Dúvida: Dar um up no meu fretless.
+5
Tarcísio Caetano
inibass
siodoni
Claudio
Coutinho
9 participantes
Página 1 de 1
Dúvida: Dar um up no meu fretless.
Salve rapaziada,
Venho aqui com uma dúvida clássica de "que captador vale mais a pena" e estou louco pra umas dicas pra ver se resolvo isso de vez, vou descrever a minha situação:
Tenho um baixo Memphis (sim, credo, Memphis...) 5 cordas, passivo, 2 soap bars simples, que no decorrer dos anos eu decidi fazer uma pequena transformação na criança para deixar um pouco mais "interessante", e munido de um espírito a-lá-Jaco, no caso o espírito que concede o poder de arrancar trastes com uma faquinha de pão, não o de tocar monstruosamente (que fique bem claro), transformei meu baixo meia-boca em um baixo meia-boca sem trastes, que para meu espanto, ficou realmente confortável e agradável de se tocar. Desde então guardo esse baixo como uma experiência que deu (mais-ou-menos) certo.
Mas acontece que agora, de baixo novo, um decente, vi que surgiu uma ameaça em acabar abandonando meu Memphis querido, coisa que realmente não queria, o prazer de tocar num fretless é único e eu não gostaria de perder isso. Pois bem, decidi dar uma "tunada" nele, começando pela captação, depois circuito, e por aí vai...
O problema é que já empaquei no primeiro item, captação, venho namorando uns Malagoli a algum tempo já, minha ideia seria colocar um M.M. 5 na ponte e um JB no braço, uma combinação bem excêntrica, talvez, mas me agradou a ideia. O custo total dessa brincadeira ficaria em torno de 450 reais, aproximadamente. "Meio amargo o preço, mas ok acho que ficaria legal..." Aí que me deparo, Dimarzio Ultra Jazz 5 DP 549, excelentes reviews sobre o mesmo, dizem que este modelo de DM fica maravilhoso em baixos fretless, e o preço? 100 reais a mais do que eu pagaria nos Mala (http://goo.gl/oMbZL).
E agora? O que escolher? Esse DiMarzio é realmente o que dizem? Ou será que compensa apostar nos Malagoli?
Me ajudem por favor, grato pela atenção desde já (:
Venho aqui com uma dúvida clássica de "que captador vale mais a pena" e estou louco pra umas dicas pra ver se resolvo isso de vez, vou descrever a minha situação:
Tenho um baixo Memphis (sim, credo, Memphis...) 5 cordas, passivo, 2 soap bars simples, que no decorrer dos anos eu decidi fazer uma pequena transformação na criança para deixar um pouco mais "interessante", e munido de um espírito a-lá-Jaco, no caso o espírito que concede o poder de arrancar trastes com uma faquinha de pão, não o de tocar monstruosamente (que fique bem claro), transformei meu baixo meia-boca em um baixo meia-boca sem trastes, que para meu espanto, ficou realmente confortável e agradável de se tocar. Desde então guardo esse baixo como uma experiência que deu (mais-ou-menos) certo.
Mas acontece que agora, de baixo novo, um decente, vi que surgiu uma ameaça em acabar abandonando meu Memphis querido, coisa que realmente não queria, o prazer de tocar num fretless é único e eu não gostaria de perder isso. Pois bem, decidi dar uma "tunada" nele, começando pela captação, depois circuito, e por aí vai...
O problema é que já empaquei no primeiro item, captação, venho namorando uns Malagoli a algum tempo já, minha ideia seria colocar um M.M. 5 na ponte e um JB no braço, uma combinação bem excêntrica, talvez, mas me agradou a ideia. O custo total dessa brincadeira ficaria em torno de 450 reais, aproximadamente. "Meio amargo o preço, mas ok acho que ficaria legal..." Aí que me deparo, Dimarzio Ultra Jazz 5 DP 549, excelentes reviews sobre o mesmo, dizem que este modelo de DM fica maravilhoso em baixos fretless, e o preço? 100 reais a mais do que eu pagaria nos Mala (http://goo.gl/oMbZL).
E agora? O que escolher? Esse DiMarzio é realmente o que dizem? Ou será que compensa apostar nos Malagoli?
