuzível.
Acredito que seja algum curto circuito, sabe me dizer quais componentes que poder fazer queimar o fuzível direto assim, ligando ele em 110v.
Ainda não abri ele pra ver, assim que eu tiver um tempo vou olhar, mas queria saber pra onde olhar já.
Valeu
Acredito que seja algum curto circuito, sabe me dizer quais componentes que poder fazer queimar o fuzível direto assim, ligando ele em 110v.
Ainda não abri ele pra ver, assim que eu tiver um tempo vou olhar, mas queria saber pra onde olhar já.
Valeu
Transformador, uns 200 VA deve dar. Pode ser um estabilizador (pois ele tem um autotransformador dentro), mas eu não gosto muito por causa dos chaveamentos, podem dar uns "cliques" na saída do ampli.Christian escreveu:Thales, me diga: tenho um Roland 120 xl é 110v aqui em Brasilia é 220V, qual o recomendado? Estabilizador? transformador? de quantos (Va)
Eu isolaria a etapa de potência e tentaria ligar. Talvez o CI do power tenha ido pro espaço.malka_aff escreveu:thales, meu qx200, quando liga, queima o fuzível, não importa qual fuzível.
Valeu
PS: Já tentou ligar com uma lâmpada em série? (Se não conhecer o método fala que eu passo um tutorial).
Thales_Sr- Moderador
nunca ouvi falar do método não, passa um tutorial ai.
E se o CI tiver ido pro saco, como faço dae?
malka_aff escreveu:nunca ouvi falar do método não, passa um tutorial ai.
É muito simples, veja a imagem abaixo. Se a lâmpada permanecer acesa, o amplificador está em curto.
Após identificar o que está com problema no amplificador (pode ser o CI, pode ser algo que queimou o CI), arrume e faça novamente o teste da lâmpada. Se ela acender forte no começo e o brilho cair rápido, você conseguiu consertar corretamente.
Abraço
rafammbass- Membro
Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
Jackson- Membro
Pot maior, capacitor menor, e vice-versa. Então fica Pot 500k, capacitor 0,22, e pot 250k capacitor 0,47.Jackson escreveu:Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
Thales_Sr- Moderador
Thales_Sr escreveu:Pot maior, capacitor menor, e vice-versa. Então fica Pot 500k, capacitor 0,22, e pot 250k capacitor 0,47.Jackson escreveu:Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
show, valeu!
Jackson- Membro
Posso substituir um potenciometro logaritimo de 1 Mega por um linear de mesmo valor em um controle de volume?
SILVIAO- Membro
^ 2 (ao invés de 1 M, de 250 k).
Qual seria o resultado?
Qual seria o resultado?
Nando Medeiros- Membro
E aí Thales! Blz!
Tenho um Peavey Max 112.
É possível transformar a saída de fones em uma saída de linha?
E qual a diferença do sinal q sai de uma saida pra fones e de uma saida de linha?
O objetivo principal é poder mandar o sinal pra mesa/potencia sem desligar o falante do cubo.
E converter pra 220v?
Qualquer eletrônica q faz manutenção de amps faz isso né?
Vlw!
Tenho um Peavey Max 112.
É possível transformar a saída de fones em uma saída de linha?
E qual a diferença do sinal q sai de uma saida pra fones e de uma saida de linha?
O objetivo principal é poder mandar o sinal pra mesa/potencia sem desligar o falante do cubo.
E converter pra 220v?
Qualquer eletrônica q faz manutenção de amps faz isso né?
Vlw!
arthur.farias.96- Membro
Preciso de dicas sobre amperagem em fontes.
Se a fonte recomendada é 500mA se eu usar uma de 2A é ruim?
Como funciona isso?
Como funciona isso?
Fernando Zadá- Moderador
Na verdade, amperagem não existe ... hehehe! O que existe é Corrente Elétrica, cuja unidade de medida é o Ampére.Fernando Zadá escreveu:Preciso de dicas sobre amperagem em fontes.
Como funciona isso?
Na verdade, voltagem não existe ... hehehe! O certo é Tensão Elétrica ou Diferença de Potencial e a unidade de medida é o Volt.
Ohmsmagem não existe, o certo é Resistência Elétrica e unidade de medida é o Ohm.
Corrente Elétrica é o movimento (ordenado) de cargas elétricas através de um condutor, quando é aplicada uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre seus extremos ...
Boss2K- Membro
Valeu pela aula Boss!
