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Mensagem por Jhonny.Bear Ter Jan 07, 2014 10:31 pm

9x o cache normal? Mas e o cachê normal? Varia de local pra local ou é baseado na tabela da OMB? Sabes quanto é na Bahia? Abraço
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Mensagem por allexcosta Ter Jan 07, 2014 10:36 pm

Tabela não serve pra nada. É o que o povo paga onde você mora. Se o normal é 100, no carnaval é 300. Se for trio grande com bloco, é 900. Trio sem ser carnaval é uns 300 ou 400.

Às vezes se acerta o pacote do carnaval por um valor, tipo 5000 por aquele período (de quinta à quarta) e quantos shows houver nesse período. 2 ou 3 por dia.
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Mensagem por vinibassplayer Qua Jan 08, 2014 12:57 pm

a dica é não gastar suor pra ganhar 120 pra banda toda, saindo do bar na madrugada de domingo pra segunda e ainda ter q pagar a cerva ¬¬
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Mensagem por Kobeh Qui Jan 09, 2014 2:05 pm

Por falar em bandas, eu digo q o cenário indepentente autoral é bem mais triste...
Conheço bandas com quase 20 anos, com turnê na Europa ou na América Latina ou até mesmo pelo Brasil, com albuns lançados, q cobra 1000 reais mais o transporte e a unica exigência deles é em relação ao equipamento de palco, q deve ser pelo menos bom.
Pra uma banda de 5 integrantes, q faz 3 a 5 shows por mês, e q tem os seus discos gravados e lançados de forma indepentente, esse dinheiro não é nada. Não conheço ninguém q viva disso...

Resumindo, se for tocar rock, procure um emprego, que pague bem, de preferência kkkk
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Mensagem por Nando Medeiros Qua Fev 05, 2014 7:41 am

Talvez eu seja otimista agora, mas começo a ver que o cenário pode começar a mudar nos próximos tempos (não sou vidente, por isso não colocarei data  Razz ). Entretanto, pelo menos aqui no Oeste Catarinense, vejo que o sertanejo começa (levemente) a cansar e o público que está procurando um pouco mais novas/diferentes opções de entretenimento.

Reflexo disso, é que se quisermos, teríamos shows todos os finais de semana por aqui.

Há pouco mais de dois anos, era praticamente inviável levar a sério uma banda de rock/pop. Ou se ganhava muito pouco ou simplesmente era uma apresentação na vida outra na morte. Com pouco público geralmente (e geralmente apenas os aficionados pelo estilo), mas que acabava por não dar lucro para a casa, por consumirem muito pouco - segundo as casas.

Atualmente, se vê crescer o público, crescer o consumo (comidas/bebidas) - que interfere diretamente na satisfação da casa contratante, a frequência de shows desse gênero aqui pela região e consequentemente começa a evoluir um pouco mais o valor pago para esses grupos.

Hoje, dificilmente saímos de casa por menos de R$ 1000,00 ~ R$ 1500,00 por apresentação (com 5 músicos), já é um valor minimamente satisfatório, penso eu, e vemos que por onde passamos sempre há contato para que se volte. Inclusive oferecendo um segundo cachê mais alto ou mais interessante para a banda. Mas também ainda não conseguimos subir muito mais do que esse valor.

As vezes aceitamos tocar pela portaria (mas normalmente não é valor integral, gira próximo de 60, 80% do que a casa arrecada na entrada, deveria ser diferente, mas não conseguimos evoluir mais do que isso por aqui até o momento).

Considerando que a banda têm pouco mais de 2 anos, quase só cover, é um belo grupo de amigos (que desempenham bem seus papéis) e que agora começamos a produzir mais material próprio, com mais corpo. Vejamos no que dará!  Laughing 

E por aí? Como andam as coisas (depois de dois anos que o tópico foi aberto? rs)
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Mensagem por John Music Dom Set 04, 2016 12:56 pm

Nas regras do Forum não li sobre restrição à ressurreição de tópicos. Não acho que precise, mas, se for imprudente postar neste, posso abrir outro.

