Encordoamento SX Sjb 75 e escolha de professor
+6
djmmaster
ricardo_hiendl
NeyBass
ffc4852
Juninho_Bass
Luis Henrique Macêdo
10 participantes
Página 1 de 1
Encordoamento SX Sjb 75 e escolha de professor
Então, sou novo aqui no fórum, toco violão/guitarra como hobby (nunca fiz aulas) e faz um tempo me interessei pelo som do contrabaixo. Pesquisei por aqui e o SX Sjb 75 era unanimidade pelo preço que eu queria. Comprei também um Meteoro demolidor que estava na faixa de preço que eu queria. Problemas:
- Não tenho muitos parâmetros para a coisa, mas achei o acabamento do SX meia boca, às vezes parece que o corte das peças foi feito a golpe de facão.
- O som achei muito bom, mas as cordas não são o bicho, portanto gostaria que alguém me indicasse que cordas, marcas, etc. seriam melhores para o estilo que eu curto tocar, estilo hard rock/heavy metal (The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath) até mais progressivo (Pink Floyd, Dream Theater, Yes)
- A corda Sol do SX escapa bem facilmente ao tocar nas primeiras casas. Isso é normal, tem conserto?
- Professores de baixo são meio difíceis de encontrar onde moro, além de achar um que tenha horários compatíveis com os meus, me deparo com o fato de que não sei distinguir se o professor vai saber me dar uma boa base de teoria musical, ensinar improvisos, etc., já que a maioria dos professores são de guitarra e "também" dão aula de baixo.
Obrigado!
- Não tenho muitos parâmetros para a coisa, mas achei o acabamento do SX meia boca, às vezes parece que o corte das peças foi feito a golpe de facão.
- O som achei muito bom, mas as cordas não são o bicho, portanto gostaria que alguém me indicasse que cordas, marcas, etc. seriam melhores para o estilo que eu curto tocar, estilo hard rock/heavy metal (The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath) até mais progressivo (Pink Floyd, Dream Theater, Yes)
- A corda Sol do SX escapa bem facilmente ao tocar nas primeiras casas. Isso é normal, tem conserto?
- Professores de baixo são meio difíceis de encontrar onde moro, além de achar um que tenha horários compatíveis com os meus, me deparo com o fato de que não sei distinguir se o professor vai saber me dar uma boa base de teoria musical, ensinar improvisos, etc., já que a maioria dos professores são de guitarra e "também" dão aula de baixo.
Obrigado!
Luis Henrique Macêdo- Membro
Re: Encordoamento SX Sjb 75 e escolha de professor
Seja bem vindo!
Sobre o professor, olha aí o Mestre: https://www.contrabaixobr.com/t21224-aulas-via-skype
Sobre o encordoamento não vou falar nada, afinal, isso é muito pessoal. Compre um de marca conhecida e vá testando até achar o que mais te agrade.
Eu usava NIG e curtia bastante, e todos reclamavam dela...
Sobre o professor, olha aí o Mestre: https://www.contrabaixobr.com/t21224-aulas-via-skype
Sobre o encordoamento não vou falar nada, afinal, isso é muito pessoal. Compre um de marca conhecida e vá testando até achar o que mais te agrade.
Eu usava NIG e curtia bastante, e todos reclamavam dela...
Juninho_Bass- Membro
Amigo, o SX SJB75 é um baixo com ótimo custo x beneficio.
A madeira é Ash, muito boa e vale a pena até um upgrade de captador no futuro.
Eu tenho um cor natural, com os covers dos caps...acho o acabamento muito bom, até a minha foto é ele.
Sobre a corda escapar, pode ser alguma avaria mais séria no instrumento e regulagem. Voce ja chegou a dar uma geral no bass?
Eu uso cordas elixir 0.40. Para mim é o melhor timbre. Tenho um fender precision que tb uso o mesmo modelo de cordas.
A madeira é Ash, muito boa e vale a pena até um upgrade de captador no futuro.
Eu tenho um cor natural, com os covers dos caps...acho o acabamento muito bom, até a minha foto é ele.
Sobre a corda escapar, pode ser alguma avaria mais séria no instrumento e regulagem. Voce ja chegou a dar uma geral no bass?
Eu uso cordas elixir 0.40. Para mim é o melhor timbre. Tenho um fender precision que tb uso o mesmo modelo de cordas.
