caixas 1x12
+9
andremega
Juninho_Bass
Robson.Van / Sidinéia
Fabio Linhares
joabi
JORGERA
Mauro
allexcosta
Bruno Rossi
13 participantes
Página 1 de 1
caixas 1x12
Boa noite amigos.
Vim mais uma vez recorrer a opnião dos colegas de forum.
Desta vez, estou com uma duvida sobre uma possivel caixa que ira substituir minha hartke vx 410.
Devido ao peso e tamanho excessivo eu decisi passa-la pra frente.
Coloquei minha caixa a venda e está sendo negociada já. Minha intenção era pegar uma caixa menor mais que nao deixasse a desejar em volume e resposta de graves.
Fiz algumas pesquisas e cotações. E no momento o que é possivel é pegar uma aguilar gs 112 usada (de um colega aqui do forum inclusive)
ou entao uma hartke hx 112.
Minha ideia mesmo é ter 2 caixas 1x12. Só que no momento eu nao tenho $$$ pra pegar duas de vez.
Toco em uma banda de rock onde geralmente o volume de palco é bem alto... 2 guitarras e 1 baterista mao de bigorna. rsrsrs
Alguém que ja tenha usado as caixas sabe me responder?
Como disse futuramente pretendo pegar mais uma 1x12 e aí usaria 1 ou 2 de acordo com a necessidade.
Mas a questão é... com apenas 1 eu conseguiria fazer shows pra uma media de 100, 150 pessoas tendo uma boa monitoração com as aguilar e futuramente com um set 2x12 eu teria uma potencia equivalente a uma 4x10 por exemplo? mais, ou menos?
obrigado desde ja
Vim mais uma vez recorrer a opnião dos colegas de forum.
Desta vez, estou com uma duvida sobre uma possivel caixa que ira substituir minha hartke vx 410.
Devido ao peso e tamanho excessivo eu decisi passa-la pra frente.
Coloquei minha caixa a venda e está sendo negociada já. Minha intenção era pegar uma caixa menor mais que nao deixasse a desejar em volume e resposta de graves.
Fiz algumas pesquisas e cotações. E no momento o que é possivel é pegar uma aguilar gs 112 usada (de um colega aqui do forum inclusive)
ou entao uma hartke hx 112.
Minha ideia mesmo é ter 2 caixas 1x12. Só que no momento eu nao tenho $$$ pra pegar duas de vez.
Toco em uma banda de rock onde geralmente o volume de palco é bem alto... 2 guitarras e 1 baterista mao de bigorna. rsrsrs
Alguém que ja tenha usado as caixas sabe me responder?
Como disse futuramente pretendo pegar mais uma 1x12 e aí usaria 1 ou 2 de acordo com a necessidade.
Mas a questão é... com apenas 1 eu conseguiria fazer shows pra uma media de 100, 150 pessoas tendo uma boa monitoração com as aguilar e futuramente com um set 2x12 eu teria uma potencia equivalente a uma 4x10 por exemplo? mais, ou menos?
obrigado desde ja
Bruno Rossi- Membro
Re: caixas 1x12
Um par de 1x12 de qualidade dão uma pressão sonora similar a uma 4x10, porém com menos grave.
No entanto, para competir com esse tipo de banda que você descreve toda potência é bem-vinda.
Uma 1x12 só provavelmente não vai funcionar... Situação difícil, só testando...
No entanto, para competir com esse tipo de banda que você descreve toda potência é bem-vinda.
Uma 1x12 só provavelmente não vai funcionar... Situação difícil, só testando...
aí entra a historia do certo pelo duvidoso.
a 4x10 funciona muito bem.
porem é dificil de carregar e pesada... tenho medo de trocar por uma 1x12 q nao va me atender. :S
a 4x10 funciona muito bem.
porem é dificil de carregar e pesada... tenho medo de trocar por uma 1x12 q nao va me atender. :S
Bruno Rossi- Membro
Alex, pensei em uma neo 2x12 GK o que acha?
a caixa possui 600 watts e é ligeiramente menor e mais leve que minha vx 410.
Seriam estas duas neo 212 e vx 410 proximas em pressao sonora?
a caixa possui 600 watts e é ligeiramente menor e mais leve que minha vx 410.
Seriam estas duas neo 212 e vx 410 proximas em pressao sonora?
Bruno Rossi- Membro
Bruno Rossi escreveu:Seriam estas duas neo 212 e vx 410 proximas em pressao sonora?
Sim, mas você fala em tamanho na mensagem original...