Alguém de SP pode me dizer qual a media de cachê de gig "sertaneja" (incluindo esses novos forrós e afins) atualmente (considerando um bar badalado, com estrutura legal e na condicao de freelancer)?
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 05, 2016 7:41 am

pelo que sei por amigos uma média de 250 é normal para bom
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Mensagem por John Music Seg Set 05, 2016 12:16 pm

Sério, mesmo? Poxa, jurava que começava na casa dos 300 temers.
200 - 250 é a paga que tenho tirado com pop&rock e rock.
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Set 05, 2016 1:18 pm

Cara pelo que sei varia muito mas em bar não vejo passar muito disso não. E varia um pouco mas considere isso como média.
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Mensagem por Vicente Ganem Ter Set 06, 2016 7:08 pm

Pode ser que eu viva num mundo a parte, por ser médico e pai de adolescentes acho realmente aviltante a remuneração que os musicos recebem na noite,não ha como viver disso, por favor na minha opinião de um hobbista que toca mais pela parceria com amigos e baseado nos relatos de vcs profissionais, vc vira duas ou três noites para pagar o supermercado...será que o amor pela música e maior que a frustração que isso causa ao longo do tempo?
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 06, 2016 8:16 pm

Só tocar na noite é complicado mesmo.
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Mensagem por Kobeh Qui Set 08, 2016 2:58 pm

A maioria dos músicos que conheço q tocam na noite utilizam isso apenas como complemento de renda e possuem um emprego "normal", fora do ramo musical. Os caras que vivem disso são como meu antigo de professor de música, trabalha o tempo todo com música, seja fazendo freelancers, dando aula, participando de diversos projetos musicais e culturais, tocando em festas particulares e tocando na noite. Mas pra isso ser possivel, ele precisa estar em uma cidade que possui demanda suficiente. Se for pro interior fica difícil mesmo.

Mas façam as contas. Duzentos reais por apresentação. Se o camarada conseguir lugar pra tocar sempre de sexta a domingo, pelo menos, em um mês ele tira 2400 contos de réis. Não é nenhuma fortuna, mas tb já tá acima da média do que muitos brasileiros ganham.
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Set 08, 2016 3:25 pm

O duro é conseguir, sempre, shows a 200 pilas por noite. Tenho camaradas músicos que não raro recebem menos de 100 pilas por show. É claro que tem os que pagam mais, mas não é assim sempre que surge algo nesse nível. Se for isso mesmo, é mais do que eu ganho, mas não é tão fácil achar um músico que tire isso por mês.
Tem que dar aula, fazer freela, tocar na noite, tocar de dia, tocar de tarde... É fueda. Eu me solidarizo com quem rala pra viver assim, porque não é fácil mesmo.
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Mensagem por Kobeh Qui Set 08, 2016 4:09 pm

Não é fácil mesmo. Ainda tem aqueles casos em que você combina com o cara um valor, mas chega no dia, depois do show, falando que o movimento foi fraco e vai ter que pagar um valor menor, etc
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Mensagem por allexcosta Qui Set 08, 2016 4:45 pm

Na boa, se você for um Pipoquinha da vida ou um Arthur que já era sub do Luizão com uns 16 anos de idade, vá lá.

Se não, estude pra ser médico, astrônomo, algum daqueles trampo de Brasília que paga horrores ou algo assim.

Ser músico é incerto, frustrante e rola muito murro em ponta de faca.
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Mensagem por John Music Qui Set 08, 2016 4:58 pm

Kobeh escreveu:A maioria dos músicos que conheço q tocam na noite utilizam isso apenas como complemento de renda e possuem um emprego "normal", fora do ramo musical. Os caras que vivem disso são como meu antigo de professor de música, trabalha o tempo todo com música, seja fazendo freelancers, dando aula, participando de diversos projetos musicais e culturais, tocando em festas particulares e tocando na noite. Mas pra isso ser possivel, ele precisa estar em uma cidade que possui demanda suficiente. Se for pro interior fica difícil mesmo.

