Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Studio com Joabi

+58
CG
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Claudio Mengarda
Rafael Macedo
Tucone
LFBruschi
SILVIAO
Rico Ribeiro
deathenrique
Juninho Sampaio
siodoni
Franco_bass
fheliojr
brucce
Coder
Fernando Zadá
Colono
pluís
Bosclima
Edu
MkThEbEsT
Zéff
Boss2K
bodhan
bassfuria
rmarigo
Adelmo M.
gpraxedes
gui_sozzi
rafeldi
R2Bass
andre dia claro
afonsodecampos
Groovin
marujo
gsfteodoro
LuCaSbass
Andrezinho
enderbass
carimbass
J.Adalberto
GusVCD
Filipe Braga
joabi
Cayo Castro
malka_aff
Daniel
Amagomes
URSOBHZ
Eduardo Chaves
allexcosta
Cid
Fá Mendonça
korg
dibass
Renato
Claudio
62 participantes

Página 7 de 17 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por gpraxedes Sáb Dez 28, 2013 10:16 pm

Meu sonho de consumo mesmo é um série 300, Com Full ES. Mas como não toco regularmente violão não acho viável pagar uma grana violenta pelo sistema de captação. O mini tem o som com a identidade Taylor, diferente dos Baby, e sim, ele é 3/4 o que pode ser interessante pra mim.

Um 214 também não está muito caro, mas não vem com full ES, então estou realmente tendendo ao mini. Taylor é GAS Eterna, haha. Valeu Joabi. Vou tentar organizar um tópico, acho que o farei no off para não ter problemas.

Agora, um 514 é chique demais, hein?

Edit: Abri o tópico, Joabi. Tenho algumas dúvidas se puder dar um alô, agente vai conversando por lá:

https://www.contrabaixobr.com/t30217-violao-taylor-gs-mini#634503

Valeu!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Dom Jan 12, 2014 7:23 am

Joabi, se precisar de uma dica de como ter um som diferente de caixa nas suas gravações, eis uma dica de um amigo meu:



Lembra aquela época que estava procurando a câmera pra comprar? Então, fui eu que produzi o áudio e vídeo do link acima.
Abraço.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg Jan 20, 2014 8:24 pm

Joabi, meu amigo.

Estamos começando a querer comprar um desktop (eu e minha esposa)

Seria para nós dois usarmos, e não só minha, então, nada de desligar internet ou colocar windows xp na menor configuração.
Tem que ser do jeito dela  Mad 

Mas quero saber opiniões sua e de outros.

quais as configurações que eu devo procurar? Se possível coloca algo como mínimo/recomendável/suficiente para ficar relaxado

A idéia é instalar uma DAW (a príncipio é o REAPER) e também usar outros programas como o Sonic Visualizer para trabalhos da facul.

da umas dicas ae Joabi e galera dos pc's que estou muito desatualizado nessa área
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Jan 20, 2014 8:44 pm


Amigo Malka, também não estou muito por dentro de como andam os PCs, talvez o Boss tenha mais informações.

O Reaper é super leve, e não demanda quase nada de processamento. Não se preocupe tanto com ele.
Dependendo de quanto você quer gastar, recomendo um intel i5 ou i7, com pelo menos 8GB de Ram, e indico fortemente um SSD rápido de 256G para o sistema operacional (Windows 7 é minha sugestão) e outro para os dados, do tamanho que você achar conveniente. Gosto de ter um HD externo só para backup.