Vou medir certinho aqui pegar as medidas e comprar certinho...
mas a serio neo ja é originalmente reduzida com relação as outras cabs...
e a 2x12 ainda menor q a 4x10. e por ter falantes de neodymio acredito que alivie e ja caiba no porta malas... estou começando a achar que nao vou conseguir me livrar de carregar uma caixa grande se quiser obter volume e qualidade.
mas a serio neo ja é originalmente reduzida com relação as outras cabs...
e a 2x12 ainda menor q a 4x10. e por ter falantes de neodymio acredito que alivie e ja caiba no porta malas... estou começando a achar que nao vou conseguir me livrar de carregar uma caixa grande se quiser obter volume e qualidade.
Bruno Rossi- Membro
allexcosta escreveu:Um par de 1x12 de qualidade dão uma pressão sonora similar a uma 4x10, porém com menos grave.
Aproveitando o tópico, Allex vi em um outro tópico que vc gosta da combinação 1x12 + 2x10, como é a resposta desse set comparando com 1 par de 1x12 ou uma 4x10?
Mauro- Membro
Mauro escreveu:Aproveitando o tópico, Allex vi em um outro tópico que vc gosta da combinação 1x12 + 2x10, como é a resposta desse set comparando com 1 par de 1x12 ou uma 4x10?
Acho que depende muito do modelo.
A Bergantino HT322 é uma das caixas mais impressionantes que já usei, fala mais que a maioria das 4x10 com um som bem redondo e MUITA projeção, mantendo um grande equilíbrio de frequências em qualquer volume.
Não é toda combinação de 1x12 e 2x10 que funciona bem. Algumas 2x10 são muito fortes e ricas em médio-agudos e isso pode ofuscar a performance da 1x12.
Muita gente não entende, mas as 4x10 são caixas que geralmente produzem muito grave e pode ser uma boa opção pra quem precisa disso.
Se levarmos em conta performance, timbre e portabilidade, acho que nenhuma combinação bate um par de 1x12". Uma pra ensaio e gig pequena, duas pra gig média e grande. Muito simples e conveniente.
allexcosta escreveu:Se levarmos em conta performance, timbre e portabilidade, acho que nenhuma combinação bate um par de 1x12". Uma pra ensaio e gig pequena, duas pra gig média e grande. Muito simples e conveniente.
Concordo. Estou bem feliz com minhas markbass... Tenho uma NY 112 e uma Traveler 112. Porém tô pensando em vender a NY e pegar outra traveler, a NY é bem legal, mas a outra tem mais médio grave, provavelmente pelo tamanho. Ai fiquei na duvida entre outra 1x12 ou uma 2x10. Nunca testei essa combinação, acho q vou numa loja testar, mas estou tendendo a pegar outra 1x12 msmo.
Mauro- Membro
Mauro, e como se comporta este teu setup de 2x12?
Estou na duvida agora... se realmente invisto em um set 2x12 ou deixo de lado essa ideia.
Alex voce conhece as aguilar e hartke hx 112?
O que tem pra pra dizer sobre as duas?
por enquanto encontrei essas duas disponiveis e estou estudando a possibilidade... como disse meu plano é pegar 2.
Estou com medo de me arrepender depois... o problema de tudo isso é que nao tenho como testar as caixas na real situação de uso.
Estou na duvida agora... se realmente invisto em um set 2x12 ou deixo de lado essa ideia.
Alex voce conhece as aguilar e hartke hx 112?
por enquanto encontrei essas duas disponiveis e estou estudando a possibilidade... como disse meu plano é pegar 2.
Estou com medo de me arrepender depois... o problema de tudo isso é que nao tenho como testar as caixas na real situação de uso.
Bruno Rossi- Membro
Bruno Rossi escreveu:Alex voce conhece as aguilar e hartke hx 112?
Só de loja, não dá pra falar muito.
de todas as que testei, as berg sao as que tem melhor voz, as schoreder sao as que tem mais volume, ( ABSURD0 ) epifani sao boas, mas o som e limpissimo muito cristalisado, a promethean me impressionou muito apesar de marcar 250w tem MUITO som, qualidade da caixa e custo beneficio, peso + som + tamanho, foi o unico set de todas as caixas que fez eu pensar em ficar com duas dessas ao invez das beg, porem, time que ta ganhando nao se mexe e ja decidi meu set de amps e baixos, accogrove, markbass, bear, acme, sao todas boas caixas, apesar de nao simpatizar com a voz das Markbass, mas no custo beneficio se vai pegar qualquer uma dessas coloque mais um troco e pegue logo berg , schroeder ou epifani sao as tops na M.O, ou as intermediarias, promethean, aguilar, Markbass, Acme, bear, Eden, e tb tem as de loja GK, Hartke, N-ampeg, acustic, nem comparo com essas caixas sao inferiores
*Nunca testei caixas aguilar , eden e Euphonic audio em gigs.