Mas façam as contas. Duzentos reais por apresentação. Se o camarada conseguir lugar pra tocar sempre de sexta a domingo, pelo menos, em um mês ele tira 2400 contos de réis. Não é nenhuma fortuna, mas tb já tá acima da média do que muitos brasileiros ganham.

Conheço alguns músicos que vivem exclusivamente de música e é como você disse, estão sempre fazendo freelas, seja em pubs, festas, eventos fechados, projetos culturais e ainda dão aulas. E não vivem tão mal, não. Têm uma renda tranquilamente um nível acima de qualquer "peão de firma" que trabalha de segunda a sexta/sábado 9h por dia. É possível, sim.

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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 12:40 am

Até dá pra viver tranquilo com música sim, mas o cara vai ter que, ou ser o que Allex falou sobre pipoquinha e Arthur, ou então se desdobrar em: Dar aulas, de teoria musical ou de instrumentos também, escrever partituras/arranjos, encarar gravações, tocar outros instrumentos como guitarra ou violão que têm mais "saida" no mercado, no meu caso, o Violoncello definitivamente "salva a Pátria". E como consigo mais grana, acredito que pelo exótico que é. 250 pra cima, entre casamentos, pequenas gravações, pequenas participações em shows etc...

Fora que se você quer mesmo tirar mais de música precisa investir em conhecimento, ler bem, partituras ou cifras, ou então aguçar muito o ouvido e o tocar de ouvido, ter um bom material se vai oferecer aulas e por aí vai.

Resta pesar na balança, se fazer esses "investimentos" será algo prazeroso ou é mais fácil  e melhor estudar pra ser um médico ou quem sabe um advogado e levar a música paralelamente à sua vida. Angel
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Mensagem por Claudio Sex Set 09, 2016 8:41 am

allexcosta escreveu:Na boa, se você for um Pipoquinha da vida ou um Arthur que já era sub do Luizão com uns 16 anos de idade, vá lá.

Se não, estude pra ser médico, astrônomo, algum daqueles trampo de Brasília que paga horrores ou algo assim.

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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 9:16 am

Por isso que se deve ser firme, com os estudos e investimentos na sua carreira, pra poder ir crescendo com os cachês, oportunidades e não fazer feio na hora de mostrar o trabalho. Infelizmente a carreira é difícil sim e mais do que muitas outras profissões, o músico tem que mostrar na prática que é bom e é a pessoa certa pra fazer determinado trabalho.

E ainda temos que escutar por aí que ser músico é fácil, é brincadeira... facepalm
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 9:23 am

elson.arcos escreveu:E ainda temos que escutar por aí que ser músico é fácil, é brincadeira...

Assim, pra te ser bem sincero, às vezes é...
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 09, 2016 9:29 am

Um cara que toca comigo e vive de música vive legal, até, tocando instrumentos de sopro, principalmente sax em casamentos, eventos corporativos, comemoração de Prefeitura, formatura, churrascaria, com bandas de vários estilos (do rock 50 até MPB etc). Lá vai ele colocar o terninho e mandar ver sempre que chamam.
Aí, rola viver dignamente, mas viver de banda tocando em pub pra cima e pra baixo, ainda eu acho que é padecer no paraíso mesmo.
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 9:34 am

Quer viver de música bem garantizado?

Aprenda sonfona a vera (nível Oswaldinho) e se mude pra o Nordeste, Minas, Goiás, etc...

Tipo 1000 Reais por show e 30 shows por mês. Garantizado.
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 09, 2016 9:37 am

^ Tô ligado. Ou entrar numa boa banda de baile, daquelas que tocam 4, 5 horas a fio. Pelo menos o mé deve ser na faixa dancetroll
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 9:38 am

^ Banda baile normalmente é salário. E baixo.
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 09, 2016 9:42 am

Putz facepalm
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Mensagem por Kobeh Sex Set 09, 2016 10:21 am

Banda de baile é loucura. Admiro muito quem tem saco pra isso. Já vi gente torcer a cara pra banda que cobra cachê de 1000 reais pra tocar (muito bem) por quase 4 horas e ainda levar parte do som.