Me ajudem por favor, grato pela atenção desde já (:
Coutinho- Membro
Re: Dúvida: Dar um up no meu fretless.
^ Troca a captação por uma Bartolini, e coloca cordas La Bella Black Nylon... vai ficar o bicho!!!!
Claudio- Membro
ClaudioBass escreveu:^ Troca a captação por uma Bartolini, e coloca cordas La Bella Black Nylon... vai ficar o bicho!!!!
Essas cordas são flat? Tem algum site brasileiro que vende elas? Morar no interior de São Paulo é uma desgraça, uma loja boa de equipamento musical fica a duas cidades de distância...
Quantos aos Bart, sem dúvida adoraria um par deles, acontece que minha questão financeira ta quase no vermelho, e eles são um pouco mais caros que os DM. Triste.
Coutinho- Membro
siodoni escreveu:^E não coloque circuito ativo.
Fretless = Passivo!
Não ousaria transformar ele em ativo, disso sei bem. hahaha
Coutinho- Membro
Falei por isso...Coutinho escreveu:...começando pela captação, depois circuito, e por aí vai...
Coutinho escreveu:ClaudioBass escreveu:^ Troca a captação por uma Bartolini, e coloca cordas La Bella Black Nylon... vai ficar o bicho!!!!
Essas cordas são flat? Tem algum site brasileiro que vende elas? Morar no interior de São Paulo é uma desgraça, uma loja boa de equipamento musical fica a duas cidades de distância...
Quantos aos Bart, sem dúvida adoraria um par deles, acontece que minha questão financeira ta quase no vermelho, e eles são um pouco mais caros que os DM. Triste.
Sim, são cordas Flat.
Na Teodoro em Sampa, com um pouco de sorte eu acho que você encontra.... caso contrário, tenta algo do tipo:
http://www.ebay.com/itm/LA-BELLA-BLACK-NYLON-TAPE-WOUND-BASS-STRINGS-5S-760N-B-60-135-/110924306135?pt=Guitar_Accessories&hash=item19d39a96d7
Claudio- Membro
entre as opções citadas vc teria que mexer na estrutura do baixo (buracos dos captadores) com a retirada dos captadores soapbar.....vc tem certeza que quer investir em toda essa mão de obra em tapar e refazer furação e posições?
Mede ele direitinho e ve se os malagoli soapbar encaixam legal....é certo que terás bem mais som q os originais.....mas fala com o Érico Malagoli pra saber se a caracteristica deles combinam com o som q queres de fretless.
Outra opção um pouco mais cara, seria o EMG-HZ soapbar, mas aí ja estaria bem proximo de Bartolini...que falam serem os tops com fretless.
aBASSo
Mede ele direitinho e ve se os malagoli soapbar encaixam legal....é certo que terás bem mais som q os originais.....mas fala com o Érico Malagoli pra saber se a caracteristica deles combinam com o som q queres de fretless.
Outra opção um pouco mais cara, seria o EMG-HZ soapbar, mas aí ja estaria bem proximo de Bartolini...que falam serem os tops com fretless.
aBASSo
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
inibass escreveu:entre as opções citadas vc teria que mexer na estrutura do baixo (buracos dos captadores)...
A adaptação dos slots é algo que sem dúvida eu estaria disposto a mexer, tenho a disposição e as ferramentas para isso (habilidade técnica, talvez).
Quantos aos Soap bars Mala, mesmo com eles seriam necessário dar uma ajustada no comprimento dos slots, sem contar que não sei se eles casariam muito bem com o som do fretless.
E em respeito dos EMGs, pobre de mim, não posso com um desses no momento.
Coutinho- Membro
blz...o "faça você mesmo" é sempre a parte mais divertida rsrs
Sendo assim. EU colocaria um J Malagoli de alnico (eu uso atualmente, apenas na ponte num JB) que , se nao me engano eles têm um modelo novo 5 cordas....e juntaria dinheiro pra um dia colocar Bartolini (um dia ainda faço isso).
Mas isso é só o que EU faria...é meu objetivo.
aBASSo
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
inibass escreveu:
blz...o "faça você mesmo" é sempre a parte mais divertida rsrs
E não é mesmo? hahaha
Gostei da sua ideia, vou ponderar a possibilidade de um Bart futuro. Esse cap JB-Hot da Mala é realmente interessante o som, talvez eu acrescente um soap da mesma marca na equação pra realmente dar um som novo no baixo num prazo mais curto de tempo.