JORGERA- Membro
Jorgera, eu ate pensaria em pegar o valor de venda da minha vx 410 e juntar mais umas grana pra pegar uma bergantino. O problema é que como o Alex disse... acho muito difícil este tipo de caixa atender sozinha ao recado. Como disse... é uma banda de rock e acredito que apenas 1x12 nao vai me dar a projeção e pressao sonora que preciso pra preencher o meu espaço na banda. Pra isso acontecer eu precisaria de pelo menos 2 hd 112 por exemplo. E isso custaria algo em torno de 5k. Pra levantar essa grana eu precisaria vender nao só minha caixa como meu cabeçote... o que inviabiliza toda a história. Morar no Brasil é complicado que só.
Bruno Rossi- Membro
Bruno qual amp vc tem ?
sem duvida hj em dia se vc pensa em mudar o set eu iria de mini amp + 2 caixas pequenas, muito pratico e nao vai faltar som em nenhum lugar.
sem duvida hj em dia se vc pensa em mudar o set eu iria de mini amp + 2 caixas pequenas, muito pratico e nao vai faltar som em nenhum lugar.
JORGERA- Membro
tenho um gk 1001rb e uma vx 410 hartke.
adoro esse cabeçote... n gostaria de vende-lo.
e acredito que nem tenho pq... afinal o tamanho e peso dele nao me atrapalham
adoro esse cabeçote... n gostaria de vende-lo.
e acredito que nem tenho pq... afinal o tamanho e peso dele nao me atrapalham
Bruno Rossi- Membro
^ Imagino que seja o 1001RBII. Realmente é um senhor amp e não é tão grande.
Quanto à caixa, se der pra pegar Berg ou Schroeder excelente, se não é melhor ficar com a Hartke grandona e se acostumar com o tamanho.
Quanto à caixa, se der pra pegar Berg ou Schroeder excelente, se não é melhor ficar com a Hartke grandona e se acostumar com o tamanho.
Uma boa caixa 2x12 também pode ser uma opção... ou ainda, investir em uma 1x12 do seu gosto e outra nacional (Teksound?) e depois, se sentir necessidade, fazer o upgrade para ter um par igual...
joabi- Eterno Colaborador
Allex eu gostaria muito de ter uma bergantino.
Só que a que esta mais acessivel (quer dizer, mais proximo do que tenho mas ainda assim um pouco distante rsrsrs) no momento é a hd 112 por 2800
e tem uma nos classificados por 2600. Mas apenas uma caixa creio eu que nao me atenderia. E sincermante, tenho até dó de colocar uma bergantino pra fazer essa função... colocar junto com outros equipamentos na hora de carregar e acabar judiando a caixa. além de um investimento de 5400 reais ser muito alto. Com essa grana eu melhoraria outros pontos no meu setup e ainda compraria e hx 112 hartke por exemplo... Acho que vou mesmo ter que me acostumar com a ideia de carregar uma 4x10. Mas bem, ja que é pra carregar uma 4x10... sera que consigo encontrar opções mais leves? Peguei uma hx 410 e nao senti tanta diferença de peso pra minha vx 410 nao... isso pq sao falantes de neodimio
Só que a que esta mais acessivel (quer dizer, mais proximo do que tenho mas ainda assim um pouco distante rsrsrs) no momento é a hd 112 por 2800
e tem uma nos classificados por 2600. Mas apenas uma caixa creio eu que nao me atenderia. E sincermante, tenho até dó de colocar uma bergantino pra fazer essa função... colocar junto com outros equipamentos na hora de carregar e acabar judiando a caixa. além de um investimento de 5400 reais ser muito alto. Com essa grana eu melhoraria outros pontos no meu setup e ainda compraria e hx 112 hartke por exemplo... Acho que vou mesmo ter que me acostumar com a ideia de carregar uma 4x10. Mas bem, ja que é pra carregar uma 4x10... sera que consigo encontrar opções mais leves? Peguei uma hx 410 e nao senti tanta diferença de peso pra minha vx 410 nao... isso pq sao falantes de neodimio
Bruno Rossi- Membro
Tenho uma Epfani PS210 quem tem o som absurdo, tanto em beleza qto em potencia, grave absurdo pra uma 2x10. E é bem facil de transportar.
Fabio Linhares- Membro
Olha Bruno, vc sabe que esta era minha dúvida tb...vendi a VX410 e vou comprar duas XL210, daí levo as duas apenas quando for necessário. A XL é uma série muito boa da Hartke e vc encontra com excelentes preços...aqui nos classificados tem uma a 1000,00.
^ Quando chegar poste suas impressões sobre elas usando-as individualmente e juntas.
Juninho_Bass- Membro
A XL acho que perde muito grave. Quando comparo com a 410 TP, ela fica devendo muito.
Porém tem um som muito definido.