Por isso que continuo no cenário independente, fazendo minhas músicas... Financeiramente também não dá nenhum retorno no inicio (e em muitos casos nunca dá por vários motivos), mas faço por gosto.
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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 10:56 am

Bom, uma coisa é certa... pra quem está na batalha da música, quanto mais competente e versátil você for, mais vai conseguir oportunidades e almejar posicionamentos melhores no meio artistico. Por aqui, já consegui grana até pra fazer algumas poucas notas em uma única música de um show de Heavy Metal kkkkkkkkkk acreditem!! Pra fazer "baixo" com o Violoncello. A grana foi boa e só consegui porque os outros instrumentistas daqui não sabiam tocar de ouvido ou sacavam do estilo ou mesmo liam cifra. Ah tive que gravar essa faixa também.
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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 11:15 am

Pro pessoal que trabalha com autoral e independente, uma boa saída é "colar" nos editais de festivais, sendo alguns até de circulação, mostras culturais, eventos do Sesc, em fim, cada estado tem suas particularidades nesse sentido, tem que correr atrás ... conheço muitas bandas que se defendem desse jeito, além de poder se inserir no meio referente ao seu estilo, pode se mostrar um pouco mais na mídia e ir fazendo contatos, conseguir alguns cachês melhores e ir incrementando o portfólio, tanto do grupo quanto de você como instrumentista.
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Mensagem por John Music Sex Set 09, 2016 11:27 am

ClaudioBass escreveu:
allexcosta escreveu:Na boa, se você for um Pipoquinha da vida ou um Arthur que já era sub do Luizão com uns 16 anos de idade, vá lá.

Se não, estude pra ser médico, astrônomo, algum daqueles trampo de Brasília que paga horrores ou algo assim.

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Então, se o cara não é um Pipoquinha da vida ele tem que jogar o sonho dele no lixo e escolher uma carreira certinha, formal e bem vista na sociedade? Aí ele vai ser rico, feliz e realizado? Olha, um tanto surpreendente ler isso logo aqui...


No mais, uma realidade que cansei de presenciar: o que tem de engenheiro recém formado entrando ganhar mirlão em "firma" (e o chefe do cara tem curso técnico no SENAI). O que tem disso por aí não é brincadeira.
Também há muito romance nessas carreiras formais (engenharia, direito). Se música é pra poucos, essas carreiras "certinhas" são pra poucos também. O que tem de nego que acha que vai sair da eng. civil montando prédio e ganhando mar de grana...vishe, cansei de ver isso na facul.
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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 11:42 am

Por isso que falei pra cada um pôr na balança o que é melhor/prazeroso/rentável pra si...


Dificuldades haverão em qualquer área.     notme playing
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 12:19 pm

John Music escreveu:Então, se o cara não é um Pipoquinha da vida ele tem que jogar o sonho dele no lixo e escolher uma carreira certinha, formal e bem vista na sociedade?

Se a única barriga pra encher é a dele, não. Se há alguma outra, sim...

Comecei tocar profissionalmente aos 13 anos de idade e falo com ampla experiência. Como sempre, "your mileage may vary".
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Mensagem por Rodrigolack Sex Set 09, 2016 12:47 pm

Não sei, posso estar sendo otimista demais, mas quando vejo o pessoal falando que viver exclusivamente de música é difícil, vejo também sempre as mesmas alternativas (tocar na noite, dar aulas e etc) e que muitos precisam ter outros empregos fora da música para se sustentar. Mas sei lá, pensando um pouco fora da caixa, não seria possível pro cara tentar outras alternativas mesmo na área musical? Tipo, roadie, assistente de produção, técnico de som, produtor, trabalhar em algum estúdio... E na parte didática tentar um emprego como monitor/assistente em uma escola e etc?
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 12:53 pm

^ Ué, mas essas outras profissões não é ser músico. Seria só pra estar em volta de bandas e da música?