Mas rola responder minha dúvida de forma compreensível?? Rssss
Mas rola responder minha dúvida de forma compreensível?? Rssss
Fernando Zadá- Moderador
A fonte recomendada deve suportar uma corrente de 0,5 Amperes. Se você põe uma de 2 Amperes (para a mesma tensão elétrica original) ou seja, colocando uma com maior capacidade, que aguenta um consumo maior, a princípio, não há problema ...
Mas .. o mestre é o Thales, o curioso aqui é que foi prolixo demais ...
Boss2K- Membro
Nossa, quanto tempo não tenho passado por aqui... Desculpas a todos, estou meio detonado aqui... rsrs
SILVIAO e Nando Medeiros, a diferença é só na curva de atuação, então pode substituir um pelo outro sem grandes problemas. Agora, caso você goste de trabalhar o volume do instrumento por esse pot, é bom tentar manter a mesma especificação, pois pode ficar mais trabalhoso pra regular o parâmetro com um pot de curva diferente. De qualquer forma, se não tá encontrando, pode trocar, ver se fica bom, se não ficar, vai atrás do pot log.
Zadá, a especificação de corrente da fonte quer dizer o máximo de corrente que ela pode fornecer. Se você necessita de 500 mA, pode comprar qualquer fonte que forneça disso aí pra mais.
SILVIAO e Nando Medeiros, a diferença é só na curva de atuação, então pode substituir um pelo outro sem grandes problemas. Agora, caso você goste de trabalhar o volume do instrumento por esse pot, é bom tentar manter a mesma especificação, pois pode ficar mais trabalhoso pra regular o parâmetro com um pot de curva diferente. De qualquer forma, se não tá encontrando, pode trocar, ver se fica bom, se não ficar, vai atrás do pot log.
Zadá, a especificação de corrente da fonte quer dizer o máximo de corrente que ela pode fornecer. Se você necessita de 500 mA, pode comprar qualquer fonte que forneça disso aí pra mais.
Thales_Sr- Moderador
Thanks Boss e Thales.
Imaginava que era isso mas o Boss de uma de Zubrycky e só bagunçou!! Rsss
Imaginava que era isso mas o Boss de uma de Zubrycky e só bagunçou!! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
Prea você Zadá, eu vou deixar aqui, um pensamento do guru Allex Costa, que compartilho ...Fernando Zadá escreveu:Imaginava que era isso mas o Boss de uma de Zubrycky e só bagunçou!!
allexcosta escreveu:(...) Tem gente que enxerga como má vontade, enquanto outros enxergam que quem quer que você cresça, estimula que você pense sozinho e não te dá coisas prontas.
Tenho a péssima mania de querer ver as pessoas crescerem, acho que termino crescendo junto, sei lá...(...)
Boss2K- Membro
Rsss
Louvável atitude Boss.
É que o anta aqui precisava mesmo de uma resposta pronta.
Mas já salvei aqui pra não esquecer! Rsss
Louvável atitude Boss.
É que o anta aqui precisava mesmo de uma resposta pronta.
Mas já salvei aqui pra não esquecer! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
Bom dia Thales, tudo bem contigo?
Tenho esse tópico linkado com umas dúvidas e a galera já me solucionou muitas coisas. Agradeço a todos que já postaram lá, como CG, Boss e Moshe, dentre outros. O fórum é muito bom, a galera manda bem. Caso ache que haja alguma contribuição a fazer, ficarei igualmente agradecido.
A finalidade principal dessa postagem é perguntar se existe possibilidade de eu fazer uma chave pra selecionar e direcionar as saídas RCA de diferentes fontes de áudio (TV, Computador) pra entrada Auxiliar do meu aparelho de Som. Eu imagino algo que lembre aquelas caixinhas que vinham com os videgames antigos (Atari, Mega Drive, Super Nintendo, etc.), que tinham uma chave deslizante que selecionava e direcionava a saída de vídeo game ou a saída da antena pra entrada coaxial da TV. Me parece que as coisas andam corridas pra você, né. Caso os nobres foristas quiserem ajudar também, pra te poupar o tempo, ficarei igualmente agradecido.
Abraços!
Tenho esse tópico linkado com umas dúvidas e a galera já me solucionou muitas coisas. Agradeço a todos que já postaram lá, como CG, Boss e Moshe, dentre outros. O fórum é muito bom, a galera manda bem. Caso ache que haja alguma contribuição a fazer, ficarei igualmente agradecido.