Quanto aos DiMarzio, ninguém acha uma boa opção mesmo? Ouvi dizer tão bem deles...
Coutinho- Membro
Coutinho escreveu:
Quanto aos DiMarzio, ninguém acha uma boa opção mesmo? Ouvi dizer tão bem deles...
Eu tenho um Fretless com DiMarzio DP123, é um canhão de som!
Claudio- Membro
ClaudioBass escreveu:Coutinho escreveu:
Eu tenho um Fretless com DiMarzio DP123, é um canhão de som!
Esse modelo mesmo que eu já ouvi lendas de ser "O" cap pra fretless, uma pena de ele ser somente para 4 cordas, agora creio eu que esse Ultra Jazz DP 549 deve ser equivalente, vou arriscar nele, da-lhe cartão 10 vezes.
Assim que chegar e tiver instalado vou postar o som da criança, vou ver se arranjo esse encordoamento La Bella também pra aí sim ficar de baixo novo.
Muito obrigado pelas dicas.
Coutinho- Membro
^ Apesar de gostar muito do DP123, na minha opinião "O" Captador pra Fretless é Bartolini.
Claudio- Membro
Há divergências...siodoni escreveu:^E não coloque circuito ativo.
Fretless = Passivo!
E tem aqui, também:
https://www.contrabaixobr.com/t5149-captadores-para-baixo-fretless
https://www.contrabaixobr.com/t11880-substituir-captadores-nordstrand-em-um-fretless
https://www.contrabaixobr.com/t10779-qual-captador-deveria-usar-em-fretlles
https://www.contrabaixobr.com/t3204-melhor-captacao-p-fretless
Opinião do "Mestre dos sons" JAZZigo:
"Esta questão é bastante subjetiva, Tarcísio, e, além disso, o timbre do
baixo vai depender, sobretudo, do resultado na combinação das ressonâncias
das madeiras utilizadas do corpo, do braço e da escala, sem mencionar a
captação, o tipo de encordoamento e o acabamento da escala (no casos dos
fretless). De qualquer forma, vamos pela lógica: nos fretless, há sempre
uma perda significativa de frequências altas (agudos/brilho), devido a carne
do dedo que abafa a corda ao apoiá-la contra a escala. Como usar a captação
para compensar essa perda? Dê preferência justamente aos captadores mais
"brilhantes", ou seja, aos single coil estilo vintage ou split coil
(humbucking) concebidos para oferecem resposta similar aos single coil.
Sugestões de JB Sets para fretless, em ordem alfabética:
- Aero Instrument JB Type-1 Single Coil
- Bartolini 9CBJD3 Classic Series Single Coil
- Bartolini 9CBJS3 Classic Series Single Coil
- Fender Custom '60 Jazz Bass Single Coil
- Fender Vintage Jazz Bass Single Coil
- Häussel Split Coil Rosewood Pickups Set
- Lindy Fralin JB Single Coil
- Lindy Fralin JB Split Coil
- Nordstrand NJ4 JB Single Coil
- Seymour Duncan Antiquity II JB Single Coil
- Seymour Duncan Antiquity JB Single Coil
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
Tenho usado um par de DP548 na ponte. A principio pensei serem iguais ao 549 tendo o último número indicando espaçamento de cordas, mas no site fala que o 548 e o 547 possuem um pouco mais de agudo e são feitos apenas para ponte, enquanto que o 549 já possui opções pra ponte e braço. Eu instalei o par na ponte de um Condor XB 250, fui testando configurações até ver que gostei mais da opção de ligar ambos em paralelo. Ele era PJ e usava uma captação Kent Armstrong, mas hoje uso só esse DiMarzio na ponte. Gostei demais do timbre, e caso queira mudar um pouco é só instalar a chave pra novas possibilidades.
Nessa gravação de Heavy Metal Instrumental eu usei ele na maioria das músicas, só a última que não.
http://soundcloud.com/laysson/sets/heretic/
Nessa gravação de Heavy Metal Instrumental eu usei ele na maioria das músicas, só a última que não.
http://soundcloud.com/laysson/sets/heretic/
Laysson- Membro
Countinho,
voce mesmo retirou os trates do seu bass? Se sim, como cobriu as cavidades?