A placa de vídeo vai depender da sua verba e do uso que vocês farão. Se for só pra texto e internet, usa a on-board mesmo. Se for pra jogar e usar programas gráficos pesados uma placa dedicada é a melhor opção.
Monitores gosto de Dell (boa qualidade de imagem com preço adequado), mas tem as TV-Monitor da Samsung e LG que também são bacanas, além de ganhar uma TV pra assistir o BBB na Globo... Very Happy

Espero ter ajudado. Daqui a pouco a galera vai te encher de opções, tenho certeza.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Seg Jan 20, 2014 8:56 pm

e como andam as DAW para windows 8? ta complicada? Por que minha esposa quer por que quer essa porcaria do win 8  Mad Mad 
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Jan 20, 2014 9:08 pm


ˆNem faço idéia. Testei o Win8 uma vez no computador de uma amiga e não consegui nem abrir o paintbrush... hahaha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por gpraxedes Seg Jan 20, 2014 11:32 pm

^ Uso o W8 e ele é bem diferente mesmo, mais parece um tablet cheio de aplicativos que um PC tradicional. Eu particularmente não achei muito prático isso, pode ser que a ideia seja boa e que o problema esteja em mim...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Ter Jan 21, 2014 3:22 pm

malka_aff escreveu:quais as configurações que eu devo procurar? Se possível coloca algo como mínimo/recomendável/suficiente para ficar relaxado
malka_aff escreveu:eu queria ajuda mais sobre o desktop, configurações, o que comprar. Quero um

que possa durar o máximo possível. Por que não tenho condições de trocar esse tipo de coisa a

cada dois anos
Vamos lá Malka,

Quanto tá afim de gastar?
malka_aff escreveu:acho que no máximo 1800 reais, bem parceladinhos, a gente consegue.
OK ...

- Necessidade de comprar o conjunto inteiro (gabinete, monitor, teclado, mouse, cx. de som).
- Dificuldade de boas configurações em lojas que permitem parcelamento.
- Computadores com Windows pré-instalado são mais caros.

Utilização?
malka_aff escreveu:o uso dela eh internet, textos, pesquisas acadêmicas (...) ela quer o 8. meu

uso eh edição de áudio e vídeo. Jogos nada, no máximo alguns emuladores que a ela gosta de

jogar, super leves

Algumas observações importantes, que precisam ser avaliadas antes de comprar:

Processadores:

Intel Core i7: High-end
Intel Core i5: Mainstream
Intel Core i3: Entry-level

- i5 e i7 tem Turbo Boost (uma espécie de overclocking), o i3 não tem.
- i5 e i7 tem 4 núcleos (i3 tem 2).
- i5 não tem hyperthreading (divisão de tarefas por núcleos).
- i7 tem mais cache que o i5, que por sua vez é maior que o i3.
- i5 e i7 tem maior Thermal Output (85W) que o i3 (54W). Refere-se à quantidade de calor gerada pelo processador, que precisa ser dissipada (por um bom/excelente cooler).
- i5 e i7 tem os mesmos processadores gráficos integrados (Intel HD 4600).

(Aqui existem muitas características cruzadas nas categorias, em comparação com a Intel)
Amd FX Series: High-end
Amd A Series: Mainstream (com processadores gráficos integrados)
Amd (Phenom II) X Series: Mainstream
Amd E Series: Entry-level

Nas séries A e X:
- Programas escritos para multi-threaded, são 10% mais rápidos.
- Tem tecnologia 3DNow, que pode acelerar jogos antigos, mas já está obsoleta.
- Tem o processador gráfico integrado (série A) Radeon HD 6530D, que é o melhor que os de baixo custo das versões anteriores.
- Os da série X tem incrível desempenho com vários núcleos.

Na série FX:
- Programas escritos para single-threaded, são 20% mais rápidos.
- Maior velocidade do barramento de memória.
- Tem conjunto de instruções SSSE3, SSE4.1 e SSE4.2 da Intel, substituindo o 3DNow. Melhor performance com ponto flutuante e maior compatibilidade.
- Inclui extensão AES, usada para aceleração de operações criptográficas via hardware (CPU).
- Consumo menor.
- Potência em multimídia.


Teclado/mouse:

- Preferencia para os que usem interface USB.


Monitor:

- Características desejáveis: 18" a 21", LED, maior contraste, melhor tempo de resposta, Full HD (1080p) 1920 x 1080 pixels.