Acho que vc se confundiu com a VX, com falantes de celulose. Já tive a 410 transporter e recentemente a VX410...com o ampli que tinha, um HA2500, a TP tinha mais presença, mais definição. Não consegui gostar 100% da VX. A única maneira de perder graves ao meu ver é sendo duas caixas 2x10...mas vou ter bastante pressão.
andremega escreveu:A XL acho que perde muito grave. Quando comparo com a 410 TP, ela fica devendo muito.
^ Engraçado. A TP é a caixa mais simples da Hartke.
Pois então Alex, quando comprei a VX esperava bem mais. Talvez pela potência do amplificador, fazendo com que a TP trabalhasse melhor com seus 300W do que a VX com seus 400W. Lembro de testar a VX xom um Ampeg de 1200W e ela falou muuuito....
allexcosta escreveu:^ Engraçado. A TP é a caixa mais simples da Hartke.
Robson.Van escreveu:Acho que vc se confundiu com a VX, com falantes de celulose. Já tive a 410 transporter e recentemente a VX410...com o ampli que tinha, um HA2500, a TP tinha mais presença, mais definição. Não consegui gostar 100% da VX. A única maneira de perder graves ao meu ver é sendo duas caixas 2x10...mas vou ter bastante pressão.andremega escreveu:A XL acho que perde muito grave. Quando comparo com a 410 TP, ela fica devendo muito.
EU tenho a 410TP e a 210XL. A diferença é significativa, tanto na definição da XL em relação à TP quanto nos graves desta em relação àquela.
allexcosta escreveu:^ Engraçado. A TP é a caixa mais simples da Hartke.
Sim. Mas os falantes XL não rendem tão mais na região grave do que os TP, principalmente com um gabinete mais raso. Por isso os 410TP soam mais graves do que a 210xl.
Mas pela 210 dá pra perceber que a 410XL não dá nem espaço para comparação com as TP.
^ interessante, acho então que farei um bom negócio com as duas XL210.
Desculpa desvirtuar assim o tópico pessoal.
Desculpa desvirtuar assim o tópico pessoal.
^vai sim. a Caixa é boa. Só não tem o gravão da 410, mas fica mais fácil de carregar!
Amigos, alguém aí já combinou uma caixa de 15 " com uma de 12"?
Tenho um MB200 com uma caixa de 12" e tava querendo outra caixa, apareceu-me uma proposta numa de 15" quase irrecusável, o que acham? não terei como testar o conjunto antes de fechar.
Tenho um MB200 com uma caixa de 12" e tava querendo outra caixa, apareceu-me uma proposta numa de 15" quase irrecusável, o que acham? não terei como testar o conjunto antes de fechar.
allexcosta- Administrador
^ Obrigado Allex. A minha idéia é ter um set compacto e outro mais "porrudo" (para eventos maiores) mas este último vou montando aos poucos conforme $$ for aparecendo. A caixa é uma Hartke VX 115 que tá num preço ótimo. Pensei que poderia combinar e ir usando enquanto não monto o outro set. Vou pensar o que vou fazer então, minha prioridade seria outra de 12" mas que fosse daquelas que me serviria para toda obra, queria muito que fosse Gk ou epifani (por puro GAS mesmo), mas não encontro de jeito nenhum.
Valeu pelo rápido retorno.
Valeu pelo rápido retorno.
JORGERA escreveu:sem duvida hj em dia se vc pensa em mudar o set eu iria de mini amp + 2 caixas pequenas, muito pratico e nao vai faltar som em nenhum lugar.
Isso muito me interessa: o mini amp nesse caso seria por exemplo um GK MB200 e 2 caixas 1x12?
Giuliano- Membro
^parece que é o ideal!
Quando o Jorgera escreveu "não vai faltar som em nenhum lugar" com certeza ele estava falando de amps mais robustos que o MB200 e caixas de qualidade top como as que ele usa.
certo, mas em se tratando de mini amps, quais exemplos você citaria?
Giuliano- Membro
allexcosta- Administrador
O difícil é conseguir caixas tops como as dele por aqui...
Caixa é um negócio complicado mesmo... E quando achamos é muito caro...
Alex BHT- Membro
Alguém aí já viu a TC Electronic BC212?
JORGERA escreveu: time que ta ganhando nao se mexe e ja decidi meu set de amps e baixos, accogrove, markbass, bear, acme, sao todas boas caixas, apesar de nao simpatizar com a voz das Markbass
O casamento monstro que encontrei para Head Markbass foi SA450+ Hartke HX410...Toco em baile, casas de shows, festas em geral com banda...Faz esse Teste JORGERA, particulamente falando não achava que a HX410 teria tanto som assim, eu ia pegar uma Bergatino 4x10, mas adorei a HX410 por ter testado diversos baixos nela, e ver que ela não tira a identidade do timbre de cada particularidade de baixos.
Clube Hartke #065 - Clube MarkBass #03 - Clube Ibanez #70
Dja- Membro