Clube do Contrabaixo Semi-Acústico #006 / Fretless Club #096 / Clube Fender #136
ffc4852- Membro
Luis Henrique, isso que vou escrever é bem repetitivo aqui no fórum, mas como vejo que vc não possui experiência ainda com instrumentos, eu indico que procure um luthier, caso não o tenha na sua cidade, procure um músico que entenda mais um pouco e peça para ele dar uma regulada.
NeyBass- Membro
Bom, eu ia levar no luthier hoje o baixo, mas gostaria de levar cordas novas pra ele fazer uma geral.
Sobre o acabamento do SX, são coisas como o buraco dos captadores não ser bem direitinho no local onde ele está acomodado, o encaixe do braço no corpo não ser bem reto, a questão da corda sol e o fato de os captadores estarem desalinhados (a corda não passa bem no espaço entre os dois polos).
A regulagem do luthier já resolve esse problema da corda?
Sobre as aulas, eu queria algo presencial, já que não conheço muitos músicos por aqui seria melhor para interagir com outros músicos.
Sobre o acabamento do SX, são coisas como o buraco dos captadores não ser bem direitinho no local onde ele está acomodado, o encaixe do braço no corpo não ser bem reto, a questão da corda sol e o fato de os captadores estarem desalinhados (a corda não passa bem no espaço entre os dois polos).
A regulagem do luthier já resolve esse problema da corda?
Sobre as aulas, eu queria algo presencial, já que não conheço muitos músicos por aqui seria melhor para interagir com outros músicos.
Eu nao acho o acabamento dos Sx ruim nao.
A corda Sol está escapando como? Está escapando do Nut ou da Ponte? Não esta só trastejando ?
Com relação a cordas, tem várias boas opções. Eu gosto e uso D´Addario 0.45 faz muito tempo, tem um bom timbre e uma boa durabilidade tambem.
A corda Sol está escapando como? Está escapando do Nut ou da Ponte? Não esta só trastejando ?
Com relação a cordas, tem várias boas opções. Eu gosto e uso D´Addario 0.45 faz muito tempo, tem um bom timbre e uma boa durabilidade tambem.
Última edição por ricardo_hiendl em Qua Ago 15, 2012 10:53 pm, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl- Membro
Ela escapa do braço mesmo, quando você pressiona ela entre a terceira e a 12ª casa, principalmente na quinta, ela "escorrega" muito facilmente do braço. É como se estivesse a beira de cair e qualquer empurrãozinho ela vazasse.
poste uma foto!!! deve ser o nut
djmmaster- Membro
Nossa, é bom levar no luthier mesmo se a corda escapa do braço (ainda mais a corda Sol que é a mais fina).
Talvez o problema seja de como ela está enrolada na tarracha, as vezes ela fica enrolda de baixo pra cima, aí o Nut não segura (acredito que o problema seja este).
Tente comprar a corda nova e enrolar a corda de cima pra baixo, a tarracha deve forçar a corda pra baixo aí nao escapa mais.
Talvez o problema seja de como ela está enrolada na tarracha, as vezes ela fica enrolda de baixo pra cima, aí o Nut não segura (acredito que o problema seja este).
Tente comprar a corda nova e enrolar a corda de cima pra baixo, a tarracha deve forçar a corda pra baixo aí nao escapa mais.
ricardo_hiendl- Membro
pra essa cordas ficar escapando pode ser que veio nele cordas 0.40 e/ou esteja com a afinação mais baixa que o correto, ou também erro na cavidade do nut.
Se o amigo postar uma foto fica mais facil da gente saber.
Se o amigo postar uma foto fica mais facil da gente saber.
NeyBass- Membro
Aqui é no local onde ocorre o problema
Aqui é por volta da primeira casa, onde não há problema nenhum
Aqui é depois da 12ª, onde também é tranquilo tocar
O nut aparentemente está normal
Aqui é por volta da primeira casa, onde não há problema nenhum
Aqui é depois da 12ª, onde também é tranquilo tocar
O nut aparentemente está normal
Captadores desalinhados
Tem como postar uma foto do Nut pegando tambem o Headstock ?
Ainda to achando que a corda está enrolada de baixo pra cima, fazendo com que ela nao fique presa com força no nut.
O alinhamento dos polos dos caps com as cordas não interfere no som , pode ficar tranquilo. Pode ser que o luthier resolva puxando os carrinhos da ponte, mas se for problema de alinhamento dos captadores nao precisa esquentar a cabeça, pois o som não altera.