Memória:

Mínimo: 4 GB (2x2 GB), desejável: 8 GB (2x4 GB), expansível até 16 GB.
- DDR3 1333 MHz - PC 10600
- Não adianta ter mais de 4 GB se o sistema operacional for de 32 bits.
- Se a sistema de vídeo, usar memória compartilhada, lembre-se de que será subtraída da memória RAM.

Leitor/Gravador de DVD:

Placa mãe:

Preferência que tenha interfaces USB 3.0, Sata III, PCI 3.0
Slots PCI e PCI Express disponíveis.

Fonte:

Mínimo: 350 Watts reais.
Se, no futuro, colocar uma placa de vídeo dedicada, tem que trocar a fonte para uma de maior potência.


HD:

Mínimo: 500 GB
- A idéia é deixar o sistema operacional e os programas que vai suar, instalados nesse HD. O seus dados/trabalhos poderiam ser colocados em outra partição ou em um HD separado. Pode-se usar sistemas operacionais diferentes no mesmo HD. Basta usar um Gerenciador de Boot.
- Para backup, recomendo comprar um HD interno com case USB.



Computadores desktop que já vem com o Windows instalado, são mais caros que os que vem com Linux.

Bom, acho que agora, você poderia pesquisar a opções viáveis ($$$) pra você e colocar aqui pra gente avaliar, OK?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Ter Jan 21, 2014 3:49 pm

nossa boss, muito obrigado MESMO!!

agora eu sei pra onde olhar quando vejo os computadores nas lojas e tudo o mais.

Valeu chefe!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Jan 21, 2014 4:18 pm


Aurélio, veja se concorda comigo numa coisa que tenho percebido:

Atualmente, se tiver que escolher, prefiro um computador com processador inferior mas com SSD do que o melhor processador, mas usando HD normal, principalmente se for 5400 RPM.
É claro que existe um limite, não dá pra colocar lado-a-lado um i7 com um dual-core antigo, e também tarefas de renderização ou que exijam bastante processamento serão prejudicadas, mas para o dia-a-dia percebo que o "gargalo" de velocidade dos sistemas está nos HDs e não mais nos processadores.

O que acha?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Ter Jan 21, 2014 7:22 pm

joabi,

Na verdade, existem mais variáveis nessa história. A velocidade da memória RAM, o barramento de memória da CPU (Front Side Bus), o barramento da placa-mãe (chipsets Pontes Norte e Sul), a interface do SSD. Não dá pra desprezar nenhum deles.

Vamos lembrar ... O programa que foi carregado na memória e está executando na CPU, precisa ler ou escrever dados no disco. Nesse momento, todos esses elementos acima estão envolvidos na operação. Veja estas ordens de grandeza:

Largura de banda de memória RAM:

DDR2 = 6 Gbp/s
DDR3 = 8 Gbp/s

Largura de banda do barramento de memória na CPU:

Intel Core i7 = 21 Gbp/s
Intel Core i5 = 16 Gbp/s
AMD Phenom II X4 = 13 Gbp/s
Intel Core 2 Duo/Quad = 7 Gbp/s

Largura de banda da interface de um disco SSD:

Sata II = 3 Gbp/s
Sata III = 6 Gbp/s

Um pequeno gráfico, exemplificando:

Home Studio com Joabi - Página 7 Img-af6925ad.png.resized

Agora, imagina os gargalos que podem ser criados no meio do caminho. Por exemplo, você ter uma placa mãe onde só tem Sata II, e você compra um SSD Sata III.

Outra coisa que eu não coloquei na conta, mas faz diferença também, a frequência de trabalho das memórias e da CPU. Essa pulsação influi bastante no desempenho.

Bom, sem querer desprezar todo o hardware envolvido, talvez uma das peças chaves dessa orquestração, seja o próprio sistema operacional e a quantidade de memória RAM.

A quantidade de memória RAM determina quantas aplicações e quantos dados o sistema vai controlar sem ter que ler ou escrever no disco. Aplicações para criação de conteúdo - edição de imagens, som e vídeo - podem ocupar bastante memória em muito pouco tempo. Um sistema operacional que tem um excelente gerenciador de memória, faz aqui a grande diferença em termos de performance.