Clube do Contrabaixo Semi-Acústico #006 / Fretless Club #096 / Clube Fender #136
ffc4852- Membro
ffc4852 escreveu:Countinho,
Sim amigo, fui eu mesmo, tapei os buracos com massa de madeira, bem simples o processo, a única parte chata é lixar tudo depois, mas não chega a ser um problema sério.
Se quiserem posso postar um tutorial depois.
Coutinho- Membro
Coutinho, eu estava pra dar um up no meu Tagima B5 transformado em fretless e assim como você, fiquei interessado nos captadores Malagoli, resolvi tentar a sorte e comprei um par dos Bass Power 5. A minha impressão é:
Em comparação as originais, eles possuem bastante ganho e puxam bastante pros agudos e médios-agudos, enquanto os originais eram bem mais pros graves, bem fechados. Quando testei com os originais eu usei cordas black nylon, já com os Malagoli eu estou usando cordas Roundwound. Gostei bastante do som, instalei 2 chavinhas, uma para cada captador para deixar single os captadores de modo individual, dá pra fazer várias combinações interessantes. Deixando aberto só o da ponte e tocando perto do braço dá pra chorar legal. Então minha impressão final é, pra mim valeu bastante a pena esse up, agora é outro baixo, o pré continua o original, talvez troque mais pra frente, mas por enquanto ta servindo bem. Vou tentar gravar alguma coisa e postar aqui, só que só tenho como gravar direto no imput do PC, então a qualidade não vai ficar muito legal.
Edit: Esqueci de dizer que coloquei afinação EADGC e ficou muito bom, a B eu quase não usava mesmo, rs
Em comparação as originais, eles possuem bastante ganho e puxam bastante pros agudos e médios-agudos, enquanto os originais eram bem mais pros graves, bem fechados. Quando testei com os originais eu usei cordas black nylon, já com os Malagoli eu estou usando cordas Roundwound. Gostei bastante do som, instalei 2 chavinhas, uma para cada captador para deixar single os captadores de modo individual, dá pra fazer várias combinações interessantes. Deixando aberto só o da ponte e tocando perto do braço dá pra chorar legal. Então minha impressão final é, pra mim valeu bastante a pena esse up, agora é outro baixo, o pré continua o original, talvez troque mais pra frente, mas por enquanto ta servindo bem. Vou tentar gravar alguma coisa e postar aqui, só que só tenho como gravar direto no imput do PC, então a qualidade não vai ficar muito legal.
Edit: Esqueci de dizer que coloquei afinação EADGC e ficou muito bom, a B eu quase não usava mesmo, rs
VinnyLNX- Membro
VinnyLNX escreveu:Coutinho, eu estava pra dar um up no meu Tagima B5 transformado em fretless e assim como você, fiquei interessado nos captadores Malagoli, resolvi tentar a sorte e comprei um par dos Bass Power 5. A minha impressão é:
Cara que legal, já toquei num Tagimão igual ao seu, gostei bastante do som mas realmente achei o grave muito emboladão, mas é um instrumento lindo, legal que você transformou em fretless, é uma mudança que não me arrependo de forma alguma por ter feito.
Agora eu tinha até me esquecido desse tópico, acontece que eu sou uma pessoa terrivelmente indecisa haha, e quando disse que já tinha me decidido com os Malas acabei descobrindo uma outra marca de captadores, Tesla, que me saíram mais baratos e me proporcionaram o som exato que eu estava procurando (coloquei um par de caps estilo Jazz Bass por sinal). Uso a mesma afinação que você, coloquei uma corda D de guitarra como C e funcionou muito bem. Vou gravar um vídeo pra mostrar o resultado depois (assim que eu resolver como esconder o buraco que ficou nos dois slots, desse jeito ficou bem feinho haha).
Mas deve ter ficado muito interessante o som do seu baixo, grava um audio pra gente dar uma escutada na criança.
Até mais amigo, abraço.
Coutinho- Membro
Pô, vai dar um trabalhão fechar as cavidades dos captadores heim, rs. Dependendo vai ter que tirar a pintura, enxertar madeira e depois pintar denovo.. Mas deve ter ficado com um sonzão esses caps Jazz Bass!