Se meu sonho é ser músico porque vou buscar uma carreira carregado peso, afinando instrumento e entregando água pro cantor?

Isso é igual o sonho do cara ser médico e buscar uma carreira em limpeza de hospitais. Não que uma carreira seja mais digna que a outra, mas nada a ver né?

Trabalhei um monte como motorista de banda, já fiz roadie e som também. Não tem absolutamente nada a ver com ser músico, é outra coisa.
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Mensagem por John Music Sex Set 09, 2016 12:54 pm

Com certeza, Rodrigolack. As possibilidades são muitas.
O problema é que somos educados a pensar que música só dá certo se você for sorteado na loteria do nascimento e nascer um Slash, caso contrário, você passa fome.
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Mensagem por allexcosta Sex Set 09, 2016 12:59 pm

John Music escreveu:O problema é que somos educados a pensar que música só dá certo se você for sorteado na loteria do nascimento e nascer um Slash, caso contrário, você passa fome.

Vai ver é porque na maioria dos casos é verdade.

Conheço uma pá de guitarrista que toca um monte mais que o Slash e almoça miojo. Na boa, mais de 20.
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Mensagem por Rodrigolack Sex Set 09, 2016 1:05 pm

allexcosta escreveu:^ Ué, mas essas outras profissões não é ser músico. Seria só pra estar em volta de bandas e da música?

Se meu sonho é ser músico porque vou buscar uma carreira carregado peso, afinando instrumento e entregando água pro cantor?

Isso é igual o sonho do cara ser médico e buscar uma carreira em limpeza de hospitais. Não que uma carreira seja mais digna que a outra, mas nada a ver né?

Trabalhei um monte como motorista de banda, já fiz roadie e som também. Não tem absolutamente nada a ver com ser músico, é outra coisa.

Tenho uma visão diferente da sua nesse aspecto. Sim, é para ficar mesmo no meio, em volta das bandas. Pode não ser profissão de músico, mas se o cara quer mesmo ser um músico, nada melhor do que estar no miolo da coisa, seja fazendo o que der, e isso não é nada diferente de outras profissões, ou você acha, como um amigo disse mais acima, que um engenheiro vai sair da faculdade levantando prédio? Não, o cara vai entrar no mercado bem por baixo, vai servir muito café, andar muito em obra debaixo de sol antes de ter um escritório à disposição. Mas a possibilidade desse engenheiro chegar onde quer é maior pelo simples fato de estar envolvido com a área, com profissionais mais experientes e etc, o nome disso é networking. Um músico que trabalha em outra coisa sem qualquer envolvimento com música pode ter mais dificuldade de conseguir este networking do que o camarada que não "musíca" mas que está envolvido 24 horas com isso.
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Mensagem por Kobeh Sex Set 09, 2016 1:22 pm

elson.arcos escreveu:Pro pessoal que trabalha com autoral e independente, uma boa saída é "colar" nos editais de festivais, sendo alguns até de circulação,  mostras culturais, eventos do Sesc, em fim, cada estado tem suas particularidades nesse sentido, tem que correr atrás ... conheço muitas bandas que se defendem desse jeito, além de poder se inserir no meio referente ao seu estilo, pode se mostrar um pouco mais na mídia e ir fazendo contatos, conseguir alguns cachês melhores e ir incrementando o portfólio, tanto do grupo quanto de você como instrumentista.