Talvez, mas só talvez, a tecnologia do SSD, realmente passe o sentido do desempenho.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Jan 21, 2014 8:32 pm


^ Pois é, são muitas variáveis mesmo. Mesmo assim tenho achado que os SSDs são um upgrade válido para quem tem um computador com uns 3 anos de vida, mesmo com os altos preços. Dá uma boa rejuvenescida na máquina.

Mas você tem razão quanto ao sistema operacional e a minha experiência é no mac, que parece ter bom gerenciamento de memória.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Sáb Fev 08, 2014 6:26 pm

Joabi tudo bem....

Amigo, poderia dar sua opinião sobre a minha mixagem da Bateria nesse vídeo?

Grato.

Eu usei apenas 5 mics:
1 Bumbo
2 na Caixa(Ataque e esteira)
2 Overs

Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Fev 10, 2014 10:50 pm


Cid, gostei bastante do resultado, parabéns. Você tem uma versão sem a base gravada? Se quiser mandar para o meu email, fique à vontade.

obs.: desculpe pela demora, tive que ficar fora por uns dias.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por rmarigo Ter Fev 11, 2014 3:29 pm

Quais mics vc usou CID ?
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Qui Fev 13, 2014 12:31 am

joabi escreveu:
Cid, gostei bastante do resultado, parabéns. Você tem uma versão sem a base gravada? Se quiser mandar para o meu email, fique à vontade.

obs.: desculpe pela demora, tive que ficar fora por uns dias.

Valeu Joabi, obrigado pela resposta...

Essa semana estou inteirinha viajando mas depois te mando quando chegar pois está no Estúdio...

rmarigo escreveu:Quais mics vc usou CID ?
Fala rmarigo.... Beta 52 no bumbo, 2 SM57 na caixa e 2 PG81.

Abraço.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 1:00 am


Eu podia jurar que o bumbo era Beta 52... rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 11:26 am

master Joabi wan kenoabi

quero gravar alguns ensaios da minha banda puxando linhas e microfones dos amplificadores pra mesa do proprio estudio

tem como eu fazer um sinal ir para o auxiliar sem passar pelo main da mesa de som??

tipo, a mesa ficaria com três mics de voz indo para o pa E para o aux 1 e 2 (L e R), e teria também um mic da bateria, mais três mics captando instrumentos(2 guitarras e um percussão) e mais um baixo em linha. E esse mics iriam só para os aux 1 e 2

dae eu regularia volumes e pan antes de gravar e depois gravaria o ensaio em 2 canais apenas no meu notebook.

Funciona ou eu preciso de um segundo mixer?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 1:07 pm


Malka, qual é a mesa do estúdio? O ideal nesse caso seria usar os grupos, não os auxiliares, mas nem todas as mesas tem. Dessa forma você chaveia os canais que serão gravados para o grupo 1-2 e chaveia também o L-R para o que quiser no PA.

Com o auxiliar também dá, basta deixar o fader zerado nos canais que não vão para o PA, e aumentar a mandada auxiliar. Mas saiba que o som dos auxiliares costuma ser um pouco pior que o som dos grupos...

Usar um daqueles gravadores portáteis (tipo ZOOM ou Tascam) também é boa idéia. Qual o intuito da gravação? Avaliar a performance da banda?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por bassfuria Qui Fev 13, 2014 1:53 pm

joabi escreveu:
Eu podia jurar que o bumbo era Beta 52... rsrs


Também... Gravei recente no Estúdio Baeta em São Bernardo do Campo (São Paulo), que o Técnico de Gravação e Mixagem usou a seguinte configuração de microfones na Batera;

Captaçao :

Beta 52, SM 91 no BD;
Beta 57 snare top;
57 snare botton;
SM 81 hi hat;
sennheiser 421 nos tons;
02 AKG 414 Over;
2 U87 xy de room;
2 Manley Gold Refence de LR over heads ambience;
02 Blueberrys de Rear LR Overheads ambience;
Neumann center top.

