Madeira Vs Frio
+11
Paulo Penna
ct.colela
allexcosta
Eliseumohr
joabi
djmmaster
ferabreu
Thales_Sr
subgrave
matsegredo
Julio Monterio Bass
15 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Madeira Vs Frio
Boa tarde Groovistas, Bom, levei meu contra-baixo a um luthier, pra fazer os reparos, desenpenar , parte eletrica e essas coisas, mais depois que ele chegou com um tempinho de 2 a 3, Dias, e começou a Trastejar, o levei denovo ao Luthier, ele disse a mim que era o frio, que recolhia a madeira, por isso tava trastejando, e deu uma mechida no tenso perto dos trastes, nao sei, e uma mechida na ponte, depois disso, oo volume do meu contrabaixo, despencou, parece, ta mt baixo, mt pouco som, e o contra baixo, continua trastejando, sera que em toda epoca de frio aqui em bsb eu vou ficar com meu contra baixo trastejando, isso e normal, me explique por favor, obrigado ;D
Julio Monterio Bass- Membro
Re: Madeira Vs Frio
Creio que 10 graus nao vao fazer diferenca...
Que eu saiba o que interfere é umidade e nao calor
Mas da uma levantada no carrinho da ponte e nos captadores
Que eu saiba o que interfere é umidade e nao calor
Mas da uma levantada no carrinho da ponte e nos captadores
matsegredo- Membro
Não sei a madeira, mas o metal se expande e contrai bastante com o frio e calor, e como o tensor é feito de metal já viu... No frio o metal se contrai e é como se o tensor fosse apertado, e no calor se dilata e fica como se fosse folgado, alterando as regulagens do braço.
E o volume sofre alterações ao se mecher na ponte pois vai alterar a distância entre os captadores e as cordas, daí a altura dos captadores também tem que ser porporcionalmente regulada .
E o volume sofre alterações ao se mecher na ponte pois vai alterar a distância entre os captadores e as cordas, daí a altura dos captadores também tem que ser porporcionalmente regulada .
subgrave- Membro
Se o volume do baixo teve essa mudança abrupta, ou o luthier alterou muito a altura dos captadores, ou pode começar a procurar problemas na parte elétrica.
Nunca percebi grandes mudanças na intensidade do som dos meus baixos com a mudança de altura dos captadores.
Eventuais alterações causadas pelo clima certamente não irão afetar isso. Trastejamento, vá lá...mas, o som, não deve mudar não.
Cuidado com os luthiers...se informe bastante antes de escolher um!
Tem cada jacú por aí que Deus me livre...
Eventuais alterações causadas pelo clima certamente não irão afetar isso. Trastejamento, vá lá...mas, o som, não deve mudar não.
Cuidado com os luthiers...se informe bastante antes de escolher um!
Tem cada jacú por aí que Deus me livre...
Pois bem, foi oque eu vii, ele mexendo nos carrinhos, eu nao tenho coragem de mexer lá, pois fiquei sabendo e muda mt coisa, caso o a regulagem nao seja correta, talvez isso que tenha acontecido com o luthier, acho que a situação esta bem critica pois, em um cubo de 150 w eu ter que colocar o volume no 10 o Grave no 10 e deixar os controles do baixo no maximo, e cotinuar em um volume inferior ao que estava antes do luthier mexer nos carrinhos, fica complicado, bom ja subi um pouco os captadores, folguei um pouco os parafusos, e os caps subiram mais, teve uma melhora mais nao significante, descarto a possibilidade das bateiras, pois testei mais omenos umas 5 boas, e nada mudou, automaticamente, descarto a parte elétrica, assim né, talvez não seja isso certo? é um Strinberg clb 25a meu primeiro contra baixo depois de 3 Anos.
Julio Monterio Bass- Membro
Aí é que você deve olhar com mais cuidado ainda a parte elétrica... Pode ser problema nas ligações, no circuito, nos pots, no jack...
Ninguém "cria" medo de alguma coisa "do nada".
Quem é que te apavorou tanto falando essa bobagem sobre regulagem?
Não tenha medo de mexer no baixo. É simples!
Concordo com o Thales - tem porcaria na elétrica com certeza.