Conheço bandas e músicos independentes que se financiam exclusivamente da renda do canal do youtube, Spotify, ITunes, etc. Fazem barulho no underground, até chamarem a atenção de uma pequena produtora e viver de pequenas turnês em outros estados tocando em casas de médio porte. Não ganham rios de dinheiro, mas pelo menos conseguem viver o seu sonho, mesmo que durante apenas algum período.
Essa é a atual realidade da música independente. O músico vive do pequeno nicho que ele pretende atingir e precisa investir do próprio bolso pra gravar profissionalmente num ótimo estúdio, gravar um clipe maneiro, mandar fazer um bom merchandising, divulgar a banda, etc, etc.
É tudo muito no "do it yourself" e é cansativo, o investimento demora a ter retorno e às vezes vc fica feliz de ter ficado apenas no zero a zero. O cara que chega achando que basta tocar bem e fazer música boa, que um belo dia vai o seu telefone vai tocar com uma gravadora (isso existe ainda?) lhe oferecendo um contrato milionário, costuma tomar uma grande choque de realidade.

Sem contar que isso tudo oq falei é quase impossível pro cara que tem família pra sustentar.
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Mensagem por elson.arcos Sex Set 09, 2016 1:39 pm

A ideia da internet é boa. Não sei se a coisa da gravadora ainda existe kķkkkkkkk mas um trio (viola brasileira - percussão - violoncello) no qual eu tocava ja chegou a ser convidado pra tocar em Tiradentes, num festival de gastronomia bem bacana, com bandas como Blues Etílicos, tudo por conta deles (uma semana inteirinha) e tudo isso devido a um clipe postado no YouTube.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Set 09, 2016 2:00 pm

Quer viver de música abandone a postura romântica e trabalhe muito.
Só isso já ajuda um bocado.

Das aulas, gravar, tocar em bares, festas, eventos, montar banda , ensaiar, seja lá o que for faça com visão de que é um negócio e precisa ser rentável.

Enche o saco há momentos de muita incerteza mas no meu caso nunca trabalhei em outra area e o que mais pesa as vezes é a instabilidade mas de resto é uma profissão como qualquer outra.
Nunca me achei melhor ou pior que ninguém que estava trabalhando comigo sejam, garçons, faxineiros, gerentes de bar....

Mas a minha visão é mais de um prestador de serviços do que de um artista se quer algo mais parecido com ser um artista ai é melhor pensar em caminhos mais fáceis.

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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 09, 2016 2:19 pm

Kobeh escreveu:
Por isso que continuo no cenário independente, fazendo minhas músicas... Financeiramente também não dá nenhum retorno no inicio (e em muitos casos nunca dá por vários motivos), mas faço por gosto.

Não tinha visto esse seu comentário, Kobeh, mas acho que é por aí mesmo. Quem não tem pretensão de viver disso e também só quer um "hobby sério" não pode esquentar a cabeça pra grana, não. Eu nunca ganhei dinheiro com música que compensasse o gasto, mas nunca quis isso também.
De resto, concordo com o Zadá. É um trampo que paga mais ou menos a mesma coisa que a maioria dos trabalhadores ganha no Brasil (ou seja, pouco). Casos mais felizes são poucos e só confirmam a regra.
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Mensagem por dibass Sex Set 09, 2016 3:36 pm

minha opiniao é a mesma do Zada

nunca tive essa visão romantizada sempre vi a música como qualquer outra profissão
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Mensagem por Kobeh Sex Set 09, 2016 4:49 pm

elson.arcos escreveu:A ideia da internet é boa. Não sei se a coisa da gravadora ainda existe kķkkkkkkk mas um trio (viola brasileira - percussão - violoncello) no qual eu tocava ja chegou a ser convidado pra tocar em Tiradentes, num festival de gastronomia bem bacana, com bandas como Blues Etílicos, tudo por conta deles (uma semana inteirinha) e tudo isso devido a um clipe postado no YouTube.

Essa parada aí. Hoje em dia vale mais a pena investir mais no canal do youtube do que gastar grana com cópias de CDs que ninguém vai comprar.
Pra quem tem pelo menos um pouco de criatividade, dá pra fazer muito coisa bacana e ter experiências legais assim.

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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 09, 2016 4:55 pm

allexcosta escreveu:Na boa, se você for um Pipoquinha da vida ou um Arthur que já era sub do Luizão com uns 16 anos de idade, vá lá.