Ainda to achando que a corda está enrolada de baixo pra cima, fazendo com que ela nao fique presa com força no nut.
O alinhamento dos polos dos caps com as cordas não interfere no som , pode ficar tranquilo. Pode ser que o luthier resolva puxando os carrinhos da ponte, mas se for problema de alinhamento dos captadores nao precisa esquentar a cabeça, pois o som não altera.
ricardo_hiendl- Membro
Hm..., beleza, pensei que mexia no som.
http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14670
Aqui tem um cara com o mesmo problema , só que na guitarra.
Aqui tem um cara com o mesmo problema , só que na guitarra.
O lance de enrolar que eu achei que fosse nao é, pois acontece nas cordas Mi e La. Esqueci do detalhe que as cordas Re e Sol passam por baixo daquela pecinha redonda que forçam ela no nut.
O meu Precision veio com as cordas levemente desalinhados dos polos, mexi nos carrinhos (pro lado) e resolveu.
O meu Precision veio com as cordas levemente desalinhados dos polos, mexi nos carrinhos (pro lado) e resolveu.
ricardo_hiendl- Membro
eu vi e entendi o problema, a corda pega no traste na parte onde ele foi limado e escorrega pra fora do braço, não sei como se resolve. mas pra mim pareçe que o problema é no traste, logo alguem que entende do assunto se manifesta
djmmaster- Membro
É, agora eu percebi tambem. A corda passa bem no final de um dos trastes.
Tenta puxar o conjunto dos carrinhos da ponte pra direita, parece que está desalinhado, um pouco pra esquerda.
Tenta puxar o conjunto dos carrinhos da ponte pra direita, parece que está desalinhado, um pouco pra esquerda.
ricardo_hiendl- Membro
Amanhã levo o baixo em um luthier e mostro aqui o que foi feito, já que não tenho conhecimento o suficiente pra fazer tais ajustes na ponte.
maikocolares- Membro
Parabéns pela aquisição do baixo, é um baita instrumento esse SX. Esse problema ai como muitos citaram só um luthier mesmo pra resolver, quanto a questão das cordas você pediu marcas não é?
Então, eu particularmente perfiro as cordas ERNIE BALL 0.45 SUPER SLINKY. Gosto muito do som que elas proporcionam e são usadas por muitas bandas famosas, exemplos são Slipknot, System of a Down, Guns n'Roses. Lógicamente por serem um dos encordamentos "tops" o preço é meio salgado.
Também gosto muito dos encordamentos D'Addario 0.45, são um pouco caros também, MAS valem cada centavo isso te garanto. Nunca usei outros encordamentos mais baratos, mas são esses ai que posso te indicar e que na minha opinião são os melhores.
Grande Abraço!
Então, eu particularmente perfiro as cordas ERNIE BALL 0.45 SUPER SLINKY. Gosto muito do som que elas proporcionam e são usadas por muitas bandas famosas, exemplos são Slipknot, System of a Down, Guns n'Roses. Lógicamente por serem um dos encordamentos "tops" o preço é meio salgado.
Também gosto muito dos encordamentos D'Addario 0.45, são um pouco caros também, MAS valem cada centavo isso te garanto. Nunca usei outros encordamentos mais baratos, mas são esses ai que posso te indicar e que na minha opinião são os melhores.
Grande Abraço!
GustViana- Membro
Opa pessoal, levei o baixo no luthier e ele disse que o problema da corda escapar se colocar cordas um pouco mais grossas e com uma boa regulagem o problema está resolvido. Comprei cordas D'Addario 0.45 e amanhã passo pegar o baixo pra ver como ficou.
Obrigado pela ajuda de todos!
Bom, o luthier trocou as cordas e com as regulagens gerais melhorou o problema, muito obrigado!
Luis Henrique Macêdo escreveu:Opa pessoal, levei o baixo no luthier e ele disse que o problema da corda escapar se colocar cordas um pouco mais grossas e com uma boa regulagem o problema está resolvido. Comprei cordas D'Addario 0.45 e amanhã passo pegar o baixo pra ver como ficou.
Isso ai podia entrar nas velhas discussões SX Versus QUALQUER_COISA ...
pra mim o problema esta na medida do nut, a corda G já sai beirando a ribanceira e depois perto do corpo já está mais para dentro do braço.