Fiquei até tonto quando ele passou a lista... Segue algumas fotos pra quem ficou curioso;

Home Studio com Joabi - Página 7 KwCQSCj Home Studio com Joabi - Página 7 P27S6PtHome Studio com Joabi - Página 7 Wp47yZt
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 1:58 pm

joabi escreveu:
Malka, qual é a mesa do estúdio? O ideal nesse caso seria usar os grupos, não os auxiliares, mas nem todas as mesas tem. Dessa forma você chaveia os canais que serão gravados para o grupo 1-2 e chaveia também o L-R para o que quiser no PA.

Com o auxiliar também dá, basta deixar o fader zerado nos canais que não vão para o PA, e aumentar a mandada auxiliar. Mas saiba que o som dos auxiliares costuma ser um pouco pior que o som dos grupos...

Usar um daqueles gravadores portáteis (tipo ZOOM ou Tascam) também é boa idéia. Qual o intuito da gravação? Avaliar a performance da banda?


a idéia é mostrar os arranjos pro pessoal que vai fazer os arranjos dos metais.

Não quero nada profissional não joabi, só quero poder ouvir todo mundo que ta tocando sem esforço.
mixer Yamaha mg 124
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 3:03 pm


^ Legal, com essa mesa dá pra fazer o lance do grupo, como te falei. Mande a saída do grupo 1-2 para o seu gravador. Ao lado de cada fader de canal tem as chaves (botões) para endereçamento.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 4:02 pm

vou dar uma olhada nisso ae então, valeu joabi
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 7:35 pm

joabi, olhando essa foto

http://www.promusic.net/products_images/054163.jpg

qual desses botões eu tenho que apertar pra mandar pros grupos?

e tem como eu dividir um grupo de canais que vai pro main E pro grupo 1-2 e o resto dos canais vai só pro grupo 1-2?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 7:40 pm


Malka, é mais simples do que parece. Veja na parte de baixo da imagem, ao lado dos faders. Existem 2 botões, um cinza e outro vermelho. Pronto, é isso. O cinza, quando apertado manda para o grupo 1-2, e o vermelho manda para o Master LR.

No master do GRUPO 1-2 também existe o botão vermelho. Deixe desativado nesse caso.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 7:50 pm

joabi, e sobre os canais, eu queria microfonar tudo e apenas o baixo em linha, mas só tem 6 entradas xlr, sendo que 3 estão mortas nas vozes, ainda pensando nessa mesa ai, pensei em ligar da seguinte maneira

Ch/Instrumento
1|Voz 1
2|Voz 2
3|Voz 3
4|Bateria (sim, apenas um mic)
5/6|Percussão
7/8|Guitarra lead
9/10|Guitarra base
11/12|Baixo em linha

tem problema ligar o mic da guita base no canal L por p10? o cabo eu ja tenho.

Valeu joabi!!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 9:06 pm

malka_aff escreveu:
tem problema ligar o mic da guita base no canal L por p10? o cabo eu ja tenho.
Valeu joabi!!

Sem problemas. Terá um pouco menos de ganho, mas tudo certo. Não use cabo muito longo.

Você também pode usar uma segunda mesa só pra bateria, se tiver alguma disponível. Ligue uns 3 ou 4 mics na bateria usando a outra mesa, mixe e mande o master para a entrada de linha estéreo da Yamaha (canais 9/10, por exemplo) e ligue a guitarra base no canal 4 (XLR).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 9:10 pm

bassfuria escreveu:
Fiquei até tonto quando ele passou a lista...

Bem legal. Coisas boas.

Quando tiver alguma amostra do resultado poste aqui. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LuCaSbass Qui Fev 13, 2014 9:55 pm

Fala grande Joabi!