Quem é que te apavorou tanto falando essa bobagem sobre regulagem?
Não tenha medo de mexer no baixo. É simples!
Concordo com o Thales - tem porcaria na elétrica com certeza.
se frio fizesse tão mal para os baixos os meus seriam um berimbau!!!! aqui faz 39° no verão e 0° no inverno e nunca precisei regular nenhum por isso
djmmaster- Membro
Já trocou o cabo ou o amplificador?
joabi- Eterno Colaborador
Toda vez que esfria , meu Ibanez subia o tom das cordas!
TODA VEZ! nos dias com temperatura normal não havia problemas com afinação, mas éra só esfriar que ele subia um pouco , ai eu tinha que reafinar.
A única explicação mais lógica que me veio na mente , foi a de que no frio o metal do encordoamento se contrai em conjunto com o tensor, e assim afetando a tensão das cordas !
Lembrando que o baixo em questão é um SR500 da ibanez , 4 cordas , com o braço muito fino!
TODA VEZ! nos dias com temperatura normal não havia problemas com afinação, mas éra só esfriar que ele subia um pouco , ai eu tinha que reafinar.
A única explicação mais lógica que me veio na mente , foi a de que no frio o metal do encordoamento se contrai em conjunto com o tensor, e assim afetando a tensão das cordas !
Lembrando que o baixo em questão é um SR500 da ibanez , 4 cordas , com o braço muito fino!
Eliseumohr- Membro
Sim, isso acontece. Quando eu morava em campinas isso acontecia com meu baixo também. Era coisa de cents, mas acontecia.
Temperatura e umidade afetam a madeira, que encolhe com o frio e tempo seco, as vezes sendo necessario limar os trastes que comecam a escapar do braco. Em um baixo de qualidade um ajuste de tensor e suficiente para compensar o movimento da madeira.
Cara no frio voce joga a madeira na fogueira e se esquenta
simples assim
simples assim
ct.colela escreveu:Cara no frio voce joga a madeira na fogueira e se esquenta
simples assim
Tem um tonante aqui em casa!
matsegredo- Membro
a temperatura faz muita diferença sim, principalmente pro que gostam de ação baixa, chega a encostar as cordas nos trastes.
Paulo Penna- Membro
Tonante não pega fogo...matsegredo escreveu:ct.colela escreveu:Cara no frio voce joga a madeira na fogueira e se esquenta
simples assim
matsegredo escreveu:ct.colela escreveu:Cara no frio voce joga a madeira na fogueira e se esquenta
simples assim
nem de 2 pregos tu precisaria mais.
Aqui em Belém o normal é 39 graus. Aí vamos tocar em casa de show com ar-condicionado e o que geralmente acontece é mudar um pouco a afinação. Pouca coisa mas muda. As cordas, que são de metal, também sofrem variação.
Julio Monterio Bass escreveu:Boa tarde Groovistas, Bom, levei meu contra-baixo a um luthier, pra fazer os reparos, desenpenar , parte eletrica e essas coisas, mais depois que ele chegou com um tempinho de 2 a 3, Dias, e começou a Trastejar, o levei denovo ao Luthier, ele disse a mim que era o frio, que recolhia a madeira, por isso tava trastejando, e deu uma mechida no tenso perto dos trastes, nao sei, e uma mechida na ponte, depois disso, oo volume do meu contrabaixo, despencou, parece, ta mt baixo, mt pouco som, e o contra baixo, continua trastejando, sera que em toda epoca de frio aqui em bsb eu vou ficar com meu contra baixo trastejando, isso e normal, me explique por favor, obrigado ;D
É que vocês não tão entendendo o que tá acontecendo aqui em Brasília.
Usualmente: calor / secura de dia e menos calor /secura à noite
uma semana pra cá: friaca do caramba de dia e uma friaca do caramba maior ainda com sereno, e sereno este que molhou meu cigarro, nunca ví isso aqui
Neste extao momento estaos com 73% de umidade, o comum é de 5% à 20%...
Em relação a madeira o luthier tava certo, mas o som...isso eu não sei...Em quem você levou?
galegonobaixo- Membro