Eu cheguei até a ver esses Tesla, mas como não vejo muitas opiniões sobre eles, não quis arriscar. Como os Malagoli vejo as pessoas falarem bem, resolvi testar.
Eu consegui achar a corda 0.32 avulda da Dadario pra vender, saiu barato, R$ 9, 00 em um site com frete grátis, comprei 2 mas agora o preço aumentou. Quando chegar em casa vou fazer um teste gravando um vídeo com meu cel novo, se ficar bom posto aqui.
Abraço amigo
Eu cheguei até a ver esses Tesla, mas como não vejo muitas opiniões sobre eles, não quis arriscar. Como os Malagoli vejo as pessoas falarem bem, resolvi testar.
Eu consegui achar a corda 0.32 avulda da Dadario pra vender, saiu barato, R$ 9, 00 em um site com frete grátis, comprei 2 mas agora o preço aumentou. Quando chegar em casa vou fazer um teste gravando um vídeo com meu cel novo, se ficar bom posto aqui.
Abraço amigo
VinnyLNX- Membro
VinnyLNX escreveu:Coutinho, eu estava pra dar um up no meu Tagima B5 transformado em fretless e assim como você, fiquei interessado nos captadores Malagoli, resolvi tentar a sorte e comprei um par dos Bass Power 5. A minha impressão é:
Em comparação as originais, eles possuem bastante ganho e puxam bastante pros agudos e médios-agudos, enquanto os originais eram bem mais pros graves, bem fechados. Quando testei com os originais eu usei cordas black nylon, já com os Malagoli eu estou usando cordas Roundwound.
Você diria que os captadores são os maiores responsáveis pelas mudanças descritas?
Olha, quando ele tinha traste sempre usei roundwound, e o som dele era bem grave, então eu comparei como o anterior e agora com os captadores novos, eles tem muito mais brilho. Acho que esses caps em um baixo com traste ficaria melhor. No caso das Black nylon, como elas não tem brilho, eram mais graves ainda, não consegui me acostumar porque o som embolava demais.
Na sua pergunta, as cordas influenciaram bastante, são completamente diferentes uma da outra, mas os captadores tem bastante diferença sim. Se eu soubesse mexer com solda eu fazia um antes e depois pra vocês verem a diferença
Na sua pergunta, as cordas influenciaram bastante, são completamente diferentes uma da outra, mas os captadores tem bastante diferença sim. Se eu soubesse mexer com solda eu fazia um antes e depois pra vocês verem a diferença
VinnyLNX- Membro
^ Entendi melhor agora...
Queria testar um encordoamento La Belle Black Nylon no meu também mas não consigo achar pra comprar, VinnyLNX, você comprou pela internet?
Coutinho- Membro
Comprei em site do exterior chamado musicpartsplus, era da marca GHS, mas demorou 3 meses pra chegar, já tinha perdido a esperança quando chegou, rsrs.
Eram esses aqui: http://www.musicpartsplus.com/Strings-Bass-Guitar/GHS/Tapewound/GHS-5-Stri-Bass-Black-p7285874.html
Acho que deveriam estar na promoção porque custou $39.48 + $4.95 de frete.
Mas pelo que vejo, os LaBella devem ser melhores, mas nunca testei. Em comparação a roundwound são timbres completamente diferentes, bem gravão..
Eram esses aqui: http://www.musicpartsplus.com/Strings-Bass-Guitar/GHS/Tapewound/GHS-5-Stri-Bass-Black-p7285874.html
Acho que deveriam estar na promoção porque custou $39.48 + $4.95 de frete.
Mas pelo que vejo, os LaBella devem ser melhores, mas nunca testei. Em comparação a roundwound são timbres completamente diferentes, bem gravão..
VinnyLNX- Membro
Aê Coutinho, fiz um vídeo rápido tocando um improviso, a execução e afinação não ficaram muito boa porque eu não estava muito inspirado, rsrs
Usei só o captador da ponte como humbucker. Já que ele não tem tone, no amp eu fechei o agudo todo e abri o médio todo, gosto do som fechado..
Usei só o captador da ponte como humbucker. Já que ele não tem tone, no amp eu fechei o agudo todo e abri o médio todo, gosto do som fechado..
VinnyLNX- Membro