Gostaria de sua opinião! Vou comprar uns microfones para meu home-studio e gostaria de saber sua opinião sobre eles. Eu praticamente só gravo baixo mas quero começar a gravar guitarra, violão e outros instrumentos acústicos, sem ser ao vivo.
Lembrando também que não tenho tratamento acústico "indicado", mas como será só para demos e etc, acho que não preciso me preocupar tanto com isso.

Pensei em 3 mics: Shure SM57, Rode NT-1A e Rode N3.

Você indicaria algum outro no lugar desses? Ou acha que para um home-studio basicão desses está de bom tamanho?

Abraço!
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Fev 13, 2014 10:10 pm


Lucas, são todos excelentes (acho que você se referiu ao NT3, não é?).

Minha sugestão é ter o SM 57 e um par de microfones iguais, de NT-1A, por exemplo. Acho mais útil.

Outra opção, mais ampla, é um SM57, um NT-1 e um par de diafragma pequeno (pode ser MXL, por exemplo, ou AKG 451, Shure SM81 se estiver mais abonado). Atende qualquer demanda.

Tem muitas opções no mercado, mas Rode é uma boa escolha. Também gosto dos AKG C3000 nessa faixa de preço.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LuCaSbass Sex Fev 14, 2014 8:39 am

^Na verdade seria o Rode M3, que é um condenser de diafragma pequeno mesmo!
Vou dar uma procurada nessas opções que você falou. Obrigado!
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Fev 14, 2014 12:48 pm


Ok, esse não conheço.

Existem muitas opções, Lucas, você sabe disso. Dependendo da sua verba e intenção, compensa até mesmo um AKG 414XLS como condenser grande (R$ 3200 no Mercado Livre). É um mic pra vida toda, com muitas opções de filtros e padrões polares. Vale o preço, sem sombra de dúvida.

Tem também o Audio Technica 4050 ou o 4060. Enfim, pesquise bastante porque mic bom compensa e nunca perde valor em caso de revenda, pelo contrário, costuma valorizar com o tempo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por LuCaSbass Sex Fev 14, 2014 7:44 pm

^Bem, na verdade vou comprar fora. Não tenho muuuuita verba disponível, até porque vou comprar outras coisas. Estava pensando em torno de 500 a 600 solares para esse primeiro conjunto de mics
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por bassfuria Sex Fev 14, 2014 8:56 pm

joabi escreveu:
bassfuria escreveu:
Fiquei até tonto quando ele passou a lista...

Bem legal. Coisas boas.

Quando tiver alguma amostra do resultado poste aqui. up


Postei nesse tópico;

Banda Cubanus - Melhor Lugar do Mundo

Se puder opinar por lá seria ótimo, obrigado...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Ter Fev 25, 2014 6:21 pm

joabi, quais as desvantagens de se ligar o amplificador da guitarra em linha na mesa contra microfonar o amplificador de guita? É que me falta um microfone pra fazer aquela gambiarra que tava te perguntando esses dias

a config final ficou em
Ch / instrumento

1 voz 1
2 voz 2
3 Guita solo
4 Guita base
5/6 Bateria mono
7/8 Percussão mono
9/10 Baixo mono (só este ligado em linha)

mas me falta um mic, tenho 5 mics disponiveis, sendo um deles um similar de sm57 que estou guardando para a bateria.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Fev 25, 2014 6:33 pm


Malka, se for guitarra limpa não tem tanto problema. O pessoal de semi-acústica até usa assim, principalmente em jazz.
Para pop/rock o timbre fica bem magrelo e a distorção com som de abelha. Não gosto.

Um simulador de amp, como o SansAmp (tem os softwares também), ajuda, mas o ideal é emprestar um mic de um amigo e gravar o amp mesmo. É minha opinião.