Se não, estude pra ser médico, astrônomo, algum daqueles trampo de Brasília que paga horrores ou algo assim.

Ser músico é incerto, frustrante e rola muito murro em ponta de faca.

Adorei...
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Mensagem por Kobeh Sex Set 09, 2016 5:03 pm

E entender a música como arte não é nenhuma "visão romântica" (chega a soar pejorativo).
O cara precisa apenas estar ciente que dificilmente vai conseguir viver disso e vai passar o resto de seus dias conciliando sua vida de trabalhador normal com o seu projeto artístico, o que também é MUITO difícil. Simples assim.
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 09, 2016 5:13 pm

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:O problema é que somos educados a pensar que música só dá certo se você for sorteado na loteria do nascimento e nascer um Slash, caso contrário, você passa fome.

Vai ver é porque na maioria dos casos é verdade.

Conheço uma pá de guitarrista que toca um monte mais que o Slash e almoça miojo. Na boa, mais de 20.


Venha pra Salvador que você vai ver uns 200 músicos feroz que come pao com ovo. Alex sabe disso!!

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Set 09, 2016 6:59 pm

Kobeh escreveu:E entender a música como arte não é nenhuma "visão romântica" (chega a soar pejorativo).
O cara precisa apenas estar ciente que dificilmente vai conseguir viver disso e vai passar o resto de seus dias conciliando sua vida de trabalhador normal com o seu projeto artístico, o que também é MUITO difícil. Simples assim.

Música é arte mas é também uma profissão normal. Estou falando do lado romântico e muitas vezes ingênuo de quem busca na música fazer sucesso, ser um astro de sei lá o que... tudo isso antes do fazer a música em si.
Músico também é prestador de serviço e trabalhador quase braçal em algumas circunstâncias....

Eu trabalho só com música e não posso reclamar não. Adoraria que alguns aspectos fossem melhores mas longe de mim reclamar.
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Mensagem por allexcosta Sáb Set 10, 2016 8:40 am

Rodrigolack escreveu:Tenho uma visão diferente da sua nesse aspecto. Sim, é para ficar mesmo no meio, em volta das bandas. Pode não ser profissão de músico, mas se o cara quer mesmo ser um músico, nada melhor do que estar no miolo da coisa, seja fazendo o que der, e isso não é nada diferente de outras profissões, ou você acha, como um amigo disse mais acima, que um engenheiro vai sair da faculdade levantando prédio? Não, o cara vai entrar no mercado bem por baixo, vai servir muito café, andar muito em obra debaixo de sol antes de ter um escritório à disposição.

A propósito.

Que papo é esse de servir café? Como que pode um país onde não é cada um que pega seu café? Bill Gates serve seu próprio café, Arnold serve seu próprio café...

Absurdo...
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Mensagem por Coder Sáb Set 10, 2016 9:21 am

Eu mesmo não consigo me imaginar vivendo somente de música. Acho que toda hora deve bater aquela sensação de que " - Oh, meu Deus! E amanha? Será que irá aparecer trabalhos?" affraid

Aqui o cachê é pago por cabeça. Os donos de bares tem a mentalidade que cada músico vale R$100,00, além de humilhações básicas como, ter direito somente a uma garrafinha de água.

Passei um tempinho tocando na noite (por hobby) e acabei desistindo. Não vale a pena. Fora o desgaste físico, ainda tem a questão dos equipamentos. Investir uma boa grana pra tocar pra gente bêbada, correndo o risco de alguém derrubar algo e sair com menos de R$100,00 no bolso (despesas de viagem, etc), pelo menos aqui não é vantagem...

Respeito muito quem vive da música, mas não deve ser uma vida fácil...
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Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Set 10, 2016 9:43 am

Não saio de casa por R$100.
Por isso não toco em banda pra enricar dono de bar.

Um dos motivos que toco muito menos hoje.
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Set 11, 2016 5:16 pm

mas viver de música abrange várias opções e campos de trabalho. Só tocar na noite acho meio loucura...
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