A finalidade principal dessa postagem é perguntar se existe possibilidade de eu fazer uma chave pra selecionar e direcionar as saídas RCA de diferentes fontes de áudio (TV, Computador) pra entrada Auxiliar do meu aparelho de Som. Eu imagino algo que lembre aquelas caixinhas que vinham com os videgames antigos (Atari, Mega Drive, Super Nintendo, etc.), que tinham uma chave deslizante que selecionava e direcionava a saída de vídeo game ou a saída da antena pra entrada coaxial da TV. Me parece que as coisas andam corridas pra você, né. Caso os nobres foristas quiserem ajudar também, pra te poupar o tempo, ficarei igualmente agradecido.
Abraços!
Laysson- Membro
Por aí, você acha esse switcher com sinal de vídeo também. É só não usar essa entrada no chaveador ...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546040311-chaveador-av-3-entradas-rca-audio-video-seletor-de-entrada-_JM
Tem com mais portas ... mais caro, é claro ..
PS: Laysson, tô devendo um resposta lá no teu tópico, guenta um pouco ...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546040311-chaveador-av-3-entradas-rca-audio-video-seletor-de-entrada-_JM
Tem com mais portas ... mais caro, é claro ..
PS: Laysson, tô devendo um resposta lá no teu tópico, guenta um pouco ...
Boss2K- Membro
Valeu demais, Boss. Não precisa nem pedir pra esperar, sou bem paciente. hehe A essa hora, é lógico, já deve ter respondido. hahahaha Vocês tem contribuído demais em meu aprendizado. Sou muito agradecido.
Laysson- Membro
Estou pensando em aumentar a gama de timres de mau baixo,ele esta com um pré Aguilar OBP3,um cap EMG 45DC e um EMG 45CS.Tem como eu deixar os 2 captadores com apenas um volume master? No lugar do outro pot de volume o que eu poderia por pra ter essa variedade de timbres?
Desde ja agradeço a todos,muito bom esse forum!
Desde ja agradeço a todos,muito bom esse forum!
GuynhoBass- Membro
Thales, sabe me indicar algum circuito que eu possa ligar na entrada de um pre amp receber microfone com sinal balanceado?
Quero comprar uns preamps bem chinelinhos pra conectar na minha uca200 e queria poder ligar instrumento ou microfone, a ideia eh ter uma entrada xlr e uma p10 pra cada canal (sao dois), as duas entradas (xlr e p10) estariam conectadas na mesma entrada de sinal do preamp, mas eu queria que a xlr fosse balanceada e a p10 não. Como faz essa ligação?
Acredito que nao seja soh ligar as duas em paralelo né?
abraços
Quero comprar uns preamps bem chinelinhos pra conectar na minha uca200 e queria poder ligar instrumento ou microfone, a ideia eh ter uma entrada xlr e uma p10 pra cada canal (sao dois), as duas entradas (xlr e p10) estariam conectadas na mesma entrada de sinal do preamp, mas eu queria que a xlr fosse balanceada e a p10 não. Como faz essa ligação?
Acredito que nao seja soh ligar as duas em paralelo né?
abraços
Invadindo aqui, pega uma mesinha, Malka. É o mais prático, e ainda te dá um EQ.
joabi- Eterno Colaborador
é que esses prés custam 25 reais, a mesinha custa 200 e só tem uma entrada balanceada :/
Entendi... mas sei lá, ainda sou mais uma dessas do link abaixo. São muito úteis.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593612068-mesa-de-som-yamaha-modelo-mg82cx-mixer-muito-nova-_JM
o preço ta muito bom, mas 300 reais ta fora de minha realidade. Na verdade o que eu estou fazendo é uma maneira de gravar sem precisar usar tanto cabo. Eu ia comprar os circuitos separados e colocalos dentro de uma caixa de madeira junto com a uca200 e fazer uma interface completa handmade.
A uca tem 2in e 2out rca. Eu só preciso do pré com entrada bal e unbal e do ampli de fone com chave pré/post.
A uca tem 2in e 2out rca. Eu só preciso do pré com entrada bal e unbal e do ampli de fone com chave pré/post.
Entendi, então aí é com o Thales mesmo... hahaha aguardemos o mestre.
Malka, você quer converter um sinal balanceado em sinal comum, para poder ligar na sua interface?
Se for isso, esse circuitinho faz o serviço:
http://www.tubecad.com/2012/08/13/OpAmp%20Diff%20Amplifier.png
Se for isso, esse circuitinho faz o serviço:
http://www.tubecad.com/2012/08/13/OpAmp%20Diff%20Amplifier.png
Thales_Sr- Moderador
Página 20 de 22 • 1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22