Se não tiver outro jeito, grave o sinal limpo com um direct box e faça um re-amp depois.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Ter Fev 25, 2014 6:40 pm

vou tentar arranjar um mic então, se não rolar, vai ser direto em linha, a guita é limpa sim, é na vibe dos anos 70, funk soul, essas coisas, guitarrinha sem efeito e bem limpinha, sem estresse. Nessa fiarada toda vai sair dois canais L e R pra minha behringer uca200 ligada num netbook philco, a coisa é thrash MESMO! hahahahaha


esses audios serão utilizados pra galera do naipe dos metais fazer os arranjos, soh isso. Nada de divulgação nem demonstração, talvez vocês sejam os únicos a conferirem os áudios só pra mostrar os resultados. Valeu Joabi!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Fev 25, 2014 6:42 pm


Ah, beleza! Então esquece o re-amp, não vai ser multipista. Boa gravação. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Zéff Qui Jun 12, 2014 7:57 am

Joabi, como vai?

Vc costuma gravar a bateria afinada no tom da música? Ouvi uma produção em que foi feito isso, e achei sensacional.

Estou curioso sobre, mas não achei muita coisa. O que vc pode me dizer sobre isso?

Obrigado, abraços!

Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 217
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por rmarigo Qui Jun 12, 2014 11:14 am

Bem amigo para isso podemos usar programas com o o Melodyne, fica bem bacana se usado com consciência e moderação !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qui Jun 12, 2014 12:13 pm

Zéff escreveu:Joabi, como vai?
Vc costuma gravar a bateria afinada no tom da música? Ouvi uma produção em que foi feito isso, e achei sensacional.
Estou curioso sobre, mas não achei muita coisa. O que vc pode me dizer sobre isso?

Zéff, ótima questão. Não considero a bateria um instrumento com afinação definida, como são os vibrafones, marimbas, etc, então acabo não tendo essa preocupação de deixar no tom de cada música, mesmo porque isso não garante que cada tambor vai funcionar bem dentro de todos os acordes da música e que não vão chocar com a melodia.

Bom, dito isto, existem tipos de peles que, em algumas situações, evidenciam muito os formantes, e podem gerar sensação de desconforto em alguns casos. Os bateristas de jazz sempre tomam muito cuidado com isso, pois costumam usar peles porosas e afinações agudas, situação que se enquadra no que eu descrevi acima.

De forma geral, deixo a tarefa de afinar para o próprio músico ou produtor. Tenho a felicidade e oportunidade de gravar muitos bateras fantásticos, gente acostumada a gravar e que faz o som chegar pronto, mas quando me permitem opinar, gosto de criar uma relação entre os tambores, de quartas ou terças, dependendo da quantidade e tamanhos dos tons. Para a caixa, o tamanho e profundidade influenciam demais no som produzido e, em geral, prefiro afina-la para que funcione na música, sem preocupação de estabelecer uma relação direta com os tons. Eu gosto de caixas mais profundas e com afinação mais baixa, mas depende do estilo. Não é em toda música que funciona e o músico precisa ter pegada forte pra tirar som dessa configuração, senão fica bem ruim.

Quanto ao bumbo, não penso em notas musicais, mas vejo qual a freqüência fundamental dele. Deixar a afinação muito baixa é gostoso e deixa o som macio, mas geralmente não aparece bem em rádios e falantes pequenos. Eu costumo deixar algo entre 60Hz e 90Hz, dependendo da dimensão do bumbo. Um bumbo de 22" fica bem em torno de 70 ou 75Hz, e um bumbo menor, de 18" gosto em 85 ou 90Hz. Mais que isso vira zabumba... Very Happy

Não gosto de melodyne na bateria. Se for o caso, prefiro usar samples e trocar as amostras, mas tento resolver isso logo na captação.

É possível que a gravação que você gostou seja simplesmente um caso de os tambores estarem com som bonito, bem gravados e mixados, não necessariamente por estarem no tom da música, concorda?

Espero ter ajudado.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Zéff Sex Jun 13, 2014 5:13 am

Caro Joabi, muito obrigado pela atenção e conteúdo na resposta!

Vou testar essas frequências que vc citou.

Quanto ao que ouvi, realmente a bateria foi afinada no tom da musica, não tenho detalhes, mas foram usadas 3 ou 4 afinações diferentes no disco.

Semana que vem vou fazer um teste e afinar a bateria em intervalos: bumbo-tonica, surdo-terça, tom2-quarta, tom1-quinta e caixa oitava, o que sera que dá isso? Razz

Nas peles de resposta, vc costuma usar a mesma frequência da pele de ataque?

Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 217
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Sex Jun 13, 2014 9:48 am

Zéff escreveu:(...) Semana que vem vou fazer um teste e afinar a bateria em intervalos: bumbo-tonica, surdo-terça, tom2-quarta, tom1-quinta e caixa oitava, o que sera que dá isso?
Afinar a bateria, não é bem uma ciência exata, vai depender muito do feeling do baterista pra cada música ...

Toquei durante muito tempo com um baterista, que se preocupava com isso. Na verdade, ele procurava uma afinação bem particular, que fazia uso durante as músicas, e não necessariamente, estava na tonalidade delas.

Tem um, digamos, macete, que é afinar tal qual um baixo (em quartas): Bumbo em E, Tom 1 (esquerda) em A, Tom 2 (direita) em D e surdo em G. A caixa fica a gosto do batera ...

O lance é não produzir muita ressonância, quando misturar com os outros instrumentos ...  Rolling Eyes 

Veja estes sites:

http://www.tune-bot.com/drum-tuning.html

http://www.drumdial.com/

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Jun 13, 2014 10:36 am


O Boss já dissecou tudo...
Mas vale lembrar que essa proposta de seguir o baixo está por quintas (abaixo), não por quartas, ok? O primeiro Tom me pareceu bem agudo... geralmente começo em um Fá ou Fá# e vou descendo, por quartas mesmo (Dó#, G#).
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Boss2K Sex Jun 13, 2014 11:01 am

joabi escreveu:(...) está por quintas (abaixo), não por quartas, ok?
 Pergunta 

O baixo é afinado em intervalos de quarta justa (mi, lá, ré, sol) entre suas cordas, não é isso?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Jun 13, 2014 11:34 am


^ Sim, mas os tambores vão do agudo pro grave, as viradas geralmente seguem essa direção, e o resultado que se ouve são as quintas. Tá... se o cara tocar ao contrário vira quarta... eu sei... hahaha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Zéff Sex Jun 13, 2014 6:25 pm

E as peles de resposta?
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 217
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Jun 13, 2014 6:45 pm


^ Não penso em tonalidades, só ajusto a ressonância.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Zéff Sex Jun 13, 2014 7:48 pm

Muito obrigado Joabi e Boss! Farei meus teste depois venho contar. Abraços!
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 217
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por MkThEbEsT Sáb Jun 14, 2014 5:06 pm

Fala Joabi, me tira uma duvida.

Fiz meu primeiro teste de gravação, fui gravar uma batera do meu irmão.

A sala escolhida foi no escritorio da minha empresa, hehe. A sala tem mais ou menos 6,00m x 5,00m de area, levamos tapetes para por no chao e abafadores para por na sala para tirar um poco de reverberação.

Na gravação foram utilizados 4 microfones, utilizei a tecnica de Glyn Jhons para gravação, os microfones foram: 1 SM 57 pra caixa, 1 AKG D112 pro bumbo e 2 Condenser da AKG 420 Perception pros overs. A interface que utilizei é a M-Audio Fast Track Ultra 8r.

O que percebi é que, principalmente os condensadores clipavam com volume muito baixo, utilizei praticamente os dois no volume 1,5 e na interface ja começava a sair a luz de CLIP, no da caixa e bumbo não senti tanta dificuldade, coloquei eles no volume no 5 e clipava só em alguns raros momentos. Quando vou escutar o som da batera completa sempre clipa no master uns 5db

Então, como iniciante fica a dúvida se realmente o correto é não deixar clipar de jeito nenhum no momento da gravação para que na mixagem não tenha problemas, ou vc me indica outra forma?

Agradeço qualquer sugestão.

Forte Abraço!
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 7 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 17 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos